Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 05 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/05-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/04-03-2015.htm

03-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/03-03-2015.htm

02-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/02-03-2015.htm

28-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/28-02-2015.htm

27-02-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/FEVEREIRO/27-02-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVIII,  3- 5

Muitos os chamados, poucos os escolhidos

 

 

A porta estreita

 

     3. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que por ela entram. Quão pequena é a porta da vida! quão apertado o caminho que a ela conduz! e quão poucos a encontram! (Mateus, 7:13 e 14.)

     4. Tendo-lhe alguém feito esta pergunta: “Senhor, serão poucos os que se salvam?” — Respondeu-lhes Ele: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois vos asseguro que muitos procurarão transpô-la e não o poderão.” — E quando o pai de família houver entrado e fechado a porta, e vós, de fora, começardes a bater, dizendo: “Senhor, abre-nos.” — Ele vos responderá: “Não sei donde sois.” — Pôr-vos-eis a dizer: “Comemos e bebemos na tua presença e nos instruíste nas nossas praças públicas.” — Ele vos responderá: “Não sei donde sois; afastai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade.” Então, haverá prantos e ranger de dentes, quando virdes que Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas estão no Reino de Deus e que vós outros sois dele expelidos. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Setentrião e do Meio-Dia, que participarão do festim no Reino de Deus. Então, os que forem últimos serão os primeiros e os que forem primeiros serão os últimos. (Lucas, 13:23 a 30.)

     5. Larga é a porta da perdição, porque são numerosas as paixões más e porque o maior número envereda pelo caminho do mal. É estreita a da salvação, porque a grandes esforços sobre si mesmo é obrigado o homem que a queira transpor, para vencer suas más tendências, coisa a que poucos se resignam. É o complemento da máxima: “Muitos são os chamados e

poucos os escolhidos.”

     Tal o estado da humanidade terrena, porque, sendo a Terra mundo de expiação, nela predomina o mal. Quando se achar transformada, a estrada do bem será a mais frequentada. Aquelas palavras devem, pois, entender-se em sentido relativo, e não em sentido absoluto. Se houvesse de ser esse o estado normal da Humanidade, teria Deus condenado à perdição a imensa maioria das suas criaturas, suposição inadmissível, desde que se reconheça que Deus é todo justiça e bondade.

     Todavia, de que delitos esta Humanidade se houvera feito culpada para merecer tão triste sorte, no presente e no futuro, se toda ela se achasse degredada na Terra e se a alma não tivesse tido outras existências? Por que tantos entraves postos diante de seus passos? Por que essa porta tão estreita que só a muito poucos é dado transpor, se a sorte da alma é determinada para sempre, logo após a morte? Assim é que, com a unicidade da existência, o homem está sempre em contradição consigo mesmo e com a Justiça de Deus. Com a anterioridade da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga; faz-se luz sobre os pontos mais obscuros da fé; o presente e o futuro tornam-se solidários com o passado, e só então se pode compreender toda a profundeza, toda a verdade e toda a sabedoria das máximas do Cristo.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Porta de  Damasco. Jerusalém, Israel. Foto Ismel Gobbo

 

 

Será que isso é um Centro Espírita humilde?

 

 

Roosevelt A. Tiago

www.roosevelt.net.br

 

            Na oportunidade de viajar na lida das palestras, conhecemos inúmeros Centros Espíritas e mesmo respeitando as particularidades de cada um é difícil não reparar em algumas situações.

            A principal finalidade de um Centro Espírita é a divulgação da mensagem dos Espíritos, que promove o crescimento moral e espiritual dos seus trabalhadores e frequentadores.

Porém, definições equivocadas conduzem a entendimentos distorcidos, levando a práticas e comportamentos destituídos de bom senso.

Visitando algumas Casas Espíritas, vemos a sua situação física pautada por visível abandono, com paredes sujas, caixas empilhadas, livros desorganizados e em mal estado, banheiros cujas portas não fecham, cadeiras quebradas e até copos para água trincados...

Tudo isso passaria sem problema nenhum, se não fosse a justificativa dos Dirigentes dessas Casas, eles dizem que o Centro é HUMILDE... 

 

Relembramos que dificuldades são naturais, mas o que falta não é dinheiro, mas cuidados básicos, afinal, se afirmamos que o Centro Espírita é casa de Jesus, deve receber nosso cuidado em respeito e atenção proporcionais a essa importância.

Neste caso, nada existe com relação a humildade, pois podemos encontrar Centros Espíritas bem estruturados fisicamente e humildes e outros pequenos e deixados ao desleixo.

Humildade é situação da alma, quando o assunto é a materialidade, podemos perfeitamente encontrar Casas Espíritas pobres materialmente e profundamente cuidadas, com simplicidade, mas zelo. Pois a simplicidade, bem compreendida, faz com que não exista a necessidade de mais nada.

Segundo os grandes dicionaristas, humildade é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.

Quando o Centro Espírita encontra-se em condições precárias de higiene e cuidados, na verdade isso é sinal de abandono mesmo.

Alguns chegam a dizer que os Centros Espíritas não precisam de nada, porque Jesus não tinha nada... O que não é verdade, Jesus tinha o necessário, e hoje as necessidades são outras.

Pela grande finalidade que as Instituições Espíritas possuem, merece a atenção dos seus Dirigentes, Trabalhadores e mesmo dos frequentadores, que se beneficiam e ficam com o dever moral de garantir sua manutenção e constante melhora.

Aprendemos em O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo Cristo Consolador, no item 8: “Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõem. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação”.

Nos atentemos a expressão: “dever cumprido”, pois ela deve basilar a reflexão dos Dirigentes com relação as Casas Espíritas, e não se pode ter esta sensação, enquanto ainda existe muito a fazer.

Desta forma, as dificuldades físicas ou necessidades materiais apenas pedem mais trabalho e dedicação, afinal, disposição e empenho são sinais de humildade.

 

Devemos ter humildade para entender que humildade é outra coisa...

 

A juventude de Jesus. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Youth_of_Jesus_(Jeunesse_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Grupo Espírita Allan Kardec recebe Juselma M. Coelho

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Agenda do Conferencista Espírita Divaldo Pereira Franco

Março/2015

 

· 05/03/2015
Viagem a Miami

· 6, 7 E 8/03/2015
Miami

· 10/03/2015
Londrina 

· 11/03/2015
Maringá 

· 12/03/2015
Ponta Grossa

· 13 a 15/03/2015
XVII Conferência Estadual Espírita do Paraná (Pinhais, PR)

· 22/03/2015
Viagem aos EUA

· 23/03/2015
San Francisco

· 24/03/2015
Los Angeles

· 25/03/2015
San Diego

· 26/03/2015
Los Angeles

· 28/03/2015
Boston

· 29/03/2015
New York (USA)

(Do site Mansão do Caminho)

 

 

 

Programação do Centro Espírita “Discípulos de Jesus”

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

3ª. Noite dos Cantores

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Dr. ENÉAS S. CORREA [[email protected]])

 

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - nova sede

Niterói, RJ

 

 

Imagem inline 1

 

Prezado(a),
Em breve o Núcleo Espírita Chico Xavier transferirá suas atividades para a nova sede no Jardim Imbuhy, em Piratininga, Niterói (RJ).
Aguarde maiores informações...

 

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua Antônio Augusto da Paz (antiga 17), nº 60 (provisório)

Praia de Piratininga - Niterói | RJ

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Oficina Ler. Contar. Brincar., dia 29/3, na zona sul de

São Paulo, SP

 

A USE DISTRITAL JABAQUARA CONVIDA PARA OFICINA:

LER. CONTAR. BRINCAR

Público Alvo: Educadores da Infância, Evangelizadores, Pais e Jovens.

Data: Dia 29/3/2015 - das 8h30 às 12h45 - na Fraternidade Espírita Auta de Souza

Endereço: Rua Loefgreen, 1428 - duas quadras atrás do Shopping Santa Cruz

Inscrições: Maurício Ribeiro - [email protected]

Contribuição R$10,00 na entrada - inscrição até 27/3 ou término das vagas

Realização: Depto. de Infância e Mocidade da USE Distrital Jabaquara


 

 

(Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

 

Programação de atividades da

APES- Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Paris, França

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Reunião na APRES- Associação Parisiense de Estudos Espíritas, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

11º. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo

São Paulo, SP

Olá,

 

Em 29 e 30 de agosto de 2015 (sábado e domingo), será realizado em São Paulo-SP, na sede da USE, o 11º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO com o Tema central: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação” .

 

Já está no ar a  chamada de trabalhos.

 

Solicitamos sua colaboração nesta divulgação e reserve a data para participar deste importante evento doutrinário.

 

Abraços,

 

Pedro Nakano

​Lihpe e Ccdpe-Ecm

www.lihpe.net

 

www.ccdpe.org.br

 

(Informação em email de Pedro Nakano repassado por Jorge Rezala e site)

 

 

Mês Espírita 2015

Limeira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Esmeralda Tura Citriniti [[email protected]])

 

 

Estudo da Mediunidade na SELUZ

Barbacena, MG

 

Começa amanhã, dia 05/03, quinta-feira, às 19:30 horas, na SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz), mais uma turma no EEM (Estudo e educação da mediunidade). Fica o convite e, se possível, a divulgação para seus amigos.

SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro do Campo - Barbacena / MG

Atenciosamente,

Adriano Barroso

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

8º. Encontro Nacional dos amigos de

Jesus Cristo com Chico Xavier e sua obra Espírita Cristã. Santos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Jhon Harley Marques [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Seminário com Roosevelt A. Tiago

Piracicaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Wilson Garcia

São Paulo e Santos, SP

 

Wilson Garcia

 

Amigos, peço que divulguem esta série de palestras de Wilson Garcia, que está lançando o seu novo livro "Os espíritos falam. Você ouve?"

Wilson Garcia é reconhecido jornalista e

​escritor 

espírita. Mora atualmente em Recife e vem para São Paulo especialmente para divulgar a sua nova obra. Neste trabalho, discute a comunicação espírita do ponto de vista do conhecimento acadêmico sobre comunicação

 

​O livro foi desenvolvido no CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (cpdocespirita.com.br).

 

​Agradecido.

 

​Mauro Spinola

Presidente do CPDoc

11 99510-7205

 

Lançamento_Livro1.jpg

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Mauro Spinola [GU] [[email protected]])

 

 

Palestra musicada com Célia Tomboly no

25º. Mês da Família Espírita de Taubaté, SP

 

 

Descrição: "3a. PALESTRA DO 25o. MÊS DA FAMÍLIA ESPÍRITA DE TAUBATÉ"

 

(Informação recebida em emails da Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=29e004ca-0afe-4542-bc51-ef2f059ce038&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

Noite Tropical. Realização do Lar Beneficente Celina

Votuporanga, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley Marques [[email protected]])

 

 

Capelania Espírita: a ajuda no momento de dor

Piracicaba, SP

 

 

Curso realizado pela AME-Piracicaba reúne mais de 100 pessoas

Giovana Campos

            A AME-Piracicaba (SP) promoveu no último dia 28 de fevereiro o Curso de Informação e Capacitação para Voluntários, com o objetivo de aumentar o número de participantes do Projeto de Capelania Espírita do Hospital Unimed.

Este trabalho surgiu da inspiração de amigos espirituais, decorrente da necessidade de atendimento fraterno aos internados no hospital Unimed de Piracicaba. Esta necessidade se faz pela impossibilidade dos pacientes manterem sua rotina de participação em seus templos religiosos de convicção, respeitando amplamente todos os credos, bem como atendes aqueles que estão afastados de sua ligação com Deus.

A Capelania hospitalar é a prestação de um serviço religioso, garantida por lei, em dispositivo previsto na Constituição Brasileira, oferecida a pacientes internados em hospitais da rede pública e/ou privada, bem como a seus familiares. Na Capelania Hospitalar Espírita são utilizados os ensinamentos aprendidos na doutrina espírita.

A capelania Espírita em Piracicaba teve iniciativa da Associação Médico-Espírta local em 2010, no próprio hospital da Unimed. Este atendimento engloba o consolo espiritual, com a leitura de trechos de obras edificantes, passe magnético e fluidificação da água com visitas aos enfermos e seus familiares em enfermarias e unidades de tratamento intensivo.

O curso de informação e capacitação mostrou aos interessados o objetivo da Capelania Espírita, qual a postura do grupo perante o momento de dor, interação com a equipe hospital, além da abordagem ao paciente e procedimentos gerais. Foram ministradas as palestras: O que é capelania e qual o significado da Capelania Espírita, com o Dr. Alexandre Anéfalos, presidente da AME-Piracicaba; A importância da espiritualidade e da prece na melhora clínica do paciente, com a Dra. Renée Ferrari; Abordagem sobre aspectos da terminalidade da vida, com a Dra. Aparecida de Fátima Boni; Trabalho científico no atendimento fraterno, com  Élida Carneiro, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e AME-Uberaba; O processo do adoecer e morrer na visão psicológica, com a psicóloga Angélica Valverde e a Padronização da abordagem no atendimento de capelania, com Marilene Bruzantin.

Ao final todos se voluntariaram para a prestação de serviço espírita no hospital, e serão posteriormente encaminhados à entrevistas pela equipe que já realiza a Capelania no Hospital da Unimed.

 

 

 

No campo do espírito

 

 

Emmanuel

 

Afirmas a sincera disposição de buscar a Esfera Superior, entretanto...


Surpreendeste lutas enormes, no próprio lar, onde o mais amados te sonegam entendimento; observaste a queda dos melhores companheiros que te exercitavam na elevação; recebeste a lama da calúnia sobre as mãos limpas; viste amigos queridos dependurarem-te o nome no varal da suspeita; notaste que as tuas mais belas palavras rolaram no gelo da indiferença; recolheste escárnio em troca de amor...

 

Todos esses problemas, no entanto, são desafios da vida a te pedirem trabalho.

 

Seja qual seja a dificuldade, não acuses, nem desanimes.

 

No campo do espírito, a injúria é lodo verbal.

 

Queixa é semente morta.

 

Reclamação é fuga estudada.

 

Censura é ponta de espinho.

 

Melindre é praga destruidora.

 

Irritação é tempo perdido.

 

Ideal inoperante é água parada.

 

Desalento é ramo seco.

 

Ninguém avança sem movimento.

 

Não há evolução, nem resgate, sem ação.

 

Evolução é suor indispensável.

 

Resgate é suor necessário com o pranto da consciência.

 

Nossas dores respondem, assim, pelas falhas que demonstremos ou pelas culpas que contraímos.

 

A Lei estabelece, porém, que as provas e as penas se reduzem, ou se extingam, sempre que o aprendiz do progresso ou o devedor da justiça se consagre às tarefas do bem, aceitando, espontaneamente, o favor de servir e o privilégio de trabalhar.

 

Emmanuel

Do livro “Justiça Divina”

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 

Estátua “O Pensador”, de Auguste Rodin. Praça do Congresso. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Saudade não tem hora

 

 

Quando a barca da relação matrimonial começa a apresentar dificuldades, ameaçando soçobrar, de modo geral, os filhos percebem.

Embora os pais procurem disfarçar, mantendo o rol das discussões longe deles, o clima de desconforto do casal é percebido.

Até mesmo os bebês registram a psicosfera conjugal, que deixou de emitir vibrações de amor e harmonia. E, por não disporem da palavra para se manifestar, principiam a apresentar intranquilidade no sono, choramingos sem causa aparente, podendo evoluir para febres e infecções.

Crianças de pouca idade observam e, ante a saída rápida de um dos cônjuges para o trabalho, perguntam: Você não vai dar um beijo na mamãe?

E, quando não passa de um rápido pousar dos lábios no rosto, insistem: Não desse jeito. Beijo de verdade. Beijo de amor.

Se existem avós ou tios nas proximidades, não raro são surpreendidos com perguntas como: Posso ir na sua casa?  Posso ficar com você?

Isso demonstra a inquietude quanto ao seu futuro. Se pai e mãe se separarem, para onde iremos?

E, na ausência de parentes próximos, os pequenos fazem as mesmas indagações a amigos ou vizinhos, na ânsia de garantirem, emocionalmente, um porto que lhes possa parecer seguro.

Finalmente, quando a relação se desfaz e um dos cônjuges deixa o lar, no balanço das emoções, o item perda irreparável se acentua.

Se adolescentes, as reações são as mais diversas, conforme a intensidade dos laços afetivos e de como interpretam a separação. Alguns se sentem literalmente traídos, outros se sentem abandonados, desprezados.

Dependendo dos motivos da separação, a questão se torna ainda mais nevrálgica.

Natural que se o casal descobre que não mais consegue viver sob o mesmo teto, compartilhando as dificuldades e o afeto, busque uma forma de melhor convivência.

Contudo, saudável que procure alternativas, antes da separação pura e simples. Importante que se indaguem o que os fez se unirem e conversem a respeito da possibilidade de investimento na continuidade do contrato matrimonial.

Não haverá ajustes a serem feitos, que permitirão o amadurecimento da relação e o consequente aparar das arestas?

Finalmente, se o caminho da separação se fizer inevitável, que os filhos não sejam esquecidos. Eles são a parte mais nobre e mais preciosa do inventário, na hora de se decidir quem fica com quem, em que condições.

Que, em nome da mágoa, não se criem empecilhos para o relacionamento com os filhos, que não se criem maiores entraves.

Guarda compartilhada, ajustes definidos de forma consensual ou não, os filhos são as joias que precisam ser preservadas de maiores prejuízos, nesse momento.

Lembramos de uma garotinha de seus três anos que, ante a saída do pai do lar, depressa aprendeu a digitar o número do seu telefone, para dizer: Pai,estou com saudades.

E, quando esse lhe dizia: Está bem, amor. Amanhã passo aí para lhe dar um abraço, ouvia a voz insistente: Pai, eu estou com saudades, agora!

Quem pode comandar a saudade, que é a manifestação do amor que deseja quem ama perto de si?

Pensemos nisso. E, em decisão tão importante, lembremos dos filhos, antes das deliberações da partilha do patrimônio, valores monetários e todos os demais detalhes.

Filhos – tesouro das nossas vidas. Pensemos neles! 

Redação do Momento Espírita.
Em 4.3.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Menina.  Estação ferroviária em Ferdinando Laboriau, região de  Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]