Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 10 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/10-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

09-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/09-03-2015.htm

07-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/07-03-2015.htm

06-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/06-03-2015.htm

05-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/05-03-2015.htm

04-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/04-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XVIII,  16

Muitos os chamados, poucos os escolhidos

 

 

 

 

Pelas suas obras é que se reconhece o cristão

 

     16. “Nem todos os que me dizem: ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no Reino dos Céus, mas somente aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

     Escutai essa palavra do Mestre, todos vós que repelis a Doutrina Espírita como obra do demônio. Abri os ouvidos, que é chegado o momento de ouvir.

     Será bastante trazer a libré do Senhor, para ser-se fiel servidor seu? Bastará dizer: “Sou cristão”, para que alguém seja um seguidor do Cristo? Procurai os verdadeiros cristãos e os reconhecereis pelas suas obras. “Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má pode dar frutos bons.” “Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo.”

     São do Mestre essas palavras. Discípulos do Cristo, compreendei-as bem! Que frutos deve dar a árvore do Cristianismo, árvore possante, cujos ramos frondosos cobrem com sua sombra uma parte do mundo, mas que ainda não abrigam todos os que se hão de grupar em torno dela? Os da árvore da vida são frutos de vida, de esperança e de fé. O Cristianismo, qual o fizeram há muitos séculos, continua a pregar essas virtudes divinas; esforça-se por espalhar seus frutos, mas quão poucos os colhem! A árvore é boa sempre, porém maus são os jardineiros. Entenderam de moldá-la pelas suas ideias; de talhá-la de acordo com as suas necessidades; cortaram-na, diminuíram-na, mutilaram-na; tornados estéreis, seus ramos não dão maus frutos, porque nenhuns mais produzem. O viajor sedento, que se detém sob seus galhos à procura do fruto da esperança, capaz de lhe restabelecer a força e a coragem, somente vê uma ramaria árida, prenunciando tempestade. Em vão pede ele o fruto de vida à árvore da vida; caem-lhe secas as folhas; tanto as remexeu a mão do homem, que as crestou.

     Abri, pois, os ouvidos e os corações, meus bem-amados! Cultivai essa árvore da vida, cujos frutos dão a vida eterna. Aquele que a plantou vos concita a tratá-la com amor, que ainda a vereis dar com abundância seus frutos divinos. Conservai-a tal como o Cristo vo-la entregou: não a mutileis; ela quer estender a sua sombra imensa sobre o Universo: não lhe corteis os galhos. Seus frutos benfazejos caem abundantes para alimentar o viajor faminto que deseja chegar ao termo da jornada; não amontoeis esses frutos, para os armazenar e deixar apodrecer, a fim de que a ninguém sirvam. “Muitos são os chamados e poucos os escolhidos.” É que há açambarcadores do pão da vida, como os há do pão material. Não sejais do número deles; a árvore que dá bons frutos tem que os dar para todos. Ide, pois, procurar os que estão famintos; levai-os para debaixo da fronde da árvore e partilhai com eles do abrigo que ela oferece. “Não se colhem uvas nos espinheiros.” Meus irmãos, afastai-vos dos que vos chamam para vos apresentar as sarças do caminho, segui os que vos conduzem à sombra da árvore da vida.

     O divino Salvador, o justo por excelência, disse, e suas palavras não passarão: “Nem todos os que dizem: ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no Reino dos Céus; entrarão somente os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”

     Que o Senhor de bênçãos vos abençoe; que o Deus de luz vos ilumine; que a árvore da vida vos ofereça abundantemente seus frutos! Crede e orai. – Simeão. (Bordeaux, 1863.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Árvores ladeando a Via Apia, Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Solução natural

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 41. Página 93.

 

Os Espíritos Benfeitores já não sabiam como atender à pobre senhora obsidiada.

Perseguidor e Perseguida estavam mentalmente associados à maneira de polpa e casca no futuro.

Os Amigos Desencarnados tentaram afastar o obsessor, induzindo a jovem senhora a esquecê-lo, mas debalde.

Se tropeçava na rua, a moça pensava nele...

Se alfinetava um dedo em serviço, atribuía-lhe o golpe...

Se o marido estivesse irritado, dizia-se vítima do verdugo invisível...

Se a cabeça doía, acusava-o...

Se uma xícara se espatifasse no trabalho doméstico, imaginava-se atacada por ele...

Se aparecesse leve dificuldade econômica, transformava a prece em crítica ao desencarnado infeliz...

Reconhecendo que a interessada não encontrava libertação por teimosia, os Instrutores Espirituais, ligaram os dois - a doente e o acompanhante invisível - em laços fluídicos mais profundos, até que Ele renasceu Dela mesma, por Filho necessitado de Carinho e de Compaixão.

Os benfeitores descansaram.

O obsessor descansou.

A obsidiada descansou.

O esposo dela descansou.

Transformar Obsessores em Filhos, com a Bênção da Providência Divina, para me haja Paz nos Corações e Equilíbrio nos Lares, muita vez, é a Única Solução.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Flores. Cesaréia, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. FEB homenageia Guillon e “O céu e o inferno”

 

Depois das homenagens já realizadas em São Luís (Maranhão), na Sede em Brasília e na Sede Seccional no Rio de Janeiro, ocorreram mais eventos no sábado, dia 7, em homenagem aos tradutores históricos das obras de Allan Kardec, e agora assinalando o reinício das atividades junto à Sede. Na manhã deste dia houve homenagem a Guillon no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro, espaço de atividade sócioeducacional da FEB em Santo Antonio do Descoberto (Go), com descerramento de sua foto pelas vice-presidentes Maria de Lourdes Pereira de Oliveira e Edna Fabro e pelo presidente da FEB. Este fez uma saudação focalizando fatos principais da vida do homenageado. Houve apresentação musical por Azelma Nogueira e Samuel Magalhães.

Na Sede, às 17h30 houve a inauguração da exposição “Tradutores Históricos” e sobre os 150 anos de O céu e o inferno. Esta obra conta com dois tradutores da FEB: Manuel Quintão e Evandro Noleto Barbosa. Houve apresentação do “Canto Jovem” da FEB. A vice-presidente Edna Fabro coordenou o evento, contando com prece pelo vice-presidente Geraldo Campetti e saudação sobre as efemérides pelo presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Às 18h30, com o auditório da FEB lotado, aconteceu a palestra por Jorge Elarrat (de Rondônia). A mesa foi integrada pela vice-presidente Edna Fabro e pelo presidente da FEB que também fez uma saudação inicial. Informações: www.febnet.org.br

 

FEB-Inauguração Exposição. Palavra presidente e presença vices e diretores FEB

FEB-Inauguração Exposição. “Canto Jovem”.

 

FEB-N.E.G.R.-Descerramento

FEB-N.E.G.R.-Descerramento. Público.

FEB-Palestra Jorge Elarrat, presidente e vice-presidente

FEB. Público presente à palestra.

 

 

Programação do 25º. Mês da Família Espírita de

Taubaté, SP

 

Observar alterações

      

               

CANCELAMENTO PALESTRA DE ANETE GUIMARÃES

  

ANETE GUIMARÃES NÃO PODERÁ VIR  POR MOTIVO DE SAÚDE  E OPORTUNAMENTE MARCAREMOS NOVA DATA, SE DEUS QUISER.

DIA 14/03/2015  - ÀS 20:00 h , SÁBADO
Orador  -  JORGE REIS, QUE FARÁ UMA PALESTRA MUSICADA.

ESPERAMOS A COMPREENSÃO DE TODOS VOCÊS PRESTIGIANDO NOSSO COMPANHEIRO QUE DE BOA VONTADE FARÁ A PALESTRA.

 FICA SUSPENSO  O SEMINÁRIO QUE SERIA FEITO DIA 15/03/2014.

Descrição: CARTAZ MÊS FA´MÍLIA063

 

(Informação recebida em email de Use Taubaté)

 

 

Feparana. Lançamento “Roteiro de Luz – Europa 2013”

Jornada Européia de Divaldo Pereira Franco

 

http://www.feparana.com.br/imagens/rodape_divaldo.jpg

 

Este livro condensa o realizado pelo médium Divaldo Pereira Franco, em sua Jornada Europeia, de 6 de maio a 12 de junho de 2013, em vinte e sete cidades, de dezoito países.

 

A partir dos registros em áudio, realizados por Ênio Medeiros, do Rio Grande do Sul, que acompanhou Divaldo, foram impressas as palestras e seminários realizados durante esses dias. O livro traz, ainda, fotos, cujos créditos são devidos a Délcio Carvalho, também do Rio Grande do Sul.

 

A obra apresentará, a quem o compulse, com olhos de ver, uma ideia da tarefa do missionário da divulgação espírita, do Paulo de Tarso dos nossos dias, tantas e tantas vezes repetida.

 

Surpreende-se, ali, um Divaldo diferente do que nos habituamos a assistir e aplaudir nos auditórios do nosso país, onde comparecem até dez mil pessoas. Sua experiência de trabalhador, que visitou os mais diversos países nos cinco continentes, lhe diz que, em cada localidade, deve adequar a sua fala, para melhor traduzir a mensagem de que é portador.

 

E, como se trata de um semeador, semeando em tempos novos, em terras dantes não alcançadas pela Doutrina Espírita, ele desce a detalhes, aos pontos básicos da Doutrina Espírita, a nuances que, os que nos encontramos vinculados a grupos de estudo nos centros espíritas, estamos sobejamente cientes.

 

Verificaremos o especial cuidado em não ferir entendimentos diversos das pessoas a quem se dirige, o respeito às culturas e às crenças locais, realizando a conquista pelo coração, pelas expressões da gentileza, do amor.

 

Este livro é o resultado de um grande esforço conjunto, ao qual se uniu a Federação Espírita do Paraná, para a preciosa publicação, cujo lançamento se dará ao ensejo da realização da XVII Conferência Estadual Espírita, no Expotrade, em Pinhais, de 13 a 15 de março de 2015.

 

Votos de paz.

 

Comunicação Social Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 13 de março de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema HISTÓRIAS QUE OS ESPÍRITOS CONTARAM II.

Será o lançamento do segundo volume do livro. Irá abordar-se algumas das histórias do autor espiritual Poeta Alegre, que nos apelam à reflexão e à melhoria intima.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

1º. Congresso da Juventude Espírita da Bahia

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de 

 

LEANDRO FREITAS,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 11 de Março, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto
(www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

IX Semana Espírita de

Poços de Caldas, MG

 

(Informação recebida em email de Alianca Municipal Espirita [[email protected]])

 

 

Associação Chico Xavier. Feira do Livro Espírita com palestras

Bauru, SP

 

 

www.associacaochicoxavier.com.br
www.facebook.com/associacaochicoxavier

 

(Informação recebida em email de Fatima Antunes   [email protected]; em nome de; Associação Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Seminário Fidelidade Espírita acontece no dia 14 de março

Piracicaba, SP

 

 

. Como podemos ser fieis à Doutrina Espírita, se nem ao menos a conhecemos?

Esta é a questão central abordada na obra "Fidelidade Espírita", escrita pelo escritor e expositor Roosevelt A. Tiago, que estará presente na União Espirita de Piracicaba no sábado, dia 14 de março a partir das 14 horas para a apresentação de seminário sobre o tema.

Roosevelt é presidente fundador da ACEAK – Associação Cultural Espírita Allan Kardec, com sede em Barra Bonita, onde tem como prioridade, a educação espírita infantil, contando atualmente com 57 crianças. Também é presidente da ADE – Regional de Jaú, uma Organização destinada a divulgação e realização de eventos de interesse social.

Roosevelt Tiago é autor de diversas obras, entre elas: "Acendendo Luzes", "A Busca", "Reflexões para livres pensadores", "Comunicação, a arte de falar e viver melhor", "Se não houver vento...reme!", "Terapia AntiQueixa", "Deus", "Você é o Humor que você Tem" e "Fidelidade Espírita".

Abaixo segue um breve resumo do tema que será abordado (texto retirado do site do autor):

"Fidelidade Espíria é a prática, estudo e divulgação da Doutrina Espírita, tendo sempre como base única o que foi estruturado por Allan Kardec nas obras identificadas como básicas.

O estudo sério do Espiritismo evidencia que essas bases são o resultado do que nos trouxeram os Espíritos superiores e organizados pela mente brilhante de Allan Kardec.

Desta forma, qualquer modernidade que apareça, apenas é Espiritismo se estiver de acordo com o consta nas Obras Básicas, que devem servir de parâmetro para orientar o Espírita comprometido.

A falta de fidelidade a esses preceitos é berço de enganos e práticas ilusórias, transformando a realidade espiritual em dardo agressivo, ferindo o bom senso e a razão.

Sem o estudo sério das Obras Básicas e dos demais materiais edificados por Allan Kardec, nunca entenderemos o Espiritismo e seremos presas fáceis de engodos rotulados de novidades

O maior desafio de uma Casa Espírita é prosseguir sendo Espírita, sugerimos então, que esta obra seja estudada cuidadosamente, afinal, ela traz reflexões sobre variados temas que envolvem as Instituições Espíritas e seus integrantes.

Somente teremos trabalhadores e dirigentes comprometidos, quando eles forem conscientizados sobre a importância da prática Espírita lúcida, fazendo com que os Centros Espíritas reflitam essa realidade.

Lembramos Emmanuel no livro: Religião dos Espíritos - Capítulo Doutrina Espírita, onde ele afirma:

Toda crença é respeitável. No entanto, se buscaste a Doutrina Espírita, não lhes negue fidelidade."

Compareçam. A entrada é gratuita.

Seminário Espírita
Tema: Fidelidade Espírita
Expositor: Roosevelt A. Thiago
Data: 14 de março de 2015
Horário: A partir das 14h00m com intervalo para *cofee-break*

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]];  de Regina Bachega e do site http://www.uniaoespiritadepiracicaba.com.br/noticias/707-seminario-fidelidade-espirita-acontece-no-dia-14-de-marco)

 

 

Seminário no C.E. Casa da Redenção

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Programação de palestras por Deusa Samú

Março/2015

 

 

 

(Informação recebida em email de Beto [[email protected]])

 

 

Galeto da Solidariedade da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

Caros associados e amigos da Casa Lar, boa noite!!!

 

No dia 29 de março a Casa Lar Luz do Caminho estará promovendo o primeiro evento de 2015. Será o Galeto da Solidariedade na sede da Associação dos Servidores do Tesouro do Estado de Santa Catarina, na Servidão do Tucano, 139, Santinho.

Gostaríamos de contar com sua presença, que além de nos honrar, contribuirá para com a manutenção do serviço de acolhimento das crianças atendidas.

Divulgue em sua lista de e-mails e no seu facebook!

No almoço estaremos expondo, para venda, vários tipos de artesanato, como crochê, tricô, panos de prato, trilhos, enfeites, patchwork, trabalhos em madeira ou MDF, bijuterias, ou qualquer outro tipo de trabalho manual.

Por esta razão, solicitamos que, caso você faça ou conheça alguém que faz artesanato e que se disponha a doar alguma peça para ser vendida, entre em contato com a nossa colaboradora Leila Bissoli Nicolau (fone 3233-3342 ou 9113-5580 / e-mail [email protected].

GALETO SOLIDÁRIO DA CASA LAR LUZ DO CAMINHO

Local: Sede da Associação dos Servidores do Tesouro do Estado de SC, na servidão do Tucano, 139, Santinho

Data: 29 de MARÇO de 2015

Cardápio: GALETO e acampamentos

Valor: R$ 30,00

 

Grato!

 

Maurício

9626-5458


(Informação recebida em email de Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

Pizza do NAEJA

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Boletim do SEI – Serviço Espírita de Informações

03/2015

 

Acesse aqui:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=464

 

 

 

Acesse nos links abaixo a versão on line do “Mensageiro Estrela”

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Março de 2015 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do OneDrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

Sua vida religiosa

 

 

Como tem sido sua vida religiosa?

Tem você mantido as aparências graciosas da fé, enquanto alimenta azedumes, invejas, mágoas e rapina no coração, ou tem se esforçado por ser, intimamente, o que Deus espera de você?

Vida religiosa nada tem a ver com as atitudes artificiais ou piegas por muitos adotadas.

Ela se vai concretizando, em verdade, quando passamos a compreender que a religião verdadeira não passa obrigatoriamente pelas aparências de fora, mas sempre será uma realidade vibrante no íntimo dos seres.

Manter contato mais próximo com Deus, com Cristo ou com os prepostos da Luz Divina, pela capacidade de transformar velhas inclinações perturbadoras em novas posturas de trabalho renovador, por dentro e por fora de nós, isso sim é a base para a realização religiosa.

A sua vida religiosa precisa ter o aroma das reais virtudes, que crescem aos poucos, mas que não estão ausentes da vivência dos religiosos verdadeiros.

Nas lutas e renúncias de Gandhi, vemos sua vida religiosa ativa, laboriosa e útil.

Nas pelejas e renúncias de Lincoln, achamos sua vida religiosa corajosa, desafiadora e útil.

Nos esforços e renúncias de madre Teresa, encontramos os sinais inquestionáveis da sua vida religiosa dedicada, transformadora e útil.

Se, na condição de pessoa religiosa, os seus atos não forem enobrecidos e úteis a ninguém, tenha a certeza de que eles são vazios e sem qualquer valor para a vida interior.

Pense e repense acerca da sua vida religiosa.

Transforme-se para o bem o quanto possa.

Desenvolva-se no amor o quanto puder, porque somente assim a sua atuação na esfera religiosa espalhará a luz do Cristo e o fará realmente feliz.

*   *   *

Em O livro dos Espíritos, Allan Kardec faz um questionamento fundamental, no que diz respeito à diversidade de doutrinas e crenças.

Todas as doutrinas têm a pretensão de ser a única expressão da verdade. Como se pode reconhecer a que tem o direito de se posicionar assim?

A resposta dos Espíritos é bela e profunda:

Será aquela que produza mais homens de bem e menos hipócritas, ou seja, pela prática da lei de amor e de caridade em sua maior pureza e sua aplicação mais abrangente.

Por esse sinal reconhecereis que uma doutrina é boa, pois toda doutrina que semear a desunião e estabelecer uma demarcação entre os filhos de Deus só pode ser falsa e nociva.

Notemos dois detalhes: o primeiro, associando a religiosidade à prática, à transformação moral do indivíduo, senão de nada ela lhe serve.

O segundo, deixando claro que não precisamos de uma que se sobreponha às demais. Basta que ela conduza ao bem, que ligue os homens ao Criador, e ela terá cumprido sua função primordial.

Não há mais porque escolher uma entre várias, ou tentar dizer que esta é melhor do que aquela, senão voltaremos a cair nos problemas que geramos, ao longo dos tempos, segregando pessoas por crença, cor, raça.

Cada doutrina atende a um tipo de necessidade, a um tipo de alma, num determinado estágio evolutivo, e sempre terá seu valor, desde que mantenha seu compromisso com o amor e a caridade.

Não há apenas um caminho. O amor e o bem têm diversas vias, podem estar pintados de cores diferentes, mas sempre serão o amor e o bem.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 12, 
do livro 
Para uso diário, de Raul Teixeira, pelo Espírito Joanes,
ed. Fráter e no item 842,
 de O livro dos Espíritos,
 de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 9.3.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Árvore florida na via de acesso a Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Amorosamente plenos

 

Adelvair David

Jales, SP

 

Asseverou o Senhor Jesus: “eu vim para que tenhais vida, mas vida plenamente”.

Viver não é apenas respirar ou desenvolver funções neste mundo, que na verdade é uma cópia imperfeita do mundo espiritual, de onde todos procedemos.

Viver plenamente é buscar o único objetivo da vida, o amor em toda a sua plenitude, em todos os seus desdobramentos. A imperfeição ainda expõe o homem a uma série de comportamentos inadequados, especialmente em relação ao seu semelhante, trazendo-lhe muitos prejuízos, entre eles a dor, traço característico da sua preferência pela matéria.

Vencer-se é mais difícil do que vencer os outros, e esta é a grande obra que o homem deverá realizar por si mesmo. Em cada existência adquire experiência, sentimentos novos de nobreza, grandeza, bondade, diminuindo o seu ímpeto em fazer o mal e aumentando cada vez mais o desejo de fazer os outros felizes. Lutar contra os maus pendores, reformar a natureza íntima, melhorar-se procurando corrigir os defeitos é a finalidade da vida de todos os seres encarnados neste orbe.

Chegará um dia, como ensina o espírito Joanna de Angelis, que o homem tomará horror ao mal e só fará o bem. Será incapaz de fazer qualquer coisa que possa prejudicar o seu semelhante ou ser indiferente aos problemas humanos de qualquer ordem. Desejará fazer o bem em toda a sua grandeza, repartirá sem pesar o que tem, ouvirá com carinho a fala dorida dos aflitos, dará até mesmo o supérfluo aos seus velhos pais em profunda gratidão e respeito, enfim, se transformará em mãos hábeis para Deus nas necessidades da humanidade, como fizerem os homens bons que serviram até a exaustão das forças.

A corrida empreendida apenas para se amontoar mais recursos financeiros, a busca incessante para tentar apagar os traços do tempo no corpo, o desejo de se dar bem em tudo em detrimento dos interesses dos outros, anotam nas páginas do existir do homem que este não compreende bem qual é a sua verdadeira natureza, fazendo-o viver focado no que é perecível, esquecendo-se do que realmente tem valor, a “vida”. Sem o tempero dosado no comportamento emocional, de tratar os outros como gostaria de ser tratado, de usar sem abusar dos bens que lhe foram confiados neste mundo, de procurar erradicar o egoísmo e o orgulho, de visualizar o mundo com olhos mais atentos para ver onde pode ser útil, o homem estará dormindo embalado pelas ilusões que as suas paixões lhe propõem, deixando de viver.

VIDA PLENA É A VIDA AMOROSA.

 

 

Jesus curando o paralítico de Cafarnaum. Gravura de  Bernhard Rode

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rode_1.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]