Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/26-02-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/25-02-2015.htm

24-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/24-02-2015.htm

23-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/23-02-2015.htm

21-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/21-02-2015.htm

20-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/20-02-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVII,  7

Sede perfeitos

 

 

Instruções dos Espíritos

 

O dever

 

     7. O dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados. Quero aqui falar apenas do dever moral, e não do dever que as profissões impõem.

     Na ordem dos sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo com as atrações do interesse e do coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão suas derrotas. O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. O aguilhão da consciência, guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes, mostra-se impotente diante dos sofismas da paixão. Fielmente observado, o dever do coração eleva o homem; como determiná-lo, porém, com exatidão? Onde começa ele? onde termina? O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranquilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós.

     Deus criou todos os homens iguais para a dor. Pequenos ou grandes, ignorantes ou instruídos, sofrem todos pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue em sã consciência o mal que pode fazer. Com relação ao bem, infinitamente vário nas suas expressões, não é o mesmo o critério. A igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal, alegando ignorância de seus efeitos.

     O dever é o resumo prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações. O homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo. É a um tempo juiz e escravo em causa própria. O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males

a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.

     O dever cresce e irradia sob mais elevada forma, em cada um dos estágios superiores da Humanidade. Jamais cessa a obrigação moral da criatura para com Deus. Tem esta de refletir as virtudes do Eterno, que não aceita esboços imperfeitos, porque quer que a beleza da sua obra resplandeça a seus próprios olhos. – Lázaro. (Paris, 1863.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

David - The Death of Socrates.jpg

A morte de Sócrates. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_-_The_Death_of_Socrates.jpg

Sócrates foi condenado à morte, em Atenas,  acusado de corromper a juventude e promover a introdução de deuses estranhos.

 

 

Crer em Deus

 

 

Alguns de nós cremos em Deus, por simples atavismo religioso. Assim nos ensinaram nossos pais. Deus existe e tudo criou.

Outros cremos porque a razão nos diz que não pode haver tanta harmonia, beleza e sincronia em todo o universo, sem algo ou alguém que a tudo presida.

O professor Cressie Morrisson afirma que ele crê em Deus por vários motivos. Um deles é o equilíbrio que existe no ecossistema.

Diz ele: Sabemos que os insetos respiram através de tubos. Na medida em que os insetos crescem, os tubos não crescem, o que faz com que eles morram, por falta de ar.

Assim acontece com a cigarra. Ela não morre de cantar, mesmo porque o barulho que identificamos como seu canto, se trata do ruído que ela produz atritando as patas. Quando ela cresce, os tubos não lhe dão o ar necessário e ela morre.

Se os insetos crescessem e, com eles, crescessem os tubos, poderíamos ter formigas do tamanho de elefantes e pulgas com corpos de rinocerontes, tornando impossível a vida, na face da Terra.

E, continua o professor, alguém pensou em elaborada lei para manter o equilíbrio na natureza. Uma lei que funcionou bem na Austrália, há alguns anos.

Naquele país, os ventos impediam a agricultura e teve-se a ideia de criar sebes, para proteger a semeadura nascente. Assim, passaram a cultivar uma espécie de cacto.

Logo, por não terem inimigo natural, eles ocupavam uma área maior do que o território do império britânico.

Usaram todos os métodos possíveis e nada acabava com os cactos, que continuavam a proliferar, sem medida. Os ventos carregavam o pólen.

Reuniram-se os entomologistas na capital australiana e chegaram à conclusão de que deveriam procurar um inseto que se alimentasse de cactos e que fosse excelente reprodutor.

O pequeno animal foi descoberto no Nordeste brasileiro e exportado, em quantidade, para a Austrália.

Pouco depois, os entomologistas novamente se preocuparam. Os cactos estavam desaparecendo. Mas, e os besouros? Não se tornariam uma praga no país?

Foi aí que a sábia lei do equilíbrio entrou em ação, estabelecendo cactos para besouros e besouros para cactos.

Por isso, diz Cressie Morrisson, eu creio em Deus.

David, no capítulo XVIII dos Salmos canta: Os céus proclamam a glória de Deus e o universo fala da obra das Suas mãos.

E o telescópio Hubble nos permite ver até um bilhão de estrelas, apenas na nossa galáxia. Cada qual com seu brilho especial.

Nosso sol, uma estrela de quinta grandeza, avança pelo infinito, com seus planetas, em uma jornada interminável, pelo universo.

Ante tanta grandeza, não se pode senão crer nesse Deus, sábio, inteligência suprema, que tudo criou, estabelecendo leis perfeitas, que zelam pela harmonia e beleza de todo o universo.

*   *   *

Um pai humano, mesmo que destituído de sentimentos superiores, providencia o pão, o agasalho, o medicamento, o socorro para o filho, planejando-lhe a felicidade.

O Pai Celestial, muito mais sábio e generoso, brinda todos os tesouros imagináveis aos Seus filhos.

Na Sua magnanimidade, enche de luzes o espaço infinito e, com a mesma grandeza, veste a singela flor do campo das cores mais suaves aos tons mais vibrantes.

 

Redação do Momento Espírita, com base em palestra de 
Divaldo Pereira Franco, 
Porque creio em Deus e no cap. 6, 
do livro 
Lições para a felicidade, pelo Espírito Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 25.2.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Espécie de Cacto. Montevidéu, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Divaldo Franco em São Paulo: uma noite de emoção, beleza e alegria.

 

Na noite da última segunda-feira, 23 de fevereiro, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco esteve em São Paulo para o lançamento do livro “Divaldo Franco – A Trajetória de Um Dos Maiores Médiuns de Todos os Tempos”, de autoria da jornalista Ana Landi. A obra constitui-se a primeira biografia jornalística sobre o espírita baiano, reconhecido como o maior divulgador do Espiritismo no mundo. O lançamento ocorreu na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista. Os autógrafos iniciaram-se às 18h, mas a fila começou a se formar antes mesmo das 16h e durante praticamente todo o evento estendeu-se para fora das dependências da loja. O tempo médio de espera para se conseguir o autógrafo foi de 2 horas.

Embora o livro retratasse a vida e a obra de um espírita, o público presente era bem diverso: além dos espíritas, pessoas de outras religiões, simpatizantes e mesmo os que se declararam não religiosos fizeram questão de conhecer o médium de perto, apertar-lhe a mão, ter um breve contato. As motivações para estarem ali eram variadas, mas havia algo em comum entre todas: o sentimento de profundo respeito e admiração pelo biografado. Apesar do longo período de espera na fila, o clima era de alegria; nenhum tumulto, nenhuma reclamação. Conforme muitos afirmaram, tal estado era o resultado das elevadas vibrações espirituais no ambiente pela presença de Divaldo Franco.

Os que aguardavam, acabaram aproveitando o tempo para ler a obra ou para fazer novas amizades. O lançamento bateu recorde de número de livros vendidos e autógrafos dados. Durante praticamente 4 horas ininterruptas, o médium espírita atendeu, uma a uma, mais de mil pessoas e autografou 2600 livros, a todos oferecendo um sorriso, um aperto de mão e palavras de consolo, estímulo e iluminação, sem apresentar nenhum cansaço. Adultos, crianças e uma muito significativa quantidade de jovens puderam desfrutar de instantes de contato com o humanista e líder religioso. A emoção era visível em todos os que se aproximavam do médium. Muitos choravam; outros mal podiam articular palavras, com a voz embargada; alguns tremiam, pela comoção. Era inegável que a simples presença dele provocava nas pessoas profundas emoções, sensibilizando-as.

Algumas pessoas relataram ter recebido pela mediunidade de Divaldo Franco breves orientações e mensagens de conforto, fenômenos que ocorreram espontânea e discretamente, sem nenhum alarde ou exibicionismo.  A autora, Ana Landi, sempre ao lado de Divaldo e externando grande simpatia, também autografou os livros e cumprimentou a todos. Os direitos autorais foram integralmente doados em cartório para a instituição sócio-educativa “Mansão do Caminho”, criada por Divaldo na cidade de Salvador (BA), há mais de 60 anos. Todos os que adquiriram o livro, receberam também um DVD institucional da “Mansão do Caminho” e uma garrafinha de água personalizada. A parceria perfeita entre biógrafa e biografado resultou em um excelente trabalho literário e um evento de grande estilo, profunda harmonia e muita alegria, que surpreendeu positivamente a todos. Indiscutivelmente, um sucesso!

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Campo Grande, MS

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Mednesp 2015

Goiânia, GO

 

A espiritualidade ao encontro da ciência

 A 10ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil reunirá membros de 60 Associações Médico-Espíritas do Brasil (AMEs) e internacionais, profissionais da Saúde e o público geral para discutir as mais recentes pesquisas sobre ciência e espiritualidade com o tema “Ciência, Saúde e Espiritualidade – Desafios e transformações no século XXI”. O evento, organizado pela AME-Brasil e AME-Goiânia, acontecerá de 3 a 6 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Este ano, haverá mais de 100 palestrantes, que terão como objetivo mostrar os estudos e trabalhos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade como participantes nos tratamentos e processos de cura. Conversamos com o dr. Jorge Daher Jr., secretário da AME-Brasil, que nos traz mais novidades para este ano.

Quais os principais assuntos que serão discutidos no MEDNESP e como ele será dividido?

O MEDNESP 2015, a exemplo da última edição, terá três eixos principais: um eixo voltado ao grande público, com palestras acessíveis a todos, cujas atividades serão desenvolvidas no auditório Marlene Nobre; um eixo que chamamos científico, voltado ao público estudioso da Doutrina Espírita e das obras de André Luiz, cujos temas serão desenvolvidos no auditório Dois Williams (William James e William Crooks) e um eixo humanista, onde os temas são acessíveis a todos e com foco na aplicação dos conceitos decorrentes do Espiritismo voltados para a prática médica, que serão desenvolvidos no auditório Hahnemman. Todos os três auditórios principais terão o desenvolvimento de temas de grandes áreas: Bioética, Humanismo Espiritualista (e Espírita), Interação Mente-Corpo.

O que o público pode esperar do seminário internacional? Será um evento a parte do congresso?

O Seminário Internacional será um evento acadêmico, com chancela acadêmica da PUC-GO, voltado ao público interessado em conhecer e atualizar-se nos tópicos Medicina e Espiritualidade e Medicina e Imortalidade. O Seminário Internacional, por ter característica de evento acadêmico, terá inscrições à parte, de custo acessível aos já inscritos no MEDNESP e permitirá ao público brasileiro ver reunidos em seu auditório pesquisadores do porte de Pin Van Lommel (Holanda), Mario Beauregard (Canadá / USA), Álvaro Avezum (IDP, SBC), Giancarlo Lucchetti (UFJF), Mario Peres (UNIFESP), Alexander Moreira-Almeida (UFJF) e Leonardo Caixeta (UFG).

 

Esta é a primeira vez que o evento será realizado no Centro-Oeste. Por que a cidade de Goiânia foi a escolhida?

 

A escolha de Goiânia não foi fortuita. Quando a Associação Médico-Espírita do Estado de Goiás propôs sediar o evento, levou como atrativo estarmos no coração do Brasil, termos estrutura para organização de eventos de grande porte e o enorme desejo de receber todo o público brasileiro para o maior congraçamento mundial em Saúde e Espiritualidade voltado para o público em geral, não apenas profissionais da saúde.

Qual a expectativa de público?

Esperamos superar a marca de 2.000 inscritos.

Quais os critérios para os trabalhos científicos? Quem pode participar?

Os interessados na inscrição de trabalhos científicos devem submeter os trabalhos através do site www.mednesp2015.com.br, no sítio do evento encontraram as normas para inscrição dos trabalhos.

Neste ano se celebra 20 anos de fundação da AME-Brasil. Haverá algo especial para marcar a data?

Os 20 anos de fundação da AME-BRASIL serão comemorados através da celebração de um grande evento, o MEDNESP 2015, mas os participantes serão brindados com uma grande surpresa, que deixamos em expectativa para revelarmos durante nossa festa, não percam!

AME-Brasil -  A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo (SP), em 17 de junho de 1995. A sua missão é congregar o movimento médico-espírita nacional e difundir o Movimento Médico-Espírita nos estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral, a entidade tem por finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la por meio da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção. A AME-Brasil deve ainda difundir e preservar o Movimento Médico-Espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público em geral e promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho. Hoje a AME está presente em 59 localidades, a saber: ABC, Alagoas, Amapá, Anápolis, Bagé, Bahia, Bebedouro, Campina Grande, Campinas, Carioca, Cariri, Cascavel, Ceará, Chapecó, Distrito Federal, Dourados, Espírito Santo, Estado de Pernambuco, Franca, Goiás, Imperatriz, Lagos, Livramento, Manaus, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Niterói, Nova Friburgo, Osasco, Pará, Paraíba, Paraná, Pelotas, Piauí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Santa Maria, Santos, Santo Ângelo, São Francisco, São Paulo, Sergipe, Serra Gaúcha, Sorocaba, Teresópolis, Tocantins, Três Rios, Uberaba, Vale do Paraíba e Volta Redonda.

Sobre o Mednesp 2015 - O X Congresso Nacional Médico-Espírita – Mednesp 2015 acontece de 3 a 6 de junho de 2015, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). O evento, que até 2007 era realizado em São Paulo, ocorreu em 2009 em Porto Alegre (RS); em 2011, em Belo Horizonte (MG) e em 2013, em Maceió (AL), discutirá os desafios e transformações da ciência, saúde e espiritualidade no século XXI, em 105 palestras, distribuídas em quatro auditórios.  Site: www.mednesp2015.com.br  

 

10º Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil – Mednesp 2015

Data: 3 a 6 de junho de 2015

Local: Centro de Convenções de Goiânia (GO)

Endereço: Rua 4, 1400 - Quadra 73, Centro, Goiânia – GO

Inscrições online: www.mednesp2015.com.br ( até o dia 22 de maio)

 

 Informações:

Giovana Campos

[email protected]   

Departamento de comunicação/ AME-Brasil

(Informações recebida em emails de Giovana Campos e de Regina Bachega)

 

 

 

AME-ES. I Curso de Saúde e Espiritismo

Vitória, ES

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Programação de palestra no C.E. Humildade e Caridade

Nova Iguaçu, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra com Yasmin Madeira na

SEAC- Sociedade Espírita “Amor e Caridade”. São Gonçalo, RJ

 

Queridos irmãos,

 

A Sociedade Espírita Amor e Caridade - SEAC, comemorando os seus 10 anos de fundação leva à São Gonçalo a nossa querida confrade Yasmin Madeira (Rádio RJ) que fará palestra comemorativa a ser realizada no dia 26 de abril de 2015 às 10h no Espaço Espírita Fraternidade (EEFRA) com apresentação musical de Marcelo Daimon.

 

Endereço do evento: Rua Visconde de Sepetiba, 53, Nova Cidade - São Gonçalo. Ponto de referência: Rua da Clínica São Silvestre.

 

Mais informações:

[email protected]

[email protected]

Telefone: 98690-3128 (Josefa - organizadora do evento).

Contamos com o apoio de todos vocês.

Cordialmente,

Josefa Neta

Presidente da Sociedade Espírita Amor e Caridade

www.seacnet.org.br

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Curso: Saúde Física + Espiritual na AME- Vale

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra com Generosa Barcelos no C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria  -  Sacramento, MG)

 

Generosa Barcelos falará o tema, Allan Kardec, o apóstolo de Cristo no Centro Espírita Fé e Amor em Santa Maria em, Sacramento MG dia 01 de Março às 15 horas.



​Mais mensagens no
www.cadernodemensagens.net  
Abraços Nilberto

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Oficina sobre Atendimento Fraterno no GEDCC

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

19ª. Semana Espírita Dona Nina

Franca, SP

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

 

urtir: www.facebo
​ok.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email da USE Franca)

 

 

Palestra programada na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Amigos.

 

Divulgamos a palestra abaixo:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Dia: 28 de fevereiro, sábado, 20 horas

Expositor: LUIS CARLOS LAVACHI

Tema: "Os seis estágios da morte e a vida no mundo espiritual"

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Dia Estadual da Educação Espírita

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra lítero-musical no MEIMEI

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

Cursos no Centro Espírita “Casa do Caminho”

São Paulo, SP

 

Olá, amigos.

Recebam o nosso convite para os cursos abaixo.

Todos são bem-vindos.

Os cursos serão realizados (uma vez por mês) no Centro Espírita Casa do Caminho, Rua Itapeva 131, Bela Vista, São Paulo.

Aguardamos vocês lá.

Abraços.

ethome

 

+++++++++++++++++++++

 

 

C U R S O

PAULO E ESTEVÃO À LUZ DO ESPIRITISMO

Dia: 14 de março (sábado)

Duração: das 09h00 às 10h30

Professor: Dr. Benedito Figueiredo

Público Alvo: Curso livre, dirigido à todos os interessados em conhecer a história, os feitos e a caminhada de PAULO e ESTEVÃO.

***********************************

 

CURSO

EDUCAÇÃO À LUZ DO EVANGELHO

 

Dia: 14 de março (sábado)

Duração: 2 horas, das 11h00 às 13h00

Professora: Eduarda Toscano

 

Público Alvo: Trabalhadores da Casa do Caminho, professores e alunos que se interessam em estudar os acontecimentos atuais à luz de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

(Informações recebidas em email de Eliana Thomé)

 

 Programação de aniversário do C.E. Paz e Amor

Americana, SP

https://scontent-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10557404_1079810268711223_3557446430229235606_n.jpg?oh=384c42f015cce6ff417d573cc973d072&oe=5549F0CE

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=6c54db98-3269-437f-a0a5-c82f4e76653d&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

ADEJA - Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão

  no Facebook

 

Acesse aqui:

https://www.facebook.com/pages/ADE-JAP%C3%83O-Associ%C3%A7%C3%A3o-de-Divulgadores-do-Espiritismo-do-Jap%C3%A3o/374308009439334

 

 

 

 

 

Notícias no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

 

Geraldo Lemos Neto faz palestra amanhã em Pompano Beach, Flórida, sobre Chico Xavier e seu legado

24/02/2015

Evento será realizado pela Broward Spiritist Society

 

Aos espíritas - Uma mensagem de Eurípedes Barsanulfo

24/02/2015

Pela médium Suely Caldas Schubert - Centro Espírita Jesus no Lar

 

Quadras de Carnaval

24/02/2015

Pelo espírito Eurícledes Formiga | Uberaba , 14 de fevereiro de 2015

 

Pobre rico Brasil

24/02/2015

Pelo espírito Inácio Ferreira - Uberaba – MG | 15 de fevereiro de 2015

 

Estudo das parábolas de Jesus - Os evangelhos relatam 48 parábolas: Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2

24/02/2015

Por Ivan Franzolim

 

DVD do 7º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra já está à venda na loja virtual da TV Web a Caminho da Luz e na Vinha de Luz Editora

12/02/2015

Garanta já o seu e indique para os amigos!!!

 

Geraldo Lemos Neto fala hoje na Kardecian Spiritist Society of Florida sobre as múltiplas faculdades mediúnicas de Chico Xavier

12/02/2015

 

 

Palestra de Geraldo Lemos Neto em DVD já está disponível para compra na internet - “O papel da mediunidade de Chico Xavier na transição planetária”

06/02/2015

Veja o trailer no canal da TV Web A Caminho da Luz no YouTube!!!

 

News Letter do Data Limite - Acesse o #2 agora e fique por dentro das últimas notícias sobre o assunto

06/02/2015

 

 

Presidente da FEB visita a Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais

06/02/2015

 

 

Musical “Chico Xavier – No Céu da Vibração” já está com ingressos à venda

06/02/2015

Produção mineira fará uma homenagem ao maior médium do Brasil com canções feitas por diversos artistas brasileiros. Toda a renda será revertida a projetos assistenciais

 

Saiba como um morador de Uberaba decidiu criar uma lâmpada utilizando apenas cloro, água e garrafa pet, após receber um "conselho" de Chico Xavier

06/02/2015

Jornal O Tempo | Cidades | 30 de janeiro de 2015

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

(Recebido em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Boletim da Ame São Paulo

 

Olá amigos da Ame São Paulo! Olá amigos da Ame São Paulo!

Informamos que os DVDs da Jornada 2014 já se encontram a venda em nossa loja virtual.  Para adquiri-los favor clicar neste link: http://www.amesaopaulo.org.br/#!loja-virtual---dvds/ctk3.

Abraços,

Loenil Comitre Lara

Secretário

ESPIRITISMO E VETERINÁRIA – UM TEMA EMERGENTE - Paula Bastos - Vinicius Perez

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL - Dependência Química

DEPENDÊNCIA QUÍMICA - ASPECTOS ESPIRITUAIS - Rafael Latoraca

TRATAMENTO ESPÍRITA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA - Maria C. Anselmo

PESQUISA SOBRE ESPIRITUALIDADE E DEPENDÊNCIA QUÍMICA - Giancarlo Lucchetti

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL - Diagnóstico e Tratamento

PERFIL DA RELIGIOSIDADE ENTRE PSIQUIATRAS BRASILEIROS - Maria C. Cecchini

COMO RECONHECER A ESQUIZOFRENIA NO ASSISTIDO DA CASA ESPÍRITA -

Alejandro Vera

DIFERENCIANDO FENÔMENOS ESPIRITUAIS DE PSICOPATOLOGIA: – Camilla Casaletti

A FÍSICA E OS FENÔMENOS ESPÍRITAS

LEIS DA FISICA PODERIAM AJUDAR A ENTENDER E SOLUCIONAR PROBLEMAS ORGANICOS E ESPIRITUAIS? - Álvaro Vannucci

MATÉRIA FÍSICA E MATÉRIA ESPIRITUAL - Alex C. Carciofi

MAGNETISMO E A GLÂNDULA PINEAL / Fernanda G. Amaral

MENTE, CÉREBRO, ESPÍRITO

O CÉREBRO E O PERDÃO - Mario Peres

O CÉREBRO E A CONSCIÊNCIA - Ricardo Leme

O CÉREBRO E A PRECE / Alexandre Serafim

O CEREBRO E A MEDIUNIDADE - Júlio Peres

AME - UM IDEAL VENCENDO FRONTEIRAS INTERNACIONAIS - Marlene Nobre

ESPIRITUALIDADE E TERMINALIDADE DA VIDA (Mod. EURICO MEDEIROS)

- Luis G. Mariotti

ENVELHECER: ADICIONANDO A VISÃO ESPIRITA AO QUE JÁ SABEMOS - Fabio Nasri

TERAPIAS ESPÍRITAS (Moderador RICARDO DE S. CAVALCANTE)

EVIDÊNCIAS DA TERAPIA COMPLEMENTAR ESPÍRITA - Tácito Sgorlon

TRATAMENTO NOS CENTROS ESPÍRITAS DE SÃO PAULO - Alessandra Lucchetti

COMO PESQUISAR OS TRATAMENTOS ESPIRITUAIS - Giancarlo Lucchetti

CIRURGIA ESPIRITUAL: MITOS E VERDADES - Nilton S. Zebrak

DESVENDANDO OS CORPOS SUTIS (Moderador CÉLIA G. M. TRAMA)

O LEGADO DE HERNANI GUIMARÃES ANDRADE - Dr. Ney Prieto Peres

COMPARAÇÃO DO VITALISMO HOMEOPÁTICO COM OUTRAS CONCEPÇÕES MÉDICAS E FILOSÓFICAS - Marcus Zulian

ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA CLÍNICA

PSICO-NEURO-IMUNO-ENDOCRINOLOGIA: O SER INTEGRAL:

Luciana Galvão, Flávio Souto, Rodolfo Silva e Flávio Braun 


(Recebido em email de Associação Médico-Espírita de São Paulo [[email protected]])

 

 

Campanha de Alimentos para Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

veja mais em: http://www.remansofraterno.org.br/como-participar/

Alimentos duraveis

Alimentos não duráveis

Campanha de Alimentos Remanso Fraterno
Colabore divulgando e contribuindo!
Lista atualizada no site.
http://www.remansofraterno.org.br/como-participar/

Loja virtual: https://www.pomardelivery.com.br/

Essa mensagem foi enviada para [email protected].
Caso você não queira receber mais e-mails de [email protected], por favor
descadastre-se.

Remanso Fraterno - Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601, Várzea das Moças, niterói RJ, 24.330-160 - Brasil

 

(Informações em emails de "Remanso Fraterno" <[email protected]> e de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Homenagem

Victor Marie Hugo

Besançon 26-02-1802 / Paris 22-05-1885

 

 

Victor Marie Hugo, que se imortalizou no mundo das Letras como Victor Hugo, tornou-se universalmente respeitado como o mais refinado poeta, romancista e dramaturgo do século XIX.

Nasceu na cidade de Besançon no dia 26 de fevereiro de 1802. Seu pai foi o general napoleônico Joseph Leopold Sigisbert Hugo, também conhecido como o conde "Sigisberto" Hugo.

Victor Marie Hugo viveu os seus primeiros anos na França, na Itália e na Espanha, retornando, depois, definitivamente à França.

Muito cedo, sua espantosa precocidade fora notada pelos que rodeavam-no. Aos dez anos de idade sabia como ninguém versejar. Já, nessa tenra idade dominava as técnicas da rima e da métrica com perfeição admirável. Sua poesia era sublime e sua prosa um verdadeiro poema.

E foi exatamente a sua maravilhosa arte de escrever que o levou a ingressar na Academia de Letras Francesa em 1841. Quatro anos depois ele foi escolhido como "Par" da França.

Seu trabalho literário-poético consagrou-o como um dos maiores representantes da escola romântica. Fez sua estréia literária em 1822, aos 20 anos de idade, com o livro "Odes e Poesias Diversas". Seu romance "Nossa Senhora de Paris" mais conhecido como O Corcunda de Notre-Dame, publicado em 1831, tornou-se um Best-Seller mundial e foi transformado em filme, que emocionou e arrancou lágrimas de multidões. Trinta e um anos depois (1862), publicou provavelmente seu mais famosos romance: "Os Miseráveis".

 

Espírito democrático, amante da liberdade com tendência socialista, não demorou a enamorar-se da arte de fazer política...

Após a revolução de 1848, da qual foi co-participante, ingressou na Assembléia Constituinte e também na Assembléia Legislativa. Entre as celebridades políticas da época, destacou-se pela sua tenaz e eloqüente defesa da democracia.

Em 1851, inesperadamente surgiu o golpe de Estado, liderado por Luís Napoleão Bonaparte (Napoleão III) contra o qual o deputado Victor Hugo organizou uma base de resistência, mas seus esforços foram ineficazes ante a violência das tropas e da passividade do povo. Foi proscrito e pressionado a sair do país. Optou por asilar-se na Bélgica a princípio e depois, em 1852, na ilha inglesa de Jersey, uma ilha do Canal da Mancha. Sua família: esposa e filhos viera unir-se a ele. Foi um longo exílio: 18 anos. A partir de 1855 eles mudaram-se para a ilha de Guernesy. Regressando à terra mãe somente em 1870, reingressando à política e não mais saiu da Assembléia Legislativa até o momento em que foi chamado à Estância de cima...

Sua obras mais celebres foram as seguintes: Na poesia: Cantos do Crepúsculo, Odes e Baladas, As Orientais, Folhas de Outono, Vozes Interiores, Os Castigos, As Contemplações, Lendas dos Séculos; No Romance: Nossa Senhora de Paris, Os Miseráveis, Os Trabalhadores do Mar, Noventa e Três, O Homem que Ri no Teatro, Cromwel, Hernani e Ruy Blas, Marion Delorme, O Rei Diverte-se, Os Burgueses, Lucrécia Borges e Maria Tudor.

O número e a importância de suas obras, a influência que exerceu em sua época fizeram de Victor Hugo uma das maiores personalidades do século. De um grande poder de imaginação e duma espantosa fecundidade; duma sensibilidade penetrante que abrangia tudo. Ele foi além do mais maravilhoso joalheiro do verso, o poeta lírico mais pujante, mais variado e mais completo da literatura francesa.

Nos estudos filosóficos de caráter ocultista inclui-se os conhecimentos das doutrinas orientais e um pouco mais tarde ele procurou também inteirar-se sobre as revelações através de criteriosa e sensata pesquisa de um outro notável francês, o ilustre professor Léon Hyppolite Denizard Rivail, mais tarde Allan Kardec.

O estudo em torno do "sobrenatural" o apaixonou sobremaneira. O contato com os espíritos constituiu-se-lhe numa necessidade intransferível. Foi exatamente durante o exílio e mais particularmente em Jersey, uma ilha do Canal da Mancha, que os fator mediúnicos mais extraordinários secederam-se-lhe, mudando inteiramente o seu modo se ser.

Instalando-se na Ilha, Hugo e sua família passaram a residir numa modesta casa que ficaria conhecida como "Marine Terrace" (Terraço Marinho).

O Terraço Marinho era amplamente freqüentado, normalmente por outros exilados franceses. A rotina do local mudou radicalmente a partir do dia 6 de setembro de 1853, data em que chegou ali, vinda de Paris, a poetisa, romancista e teatróloga Madame Delphine de Girardin, trazendo em sua bagagem as últimas novidades então em voga na grande capital, onde se sobressaia de maneira inusitada o contato com os mortos através da tiptologia (batida dadas por uma mesa). Hugo, evidentemente, mostrou-se incrédulo, muito embora Madame Delphine tenha lhe afiançado, sob juramento, que "as mesas não só davam pancadinhas e se inclinavam misteriosamente, como, também, podiam ser induzidas a bater palavras inteiras e sentenças em código". Tudo isso era demais para o grande escritor, mesmo já iniciado no estudo das coisas do Além.

A curiosidade fora maior do que a dúvida. As experiências com o mobiliário da casa tornara-se logo uma imposição. Todavia, o resultado foi decepcionante e a Madame Girardin apressou-se um justificar o fracasso; "Os espíritos não são como cavalos de carro de aluguel, prontos a qualquer hora para atender uma ordem". E ela tinha razão, pois que conhecera de perto o fenômeno e dele não tinha a menor dúvida. Foi ao comércio da Ilha e comprou uma mesinha de três pernas. No retorno ao Terraço convenceu Hugo a participar de uma nova sessão, em que ela esperava estabelecer contato com os espíritos. Naquela noite memorável a mesinha bateu as letras que, juntas, formavam o nome Lèopoldine, nome da filha de Victor Hugo, desencarnada em 1843 num acidente de barco no rio Sena. A morte da jovem o deixara inconsolável. E a mesinha de três pernas não mais parou de dar o seu "recado", mesmo depois da partida de Madame Delphine. As experiências continuaram até 1855, contando sempre com a presença de Victor Hugo, sua esposa, a Sra. Adèle Foucher, de sua filha de mesmo nome e seus dois filhos, Charles Victor ( que era médium) e François Victor, de Auguste Vacquerie, que fora cunhado de Léopoldine e de convidados.

Os famosos acontecimentos espirituais de Hydesville, nos Estados Unidos, com a família Fox, considerados historicamente como as primeiras sementes do Espiritismo, lançadas na Terra, deram-se em 1848. E os fenômenos das mesas falantes, que surpreenderam os europeus, tem como marco o ano de 1850. E já em 1853, Victor Hugo já participava de experiências mediúnicas e firmava suas idéias filosóficas em torno da imortalidade, da sobrevivência e da reencarnação: "quem nos diz que eu não me torne a encontrar aqui? Quando me curvar no túmulo, não direi como tantos outros: terminei a minha jornada. Não, a sepultura não é um beco sem saída, é uma avenida: ela se fecha no crepúsculo, ela reabre na aurora!".

Allan Kardec, em 1863, já considerava Victor Hugo um precursor do Espiritismo, em face de suas idéias em torno da imortalidade, da sobrevivência e da reencarnação, tendo publicado uma nora na Revista Espírita de agosto daquele ano, tecendo comentários acerca de uma carta que Victor Hugo enviou a Lamartine de Alphonse, poeta francês, (1790-1869), em face da desencarnação de sua esposa.

Os primeiro contatos de Victor Hugo com os desencarnados obedeceu ao critério da simples curiosidade e da mera especulação em torno do "sobrenatural", que gerou muitas críticas, principalmente da atriz Julielle Drouet, que era sua amante, e que lhe disse através de um bilhete: "Eu tenho a impressão de que existe algo perigoso para a razão nestas espécies de brincadeiras, quando elas não são levadas a sério e ímpio se contivesse a mínima parcela de fraude".

Na época quase todos os homens bem situados na sociedade tinham amante, fato esse que engrandece sobremaneira o caráter de sua esposa, Adèle Foucher, que soube suportar esse longo pesadelo com generosa dignidade.

André Maurois em "The Life of Victor Hugo", escrevera:

"Victor Hugo acolheu as revelações com seriedade mortal" (...) "estava profundamente emocionado por descobrir que os espíritos falavam sua própria filosofia. As sessões em Marine Terrace desempenharam um grande papel na evolução do seu caráter. Ele acreditou ser perfeitamente natural que as almas desencarnadas houvessem escolhido uma mesa em Jersey, como um meio para se comunicar. Acreditou, com sinceridade, que sua filosofia recebera por este meio e diretamente da fonte divina, uma espécie de solene consagração".

Somente em 1873, Hugo voltou a relacionar-se com os mortos. Agora, porém, mais experiente e mais responsável. Contudo teve de enfrentar críticas ácidas dos "entendidos", sofreu pressões dos reacionários, etc. Victor Hugo prosseguia lutando em prol da liberdade, da fraternidade e do amor entre os homens. Com essa preocupação de implantar Deus no íntimo de cada um ele chegou no congresso pela paz, realizado em Lausanne, em que afirmou:

"Sou cidadão de todo homem que pensa!". "A cabeça do homem do povo" está cheia de princípios úteis... Cultivai, decifrai, regai, esclarecei, moralizai, utilizai essa cabeça e não tereis necessidade de corta-la!".

 

Profissão de fé

Corajosamente, em setembro de 1854, três anos antes do lançamento de "O Livro dos Espíritos", na França, fizera sua profissão de fé, confirmando suas idéias religiosas: "Tenho uma pergunta grave a fazer: os seres que povoam o Invisível e que lêem os nossos pensamentos, sabem que há 25 anos me ocupo dos assuntos que a mesa suscita e aprofunda. Mas de uma vez a mesa me tem falado desse trabalho; a Sombra do Sepulcro incitou-me a terminá-lo. Nesse trabalho, evidentemente conhecido no Além; esse trabalho de 25 anos encontrara, apenas pela meditação, muitos resultados que compõem hoje a revelação da mesa; vira distintamente conformados alguns desses resultados sublimes; entrevira outros que viviam no meu espírito num estado de embrião confuso. Os seres misteriosos e grandes que me escutam, vêem, quando querem, no meu pensamento, como se vê numa gruta sem um archote; conhecem a minha consciência e sabem quando tudo o que acabo de dizer é rigorosamente exato, que fiquei por momentos contrariado, no meu miserável amor-próprio humano, pela revelação atual, que veio lançar à volta da minha lampadazinha de mineiro o clarão dum raio ou dum meteoro. Hoje, tudo o que eu vira por inteiro é confirmado pela mesa: e as meias revelações a mesa completa. Neste estado de alma escrevi: "O ser que se chama Sombra do Sepulcro aconselhou-me a terminar a obra começada; o ser que se chama idéia foi mais longe ainda e "ordenou-me" que fizesse versos atraindo a piedade para os seres cativos e punidos, que compõem o que parece aos não videntes a Natureza Morta. Obedeci. Fiz versos que a idéia me impôs".

Não é pois de admirar-se que Victor Hugo acreditasse na pluralidade dos mundos habitados e na reencarnação. No seu "Journal del LÉxil", ele registrou essa jóia:

"Deus é. Deus sendo absoluto, perfeito, não criou o perfeito, o absoluto porque seria reproduzir-se; então Deus criou o imperfeito e o relativo e criou o homem. O homem sofre porque está dentro do imperfeito e do relativo". (...) "Todos os mundos progridem: eles estão todos em trabalho. Nossa Terra é um desses mundos, cujo número é incalculável. Nosso globo passou sucessivamente por tempos mais ou menos bárbaros, isto é, passou do estado selvagem ao estado bárbaro e do estado bárbaro ao estado civilizado... O dia moral começa: o dia moral se levanta na França. Em Paris, ele se manifesta, apenas em raros espíritos, no número dos quais se encontram todos os homens de gênio, espécie de semi-deuses, desde os homens de gênio inventivo, até os homens de gênio nas Artes, na Filosofia e no pensamento".

 

Retorno à Pátria Maior

Aos 22 de maio de 1885, Victor Hugo, esse extraordinário gênio das letras francesas, retornara ao mundo dos Espíritos. Vivera proficuamente 84 anos. A França enlutou-se. Incalculável número de conterrâneos, misturados a outro tanto de estrangeiros, formaram fileiras ao longo da Champs-Elysèes. O Arco do Triunfo "foi acortinado de negro". Seu amigo Augusto Vacquerie faria prevalecer a derradeira vontade do extinto, consignada em testamento: "Deixo 50.000 francos aos pobres. Desejo que me levem ao cemitério na carreta dos pobres. Recuso as orações de todas as igrejas. Creio em Deus".

Hoje, o Espírito Victor Hugo, lúcido e imortal, continua oferecendo-nos sua palavra doce e espiritualizada, não por meio das célebres mezinhas, mas através da psicografia. Em 1923, portanto, 38 anos depois da morte do poeta francês, a médium mineira, de Juiz de Fora (1878 - 1969) Zilda Gama lançava do genial escritor:"Na Sombra e na Luz" (1923), "Redenção" (1931), "Do Calvário ao Infinito" (1944), "Dor Suprema" (1945), "Almas Crucificadas" e "O Solar de Apolo (1946)".

Divaldo Pereira Franco afirmara que Zilda Gama fora Leopoldine, a filha acidentada de Victor Hugo. Pela psicografia de Divaldo Pereira Franco, o gênio francês já escreveu: "Parias em Redenção", "Sublime Expiação", "Do Abismo às Estrelas", "Calvário de Libertação", e "Árdua Ascensão".

 

FontesArtigo do jornal Correio Fraterno ( junho de 2003), por Cirso Santiago, baseado em "Gênios ou Ingênuos" de Aloysio Alfredo Silva/Instituto Maria e "Revista Espírita Internacional de Espiritismo (03 de 2003).

 

 

(Texto copiado do site http://www.camilleflammarion.org.br/bio_victor_hugo.htm em 25-02-2015))

Victor Hugo

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo#mediaviewer/File:Victor_Hugo.jpg

Local de nascimento de Victor Hugo, em Besançon, França

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Victor_Hugo_birthplace.jpg

Busto de Victor Hugo por Rodin

Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

Catedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Em O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo faz referências à arquitetura da Catedral.

Vitrais na Catedral Notre Dame, Paris. Foto Ismael Gobbo

Culto na Catedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

O Corcunda de Notre Dame, e Esmeralda, personagens da obra de Victor Hugo, em cena do filme de 1923.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Quasimodo

O grande e belo monumento em estilo neoclássico do Panteão,  em Paris, França.  No  local estão sepultadas

dezenas de personalidades famosas como: Fénelon, Victor Hugo, Braille, Voltaire. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Fazer a diferença

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

O turista andava pela praia quando viu um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia, trazidas pela maré, e as jogava de volta ao oceano.

            Curioso, perguntou-lhe a razão de sua iniciativa.

            – O sol está muito quente. Se ficarem na areia morrerão.    O turista admirou-se.

            – Meu jovem, existem vários quilômetros de praia nesta região e milhares de estrelas-do-mar espalhadas na areia. Você joga umas poucas de volta ao oceano, mas a maioria vai perecer. Que diferença faz?

            O moço pegou mais uma, atirou-a e respondeu:

            – Para essa eu fiz a diferença.

            Naquela noite, o turista revirou-se no leito, sem conseguir conciliar o sono, impressionado com a iniciativa do jovem.

            Na manhã seguinte juntou-se a ele.

E jogavam os indefesos animais de volta ao oceano.

            Em algum tempo, imitando o seu exemplo, ao longo das praias, dezenas de pessoas faziam a diferença para milhares de estrelas-do-mar que retiravam das areias escaldantes.

 

                                                           ***

            A história ilustra bem a condição de pessoas situadas abaixo da linha da pobreza, que Victor Hugo chamava miseráveis e hoje, eufemisticamente, denominamos excluídos.

Vivem marginalizadas pela doença, a subnutrição, a velhice, a ignorância, o desemprego, os problemas de comportamento…

            Os dados são controversos.

Afirmam os pessimistas que no Brasil somam perto de trinta milhões.

Os otimistas defendem que não passam de quinze milhões.

            Num ponto estão de acordo – são milhões!

            Muitos vivem na periferia da cidade em que moramos, sustentando um dos mais lamentáveis contrastes da vida social:

De um lado a população ativa, integrada na comunidade, com recursos para prover a própria subsistência, desfrutando de relativo conforto.

 De outro, gente que passa privações angustiantes, que sofre limitações variadas, que não tem acesso aos recursos elementares – alimentação, saúde, educação, moradia, emprego…

Ao olhar desavisado, parecerá inútil socorrer este ou aquele, fazer algo em benefício de alguns.

– Que diferença faz se há tantos?

Mas para aquele que atendemos, aquele que ajudamos, incutindo-lhe fé na Humanidade e esperança no futuro, nossa iniciativa fará enorme diferença.

 

                                               ***

Nesse particular há algo que devemos ponderar.

            Ainda que nos pareça possível conviver sem dramas de consciência com as misérias alheias, elas repercutem em nossa vida, causando-nos sérios embaraços.

            E não me refiro a problemas como a violência, que se derrama sobre os centros urbanos, conforme cresce a miséria na periferia.

            Trata-se de algo decisivo em relação à nossa vida.

Ensina velho aforismo que quando pisamos uma flor afetamos uma estrela.

É uma imagem poética que exprime a misteriosa comunhão existente entre todos os seres da criação.

Influenciamos e somos influenciados.

Dentro de alguns séculos ou muitos milênios – depende de nós – o Evangelho deixará de ser uma utopia celeste para converter-se em realização terrestre.

Então, antropólogos empenhados em estudar o homem de nosso tempo ficarão estarrecidos com a omissão da sociedade diante desses problemas.

E perguntarão:

– Será que não sabiam? Não tinham consciência de que jamais haveria paz na Terra enquanto a legítima fraternidade não estabelecesse a comunhão entre todos os homens, a fim de que bens e males compartilhados espontaneamente tornassem suaves as dores e completas as alegrias?

 

                                               ***

            Aqueles que buscam essa comunhão desfrutam de inefável bem-estar. É que mãos servindo funcionam por abençoadas antenas, colocando-nos em sintonia com as fontes da vida para a captação das bênçãos de Deus.

            Se com o exercício da caridade fazemos a diferença para aqueles a quem ajudamos, salvando-os da exclusão, eles também fazem a diferença para nós, salvando-nos das angústias existenciais que caracterizam os que se fecham voluntariamente nesse sarcófago que se chama egoísmo.

Imagem de “Cosette”, por Émile Bayard, da edição original de “Lês Misérables (1862)”, de Victor Hugo.

Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_Hugo#mediaviewer/File:Ebcosette.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]