Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 29 de março de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/29-03-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/29-03-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

28-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/28-03-2017.htm

27-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/27-03-2017.htm

25-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/25-03-2017.htm

24-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/24-03-2017.htm

23-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/23-03-2017.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

CARÁTER E CONSEQÜÊNCIAS RELIGIOSAS DAS

MANIFESTAÇÕES DOS ESPÍRITOS

 

1. As almas ou Espíritos dos que aqui viveram constituem o mundo invisível que povoa o espaço e no meio do qual vivemos. Daí resulta que, desde que há homens, há Espíritos e que, se estes últimos têm o poder de manifestar-se, devem tê-lo tido em todas as épocas. É o que comprovam a história e as religiões de todos os povos. Entretanto, nestes últimos tempos, as manifestações dos Espíritos assumiram grande desenvolvimento e tomaram um caráter mais acentuado de autenticidade, porque estava nos desígnios da Providência pôr termo à praga da incredulidade e do materialismo, por meio de provas evidentes, permitindo que os que deixaram a Terra viessem atestar sua existência e revelar-nos a situação ditosa ou infeliz em que se encontravam.

2. Vivendo o mundo visível em meio do mundo invisível, com o qual se acha em contacto perpétuo, segue-se que eles reagem incessantemente um sobre o outro, reação que constitui a origem de uma imensidade de fenômenos, que foram considerados sobrenaturais, por se não lhes conhecer a causa.

A ação do mundo invisível sobre o mundo visível e reciprocamente é uma das leis, uma das forças da Natureza, tão necessária à harmonia universal, quanto a lei de atração. Se ela cessasse, a harmonia estaria perturbada, conforme sucede num maquinismo, donde se suprima uma peça. Derivando de uma lei da natureza semelhante ação, nada têm, evidentemente, de sobrenaturais os fenômenos que ela opera. Pareciam tais, porque desconhecida era a causa que os produzia. O mesmo se deu com alguns efeitos da eletricidade, da luz, etc.

3. Todas as religiões têm por base a existência de Deus e por fim o futuro do homem depois da morte. Esse futuro, que é de capital interesse para a criatura, se acha necessariamente ligado à existência do mundo invisível, pelo que o conhecimento desse mundo há constituído, desde todos os tempos, objeto de suas pesquisas e preocupações. A atenção do homem foi naturalmente atraída pelos fenômenos que tendem a provar a existência daquele mundo e nenhuns houve jamais tão concludentes, como os das manifestações dos Espíritos por meio das quais os próprios habitantes de tal mundo revelaram suas existências. Por isso foi que esses fenômenos se tornaram básicos para a maior parte dos dogmas de todas as religiões.

4. Tendo instintivamente a intuição de uma potência superior, o homem foi sempre levado, em todos os tempos, a atribuir à ação direta dessa potência os fenômenos cuja causa lhe era desconhecida e que passavam, a seus olhos, por prodígios e efeitos sobrenaturais. Os incrédulos consideram essa tendência uma conseqüência da predileção que tem o homem pelo maravilhoso; não procuram, porém, a origem desse amor do maravilhoso. Ela, no entanto, reside muito simplesmente na intuição mal definida de uma ordem de coisas extracorpóreas. Com o progresso da Ciência e o conhecimento das leis da Natureza, esses fenômenos passaram pouco a pouco do domínio do maravilhoso para o dos efeitos naturais, de sorte que o que outrora parecia sobrenatural já não o é hoje e o que ainda o é hoje não mais o será amanhã.

Os fenômenos decorrentes da manifestação dos Espíritos forneceram, pela sua natureza mesma, larga contribuição aos fatos reputados maravilhosos. Tempo, contudo, viria em que, conhecida a lei que os rege, eles entrariam, como os outros, na ordem dos fatos naturais. Esse tempo chegou e o Espiritismo, dando a conhecer essa lei, apresentou a chave para a interpretação da maior parte das passagens incompreendidas das Escrituras sagradas que a isso aludem e dos fatos tidos por miraculosos.

5. O caráter do fato miraculoso é ser insólito e excepcional; é uma derrogação das leis da Natureza. Desde, pois, que um fenômeno se reproduz em condições idênticas, segue-se que está submetido a uma lei e, então, já não é miraculoso. Pode essa lei ser desconhecida, mas, por isso, não é menos real a sua existência. O tempo se encarregará de revelá-la.

O movimento do Sol, ou, melhor, da Terra, sustado por Josué, seria um verdadeiro milagre, porquanto implicaria a derrogação manifesta da lei que rege o movimento dos astros. Mas, se o fato pudesse reproduzir-se em dadas condições, é que estaria sujeito a uma lei e deixaria, conseguintemente, de ser milagre.

6. É errôneo assustar-se a Igreja com o fato de restringir-se o círculo dos fatos miraculosos, porquanto Deus prova melhor o seu poder e a sua grandeza por meio do admirável conjunto de suas leis, do que por algumas infrações dessas mesmas leis. E tanto mais errôneo é o seu temor, quanto ela atribui ao demônio o poder de operar prodígios, donde resultaria que, podendo interromper o curso das leis divinas, o demônio seria tão poderoso quanto Deus. Ousar dizer que o Espírito do mal pode suspender o curso das leis de Deus é blasfêmia e sacrilégio.

Longe de perder qualquer coisa de sua autoridade por passarem os fatos qualificados de milagrosos à ordem dos fatos naturais, a religião somente pode ganhar com isso; primeiramente, porque, se um fato é tido falsamente por miraculoso, há aí um erro e a religião somente pode perder, se se apoiar num erro, sobretudo se se obstinasse em considerar milagre o que não o seja; em segundo lugar, porque, não admitindo a possibilidade dos milagres, muitas pessoas negam os fatos qualificados de milagrosos, negando, conseguintemente, a religião que em tais fatos se estriba. Se, ao contrário, a possibilidade dos mesmos fatos for demonstrada como efeitos das leis naturais, já não haverá cabimento para que alguém os repila, nem repila a religião que os proclame.

7. Nenhuma crença religiosa, por lhes ser contrária, pode infirmar os fatos que a Ciência comprova de modo peremptório. Não pode a religião deixar de ganhar em autoridade acompanhando o progresso dos conhecimentos científicos, como não pode deixar de perder, se se conservar retardatária, ou a protestar contra esses mesmos conhecimentos em nome dos seus dogmas, visto que nenhum dogma poderá prevalecer contra as leis da Natureza, ou anulá-las. Um dogma que se funde na negação de uma lei da Natureza não pode exprimir a verdade.

O Espiritismo, que se funda no conhecimento de leis até agora incompreendidas, não vem destruir os fatos religiosos, porém sancioná-los, dando-lhes uma explicação racional. Vem destruir apenas as falsas conseqüências que deles foram deduzidas, em virtude da ignorância daquelas leis, ou de as terem interpretado erradamente.

8. A ignorância das leis da Natureza, com o levar o homem a procurar causas fantásticas para fenômenos que ele não compreende, é a origem das idéias supersticiosas, algumas das quais são devidas aos fenômenos espíritas mal compreendidos. O conhecimento das leis que regem os fenômenos destrói essas idéias supersticiosas, encaminhando as coisas para a realidade e demonstrando, com relação a elas, o limite do possível e do impossível.

 

(Texto copiado de Febnet)

Josué determinando o Sol a ficar parado em óleo sobre tela de John Martin.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Martin_-_Joshua_Commanding_the_Sun_to_Stand_Still_-_Google_Art_Project.jpg

Sibila Délfica. Afresco na Capela Sistina por Michelangelo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michelangelo_Delphic_Sybil_cropped.jpg

Psicografando

O médium-exemplo, Chico Xavier,  psicografando em Pedro Leopoldo, MG.

Acervo de Jhon Harley M. Marques. Pedro Leopoldo, MG

 

 

Alguém sem religião pode se salvar mais fácil do que o beato

 

 

Publicado originalmente em coluna

de O Tempo, BH, MG, 27/03/17.

José Reis Chaves

 

A Igreja dizia que fora dela não havia salvação, o que era fruto do seu atraso evolutivo da época.

Esse erro e outros, como o absurdo inferno imaginado por Dante Alighiere na sua “Divina Comédia”, eram aceitos pela Igreja até princípios do século XX. Mas alguns desses ensinos errados ainda são aceitos até hoje por parte de evangélicos e católicos de pouca instrução, os quais estão frontalmente contra os postulados cristãos verdadeiros, pois discriminam e, às vezes, até ofendem quem não comunga com suas ideias religiosas “vencidas”, o que é lamentável!

O inferno bíblico figurado, como o é o purgatório da Igreja, é elogiado por Kardec por ser temporal. De fato não podemos pecar “eternamente” e, consequentemente, não podemos também pagar “eternamente”, o que seria injusto. Nós seremos medidos, mas na mesma medida com que tivermos medido (Mateus 7: 2). E Jesus diz que temos que pagar tudo até o último centavo (Mateus 5: 26), mas, pago o último centavo, estaremos quites com os nossos pecados, o que joga por terra, totalmente, as tais de “penas eternas”. A justiça divina é perfeita. E, assim, ninguém paga mais do que deve.

E o pagamento ou carma de sofrimento não é castigo de Deus, mas disciplina, para que entendamos que, de acordo com essa lei inexorável de causa e efeito, nós colhemos o que semeamos (Gálatas 6: 7). Se quisermos, pois, um destino feliz, pratiquemos, então, o bem e o amor incondicional evangélico, que nos recomenda a prática desse amor até para com os nossos inimigos (Mateus 5: 44).

E é só assim que, um dia, poderemos conseguir passar pela difícil “porta estreita”, símbolo de nossa salvação ou libertação que nos foi dado pelo próprio Mestre dos Mestres que veio, exatamente, para nos ensinar a verdade que nos liberta, tirando-nos, pois, da nossa atual escravidão do mal.

As pessoas que ainda vivem o cristianismo medieval, que, oficialmente, vai até princípios do século XX, não foram e não são cristãos verdadeiros, embora os seus adeptos pensassem e pensem ainda o contrário. E os erros do cristianismo do passado são justificados pela ignorância e o atraso evolutivo da humanidade da época. Mas hoje, não se justificam mais, pois as portas da verdade esclarecedora do evangelho estão aí escancaradas, e só não entra por elas quem não quiser!

A crença numa religião exclusivista, ou seja, aquela que considera como verdadeira e salvadora somente a nossa e que as outras levam à condenação é completamente errada, pois o que nos salva mesmo é a prática do amor a Deus sobre tudo e ao nosso semelhante no mesmo grau em que nos amamos. E esse amor está presente em todas as religiões e é o que nos ensina com maestria o excelso Mestre: Conhecereis meus discípulos por se amarem uns aos outros (João 13: 34 e 35), e não, pois, por terem ou deixarem de ter uma determinada religião, o que lembra a conhecida frase de Kardec: “Fora da caridade não há salvação”. E Paulo (1 Coríntios 11: 19) até diz que é bom que haja divisões entre nós, mas é claro, com dignidade, respeito e a caridade cristã e espírita.

E aqueles que não têm religião até que podem salvar-se mais facilmente do que os beatos religiosos, mas intolerantes, briguentos e desarmonizados com seus semelhantes e, por consequência, com Deus!

                                                                                      

Rolo do inferno. (Jigoku-Zoushi). Museu Nacional de Tokio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jigoku-Zoushi.jpg

 

DSC04900

Dante. Estátua de Jeroni Sunõl 

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

Divaldo Franco - Encerramento I Encontro

Fraternidade Sem Fronteiras 26/03/2017.  Campinas, SP

 

 

TEXTO: Djair de Souza Ribeiro   FOTOS: Sandra Patrocínio

Manhã de domingo, ensolarada e convidando ao lazer ou ao “dolce far niente”. Enquanto muitos ainda deixam se envolver pela natural “depressão domingueira” por vislumbrarem a segunda-feira que se aproxima, uma multidão alegre e bem disposta vai buscando acomodar-se no Espaço Guanabara, em Campinas-SP, para o derradeiro dia do I Encontro da Fraternidade Sem Fronteiras.

A emoção incontida, transborda dos corações luarizados pelas mensagens do dia anterior que mobilizou  palestrantes de diversas religiões e atividades profissionais. Não obstante essa multiplicidade de correntes de pensamentos uma característica comum sobressaia: a dedicação em servir ao próximo e a prática da caridade abnegada e desinteressada.

Depoimentos de voluntários que estiveram nos locais devastados pela fome, miséria – social e econômica – e o desamparo oficial tocaram o coração de muitos.

As narrativas das cenas de penúria e fome chocaram os corações mais indiferentes. Todavia a mensagem de esperança falou mais alto, quando foram mostradas imagens das crianças – agora – alimentadas e assistidas.

Entre a miríade de dados e estatísticas divulgados pelos ocupantes que se revezaram na tribuna, a informação mais desconcertante e impactante foi fornecida por Divaldo: Enquanto – nas sociedades mais desenvolvidas economicamente – 40% da população sofre de obesidade, a FAO (Organização das Nações Unida para a Alimentação e Agricultura) alerta que nos próximos 10 anos cerca de 80.000.000 milhões de criaturas humanas morrerão à fome em todo o Planeta. Chocante e estarrecedor para uma Humanidade que conquistou o Cosmo e desvendou os segredos da matéria e das partículas subatômicas.

O primeiro dia terminara. Nas mentes uma certeza: Todos nós podemos e devemos participar da solução desse grave problema que envergonha a raça humana.

Foi nesse clima de expectação, emotividade e uma psicosfera espiritual sublime que teve início o segundo dia do Encontro.

Para encerrar Divaldo assumiu a tribuna para desenvolver o tema “O Papel da Fraternidade na Transição Planetária”

Divaldo Franco inicia sua conferência abordando as diversas barreiras para a real fraternidade entre os povos é o idioma e relembra a trajetória de Ludwik Lejzer Zamenhof (1859  1917) - oftalmologista e filólogo polonês – motivado por quebrar uma das grandes barreiras para a comunhão universal – a barreira da comunicação, devido às diversidades dos idiomas – dedicou-se a idealizar e criar um idioma Global: o Esperanto, a língua artificial mais falada e bem sucedida no mundo.

Em seguida Divaldo fala-nos do escritor russo Leon Tolstoi (1828 —  1910) um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX e que publicou os romances Guerra e Paz e Anna Karenina obras que o consagraram no meio literário mundial, mas que não conseguia, contudo preencher o vazio que ele sentia e em um gesto inesperado, abdicou de seus títulos e passou a viver de forma simples junto dos agricultores de sua antiga propriedade, levando uma existência simples e em proximidade à natureza, pois buscava o Reino de Deus e Sua justiça.

Dessa experiência transcendental publicou em 1.894 aquela que lhe seria a grande obra de não ficção de Tolstói: O Reino de Deus Está em Vós, obra em que Tolstói defende a ideia de que o cristianismo não é uma doutrina abstrata, mas uma proposta prática para a vida.

O livro gerou tanta polêmica que foi proibido pelo czar da Russia, e seu autor excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa e por essa razão foi publicado pela primeira vez na Alemanha, pois fora banido em seu país de origem, a Rússia.

Anos mais tarde esse livro foi lido por um indiano radicado na África do Sul e que pela cor da sua pele sofria ignominiosa descriminação. Advogado por formação acadêmica, professando o hinduísmo, esse jovem encontrou a motivação para seguir sua missão.

Era Mohandas Karamchand Gandhi (1869—1948) que deixou a África do Sul e voltou para a, então, colônia inglesa da Índia, onde se tornou, mais conhecido como Mahatma (A Grande Alma) Gandhi e, pacificamente, libertou o povo da subjugação inglesa, utilizando-se da “Satyagraha” a política da Não-Violência.

E o livro que inspirou Gandhi caiu, anos mais tarde, nas mãos do americano Martin Luther King Junior (1929—1968) um pastor protestante que se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

Em comum entre ambos o fato de terem sido covardemente assassinados. Morreram, mas não os seus ideais e sonhos as quais lograram libertar mais de 1 bilhão de almas da violência da falta de liberdade.

Seguindo com o tema Divaldo aborda a questão da Guerra – a face mais visível do egoísmo e da crueldade humana – emocionando a todos com a narrativa do Rabino Samuel que no ano de 1930 morava próximo a um jovem alemão. Diariamente o Rabino quando passava próximo à residência do jovem germânico cumprimentava-o gentilmente:

Guten Morgen, Her Müller (Em alemão – Bom Dia, Sr. Müller)

O jovem orgulhoso e arrogante mostrava-se indiferente à cordialidade do religioso judeu e jamais retribuirá o cumprimento.

Essa cena repetiu-se centenas de vezes, até a eclosão da 2ª Guerra Mundial e a adoção da política de Hitler de extermínio dos Judeus.

Em uma manhã gelada do inverno europeu, um fila enorme é organizada em um campo de concentração. À frente da fila um oficial das temidas tropas SS nazista segurando nas mãos um rebenque examinava a cada um dos prisioneiros e determinava seu destino.

Se o rebenque fosse apontado para a esquerda o prisioneiro era arrastado às câmaras de gás e assassinado. Caso o rebenque apontasse para a direita o prisioneiro era levado para as cabanas e permanecia vivo – até a próxima vistoria.

A fila seguia sua cadência trágica - Esquerda: Morte. Direita: Vida - até que postou-se diante do oficial um senhor alquebrado pelos sofrimentos e em um gesto audacioso ousou dirigir a palavra ao comandante nazisya:

Guten Morgen, Her Müller.

O soldado, que trazia afivelada ao rosto a máscara da indiferença, estremeceu ao reconhecer a voz de seu antigo vizinho e diante daqueles olhos humildes que o fitavam, apontou o rebenque para a direita. Vida!

Finda a Guerra o rabino Samuel foi convidado a testemunhar as atrocidades e participar do julgamento de vários dos carrascos nazistas que não lograram fugir ou suicidar-se.

Diante de Herr. Müller – agora prisioneiro de Guerra – o rabino voltou a cumprimenta-lo: — Guten Morgen, Her Müller – e respondendo ao juiz que lhe indagara sobre o réu, o antigo prisioneiro dos campos de extermínio reconheceu que aquele jovem à sua frente havia-o salvado.

Ao sair do tribunal – que o condenara - o ex-soldado nazista deteve-se diante do Rabino e lhe sussurrou:

— Vielen Danke, Herr Rabino (Em alemão – Muito obrigado, Sr. Rabino).

Guerras. Conforme o pesquisador Kenneth Boudling (1910-1993), em o livro Paz Estável, nos últimos 3.500 anos de registros históricos, o mundo só teve 268 sem guerras. Somente nas guerras do século XX morreram 98.000.000 de seres humanos. O pior dessa estatística é que a maioria das guerras ocorreu por motivos religiosos. Hipocritamete alegando amar a Deus mas odiando ao seu irmão.

São chegados os momentos da Transição Moral da Humanidade. Ocasião em que o joio – a erva daninha – será separado do trigo.

Para tanto, os candidatos ao “Trigo de Deus” deverão derrubar as fronteiras – não somente as fronteiras geográficas , mas principalmente aquelas que erigimos - por trás das quais nos ocultamos e que nos impedem de ver ao nosso próximo que do outro lado dessa barreira de indiferença clama por socorro, físico ou moral.

Muitos se perguntam quando dar-se-á a Transição Planetária?

Divaldo silencia por uns poucos segundos e como que olhando para cada um de nós, adverte com a severidade assertiva de quem dedicou a vida ao próximo:

— Este dia chegará, quando aprendermos a estender as mãos ao nosso próximo e sem fronteiras de nenhuma espécie chama-lo de irmão. A verdadeira fraternidade.

No exato instante em que a conferência aproximava-se do final uma falha na rede elétrica emudeceu os microfones, mas que foi incapaz de silenciar Divaldo Franco.

Em meio a um silêncio completo Divaldo ergueu sua voz poderosa e convidou-nos a todos a seguirmos os passos desses valorosos trabalhadores do bem da Fraternidade Sem Fronteiras, lembrando-nos a todos com ênfase:

— Agora é o teu momento de fazer algo pelos que choram e pedem amparo. Compaixão e não piedade!

Olhos nublados de lágrimas emolduravam a maioria das fisionomias. Nas mentes a certeza de que podemos fazer a diferença e tornar o Mundo melhor. Silenciar nossas queixas e agirmos de conformidade com a lição imorredoura de Jesus e registrado pelo evangelista Mateus no capítulo 25 do versículo 31 ao 46:

Quando o Filho do homem vier em sua glória, reunirá todas as nações diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita:

— Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram.

Então os justos lhe responderão:

— Mas Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?

O Rei responderá:

— Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.

Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda:

— Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram.

Eles também responderão:

— Mas Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?

Ele responderá:

— Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo.

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

1° Congresso dos Militares Espíritas e  6° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea. 2017. Pirassununga, SP

 

Prezado companheiro(a) de ideal;

 

Estamos planejando o 1° Congresso dos Militares Espíritas
em conjunto ao 6° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea em 2017.
Estamos dando mais um passo em nossa labuta de disseminar o
Evangelho de Jesus no coração das Forças Armadas.
O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio do presente ano, com o

Tema Geral: "Viver em paz: Pressuposto para a felicidade".

A programação segue anexa!

 

Pelo site é possível conhecer um pouco mais sobre o evento
http://encontroespiritaafa.com.br/


Seria uma alegria muito grande podermos contar com a sua presença
neste evento de Jesus, e, também, se for possível, contarmos ainda
com seu auxílio na divulgação desse Congresso. É uma tarefa muito importante!
Jesus conosco!

Meu sincero e afetuoso abraço!

Fraternalmente;

Renato Batista (19) 99937-7891
"Invocas a paz? Permita então que
ela primeiro nasça  dentro de ti" (Prof. Eurípides Barsanulfo)

 

 

 

(Informação recebida em email de Renato Pereira Batista [[email protected]])

 

 

 BUSS. Eventos programados para

Londres, Reino Unido






(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Abril/2017

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de Marcio Hungria [[email protected]])

 

 Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=db8f0b3b20&e=bce6fbd28f

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

OTÁVIO T. S. MANDRÁ,

 

nesta quarta-feira, 29 de março, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·       Reunião de Pais da Educação Infantil Espírita – As educadoras da área de educação infantil da casa estão convidando os pais, que têm seus filhos participando do trabalho a participarem de uma reunião no dia 01/04, as 14:30. A presença dos pais é muito importante para o aprimoramento e alinhamento do trabalho;

·        Seminário “Pedagogia do Afeto – O Espiritismo por Dentro” – com Joelson Pessoa. No domingo dia 09/04. Venham e compartilhem de momentos de reflexões e interações conosco

·       Reforma do novo espaço do CE Zilda Gama - Estamos em processo de reformo do imóvel ao lado, quem tiver interesse e puder auxiliar de alguma forma na reforma da casa pode pegar um flyer na recepção, ou conversar com um dos nossos trabalhadores e se informar;

 

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

28/03/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Oradora: Léia Lermes                                           CE Seara de Jesus       

Tema: Arrependimento, resgate e expiação

 

29/03/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Marcelo Bizzi                                            Seara Bendita

Tema: Atitudes que valem uma Vida!

 

01/04/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                          CE Seara do Mestre

Tema: Livre

 

04/04/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Oradora: Luciana Rocha                                       CE Zilda Gama/CEAK       

Tema: Livre

 

04/04/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: André Luiz Carvalho                                          CE Zilda Gama       

Tema: Livre

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestra no Lar da Família Cristã

São Paulo, SP  

 

 

(Recebido em email de Claudio Palermo)

 

 

"Allan Kardec - Um olhar para a eternidade" – Estreia 31 de março. São Paulo, SP

 

Texto: Paulo Afonso de Lima. Direção: Ana Rosa. Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardin e Ana Carolina Rainha. Sinopse: A trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade.

Estreia 31 de março.

Sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h.

Ingresso: R$ 60. Quem levar 1 quilo de alimento não perecível paga meia entrada.

Duração: 80 minutos.

Classificação: livre.

Temporada prevista até 23 de abril.

Teatro Fernando Torres - Rua Padre Estevão Pernet 588 ,Tatuapé - Telefone: (11) 2227-1025.

E-mail: [email protected]

Atendimento: Terça-feira a domingo, das 14h às 20h.

Valéria Souza

Assessora de Imprensa
(21) 9 8106-9266 

 

 

 

Créditos: Guillermo Luis.

RELEASE

 

Sucesso de público nos teatros do Brasil há 5 anos, ‘Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade’, com direção de Ana Rosa, estreia temporada no dia 31 de março no Teatro Fernando Torres, em São Paulo. O espetáculo já foi visto por mais de 200 mil espectadores

 

Com texto de Paulo Afonso de Lima, direção da brilhante Ana Rosa e com um elenco de primeira linha, “Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade”estreia temporada no dia 31 de março no Teatro Fernando Torres, em Tatuapé, São Paulo. Em uma bela turnê pelo Brasil há cinco anos, com casas lotadas nas cidades por onde passa, apeça já realizou mais de 800 apresentações, sendo vista por mais de 200 mil espectadores.Em cena, Rogério Fabiano revive a trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León DenizardRivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade. Em cartaz às sextas-feiras às 21h30,aos sábados às 21h, e aosdomingos às 19h. Temporada prevista até 23 de abril. Classificação livre.

 

Essa é a segunda vez que Rogério Fabiano interpreta Kardec nos palcos, a primeira foi há 16 anos, na primeira versão da peça. “É uma experiência mágica e de grande responsabilidade, um compromisso com a verdade e com a espiritualidade. Kardec, um grande homem que mudou o mundo”, diz Fabiano.

 

A maioria do elenco se divide entre dois, três ou mais personagens e faz isso com maestria. No palco, a atriz Érica Collares vive a médium Gertrudes Laforgue e Amélie Gabrielle Boudet (esposa de Allan Kardec). “A história de Amélie e Kardec é muito bonita. Eles eram companheiros em uma vida passada e se reencontram no século XIX. Foi amor à primeira vista. Eram filhos únicos, não tiveram filhos, e estavam unidos na missão do espiritismo. Foram destinados a isso”, conta Érica.

 

           Já Ana Carolina Rainha tem entre os seus papéis de destaque a mãe de Allan Kardec, Madame Rivail, a Madame Plainemaison e a amiga de Kardec Justine Frenard.  Figuras fundamentais na transição de Allan Kardec. “A primeira pessoa espírita que ele tem contato é com a culta e fina Madame Plainemaison. Ele a visita pretendendo desmascará-la, mas Allan receberá uma mensagem do além, que o fará mudar radicalmente e começara codificação do espiritismo”, esclarece Ana Carolina Rainha. Outros integrantes do elenco são Cláudio Gardin- que interpreta o Professor Fortier, o Padre católico e o tio Maurice -  e Antônio Pina, como o Mago Lacazze, o Professor Pestalozzi, o médium Jean Paul e o Espirito da Verdade.

 

Sob a direção de Ana Rosa, uma das maiores atrizes do país – ela está no ar na novela das nove da Globo “A Lei do Amor” -, o espetáculo pretende alcançar um público eclético, formado por simpatizantes dos assuntos espirituais, por aqueles que buscam respostas às suas indagações e por pessoas que simplesmente acreditam na eternidade da alma. Nesta peça, a curiosidade pelos assuntos espirituais está ligada ao objetivo da equipe em contar boas histórias, de fazer um bom espetáculo e atender ao público que procura um trabalho sério e verdadeiro.

Estou muito entusiasmada. Primeiro, por se tratar da vida e obra de Allan Kardec, já conhecido por nós através de suas obras básicas. Segundo, porque o texto de Paulo Afonso de Lima é uma obra de arte, tanto em termos de pesquisa como de teatralidade. E terceiro, por orquestrar o talento e sensibilidade de atores como Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardine Ana Carolina Rainha um exercício que me revigora - como atriz que sou - e me entusiasma como diretora a cada ensaio”, frisa Ana Rosa, espírita praticante há mais de 30 anos e dirige os espetáculos de sucesso "O Cândido Chico Xavier" e "Violetas na janela", ambos em cartaz há 15 anos. Ana subiu ao palco pela primeira vez com apenas 15 dias de idade, em um espetáculo em sua cidade natal, Promissão (SP). E em 1997, ela entrou para o Guiness Book como a atriz recordista em participação de telenovelas, recorde que mantém até hoje.

 

Serviço:

"Allan Kardec - Um olhar para a eternidade" – Estreia 31 de março.

Texto: Paulo Afonso de Lima. Direção: Ana Rosa. Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardin e Ana Carolina Rainha. Sinopse: A trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León DenizardRivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade.

 

Estreia 31 de março.

Sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h.

Ingresso: R$ 60. Quem levar 1 quilo de alimento não perecível paga meia entrada.

Duração: 80 minutos.

Classificação: livre.

Temporada prevista até 23 de abril.

Teatro Fernando Torres - Rua Padre Estevão Pernet 588,Tatuapé - Telefone: (11) 2227-1025.

E-mail: [email protected]

Atendimento: Terça-feira a domingo, das 14h às 20h.

Veja mais em: http://www.allan-kard3c.blogspot.com.br

 

FICHA TÉCNICA                                                                                                                                  

Texto: Paulo Afonso de Lima.

Direção: Ana Rosa.

Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardine Ana Carolina Rainha.

Direção de Arte e Luz: Guillermo Luis.

Iluminação: Carlos Alberto Boschini.

Operador de Luz e Vídeos: Marcelo Pirillo.

Cenário, figurinos e adereços: Francisco Emanuel Leite.

Assessoria de imprensa: Valéria Souza.

Produção: Érica Collares e Rogério Fabiano.

 

(Informações recebidas em email de Valzinha Souza [[email protected]])

 

 Peça teatral “Renúncia”

Brasília, DF

 

Peça teatral “Um Amor de Renúncia”

Dia 31 de Março e 1º. de Abril acontece, em Brasília, o espetáculo “Um Amor de Renúncia” no Espaço Cultural CAESB.
Hora: Sexta e sábado as 21h.
Local: Espaço Cultural Caesb - Lotes 13 / 21 - Centro de Gestão de Águas Emendadas - Av. Sibipiruna - Águas Claras, Brasília.

O texto foi adaptado por Alberto Centurião baseado no romance “Renúncia” de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel. “Um Amor de Renúncia” tem a direção de Lucienne Cunha e a trilha sonora assinada por Markinhos Moura. “Renúncia” narra à saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcione ao longo de quatro décadas. A adaptação faz um recorte neste painel para contar a história do amor impossível de Alcione e Padre Carlos e que tem como pano de fundo a Santa Inquisição na Espanha e na França.

Informações: www.bilheteriadigital.com.br; fone (61)  98212 9427.

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 XI Ciclo de Palestras Espíritas do GEB

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 XII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

Querido(a) amigo(a)!

 

      É com imensa alegria que estamos divulgando a XII Jornada da AME- Serra Gaúcha a realizar-se nos dias 19 e 20 de maio, no Teatro da UCS, na Universidade de Caxias do Sul/RS.

Nesta edição, o tema central será: "Ciência, Saúde e Espiritualidade - Caminho para a Plenitude do Ser" , onde os expositores abordarão temas entre outros: Pós-Modernidade e Espiritualidade; As consequências da humanização dos animais; A ética médica no terceiro milênio; Os vícios que inibem a plenitude do ser; Efeitos fisiológicos da prece.
Os palestrantes serão: Décio Iandoli Junior,  médico do aparelho digestivo, de Campo Grande/MS; Gilson Luis Roberto, homeopata e especialista em Psicologia Clínica Junguiana,  de Porto Alegre/RS; Irvenia dos Santis Prada, Médica Veterinária, de São Paulo/SP; Rossandro Klinjey, Psicólogo clínico, de Campina Grande/PB e Victório Luiz Turconi, médico-pediatra de Bento Gonçalves/RS.

Maiores informações, no cartaz em anexo, juntamente com a ficha de inscrição.

Solicitamos a especial gentileza de divulgar para seus contatos.

Fraterno abraço,

Samira 

Secretária da AME-SG



 

(Informação recebida em emails de Samira José Turconi [[email protected]] e de Giovana Campos)

 

Programação do C.E. Luz e Verdade

Marília, SP  

 

 


(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 Projeto ENEM 2017. Reforço escolar gratuito. CEPT

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

Atenciosamente,

PROF.VITOR HUGO S. DA SILVA

PRESIDENTE

CRUZADA

 ESPIRITA PAULO DE TARSO

LAR MARIA DE NAZARE

CNPJ 33 987 843/0001-82

RUA IDUME, 82, BRAS DE PINA,RIO,RJ

TELEFONE (21) 3137 0425

 

Prof. VITOR HUGO SOARES DA SILVA-PRESIDENTE

JANEIRO,RJ.-CEP 21215-300

 

 

(Informação recebida em email de LAR MARIA DE NAZARÉ CEPT [[email protected]])

 

AA. XXII Seminário para profissionais

Rio de Janeiro, RJ  

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 Palestra em vídeo na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra no G.E. Fabiano de Cristo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 11º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Orlando, Fl, Eua

 

http://files.constantcontact.com/a96917cb001/3c24b8b5-ed45-4135-af4a-d01747b59598.png

 

United States Spiritist Council, 9613 Tavares Cove, Austin, TX 78733

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP  

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE O

 

   DR.  SENA

 

DA CIDADE  DE

AVANHANDAVA

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 29-03-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " O DIREITO, O ADVOGADO E A DOUTRINA ESPIRITA "

 

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e João Marchesi Neto)

 

 Feira do Livro Espírita

Lins, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

 Programação do C.E. Allan Kardec de

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia-nos a palavra "CANCELAR" ​para e-mail: [email protected] , pelo que agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 Programação do SEOB

São Carlos, SP

Caros amigos,

No próximo mês terá início um novo trabalho dominical de Evangelho e Passes na SEOB.

O trabalho, batizado de “Acordes para o Evangelho”, terá início às 9h00, com meia hora de música erudita ao vivo, apresentada por uma cameratta formada por alunos de música da UFSCar.

A meia hora seguinte será dedica a uma exposição comentada sobre tema Evangélico e, ao final, serão aplicados passes para quem deles necessitar.

 Inicialmente teremos um trabalho por mês (no segundo domingo), mas o objetivo é torná-lo, progressivamente, quinzenal e, mais adiante, semanal.

 Será uma oportunidade valiosa para conjugarmos arte e reflexão sob a inspiração do Evangelho de Jesus.

 A inauguração do trabalho “Acordes para o Evangelho” ocorrerá no dia 9 de abril de 2017, às 9h00, tendo o nosso Otaciro Rangel Nascimento na condução do estudo do Evangelho.

 Esperamos contar com uma grande audiência, incluindo trabalhadores, frequentadores e demais interessados.

 

 

 

Saudações fraternas,

Wilson Ortiz

 

 

(Informação recebida em email de Associação Espírita Obreiros do Bem [[email protected]])

 

 Comenda da Paz Chico Xavier

Uberaba, MG

 

Amigos,

 

Por indicação da ex-prefeita Eloisa Helena a Casa de Chico Xavier será agraciada com a Comenda da Paz Chico Xavier. Justa e merecida homenagem. Segue o convite para apreciação de todos.

Parabéns a todos os trabalhadores deste abençoada instituição, onde no próximo dia 02 de abril completará 11 anos de existência dedicada a divulgar e preservar a vida e obra deste missionário do Cristo, legítimo apóstolo do amor e da caridade, Chico Xavier.

 

Jhon Harley

Em Sexta-feira, 24 de Março de 2017 18:19, SEGOV - Medalha <[email protected]> escreveu:

 

 

Ao senhor Geraldo Lemos Neto,

 

Informo que o Governo do Estado de Minas Gerais, concederá à Casa de Chico Xavier, a Comenda da Paz “Chico Xavier”.

 

A cerimônia de agraciamento será no dia 31 de março de 2017, sexta-feira, às 10h, no Memorial Chico Xavier situado na Avenida João XXIII, nº 2011 - Parque das Américas, Uberaba-MG.

 

Em cumprimento às regras protocolares, é imprescindível o comparecimento à chancelaria até as 9h30.

 

O traje para civis será passeio e para militares A2 ou correspondente, desarmados sem condecorações ou alamares.

 

Solicitamos gentileza confirmar presença pelos telefones: (31) 3915-9196 — 3915-9200 ou pelo e-mail [email protected]

 

 

 

(Informação recebida em emails de Nuno Emanuel e de Geraldo Lemos Neto)

 

 Informativo FEBtv

Brasília, DF

 

Em Quinta-feira, 23 de Março de 2017 16:32, FEBtv <[email protected]> escreveu:

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

http://www.febtv.com.br/maladireta/arquivo/2203171611-topo.jpg

Motivação para ser feliz

Este é o tema do programa Entre Dois Mundos que vai ao ar neste sábado, das 13h às 13:30, pela Rede Brasil de Televisão (RBTV).

Convidados:
Denis Soares e Flávio Fonseca

Assista pelas operadoras:
SKY (175), OI (1), VIVO (237), CLARO (13)

Informações:
www.febtv.com.br/entredoismundos


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

I Encontro Fraternidade sem Fronteiras - CANAL 5
Dias 25 e 26 de março de 2017
Realização: Fraternidade sem Fronteiras
Com Divaldo Franco, Jorge Godinho Rossandro Klinjey e outros 
Campinas - São Paulo

Palestras na AME Maringá - CANAL 3
Todas as quintas-feiras, a partir das 19h30
Realização: Associação Espírita de Maringá
Maringá - Paraná

Palestras na FEEGO - CANAL 8
Todos os domingos, a partir das 18h
Realização: Federação Espírita do Estado de Goiás
Goiânia - Goiás

Evangelho OnLar - CANAL 9
Todos as quintas-feiras, a partir das 20h
Realização: Federação Espírita Paraibana
João Pessoa - Paraíba

Em Direção - CANAL 9
Todos as quartas-feiras, a partir das 20h
Realização: Federação Espírita Catarinense
Florianópolis - Santa Catarina

Comunhão Espírita de Brasília - CANAL 11
Todos os sábados, das 20h00 às às 21h30
Realização: Comunhão Espírita de Brasília
Brasília - DF

Spiritist Talks - CANAL 2
Todos os sábados, das 19h00 às 20h00
Realização: Spiritist Society of Baltimore
Baltimore - EUA

Acesse: www.febtv.com.br


Vídeos sugeridos

http://i.ytimg.com/vi/_1LknlCPJNo/mqdefault.jpg

http://i.ytimg.com/vi/Walz2XEw-7Y/mqdefault.jpg

http://i.ytimg.com/vi/Sz9YLHA53l0/mqdefault.jpg

Biografia
AEurípedes Barsanulfo (parte 2)

Minha Nada Mole Encarnação
O que não fazer no whatsapp

Arte Espírita
Moacir Camargo

 

http://www.febtv.com.br/maladireta/arquivo/1801171016-ofertas.jpg

http://www.febtv.com.br/maladireta/arquivo/0208161546-rodape.jpg

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 31/03/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.

 

(Repassado por Nazareno Feitosa)

 

12ª. Festa do Dogão do GEBEM

Guarulhos, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Gebem [[email protected]])

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO  

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: bermudas masculinas, chinelas, sabonete, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de bermudas masculinas, chinelas, sabonete, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

123 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Recebido em email de [email protected])

 

 Uma pausa para refletir

 

 

Você está feliz com os resultados obtidos com seus esforços ultimamente?

Se está, parabéns! Você está no caminho certo. Mas, se considera que algo não está bem, faça uma pausa para refletir.

Afaste-se da busca pela fama e pelo ouro que ficarão sobre o pó da Terra. Jamais olhe para trás ao fechar a porta ao lamentável tumulto da ganância e da ambição.

Seque as lágrimas de seus fracassos e infortúnios, largue o seu pesado fardo e descanse até que seu coração esteja sereno. Fique em paz.

Sua vida terrena, na melhor das hipóteses, é apenas um piscar de olhos entre duas eternidades.

Não tenha medo. Nada neste mundo poderá prejudicá-lo, a não ser você mesmo. Faça o bem e exulte com suas vitórias sobre si mesmo.

Concentre suas energias. Estar em toda parte é não estar em parte alguma. Seja zeloso do seu tempo, pois esse é um grande tesouro.

Reconsidere seus objetivos. Antes de lançar seu coração com grande empenho em qualquer coisa, verifique se são felizes aqueles que possuem o que você deseja.

Ame sua família e conte suas bênçãos. Ponha de lado os sonhos impossíveis e trate de concluir sua tarefa, por mais desagradável que possa ser. Todas as grandes realizações foram alcançadas através do trabalho e da espera.

Seja paciente. A demora nas respostas divinas jamais é negativa. Espere. Persista.

O que você semear, bem ou mal, será o que irá colher. Nunca culpe os outros pela condição em que você se encontra.

Você é o que é exclusivamente em decorrência de suas próprias opções. Aprenda a conviver com a pobreza honesta, se necessário for.

Dedique-se a coisas mais importantes do que transportar ouro para a sua sepultura.

Enfrente os problemas um de cada vez. A ansiedade é a ferrugem da vida. Quando se acrescentam os fardos de amanhã aos de hoje, eles se tornam insuportáveis.

Recorde a exortação do Mestre de Nazaré: Não se preocupe com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo.

Evite o muro das lamentações. Dê graças pelas suas derrotas. Você não as teria recebido se não estivesse precisando delas.

Aprenda com os outros. Seja cauteloso. Não sobrecarregue a sua consciência.

Trabalhe todos os dias como se fosse o primeiro, ao mesmo tempo em que trata as vidas em contato com a sua como se todas fossem terminar à meia-noite.

Ame a todos, até mesmo aqueles que o maltratam, pois o ódio é um lixo que não devemos nos permitir. Procure ajudar e confortar os necessitados.

Acima de tudo, lembre-se de que é necessário muito pouco para uma vida feliz.

Confie em Deus e percorra serenamente a sua trilha para a eternidade com lucidez e um sorriso. Quando partir, que todos digam que o seu legado foi um mundo melhor do que aquele que encontrou.

*   *   *

Não programe a sua felicidade dentro dos padrões tradicionais que a ambição estabeleceu e os preconceitos mantêm.

A felicidade verdadeira independe dos valores externos, sempre transitórios, sem maior significado, além daquele que lhe atribuem.

Redação do Momento Espírita, com base em pensamentos do livro
 
O maior presente do mundo, de Og Mandino/Buddy Kaye,
 ed. Record e com transcrição do 
Evangelho de Mateus,
cap. 6, versículo 34.
Em 28.3.2017.

 

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Esperança. Óleo sobre tela por George Frederic Watts.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Assistants_and_George_Frederic_Watts_-_Hope_-_Google_Art_Project.jpg

 

Recebeste a luz?

 

 

Do livro Fonte Viva- FEB

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

 

“Recebestes o Espírito Santo quando crestes?” (Atos dos Apóstolos, 19:2) 

 

O católico  recolhe o sacramento do batismo e ganha um selo  para identificação pessoal na estatística da Igreja a que pertence.

O reformista das letras evangélicas entra no mesmo cerimonial e conquista um número no cadastro religioso do templo a que se filia.

O espiritista incorpora­-se a essa ou  àquela entidade consagrada à nossa Doutrina Consoladora e participa verbalmente do trabalho renovador.

Todos esses aprendizes da escola cristã se reconfortam e se rejubilam.

Uns partilham o contentamento da mesa eucarística que lhes aviva a esperança no Céu; outros cantam, em conjunto, exaltando a Divina Bondade, aliciando largo material de estímulo na jornada santificante; outros, ainda, se reúnem, ao redor da prece ardente, e recebem mensagens luminosas e reveladoras de emissários celestiais, que lhes consolidam a convicção na imortalidade, além...

Todas essas posições; contudo, são de proveito, consolação e vantagem.

É imperioso reconhecer, porém, que se a semente é auxiliada pela adubação, pela água e pelo sol, é obrigado a trabalhar, dentro de si mesma, a fim de produzir.

Medita, pois, na sublimidade da indagação apostólica: —  “Recebeste o  Espírito Santo quando creste?”

Vale­-te da revelação com que a fé te beneficia e santifica o teu  caminho, espalhando o bem. Tua vida pode converter-­se num manancial de bênçãos para os outros e para tua alma, se te aplicares, em verdade, ao Mestre do Amor. Lembra­-te de que não és tu quem espera pela Divina Luz. É a Divina Luz, força do Céu ao teu lado, que permanece esperando por ti.

 

 (Texto copiado de http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

 Pitagóricos celebram o nascer do Sol.  Fyodor Bronnikov.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bronnikov_gimnpifagoreizev.jpg

 

 Agenda Espírita: Entrevista com César Perri

 

http://www.agendaespiritabrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/03/AEB-entrevista-Cesar-Perri.jpg

Agenda Espírita Brasil entrevista Antonio Cesar Perri, ex-Presidente da FEB

 mar 26, 2017  Márcio Costa  DestaqueEntrevistasRevista Agenda Espírita Brasil  0


http://www.agendaespiritabrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/05/logo_kardec_v1-1-150x150.jpgNo dia 28 de janeiro de 2017 a Agenda Espírita Brasil (AEB) entrevistou o ex-Presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Antonio Cesar Perri de Carvalho, por ocasião de sua visita ao Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto, interior de SP.

Sempre cordial e acolhedor, Perri respondeu as seguintes perguntas.

 

AEBDentre as atividades que realizou quando estava à frente da FEB, qual delas considera mais marcante para o Movimento Espírita e por quê?

Cesar Perri:

Consideramos importante o estímulo e a dinamização das atividades federativas com apoio do Conselho Federativo Nacional da FEB. Além de campanhas e documentos de trabalho gerados, com a participação coletiva, pelo CFN, destacamos os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Para assinalar a marcante efeméride foram providenciadas várias publicações relacionados com o Evangelho, incluindo a edição especial desta própria obra de Allan Kardec, em parceria com as Entidades Federativas Estaduais; a edição bilíngue da 1ª edição desta obra; e a realização do 4º Congresso Espírita Brasileiro, em homenagem à citada Obra Básica, em abril de 2014. Aliás, este Congresso teve várias marcas de ineditismo: pela primeira vez houve a descentralização e a realização simultânea do Congresso em quatro regiões do país: Campo Grande, Vitória, Manaus e João Pessoa, facilitando a presença e aumentando o número de participantes das regiões; o programa e indicação de expositores foram planejados ouvindo-se as Entidades Federativas Estaduais, e, houve oportunidade para expositores das regiões; o valor da taxa de inscrição foi devolvido aos participantes com livros espíritas da FEB; e mesmo assim o Congresso foi autossustentável. Nas diversas regiões do país onde comparecemos e ouvimos referências gratificantes sobre os quatro congressos simultâneos homenageando O Evangelho Segundo o Espiritismo.

AEBCom a experiência de ter presidido a FEB, como procura conduzir hoje as suas atividades nas Casas Espíritas? Quais são os principais trabalhos a que se dedica e por quê?

Cesar Perri:

Além de ter exercido a presidência da FEB – entre momentos de interinidade e de efetivo -, durante três anos, somos originários da base do movimento espírita, desde a mocidade e o centro espírita, órgãos de unificação, USE-SP, e o Conselho Espírita Internacional. Nossa visão após nos desligarmos da FEB, sintetiza os 53 anos de ações espíritas em várias instâncias, e hoje entendemos que se torna muito importante o atendimento dos centros espíritas em geral, principalmente, os menores e mais simples, com a valorização da diversidade de situações. Recomendamos como prioritários o atendimento dos aspectos humanísticos, espirituais e fraternos relacionados com o acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação, para que os centros espíritas melhor atendam às suas finalidades no contexto em que atuam. Ou seja, a concretização prática do Capítulo “O Cristo Consolador”, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

AEBQual é a sua percepção sobre o Movimento Espírita nas diversas regiões do Brasil? Há diferenças significativas ou não?

Cesar Perri:

O Brasil tem dimensões continentais e representa o amálgama de muitas tradições e culturas, advindas de correntes migratórias de diversos Continentes. Portanto, há muitas diferenças sociais, econômicas e culturais. Mas a diversidade de realidades é razão de uma riqueza de valores que devem ser respeitados. Por isso, admitimos claramente que não deva existir padronização de propostas e de programas. Devem existir convergência e valorização das Obras Básicas de Allan Kardec, com estímulo à sua difusão e estudo. Porém, com adequações à diversidade de condições dos públicos-alvo dos distintos contextos de atuação.

AEBQual é a sua percepção sobre o Movimento Espírita no Brasil e no mundo? Poderia citar, se pertinente, as similaridades e diferenças?

Cesar Perri:

As condições de desenvolvimento do Movimento Espírita no Brasil são muito peculiares ao contexto sócio-econômico e cultural do país. Há diferenças com relação aos países da América Latina em geral, dos países do Hemisfério Norte, da África, do Extremo Oriente e da Oceania. O respeito à diversidade e às realidades em geral, é uma questão básica e da mais alta importância para as propostas de intercâmbio e apoio entre os países. Devem ser evitadas as comparações em geral e qualquer ideia de padronização de práticas. O ponto comum entre todos deve ser a difusão das Obras Básicas de Allan Kardec nos vários idiomas. Tem havido muitos esforços pessoais; mas, desde o ano de 1992, o trabalho do Conselho Espírita Internacional inclusive na disponibilização de livros em vários idiomas, e, há quase 40 anos o trabalho em parceria da Editora Mensaje Fraternal e do IDE, para a difusão dos livros em espanhol.

AEBEm sua percepção, que ações permitiriam a Agenda Espírita Brasil gerar contribuições úteis ao Movimento Espírita nacional, e até em outros países, em face aos problemas atuais da humanidade?

Cesar Perri:

Nossa sugestão é que os problemas da atualidade sejam tratados com simplicidade, objetividade, fundamentados em base kardequiana e, sempre com foco na educação e, sem dúvida, na prevenção de problemas e de enganos. Lembrando Paulo de Tarso: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm” (1 Cor., 10:23); “Examinai tudo, retende o bem”  (1 Tess., 5:21).

 

Conselho Editorial da Agenda Espírita Brasil

 

(http://www.agendaespiritabrasil.com.br/2017/03/26/agenda-espirita-brasil-entrevista-antonio-cesar-perri-ex-presidente-da-feb/)

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]