Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 11 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/11-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/10-03-2015.htm

09-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/09-03-2015.htm

07-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/07-03-2015.htm

06-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/06-03-2015.htm

05-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/05-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIX,  1-5

A fé transporta montanhas

 

 

 

Poder da fé

 

     1. Quando Ele veio ao encontro do povo, um homem se lhe aproximou e, lançando-se de joelhos a seus pés, disse: “Senhor, tem piedade do meu filho, que é lunático e sofre muito, pois cai muitas vezes no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não o puderam curar.” — Jesus respondeu, dizendo: “Ó raça incrédula e depravada, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui esse menino.” — E tendo Jesus ameaçado o demônio, este saiu do menino, que no mesmo instante ficou são. Os discípulos vieram então ter com Jesus em particular e lhe perguntaram: “Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio?” — Respondeu-lhes Jesus: “Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: ‘Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível.’” (Mateus, 17:14 a 20.)

     2. No sentido próprio, é certo que a confiança nas suas próprias forças torna o homem capaz de executar coisas materiais, que não consegue fazer quem duvida de si. Aqui, porém, unicamente no sentido moral se devem entender essas palavras. As montanhas que a fé desloca são as dificuldades, as resistências, a má vontade, em suma, com que se depara da parte dos homens, ainda quando se trate das melhores coisas. Os preconceitos da rotina, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo e as paixões orgulhosas são outras tantas montanhas que barram o caminho a quem trabalha pelo progresso da Humanidade. A fé robusta dá a perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, que nas grandes. Da fé vacilante resultam a incerteza e a hesitação de que se aproveitam os adversários que se têm de combater; essa fé não procura os meios de vencer, porque não acredita que possa vencer.

     3. Noutra acepção, entende-se como fé a confiança que se tem na realização de uma coisa, a certeza de atingir determinado fim. Ela dá uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com absoluta segurança. Num como noutro caso, pode ela dar lugar a que se executem grandes coisas.

     A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. A fé vacilante sente a sua própria fraqueza; quando a estimula o interesse, torna-se furibunda e julga suprir, com a violência, a força que lhe falece. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo.

     4. Cumpre não confundir a fé com a presunção. A verdadeira fé se conjuga à humildade; aquele que a possui deposita mais confiança em Deus do que em si próprio, por saber que, simples instrumento da vontade divina, nada pode sem Deus. Por essa razão é que os bons Espíritos lhe vêm em auxílio. A presunção é menos fé do que orgulho, e o orgulho é sempre castigado, cedo ou tarde, pela decepção e pelos malogros que lhe são infligidos.

     5. O poder da fé se demonstra, de modo direto e especial, na ação magnética; por seu intermédio, o homem atua sobre o fluido, agente universal, modifica-lhe as qualidades e lhe dá uma impulsão por assim dizer irresistível. Daí decorre que aquele que a um grande poder fluídico normal junta ardente fé, pode, só pela força da sua vontade dirigida para o bem, operar esses singulares fenômenos de cura e outros, tidos antigamente por prodígios, mas que não passam de efeito de uma lei natural.Tal o motivo por que Jesus disse a seus apóstolos: se não o curastes, foi porque não tínheis fé.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

A cura do cego de nascimento. Óleo sobre tela por Nicolas Colombel.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Miracles_of_Jesus#mediaviewer/File:Nicolas_Colombel_-_Christ_Healing_the_Blind.jpg

 

 

Santa simplicidade!

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

O condenado foi conduzido ao local onde arderia em chamas, uma das mais cruéis formas de execução adotadas pelos tribunais inquisitoriais, na Idade Média. Nas proximidades, observou, admirado, a iniciativa de uma senhora. Recolhia gravetos secos e os juntava à lenha que seria usada, a fim de facilitar a combustão.

Não se contendo, exclamou:

Ó santa simplicidade!

Essa observação é atribuída a João Huss (1369-1415), célebre teólogo e sacerdote tcheco, precursor da Reforma Protestante, injustamente condenado à fogueira por atrever-se a contestar determinados dogmas, claramente incompatíveis com a mensagem evangélica. Admirável a sua coragem. Enfrentou com serenidade as chamas, não se furtando ao comentário espirituoso.

Diga-se de passagem: deram-lhe uma última oportunidade para salvar-se da fogueira, renegando suas ideias, ao que redarguiu:

– Deus sabe que nunca ensinei ou preguei o que me tem sido atribuído por falsas testemunhas. Tenho desejado apenas uma coisa – a conversão dos homens. Nesta verdade do Evangelho, que tenho transmitido, quero alegremente morrer.

E deixou-se queimar, entoando cânticos de louvor a Jesus.

Postura típica dos grandes missionários. Convictos das ideias que defendem, situam-se acima das limitações de seu tempo e enfrentam o establishment sem temores ou dúvidas, dispostos ao sacrifício da própria vida, a fim de manter fidelidade aos seus princípios.

 Como ocorreu com o próprio Cristo, o martírio desses heróis dispara reações em cadeia que culminam com avanços significativos em favor do progresso humano.

O aspecto curioso para o qual chamo sua atenção, amigo leitor, é a iniciativa daquela mulher. Julgava, em santa simplicidade, como destaca o mártir, cumprir piedoso dever. Literalmente, pôs-se a jogar lenha na fogueira, com a placidez de quem colhe flores num jardim.

Essa expressão define uma iniciativa frequente das pessoas, envolvendo palavras e atitudes que tendem a agravar situações complicadas. Há uma diferença significativa: Raramente têm a marca da inocência. Exprimem pura maldade, em expressões assim:

·         Tem razão em desconfiar de seu marido. Eu o vi conversando com uma loira, em atitude suspeita!

·         Sua antipatia por aquele indivíduo é justificável. Noutro dia falou mal de você!

·         Fez bem em afastar-se daquelas pessoas. São expoentes da hipocrisia!

·         Só você mesmo, para tolerar as impertinências desse seu amigo. É um neurótico!

·         Suas informações sobre nosso chefe são fichinha… Sei muito mais!

·         Se fosse comigo procurava a polícia. Botaria na cadeia esse mau-caráter que o prejudicou!

·         Não faça acordo nenhum. Cobre seus direitos, tintim por tintim!

Jesus exalta como bem-aventurados os pacificadores, em O Sermão da Montanha. Informa que serão chamados Filhos de Deus.

            Todos somos frutos do amor divino, mas, para que nos habilitemos à condição de herdeiros dos patrimônios celestes, é fundamental que nos disponhamos a trabalhar com o Criador pela pacificação dos homens.      

            Se fizermos o contrário, não teremos nem mesmo o benefício da “simplicidade” para justificar nossas ações. Em dois mil anos de Cristianismo, estamos todos perfeitamente conscientes de que não devemos jogar lenha ou, mais modernamente, gasolina, na fogueira das dissensões humanas.

 

A queima de Jan Huss no Concílio de Constança

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Hussite_Wars#mediaviewer/File:Burning_of_jan_hus_at_the_stake_at_council_of_constance.jpg

 

 

12ª. Jornada Espírita de

Silvânia, GO

 

Caros companheiros,

 

Estamos promovendo a 12ª Jornada Espírita de Silvânia, que acontece de 26 a 29 de março, na Fraternidade Espírita Allan Kardec, rua José Delfino, 51, Centro, Silvânia(GO).

Serão quatro noites de palestras tendo como tema central "A família à luz do evangelho".

Além das palestras voltadas ao público em geral, o evento tem uma programação especial, dois seminários, direcionados a trabalhadores do movimento espírita e a jovens.

Convidamos os companheiros a participarem conosco e pedimos o apoio na divulgação do evento em suas casas, entre amigos, redes sociais. 

Segue anexo, material promocional.

--

Fraternalmente,

Edmar Cotrim

Coordenação da 12ª Jornada Espírita

 

http://youtu.be/GIIBOGyTLxs

 

 

(Informação recebida em emails de espiritismo silvania [mailto:[email protected]] e de Prof Almir [[email protected]])

 

Palestra com Marco Milani na

Sociedade de Estudos Espíritas 3 de outubro. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Marco Milani)

 

 

Seminário: O Centro Espírita como espaço de convivência

Florianópolis, SC

 

 

 

Helder Boska, Vice-Presidente de Assistência Social da Federação Espírita Catarinense - FEC, estará conosco no próximo sábado para um diálogo a respeito da implantação do "Espaço de Convivência" em nossas Casas Espíritas.

 

Com base na metodologia do "Espaço de Convivência, Criatividade e Educação para o Trabalho -ECCET" de Mário da Costa Barbosa, Helder foi um dos autores do livro "Conviver para Amar e Servir", lançado pela FEB em 2014, e que vem sendo amplamente discutido e debatido pelo movimento espírita brasileiro em fóruns, seminários e rodas de conversa.

 

Convidamos você e todos os trabalhadores de sua instituição, e muito especialmente aqueles vinculados à assistência social, para participar deste encontro fraterno e conhecer um pouco mais sobre o "Espaço de Convivência".

 

Visite: www.ure1.com.br 

 

(Informação recebida em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison Faccin [[email protected]])

 

 

Seminário no CEIFA – C.E. Irmão Francisco de Assis

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

LELA- Palestra com Manolo Quesada

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

28/03/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "AMIZADE E COMPREENSÃO"

PALESTRANTE: "MANOLO QUESADA"

MUSICAL: GRUPO VOCAL "CLAREAR"

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Centro Espírita Zilda Gama amplia atividades

São Paulo, SP

 

Bom dia amigos,

 

Lembramos a todos que a partir de hoje o CE Zilda Gama também terá reuniões públicas (palestra, passe, atendimento fraterno) às terças feiras às 20h.

 

Palestra de hoje: Tudo é possível aquele que cre

Expositor: Paulo Bonfim (Seara do Mestre)

 

Esperamos vocês lá!

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

´

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

8º. Encontro Nacional dos amigos de Jesus Cristo com

Chico Xavier e sua obra Espírita Cristã. Santos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto e de [email protected])

 

 

Seminário no C.E. Casa de Redenção Joanna de Angelis

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno [[email protected]])

 

 

Inscrição ao Mednesp 2015

Goiânia, GO

Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

SEOB pesquisa material para resgate de sua história

São Carlos, SP

 

Foto Início SEOB

 

SEOB: Você possui alguma foto ou documento antigo sobre a Associação Espírita Obreiros do Bem?

 

Prezados(as) amigos(as): A SEOB inicia uma campanha para resgatar e conservar as histórias, memórias e trajetórias desta Casa Espírita de São Carlos.

Caso você tenha ou conheça alguém que possua alguma foto antiga ou qualquer outro tipo de documento que possa contar e contribuir com uma parte deste histórico, pedimos encarecidamente que compartilhe conosco!

 

Os materiais poderão ser encaminhados:

a) para a secretaria da SEOB

b) ou respondendo diretamente este email, poderemos combinar  a melhor forma de termos uma cópia (física ou digital) do mesmo.

 

Estamos ansiosos por sua resposta!!

Abraços fraternos,

 

SEOB

Associação Espírita Obreiros do Bem

 

(Informação recebida em email de Karina Granado (Gmail) [[email protected]])

 

 

3º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

 

    Caros amigos,

 

              A Federação Espírita do Distrito Federal realiza sempre eventos gratuitos no DF (o último foi o “Você e a Paz”, com Divaldo Franco, em parceria com a FEB), mas, a cada 3 anos, faz também um congresso em locais públicos de grande circulação, voltado inclusive para quem NÃO é espírita.

 

          Neste ano, nos dias 17, 18 e 19 de abril, junto a várias casas e coordenações espíritas, realizará o 3º Congresso Espírita do DF no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de renomados expositores e diversas atividades!

 

          O tema escolhido foi “EVANGELHO, FRATERNIDADE E PAZ”, ressaltando a Paz interior, Paz em Família, a Paz e a Fraternidade em toda a sociedade!

 

          Quantos casos de crimes, violências, sofrimentos, obsessões, alcoolismo e uso de outras drogas, conflitos conjugais, separações, depressões e enfermidades psiquiátricas, mediunidade torturada, abortos, suicídios, perdas de pessoas amadas, etc., não poderiam ser evitados ou aliviados com um mínimo de conhecimento da Doutrina Espírita! Daí porque é tão importante realizarmos eventos também fora das casas espíritas para o público leigo!

 

Expositores confirmados: 

 

 

1. Alberto Almeida, escritor, médico e psicoterapeuta, com formação em Psicologia Transpessoal, Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Dinâmica dos Grupos, Terapia Familiar e Dinâmica Energética do Psiquismo;

 

2. Haroldo Dutra Dias, estudioso do grego, da cultura e línguas do povo judeu à época de Jesus e também das obras de Emmanuel. Haroldo traduziu o Novo Testamento para o português e é coordenador do NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho na Federação Espírita Brasileira.

 

3. Simão Pedro de Lima, dedicado estudioso da obra de Kardec, de Chico Xavier e do Evangelho, mestre em educação e especialista em história moderna, colabora eventualmente com o NEPE-FEB;

 

4. Wagner Paixão, expositor, escritor e médium, profundo conhecedor da vida e da obra de Francisco Cândido Xavier e do Evangelho, que também integra o NEPE;

 

5. Neuza Zaponni: escritora, facilitadora de cursos e palestrante com larga experiência em psicologia, educação e atendimento espiritual. Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e ex-professora da University of Texas (UTEP). Possui múltiplas formações em terapêutica transpessoal.

 

6. Saulo César: expositor dedicado ao estudo das obras espíritas e do Evangelho, membro da equipe do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB e da FEDF e coordenador do projeto "O Evangelho por Emmanuel";

 

         *  Presença do escritor e médium José Raul Teixeira;

 

 

O evento terá ainda:

 

·       Variadas apresentações artísticas;

 

·       Coral com mais de 100 vozes;

 

·       Lançamentos de livros e autógrafos;

 

·       Grande oferta de livros, DVDs e CDs; etc.

 

 

Vantagens de antecipar sua inscrição:

 

ü Você garante sua vaga; Evita filas;

 

ü Tem desconto de R$ 20,00 (o valor promocional deve terminar dia 15 de março);

 

ü Dispõe de várias opções para pagamento (há previsão de restrições);

 

ü Ajuda a FEDF a distribuir mais cortesias para quem não pode pagar (a FEDF sempre distribui um percentual das inscrições para as pessoas carentes);

 

ü Não sabe se vai estar em Brasília? Caso não possa participar, você pode repassar o seu crachá para outra pessoa. Ou pode doar sua vaga para pessoas carentes e terá auxiliado a realização e divulgação do evento!

 

ü Garante a inscrição de suas crianças e jovens no sábado e domingo com programação e preços especiais: R$ 20,00 para crianças de 7 a 12 anos e R$ 40,00 para jovens de 13 a 21 anos de idade, já incluído um almoço e lanches para eles! (Mas, atenção: como as vagas são limitadas, elas foram reservadas somente para os primeiros pais ou responsáveis a se inscreverem, observadas as vagas disponíveis);

 

ü Pode retirar seu crachá e pasta uma semana antes do evento na Comunhão Espírita de Brasília; 

 

ü Recebe, na hora, um CD de MP3 contendo 12 palestras e algumas músicas como brinde! OBS: Quanto antes, mais opções entre os 11 diferentes títulos de MP3 disponíveis (oferta válida somente para os primeiros inscritos nos pontos de venda e enquanto durar o estoque);

 

ü E mais: auxilia a FEDF a obter recursos para ampliar de imediato a divulgação nos grandes meios de comunicação! Ela precisa atingir, sobretudo, o público leigo, para que também conheça e se beneficie do consolo e esclarecimentos que a Doutrina Espírita nos oferece!

 

 

Faça agora mesmo a sua inscrição on line!

 

         O Congresso de 2012 foi um sucesso! Auditório lotado, excelentes apresentações, muitas emoções, grande confraternização e uma ampla divulgação nas redes de TV e mídia, graças a você, que comprou antecipadamente seu ingresso!

 

          Lembrando: o 3º Congresso Espírita do DF será nos dias 17 de abril (sexta à noite), 18 (sábado pela manhã e tarde) e 19, domingo (pela manhã) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

 

          Conheça também o blog e a página no Facebook do Congresso.

 

 

           Procure os pontos de venda nas casas conveniadas e escolha entre as diversas opções de pagamento ou faça sua inscrição agora “on line” no site da Federação Espírita do DF: www.fedf.org.br

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Lançamento: Tributo a Chico Xavier

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

Teatro:  Peça espírita: “Paulo de Tarso”

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Resenha de Estudos Espíritas

Acesse nos links abaixo

 

 

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_de_estudos_espiritas_09

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-de-estudos-espiritas-09

(Informações recebidas em email de Estudando Espiritismo [[email protected]])

 

 

Os discípulos do túmulo vazio

(Copiado do site Feparana)

 

Napoleão Bonaparte morreu na ilha de Santa Helena, em maio de 1821. Era seu desejo ser enterrado às margens do rio Sena, em Paris.

Assim, seus restos foram transladados em 1840 e se encontram na Cúpula de Os inválidos, na capital francesa, sendo um dos monumentos mais visitados.

O túmulo é absurdamente grande.  O caixão é feito de pórfiro importado da Rússia. Nas paredes da cripta estão esculpidos os seus feitos, as conquistas, as construções ordenadas por ele, como o Arco do Triunfo.

Por sua vez, o túmulo do profeta Maomé se encontra na Mesquita do Profeta, na cidade de Medina, na Arábia Saudita.

De acordo com a tradição islâmica, o túmulo em si não é embelezado ou decorado. Mas está marcado por uma cúpula verde de madeira, construída pelos turcos otomanos e isolado por uma malha de ouro e cortinas pretas.

Trata-se de um local histórico, visitado por peregrinos muçulmanos.

Na Índia, o Taj Mahal, considerado o maior templo ao amor de todos os tempos, atrai turistas do mundo inteiro. Ali se encontra o corpo de Mumtaz Mahal, que se casou, aos dezenove anos, com o príncipe, que se tornou imperador.

Era uma mulher de lendária beleza e virtude. A bondade do seu coração a fazia intervir a favor dos menos afortunados.

Seu casamento foi marcado pelo profundo amor que nutriam um pelo outro, jamais diminuído pelo passar do tempo ou depois do nascimento dos seus quatorze filhos. Foi a companheira constante do amado marido, acompanhando-o em todas as viagens pelo grande império.

Em Paris, o cemitério Père Lachaise congrega túmulos de pessoas famosas, alguns se sobressaindo pela arquitetura, grandeza, originalidade, atraindo turistas das várias partes do mundo.

Pessoas famosas. Túmulos grandiosos. Peregrinações. Visitas turísticas.

*   *   *

Recordamos de um carpinteiro, que teve como primeiros visitantes pastores que guardavam seus rebanhos no campo. Ele viveu entre os homens um pouco mais de três décadas.

Ao morrer, foi-lhe emprestado um túmulo jamais utilizado, e Seu corpo foi ali depositado, às pressas, considerando-se a proximidade do sábado judaico.

Guardas armados foram colocados na abertura, que foi lacrada com selos oficiais.

Na manhã do terceiro dia, a pedra que fechava a entrada foi removida, por estranha força, uma grande luz se fez e nada, além do lençol, no qual fora envolvido o corpo, foi encontrado no local.

Ele foi visto, pleno de luz e vida, por viajantes a caminho de Emaús, pelos apóstolos reunidos no cenáculo, por uma mulher no jardim do sepulcro.

Depois de quarenta dias convivendo com os que elegera para Seu colegiado apostólico, amigos e discípulos, desapareceu de suas vistas, parecendo desfazer-se em luz.

Jamais alguém lhe encontrou o corpo físico, cujo fim se ignora.

Senhor da Imortalidade, Ele somente deixou um túmulo vazio. Nem ossos, nem cinzas.

Aquele que ensinara que o Pai deve ser adorado em Espírito e Verdade, nos legou um túmulo vazio. Nada físico para ser venerado.

Tudo para dizer, uma vez mais, de que a vida verdadeira é a do Espírito, Imortal e perene.

Redação do Momento Espírita.
Em 10.3.2015.

 

 

Sarcófago de Napoleão I em Dôme des Invalides. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Homenagem

Zilda Gama

(11-03-1878 / 10-01-1969)

 

 

Zilda Gama foi uma das mais celebradas médiuns do Brasil.

 

Nasceu em 11 de março de 1878, em Três Ilhas, Município de Juiz de Fora - MG, e desencarnou em 10 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro - RJ.

 

Zilda Gama viveu quase 91 anos, tornando-se paradigma para todos os que encaram a mediunidade como sacerdócio lídimo e autêntico.

 

Incontestavelmente, os grandes medianeiros que têm servido de ponte entre os mundos material e espiritual, no trabalho meritório de descortinar novos horizontes para a conturbada humanidade terrena, foram  missionários, podendo-se mesmo afiançar que na constelação dos médiuns que brilharam na Terra, prodigalizando aos homens novos conhecimentos e preparando o terreno para a implantação da verdade, Zilda Gama brilhou de modo fulgurante, cabendo-lhe uma posição das mais proeminentes.

 

Ainda jovem, com apenas 24 anos, ficou órfã dos pais, tendo que assumir a direção da casa, cuidando de cinco irmãos menores e posteriormente de outros cinco sobrinhos órfãos.

 

Foi professora e diretora de escola, sendo agraciada em concursos promovidos pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.

 

Em 1931, quando no Brasil houve intenso movimento em prol dos direitos femininos, Zilda Gama foi autora da tese sobre o voto feminino, no Congresso. Essa tese foi aprovada oficialmente.

 

Escreveu contos e poesias para vários jornais, destacando-se o "Jornal do Brasil", a "Gazeta de Notícias" e a "Revista da Semana", todos da antiga capital federal.

 

Ainda jovem, Zilda Gama começou a perceber a presença dos Espíritos. Recebeu mediunicamente mensagens de seu pai e de sua irmã, já desencarnados, que a aconselhavam e a consolavam nos momentos de provações difíceis pelos quais estava passando.

 

Em 1912 recebeu interessante mensagem assinada por Allan Kardec. Após essa manifestação, o Codificador  propiciou-lhe outros ensinamentos, os quais foram impressos no livro "Diário dos Invisíveis", publicado em 1929.

 

Em 1916 os Benfeitores informaram-lhe que passaria a psicografar uma novela, fato que a deixou bastante perplexa. O Espírito Victor Hugo passou, então a escrever por seu intermédio. Dentro de pouco tempo, a primeira obra "Na Sombra e na Luz" estava completa. Posteriormente, sob a tutela do mesmo Espírito, vieram os livros "Do Calvário ao Infinito", "Redenção", "Dor Suprema" e "Almas Crucificadas", todas publicadas pela FEB.

 

Os livros mediúnicos de Zilda Gama fizeram época na literatura espírita, além de terem o mérito de suavizar muitas dores e estancar muitas lágrimas. Foi a pioneira, no Brasil, a receber tão vasta literatura do mundo espiritual.

 

Outras publicações foram produzidas pela sua mediunidade: "Solar de Apolo", "Na Seara Bendita", "Na Cruzada do Mestre" e "Elegias Douradas".

 

Didata por excelência, organizou os seguintes livros: "O Livro das Crianças", "Os Garotinhos", "O Manual das Professoras" e "O Pensamento".

 

Não obstante as grandes lutas morais que teve que sustentar, Zilda Gama se constituiu na orientadora de muitas criaturas.

 

Em 1959, após sofrer derrame cerebral, viveu numa cadeira de rodas, assistida pelo sobrinho Mário Ângelo de Pinho, que lhe fazia companhia.

 

Zilda Gama, alma de escol, dedicou toda sua longa existência ao propósito de difundir no Brasil a Consoladora  Doutrina dos Espíritos.

 

Fonte: Livro Personagens do Espiritismo, de Antônio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy - Edições FEESP

 

 

(Copiado do site Feparana)

Zilda Gama psicografou mensagens assinadas pelo espírito Allan Kardec

Fotos de Do Calvário ao Infinito - Zilda Gama São Paulo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]