Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/13-11-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/11-11-2017.htm

10-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/10-11-2017.htm

09-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/09-11-2017.htm

08-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/08-11-2017.htm

07-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/07-11-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

(Continuação do email anterior)

............................

...................

...............

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 Cristo na cruz  entre dois ladrões. Óleo em painel por  Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Peter_Paul_Rubens_-_Christ_on_the_Cross_between_the_Two_Thieves_-_WGA20235.jpg

Lady Macbeth andando em seu sono. Lavagem castanho e aquarela. Richard Westall

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Richard_Westall_1797_Lady_Macbeth.jpg

 

És professor

 

Professas, ensinas, ministras aulas, és professor!

Teu coração chegou à Terra preparado para a missão que desejas desempenhar.

A tua mente se ilumina cada vez mais para corresponder, com sabedoria, aos chamados das mentes que te buscam.

Dividindo teu saber, espalhas a chama do conhecimento que retira da ignorância as almas que em ti confiam, na esperança de brilhar.

Dividindo o saber, multiplicas os sábios.

Equação curiosa: quanto mais divides, mais multiplicas.

Teu comportamento está sempre sob a autovigilância, pois sabes que teus exemplos serão sempre imitados e os trazes recheados de esperança.

Servindo de espelho constróis um mundo novo.

Tua alegria está em ver tuas lições serem aprendidas com sentimento de felicidade.

Teu sorriso clareia faces e mentes.

Teus passos são firmes no propósito abraçado de cumprir teu desiderato.

O caminho que traças é rota para os que te admiram.

Teu olhar perspicaz enxerga muito além do olhar comum, porque olha firme nos olhos, atravessando as janelas da alma.

Tua voz ganha tonalidades variadas de acordo com a precisão e importância do ensinamento que transmites.

Esses tons repercutirão na lembrança dos que te ouvem.

Tuas mãos alertas acodem, amparam, acarinham, indicam, com segurança, a direção a seguir.

A sinalização dada por elas é rota de conhecimento e de sabedoria.

Teu pensamento está sempre envolvido com a lição a ser repassada, e com aqueles que a deverão assimilar.

Vários conceitos e ideias serão despertados conforme o ensinamento ofertado.

Tua responsabilidade ecoa para além da vida. Teu exemplo é lição que espalhas ao redor.

*   *   *

No mundo, temos professores que contribuem para nossa ilustração, para nossa instrução. Mas, temos algumas almas especiais que conseguem nos deixar marcas profundas para a vida inteira.

Aqueles que vivenciam a tarefa com paixão, não são apenas professores. Para os olhos dos alunos se transformam em heróis, exemplos, companheiros de jornada, amigos...

O verdadeiro professor é aquele que inspira seus alunos a pensarem por si mesmos, a superarem a si mesmos, a vencerem os desafios, a crescerem continuamente.

*   *   *

Jesus, o Mestre dos mestres é, e sempre será, o Modelo a ser copiado, o Guia a ser seguido em todas as áreas.

O amor sempre foi Sua inspiração, onde e com quem estivesse.

Sua paciência, o combustível a mover a máquina do saber e desvendar capacidades adormecidas.

Sua dedicação era bem orientar e conduzir Seus pupilos.

O respeito com que tratava sábios e ignorantes das verdades que defendia, fazia-os respeitadores e fiéis.

Usando de exemplos cotidianos e naturais com os Seus aprendizes, até hoje desperta indagações sobre a verdadeira meta a alcançar.

Seu olhar, penetrando o olhar do aprendiz, desvendava os recônditos da alma.

Seu toque gentil restaurava a vontade de vencer obstáculos e desvendar novos caminhos.

Jesus, o Mestre que se fez exemplo, aguarda que nós, aprendizes da arte de ensinar, nos tornemos inspiração para nossos alunos e seguidores.

Redação do Momento Espírita.
Em 11.11.2017.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Jesus entre os doutores do Templo.  Óleo sobre tela por Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disputa_con_los_doctores_(El_Veron%C3%A9s)_grande.jpg

 

 

Congressos espíritas: por quê? como? para quê?

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Desde os tempos de estudante universitário e como jovem espírita, frequentamos congressos. Nas duas condições tivemos a oportunidade de vivenciar excelentes momentos de aprendizagem, intercâmbio e de confraternização. Também vivemos diferentes oportunidades de participar do planejamento e da organização de congressos nas áreas acadêmicas e espíritas.

Em função dessa vivência diferenciada e que atingiu várias décadas, atualmente observamos os congressos espíritas num misto de admiração e de muita preocupação.

Evento marcante e pioneiro foi promovido pelo presidente da FEB Leopoldo Cirne para comemorar o centenário de nascimento de Allan Kardec, em 1904, e discutir propostas de união, quando surgiu o documento “Bases de Organização Espírita“.  Do 1º Congresso Espírita de São Paulo (1947) nasceu a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. O 1º Congresso Espírita de Unificação Espírita (1948) gerou propostas para a união dos espíritas brasileiros. No Congresso Nacional Espírita da Espanha (1992) foi aprovada a criação do Conselho Espírita Internacional. Vários congressos espíritas tiveram temas vinculados à comemoração de significativas efemérides do movimento espírita.

Entre momentos e fatos marcantes, em que pesem os convites a lideranças e expositores expressivos no conhecimento doutrinário, nota-se que os congressos espíritas estão passando por situações e alterações preocupantes.

No tocante a temas e expositores, ocorrem algumas situações que dão a impressão do “mesmismo”, ou seja temas pomposos, dissociados das maiores demandas do movimento espírita; a repetição de grupos de expositores ao longo dos congressos promovidos pelas mesmas instituições, e, até algumas exaltações de egos.

Mesmo que o evento não tenha as características do real conceito de “congresso” - geralmente ligado a conclusões deliberativas ou reunião que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar idéias -, espera-se que os eventos, com qualquer designação que tenha, tragam contribuições efetivas, com repercussões frutíferas às pessoas e ao movimento espírita.

Há vários indícios de tendências de elitização, ou, pelo menos, de dissociação da realidade do movimento espírita. Escolha de recintos, muitas vezes pomposos e de alto custo de locação. Existência de “salas vip” para atendimento de convidados. Em alguns casos, até agentes de segurança cercando convidados. Comercialização de muitos produtos, lembrando até “feiras”, incluindo livros não necessariamente espíritas. Eventos planejados para gerar fonte de receita para a entidade promotora. Valores de taxas de inscrição altos, em geral acima das condições do espírita em geral.

Sem dúvida, nesse contexto, o ambiente de fraternidade, simplicidade e espontaneidade ficam diminuídos.

Todavia, há também diversos esforços interessantes. Tomamos a liberdade de situar três episódios ligados a congressos espíritas onde atuamos como dirigente da entidade promotora; nos dois primeiros casos, respectivamente como presidente da USE-SP e da FEB, e no último relato atuando como convidado.

Nos idos de 1992, a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo promoveu o 8º Congresso Estadual de Espiritismo, em Ribeirão Preto. Foi definido que o público alvo seria o dirigente e colaborador de centro espírita, justamente para tratar do tema central – centro espírita. Os coordenadores de cada sala /item de estudo, eram dirigentes de instituições do próprio Estado. No início do Congresso, os participantes receberam um caderno já contendo o resumo de todos os temas tratados. Em seguida ao evento a USE-SP promoveu seminários no Estado com o objetivo de multiplicar os temas abordados, já disponíveis também em fitas de vídeo cassete, que eram utilizadas na época.

Por ocasião dos 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo, em 2014, a FEB promoveu o 4º Congresso Espírita Brasileiro. Ocorreram alguns diferenciais: rompendo com a realização de eventos nacionais centralizados, o Congresso foi efetivado simultaneamente em quatro regiões do país: Manaus, Campo Grande, Vitória e João Pessoa, o que facilitou e ampliou a presença de espíritas de todas as partes do país. Embora o programa fosse comum, os expositores convidados foram selecionados em reuniões das Comissões Regionais do CFN, incluindo a participação de conferencistas das regiões. Na escolha de sedes para os eventos, deu-se preferência a locais mais simples e menos custosos. A grande novidade foi que os congressistas, durante os eventos, recebiam em livros da FEB (preço de capa) o valor da taxa de inscrição previamente paga. Destacamos que o citado Congresso foi superavitário conforme prestação de contas apresentado ao CFN da FEB em 2014.

Em junho de 2017, a comemoração dos 70 anos de fundação da USE-SP teve como ponto alto a realização do 17º Congresso Estadual de Espiritismo, na cidade de Atibaia. Além de palestras e salas com work shops temáticos, o diferencial foi a realização de “rodas de conversa” vinculadas ao tema central: “Passado, presente e futuro em nossas mãos”, Foram escolhidos seis temas para tais “rodas”, bem ligados a questões do centro e do movimento espírita: Qualidade doutrinária na literatura espírita; Práticas estranhas no centro espírita; Teorias científicas e Espiritismo; Sexualidade e afetividade; Política e Espiritismo; O desafio de educar além de instruir no centro espírita. Todo congressista se inscrevia em um tema e para atender a todos, cada “roda de conversa” foi repetida em dois horários. No último dia, os coordenadores das “rodas de conversa” apresentaram em plenário a síntese das discussões e as conclusões ou recomendações de seus grupos. Ouvimos muitas manifestações destacando a oportunidade e o valor de tais “rodas de conversa”.

Isso posto, parece-nos que é chegado o momento para reflexões, avaliações e, provavelmente, o redirecionamento dos congressos espíritas. Afinal, realizamos congressos espíritas: por quê? como? para quê?

De: http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/congressos-esp-ritas-por-qu-como-para-qu

(Texto recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

PALESTRA: "MÚSICA E VIDA"

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Música e Vida", com o convidado João Paulo Gomes.

Esta conferência visa abordar a arte como manifestação do espírito em evolução, prosseguindo com a importância e o papel da musica nas diversas vertentes da nossa existência.
Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 17 de Novembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - 
www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Palestra no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]]- Donizete Pinheiro)

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP  

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

MUSICADA

 QUE O TENOR E EX-PROFESSOR DO PROJETO GURI 

 

 RAFAEL ZAGO.

 DA CIDADE DE 

BIRIGUI

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 15-11-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 Sarau Musical - Use 65 anos

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 Palestra no Plenitude Spiritist Society

Kissimmee, FL, EUA

 

 

(Informação recebida em email de Plenitude Spiritist Society [[email protected]])

 

 Conean 2017- Confraternização Espírita da Alta Noroeste.

Guararapes, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

Seminário na Associação Espírita “Espírito Consolador”

São José do Rio Preto, SP  

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 8º. Feirão do Livro em

Araras, SP

 

 

EU VOU!
Participe desta grande festa do livro.
Das 9 às 17h - na IDE Gráfica - Av. Otto Barreto, 1067.
Informações: (19) 3543.2400 - feiraodolivroespirita.com.br

 

 

(Informações do IDE)

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 480

TRÊS LAGOAS/MS – 13 A 20/NOVEMBRO/2017

INFO PAN 480 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / BROOKLIN / CAMPO BELO / CANGAÍBA / CASA VERDE / CASA VERDE ALTA / CHÁCARA MAFALDA / IPIRANGA / ITAIM PAULISTA / JABAQUARA / JAGUARÉ / JARDIM AEROPORTO / JARDIM AMÉRICA / JARDIM DA GLÓRIA / JARDIM SANTO ELIAS / LAPA / MORUMBI / PARQUE DA MOOCA / PENHA / PERDIZES / PINHEIROS / SANTANA / SANTO AMARO / SÃO MATEUS / TATUAPÉ / TUCURUVI / VILA INDUSTRIAL VILA MARIANA / VILA MATILDE / VILA GUARANI / VILA RÉ / VILA RUBI

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

ÁGUAS DE LINDÓIA / ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARARAQUARA / ARUJÁ / ASSIS / BARRETOS / BAURU / BEBEDOURO / BIRIGUI / CAMPINAS / CONCHAL / COTIA / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GETULINA / GUARARAPES / GUARULHOS / IBIRA / ITAPIRA / ITATIBA / JACAREÍ / JALES / JUNDIAÍ / LIMEIRA / MARÍLIA / MAUÁ / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PENÁPOLIS / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / SALTO / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CARLOS / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE / SOROCABA / VOTORANTIN

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > ANDARAÍ / BENTO RIBEIRO / BRÁS DE PINA / CENTRO / COLÉGIO / ILHA DE PAQUETÁ / IRAJÁ / JACAREPAGUÁ / MARACANÃ / MEIER / PECHINCHA / TIJUCA / VILA DA PENHA / VILA KOSMOS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / CABO FRIO / DUQUE DE CAXIAS / MESQUITA / NILÓPOLIS / NITERÓI / NOVA IGUAÇU / SAGUAREMA / SÃO GONÇALO / SÃO JOÃO DO MERITI / TERESÓPOLIS / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > NOVA VENÉCIA / SÃO GABRIEL DA PALHA / SERRA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / SERRA DOS AIMORÉS  / SETE LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CAMBÉ / CAMPO MOURÃO / CIANORTE / CURITIBA / FÊNIX / GOIOERÊ / LONDRINA / PEABIRU / PONTA GROSSA / ROLÂNDIA / TERRA BOA / UBIRATÃ

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELO

SANTA CATARINA > FLORIANÓPOLIS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / CEILÂNDIA NORTE

GOIÁS > GOIÂNIA / JARAGUÁ

MATO GROSSO DO SUL > TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIÓ

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > GARANHUNS / OLINDA / RECIFE

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > JUAZEIRO DO NORTE

MARANHÃO > IMPERATRIZ / SÃO LUIS

PARAÍBA > CAMPINA GRANDE / JOÃO PESSOA

PIAUÍ > TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > MACAPÁ

AMAZONAS > MANAUS

PARÁ > BELÉM

RONDÔNIA > PORTO VELHO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > BERLIN

ARGENTINA > BUENOS AIRES

ESPANHA > BARCELONA

ESTADOS UNIDOS > ASTORIA NY / DANBURY CT / KISSIMMEE FL / NEWARK NJ / NEW YORK / POMPANO BEACH

FRANÇA > PARIS

IRLANDA > DUBLIN / GALWAY

PORTUGAL > AVEIRO / BARREIRO / CASCAIS / LEIRIA / LISBOA / SETUBAL

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um e -mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

         

 (Com informações de Decio Bressanin)

 

 Folha Espírita “Francisco Caixeta”. Acesse no link

Araxá, MG

 

Clique aqui para ler:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol76.pdf

 

 

 

 Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

 

Edição 258 - 11 de novembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Fala Mocidade aborda neste sábado (11) o tema “Você também é ansioso?”

Seja um Noel da Caridade para as 200 famílias assistidas pela Comunhão



Comunhão oferece curso de passe e ESDE nas férias de verão



Divaldo Franco se apresenta em Brasília neste domingo (12)

 

IV Congresso Espírita do DF 2018 abre inscrições

Bazar de Natal do Nosso Lar tem início dia 17

Mansão do Caminho lança animação com Divaldo Franco

Estudando as Emoções do dia 15 fala sobre o Amor

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 Jantar Beneficente do Maria Dolores

Jales, SP




 

Saudades do amigo Otavio Cunha

 

Cunha, amigo de todos!

 

Orson Peter Carrara

 

           Retornou à Pátria Espiritual na manhã desta quarta-feira, 15 de agosto de 2012, no mesmo dia em que se comemoram os 60 anos de fundação da Mansão do Caminho, em Salvador-BA, e também os 107 anos de fundação do jornal O Clarim, em Matão-SP. Numa data histórica e espírita, pois, para também homenagear um grande amigo igualmente dedicado à causa espírita.

           Moço bom nosso amigo Cunha, como era conhecido. Aos 48 anos, seu nome completo é Otavio Franklin Cunha Neto, mas todos o chamavam de Cunha e alguns poucos de Otávio. Aprendemos a admirar e respeitar esse dedicado trabalhador espírita. Três filhos, uma família linda, um amigo de todos.

           Gradativamente tornou-se muito conhecido. Dedicava-se com afinco na retransmissão do boletim diário emitido em Araçatuba-SP pelos esforços de Ismael Gobbo, outro dedicado companheiro das lides da divulgação. Mas não foi só. Organizava jornada de palestrantes pela região de Itapira, cidade onde morava, mantinha o clube do livro, esforçava-se pela presença constante de palestrantes em sua cidade e cidades vizinhas. Chegou também a criar um boletim próprio de divulgação. Mantinha extensa lista de relacionamentos pela Internet que sempre usava para divulgar eventos e notícias relacionadas com o movimento espírita. E ultimamente estava intensamente envolvido com o conhecido e respeitado Instituto Bairral, na conhecida Itapira.

           Quem não o conheceu? Era comum ele ir às palestras em outras cidades, ia com a família, motivava outros companheiros e tinha grande facilidade de fazer amigos, comunicar-se. Guaxupé, Poços de Caldas, Socorro, Lindóia e tantas outras. Lá estava ele, sempre presente! Sorridente, disposto, amigo!

           Mas partiu cedo, deixando a marca de sua personalidade simples e dedicada.

           Todos que fomos a Itapira guardamos imensa gratidão ao amigo. E mesmo em outras cidade, como já citei, lá o encontrávamos com frequencia. Mas a vida tem suas razões. Uns partem cedo, outros mais tarde. A enfermidade rápida cumpriu possivelmente o planejamento que trouxe consigo.

           É difícil para a família, esposa, filhos e genro. Mas as luzes da Doutrina Espírita confortam o coração na hora difícil. Apesar da dor natural, a alma é imortal, os laços de afeto e gratidão nunca se perdem. A notícia tocou nossos corações na manhã desta quarta-feira, convidando-nos a refletir sobre a vida e seus desdobramentos.

           Cunha, meu amigo! Receba o abraço de todos aqueles que foram conquistados pela bondade de seu coração. Fique bem, amigo! Nossas vibrações de carinho e especialmente de gratidão são dirigidas a você e sua família. Aprendemos todos a amar vocês todos! Ao lado da dor inevitável, embora temporária, o que fica mesmo é a grandeza da imortalidade da alma. Agora você está liberto do sofrimento físico e gradativamente constata a realidade que sempre amamos e por ela lutamos na divulgação – como você fez tão bem – : somos imortais e imensamente amados pela bondade de Deus!

           Paz ao teu coração, amigo, com nossa gratidão!

 

Kardec e Vida

 

      Pelo Espírito Bezerra de Menezes.

      Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

      Livro: Vereda de Luz. Lição nº 05. Página 30.

 

     Jesus nos trouxe a verdade. Kardec, porém, nos trouxe a interpretação.

    Daí o nosso dever de comunicar Allan Kardec a todos os setores da vida individual e coletiva, razão pela qual nos reconhecemos na obrigação de reafirmar:

    Kardequizar é a legenda de agora. Sintetizemos em linhas rápidas o que entendemos por Kardequização e seus resultados:

    - Kardequização do sentimento: equilíbrio.

    - Kardequização do raciocínio: visão.

    - Kardequização da ciência: humanidade.

    - Kardequização da filosofia: discernimento.

    - Kardequização da fé: racionalidade.

    - Kardequização da inteligência: orientação.

    - Kardequização do estudo: esclarecimento.

    - Kardequização do trabalho: organização.

    - Kardequização do serviço: eficiência.

    - Kardequização das relações: sinceridade.

    - Kardequização do progresso: elevação.

    - Kardequização da liberdade: disciplina.

    - Kardequização do lar: harmonia.

    - Kardequização do debate: proveito.

    - Kardequização do sexo: responsabilidade.

    - Kardequização da personalidade: autocrítica.

    - Kardequização da corrigenda: compreensão.

    - Kardequização da existência: caridade.

    Kardequizemos para evoluir com acerto à frente do Cristo de Deus.

    A Terra é a nossa escola milenária e, em suas classes múltiplas, somos companheiros uns dos outros.

    Kardequizarmo-nos na carteira de obrigações a que estamos transitoriamente jungidos é a fórmula ideal de ascensão.

    Estudemos e trabalhemos sempre. 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

Busto de Allan Kardec, Codificador do Espiritismo,  em seu túmulo no Cemitério Pére Lachaise.

 Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 A grande conquista

 

Publicado originalmente 

No jornal “O Rebate”

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/11/a-grande-conquista.html

 

 

Luiz Carlos Formiga

 

Lemos, na Revista Fraternidade. Lisboa. Portugal. Nº 454, abril, 2001, “O Compromisso Com a Paz Global”. Encontro de Cúpula Mundial de Líderes Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial e por Bawa Jain, Secretário-Geral do “Millenium Worl Peace Summit”.

Agora recebemos convite para, numa reunião pública, desenvolver o tema “A Paz. A Grande Conquista da vida”.(*)

Hoje, corremos atrás desta felicidade, ainda que relativa, na Terra.

Qual o perfil da pessoa feliz?

Lembramos Gandhi, não no “Bloco do Afoxé”, um dos mais tradicionais do carnaval de Salvador, Bahia, Brasil, mas em “A Saga do Amor na Terra”. Nos exemplos de vida cristã, amar e se desarmar, vencer a solidão e reviver o Evangelho primitivo. (1)

Sabemos da admiração de Gandhi pelas Bem-aventuranças (Mateus 5: 3). Ali recolhemos o perfil.

Felizes os mansos, os misericordiosos, os pacificadores, os puros de coração, os que têm fome e sede de justiça.

A paz é realmente a grande conquista da vida. Mas como promover a paz global?

O leitor concordará que a criança é a esperança do futuro, que homens e mulheres são parceiros iguais em todos os aspectos da vida, que o nosso mundo está assolado pela violência e que a guerra por vezes é feita em nome da religião. Pela paz, necessitamos de compromisso pessoal.

Assim, sejamos liderança espiritual para ajudar a estabelecer novos rumos para a sociedade. Devemos reconhecer nossa responsabilidade para o bem-estar da humanidade e para a paz na Terra.

O leitor também vai concordar que o conflito armado é uma terrível tragédia para as vidas humanas, não só para as vidas perdidas, mas arruinadas; que essa tragédia é péssima para o futuro das tradições religiosas e espirituais e também que as religiões têm sido usadas para criar a divisão e produzir hostilidades. Assim, no nosso compromisso com a paz, podemos trabalhar juntos para promover as condições internas e externas que propiciem a paz, bem como administrar a resolução não violenta dos conflitos.

Já sabemos que as religiões têm em comum o interesse pela dignidade humana, pela justiça e pela paz, que nossa ação tem impacto sobre os outros e na comunidade global e que num um mundo interdependente a paz vai necessitar de valores éticos fundamentais.

Que são valores ético-espíritas? (2)

Paulo de Tarso leciona sobre valores cristãos e Emmanuel recorda que: “aquele homem sábio e vigoroso, que se rendera a Jesus, incondicionalmente, às portas de Damasco, revela à comunidade cristã a sublime qualidade de sua fé. Não se afirma detento dos romanos nem se refere às sentinelas que o acompanham de perto. Compreendendo que permanece a serviço do Cristo e cônscio dos deveres sagrados que lhe competem, dá-se por prisioneiro da Ordem Celestial e continua tranquilamente a própria missão.”

“Andeis como é digno da vocação com que fostes chamados.” (Efésios, 4.1).

 Emmanuel fala da obediência construtiva e nos aponta o futuro: “quando predominarem, nos quadros da evolução terrestre, os discípulos que se sentem administradores do Senhor, operários do Senhor e cooperadores do Senhor, a Terra alcançará expressiva posição no seio das esferas”.(3)

As tradições religiosas  podem e devem colaborar na construção de sociedades pacíficas, procurando a compreensão mútua, através do diálogo, onde existam diferenças.  Podem abster-se da violência, praticar a compaixão e defender a dignidade de todas as formas de vida. Não haverá paz até que grupos e comunidades reconheçam a diversidade de culturas e religiões havendo respeito e compreensão.

Pertinente lembrar que construir a paz requer atitude de reverência pela vida, erradicação da pobreza e proteção do meio ambiente.(6)

O Espírito Dolores, através do “dom” da mediunidade de Brunildes (*),  também nos fala da esperança no futuro: “se quiseres sentir a paz dentro de ti,  faze silêncio, espera que volte a primavera na força da oração. Transforma o teu soluço em riso de esperança  no amanhã que vem. Depois da tempestade surge sempre a bonança agora ou mais além”.

Muitos gostariam de estar de posse do “dom mediúnico”, para poder ajudar a educar a sociedade, onde está inserido. No entanto, a mediunidade educada é fatalidade evolutiva. Devemos continuar a trabalhar os valores ético-morais e aguardar o crescimento geral e pessoal.

Diz Emmanuel que existem muitas pessoas inquietas, por não serem portadores desta mediunidade (ostensive). No entanto, lembra que “diariamente, haverá mais farta distribuição de luz espiritual em favor de quantos se utilizam da luz que já lhes foi concedida, no engrandecimento e na paz da comunidade, pois podemos ser o intermediário do Mestre, em qualquer parte”. Para tanto basta que compreendamos a obrigação fundamental, no trabalho do bem, e atendamos à Vontade do Senhor, agindo, incessantemente, na concretização dos Celestes Desígnios”

Lembra Emmanuel que somos Espírito imortal, temporariamente na Terra, com o dever de aplicar o sublime dom de server, que há em nós.

“Não desprezes o dom que há em ti”. I Timóteo, 4:14.  (4)

O leitor concordará que uma cultura de paz deve ser baseada no cultivo da paz interior que é a herança das tradições religiosas e espirituais. Que as tradições religiosas e espirituais são a fonte central na construção de uma vida melhor para a família e toda a vida na Terra. Enfatizamos, como podemos individualmente colaborar na busca da paz?

Conduzir, os mais próximos, a um renovado compromisso com os valores éticos e morais, resolver sem violência os conflitos gerados pelas diferenças e conduzir ao respeito pelo direito à liberdade religiosa.

Na busca da paz global, despertar o senso de responsabilidade compartilhada entre todos e conduzir ao reconhecimento de que todos temos direito a educação e a saúde. Ajudar a promover uma distribuição de riqueza equitativa, não só quando nos postos de comando e reconhecer a necessidade urgente de cuidar do sistema ecológico. (5, 6)

Pela paz, devemos combater práticas que degradem a qualidade da vida humana, promover os valores da paz interior, incluindo o estudo e a prece, a meditação e a noção do sagrado, a humildade e o amor, a compaixão, a tolerância e o espírito de serviço.

Emmanuel diz que “todos os que surgem, aflitos ou desesperados, coléricos ou desabridos, trazem chagas ou ilusões. Prisioneiros da vaidade ou da ignorância, não souberam tolerar a luz da verdade e clamam irritadiços”.

“Unge-te de piedade e penetra-lhes os recessos do ser, e identificarás em todos eles crianças espirituais que se sentem ultrajadas ou contundidas.Recorda-te de que a Natureza, sempre divina em seus fundamentos, respeita a lei do equilíbrio e conserva-a sem cessar.”

“Ainda mesmo quando os homens se mostram desvairados, nos conflitos abertos, a Terra é sempre firme e o Sol fulgura sempre. Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de poucos”. (7)

Dolores Duran/médium Brunilde M. do Espírito Santo (8), deixa uma Cantiga de Paz:

“Olhando ao teu redor verás que almas tristes te pedirão amor”.

“Tua tristeza esquece, sorri, ampara e aquece, seja o irmão quem for. Sofrendo chuva e vento o trigo doura o campo, sem falar de sua dor e assim, que a nuvem passa, a terra generosa desabotoa em flor. Imita a natureza que se desfaz em luz até o entardecer e quando a noite chega, o céu acende estrelas, até o amanhecer”.

O Evangelho é o coração da Bíblia, roteiro para promover a Paz Global.

 

(*)  GPELA “Valorização da Vida”

http://www.gpela.org.br/reunioespublicas/

 

(**)  Vontade, Trabalho e Êxito. Louis Pasteur

   http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/06/vontade

-trabalho-e-exito-louis-pasteur.html

 

Leia mais

1.   https://www.candeia.com/papel-de-jesus-ante-a

-humanidade-o-cd-vi-conf-est-esp-pr/p

2.   http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/VALORES

_ETICO-ESPIRITAS_LCF.html

3.   http://bibliadocaminho.com/ocaminho/TXavieriano

/Livros/Vl/Vl126.htm

4.   http://bibliadocaminho.com/ocaminho/

TXavieriano/Livros/Vl/Vl127.htm

5.   https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/10/02/ecologia-

da-alma-pelo-escritor-espirita-luiz-carlos-formiga/

http://www.oconsolador.com.br/ano11/533/especial.html

6.  http://www.oconsolador.com.br/ano11/536/ca3.html

7.   http://www.oespiritismo.com.br/mensagens/ver.php?id1=430

8.   https://www.youtube.com/watch?v=UuD7L4TTIjA

https://www.youtube.com/watch?v=QQTPFd728bs

https://www.youtube.com/watch?v=OLyRbgUWMLg

 

(Recebido em email de Luiz Carlos Formiga)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]