Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 05 de outubro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/05-10-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/05-10-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/03-10-2015.htm

02-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/02-10-2015.htm

01-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/01-10-2015.htm

30-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/30-09-2015.htm

29-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/29-09-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

CONTINUA....................

 

..........................................

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Lagartixa. Vila Velha, ES. Foto Ismael Gobbo

Passagem subterranea para pedestres nas proximidades do  Arco do Triunfo. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Alegria de viver

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Eu vivo muito alegre, muito feliz, tenho sempre muita gente em volta de mim, muita gente na minha vida. É disso que eu gosto.

            Essas observações de Chico Xavier, singelas, mas de significado profundo, resumem uma filosofia de vida. Merecem nossa apreciação, em empenho por destrinchar seu conteúdo.

            Eu vivo muito alegre, muito feliz…

            Como definir se uma pessoa está alegre ou triste?

            Pelos olhos, dirá o amável leitor. É verdade. Proclamam os poetas que os olhos são janelas da alma, exprimindo nossos estados de ânimo.

            Olhos tristes – alma sofrendo.

            Olhos risonhos – alma em festa.

            Olhos duros – alma de pedra.

            Olhos ternos – alma sensível.

            Atrevo-me a considerar, contrariando, talvez, o senso comum, que poucos são capazes de identificar a sinalização dos olhos.

            Fica mais fácil se observarmos a moldura – os lábios. Lábios abertos, sorriso franco, falam de alegria, tanto quanto, se apertados, expressão sofrida, sinalizam tristeza.

            Algo curioso: o riso tanto pode emoldurar a alegria da alma, refletida nos olhos, quanto pode converter-se em caminho para ela.

            Para que você não imagine que o calor esquentou-me os miolos, dificultando o exercício da razão, aqui vai um exemplo: se está aborrecido, diante das agruras que lhe surgiram pelo caminho, coloque-se diante do espelho e sorria para si mesmo, riso aberto, dentes à mostra, ainda que contrariando uma vocação para a amargura.

            Grande parte da tristeza que o oprime se dissolverá, como num passe de mágica, principalmente se for capaz de rir não para si, mas rir de si, considerando quão ridícula é a carranca que emoldura nossas contrariedades. 

            Como todo Espírito superior, Chico sempre ressaltou suas alegrias e amenizou suas tristezas, sorrindo, falando de coisas engraçadas, cultivando bom ânimo.

            Quanto à felicidade, é elementar que se trata de um estado de espírito positivo, o clima interior de quem gosta de viver.

            Família pobre, dificuldades financeiras, doenças, limitações físicas, tudo isso Chico experimentou. Poderia, como costuma acontecer, adotar uma postura negativa, proclamando-se negligenciado por Deus. Isso jamais aconteceu, porque, como todo Espírito superior, ele sabia separar a adversidade da felicidade.

            A adversidade configura, geralmente, uma imposição da existência, neste planeta de provas e expiações onde não há inocentes. Todos temos contas a saldar, envolvendo comprometimentos do passado.

            Enfrentam adversidades mesmo Espíritos quitados com a Lei que por aqui transitam para ensinar, não para aprender; para doar, não para resgatar; para semear flores, não para colher espinhos.

            Situam-se como o nadador que fatalmente se molhará ao mergulhar no rio para resgatar alguém que não sabe nadar.

            Já a felicidade, não está subordinada aos aspectos exteriores da existência. Vincula-se às conquistas da Alma. É possível ser feliz, apesar do sofrimento, tanto quanto há gente infeliz, mesmo quando a Vida atende às suas solicitações. Muito mais do que causa de infelicidade, o sofrimento pode ser a sua consequência. Julgar-se infeliz por sofrer costuma exacerbar os ais existenciais.

                                                           ***

            Para completar, Chico informa porque é feliz:

            Tenho sempre muita gente em volta de mim, muita gente na minha vida. É disso que eu gosto.

            Não basta sorrir para nós ou de nós, se cultivamos a solidão. Ela é porta aberta para a infelicidade, porquanto somos seres eminentemente sociais, criados para a convivência social.

            Mas também não basta ter gente por perto. Há pessoas profundamente solitárias em meio à multidão.

            Para nos integrarmos é preciso nos comuniquemos. E a melhor forma de comunicação é o sorriso a iluminar a Alma, quando nos vinculamos ao esforço da fraternidade, à prática do Bem.

            Nisso Chico era campeão. Por isso era feliz.

 

 

Francisco Cândido Xavier com seu irmão André Luiz. Foto do arquivo de Geraldo Leão.

 

Richard Simonetti completará 80 anos aos 10 de outubro de 2015.

 

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco no

8º. Congresso Espírita do Rio Grande do Sul. Gramado, RS

 

 

 

02 de outubro de 2015 - Abertura

 

Abertura do 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul no Centro de Eventos Serra Park.

A Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a Regência do Maestro Bernardo Grings, executou lindas sinfonias que encantaram o público, que interagindo, acompanhava com palmas, participando ativamente desse momento de enlevo.

Estando a mesa diretiva do Congresso composta pelo Presidente da Federação Espírita Brasileira – FEB -, Jorge Godinho Barreto Neri; pela Presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS - Maria Elisabeth da Silva Barbieri, e sua Diretoria Executiva; pela Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, representando o Prefeito Nestor Tissot; por diversas lideranças espíritas municipais, estaduais e nacional; e naturalmente pelo orador Divaldo Pereira Franco, médium espírita e conferencista de Salvador/BA, teve início, oficialmente, o 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul no Centro de Eventos Serra Park, ao entardecer do dia 02 de outubro de 2015.

A Presidente da FERGS, acolhendo o público, saudou-o, informando que estavam no Congresso que ora se iniciava, inscritos residentes nos vinte e sete Estados Brasileiros; e representantes do Uruguai, da Argentina e de Cuba. O tema central do Congresso é: O Amanhecer de uma Nova Era: Colhendo Esperanças e Consolações. Divaldo Franco, o Embaixador da Paz e da Bondade, proferiu a conferencia de abertura historiando fatos ocorridos e seus personagens no período que antecedeu a vinda do Cristo à Terra.

Esse período foi de preparação, que sob o império de Caio Júlio César Otavio – o Otaviano -, primou pelo desejo de governar com ética, com moral, envidando esforços por construir a paz no Império.  Naquele período a Terra estava estabelecendo uma trégua com os grandes conquistadores. Preparava-se, portanto, o nascimento de Jesus. Logo a história segue seu curso com as ações de Herodes, O Grande, um dos homicidas seriais da época.

Delineado o período, nasceu Jesus em uma noite estrelada de abril em uma singela estrebaria. Jesus teve a coragem estabelecer o exercício do amor como nenhum outro logrou fazer, psicoterapeuta por excelência, suas ações dividiram a história da humanidade, como assevera Ernest Renan, que o classificou como um homem incomparável. As ações de Jesus representavam, então, o início da saída da noite escura em direção ao dia banhado pela luz solar potente.

Na casa de Simão Bar Jonas, a beira do Mar da Galileia, Jesus atraiu uma multidão, como de hábito, ávida por curas e milagres. Dentre os muitos estropiados encontrava-se o paralítico Nathanael Ben Elias. Depois de esforços, foi levado a presença do Mestre Nazareno, que inquirindo sobre o desejo de curar-se, e olhando-o com ternura e compaixão, concedeu-lhe o solicitado. Nathanael, exultante, após esforços, ergueu-se e passou a andar após quase vinte e um anos sem movimentar-se.

Outras inúmeras curas foram realizadas naquela memorável assembleia na casa de Simão Bar Jonas, que entusiasmado pela presença do Meigo Rabi em sua casa e as curas ali operadas, notou que Jesus estava cansado. Interrompeu as atividades e levou o Mestre a sentar-se sobre uma pedra na beira do Mar da Galileia. Simão percebeu a tristeza no semblante do Rabi.  Indagado, responde que chorava de compaixão, de tristeza por alguns dos recém curados, como Nathanael, que a título de fazer o que não podia durante a paralisia, se deixou perder nos prostíbulos. Simão, disse Ele, eu não vim para colocar remendos novos em panos velhos e rotos, nem colocar vinho novo em odres velhos e sujos.

Divaldo, continuando sua narrativa histórica, apresentou a caminhada da humanidade até os dias atuais, demorando-se um pouco mais nas narrativas referentes ao advento da Doutrina Espírita, suas obras e conteúdo.  Destacou que a dor é a gentil escultora da plenitude, é uma bênção. Salientou, como fizera no início de sua conferência, que os dias de hoje são como aqueles que precederam a chegada do Mestre Nazareno. A violência em todos os níveis sociais, intelectuais, desvios de caráter ético-morais, foram as características daquele passado e que ora a humanidade atual experimenta.

Preparando a finalização da conferência, Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, narrou as Bem-aventuranças, fazendo o encerramento com o Poema da Gratidão. O público, tomado por um sentimento de plenificação e enlevo, aplaudiu o conferencista de forma calorosa, de pé, reconhecendo o trabalho esclarecedor, consolador e portador de esperanças.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Divaldo Franco - 8º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul

Gramado, RS

 

 

03-10-2015.

 

Divaldo Franco no Rio Grande do Sul - 8º Congresso Espírita

Gramado – 03 de outubro

Na tarde de 03 de outubro de 2015, Divaldo Franco voltou a expor no 8º Congresso Espírita/RS, que vem se realizando no Centro de Eventos Serra Park. O tema do seminário foi Sexo e Sociedade.

Divaldo Franco, utilizando-se de sua verve característica, citou, à luz de sua própria emoção, a sentença de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, líder da independência da Índia, que asseverava: todo aquele que conseguisse atingir o mais elevado nível de amor seria capaz de neutralizar o ódio de milhões de criaturas humanas.

Divaldo Pereira Franco, empolgante e cativante, abordando o tema em tela, e para demonstrar a importância e a compreensão sobre o assunto, utilizou-se da classificação desenvolvida por Peter Ouspensky, discípulo de Gurdjieff, classificando a humanidade em dois grupos. O primeiro, formado pelas pessoas fisiológicas, em maior número, são as que se encontram no nível de consciência de sono, alimentam-se, dormem e procriam. O segundo, composto pelos indivíduos psicológicos, em menor número, formado pelos que estão com a consciência desperta. São os que, além das três atividades dos primeiros, também amam, são solidárias, caridosos, transcendentes.

Emilio Mira y Lopes, sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo, destacou o orador, afirma que a criatura humana difere dos outros animais, por que possui cinco características: 1. Personalidade; 2. Conhecimento; 3. Identificação; 4. Consciência; e 5. Individuação. Cada uma dessas característica foram desdobradas por Divaldo Franco, ampliando o conhecimento. Utilizando-se de um exemplo, narrou a história de um jovem que tentava vencer-se a si mesmo e os seus fortes apelos sexuais. Essa história está contida no livro Sexo e Consciência, baseado em temas abordados por Divaldo Franco, ao longo de muitos anos. Obra organizada por Luiz Fernando Lopes, proporciona lições e esclarecimentos de grande valor para uma inspiradora aprendizagem.

Apresentando, também, a excelência do Espiritismo, que permite ao homem alcançar patamares mais elevados de consciência desperta, Divaldo Franco destacou que nessa data, 03 de outubro, nascia, no ano de 1804, o ínclito codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec, pseudônimo de Hypolite Léon Denizard Rivail. Na atualidade, o homem, em grande número, encontra-se no período do erotismo, onde busca, com tormentos, o desfrutar das sensações sem nenhuma vinculação com o amor sublime. A falta de consciência na prática do sexo leva milhões de seres humanos aos mais diversos transtornos afetivos. O sexo deixou o departamento genésico para subir à cabeça e tornar-se o condutor de incontáveis existências. Está na hora de voltarmos a praticá-lo saudavelmente, afirmou o inolvidável orador.

É necessário que o ser humano, sublimando a função sexual, direcione-se para a solidariedade, a fraternidade, o doar-se ao seu semelhante. A função do sexo é atividade sublime, geradora de emoções. O sexo deve ser acompanhado de consciência, dignificando-o. É uma bênção que Deus deu ao homem para reconstruir as forças, cabendo a cada um educar as suas funções sexuais. É, igualmente, fonte de intercâmbio de energias.

Finalizando, retomou a frase inicial desse seminário: todo aquele que conseguisse atingir o mais elevado nível de amor seria capaz de neutralizar o ódio de milhões de criaturas humanas. Durante todo o seminário Divaldo se utilizou da técnica do riso, ou risoterapia, levando o público a rir em diversos momentos. O tema, assim, tornou-se mais ameno e de grande proveito, pois que o público, reconhecido, o aplaudiu de pé, freneticamente. Respirava-se no local a paz e a harmonia.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Encontro Fraterno 2.015 com Divaldo Franco-

''O Ser Humano em Busca de Deus'' - Praia do Forte, BA

 

 

 

OBS:Todo produto deste evento destina-se à manutenção das obras sociais da Mansão do Caminho

 

Assunto: Encontro Fraterno 2.015 com Divaldo Franco-''O Ser Humano em Busca de Deus''

"O ser humano em busca de Deus" - Encontro Fraterno 2015 com Divaldo Franco

 

 

Foto de Rdo Neto.

 

 

 

INSCRIÇÕES LIMITADAS!

Não percam essa chance de passar 4 dias em comunhão com o Bem, oportunizando-te crescimento espiritual e bem-estar!

 

O ENCONTRO FRATERNO é um evento anual que enseja grande reflexão e espiritualização.

Além do lazer que o espaço confortante e de grande beleza propicia, o evento conta com apresentações musicais, mesa redonda, perguntas e respostas acerca do espiritismo e visualizações terapêuticas. Ademais, com a presença e conferências alumiadas e enriquecedoras do médium e orador Divaldo Franco, esse encontro se caracteriza como um momento sublime de aprendizado, autorreflexão e contato com o Alto.

** Toda a renda do evento é revertida para a manutenção da obra social Mansão do Caminho.

 

Período: 15 à 18/10/2015

Local: Hotel Iberostar Praia do Forte –BA

 

CUSTO POR PESSOA PODENDO SER PARCELADO EM 6X

- Traslado de ida e volta em ônibus de turismo -Salvador/ Praia do Forte / Salvador;

- 03 diárias por pessoa, acomodada em apto duplo, no Hotel Iberostar Praia do Forte, com serviço de all inclusive para alimentos e bebidas; O hóspede do Iberostar Praia do Forte poderá utilizar toda a infraestrutura de restaurantes, lazer, piscinas, áreas comuns dos dois hotéis do Complexo: Iberostar Bahia e Iberostar Praia do Forte ;

- Camisa e material de apoio ao evento;

- participação em todas as atividades do evento e módulos de trabalho com Divaldo Franco; Além de colaborar com a Mansão do Caminho.

Já o Aéreo é fora a parte (Tam ou Gol) oriento qual dia e horário do voo.

 

Programação 2015 / Encontro Fraterno 2015

 

QUINTA// 15/OUT

// Chegada – 14:00 às 16:00

Credenciamento: entrega de material – Lobby do Hotel Praia do Forte

 // Abertura – 20:00 às 22:00

Abertura do Encontro Fraterno – Boas vindas, avisos, prece, momento musical

1º Módulo: 20h40 às 22h – Estudo do Evangelho

 

SEXTA // 16/OUT

// Manhã – 09h às 12h30

Avisos, prece, momento musical

2º Módulo: 09h30 às 10h30 – O Pensamento Divino e a Criação I

Intervalo – Coffee Break – 10h30 às 11h15

3º Módulo: 11h20 às 12h30 – O Pensamento Divino e a Criação II

// Tarde Livre – 16h às 17h

4º Módulo: O Ser Humano perante si mesmo

// Noite – 20h30 às 22h

Prece, momento musical

5º Módulo: 20h50 às 22h – O Ser Humano perante si mesmo – Mesa redonda

Visualização

 

SÁBADO// 17/OUT

// Manhã – 09h às 12h30

Avisos, prece, momento musical

6º Módulo: 09h30 às 10h30 – O Ser Humano e a Natureza I (O Cântico das Criaturas)

Intervalo – 10h30 às 11h15 – FOTO do grupo / Coffee Break

7º Módulo: 11h20 às 12h30 – O Ser Humano e a Natureza II (O Cântico das Criaturas)

// Tarde – 16h às 17h

8º Módulo: O Ser Humano Perante o Próximo e Deus

// Noite – 20h30 às 22h

Prece, momento musical

9º Módulo: 20h50 às 22h – Deus e a Autoiluminação

 

DOMINGO// 18/OUT

Avisos, prece, momento musical

10º Módulo: 09h30 às 11h – Perguntas e respostas, considerações finais

 

Informações e orientação das inscrições :71-34098320-Setor de Eventos da Mansão do  Caminho

 

 

"Exercita o amor em todos os teus passos. Pensa com amor e fala amorosamente, predispondo-te a agir de forma amável" 
Joanna de Ângelis 

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 3 [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

14ª. Feira do Livro Espírita de

Rio das Ostras, RJ

 


 

Amigos queridos, vocês podem clicar na figura abaixo para visualizar o amoroso video da 14ª FLERO - FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE RIO DAS OSTRAS

 

https://www.youtube.com/watch?t=5&v=ewYq8Lifd2w

 

14ª FLERO - FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE RIO DAS OSTRAS

Tema central: "150 ANOS DO LIVRO O CÉU E O INFERNO – Esperanças e Consolações"

Evento comemorativo aos 150 anos de publicação do livro “O Céu e o Inferno” codificado por Allan Kardec

A FLERO – Feira do Livro Espírita de Rio das Ostras (RJ) já é uma tradição na cidade. O evento está na 14ª edição e neste ano fará uma celebração aos 150 anos de lançamento de “O Céu e o Inferno”, um dos livros codificados por Allan Kardec.

Realizada pelo 44º CEU - Conselho Espírita de Unificação e pelas Casas Espíritas associadas, a FLERO tem como maior objetivo a divulgação da Doutrina Espírita através das obras de Allan Kardec e de autores consagrados pelo Espiritismo.

Realizada em praça pública durante uma semana a feira monta os estandes de forma a facilitar o acesso dos livros espíritas ao público em geral. Aberta de 9h às 18h, culminará com encontros nos últimos três dias, ocasião em que se realizarão palestras, seminários, atividades artísticas e socioeducativas.

Uma das novidades da FLERO este ano é a realização de uma campanha de arrecadação de livros usados, com a finalidade de levar títulos Espíritas às pessoas menos favorecidas. Os livros doados serão disponibilizados por valores simbólicos, que variam de 2 a 5 Reais. Todas as Casas Espíritas da região estão sendo convidadas a aderir à campanha e a resposta tem sido excelente.

Outra novidade é a ampliação da parte artística na programação do evento, com a proposta de incentivar a participação de jovens.

Durante a Feira serão feitos Atendimentos Fraternos aos interessados, nos mesmos padrões oferecidos dentro das Casas Espíritas. Haverá atendimento também nos encontros à noite, durante as palestras e apresentações artísticas.

O CEERJ - Conselho Espírita do Estado do RJ, enviará representantes que participarão diretamente na programação.

As apresentações serão no auditório da Câmara Municipal de Rio das Ostras. A escolha deste local se deve à boa localização, fácil acesso, estacionamento amplo e instalações adequadas – incluindo acessibilidade aos portadores de deficiência física. Haverá disponibilidade de lanches durante os intervalos e exposição de livros, fotos e vídeos no hall de entrada.

Toda estrutura usada no evento é obtida através de doações e toda mão-de-obra é voluntária. Não serão cobrados ingressos.

Com a FLERO as Casas Espíritas de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Barra de São João pretendem intensificar a divulgação do Espiritismo, levando aos visitantes e moradores da região uma mensagem de consolação, esclarecimento, fraternidade, caridade e amor.

Serviço:

Locais da Feira:
12 a 16 de outubro
Praça José Pereira Câmara, Centro de Rio das Ostras, das 9h às 18h;

Praça Feliciano Sodré, centro de Casimiro de Abreu;

Cantinho da Leitura (Próximo ao banco Itaú), centro de Barra de São João.

Encontros:
16 a 18 de outubro
Auditório da Câmara Municipal – Rodovia Amaral Peixoto, sentido Macaé.

Em andamento:
Campanha de arrecadação de livros espíritas usados. Para doar basta entregar na Casa Espírita mais próxima e pedir que encaminhe ao FLERO.

PROGRAMAÇÃO:

16/10, sexta-feira

19:00h – Arte Espírita / Coral Casa Espírita Suave Caminho - Rio das Ostras

20:00h - Palestra de abertura - "O Céu e o Inferno Existem?" - Bruno Lourenço (Magé - RJ)

17/10, sábado

16:00h - Seminário - "A Justiça Divina Segundo o Espiritismo" - Bruno Lourenço

18:30h - Palestra - "O que fazer na Terra para ter um futuro melhor?" - Walter Silva (Grupo Espírita Maria de Nazaré - Rio Bonito

20:00h – Palestra final – “Onde Estão o Céu e o Inferno?” - Darcy Neves Moreira (Coordenadora da Área de Educação Espírita do CEERJ)

18/10, domingo

18:00h - "Mocidadão" (Arte Espírita com as Mocidades das Casas reunidas)

20:00h - Palestra de encerramento - "Esperanças e Consolações Segundo o Espiritismo" – Dr . Humberto Portugal (CEERJ)


REALIZAÇÃO:

44º CEU – Conselho Espírita de Unificação e Casas Espíritas Associadas:

ASEB - AÇÃO SOCIAL ESPÍRITA EURÍPIDES BARSANULFO – Casimiro de Abreu
GECA - GRUPO ESPÍRITA CASIMIRO DE ABREU – Barra de São João
CESC - CASA ESPÍRITA SUAVE CAMINHO – Rio das Ostras
LECLE - LAR ESPÍRITA CRISTÃO A LUZ DO EVANGELHO - Rio das Ostras
GEAF - GRUPO ESPÍRITA AMOR E FRATERNIDADE - Rio das Ostras
CEIJO - CENTRO ESPÍRITA IRMÃO JOSEPH GLEBER - Rio das Ostras
CELE - CASA ESPÍRITA LUZ E ESPERANÇA - Rio das Ostras
UFPT - UNIÃO FRATERNAL PAULO DE TARSO - Rio das Ostras
LAE - LAR DE AMOR E ESPERANÇA - Rio das Ostras
SEJA - SOCIEDADE ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS – Tamoios

AGRADECIMENTOS:

Rádio Estação 104 – Iva Maria
Administração da Câmara Municipal RO
Jornal Correio Espírita – Saulo de Tarso Ferreira
TV Mundo Maior – André Marouço
Rádio Rio de Janeiro – Célio Berrondo

Todos os tarefeiros, artistas, palestrantes e voluntários diversos

INFORMAÇÕES
www.facebook.com/44ceu
[email protected]

Vídeo para divulgação e compartilhamento:
https://youtu.be/ewYq8Lifd2w

 

(Informação recebida em email de Fausto Cesare Andrea Vigino [[email protected]])

 

 

6º. Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade

Rijswijk, Holanda

 

 

Estão abertas as inscrições para o 6Congresso de Medicina e Espiritualidade!

 

A ser realizado no sábado dia 7 de novembro de 2015

No salão de conferência do Woonzorgcentrum Steenvoorde, 
Generaal Spoorlaan 62 - 
2285 CH Rijswijk.  


Das  
9:00 as 17.30  horas, recepção a partir das 08:30 

 

Venha ouvir a visão de médicos sob uma ótica espiritual em assuntos como envelhecimento, coma, efeitos da prece e suicídio.

As palestras tratam de temas médicos relacionados à espiritualidade e saúde, baseados em pesquisas científicas e observações práticas, que levam a uma visão holística de tratamento. Venha conhecer de perto esses estudos e também trocar de experiência com outros interessados em uma abordagem integrada corpo-mente-espirito.

Faça já a sua inscrição para garantir sua vaga. 

Sua contribuição será de apenas € 35,00 para o dia todo. 

 

O lanche é gratuito para os inscritos até dia 25 de outubro.

 

 

Para as inscrições e mais informações, 

consulte o site: www.geneeskundeenspiritualiteit.nl

 

A organização.

 

 

 

 

Palestra: “O Espiritismo e a Física Quântica”

 com Oduvaldo Mansani de Mello. Cascavel, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

1º Simpósio Saúde e Espiritualidade com

Moacir de Araújo Lima. Jales, SP

 

No dia 25 de outubro acontecerá o 1º Simpósio Saúde e Espiritualidade em Jales . Moacir de Araújo Lima (PUC Porto Alegre /RS) realiza palestras, seminários e workshops no Brasil e no exterior. Professor de cursos em universidades sobre “Ciência e Espiritualidade”.
A nova visão, a do paradigma quântico, no terreno da Filosofia da Ciência e da religião tem sido objeto de seus estudos e de várias obras e palestras do autor.
Participa de congressos, nacionais e internacionais e realiza palestras em núcleos espíritas e espiritualistas. 
Seu mais recente livro: Quântica – Espiritualidade e Saúde completa a trilogia das obras relacionando a Quântica com a espiritualidade. O evento será na sede da Sociedade Espírita Allan Kardec localizada a Rua 15 nº 2146 - Centro -Jales/SP. a partir das 8h30 com abertura do Tenor Rafael Zago. Participem . Informações pelo email [email protected]
 

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

CONJEB - 16º Congresso Espírita da Bahia

Salvador, BA

 

- Valor Promocional de 50% aos Jovens Espíritas!

 

 

 

O Núcleo de Juventude da Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) pretende assegurar um espaço específico durante o 16º Congresso Espírita da Bahia, entre os dias 30/10 e 02/11/2015, para evangelizadores e educadores espíritas que tenham interesse em participar da 28ª Confraternização de Juventudes Espíritas do Estado da Bahia (CONJEB). A CONJEB acontecerá no período do Carnaval de 2016, simultaneamente em Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana.

Para alcançar este objetivo é fundamental a existência de pelo menos 100 pessoas interessadas que deverão enviar e-mail para [email protected] até 15 de outubro informando a sua intenção em participar deste espaço, após se inscrever no 16º Congresso Espírita da Bahia.

Grupo a partir de 05 jovens de até 21 anos podem se inscrever no 16º Congresso Espírita da Bahia com valor promocional de 50% da contribuição mínima em vigor na data.

E-mail: ​[email protected]

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 3 [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Use Distrital Penha. Ciclo de Palestras – Outubro 2015

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

ASEB vai realizar painel em homenagem a Allan Kardec

Casimiro de Abreu, RJ

Este é o mês de aniversário de Allan Kardec, o educador que dedicou sua vida ao estudo da ciência Espírita e do Evangelho de Jesus. Humildemente este grande pensador atribuiu sua obra ao "Espírito de Verdade" - uma falange de Espíritos a serviço de novos raios de luz à mensagem de Cristo.

Para comemorar a data a ASEB – Ação Social Espírita Eurípides Barsanulfo, vai realizar no último domingo do mês de outubro, dia 25, um painel com várias palestras sobre o trabalho do codificador.

A abertura será às 8:30h com harmonização musical e prece. A palestra introdutória do painel começa às 9:00h com o tema: A VIDA E A OBRA DO CODIFICADOR. A partir das 10:00h o espaço será dedicado à Arte Espírita, com apresentação de Coral.

Logo a seguir, às 10:50h, o painel recebe a expositora Guiomar Castelo, da Sociedade Espírita Fraternidade (Niterói, RJ), com o tema: CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO NA VISÃO DE KARDEC, incluindo uma sessão de perguntas e respostas sobre o assunto.

A partir das 12:00h será servido um almoço fraterno ao valor simbólico de 10 Reais, cuja renda será revertida para a reforma da ASEB.

A tradicional reunião pública da noite está mantida e receberá como encerramento do painel o tema: KARDEC, O APÓSTOLO DA CODIFICAÇÃO, às 19:00h.

Maiores informações: [email protected]

 ___

QUEM FOI KARDEC

Allan Kardec nasceu em Lyon (França), em 3 de outubro de 1804 e foi registrado sob o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail. Iniciou seus estudos na escola de Pestalozzi (em Yverdun, Suiça). A educação transmitida por Pestalozzi marcou profundamente a vida futura do jovem Rivail.

Tornou-se educador e entusiasta do ensino, tendo sido várias vezes convidado por Pestalozzi para assumir a direção da escola, na sua ausência. Durante 30 anos (de 1824 a 1854), dedicou-se inteiramente ao ensino e foi autor de várias obras didáticas, que em muito contribuíram para o progresso de educação, naquela época.

Em 1855, o prof. Rivail depara, pela primeira vez, com o “fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam, em condições tais que não deixavam lugar para qualquer dúvida”.

Passa então a observar estes fenômenos; pesquisa-os cuidadosamente, graças ao seu espírito de investigação, que sempre lhe fora peculiar, não elabora qualquer teoria pré-concebida, mas insiste na descoberta das causas.

Aplica a estes fenômenos o método experimental com o qual já estava familiarizado na função de educador; e, partindo dos efeitos, remonta às causas e reconhece a autenticidade daqueles fenômenos.

Convenceu-se da existência dos espíritos e de sua comunicação com os homens. Grande transformação se opera na vida do prof. Rivail: convencido de sua condição de espírito encarnado, adota um nome já usado em existência anterior, no tempo dos druidas: Allan Kardec.

De 1855 a 1869, consagrou sua existência ao Espiritismo; sob a assistência dos Espíritos Superiores, representados pelo Espírito da Verdade, estabelece as bases da Codificação Espírita, em seu tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso.

Além das obras básicas da Codificação(Pentateuco Kardequiano), contribuiu com outros livros básicos de iniciação doutrinária, como: O que é o Espiritismo, O Espiritismo na sua mais simples expressão, Instruções práticas sobre as manifestações espíritas e Obras Póstumas.

A estas obras junta-se a Revista Espírita, “jornal” de estudos psicológicos, lançado a 1º de janeiro de 1858 e que esteve sob sua direção por 12 anos.

É também de sua iniciativa a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, em 1º de abril de 1858 – primeira instituição regularmente constituída com o objetivo de promover estudos que favorecessem o progresso do Espiritismo.
Assim surgiu o Espiritismo: com a ação dos Espíritos Superiores, apoiados na maturidade moral e cultural de Allan Kardec, no papel de codificador.

Com a máxima “Fora da caridade não há salvação”, procura ressaltar a igualdade entre os homens, perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.

Denominado “o bom senso encarnado” pelo célebre astrônomo Camille Flammarion, Allan Kardec desencarnou aos 65 anos, a 31 de março de 1869.

Neste ano comemoramos 210 anos de nascimento de Kardec e 150 anos de publicação do Evangelho Segundo O Espiritismo, livro editado por Allan Kardec com o auxílio de mentores espirituais, lançado em abril de 1864.

O Evangelho Segundo O Espiritismo é a obra da codificação espírita que contém a “explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida”.

O Evangelho Segundo O Espiritismo nos oferece, em seu conjunto, os princípios que norteiam à justiça, a bondade e a misericórdia divina através da fé raciocinada, da reencarnação, dos fatos da vida presente em relação ao passado e futuro da Humanidade.

    

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Luiz Azevedo [[email protected]]; de Suzuko Hashizume e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Noite de Estudos no Centro de Caridade Rita de Cássia

Rio de Janeiro, RJ

 

CONVITE PARA NOITE DE ESTUDOS:

 

DIA:

08/10/2015 ÁS 19:30 HRS.

LOCAL:

CENTRO DE CARIDADE RITA DE CÁSSIA

(RUA QUIRIRIM, 998 – V. VALQUEIRE/RJ.)

TEMA:

“CARIDADE – AMOR EM AÇÃO”.

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

41º. mês de Kardec – outubro/2015

Franca, SP

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Palestras com Edson Siqueira Ramos

Lisboa, Portugal

 

sábado dia 17/10 às 16h na Centro Espírita Casa do Caminho
domingo dia 18/10 às 17h no Centro Espírita Perdão e Caridade

Autor do livro Alimentação e Evolução Espiritual, é um trabalho que veio ocupar um espaço que faltava ser preenchido na literatura Espírita. Qual a ligação do vegetarianismo com o espiritismo? Encontre as respostas e evidências de que que o estudo Espírita feito com seriedade, levará, inevitavelmente, a uma postura vegetariana, seja pelo respeito à vida, seja pela destinação elevada do homem na espiritualidade, evidenciando a necessidade da transformação dos hábitos alimentares.

Conheçam o orador noutra 
Palestra "Mente sã, corpo são" - Prof.Dr. Edson Ramos de Siqueira 
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP
https://www.youtube.com/watch?v=cfjgpVk0sDI

Foto de Nuno Emanuel. 

alimentacao-e-evolucao-espiritual-70034

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

Novo artigo publicado no Jornal de Estudos Espíritas

Adolfo de Mendonça Jr.

 

Caros Amigos,

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Allan Kardec, a ciência e o racismo", de autoria de  Adolfo de Mendonça Junior. O artigo apresenta um estudo muito bem conduzido sobre os conceitos de raça e racialismo para poder analisar a procedência de algumas críticas de racismo feitas a Kardec. Com base no conhecimento que se tinha na época sobre o tema, e em conceitos doutrinários, Mendonça Junior responde as seguintes questões: será que Kardec foi racista? Será que seus pensamentos precisariam ser revistos, nesse ponto? Esse tema é de interesse do Movimento Espírita, e o leitor vai encontrar respostas seguras no artigo de Mendonça Junior.

O artigo pode ser acessado, lido no browser ou baixado gratuitamente através do link:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010207

Uma vez no site, clique em PDF e siga as instruções.

Àqueles que pretendam citar o presente artigo, use o seguinte formato:

A. M. Junior, "Allan Kardec, a ciência e o racismo", Jornal de Estudos Espíritas 3, art. n. 010207 (2015).

Por favor, ajude a divulgar o estudo caso achá-lo interessante.

Caso conheça pessoas que queiram se cadastrar para receber notícias sobre novas publicações do JEE, por favor, peçam que escrevam para [email protected] solicitando cadastro do email.

Caso estejam realizando algum estudo ou pesquisa espírita e desejam publicá-lo no JEE, visitem o site do JEE (https://sites.google.com/site/jeespiritas/), conheçam as instruções sobre como preparar o texto, e enviem-no para o editor em [email protected]

Em caso de dúvidas, fiquem a vontade para escrever para o editor.

 

Um abraço fraternal,

Alexandre Fontes da Fonseca


--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

 

 

 

Use Santo André: Sessão solene em homenagem a Allan Kardec. Santo André, SP

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Homenagem a Kardec pela Câmara Municipal de

Mauá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Estudo na Associação Espírita Fraternal

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Jornal Ação Espírita on line

Marília, SP

 

Amigos.

 

Quem não teve acesso à versão impressa da edição 113 do periódico Ação Espírita, pode

ver a digital acessando o link abaixo:

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao113.pdf

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Kardec rádio

Baltimore, EUA

 

www.kardecradio.com

 

 

Welcome to the first Spiritist Radio in the U.S.A. 

The latest news on the Spiritist thought and practice in the United States and worldwide. 

 

Join us live today at 11 AM (EST)

 

 

Partner for Surgery

 

Dr. Anseloni interviews Todd Peterson on his amazing and inspiring experience when he was 21. His volunteering efforts turned into a non-profit, Partner for Surgery, which has made a difference in more than 10,000 lives in Guatemala. Listen here and send you comments LIVE at 858-769-4705.


LISTEN HERE

 

 

Upcoming Health & Spirituality Shows on Saturdays at 11AM

 

 

 

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court | Suite I | Chantilly | VA | 20151

 

 

 

Forward this email


This email was sent to [email protected] by [email protected] |  

Update Profile/Email Address | Rapid removal with SafeUnsubscribe| About our service provider.

 

 


Kardec Radio
| 4280 Henninger Court | Suite I | Chantilly | VA | 20151

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 332

TRÊS LAGOAS/MS – 5 a 9/OUTUBRO/2015 - Envie eventos: [email protected]

 

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

 

(Informação de Décio Bressanin)

 

 

Vida familiar

 

 

Família. Viver em família...

Quem são nossos familiares?

A partir de um casal, os filhos vão surgindo, as pessoas se reunindo, constituindo núcleos familiares.

Dizem os cientistas sociais que as famílias são microssociedades que formam a grande sociedade.

No padrão da religiosidade, famílias são agrupamentos de pessoas que se amam, vivem e se defendem sob o amor e o olhar de Deus.

Na atualidade, nos deparamos com vários tipos de famílias, as mais díspares formações, representando um número grande de modelos.

Mas, o que realmente nos faz ter tal pai, ou tal mãe, tais irmãos, ou tais agregados, sob o mesmo teto?

Por que aceitamos com tanta facilidade um irmão e não simpatizamos com outro?

Por que nascemos de quem nascemos?

*   *   *

Essas dúvidas pululam em nossos pensamentos enquanto fixamos apenas o nosso envolvimento na vida material.

No entanto, quando nos lembramos de que não somos um corpo material que tem um Espírito, mas sim, um Espírito que tem, temporariamente, um corpo, tudo clareia ao redor.

Nesse momento, entendemos que estamos encarnados na Terra para evoluir, intelectual e moralmente.

Compreendemos que, espiritualmente, a família na Terra é o grande laboratório de Deus, para nosso aprendizado de relacionamento.

A família faz parte de nosso plano de vida, mesmo porque nada se dá por acaso, por sorte ou por azar.

Estamos onde deveríamos estar, convivendo com as pessoas com as quais precisamos conviver para treinar solidariedade, amor.

Também para corrigir erros cometidos na nossa caminhada milenar de Espíritos imortais.

Quando observamos que o Universo é regido por Deus, que por isso é perfeito e, que tudo nele tem a sua razão de ser, começamos a melhor entender.

Então, vemos a família como reduto sagrado pois é nela que recebemos as primeiras lições, valores, apoio, proteção, ou rejeição e desafetos.

É nela que recebemos a alimentação material, emocional e espiritual de que precisamos.

Os laços espirituais que encontramos no lar são os que outrora construímos.

Muitas vezes fazemos parte do mesmo clã, apenas mudando de posição, para complementar o aprendizado.

Ora somos pais, ora filhos, ora irmãos, ora agregados...

Os laços energéticos invisíveis, que ressoam no nosso íntimo, nos permitem colher as impressões agradáveis ou desagradáveis que cultivamos outrora.

Algumas vezes nascemos para amparar, orientar, impulsionar os corações queridos para o bem. De outras vezes, para sermos auxiliados.

Quando somos renitentes nos equívocos, renascemos portadores de limitações e precisamos de corações amigos para nos auxiliar.

É dentro da família que temos as chances de aprender a acolher, amar, perdoar, renunciar, exercitar nosso lado divino, que se encontra guardado no porão da alma.

Respeitemos nossa família, honrando pai e mãe, amando a todos que nos cercam, aceitando-os como são e como estão.

Acima de tudo, esforcemo-nos por evoluir, enquanto estamos em família.

Família – um reduto divino na Terra!

Redação do Momento Espírita.
Em 3.10.2015.

 

 

 

Cena de Família.em quadro de Almeida Júnior.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Notas de cada dia

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Atenção. Lição nº 02. Página 19.

 

Convence-te de que não existem males eternos.

Toda dor chega e passa.

O dia é sempre novo para quem trabalha.

Não conserves ressentimentos.

A desilusão de agora será bênção depois.

A dificuldade é uma escola.

Servir é um privilégio.

Auxilia para o bem.

Nada reclames.

Gritos não valem.

Queixas não apagam dívidas.

Tristeza inerte é sinônimo de tempo perdido.

A paciência operosa realiza prodígios.

Fala acendendo a luz da esperança.

Esqueça as ofensas, quaisquer que sejam.

Agressores são doentes a serem medicados pelos recursos de Deus.

Não menosprezes a crítica.

Valoriza os amigos.

Respeita os adversários.

Resguarda a consciência tranquila.

Exerce a beneficência por dever.

Hoje auxiliamos, amanhã seremos os necessitados de auxilio.

Não cobres tributos de gratidão.

Agradeçamos as bênçãos que Deus nos concede gratuitamente.

Prestigia a existência que a Sabedoria Divina te concedeu.

Muito importante recordar que, na morte, todos encontramos, antes de tudo, aquilo que fizemos da própria vida.

Olvida contrariedades, trabalhando e servindo sempre.

E, à frente de quaisquer obstáculos ou de quaisquer desenganos, não te esqueças de que o tempo de hoje continuará no amanhã.

(Texto em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Flor da paineira. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]