Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 03 de agosto de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/03-08-2016.htm

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/03-08-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/02-08-2016.htm

01-08-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/01-08-2016.htm

30-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/30-07-2016.htm

29-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/29-07-2016.htm

28-07-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/28-07-2016.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Céu e o Inferno

 

 

 

 

 

.........................................................

.........................................

..........................

 

Continua

 

 

(Copiado de Febnet)

São Francisco de Borja realizando um exorcismo com um crucifixo. Óleo sobre tela de Francisco de Goya.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saintfrancisborgia_exorcism.jpg

 

 

 

 

 Registro. 4º Movimento Você e a Paz em

Amparo, SP   

 

 

 

31/07/2016 - Parte da noite

 

Às 18 horas, ao alvorecer do dia 31 de julho de 2016, iniciou-se a segunda parte do Movimento “Você e a Paz”, na cidade de Amparo.

Reflexões sobre a paz foram transmitidas por Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Diocesano de Amparo; Pastor José Lima, da Assembleia de Deus Ministério do Belém de Amparo e Divaldo Pereira Franco, fundador do Movimento.

O Pastor José Lima, da Assembleia de Deus Ministério do Belém de Amparo, iniciou as  mensagens da noite com a Parábola do Bom Samaritano, reforçando a importância da  fraternidade para uma cultura de paz.

Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Diocesano de Amparo, abordou a globalização da indiferença entre os seres humanos e afirmou que o mundo vive momentos assustadores de violência. Para ele, o ser humano comove-se com a violência distante e se esquece da ocorrida em sua própria vida cotidiana. Citou palavras de ordem de paz do Papa Francisco e  mencionou a importância compaixão, cantando em uníssono com a plateia a Oração de São Francisco.

 

Divaldo Pereira Franco, fundador do Movimento, iniciou sua fala abordando a importância do amor entre as pessoas e mencionou a frase de Gandhi: “Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões e o mundo estará salvo”. Ressaltou ainda, que não existe um caminho para paz, mas que a paz é o caminho. Referiu-se a Allan Kardec e reforçou a importância do amor para a paz, lembrando que esse inicia-se com a educação moral no lar e  na tolerância entre os parceiros, que o  transferem para os filhos.

Para ilustrar, recontou, à sua emoção, a Lenda do Esconderijo Seguro, ditado pelo Espírito Selma Lagerlöf. Ante a expectação geral dos anjos, o Deus explicou que desejava ensinar aos homens e mulheres uma forma condigna para O buscarem.  Todos sabiam que Ele residia no Paraíso, cujo endereço era muito conhecido, e para onde se dirigiam suas queixas e desgostos, raramente a gratidão e o amor. Assim, Ele estava pensando, pelo menos por um período, transferir-se da sua morada, para um lugar onde fosse difícil de ser encontrado. Isso seria uma espécie de férias que Ele desejava experimentar... E Deus passou a residir no coração do ser humano, somente sendo encontrado por aqueles que realizam a viagem interior, autoiluminando-se e amando profundamente ao seu próximo. Durante a narrativa, Divaldo, numa homenagem ao amigo de longa data, complementou a história, dizendo que quem indicou a Deus o lugar do esconderijo seguro, foi um lindo anjinho negro de olhos verdes, o Anjo de Niteroi: Raul Teixeira.

 

Depois de diversas reflexões, sobre a tolerância, a compaixão e o amor como pilares da Paz, narrou ainda que havia um casal que estava unido há 40 anos. O marido, já insatisfeito com sua esposa, possuía uma amante, que lhe pediu que se divorciasse. Certo dia, ele saiu de seu trabalho, chegou em casa e viu a mesa posta. Não pensou duas vezes em solicitar a separação matrimonial à esposa, complementando que lhe daria 30% de ações da empresa, a mansão, o carro e uma boa pensão para ela e o filho. A mulher gritou, blasfemou, falou mal e depois foi para seu quarto e não deu a resposta desejada.

Passou-se o segundo, o terceiro e enfim o quarto dia, o marido chegou em casa e viu sua mulher sentada na cadeira, escrevendo várias páginas. Ela estava com uma vibração de ternura, amor, muito carinho. O esposo, vendo-lhe, ficou abismado com a atitude de tamanha paz e indagando sobre o divórcio, ela respondeu que o daria sobre duas condições: ele teria de esperar 30 dias, pois nesse período o filho iria prestar o vestibular tão almejado, e também a teria de carregá-la no colo, do quarto para a sala, todos os dias. O homem aceitou sua condição e todos os dias antes de trabalhar carregava sua esposa do quarto para a sala. Um dia, seu filho vendo tal cena, ficou imensamente feliz, acreditando que o casal estava se reconciliando.

 

            Passou-se o quinto, o décimo, e então no décimo quinto dia, sua esposa usou o perfume da noite de núpcias e um vestido que a deixou muito interessante. Mas ela, estranhamente, estava ficando magra e pálida. Passaram-se os dias e ela continuava cada vez mais sem cor, sobrando pano em suas roupas. No vigésimo sexto dia, o homem foi à casa de sua amante e disse que não iria pedir mais o divórcio. Esta, revoltada, xingou e bateu-lhe a porta. Mas o marido não se abalou, foi até uma floricultura e comprou um buquê com 12 botões de rosas vermelhas para sua esposa. Chegou em casa assoviando de felicidade, foi até o quarto, sentou-se na cama ao lado de sua esposa . Ela olhou para ele e, enfraquecida fisicamente, apontou-lhe uma carta, com os seguintes dizeres: "Querido, eu lhe pedi 30 dias para o divórcio, porque fui ao Oncologista e  este me disse que eu estava com câncer no útero. É fatal e não há nada a fazer e no prazo de no máximo 30 dias estarei morta . Não quero suas ações, nem sua mansão, seu carro, seu dinheiro. Quero apenas lhe dizer que te amo e não queria que você se sentisse culpado pela nossa separação." Nesse momento sua esposa faleceu, deixando-lhe o sentimento de arrependimento por não ter demonstrado mais amor à sua companheira de tantos anos. Divaldo finalizou sua mensagem sobre o Amor e a Paz, com o Poema da Gratidão.

Durante o encerramento do encontro, houve ainda a apresentação do Musical América, com Jean William e Jazz Trio, tendo a participação especial de Fafá de Belém. Instituições, e trabalhadores que se empenham no ideal da Paz foram homenageados e reconhecidos através do troféu Você e a Paz.

 

Texto: Equipe do Livro do Estado de São Paulo.

Fotos: Sandra Patrocínio e Edgard Patrocínio.

 

 (Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

4º MOVIMIENTO TÚ Y LA PAZ EN AMPARO (SP),
31/07/2016, por la noche.

 

Era el atardecer del día 31 de julio de 2016, cuando a las 18:00, dio comienzo la segunda parte del Movimiento Tú y la Paz, en la ciudad de Amparo.

Reflexiones sobre la paz fueron enunciadas por Don Luiz Gonzaga Fechio, Obispo Diocesano de Amparo; por el Pastor José Lima, de la Asamblea de Dios, Ministerio de Belén de Amparo, y por Divaldo Pereira Franco, fundador del Movimiento.

El Pastor José Lima, de la Asamblea de Dios, Ministerio de Belén de Amparo, dio comienzo a los mensajes de la noche con la Parábola del buen samaritano, enfatizando la importancia de la fraternidad para una cultura de paz.

Don Luiz Gonzaga Fechio, Obispo Diocesano de Amparo, abordó la globalización de la indiferencia entre los seres humanos, y manifestó que el mundo vive momentos de violencia, que infunden temor. Para él, el ser humano se conmueve con la violencia a distancia, pero se olvida de la que acontece en su propia vida cotidiana. Citó palabras de orden del Papa Francisco, a favor de la paz, y mencionó la importancia de la compasión. Finalmente, entonó al unísono con la platea, la Oración de San Francisco.

 

Divaldo Pereira Franco, fundador del Movimiento, dio comienzo a su alocución mencionando la importancia del amor entre las personas, y recordó la frase de Gandhi: Si un solo hombre alcanzara la plenitud del amor, neutralizará el odio de millones y el mundo estará a salvo. Destacó, además, que no existe un camino hacia la paz, sino que la paz es el camino. Se refirió a Allan Kardec y reforzó la importancia del amor para que exista la paz, recordando que este comienza con la educación moral en el hogar, y con la tolerancia en la pareja, que se traslada a los hijos.

 

Para ilustrar, relató con emoción, la Leyenda del escondrijo seguro, dictada por el Espíritu Selma Lagerlöf. Ante la expectación general de los ángeles, Dios explicó que deseaba enseñar a los hombres y a las mujeres una forma adecuada para buscarlo. Todos sabían que Él residía en el Paraíso, y su dirección era muy conocida, pues hacia ella dirigían sus quejas y reproches; raramente la gratitud y el amor. Por consiguiente, Él estaba pensando en trasladar su domicilio, al menos durante un cierto tiempo, a un lugar donde fuese difícil encontrarlo. Eso significaría una especie de vacaciones que Él deseaba intentar. Y Dios comenzó a vivir en el corazón del ser humano, donde solamente lo encuentran aquellos que realizan un viaje hacia su propio interior, con lo que se autoiluminan, y llegan a amar profundamente a su prójimo. Durante la narración, Divaldo, en homenaje a quien es un amigo desde mucho tiempo atrás, completó el relato diciendo que, quien le propuso a  Dios el lugar del escondrijo seguro, fue un bello angelito negro de ojos verdes, el Ángel de Niteroi: Raul Teixeira.

 

Después de hacer diversas reflexiones acerca de la tolerancia, la compasión y el amor, como pilares de la Paz, hizo otro relato, referido a un matrimonio que estaba unido hacía cuarenta años. El marido, insatisfecho con su esposa, tenía una amante, quien le pidió que se divorciara. Cierto día, llegó a su casa -de retorno de su trabajo-; notó que la mesa ya estaba servida. Sin pensarlo dos veces, le solicitó a su esposa la separación matrimonial. Agregó que le daría el 30% de las acciones de la empresa, la mansión, el auto y una buena pensión para ella y su hijo. La mujer gritó, blasfemó, y después se retiró a su cuarto, sin haberle dado la respuesta que él deseaba.

Transcurrió el segundo, el tercero y, finalmente, al cuarto día, al llegar a su casa, el marido vio a su mujer sentada en una silla, mientras escribía varias páginas. Ella estaba envuelta en una vibración de ternura, de amor, de mucho cariño. El esposo, al verla, quedó sorprendido por esa actitud de tanta paz, y al preguntarle acerca del divorcio, ella le respondió que se lo concedería, con dos condiciones: La primera: él tendría que esperar 30 días, pues dentro de ese período su hijo iría a rendir el examen vestibular tan ansiado; y la segunda que, además, tendría que cargarla en brazos, desde el dormitorio hasta la sala, todos los días. El hombre aceptó las condiciones; y cada día, antes de ir a su trabajo, cargaba a su esposa desde el dormitorio hasta la sala. En cierta ocasión, su hijo presenció la escena y se sintió inmensamente feliz, porque supuso que el matrimonio se estaba reconciliando.

Pasó el quinto día, el décimo día, y al décimoquinto día, su esposa se puso el perfume que había usado la noche del casamiento, y un vestido con el cual se la veía muy atractiva. Mientras tanto, extrañamente, ella había ido adelgazando, y empalideció. Transcurrieron los días, y ella continuaba cada vez más pálida, y estaba tan demacrada que la ropa le quedaba holgada. Al vigésimosexto día, el hombre fue a la casa de su amante y le dijo que él no volvería a pedir el divorcio. Ella, disgustada, lo insultó y lo echó.

El hombre no se inmutó: fue a una florería y compró un ramo de doce pimpollos de rosas rojas para su esposa. Llegó a su casa silbando, feliz; fue al dormitorio y se sentó en la cama, al lado de su esposa. Ella lo miró y, debilitada físicamente, le mostró una carta, que decía lo siguiente: Querido, te pedí 30 días para el divorcio, porque fui al oncólogo y me dijo que tenía un cáncer en el útero. Es terminal, no hay nada que hacer, y en el plazo máximo de treinta días estaré muerta. No quiero tus acciones, ni tu mansión, ni tu coche ni tu dinero. Quiero, sólo, decirte que te amo, y no deseo que te sientas culpable por nuestra separación. En ese momento su esposa falleció, y él se quedó con arrepentimiento por no haber demostrado más amor a su compañera de tantos años. Divaldo finalizó su mensaje sobre el Amor y la Paz, con el Poema de la Gratitud.

 

 Al cierre del encuentro se sumó, además, la presentación del Musical América, con Jean William y Jazz Trio, que contó con la participación especial de Fafá de Belém. Instituciones y trabajadores que aportan su colaboración al ideal de la Paz, fueron homenajeados y reconocidos mediante el trofeo Tú y la Paz.

 

Texto: Equipo del Libro del Estado de San Pablo.

Fotos: Sandra Patrocínio y Edgard Patrocínio.

 

  (Texto em espanhol recebido da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

 RIE – agosto/2016: especial sobre “Joanna de Ângelis”

 

A RIE de agosto traz uma matéria especial sobre "Joanna de Ângelis e sua contribuição para o avanço da psicologia".

Uma análise histórica das reencarnações da mentora que a prepararam para a tarefa missionária ao lado de Divaldo Franco.

Acesse a assine: www.oclarim.com.br

 

 

 logotipo

Cássio Carrara
Assessor de Imprensa
[email protected]
(16) 3382.1066

Facebook/casaeditoraoclarim

www.oclarim.com.br

 

 

 

 

 

 

 Informações e programação do SEJA

Campinas, SP

 

 

 

***************************************

 

 

 

 

 

 

***************************************

 

 

 

 

 

***************************************

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

 Plinio Oliveira no Ave Cristo

Birigui, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 Palestra na S.E.A. Dr. João Prado

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araújo)

 

 

 

 Palestra na Caravana da Fraternidade Cristã- CFC

João Pessoaa, PB

 

 

(Informação recebida em email de Marcos Paterra)

 

 

 

 Programação de palestras com Manolo Quesada

Agosto/2016

 

 

(Informação recebida em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

 

 

 Registro. Palestra de abertura da Semana Espírita de

Cristalina, GO

 

Palestra de abertura Semana Espírita de Cristalina:

Na noite do dia 1o. de agosto, nas dependências da Câmara Municipal de Cristalina (Goiás) foi iniciada Semana Espírita com palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB), que abordou o tema "A caminho da luz", dentro do tema central "Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho". Ocorreram apresentações de coral infantil e do Coral do Grupo Espírita Eurípedes Barsanulfo, feira do livro espírita, e, também uma "semaninha espírita" simultânea para as crianças.  O expositor autografou seu livro "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo" (Ed. O Clarim). O evento é coordenado por Alexandre Henrique Cunha, dirigente local e secretário regional da FEEGo.

 

Cristalina, GO. Auditório da Câmara Municipal.

Cristalina, GO. Coral de crianças.

Cristalina, GO. Coral do GEEB.

Cristalina, GO. Henrique e colaboradora ladeando César Perri –autógrafos em  livro.

César Perri. Palestra em Cristalina, GO.

 

 

 

 Palestras programadas para a A.E. Alves de Abreu

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

 Programação de palestras no G.E. Casa do Caminho

Campinas, SP

 

Visite nosso site e nos dê a sua opinião para torná-lo melhor :  

 

http://grupocasadocaminho.org.br/

Grupo Espírita CASA DO CAMINHO

Av. Francisco José de Camargo Andrade, 945 - Jd. Chapadão
Tel. (19) 32411964. CEP: 13070-551 Campinas (SP)

 

 

(Informação recebida em email de Clóvis Lima)

 

 

 

 Palestra na Associação Filantrópica “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

 Comunicado de nova denominação

Federação Espírita dos Estados Unidos

 

 

 

 

 

 

Dear Friends,

 

We would like to inform that starting in August the official name of our organization known as United States Spiritist Council will be replaced by United States Spiritist Federation. 

 

The name United States Spiritist Council was chosen based on the name International Spiritist Council created 5 years prior.

After re-evaluating the meaning of the word Council that refers to a group of people, it was decided that the name Federation is more descriptive for our type of organization. The United States Spiritist Federation is an organization formed by several affiliated spiritist groups with internal autonomy. 

 

This question had been brought up to our attention in several instances, based on the use of the word Federation in other countries, including the Brazilian Spiritist Federation. It caused some sort of confusion.

The International Spiritist Council will also remove the name Council in the next meeting that will occur in Lisbon in October, 2016, for the same reason. They will be then known as International Spiritist Confederation, since, country Federations can become active members of ISC. 

This change has the goal of accommodating a more appropriate meaning of the name of our organization, and of making it even clearer to our associates. Please note that United States Spiritist Council remains a registered name and our organization will continue having its use rights.  

 

This meaning is also reflected in the new logo, with each circle representing the different spiritist groups of all different sizes and shades, all integrated and united in the same philosophy and beliefs, and still maintaining the idea of our previous logo.

 

Please note that the Board of Directors, the type of work provided, and everything else will remain the same. 

 

Soon the members of the United States Spiritist Federation will be receiving a copy via email of the new name and logo so they can start replacing the previous one in their websites and printed materials.

 

Let us know if you have any questions,

 

Fraternally,

 

USSF Board of Directors

 

 

 

 

STAY CONNECTED:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Pinterest

 

United States Spiritist Federation, 9613 Tavares Cove, Austin, TX 78733

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Encontro “Fortalecendo as bases do Centro Espírita”

Lima, Perú

 

ENCONTROS TAMBÉM EM

BOGOTÁ, COLOMBIA

BARQUISMETO, VENEZUELA

 

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

CEJA. Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

30º. Encontro Fraternal com Divaldo Pereira Franco

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de C.E. Dr. Bezerra de Menezes  [[email protected]])

 

 

 

9o. Congresso Alemao de Medicina da Alma da AME-Internacional. Bad Honnef, Alemanha.

 

 

 

(Informação recebida em email de Fernanda Marinho-Göbel)

 

 

 

Evento importante

 

Inscreva-se para o 17º. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

arte_destaque-Portal-1038x324.jpg

 

Um Congresso para você e sua família!

 

Participar deste 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na bela estância turística de Atibaia, é uma experiência duplamente agradável. Além de abastecer-se de conhecimentos e cultura espírita, o congressista poderá desfrutar também de lindo passeio com toda a família.

 

 

A Comissão Organizadora optou por fechar “um hotel inteiro” para os congressistas, permitindo que não só os casais, mas também os filhos pudessem desfrutar desses momentos. Por isso, firmou parceria com o Tauá Hotel Atibaia, um dos mais requisitados da região no chamado Turismo de Negócios.

 

Além da ampla infraestrutura para eventos, o Tauá Hotel pode hospedar até quatro pessoas adultas por apartamento. Além disso, dispõe de Monitores para acompanhar e divertir a criançada nos vários espaços lúdicos do hotel, que conta, inclusive, com brinquedoteca e piscina aquecida.

 

 

 

Ao fazer sua reserva, o congressista estará, automaticamente, garantindo sua inscrição e as diárias dos três dias do evento, com café da manhã, almoço e jantar. Os valores totais, por pessoa, estão fixados em R$ 870, para apartamento duplo ou triplo, e R$ 1.500 para apartamento single. Crianças até seis anos de idade estão isentas de pagamento!

 

 

O pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes (a partir de 30/06/2016), via PagSeguro, depósito em conta, cartão de crédito ou débito e ainda em cheques pré-datados nominais à USE. Acesse www.usesp.org.br/congresso ou escreva para [email protected]. Telss (11) 2950-6554 e 3564-6536.

Assessoria de Imprensa/DECOM-USE    

Rubens Toledo – MTb 13776.

Tel. 11 2950-6554 – 19 3837-2035

Celular 19 9 9705-9059.

E-mail [email protected]

Imagens em alta podem ser baixadas no site www.usesp.org.br/congresso

 

(Informação recebida em email de RUBENS TOLEDO [[email protected]])

Coreto “Silvio Caldas”  na Praça Aprigio de Toledo. Atibaia, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário:  Valorização da Vida

 Osasco, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Publicação da coluna espírita do Diário de Taubaté

Taubaté, SP

 

02/08/2016.

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 Newsletter do Dirigente Espírita-USE/SP

Acesse no link abaixo

 

Clicar aqui:

http://us8.campaign-archive2.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=f317a25ca2&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

 

 

 Acesse o Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 413

TRÊS LAGOAS/MS –  2 A 5/AGOSTO/2016

 

TODOS EVENTOS POR REGIÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/  

ENVIE EVENTOS

[email protected]

VEJA ESSE INFORMATIVO EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/2016/08/02/info-pan-413-2-a-5agosto2016/

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – ISMAEL GOBBO  - http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html

 

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

Assim era meu pai

 

 

Criatura maravilhosa.

Órfão desde os nove anos, passou a viver com familiares, peregrinando de casa em casa.

Justamente com a tia mais indesejada por todos foi que ele ficou mais tempo.

Muito ligada a questões religiosas, chegando ao fanatismo, obrigou o menino a seguir a doutrina a que se afervorava, mediante ameaças de toda sorte.

O garoto não entendia muito bem como Deus, na qualidade de Pai, podia castigar Seus filhos, da forma que lhe narrava a tia.

Cansado de não ter seu próprio ninho e sentir que vivia em lar alheio, como alguém que criava dificuldades, um belo dia, ele deixou tudo para trás e partiu.

Conheceu de tudo pelos caminhos percorridos. Lutas, frio, fome, mas também aprendeu coisas boas, e muitas profissões.

Adulto, chegou a um recanto do Paraná, onde foi fisgado pelo coração.

Ela era bela e de uma família muito rica, uma verdadeira princesa.

Mas nada o desanimou. Depois de muitos embates com a família, que resistia àquela união de uma pessoa sem raízes com o tesouro que era a filha, ele conseguiu realizar seu intento.

O amor era recíproco. E ela compartilhou pobreza, dificuldades, e muitos filhos, dez ao todo.

Certa feita, através de um amigo, ele recebeu um livro. O título era sugestivo: O céu e o inferno, de autoria de Allan Kardec.

Conceitos da infância retornaram à lembrança. O que conteria aquele livro?

A primeira leitura lhe desvendou um mundo novo, sem preconceitos, sem ameaças.

A partir de então, passou a ver a vida com outros olhos.

Buscou mais leituras afins, e tornou-se um defensor das ideias que apontavam para uma vida plena, neste mundo e depois da morte.

A princípio, aquelas ideias assustaram um pouco a sua princesa. Contudo, a explicação racional fez com que passasse a simpatizar com elas.

Dentro dessa nova filosofia de vida ele educou seus filhos.

Fez questão que todos frequentassem a escola, formando-os para o mundo.

Quando os anos se somaram, começou a pensar no que deveria deixar como legado aos filhos e lhes disse:

Meus filhos, não tenho dinheiro para deixar como herança a vocês.

No entanto, eu desejo lhes deixar a lição da honestidade, do trabalho honrado. Também do estudo continuado e das lições da moral do Cristo.

O saber na mente e o amor do Cristo no coração será minha herança abençoada, para cada um de vocês.

*   *   *

O tempo rolou, os anos se sucederam. Hoje, todos os filhos daquele dedicado pai são adeptos da doutrina que ele legou pelo ensino e pelo exemplo.

Todos eles passaram pelos cursos universitários e pós-graduação, em diversas áreas.

Têm tudo o que ele jamais teve, embora conhecesse mais que a média de pessoas de sua época, pois que era um leitor inveterado.

Hoje, vinte e um netos e os vários bisnetos prosseguem nesse mesmo caminho de estudo e trabalho, dentro das rígidas regras da moral do Cristo.

Criatura maravilhosa esse meu pai! Homem de visão, de decisão. Um semeador de muitas vidas. Um cultor do saber.

Redação do Momento Espírita.
Em 2.8.2016.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Sesquicentenário do livro “O Céu e o Inferno”. (1865- 2015)

Leia aqui: http://www.icefaovivo.com.br/index.php/48-noticias/161-sesquicentenario-do-livro-o-ceu-e-o-inferno-1865-2015

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]