Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 07 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/07-03-2016.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/07-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/05-03-2016.htm

04-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/04-03-2016.htm

03-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/03-03-2016.htm

02-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/02-03-2016.htm

01-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/01-03-2016.htm

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

Mensagem do dia

Fenômenos Renovadores

 

“(...) O cultivo das ideias pessimistas, geradoras de enfermi­dades e dissabores, angústias e tragédias, deve ser substituído pelos pensamentos saudáveis, produtivos, responsáveis pelos bens da vida.

Ninguém há que se encontre fadado à desdita. Reno­vando-se, altera-se-lhe a paisagem para o futuro, mediante o que elabore na área dos desejos mentais.”

 

Mensaje para este día

 

Fenómenos renovadores

 

...El cultivo de las ideas pesimistas, que generan enfermedades y disgustos, angustias y tragedias, debe ser sustituido por los pensamientos saludables, productivos, responsables de lo bueno de la vida.

Nadie está destinado a la desdicha; cuando se renueva, se modifica su panorama relativo al futuro, mediante aquello que elabore en relación con los deseos mentales.

 

 

(Recebido em email de tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

.......................................

...............................

......................

 

(Copiado de Febnet)

 

Quadro retrata um anjo  aparecendo a Agar no deserto. Óleo sobre tela de Nicolas Colombel

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicolas_Colombel_001.jpg

 

Homenagem a Joaquim Soares (Juca)

 

 

O companheiro Joaquim Soares, o Juca - que desencarnou no dia 3 de março há poucos dias para completar 77 anos de idade -, suscita-nos boas recordações dos momentos de convivência na União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Já mantínhamos amizade desde as reuniões do Conselho Deliberativo Estadual da USE-SP, mas há um fato interessante que foi registrado no livro “USE – 50 Anos de Unificação”, de Eduardo Carvalho Monteiro e Natalino D’Olivo, editado em 1997. Eis o trecho:

“O grupo, da qual faziam parte os confrades Joaquim Soares (Juca), Sander Salles Leite, Carlos Teixeira Ramos e Attílio Campanini, realizou contatos na capital e interior, percebendo boa receptividade ao nome de Perri” (p.275). Trata-se de referência à sondagem para eleição da diretoria da USE do ano de 1990. Um episódio, de conhecimento de muitos amigos, foi que recebi em minha residência - então recém montada na capital paulista - ainda no final do ano de 1989, a visita dos confrades Juca e Attílio, que vinham sugerir que eu me candidatasse à presidência da USE. Na época eu era vice-presidente. O fato se consumou e ocupamos a presidência durante três mandatos, durante a década de 1990.

Juca colaborou e atuou em vários momentos, afastando-se apenas em momentos de enfermidade e de um trabalho profissional no Equador. Também integrou diretorias nas gestões de Antônio Schiliró, de Nedyr Mendes da Rocha e de Attílio Campanini.

Nosso amigo atuou em vários centros da capital paulista, inclusive na Fraternidade Irmã Dolores, onde comparecemos em alguns eventos. Em setembro de 2015, Juca proferiu uma das palestras durante o mês de comemorações do Jubileu de Ouro dessa instituição. No final do ano passado, tivemos a grata oportunidade de ler o livro organizado por Sander Salles Leite historiando os 50 anos da Fraternidade Irmã Dolores e em vários eventos aparece o Juca.

Externamos nossa homenagem ao trabalhador sincero e dedicado que retornou à Pátria Espiritual.

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Ex-presidente da USE-SP e da FEB

 

Reunião da diretoria da USE/SP em 2000 presidida por César Perri

ladeado por dois companheiros já desencarnados:  Juca e Atilio Campanini. Foto Ismael Gobbo

 

 

Divaldo Franco - XVIII Conferência Estadual Espírita - Pinhais – 04 de março de 2016  

 

 

04 de março de 2016

 

Com o tema central, Construindo a Consciência da Imortalidade foi iniciada mais uma edição da Conferência Estadual Espírita que está sendo realizada no período de 04 a 06 de março de 2016, no ExpoTrade Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba/PR. Contribuindo para a construção de uma compreensão sobre a imortalidade, os conferencistas Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, André Trigueiro e Haroldo Dutra Dias estarão abordando temas sobre a consciência da vida espiritual, da imortalidade do ser humano.

Na abertura, Giovana Beira e Matheus Moretti apresentaram belíssimas interpretações musicais, encantando o público formado por cerca de doze mil pessoas. Esse magno evento da Federação Espírita do Paraná – FEP -, foi comandado por Adriano Lino Greca que em suas considerações apresentou breve resumo da história da Conferência Estadual Espírita, homenageando antigos e atuais participantes, destacando Divaldo Franco e José Raul Teixeira que participaram de todas as edições. Raul Teixeira está participando como convidado especial.

Na oportunidade, foi lançado a obra Vida e Valores, uma coletânea de textos selecionados do programa homônimo realizado com Raul Teixeira. Adriano Greca presenteou Raul Teixeira com um exemplar da obra.

 

Divaldo Franco, desenvolvendo o tema Estudos sobre a Existência de Deus, fez um breve relato histórico desde o Século XVII relativo à aceitação de Deus por parte de pensadores e cientistas daquela época, chegando mesmo a afirmarem que o homem não necessitava de Deus, substituindo-O pela lógica e a razão. As teorias de Pierre Gassendi, John Locke, Thomas Hobbes e Johannes Kleper; do iluminista Voltaire, as do político e revolucionário francês Pierre Gaspard Chaumette; do matemático Jacob Dupont; a filosofia do pai do Positivismo, Auguste Comte; o pessimismo de Friedrich Nietzsche; de Lord Bacon, foram brevemente apresentadas, assim como as de Isaac Newton e outros.

No Século XX, destacou o surgimento do movimento hippie exaltando o materialismo, apregoando a morte de Deus, que a ética não tinha nenhum sentido, e que a família era desnecessária; do conjunto The Beatles; de Hanna Wolf; o ceticismo holandês; a filosofia utilitarista.

Destacando a existência de Deus, Divaldo apresentou a tese do Dr. Abraham Cressy Morrison, químico americano e presidente da Academia de Ciências de Nova Iorque, que desenvolveu sete razões pelas quais um cientista acreditaria na existência de Deus: a lei de probabilidades; a vida; os instintos dos animais; o fenômeno da vida com os genes e cromossomos; a inteligência/razão; o equilíbrio do ecossistema; e a imaginação.

 

A conclusão desse cientista americano possui pontos de contato com os ensinamentos espíritas, principalmente os relacionados com o conteúdo das perguntas e respostas de números 1 e 4 de O Livro dos Espíritos, onde os Espíritos Superiores afirmam que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas; e que a prova de sua existência está em um axioma aplicado à Ciência: todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente.

O sentido ético da vida, destacou o Professor Divaldo, é o Amor, e todo aquele que ama possui alegria de viver. Sobre o Amor, Albert Einstein afirmava ser a força maior que rege o Universo; e que a Humanidade estava necessitando de uma nova bomba, a do Amor. Levando o público a uma reflexão, indagou: Como está a sua vida, o que fazes dela na Terra, ela tem uma meta, um ideal? Encaminhando para uma resposta, o notável expositor afirmou que a meta essencial é a imortalidade. O Amor é convivência, frisou. A força mais poderosa do mundo é o Amor, pois que Deus ama sempre.

Elevando o padrão vibratório e emocional do imenso público, Divaldo narrou a comovente história de Leland Stanford Junior e de sua família. Depois da desencarnação do menino Leland, a família fundou a Universidade Stanford, nos Estados Unidos, uma das mais importantes universidades no mundo.

Finalizando, conclamou ao cultivo da beleza da vida e a alegria de viver, por meio da adoção de um sentido psicológico profundo para a existência e da transformação moral para melhor. Encerrando a apresentação do Poema de Gratidão, de Amélia Rodrigues, que se constitui em uma verdadeira prece, Divaldo Franco foi largamente aplaudido.

 

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 DIVALDO FRANCO:

XVIII Conferência Estadual Espírita - Pinhais/PR, 04 de marzo de 2016.

Con el tema central -Edificando la Consciencia de la Inmortalidad- dio comienzo otra edición de la Conferência Estadual Espírita que se está llevando a cabo entre el 04 y el 06 de marzo de 2016, en el ExpoTrade Convention Center, en Pinhais, región metropolitana de Curitiba/PR. A modo de contribución para edificar una comprensión acerca de la inmortalidad, los conferencistas Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, André Trigueiro y Haroldo Dutra Dias abordarán temas relativos a la conciencia de la vida espiritual y de la inmortalidad del ser humano.

En la apertura, Giovana Beira y Matheus Moretti ofrecieron bellísimas interpretaciones musicales, que cautivaron al público, constituido por cerca de doce mil personas. Ese magno acontecimiento de la Federación Espírita de Paraná –FEP-, fue conducido por Adriano Lino Greca, quien junto con sus consideraciones presentó un breve resumen de la historia de la Conferência Estadual Espírita, a modo de homenaje a los antiguos y los actuales participantes, destacando a Divaldo Franco y a José Raul Teixeira, quienes participaron de todas las ediciones. Raul Teixeira está participando como invitado especial.

En la ocasión, fue lanzada la obra Vida y Valores, una colección de textos seleccionados del programa homónimo realizado con Raul Teixeira. Adriano Greca entregó como presente a Raul Teixeira, un ejemplar de la obra.

 

Divaldo Franco, para desarrollar el tema Estudios sobre la Existencia de Dios, hizo un breve relato histórico a partir del siglo XVII, relativo a la aceptación de Dios por parte de pensadores y científicos de aquella época, quienes llegaron incluso a manifestar que el hombre no necesitaba de Dios, y lo sustituyeron por la lógica y la razón. Las teorías de Pierre Gassendi, John Locke, Thomas Hobbes y Johannes Kepler; del iluminista Voltaire, las del político y revolucionario francés Pierre Gaspard Chaumette; del matemático Jacob Dupont; la filosofía del creador del Positivismo, Augusto Comte; el pesimismo de Friedrich Nietzsche y la teoría de Lord Bacon, fueron brevemente expuestos, así como el pensamiento de Isaac Newton entre otros.

 

En el siglo XX destacó la aparición del movimiento hippie, que exaltaba el materialismo, pregonando la muerte de Dios, que la ética no tenía ningún sentido y que la familia no era necesaria; del conjunto The Beatles; de Hanna Wolf; del escepticismo holandés; de la filosofía utilitarista.

Destacando la existencia de Dios, Divaldo presentó la tesis del Dr. Abraham Cressy Morrison, químico norteamericano y presidente de la Academia de Ciencias de Nueva York, que desarrolló siete razones mediante las cuales un científico creería en la existencia de Dios: la Ley de probabilidades; la vida; los instintos de los animales; el fenómeno de la vida con los genes y los cromosomas; la inteligencia o capacidad de razonar; el equilibrio del ecosistema; y la imaginación.

 

La conclusión de ese científico norteamericano tiene puntos de contacto con las enseñanzas espíritas, principalmente con las relacionadas con el contenido de las preguntas y respuestas del número 1 a 4 de El Libro de los Espíritus, donde los Espíritus Superiores manifiestan que Dios es la inteligencia suprema, causa primera de todas las cosas; y que la prueba de su existencia reside en un axioma aplicado a la Ciencia: todo efecto tiene una causa; todo efecto inteligente tiene una causa inteligente.

El sentido ético de la vida -destacó el Profesor Divaldo-, es el Amor, y todo aquel que ama posee alegría de vivir. Acerca del Amor, Albert Einstein afirmaba que era la mayor potencia que rige el Universo, y que la humanidad estaba necesitando una nueva bomba, la del Amor. Para conducir al público a una reflexión, preguntó: ¿Cómo está su vida? ¿Qué hace con ella en la Tierra? ¿Tiene su vida una meta, un ideal? Sugiriendo la respuesta, el destacado expositor manifestó que la meta esencial es la inmortalidad. El Amor es convivencia, manifestó. La fuerza más poderosa del mundo es el Amor, pues Dios siempre ama.

Divaldo narró la conmovedora historia de Leland Stanford Junior y de su familia, elevando el nivel vibratorio y emocional del inmenso público. Después de la desencarnación del pequeño Leland, la familia fundó la Universidad Stanford, en los Estados Unidos de Norteamérica, una de las más importantes universidades en el mundo.

Para finalizar, convocó al cultivo de la belleza de la vida y de la alegría de vivir, mediante la adopción de un sentido psicológico profundo para la existencia junto con la transformación moral para mejor. Para dar por conluida la presentación, recitó el Poema de la Gratitud, de Amélia Rodrigues, que se convirtió en una verdadera plegaria. Divaldo Franco fue largamente aplaudido.

            Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

(Texto em espanhol recebido em email de MARTA GAZZANIGA [[email protected]])

 

 

 

 

 Registro. 4º. Aniversário do programa Voces Espíritas (Vozes Espíritas”. Lima, Peru

 

 

 

Neste sábado (05-03) chegamos a Lima, no Perú, onde tivemos a oportunidade de assistir ao vivo a comemoração do 4º. aniversário do programa “Voces Espíritas”, transmitido pela Rádio Latina AM para vasta região do Peru. O programa deste sábado foi dirigido por Isabel Loo Fernández que alterna a cada sábado com a parceira Ana Maria Venturo que tambem compareceu ao programa comemorativo. Participaram dos trabalhos com Isabel os convidados:  Javier Mazzini,  secretário na diretoria do Centro Espírita Joanna de Ângelis, participante do  CEJA desde 2007 com inicio dos estudos doutrinários em 2008, orador e  monitor do ESDE, e, Vladimir Borrero, frequentador do  CEJA desde outubro de 2013 e sendo atualmente um trabalhador da casa que participa do Grupo de Estudo e Prática da Mediunidade. Enquanto o programa se desenvolve o companheiro Angel Shibata faz anotações de perguntas do público que são respondidas pelas responsáveis do programa ou mesmo pelos convidados. Isabel fez uma saudação ao público falando desses quatro anos de trabalho no rádio, com grande aceitação e retorno efetivo pelo ingresso constante e cada vez maior de ouvintes que tocados pela mensagem se tornam frequentadores da Casa Espírita. Todos com sólida formação doutrinária expuseram de forma simples e inteligivel  vários temas fundamentados nas obras da codificação kardequiana. O programa conta também com a assessoria de Maria Reyna de Morante que tem vasta experiência na área da comunicação e também é trabalhadora do CEJA. Sobre o histórico do programa Ana Maria Venturo nos fez uma síntese em recente entrevista:  “A ideia surgiu do desejo de que a Doutrina Espírita atingisse mais pessoas e vimos no rádio uma oportunidade e uma ferramenta muito útil. Junto com Isabel Loo decidimos iniciar um programa simples, fácil, com linguagem coloquial, sobre os ensinos espíritas. Preparamo-nos em locução, começamos a criar nossos programas e entramos no ar a 6 de Março de 2012. Numa primeira fase, foi através da Rádio Miraflores AM, uma pequena estação, e ambas  faziamos a conduçao, juntas. Em seguida vimos que chegara o momento de faze-lo separadas e alternarnos a locuçao uma a cada semana. Desde agosto do mesmo ano, transferimos o programa para uma rádio com maiores recursos técnicos, atingindo a nível nacional. Em 6 de março cumpletaremos quatro anos no ar, sempre ao vivo, recebendo comentários e perguntas do público que nos ouve. Também é muito gratificante ver como o público ouvinte procura o centro espírita para as palestras públicas espíritas às quartas-feiras, e procura-nos para relatar  as suas experiências. Eles nos dizem que ouvindo Voces Espíritas auxiliam-se a si mesmos para mudar e compreender, acima de tudo respondendo a tantas interrogações que se faziam: por que estamos neste mundo, por que sofrer, para onde estamos indo, como é o mundo espiritual, e assuntos desconhecidos para a maioria. Devemos reconhecer que o Espiritismo é um conhecimento totalmente novo para o nosso meio. Poderíamos dizer que somos pioneiros dando a conhecer a  Doutrina Espírita segundo Allan Kardec a codificou”. Ficamos impressionados com esse primeiro contato com os amigos trabalhadores espíritas do Peru com os quais ficaremos mais alguns dias para conhecer o excelente trabalho que realizam com extrema dedicação e segura postura doutrinária genuinamente kardecista. Parabéns, amigos. Ismael Gobbo .

 

Este sábado (05-03) llegamos a Lima, Perú, donde tuvimos la oportunidad de asistir a la transmisión en vivo de la conmemoración del 4º aniversario del programa “Voces Espíritas”, que se transmite desde Radio Latina AM hacia el vasto territorio de Perú. El programa de este sábado fue dirigido por Isabel Loo Fernández, quien alterna  cada sábado la conducción con Ana María Venturo, quien también asistió al programa conmemorativo. Participaron en esa emisión, los invitados: Javier Mazzini, Secretario de la Junta Directiva del Centro Espírita Joanna de Angelis, quien participa en el CEJA desde el 2007 e inició sus estudios doctrinarios en el 2008, conferencista y monitor del ESDE, y  Vladimir Borrero, quien asiste al CEJA desde octubre de 2013, siendo actualmente un trabajador de la casa que sigue el curso de Estudio y Práctica de la Mediumnidad. Durante el desarrollo del programa, el compañero Angel Shibata anota las preguntas del público que son respondidas por las responsables del programa o incluso por los invitados. Isabel saludó al público rememorando esos cuatro años de trabajo en la radio, con una gran aceptación y retorno efectivo del programa al constatar el ingreso constante y cada vez más numeroso de oyentes, que emocionado por el mensaje se han convertido en asistentes frecuentes de la Casa Espírita. Todos con una sólida formación doctrinaria, expusieron de manera sencilla y comprensible varios temas con base en las obras de la Codificación Kardeciana. El programa cuenta también con la asistencia de María Reyna de Morante, con amplia experiencia en el área de la comunicación social y también trabajadora del CEJA. Sobre la historia del programa, Ana María Venturo nos hizo una síntesis en una reciente entrevista: “La idea surgió del deseo de que la Doctrina Espírita llegue a más personas y vimos en la radio una oportunidad y una herramienta muy útil. Con Isabel Loo decidimos iniciar un programa sencillo, fácil, con lenguaje coloquial, sobre las enseñanzas espíritas. Nos preparamos en locución, comenzamos a crear nuestros programas y salimos al aire el 7 de marzo de 2012. En una primera etapa, fue a través de Radio Miraflores AM, una estación pequeña, y ambas hacíamos la conducción, juntas. Después, vimos que había llegado el momento de hacerlo separadas y alternarnos en la locución una cada semana. Desde agosto de ese mismo año, trasladamos el programa a una radio con mayores recursos técnicos, llegando a nivel nacional. El 7 de marzo cumpliremos cuatro años en el aire, siempre en vivo, recibiendo comentarios y preguntas del público que nos escucha. También es muy gratificante ver cómo el público oyente busca el centro espírita para las conferencias públicas espíritas los miércoles y nos busca para contarnos sus experiencias. Nos dicen que escuchando Voces Espíritas se ayudan a sí mismos para cambiar y comprender, sobre todo respondiendo a tantas interrogantes que se hacían: por qué estamos en este mundo, por qué sufrimos, hacia dónde vamos, cómo es el mundo espiritual, y temas desconocidos para la mayoría. Debemos reconocer que el Espiritismo es un conocimiento totalmente nuevo para nuestro medio. Podríamos decir que somos pioneros dando a conocer la Doctrina Espírita según Allan Kardec la codificó”. Quedamos impresionados con ese primer contacto con los amigos trabajadores espíritas de Perú, con los cuales nos quedaremos algunos días más para conocer el excelente trabajo que realizan con extrema dedicación y segura postura doctrinaria genuinamente Kardecista. Felicitaciones, amigos. Ismael Gobbo. 

 

 

(Tradução para o espanhol Maria Reyna de Morante)

 

Isabel Loo e Ana Venturo responsáveis pela direção do programa ‘”Voces Espiritas”. Lima, Peru.. Foto Maria Reyna.

Isabel Loo, Ismael Gobbo, Vladimir e Javier. Programa Voces Espíritas, Lima, Peru. Foto Maria Reyna

Javier, Vladimir, Maria Reyna e Isabel Loo. Foto Ismael Gobbo

Angel Shibata, Vladimir Borrero, Isabel Loo, Javier  Mazzini e Maria Reyna

 

 Novo Programa FEBtv - Rede Brasil de Televisão - Todos sábados das 12h às 12h30min

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

 
Conheça o novo programa da FEBtv:
ENTRE DOIS MUNDOS - uma visão espírita da realidade

Voltado para o público espírita e simpatizante, o programa discute temas ligados ao cotidiano das pessoas, mostrando a necessidade e a importância da espiritualidade em suas vidas.

O telespectador pode enviar perguntas que serão respondidas por estudiosos do Espiritismo. O email de contato é: [email protected]

Acompanhe todos os sábados, das 12h às 12h30, pela Rede Brasil de Televisão, em diversos canais abertos e TV por assinatura em todo o país.

Para mais informações, acesse:
www.febtv.com.br/entredoismundos.

 


Transmissões ao vivo


The Spiritis' Book
Todas as quintas-feiras
Das 20h às 21h30
Toronto Spiritist Society

 


Palestras públicas
Todos os sábados
Das 20h às 21h30
Comunhão Espírita de Brasília

 


Vídeos sugeridos

O Amor pede Passagem
O amor e o cérebro

Minha Nada Mole Encarnação
O escolhido

Livros que Iluminam
Homossexualidade ou homoafetividade

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 29/02/2016 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

OLHA  QUEM ESTÁ  DE  VOLTA!!!!

IMPERDÍVEL!!!!

http://i.ytimg.com/vi/yv76TtE2vYc/maxresdefault.jpg

DRA.  DEUSA  SAMU

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

Rua Tibiriçá nº 522 – Avanhandava

Convida a todos para assistirem a palestra que a

DRA. DEUSA  SAMU

Da   Cidade  De

São Paulo

Fará no DOMINGO DIA 20-03-2016

ÀS  20,00 HORAS

TEMA:

“  LIVRE  “

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida [[email protected]] e  de João Marchesi Neto)

 

 

 3º Encontro Nacional de Amigos de Yvonne Pereira terá lançamento de livro do autor Pedro Camilo. Volta Redonda, RJ

 

Durante o 3º Encontro Nacional de Amigos de Yvonne Pereira, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de março, em Volta Redonda, Rio de Janeiro, será lançado o novo livro de Pedro Camilo,YVONNE PEREIRA: ENTRE CARTA E RECORDAÇÕES, em comemoração dos 60 anos de publicação da obra MEMÓRIAS DE UM SUICIDA.

Venha participar desse momento!!!

Foto de Pedro Camilo.

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 USE/SP. Reunião de Dirigentes do Atendimento Espiritual no Centro Espirita – AECE. São Paulo, SP

 

Ismael
Peço a gentileza de divulgar este evento que acontecerá no próximo sábado em São Paulo, se possível seria muito bom se alguém da sua Região viesse também. No dia 13/03/2016, haverá a reunião do C.A, é uma ótima oportunidade de aqueles que vierem participar da reunião do C.A., aproveitar a viagem e participar da Reunião do Departamento de Atendimento Espiritual no Centro Espirita.

Fraterno abraço,
Mauro A. Santos.

 

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

 Versão on line da Folha Espírita e

Editorial aberto já estão disponível

 

Caros,

A versão online da FE já está no ar e disponível para os assinantes: http://pt.calameo.com/read/00014369754b3f0fd1908

O editoral aberto está aqui: http://folhaespirita.com.br/v2/node/703

Com essa edição completamos 80 números da FE online – o primeiro número foi outubro de 2009.

Um abraço,
AM

(Informação recebida em emails de Acildon Mattos <[email protected] e de  Claudia Santos)

 

 

 Agenda Espírita do

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite por email para André Gadelha

[email protected]

 

 

 

 

 Matéria publicada na Coluna Espírita do

Diário de Taubaté. Taubaté, SP

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina,PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 Os instrumentos da perfeição

 

 

Pelo Espírito Neio Lucio. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Jesus no Lar. Lição nº 06. Página 35.

 

Naquela noite, Simão Pedro trazia à conversação o espírito ralado por extremo desgosto. Agastara-se com parentes descriteriosos e rudes. Velho tio acusara-o de dilapidador dos bens da família e um primo ameaçara esbofeteá-lo na via pública.

Guardava, por isso, o semblante carregado e austero.

Quando o Mestre leu algumas frases dos Sagrados Escritos, o pescador desabafou.

Descreveu o conflito com a parentela e Jesus o ouviu em silêncio.

Ao término do longo relatório afetivo, indagou o Senhor:

- E que fizeste, Simão, ante as arremetidas dos familiares incompreensivos?

- Sem dúvida, reagi como devia! - respondeu o apóstolo, veemente. - Coloquei cada um no lugar próprio.

Anunciei, sem rebuços, as más qualidades de que são portadores. Meu tio é raro exemplar de sovinice e meu primo é mentiroso contumaz. Provei, perante numerosa assistência, que ambos são hipócritas, e não me arrependi do que fiz.

O  Mestre refletiu por minutos longos e falou, compassivo:

- Pedro, que faz um carpinteiro na construção de uma casa?

- Naturalmente, trabalha - redarguiu o interpelado, irritadiço.

- Com quê? - tomou o Amigo Celeste, bem humorado.

-    Usando ferramentas.

Após a resposta breve de Simão, o Cristo continuou:

- Pedro, as pessoas com as quais nascemos e vivemos na Terra são os primeiros e mais importantes instrumentos que recebemos do Pai, para a edificação do Reino do Céu em nós mesmos.

Quando falhamos no aproveitamento deles, que constituem elementos de nossa melhoria, é quase impossível triunfar com recursos alheios, porque o Pai nos concede os problemas da vida, de acordo com a nossa capacidade de lhes dar solução.

A ave é obrigada a fazer o ninho, mas não se lhe reclama outro serviço.

A ovelha dará lã ao pastor; no entanto, ninguém lhe exige o agasalho pronto.

Ao homem foram concedidas outras tarefas, quais sejam as do amor e da humildade, na ação inteligente e constante para o bem comum, a fim de que a paz e a felicidade não sejam mitos na Terra.

Os parentes próximos, na maioria das vezes, são o martelo ou o serrote que podemos utilizar a benefício da construção do templo vivo e sublime, por intermédio do qual o Céu se manifestará em nossa alma.

Enquanto o marceneiro usa as suas ferramentas, por fora, cabe-nos aproveitar as nossas, por dentro.

Em todas as ocasiões, o ignorante representa para nós um campo de benemerência espiritual; o mau é desafio que nos põe a bondade à prova; o ingrato é um meio de exercitarmos o perdão; o doente é uma lição à nossa capacidade de socorrer.

Aquele que bem se conduz, em nome do Pai, junto de familiares endurecidos ou indiferentes, prepara-se com rapidez para a glória do serviço à Humanidade, porque, se a paciência aprimora a vida, o tempo tudo transforma.

Calou-se Jesus e, talvez porque Pedro tivesse ainda os olhos indagadores, acrescentou serenamente:

- Se não ajudamos ao necessitado de perto, como auxiliaremos os aflitos, de longe? Se não amamos o irmão que respira conosco os mesmos ares, como nos consagraremos ao Pai que se encontra no Céu?

Depois destas perguntas, pairou na modesta sala de Cafarnaum expressivo silêncio que ninguém ousou interromper.

 

 

 

(Informação recebida em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

(Estátua de Simão Pedro no ingresso ao sitio arqueológico de Cafarnaum. Israel. Foto Ismael Gobbo

Lago da Galiléia em Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 Angariar coisas

 

 

Caminhamos pela existência terrena angariando coisas.

Algumas cabem nas mãos. Outras, conseguem ser guardadas na mente. E há também as que somente conseguimos depositar no cofre do coração.

As coisas que cabem nas mãos são nossos valores terrenos. Aquilo que gera fortuna, que se contabiliza, que se registra nas contas dos bancos e enchem cofres.

Quando são frutos do trabalho honesto, adquiridas com esforço próprio, pautadas em uma conduta moral adequada, justo se faz encher as mãos com esses bens.

Também gozá-los, deles usufruir, com satisfação.

Porém, não raro somos aqueles que, no afã de termos mãos cheias, fazemos disso o ideal de nossa existência.

Gastamos todos os recursos do tempo, do intelecto, de nossas capacidades para adquirir, amealhar bens.

Em um comportamento doentio, fazemos disso o grande ideal da vida, como se aqui estivéssemos somente para ter as mãos cheias.

É claro que o trabalho honesto, o esforço pessoal deve ter sua recompensa, e podemos receber o valor amoedado pelo nosso empenho. Nada há de errado nisso.

Porém, ao investirmos todas nossas capacidades apenas para encher nossas mãos, elas ficarão abarrotadas, mas teremos mente e coração vazios.

Importante, portanto, ocuparmos nosso tempo e energia para encher a mente, além das mãos.

Dedicarmos bons momentos da existência para investir nos tesouros do intelecto, da cultura e dos mais diversos saberes.

Esforçarmo-nos para as conquistas acadêmicas, para o aprendizado nas mais variadas vertentes, aplicando-nos na própria intelectualização.

Assim, não apenas mãos cheias de bens materiais, também a busca do dilatar as capacidades intelectivas.

Como frutos pessoais, nos tornaremos cultos, desenvolveremos raciocínios elaborados, dominaremos idiomas e saberes diversos.

Entretanto, que ao trilhar esse caminho, não conservemos o coração vazio.

Lembremos de buscar, igualmente, tesouros para preencher o coração, valorizando as oportunidades de abraçar virtudes e interiorizar valores nobres.

*   *   *

Enquanto transitarmos pela experiência terrena, importante nos perguntarmos: que tesouros vimos adquirindo?

Estaremos investindo nossas horas, nossos recursos para buscar as coisas que enchem as mãos, caminhando com mente e coração vazios?

Estaremos investindo no banco da mente, da instrução, do desenvolvimento intelectual, deixando o coração sem recursos?

Que temos feito, afinal, das tantas oportunidades que nos permitem o enriquecimento do intelecto e dos bens materiais?

Temos pensado nos nossos irmãos? Em repartir com alguém tudo que sabemos, que somos, que possuímos?

Pensemos nisso e projetemos nossas horas com sabedoria, utilizando-as no próprio enriquecimento intelectual, no amealhar bens para o corpo e para o espírito.

Em nossa trajetória, estabeleçamos formas de crescer, mas também de auxiliar os nossos irmãos em humanidade a crescerem conosco.

 Redação do Momento Espírita.
Em 5.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Farol no famoso  bairro de Miraflores. Lima, Peru. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]