Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado,  18 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/18-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

17-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/17-04-2015.htm

16-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/16-04-2015.htm

15-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/15-04-2015.htm

14-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/14-04-2015.htm

13-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/13-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVI,  7-10

Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes

 

 

Mediunidade gratuita

 

     7. Os médiuns atuais — pois que também os apóstolos tinham mediunidade — igualmente receberam de Deus um dom gratuito: o de serem intérpretes dos Espíritos, para instrução dos homens, para lhes mostrar o caminho do bem e conduzi-los à fé, não para lhes vender palavras que não lhes pertencem, a eles médiuns, visto que não são fruto de suas concepções, nem de suas pesquisas, nem de seus trabalhos pessoais. Deus quer que a luz chegue a todos; não quer que o mais pobre fique dela privado e possa dizer: não tenho fé, porque não a pude pagar; não tive o consolo de receber os encorajamentos e os testemunhos de afeição dos que pranteio, porque sou pobre. Tal a razão por que a mediunidade não constitui privilégio e se encontra por toda parte. Fazê-la paga seria, pois, desviá-la do seu providencial objetivo.

     8. Quem conhece as condições em que os bons Espíritos se comunicam, a repulsão que sentem por tudo o que é de interesse egoístico, e sabe quão pouca coisa se faz mister para que eles se afastem, jamais poderá admitir que os Espíritos superiores estejam à disposição do primeiro que apareça e os convoque a tanto por sessão. O simples bom senso repele semelhante ideia. Não seria também uma profanação evocarmos, por dinheiro, os seres que respeitamos, ou que nos são caros? É fora de dúvida que se podem assim obter manifestações; mas quem lhes poderia garantir a sinceridade? Os Espíritos levianos, mentirosos, brincalhões e toda a caterva dos Espíritos inferiores, nada escrupulosos, sempre acorrem, prontos a responder ao que se lhes pergunte, sem se preocuparem com a verdade. Quem, pois, deseje comunicações sérias deve, antes de tudo, pedi-las seriamente e, em seguida, inteirar-se da natureza das simpatias do médium com os seres do mundo espiritual. Ora, a primeira condição para se granjear a benevolência dos bons Espíritos é a humildade, o devotamento, a abnegação,

o mais absoluto desinteresse moral e material.

     9. A par da questão moral, apresenta-se uma consideração efetiva não menos importante, que entende com a natureza mesma da faculdade. A mediunidade séria não pode ser e não o será nunca uma profissão, não só porque se desacreditaria moralmente, identificada para logo com a dos ledores da boa sorte, como também porque um obstáculo a isso se opõe. É que se trata de uma faculdade essencialmente móvel, fugidia e mutável, com cuja perenidade, pois, ninguém pode contar. Constituiria, portanto, para o explorador, uma fonte absolutamente incerta de receitas, de natureza a poder faltar-lhe no momento exato em que mais necessária lhe fosse. Coisa diversa é o talento adquirido pelo estudo, pelo trabalho e que, por essa razão mesma, representa uma propriedade da qual naturalmente lícito é, ao seu possuidor, tirar partido. A mediunidade, porém, não é uma arte, nem um talento, pelo que não pode tornar-se uma profissão. Ela não existe sem o concurso dos Espíritos; faltando estes, já não há mediunidade. Pode subsistir a aptidão, mas o seu exercício se anula. Daí vem não haver no mundo um único médium capaz de garantir a obtenção de qualquer fenômeno espírita em dado

instante. Explorar alguém a mediunidade é, conseguintemente, dispor de uma coisa da qual não é realmente dono. Afirmar o contrário é enganar a quem paga. Há mais: não é de si próprio que o explorador dispõe; é do concurso dos Espíritos, das almas dos mortos, que ele põe a preço de moeda. Essa ideia causa instintiva repugnância. Foi esse tráfico, degenerado em abuso, explorado pelo charlatanismo, pela ignorância, pela credulidade e pela superstição que motivou a proibição de Moisés. O moderno Espiritismo, compreendendo o lado sério da questão, pelo descrédito a que lançou essa exploração, elevou a mediunidade à categoria de missão. (Veja-se: O livro dos médiuns, 2a Parte, cap. XXVIII. O céu e o inferno, 1a Parte, cap. XI.)

     10. A mediunidade é coisa santa, que deve ser praticada santamente, religiosamente. Se há um gênero de mediunidade que requeira essa condição de modo ainda mais absoluto é a mediunidade curadora. O médico dá o fruto de seus estudos, feitos, muita vez, à custa de sacrifícios penosos. O magnetizador dá o seu próprio fluido, por vezes até a sua saúde. Podem pôr-lhes preço. O médium curador transmite o fluido salutar dos bons Espíritos; não tem o direito de vendê-lo. Jesus e os apóstolos, ainda que pobres, nada cobravam pelas curas que operavam.

     Procure, pois, aquele que carece do que viver, recursos em qualquer parte, menos na mediunidade; não lhe consagre, se assim for preciso, senão o tempo de que materialmente possa dispor. Os Espíritos lhe levarão em conta o devotamento e os sacrifícios, ao passo que se afastam dos que esperam fazer deles uma escada por onde subam.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

O homem cego se lava no Poço de Siloé. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Blind_Man_Washes_in_the_Pool_of_Siloam_%28Le_aveugle-n%C3%A9_se_lave_%C3%A0_la_piscine_de_Silo%C3%AB%29_-_James_Tissot.jpg

 

 

Salve 18 de Abril!   Salve o dia de “O Livro dos Espíritos”

 

Hoje comemoramos 158 anos do lançamento de “O Livro dos Espíritos” e consequentemente do surgimento da  Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

 

Allan Kardec lançou “O Livro dos Espíritos”

no dia 18 de abril ded 1857, em Paris, França.

 

 

 

O Livro Espírita

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Doutrina Espírita: há 158 anos...

 

Hoje, 18 de abril, são comemorados os 158 anos de surgimento da Doutrina Espírita, a partir do lançamento de O Livro dos Espíritos, no ano de 1857, na cidade de Paris, por Allan Kardec. É a data mais comemorada no meio espírita. Várias cidades e estados aprovaram leis criando o Dia do Espírita nessa data.

O Livro dos Espíritos, que é dividido em quatro partes, ensejou a Allan Kardec desdobrá-las em mais quatro livros: O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), e A Gênese (1868).

Essas cinco obras principais são chamadas de Pentateuco Kardequiano ou as obras básicas da Doutrina Espírita, sempre recomendadas para quem deseja conhecer de forma adequada o Espiritismo.

Relembrando alguns fatos históricos, é preciso citar os chamados fenômenos de Hydesville (1848) e os chamados fenômenos das mesas girantes, que embora sempre tenham existido ocorreram de forma mais frequente, e em vários países, naquela época.

A repercussão de tais fenômenos foi tão grande que acabou atraindo a atenção de curiosos e também de pessoas sérias, que viam naquelas manifestações físicas inteligências que queriam se comunicar com os encarnados, no início de forma rudimentar, através de pancadas, e logo depois por meios que foram se aprimorando ao longo do tempo, como a psicografia, a psicofonia, a pintura, dentre outros.

Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o futuro Allan Kardec, que era católico e nunca tinha visto ou participado das reuniões, logo foi chamado por pessoas que frequentavam tais experiências para opinar sobre os fenômenos e sobre as inúmeras mensagens produzidas naqueles colóquios com a espiritualidade.

Foi lendo o conteúdo de tais textos que Rivail percebeu que se tratava de uma doutrina. E começou a desenvolver um processo de codificação, através de perguntas e respostas que ensejariam o surgimento de O Livro dos Espíritos, inicialmente com apenas 501 perguntas e respostas, ampliadas nas edições seguintes até chegar à versão definitiva e atual, que contém 1019.

Importante destacar como o Espiritismo cresceu e vem crescendo ao longo do tempo. “O Espiritismo apresenta um fenômeno inédito na história das filosofias: é a rapidez de sua marcha. Nenhuma outra doutrina oferece exemplo semelhante. Quando se considera o progresso que tem feito de ano para ano, pode-se, sem muita presunção, prever a época em que ele será a crença universal”, ressalta o próprio Allan Kardec, pseudônimo adotado por Rivail para assinar a Codificação Espírita.

O Espiritismo ganhou o mundo, sobretudo com a atuação do Conselho Espírita Internacional. As obras básicas estão traduzidas para quase todos os idiomas, e diversas formas de divulgação são utilizadas por veículos espíritas e também não espíritas, como a TV e o cinema, que vem produzindo filmes e novelas com nossas temáticas, convertendo-se num poderoso meio de divulgação dos assuntos de que trata a Doutrina.

O Brasil, maior país espírita do mundo, também tem dado sua contribuição no sentido de levar o Espiritismo para dezenas de países, através de trabalhadores que aqui viveram e, por motivos profissionais, principalmente, se deslocaram para outras pátrias. Lá estão fundando núcleos doutrinários, traduzindo obras e promovendo eventos importantes.

Aliam-se a tudo isto as ações de personagens como Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, reconhecidamente os grandes vultos espíritas da nossa geração, que se converteram em expoentes no grandioso trabalho de expansão do Espiritismo codificado pelo insigne mestre lionês Allan Kardec.

 

(Artigo adaptado de publicação anterior via Face Espírita pela Folha da Região, Araçatuba, SP).

 

Allan Kardec

Le Livre des Esprits 2.jpg

O Livro dos Espíritos em edição de 1860. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

A partir da direita, Divaldo Pereira Franco e Chico Xavier em atividade de Peregrinação em Uberaba, MG

Foto do acervo particular de César Perri

Jardim das Tulherias, o obelisco egípcio na  Praça da Concórdia  e o Arco do Triunfo ao fundo.

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Paris, França, a cidade berço do Espiritismo, onde foi lançado “O Livro dos Espíritos” em 18/4/1857. Foto Ismael Gobbo.

A trajetória do Rio Sena desde a região de Bercy, no alto, até a Ponte das Almas, abaixo,  á esquerda

 

 

César Perri. Visita às origens

 

Em Araçatuba (SP), onde iniciamos no Espiritismo. Terra de Benedita Fernandes e das nossas atividades durante quase 30 anos. Em 1959, bem adolescente, estivemos na criação do Grupo de Estudos Evangélicos João Luiz dos Santos, que depois originou instituições, como Instituição Nosso Lar, Casa da Sopa Emília Santos e C.E.Luz e Fraternidade. Vibrávamos com cada livro novo de Chico Xavier que acabava de ser publicado. (Cesar Perri)

GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

 

Cesar e a esposa Célia no Hospital Benedita Fernandes. Araçatuba, SP

César Perri e filhos visitando o Hospital Benedita Fernandes. Araçatuba, SP.

César visitando a Livraria Espírita Rolando Perri Cefaly

 

 

Começa hoje o 16º. Congresso Estadual de Espiritismo da USE/SP

Santos, SP

 

 

 

Informação à Imprensa – Press-release 021 – 09/04/2015.

_______________________________________________________________

 

CONGRESSO ESTADUAL DE ESPIRITISMO

Santos, de 18 a 21 de abril.

 

 

Um Congresso mais que paulista

 

Participação de sete estados e mais de mil inscritos confere ao encontro santista características e contornos de um evento nacional. Na abertura, presença do novo presidente da FEB, Jorge Godinho Nery.

 

 

09/04/2015

Faixas de boas vindas, chamadas no Rádio, TV e redes sociais, cartazes e folhetos distribuídos nas ruas e casas espíritas. É assim que Santos se prepara para receber os mais de mil inscritos no 16º Congresso Estadual de Espiritismo, que se realiza de 18 a 21 de abril na Arena Santos (Próxima à Santa Casa de Santos).

Organizado pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), com apoio dos órgãos de unificação locais e quase uma dezena de apoiadores, o Congresso já tem confirmadas, na cerimônia de abertura, as presenças do prefeito municipal Paulo Alexandre Barbosa e do presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Nery, além de representantes de oito federativas estaduais que integram o Conselho Federativo Nacional da FEB.

"Este é um congresso para falar de amor", afirmou Julia Nezu Oliveira presidente da USE e da Comissão Organizadora, em nota divulgada nas redes sociais. "Mais do que nunca, os espíritas precisam estar unidos e trabalhando para o progresso moral da Terra”, acentuou Julia.

A participação de oradores e congressistas de várias partes do Brasil dá contornos e características regionais ao Congresso paulista, que vai debater “Para Onde Caminha a Humanidade -- Os caminhos da Ética, da Educação e do Amor” e apresentar 25 oficinas (na UNIP-Santos) voltadas às atividades doutrinárias e administrativas do Centro Espírita.

Três conferências são abertas ao grande público: a palestra de abertura, no sábado (18), a cargo do professor Antônio Cesar Perri de Carvalho, e ainda Anete Guimarães (19) e Alberto Almeida (21), no encerramento do Congresso.

André Luiz Peixinho substituirá Sandra Borba

No final de março, a menos de 30 dias do evento, a educadora Sandra Borba (Natal, RN) informou que não poderia mais vir a Santos, por conta de um familiar doente. "Lamentamos profundamente a ausência de Sandra, mas entendemos as razões superiores que a levaram a desistir da viagem. Sei que estará vibrando, a distância, para o sucesso do nosso Congresso, do qual já participou em outras edições", afirmou Julia Nezu.

Para o lugar de Sandra Borba, a Comissão Organizadora confirmou o nome de André Luiz Peixinho, de Salvador. Peixinho, também participará de um dos painéis do Módulo Amor e da Carta de Santos, que vai enfeixar os princípios que nortearão o movimento espírita paulista nos próximos anos.

Superação

Desde que foram iniciados os seus preparativos (em 2012, logo após encerramento da edição anterior, em Franca), a comunidade espírita do Litoral Sul vem trabalhando com devotamento e abnegação, desde Bertioga até Cajati, na divisa com o Paraná. E tem dado provas de muita união e capacidade de superação diante de imprevistos, acidentes e acontecimentos que obedecem, antes de tudo, à vontade de Deus.

Em janeiro deste ano, a desencarnação de Marlene Nobre, uma das expositoras convidadas para o Módulo Ética, levou a Comissão a buscar um novo nome para esse painel, no que foi atendida, à altura, com a confirmação da doutora Marcia Colasante, da própria cidade de Santos e integrante da Associação Médico-Espírita (AME-Brasil e AME-Santos). 

E é com esse mesmo espírito de união e confiança que os santistas abrem as portas da cidade para receber os participantes deste 16º Congresso Estadual, que reserva momentos de muita emoção nas palestras e nas apresentações artísticas. O coral de 160 vozes, reunindo dezenas de grupos da Baixada, é integrado por 50 crianças. E são elas, as crianças, a esperança de um futuro mais feliz para a Humanidade.

 

 

Serviço

16º Congresso Estadual de Espiritismo

Data – 18 a 21 de abril de 2015, no Teatro Arena Santos.

Inscrições: congressousesp.com.br

Informações: 11 2950-6554 – [email protected]

 

Assessoria de Imprensa:

Rubens Toledo (MTb 13776)

Tel. (19) 3837-2035– Cel. (19) 9 9705-9059 (VIVO)

e (19) 9 8129-6159 (TIM) [email protected]

 

 

 

(Recebido em email de Rubens Toledo)

Imagem do jogador Pelé exposta no Museu Pelé. Santos, SP .

Reprodução em visita de Ismael Gobbo ao museu.

Bonde em funcionamento. Atração turística de Santos, SP.

Foto Ismael Gobbo

Estação Rodoviária de Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

Praia em Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

O bondinho que sobe o Monte Serrat. Santos, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

41ª. Feira Internacional do livro de

Buenos Aires, Argentina

 

La CEA en la FERIA INTERNACIONAL del LIBRO de BUENOS AIRES 2015.



Confederación Espiritista Argentina en la Feria del Libro

(Informações recebidas em email de MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras pelo CEEJA- Centro de Estudios

Espíritas Juana de Angelis. Cartagena, Colômbia

 

 

 

Jorge Berrio Bustillo

Presidente

LogoCEEJA

 

(Informação recebida em emails de C. E. E. J. A. [[email protected]] e de [email protected])

 

 

9º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Stamford, CT, EUA

 

 

Having trouble viewing this email? Click here

 

9th U.S. Spiritist Symposium

Hotel Accomodations

 

 

We suggest that you stay at the Stamford Marriott Hotel & SPA, the hotel where the symposium will take place. We have a special rate of $99/night. To get this special rate you will need to call 203-357-9555 and give the event name - "9th US Spiritist Symposium". For more information go to Stamford Marriott. Don't miss this opportunity!

 

The 9th U.S Spiritist Symposium will be held at 
Stamford Marriott Hotel & SPA
243 Tresser Boulevard
Stamford, CT 06901 USA

USSC Logo

 

IF YOU HAVEN'T REGISTERED FOR THE 9TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM YET, GO TO www.spiritualitynow.net AND REGISTER RIGHT AWAY!

 

 

(Recebido em email de Nazareno Feitosa)

 

 

4º. Encontro Espírita da Academia da Força Aérea

Pirassununga, SP

 

 

(Informação recebida em email de Orson Peter Carrara)

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis – SP

 

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestras com Renato e André Luiz Zanoli

Presidente Prudente e Junqueirópolis, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e  de João Marchesi Neto)

 

 

Programação do Centro Espírita “Jesus de Nazaré”

Salvador, BA

 


(Informações recebidas em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra no Grêmio Espírita “Vicente de Paulo”

Santa Branca, SP

 

 

(Informação recebida em email de carlos roberto monteoliva [[email protected]])

 

 

FEEB e GEPEC - Seminário O Desenvolvimento Humano à Luz do Espiritismo.  Salvador, BA.

 

 

 

 


​FEEB - Federação Espírita do Estado da Bahia

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 – Bela Vista de Brotas

 

Salvador- BA

 

Informações: (71) 3359-3323

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Paz, Amor e Caridade”

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de USE Taubate [[email protected]])

 

 

Site do LELA -  Lar Espírita “Luz e Amor”

Diadema, SP

 

Queridos Amigos!

Está no ar o novo site do Lar Espírita Luz e Amor!

Acessem: www.lela.org.br 

A página eletrônica disponibiliza informações sobre as atividades, funcionamento, cursos, palestras, eventos e tem muitas novidades desta casa de Luz e Amor!!!

Divulgação LELA

 

(Informação recebida em Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

I Feira do Livro do CEJA

São Manuel, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Capitão Vendramini”

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

VI Seminário Sobre Educação

Rio de Janeiro, RJ

 

SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO

Posted: 16 Apr 2015 07:01 AM PDT

No dia 21 de abril, no Rio de Janeiro, no feriado de Tiradentes. Promoção do Ceerj (Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro). Informações no cartaz, ou pelos telefones (21) 2224-1244 e 2224-1553.

 


(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra com Lnçamento de Livro no

 Centro Espírita “Fé e Caridade”. São Manuel, SP


 

Divulgue e compareça!

 

 


(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Leia o boletim do  SEI -  Serviço Espírita de Informações

 (Versão em espanhol). Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=467

 

 

 

 

Credores no lar

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro da Esperança. Lição nº 38. Página 115.  

 

“Honrai vosso pai e vossa mãe”... Jesus - Mateus, 19:19. (A presente citação foi extraída dos textos evangélicos)

 

“Honrar a seu pai e sua mãe não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância”. Cap.14,3. (A presente citação foi extraída de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.)

 

No devotamento dos pais, todos os filhos são jóias de luz, entretanto, para que compreendas certos antagonismos que te afligem no lar, é preciso saibas que, entre os filhos-companheiros, que te apóiam a alma, surgem os filhos credores, alcançando- te a vida, por instrutores de feição diferente.

Subtraindo-te aos choques de caráter negativo, no reencontro, preceitua a eterna bondade da Justiça Divina que a reencarnação funcione, reconduzindo-os à tua presença, através do berço.

É por isso que, a princípio, não ombreiam contigo, em casa, como de igual para igual, porquanto reaparecem humildes e pequeninos.

Chegam frágeis e emudecidos, para que lhes ensines a palavra de apaziguamento e brandura.

Não te rogam a liquidação de débitos, na intimidade do gabinete, e sim procuram te o colo para nova fase de entendimento.

Respiram-te o hálito e escoram-se em tuas mãos, instalando-se em teus passos, para a transfiguração do próprio destino.

Embora desarmados, controlam-te os sentimentos.

Não obstante dependerem de ti, alteram-te as decisões com simples olhar.

De doces inspiradores do carinho, passam, com o tempo, à condição de examinadores constantes de tua estrada.

Governam-te impulsos, fiscalizam-te os gestos, observam-te as companhias e exigem-te as horas.

Reaprendem na escola do mundo com o teu amparo, todavia, à medida que se desenvolvem no conhecimento superior, transformam-se em inspetores intransigentes do teu grau de instrução.

Muitas vezes choras e sofres, tentando adivinhar-lhes os pensamentos para que te percebam os testemunhos de amor.

Calas os próprios sonhos, para que os sonhos deles se realizem.

Apagas-te, a pouco a pouco, para que fuljam em teu lugar.

Recebes todas as dores que te impõem à alma, com sorrisos nos lábios, conquanto te amarfanhem o coração.

E nunca possuis o bastante para abrilhantar-lhes a existência, de vez que tudo lhes dás de ti mesmo, sem faturas de serviço e sem notas de pagamento.

Quando te vejas, diante de filhos crescidos e lúcidos, erguidos à condição de dolorosos problemas do espírito, recorda que são eles credores do passado a te pedirem o resgate de velhas contas.

Busca auxiliá-los e sustentá-los com abnegação e ternura, ainda que isso te custe todos os sacrifícios, porque, no justo instante em que a consciência te afirme tudo haveres efetuado para enriquecê-los de educação e trabalho, dignidade e alegria, terás conquistado em silêncio, o luminoso certificado de tua própria libertação.

 

 

Cena de Família.em quadro de Almeida Júnior.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

O sorriso da fé

 

 

As cirurgias em crianças pequenas deixam todos, mas, principalmente, os pais, com o coração na mão.

Entregar a vida de um amado seu nas mãos de um estranho, é uma tarefa das mais doloridas.

Num momento ele está ali com você, brincando, abraçando, se divertindo, sem saber o que o espera adiante. Logo mais, está numa maca hospitalar, desacordado – anestesia geral.

Talvez seja a primeira lição de desapego que a vida dê aos pais...

E foi assim com aquela menininha de três anos. Chegou no hospital, serelepe, às sete horas da manhã, como se fosse um dia normal de brincadeiras.

Como a maioria das crianças, ela não gostava muito das consultas médicas em que o doutor ou doutora ficava revirando-a de cima para baixo, de baixo para cima, cutucando aqui, medindo isso, medindo aquilo.

Se pensasse como adulto, certamente perguntaria: Como esses médicos encontram tantos orifícios em mim para colocar esses instrumentos estranhos e gelados?

Então, quando viu seu pediatra, todo paramentado, de máscara, touca, jaleco, percebeu que algo estranho estava acontecendo.

Encolheu-se, olhou para a mãe e o ficou encarando.

Os pais, que a haviam preparado há alguns dias, explicando o que iria acontecer, voltaram a dizer, com palavras simples, que aquele tio iria ajudá-la a respirar melhor, a ficar menos doente.

Não mentiram, nem enganaram a criança, dizendo que não iria doer. Sabendo do pós-operatório, sofrido para os pequenos, explicaram que estariam ao lado dela quando voltasse a acordar, e que a dor iria passar.

E lá foi a mãe, carregando a menina até a cama cirúrgica onde seria sedada. O receio seria a reação dela quando desse conta de que estava num centro cirúrgico.

Porém, ela surpreendeu a todos. Deitou-se calmamente. No ambiente havia outros profissionais e, quando lhe colocaram a máscara com o sedativo, ela ergueu os olhos, abriu um sorriso enorme e, então, cerrou as pálpebras.

Mais tarde, o anestesista residente, encantado, dirigiu-se à mãe e relatou: Que anjinho. Nunca ganhei um sorriso tão verdadeiro assim...

Ela confiou neles. Ela confiou nos pais. Ela confiou.

*   *   *

Como anda nossa confiança em Deus?

Será que enxergamos o Criador como esse médico experiente que sabe o que faz, a quem entregamos nossas vidas?

Às vezes, o entendemos da mesma forma que uma criança de três anos entende o conhecimento de um profissional de décadas de experiência – quase nada.

E isso é perfeitamente normal. Essa criança vai crescer e um dia vai compreendê-lo melhor.

Mas enquanto não o compreende, pois não o conhece, ela tem os pais para lhe dizer: Pode confiar. Ela tem os pais para lhe mostrar a verdade do que vai acontecer, a verdade adaptada à sua realidade.

É assim conosco, é assim com a verdadeira religião, a que nos liga ao Criador através do sentimento e da razão.

O sorriso da fé é a certeza de que tudo que nos acontece é para nosso bem, gostemos ou não, seja agradável ou não.

A fé nos dá uma visão mais ampla sobre a existência. Ela nos tira da caverna e começa a nos mostrar a luz lá de fora.

Redação do Momento Espírita.
Em 17.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Hospital  Central da Santa Casa. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]