Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 12 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/12-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/11-03-2015.htm

10-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/10-03-2015.htm

09-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/09-03-2015.htm

07-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/07-03-2015.htm

06-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/06-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIX,   6-7

A fé transporta montanhas

 

 

 

A fé religiosa. Condição da fé inabalável

 

     6. Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão. Levada ao excesso, produz o fanatismo. Assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.

     7. Diz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida, a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários. Falamos das verdades espirituais básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe ao encontro e, se a buscarem sinceramente, não deixarão de achá-la. Tende, pois, como certo que os que dizem: “Nada de melhor desejamos do que crer, mas não o podemos”, apenas de lábios o dizem e não do íntimo, porquanto, ao dizerem isso, tapam os ouvidos. As provas, no entanto, chovem-lhes ao derredor; por que fogem de observá-las? Da parte de uns, há descaso; da de outros, o temor de serem forçados a mudar de hábitos; da parte da maioria, há o orgulho, negando-se a reconhecer a existência de uma força superior, porque teria de curvar-se diante dela.

     Em certas pessoas, a fé parece de algum modo inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade de assimilar as verdades espirituais é sinal evidente de anterior progresso. Em outras pessoas, ao contrário, elas dificilmente penetram, sinal não menos evidente de naturezas retardatárias. As primeiras já creram e compreenderam; trazem, ao renascerem, a intuição do que souberam: estão com a educação feita; as segundas tudo têm de aprender: estão com a educação por fazer. Ela, entretanto, se fará e, se não ficar concluída nesta existência, ficará em outra.

     A resistência do incrédulo, devemos convir, muitas vezes provém menos dele do que da maneira por que lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é deste século,18 tanto assim que precisamente o dogma da fé cega é que produz hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé que se levanta o incrédulo, e dela é que se pode, com verdade, dizer que não se prescreve. Não admitindo provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida. A fé raciocinada, por se apoiar nos

fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.

     A esse resultado conduz o Espiritismo, pelo que triunfa da incredulidade, sempre que não encontra oposição sistemática e interessada.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Alegoria da fé. Obra de Luis Salvador Carmona. (1752 ou 1753). Calcáreo.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_Fe_(L.S._Carmona,_MRABASF_E-108)_01.jpg

 

 

Na relação a dois

 

 

 

 

Enquanto muitos apregoam o fim das relações familiares e observa-se um deperecimento do afeto em tantos casais, encontra-se, em contrapartida, exemplos que tocam fundo a alma.

Contou-nos uma senhora que há alguns meses, em exames de rotina, foi-lhe constatado um início de diabetes.

O exame estava ali, mostrando a alta taxa de glicose. Sua primeira reação foi vestir-se de tristeza.

Pensou que bem podia diminuir ou até eliminar os farináceos, os tubérculos, o arroz. Mas, os doces... Como poderia ficar sem eles?

Ela já tivera problemas outros de saúde, anteriormente, bastante sérios e à conta de se recuperar, impusera-se um rigoroso ritmo de vida.

Abdicara de tantas coisas, pensava. Mas agora, teria que se privar também dos doces. Doces que ela adorava fazer e saborear.

Com que prazer criava novas receitas e oferecia pratos deliciosos à família e amigos.

Contou ao marido e ficou entabulando consigo mesma como poderia iniciar a nova dieta. E quando o faria. Naturalmente, o médico a iria melhor orientar, dizer-lhe exatamente como proceder doravante.

O retorno ao equilíbrio orgânico exigia que a decisão fosse imediata. Entretanto, ela aguardou alguns dias.

Dias que passaram lentos, morosos. Finalmente, decidiu refazer todos os exames. Outro médico. Outro laboratório. Nova coleta de material.

Dias depois, o marido foi apanhar os resultados no laboratório. Retornou ao lar e mal estacionou o carro, entrou em casa, chamando as filhas, a esposa, todos.

Na mão direita, um envelope que sacudia sem parar. Ante o suspense que se fez, ele abriu o envelope e disse, eufórico:

Este exame diz que você, meu bem, está com a dosagem glicêmica absolutamente normal. Deve ter ocorrido um engano anteriormente. Não importa.

O que importa mesmo é que você poderá continuar a comer doces. E nós vamos comemorar. Porque agora posso voltar a ficar feliz, sabendo que você não precisará se submeter a mais essa dieta, privando-se de algo que você gosta tanto.

E abraçou a esposa, as filhas, entre a emoção e inusitada alegria.

*   *   *

Isto se chama amor. Alguém que se importa tanto com o outro, que se alegra quando descobre que aquele não necessitará de mais um sacrifício para prosseguir a viver.

Alegra-se com a alegria dele. Entristece-se com a sua problemática.

Benditos os casais que assim levam a vida, mesmo após os anos de convivência se contarem às dezenas e os olhos não guardarem o mesmo brilho dos tempos da juventude.

Casais que compartilham tudo: o amor, a dor, a alegria, o desconforto. Que se apoiam mutuamente, nos dias de invernia.

*   *   *

Enquanto segue a dois, lembre-se de usar a ternura, vez ou outra.

Lembre ao cônjuge que o amor ainda prossegue a fazer vibrar o seu coração.

Encontre palavras de carinho para enfeitar o dia de quem caminha, na vida, ao seu lado.

Recorde enfim, que a relação conjugal é uma oportunidade de progresso e redenção e que não foi o acaso que os reuniu. E não se canse de utilizar a frase sempre aguardada dos lábios de quem ama:Amo você!

Redação do Momento Espírita, a partir de fato ocorrido com o 
casal Lannes Boljevac Csucsuly e Abigair Ivone Csucsuly.
Em 11.3.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Parque Prado. Montevidéu, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Franco - 5ª Conferência Espírita em Miami

Flórida, EUA

 

 

Divaldo Franco na Flórida

A Federação Espírita da Flórida promoveu nos dias 7 e 8 de Março a sua 5ª Conferência Espírita. O tema foi: A Arte da Cura na Visão Espírita. O evento aconteceu no Koven Conference Center da Universidade Internacional da Flórida, em Miami, com a participação de Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Haroldo Dutra Dias, Suzana Simões e Daniel Assisi. Quinhentas e cinquenta pessoas estiveram presentes.

Raul Teixeira participou como convidado especial, lançando neste grande evento, pela primeira vez, o livro "Todos Precisam de Paz na Alma", primeiro livro lançado desde que teve seu AVC há três anos, quando viajava do Rio de Janeiro para Nova York. O lançamento de sua obra foi um sucesso, vendendo todos os exemplares. Este evento anual tem crescido a tal ponto que sete estados estiveram presentes, assim como Jorge Berrio da Federação Espírita da Colômbia, acompanhado de seus conterrâneos Ricardo Lequerica e Diana Burgos. Companheiros do movimento Espírita do Canadá também estiveram presentes.

 

  Texto e fotos recebidos de Andreia Marshall Netto

   Abraços, Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Divaldo Franco no Paraná - 1º Movimento Você e a Paz

Londrina, PR

 

10 de março de 2015

 

Após uma exitosa atividade em Miami, nos Estados Unidos da América, nos dias 6, 7 e 8 de março, quando no dia 6 falou para espíritas representantes de dez estados americanos e nos dias subsequentes participou, juntamente com Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Suzana Simões, Daniel Assisi e Raul Teixeira, da 5ª Conferência da Federação Espírita da Flórida, Divaldo Franco viajou diretamente para Londrina/PR, chegando na madrugado do dia 10, para atender seus compromissos em terras paranaenses no período de 10 a 15 de março. A 5ª Conferência teve um público de quinhentos e cinquenta pessoas, lotando o Koven Conference Center da Universidade Internacional da Flórida – Campus North, Miami.

Em Londrina, na Praça Tomi Nakagawa, o Paulo de Tarso da atualidade, Divaldo Pereira Franco participou da 1ª edição do Movimento Você e a Paz, organizado pela 16ª União Regional Espírita da Federação Espírita do Paraná. Sempre bem humorado, atencioso e solícito atendeu órgãos de imprensa de Londrina e região às 16h00min e logo em seguida, às 19h00min, já estava dialogando com o público durante a sessão de autógrafos. Aguardando o momento aprazado para a abertura, o público foi brindado com belas apresentações musicais, promovidas pelo Monge Budista Genyu Katata, pelo Coral Espírita Nosso Lar e por Nando Cordel.

Estavam presentes no palco os seguintes representantes: da Seicho No Ie, Sebastião Calmizini; do Templo Budista Hompoji – Budismo Primordial HBS, Monge Hakuze Ferreira; do Templo Budista Honpa Hongandi de Londrina, Monge Genyu Katata; do  Movimento Ecumênico de Londrina, Reverendo Ricardo José de Souza; dos Muçulmanos, o Supervisor dos assuntos Islâmicos no Brasil, Sheik Ahmad Saleh Mahari; da Federação Espírita do Paraná, Luiz Henrique da Silva, Presidente, e Danilo Arruda da Luz, 2º Vice-Presidente, acompanhados de dois Conselheiros, um de Londrina e outro de Maringá; das Religiões de Matriz Africana em Londrina, Dejair Dionísio; dos Católicos, Padre Irio; da Fé Baha’i, Vera Benassi; e o convidado especial, médium e humanista Divaldo Pereira Franco.

Após a execução e o canto do Hino Nacional, Rogério Dias, Secretário de Gestão Pública, representando o Prefeito Municipal, solidarizou-se com a iniciativa, destacando a importância da cultura da paz. Fábio Testa, Presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, discorreu sobre a paz no lar, parabenizando a realização do evento. Os representantes dos diversos segmentos presentes destacaram a importância da construção da paz na intimidade dos indivíduos, no seio da sociedade, aprimorando a paz no lar.

Homenageando importantes segmentos que atuam em prol da Humanidade, foram agraciados com o Troféu Você e a Paz, as seguintes instituições: Associação Nós Poder Rosa; Sociedade Espírita de Promoção Social; Centro Social Coração de Maria; a RPC – Rede Paranaense de Comunicação; ONG Viver; Lar Infantil Marília Barbosa; ONG Londrina Pazeando; o Núcleo Espírita Irmã Scheila; a Casa da Sopa Fraterna Benedita Fernandes; Casa do Bom Menino; Lar Anália Franco; e o Instituto Atsushi e Kimiko Yoshi.

O humanista Divaldo Pereira Franco, Arauto do Evangelho e da Paz, apresentando os números que retratam a belicosidade humana, frisou que apesar de o homem ter alcançado elevado nível de conhecimento científico, ainda não logrou a conquista íntima, causando todo tipo de violência urbana, retratada pelas incidências diárias, agravando a atual situação em que o homem estagia, perdido de si mesmo e de Deus.

Apresentando as propostas elencadas pela UNESCO no ano 2000, que são: 1. Respeitar a vida; 2. Não reagir à violência; 3. Ser tolerante; 4. Dialogar, ouvir para compreender; 5. Respeitar o Planeta; e 6. Redescobrir a solidariedade, Divaldo convidou para que cada um seja um pouco melhor. Melhor pai, melhor mãe, melhor filho, melhor cidadão. Seja aquele que cultiva a paz, leve-a dentro do coração, tenha a paz da consciência tranquila, destacou.

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Palestra no 25º. Mês da Família Espírita de

Taubaté, SP

Descrição: "5a. PALESTRA DO 25o. MÊS DA FAMÍLIA ESPÍRITA DE TAUBATÉ"

(Informação recebida em email da Use Taubaté)

 

 

Palestra no C.E. Dr. Mariano Dias

Penápolis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

Nova sede: Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

 



 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua Antônio Augusto da Paz (antiga 17), nº 60

Praia de Piratininga - Niterói | RJ

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informações recebidas em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Jornal Espírita e informações do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

Estimados irmãos,

 

Segue anexo o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA – Edição nº 102 – março/2015.

Pedimos que encaminhem o Jornal para seus amigos e familiares.

Se puder, nos indique e-mail’s para o recebimento do nosso Jornal Espírita de Uberaba.

Você pode ler o Jornal nos sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba.

 

Segue também anexo o cartaz da Reunião Lítero Musical Doutrinária da UMEU do mês de março.

Pedimos ainda que nos ajudem na divulgação.

 

Luiz Carlos de Souza

Telefone: (34) 9969-7191

E-mail: [email protected]

Sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e Jornal Espírita de Uberaba II

 

 

********************

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para

Infância e Juventude. Amsterdam, Holanda

 

Convite - Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para Infância e Juventude, dias 21 e 22 de março

 

Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para Infância e Juventude

21 & 22 de Março 2015 Amsterdam

 

 Queridos companheiros de ideal espírita,

 

Finalmente é chegado o momento e a oportunidade de melhor nos prepararmos para receber e educar as crianças e adolescentes tanto nos nossos grupos espíritas como nos nossos lares.

 

A necessidade se faz cada fez mais urgente e necessária de capacitar nossos "pequenos" para fazer escolhas responsáveis e conscientes baseadas no exemplo de nosso maior Educador - Jesus. Portanto, o objetivo da educação infantojuvenil não é de ensinar religião, e sim sobre valores, liberdade de pensar, amor.

 

Para melhor entender a nossa responsabilidade e a importância da educação infantojuvenil, convido-os a assistir a palestra do Haroldo Dutra no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=B_n_7Su8d4E

 

Convencidos? Querem obter ferramentas para serem melhores educadores ou se reciclarem? Então venham participar conosco.

 

No dia 21 de março na parte da manhã, a palestra inicial sobre Cérebro e inteligência: Como Aprendemos? será aberta ao público e com tradução para o holandês. 

Portanto podem trazer os familiares e amigos. 

 

Para maiores informações e inscrições ver folder em anexo e/ou visite o site do NRSP.

 

www.nrsp.nl

 

Contamos com vocês no curso e na divulgação.

 

Abraços fraternos e até o nosso evento,

 

NRSP

  

(Informação recebida em email de Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 

Informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=7c5b232e-dc02-49bd-821c-61b3ef5d1842&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Palestra lítero-musical com Ery Lopes & João Lúcius no

C.E. Cairbar Schutel. Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

Importante: Mobilização contra a epidemia de dengue

Marília, SP

 

Amigos,

 

Tendo em vista a relevância, repassamos o convite abaixo:

 

O CREMESP ( Conselho Regional de Medicina do Estado de SP) regional de Marília, convida todos os representantes da sociedade civil, para uma reunião quinta , dia 12,  às 10:30 horas, na Associação Paulista de Medicina.

 

Será uma reunião técnica, sobre a  epidemia de dengue em Marília.

 

Todos os representantes de instituições religiosas foram convidados e gostaríamos  que os dirigentes e representantes das casas espíritas participassem .

 

É dever de todos a mobilização contra essa epidemia.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

Mosquito Aedes aegypti transmite a dengue. Imagem internet

 

 

Comitê Betinho: Água para o Sertão

 

 

(Informação recebida em email de Comitê Betinho [[email protected]])

 

 

Hospital Espírita de Marília: Yakisoba Beneficente

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Perante o mundo

 

 

Emmanuel​

 

 

“Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.” – Jesus.

(João, 14:1.)

 

“A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas São os Mundos que circulam no espaço infinito e oferecem aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos”

(ESE, Cap. 3, 2.)

 
Clamas que não encontraste a felicidade no mundo, quando o mundo, - bendita universidade do espírito, dilapidada, por inúmeras gerações, te inclui entre aqueles de quem espera cooperação para construir a própria felicidade.


Quando atingiste o diminuto porto do berço, com a fadiga da ave que tomba inerme, depois de haver planado longo tempo, sobre mares enormes, conquanto chorasses argamassavas com teus vagidos, a alegria. E a esperança dos pais que te acolhiam, entusiasmados e jubilosos, para seres em casa o esteio da segurança.


Alcançaste o verde refúgio da meninice embora mostrasses a inconsciência afável da infância, foste para os mestres que te afagaram na escola a promessa viva de luz e realização que lhes emblemava o porvir.


Chegaste ao róseo distrito da juventude e apesar da inexperiência em que se te esfloravam todos os sonhos, os dirigentes de serviço, na pro fissão que abraçaste, contavam contigo para dignificar o trabalho e clarear os caminhos.


Constituíste o lar próprio e, não obstante tateasses os domínios da responsabilidade, em meio de flores e aspirações, espíritos, afeiçoados e amigos te aguardavam generoso concurso para se corporificarem, na condição de teus filhos, através da reencarnação.


Penetraste os círculos da fé renovadora que te honra os anseios de perfeição espiritual e se bem que externasses imediata necessidade de esclarecimento e socorro, companheiros de ideal saudaram-te a presença, na certeza de teu apoio ao levantamento das iniciativas mais nobres.


Casa que habitas, campo que lavras, plano que arquitetas e obras que edificas solicitam-te paz e trabalho. Amigos que te ouvem rogam-te bom ânimo.


Doentes que te buscam suspiram por melhoras.


Criaturas que te rodeiam pedem-te amparo e compreensão para que lhes acrescentes a coragem.


Cousas que te cercam requisitam-te proteção e entendimento para que se lhes aprimore o dom de servir.
Tudo é ansiosa expectativa, ao redor de teus passos.


Não maldigais a Terra que te abençoa.


Afirmas que esperas, em vão, pelo auxílio do mundo... Entretanto é o mundo que espera confiantemente por ti.
 
Emmanuel

Livro da Esperança

​Psicografia de

Francisco Cândido Xavier

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Jefferson Jornalista [[email protected]])

 

Congonhas, MG. Abriga grande acervo de obras de arte de Aleijadinho. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]