Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 04 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/04-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/03-03-2015.htm

02-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/02-03-2015.htm

28-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/28-02-2015.htm

27-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/27-02-2015.htm

26-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/26-02-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVIII,  1 -2

Muitos os chamados, poucos os escolhidos

 

 

Parábola do Festim das Bodas

 

     1. Falando ainda por parábolas, disse-lhes Jesus: “O Reino dos Céus se assemelha a um rei que, querendo festejar as bodas de seu filho, despachou seus servos a chamar para as bodas os que tinham sido convidados; estes, porém, recusaram-se a ir. O rei despachou outros servos com ordem de dizer da sua parte aos convidados: ‘Preparei o meu jantar; mandei matar os meus bois e todos os meus cevados; tudo está pronto; vinde às bodas.’ — Eles, porém, sem se incomodarem com isso, lá se foram, um para a sua casa de campo, outro para o seu negócio. Os outros pegaram dos servos e os mataram, depois de lhes haverem feito muitos ultrajes. Sabendo disso, o rei se tomou de cólera e, mandando contra eles seus exércitos, exterminou os assassinos e lhes queimou a cidade. Então, disse a seus servos: ‘O festim das bodas está inteiramente preparado; mas os que para ele foram chamados não eram dignos dele. Ide, pois, às encruzilhadas e chamai para as bodas todos quantos encontrardes.’ — Os servos então saíram pelas ruas e trouxeram todos os que iam encontrando, bons e maus; a sala das bodas se encheu de pessoas que se puseram à mesa. Entrou, em seguida, o rei para ver os que estavam à mesa, e, dando com um homem que não vestia a túnica nupcial disse-lhe: ‘Meu amigo, como entraste aqui sem a túnica nupcial?’ O homem guardou silêncio. Então, disse o rei à sua gente: ‘Atai-lhe as mãos e os pés e lançai-o nas trevas exteriores: aí é que haverá prantos e ranger de dentes, porquanto, muitos há chamados, mas poucos escolhidos.’” (Mateus, 22:1 a 14.)

     2. O incrédulo sorri a esta parábola, que lhe parece de pueril ingenuidade, por não compreender que se possa opor tanta dificuldade para assistir a um festim e, ainda menos, que convidados levem a resistência a ponto de massacrarem os enviados do dono da casa. “As parábolas”, diz ele, o incrédulo, “são, sem dúvida, imagens; mas, ainda assim, mister se torna que não ultrapassem os limites do verossímil.”

     Outro tanto pode ser dito de todas as alegorias, das mais engenhosas fábulas, se não lhes forem tirados os respectivos envoltórios, para ser achado o sentido oculto. Jesus compunha as suas com os hábitos mais vulgares da vida e as adaptava aos costumes e ao caráter do povo a quem falava. A maioria delas tinha por objeto fazer penetrar nas massas populares a idéia da vida espiritual, parecendo muitas ininteligíveis, quanto ao sentido, apenas por não se colocarem neste ponto de vista os que as interpretam.

     Na de que tratamos, Jesus compara o Reino dos Céus, onde tudo é alegria e ventura, a um festim. Falando dos primeiros convidados, alude aos hebreus, que foram os primeiros chamados por Deus ao conhecimento da sua Lei. Os enviados do rei são os profetas que os vinham exortar a seguir a trilha da verdadeira felicidade; suas palavras, porém, quase não eram escutadas; suas advertências eram desprezadas; muitos foram mesmo massacrados, como os servos da parábola. Os convidados que se escusam, pretextando terem de ir cuidar de seus campos e de seus negócios, simbolizam as pessoas mundanas que, absorvidas pelas coisas terrenas, se conservam indiferentes às coisas celestes.

     Era crença comum aos judeus de então que a nação deles tinha de alcançar supremacia sobre todas as outras. Deus, com efeito, não prometera a Abraão que a sua posteridade cobriria toda a Terra? Como sempre, porém, atendo-se à forma, sem atentarem ao fundo, eles acreditavam tratar-se de uma dominação efetiva e material.

     Antes da vinda do Cristo, com exceção dos hebreus, todos os povos eram idólatras e politeístas. Se alguns homens superiores ao vulgo conceberam a ideia da unidade de Deus, essa ideia permaneceu no estado de sistema pessoal, em parte nenhuma foi aceita como verdade fundamental, a não ser por alguns iniciados que ocultavam seus conhecimentos sob um véu de mistério, impenetrável para as massas populares. Os hebreus foram os primeiros a praticar publicamente o monoteísmo; é a eles que Deus transmite a sua lei, primeiramente por via de Moisés, depois por intermédio de Jesus. Foi daquele pequenino foco que partiu a luz destinada a espargir-se pelo mundo inteiro, a triunfar do paganismo e a dar a Abraão uma posteridade espiritual “tão numerosa quanto as estrelas do firmamento”. Entretanto, abandonando de todo a idolatria, os judeus desprezaram a lei moral, para se aferrarem ao mais fácil: à prática do culto exterior. O mal chegara ao cúmulo; a nação, além de escravizada, era esfacelada pelas facções e dividida pelas seitas; a incredulidade atingira mesmo o santuário. Foi então que apareceu Jesus, enviado para os chamar à observância da Lei e para lhes rasgar os horizontes novos da vida futura. Dos primeiros a ser convidados para o grande banquete da fé universal, eles repeliram a palavra do Messias celeste e o imolaram. Perderam assim o fruto que teriam colhido da iniciativa que lhes coubera.

     Fora, contudo, injusto acusar-se o povo inteiro de tal estado de coisas. A responsabilidade tocava principalmente aos fariseus e saduceus, que sacrificaram a nação por efeito do orgulho e do fanatismo de uns e pela incredulidade dos outros. São, pois, eles, sobretudo, que Jesus identifica nos convidados que recusam comparecer ao festim das bodas. Depois, acrescenta: “Vendo isso, o Senhor mandou convidar a todos os que fossem encontrados nas encruzilhadas, bons e maus.” Queria dizer desse modo que a palavra ia ser pregada a todos os outros povos, pagãos e idólatras, e estes, acolhendo-a, seriam admitidos ao festim, em lugar dos primeiros convidados.

     No entanto, não basta a ninguém ser convidado; não basta dizer-se cristão, nem sentar-se à mesa para tomar parte no banquete celestial. É preciso, antes de tudo e sob condição expressa, estar revestido da túnica nupcial, isto é, ter puro o coração e cumprir a lei segundo o espírito. Ora, a lei toda se contém nestas palavras: Fora da caridade não há salvação. Entre todos, porém, que ouvem a palavra divina, quão poucos são os que a guardam e a aplicam proveitosamente! Quão poucos se tornam dignos de entrar no Reino dos Céus! Eis por que disse Jesus: “Chamados haverá muitos; poucos, no entanto, serão os escolhidos.”

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

O homem sem a veste nupcial. Ilustração por Johannes ou Jan Luyken. Bíblia de Bowyer.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_Great_Banquet#mediaviewer/File:Teachings_of_Jesus_29_of_40._the_man_without_a_wedding_garment._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

Neuroses

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            O psiquiatra atende ao telefone. A paciente, jovem senhora sob tratamento, reclama:

– Doutor, estou muito preocupada.

– O que houve?

– Venho notando que meu cocô está leve, boiando, ao invés de depositar-se no fundo do vaso. É grave?

        É normal. Não se preocupe. Acontece, às vezes.

Momentos depois, nova ligação.

– Desculpe, doutor, pela insistência… O senhor acha mesmo que não tem problema?

– Com certeza! Fique tranquila.

Mais alguns minutos e…

– Doutor, estive pensando… O normal não seria um cocô mais pesado?

– Olhe, menina, vou lhe dizer o que realmente acontece. O problema é da cabeça. O cocô leve vem de seu cérebro!

Podemos enfatizar nesse episódio a impaciência do médico. Não deveria estar presente num profissional de psiquiatria,  treinado e muito bem pago para ouvir, ainda que, eventualmente, importunado, pela clientela. Psiquiatra sem paciência deve reciclar-se, revendo os fundamentos de sua especialidade.

Importante considerar a paciente. Ela é o exemplo típico das fantasias geradas pela neurose, esse problema que costuma envolver pessoas demasiadamente preocupadas consigo mesmas.

A ansiedade é sua principal característica, levando-as a superestimar seus problemas e dificuldades, como quem usa óculos de grau mal ajustados. O neurótico enxerga de forma “desfocada” as situações e as pessoas.

Alguns exemplos: Riem para ele. Julga que riem dele.

Não o cumprimentam, por distração. Imagina desconsideração.

Recebe elogio sincero. Enxerga bajulação.

Não se comunica. Reclama que o ignoram.

Com semelhante visão, tem muita facilidade para sentir-se discriminado, isolado, injustiçado, perseguido, humilhado… É dado a teorias conspiratórias, supondo que as pessoas tramam algo contra si. Resvala com facilidade para a hipocondria, preocupando-se até com a consistência de seus dejetos.

Há duas realidades: O que vemos. O que é.

A estabilidade íntima depende de nossa capacidade em aproximar uma da outra.

Quando menino, eu era míope, sem saber. Na escola, sentava próximo ao quadro negro; no cinema, nos primeiros lugares, em face de minha limitação. Como a miopia é progressiva, vamos nos adaptando à redução da acuidade visual, sem perceber a própria deficiência. A paisagem, para mim, já com três graus, era um borrão, aparentemente natural. Quando, finalmente, consultei o oftalmologista e usei o primeiro par de óculos, foi um deslumbramento. Encantei-me com a luminosidade dos objetos, a visão dos pássaros ao longe, os contornos da paisagem… Enxergava, sem problemas o letreiro nos filmes, os registros na lousa…

Nossas neuroses situam-se como uma miopia da alma, impedindo-nos de enxergar as realidades existenciais, detendo-nos em perturbadoras fantasias, a partir de meros borrões.

            A maneira como enxergamos o mundo é decisiva em relação à própria saúde, física e psíquica. A visão desfocada, que caracteriza o comportamento neurótico, é extremamente desajustante.

            Por isso Jesus proclama, em O Sermão da Montanha (Mateus, 6:22-23):

            São teus olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que há em ti sejam trevas, que grandes trevas serão.

 

Crepúsculo no Rio Tietê em Barbosa, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

AME. Seminário “A Saúde Integral”

Crissier, Suiça

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

AME. Seminário “A Reencarnação e a Evolução do Espírito

Zurich, Suiça

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

FEB - Exposição alusiva aos 150 anos de “O Céu e o Inferno”. Brasília, DF

 

 


 


/ 

Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira
Gerente de Comunicação 

[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

(Informação recebida em email de Comunicação Feb [[email protected]])

 

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em emails  de SEJA-Divulgação [[email protected]] e de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no Centro Espírita União

São Paulo, SP

 

Rua dos Democratas, 527- Jabaquara

Março / 2015 

microfone 1

carlos thurler

Dia 02

Palestrante: Carlos Thurler

Tema: Meu reino não é deste mundo  

 

marilu2Dia 09 

Palestrante: Marilú Martinelli

Tema: História das religiões 

 

 

eduardo guimaraesDia 16

Palestrante: Eduardo Guimarães

Tema: Livre

 

eder favaroDia 23

Palestrante: Éder Fávaro

Tema: livre

 

Dia 30

Mesa-redonda

 Perguntas e respostas sobre diversos temas, com Nena Galves e Equipe CEU

 (Com colaboração de Eliana  Ferrer Haddad e site http://www.centroespiritauniao.org/programacao-mensal)

 

 

Encontro de Capacitação de Educadores Espíritas 

com Marcus de Mário. Araraquara, SP

 


Data e local do evento
Data: 13 de junho de 2015, sábado, das 8:30hs às 12hs
com o educador MARCUS DE MÁRIO, do Rio de Janeiro-RJ
Local: OBREIROS DO BEM - Rua Itália, 1.935 - Araraquara(SP)

 

Inscrição:

Informações aqui:

http://institutocairbarschutel.org/capacitacao/2015/inscricoes.php

 

(Colaboração de Orson Peter Carrara e site http://institutocairbarschutel.org/)

 

 

Encontro Chico Xavier em

Guaxupé, MG

25 e 26 de julho de 2015, sábado e domingo

Caravana de Matão/Araraquara (ônibus fretado)

Adesões até 31/03/15

 

UM GRANDE ENCONTRO DE AMIGOS!

Pedimos ler atentamente o texto abaixo!

Com programação de qualidade, intensa confraternização, palestras, músicas e com

representações de várias cidades e estados, a participação tem atingido a média de 600 a 700

pessoas num grande evento.

Teremos caravana de Matão. Sairemos com ônibus fretado às 7h da manhã do sábado,

defronte à Comunidade Espírita Cairbar Schutel – av. Saldanha da Gama, 748 –, onde há

estacionamento e os veículos poderão permanecer estacionados. Temos que sair às 7h para

não atrasar a programação do evento.

Iremos direto para o evento, onde será servido almoço de sábado. A ida ao hotel só ocorrera à

noite, após o encerramento das atividades do sábado.

No domingo, retornamos por volta de 14,30h, após almoço que também será servido no local,

devendo chegar a Matão por volta de 18h.

Passaremos em Araraquara, no posto policial rodoviário, para embarque dos passageiros

daquela cidade.

Para fretarmos o ônibus temos que saber se teremos passageiros suficientes para lotar o

veículo, daí as inscrições devem ser feitas a partir de agora, para que possamos contratar a

empresa que fará o transporte dos passageiros.

Para fazer parte da caravana, o participante deve se inscrever até o dia 31 de março,

para que os pagamentos sejam divididos em 3 parcelas: abril, maio e junho, em 3

cheques.

O pacote todo inclui HOSPEDAGEM EM HOTEL, TRANSPORTE NO ONIBUS FRETADO COM AR

CONDICIONADO E OS DOIS ALMOÇOS (sábado e domingo). Não há custo de inscrição para o

evento que, mesmo assim, se responsabiliza pelo lanche da tarde de sábado e

café/suco/água nos intervalos.

Valores: (reforçando: o vr. Inclui hospedagem, viagem e os dois almoços)

a) Individual: R$ 190,00 (valor para inscrição individual)

b) Casal ou dupla: R$ 350,00 (valor para duas pessoas no mesmo quarto)

c) Família ou grupo com 3 pessoas no mesmo quarto: R$ 500,00

d) Família ou grupo com 4 pessoas no mesmo quarto: R$ 580,00

Os valores podem ser divididos em 3 parcelas (abril, maio e junho = até o dia 15 da cada um

desses meses), pois um mês antes do evento já temos que quitar o ônibus e o hotel.

Os inscritos deverão informar:

a) Nome e RG

b) Telefone e e-mail

c) Se usam mais face ou e-mail (no caso de face, informar nome)

d) Divisão e composição nos quartos (cama de casal, duas camas, três camas ou quatro

camas), que se sujeita à disponibilidade do hotel. Por isso a importância de já

definirmos a ocupação.

E deverão fornecer na inscrição:

a) Os três cheques ou

b) Informar o compromisso dos 3 pagamentos em dinheiro, caso não utilizem cheque

Informações:

a) O hotel fornece toalha, roupa de cama e cobertores

b) Os passageiros deverão levar apenas objetos pessoais

c) Na ida, no sábado, levem em consideração que não iremos ao hotel (o que

d) Guaxupé costuma ter queda de temperatura a noite. Considerem também esse

e) Deveremos quitar o ônibus e o hotel com um mês de antecedência. Chegado o dia

somente se dará a noite, pós encerramento da programação do dia), detalhe que

deveremos levar em conta na vestimenta que utilizaremos nesse dia.

item.

do evento é só ir e participar com tudo já pago.

Havendo dúvidas, usem o e-mail: [email protected]

Ou pelo fone 16 9 8153 4758

(Colaboração de Orson Peter Carrara e site http://institutocairbarschutel.org/)

 

 

Programação de Marisa Cajado

Março/2015

A conhecida médium musical Marisa Cajado, de Guarujá (SP), cumpre jornada de palestras por várias cidades no período de 19 a 26 de março de 2015. Conheça esse belíssimo trabalho lítero-musical inspirado por conhecidos cancioneiros brasileiros já habitantes do plano espiritual e que agora trazem em notas e letras musicais a informação viva da imortalidade e do compromisso com o bem. Veja a agenda de compromissos da expositora espírita:

19 de março, quinta-feira, 20h em BROTAS-SP

Informações com MILTON pelos fones  14 3 653 2761 e 3 653 3272

20 de março, sexta-feira, 20h em DOURADO-SP 

Informações pelos fones 16-3345 3226
ou 16 9244 6549 / 16-9244 5652

21 de março, sábado, 18,30h em SÃO CARLOS-SP

no CAMINHO, VERDADE E VIDA (atente para o horário diferente)
Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia,

22 de março, domingo, 9h em MATÃO-SP

no NOSSO LAR – rua Leonilda Francisco Persiguelli nº 392 no Bairro Azul Ville,

22 de março, domingo, 20h em JABOTICABAL-SP

no UNIVERSAL – Av. Pintos, 131

23 de março, segunda-feira, 20h em BARRETOS-SP

no CAMINHO DA LUZ – Informações com Sandra: 17 9  9773-0007

24 de março, terça-feira, 20h, em ARARAQUARA-SP

no FRANCISCO DE ASSIS.- Rua Santa Maria 41 – Vila Santa Maria

Informações com Lucas: 16 9 96042584

25 de março, quarta-feira, 20h em ARARAQUARA-SP

na CASA DO CAMINHO – rua Piauí, 845

Informações com IZOLINA pelo fone :(16) 9 9703 9356

26 de março, quinta, 20h em VALINHOS-SP

local a definir

Informações com ANDRE LUIS ROSA pelo fone 19 9 9178 3333

(Colaboração de Orson Peter Carrara e site http://institutocairbarschutel.org/)

 

 

Programação de palestras no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

Rua Geraldo Marques, 22 – Gopoúva – Guarulhos – SP

 

Fone: 9 8858 0314

           

 

 

PALESTRAS DO MÊS DE MARÇO – 2015

DIA

HS

TEMA

NOME

03

Terça feira

20h00

Mulheres do Evangelho

Teresa Batista

USE

 

05

Quinta feira

19h30

     Tema livre

Paula Zamp

10

Terça feira

19h30

O sermão da montanha

Antonio Cesar

12

Quinta feira

19h30

A obra de André Luiz

Niva

17

Terça feira

19h30

      Despertar da Consciência

 

Vozes Eterna

19

Quinta feira

19h30

Família como nos velhos tempos de outras tantas...

Fábio Levi

24

Terça Feira

19h30

Renovando as atitudes

Elvira e Luiz

26

Quinta feira

19h30

Tema Livre

Ana Ariel

 

 

 

 

 

Obs.: Destina-se ao final de cada palestra, 10 minutos para Perguntas e Respostas.

 

(Informações recebidas em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestras em Centros Espíritas de

Sorocaba e região

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Programação no Centro Espírita João Batista

Petrópolis, SJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra com lançamento de livro por Wilson Garcia

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Wilson Garcia)

 

 

Noite do Lanche do “Bezerrinha”

Guarulhos, SP

 

 

 

DEPTO/ DIVULGAÇÃO

 

 

(Informação recebida em email de IRENE SOARES [[email protected]])

 

 

Coluna Espírita do

Diário de Taubaté- 03/03/2015

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Lembrete espírita

 

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Encontro de Paz. Lição nº 34. Página 129.

 

Nunca nos Arrependeremos:

De ceder em questões sem valor essencial;

De guardar paciência em quaisquer lances difíceis;

De usar indulgência para com as faltas do próximo, entendendo que todos temos erros a corrigir;

De ouvir atenciosamente, seja a quem for;

De reconhecer que o nosso pensamento ou cultura tem as suas limitações;

De observar que o nosso tipo de felicidade nem sempre é o tipo de felicidade das pessoas que amamos, competindo-nos, por isso, acatá-las como são, assim como desejamos ser respeitados como somos;

De admitir que os outros não são obrigados a pensar com a nossa cabeça;

De não agir contra a própria consciência, seja antes, durante ou depois das experiências que consideramos menos felizes;

De entregar à Bondade de Deus as Aflições e Problemas que estejam fora da nossa capacidade de solução;

De Servir Sempre...

 

******************

 

"Todos estamos informados quanto às transformações em desenvolvimento na Terra. E são muitas, quais sejam: o progresso industrial intensivo; as conquistas no reino atômico; as lutas de competição por mais eficiência no domínio das armas; a legalização do aborto em muitos países; as pesquisas nas áreas genéticas; a delinquência juvenil superando a criminalidade nos adultos; os excessos de liberdade sem disciplina e os chamados direitos sem obrigações que lhe correspondam; e a expansão da violência... Todas essas transformações se processam, através do livre arbítrio do homem que se orgulha da civilização que está inventando com o integral apoio da ciência materialista; entretanto, convém lembrar que Deus está em ação e de tudo o que a inteligência humana semear, no mundo que pertence a Deus, isso também Ela ceifará”. Emmanuel – Chico Xavier. Livro: Confia e Segue.

 

 

(Textos recebidos em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Ceifa em Anticoli (1903). Óleo sobre tela de Pedro Weingartner

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

O livro caindo n´alma

 

 

Oh! Bendito o que semeia

Livros... Livros à mão cheia...

E manda o povo pensar!

 

O livro caindo n´alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.

*   *   *

Como anda nossa leitura?

O que andamos lendo? Que conteúdos permitimos que adentrem a casa nobre de nossa alma?

É de entendimento geral que ainda lemos pouco em nosso país, porém, o mais grave não está na quantidade, mas sim na qualidade de nossa leitura.

De nada adianta estarmos lendo um, dois, três livros por mês, mas de conteúdos fracos, apelativos e tolos. Livros que não nos fazem pensar, refletir sobre questões importantes do existir.

Vemos pessoas colocando como meta de ano novo ler mais. É louvável, porém, vale o cuidado com o que estamos lendo.

Da mesma forma que devemos cuidar dos alimentos que ingerimos, procurando qualidade nos ingredientes e uma nutrição adequada, devemos cuidar dos alimentos da mente.

E a leitura é um deles.

Não basta ler muito. Faz-se necessário ler bem.

A leitura não pode ser mera distração, mero passatempo.

Tudo que lemos precisa ter uma finalidade importante para nós, seja na área profissional, familiar ou pessoal.

Culto não é aquele que lê muito, mas aquele que sabe o que ler, que conhece as boas obras, que as estuda em profundidade, que é capaz de as interpretar, de descobrir o sentido profundo das palavras.

Uma poesia não é apenas um jogo de rimas. Vejamos a beleza do pequeno trecho de Castro Alves:

O livro caindo n´alma

É germe – que faz a palma,

É chuva – que faz o mar.

Os bons livros deixam algo em nós, deixam sementes, deixam referências, vocabulário, história...

As obras da moda apenas satisfazem nossa vã curiosidade, nada mais. Puro entretenimento.

Os clássicos marcam uma época, fazem-nos viajar por terras que nunca visitamos, conhecendo personagens que só existem ali, nas linhas e nas ideias daquele autor.

Procuremos bons livros. Procuremos bons autores.

Não nos enganemos pelas capas, pelos apelos de propaganda, ou mesmo pela forma com que foram escritos.

Existem autores de todos os níveis tanto no mundo físico, como no mundo espiritual. Assim, não bastará que uma obra venha assinada por determinado Espírito, para que sua boa qualidade esteja garantida.

A boa leitura é uma higiene mental.

Pelo menos uma vez ao dia, nos presenteemos com palavras de estímulo, de encorajamento e motivação.

Ao nos prepararmos para dormir, ou no início da manhã, leiamos uma página, uma breve mensagem que nos inundará de paz e tranquilidade para que possamos enfrentar os desafios da vida com melhores recursos.

Nossos pensamentos quase sempre estão em frequências negativas, pessimistas, rancorosas e materialistas.

Quando lemos com atenção uma página elevada, nossa alma se renova; uma brisa nova percorre todo nosso Espírito, nos convidando a melhorar, a suportar, a seguir adiante.

Precisamos ler mais... E ler melhor...

 

Redação do Momento Espírita, com transcrição de trecho
do poema 
O livro e a América!, de Castro Alves, do livro 
Poetas românticos brasileiros, v. 1, ed. Lumen.
Em 3.3.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Estampas em parede na estação do Metrô Conceição, em São Paulo, relembra fatos e

 e personagens do descobrimento do Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]