Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/15-11-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

14-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/14-11-2017.htm

13-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/13-11-2017.htm

11-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/11-11-2017.htm

10-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/10-11-2017.htm

09-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/09-11-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

   A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg

 

 

Diabo e satanás não são espíritos, e nós somos os demônios

 

 

Publicado originalmente em coluna

de O Tempo, BH, MG, 13/11/17.

 

José Reis Chaves

 

Pela doutrina espírita que é ciência, filosofia e religião, ficamos sabendo pela ciência espiritualista e não, pois, só pela fé, que existem os anjos bons e os anjos maus. Kardec deixou isso muito claro, principalmente, em “O Livro dos Espíritos” e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

E tentaremos mostrar, nesta coluna, como frequentemente o fazemos, que as verdades espíritas estão plenamente de acordo com a Bíblia, principalmente com as verdades do Evangelho. E é, por isso, também, que temos até ousado dizer que a religião mais bíblica é o espiritismo, e que as outras denominadas também de cristãs, na verdade, são seguidoras dos dogmas. Sabemos que os teólogos do cristianismo proclamam à saciedade que o espiritismo não é cristão. Mas é cristão sim, pois o que é ser cristão senão ser discípulo do excelso Mestre, ou seja, aquele que aceita e procura pôr em prática os seus ensinamentos? E foi Ele próprio que definiu os que são seus discípulos e, pois, cristãos: “Conhecereis meus discípulos por se amarem uns aos outros como eu vos amei” (João 13:35).

Mas, vamos ao assunto principal desta matéria. O que são anjos? Essa palavra não é explicada pelos líderes religiosos aos seus fiéis, porque ela lembra o espiritismo, isto é, o contato de pessoas com espíritos. Anjo quer dizer mensageiro (“aggelos” em grego, a língua original do Novo Testamento). Mas que mensageiro é esse? É um espírito, portanto, do mundo espiritual. Aliás, é exatamente porque é do mundo espiritual que o mensageiro angélico é um espírito.

Os anjos bons não existem, desde todas as eternidades, mas somente depois que foram criados por Deus e depois que atingiram a perfeição de anjos. Eles podem ser bons ou maus. E, a propósito, surge a pergunta: Deus criou esses espíritos maus? Não, pois Deus só cria coisas boas ou seres bons. Isso quer dizer que os anjos maus se tornaram maus por eles mesmos. E essa é outra questão sobre a qual os líderes religiosos evitam falar também para os seus fiéis que nada sabem sobre anjo. Ademais, para os líderes religiosos, às vezes, como eles mesmos dizem, é perigoso falar sobre anjos, tudo porque os anjos são espíritos humanos como são conhecidos pela grande maioria dos estudiosos de religiões.

Anjos maus são também aqueles que os teólogos decidiram chamar simplesmente de demônios, isto é, como diz também o Evangelho, espíritos impuros (ainda não purificados). E esses espíritos ainda impuros nada mais são do que espíritos humanos, e não de outra categoria, como imaginou uma parte dos teólogos cristãos antigos, pois, demônio (“daimon” em grego), quer dizer alma ou espírito humano, gênio, espírito familiar). É só olharmos essa palavra, em qualquer dicionário, para constatarmos essa verdade. E não confundamos demônios com satanás e diabo, que nem espíritos são, mas apenas símbolos do mal.

Os anjos (mensageiros), já o dissemos, são espíritos bons (anjos bons) ou espíritos maus (anjos maus), que se tornaram bons ou maus por eles mesmos. Os que se tornaram bons foi através de sua evolução espiritual moral, no decorrer dos milênios, pois como espíritos humanos que eles são, são imortais.

E porque, muito antes de a humanidade passar a habitar a Terra, os anjos ou mensageiros já existiam, manifestando-se, muitas vezes, para os médiuns terrestres, algumas religiões concluíram erroneamente que eles sempre existiram!

 

 

 

Tobias e o anjo. Têmpera em madeira de álamo por Andrea del Verrocchio.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Workshop_of_Andrea_del_Verrocchio._Tobias_and_the_Angel._33x26cm._1470-75._NG_London.jpg

As tentações de santo Antão. Óleo sobre madeira por Hieronymus Bosch

Masp- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

A grande despedida

 

Nós nascemos frágeis. De todos os seres vivos do planeta, somos os mais indefesos.

Sem quem nos alimente, nos cuide, vele por nós, perecemos.

Guardados pelo amor de nossos pais ou de generosas mãos que se nos estendem, no carinho de tios, avós, nos desenvolvemos.

Aos poucos, dominamos o corpo, erguemo-nos para andar, apoiando-nos no que esteja por perto. Depois, aprendemos a correr, a saltar, a subir em árvores.

E ninguém mais nos segura. Dominamos o alfabeto, os números. Dos bancos escolares dos primeiros anos, alcançamos os universitários.

Tornamo-nos profissionais, disputamos o mercado.

Cada ano é uma conquista, uma vitória. Aprendemos algo mais e algo mais nos é permitido.

E tudo é celebrado de forma vibrante. O diploma, o concurso, a vaga disputada na empresa de renome, a promoção alcançada.

Dentre tantas conquistas, possivelmente uma das mais emocionantes é ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação.

Entrar no carro, dirigir, ir de um lado para outro nos confere ares de liberdade mais ampla.

Sem dependências, sem aguardar ser levado. Sem precisar esperar para ser apanhado depois da aula, depois da festa, depois do baile.

Liberdade. E, na medida em que os anos dobram, essa independência vai se alargando mais.

Ir ao mercado, ao teatro, ao cinema, ao parque. Viajar para o campo, para a praia, para a montanha.

Não há limites. Planejamos e concretizamos.

No entanto, quando se chega a determinada idade, parece que aos poucos tudo nos vai sendo retirado.

As limitações se estabelecem, problemas de saúde vão se apresentando.

Para quem ultrapassa os sessenta e cinco anos de idade, em nosso país, as regras para a renovação da Carteira de Habilitação ficam mais severas.

O período de validade é de três anos, somente. E, como apresentamos limitações de saúde, a permissão para dirigir passa a ter regras exclusivas.

Por exemplo, poder dirigir somente até o pôr do sol.

Quando não conseguimos a renovação, não deixamos de registrar certa tristeza.

Desejando homenagear alguns idosos que não terão mais sua Carta de Habilitação, uma empresa de automóveis idealizou algo emocionante.

Num autódromo, eles foram convidados a andar em um dos mais rápidos carros do mundo, ao lado de motorista experiente.

Depois, eles mesmos puderam tomar o volante nas mãos e dirigir, velozmente, pela pista. Tudo com direito a acompanhantes de motos e plateia vibrando por cada um deles.

Uma alegria enorme! Uma bela despedida do volante! E cada um ganhou uma carteira especial de habilitação, emoldurada, como um troféu por sua proeza de dirigir tantos e tantos anos.

Maravilhoso gesto de gratidão para quem deu tanto de si, através dos anos, e vai perdendo, a pouco e pouco, sua liberdade de ir e vir, sem limites.

Como seria bom se lembrássemos um pouco mais dos nossos idosos e lhes pudéssemos massagear o coração e a vontade de viver, com essas pequenas grandes coisas que os fazem felizes.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base
no vídeo 
A grande despedida, da Nissan.
Em 14.11.2017.

 

 (Copiado do site Feparana)

Av. Presidente Vargas. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Boletim eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

 

Site da FEB

Facebook

Twitter

G+

FEB Editora

Noticia4

Efeméride do Mês

Coluna Espírita

FEB

Facebook

Twitter

G+

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 

Campanha em prol da festa de Natal da

Fundação Remanso de Amor. Cartagena, Colômbia

 

La Fundación Remanso de Amor realiza una cena anualmente para financiar la fiesta de Navidad de todos nuestros beneficiarios por lo cual extendemos esta invitación para que nos acompañe con sus amigos en esta importante evento de solidaridad.

Contacto para tu donación Ramiro Fortich cel. 3012772772

 

Gracias.



​ 

 

(Informação recebida em email de Fundacion Remanso De Amor [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

 Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

Obs.: Caso não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] , pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 

Palestra no C.E. Cairbar Shutel

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Lançamento do livro:

Terra de Pioneiros e Benfeitores

 

 

(Informação recebida em email de jose daconceiçao deabreu [[email protected]])

 

27º Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves

São Paulo, SP

 

Dia 25 de novembro, às 16 h, ocorre a festa de entrega do Prêmio do Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves.

O evento que será realizado no Grupo da Paz contará com a apresentação de Vanessa Cavalcanti, e a participação de José Damião, comunicadores da Rede Boa Nova de Rádio e TV Mundo Maior

Declamação de Altamirando Carneiro.

O Grupo da Paz está localizado na Rua Pereira Caldas, 120, Jardim da Glória, São Paulo (SP).

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

6ª. Edição do Campo do Brito Espírita

Campo do Brito, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

PALESTRA: "MÚSICA E VIDA"

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Música e Vida", com o convidado João Paulo Gomes.

Esta conferência visa abordar a arte como manifestação do espírito em evolução, prosseguindo com a importância e o papel da musica nas diversas vertentes da nossa existência.
Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 17 de Novembro de 2017, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - 
www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Palestra no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]]- Donizete Pinheiro)

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP  

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

MUSICADA

 QUE O TENOR E EX-PROFESSOR DO PROJETO GURI 

 

 RAFAEL ZAGO.

 DA CIDADE DE 

BIRIGUI

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 15-11-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 Sarau Musical - Use 65 anos

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 Palestra no Plenitude Spiritist Society

Kissimmee, FL, EUA

 

 

(Informação recebida em email de Plenitude Spiritist Society [[email protected]])

 

 

Nota da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui.

 

 

oclarim@oclarim.com.br

www.facebook.com/casaeditoraoclarim

 

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected].

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066/3382-1471 ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

 Instituto Espírita Batuíra dde Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Lei do Trabalho

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 63. Página 155.

 

O verme aduba.

A terra acalenta.

O orvalho protege.

O vento renova.

A semente produz.

O arado sulca.

A enxada coopera.

O tronco ampara.

A flor embalsama.

O fruto alimenta.

A pedra segura.

A fonte enriquece.

O fio agasalha.

A agulha compõe.

A estrada aproxima.

O sinal informa.

A ponte reúne.

A pena grava.

O martelo afeiçoa.

O serrote corrige.

O teto recolhe.

A mesa atende.

O vaso auxilia.

A lâmpada clareia.

O leito socorre.

A própria chama condicionada é a bênção da lareira doméstica e a gota de veneno, controlada a rigor, é remédio que cura.

Repare, desse modo, a Lei do trabalho e da disciplina, funcionando junto de ti, através de fatos e coisas, aparentemente sem importância.

Tudo age.

Tudo obedece.

Tudo evolui.

Tudo responde.

Tudo serve.

E, sabendo que cada criatura deve ser útil, conforme as faculdades de que disponha, observa o que fazes com o tesouro das horas, porquanto o tempo chamado “Hoje”, é recurso em teu favor, na contabilidade da vida, marcando-te acerto de contas para amanhã.
 


 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Ceifa em Anticoli. Óleo sobre tela por Pedro Weingärtner.

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Proclamação da República do Brasil

15 de novembro de 1889

Estátua equestre em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca.

Praça Marechal Deodoro. Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

Proclamação da República. Óleo sobre tela por Benedito Calixto.

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Praça da República na cidade do Rio de Janeiro. Local aproximado de onde ocorreu a Prolamaçao da República.

Foto Ismael Gobbo

Museu da República no Palácio do Catete. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Busto feminino representando a República. Palácio do Catete, Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

Primeira bandeira da República exposta no Museu da República (Palácio do Catete) Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

Salão Ministerial. Palácio do Catete. Rio de Janeiro, RJ

 

 Brasil

Castro Alves • psicografia de Francisco Cândido Xavier

Brasil, o Mundo a escutar-te
Pergunta hoje: “O que é?”
Ah! Terra de minha vida,
Responde às Nações de pé!
Das montanhas altaneiras,
Dentro das próprias fronteiras,
Alonga os braços – Sansão!...
Sem prepotência ou vanglória,
Grava no Livro da História
Novo rumo à evolução!

Contempla a sombra da guerra,
Dragão de lodo a rugir
Envenenando a Cultura,
Ameaçando o Porvir!...
Fala – assembleia de bravos –
Aos milhões de homens escravos,
Sábios, loucos Prometeus...
Do píncaro a que te elevas
Dissolve os grilhões das trevas
Na Fé que te induz a Deus!...

Brada – gigante das gentes –
Proclama com destemor
Que o Cristo aguarda na Terra
Um novo Mundo de Amor!...
Ante as grandezas que estampas
Os mortos voltam das campas
Sublimando-te a visão...
Ao Progresso, Fernão Dias!
O Dever mostra Caxias,
Deodoro a renovação!...

Dos sonhos de Tiradentes,
Que se alteiam sempre mais,
Fizeste Apóstolos, Gênios,
Estadistas, Generais...
De todos os teus recantos
Despontam palmas de santos,
Augustos pendões de heróis!...
Astros de brilhos tamanhos,
Andrada, Feijó, Paranhos
Em teus céus brilham por sóis!...

Desde o dia em que nasceste,
Ao fórceps de Cabral,
O Tempo se iluminou
Na Bahia maternal!...
Hoje, que o Mundo te espera
Para as leis da Nova Era,
Por Brasília envolta em luz,
Que em ti a vida se integre,
De Manaus a Porto Alegre,
No Espírito de Jesus!...

Ao resguardar o Direito,
Mantendo a Justiça e o Bem,
Luta e rasga o próprio peito,
Mas não despreza ninguém...
Levanta o Grande Futuro,
Ergue, tranquilo e seguro,
A Paz nobre e varonil!...
À Humanidade que chora
Clamando: “Senhor... e agora?”
O Cristo aponta: “Brasil!...”

 

VEJA EM VIDEO LEITURA DA POESIA

POR CHICO XAVIER:

 

https://www.youtube.com/watch?v=KdJb18SyQL8

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]