Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 12 de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/12-09-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/12-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/11-09-2017.htm

09-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/09-09-2017.htm

08-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/08-09-2017.htm

07-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/07-09-2017.htm

06-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/06-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Representação de uma mulher contando uma história fantasma. Bibliothèque francophone multimédia / Limoges. Sécc. XIX

Imagem/fonte:  https://en.wikipedia.org/wiki/File:A_Ghost_Story.jpg

 

Prancheta. Boston, EUA.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1860_Cottrell_Cornhill_Boston2.png

 

 

O uso de pranchetas para produzir misteriosas mensagens escritas deu origem à crença de que os dispositivos promovem a comunicação com espíritos como uma forma de mediunidade. Wikipedia.

 

Os fariseus questionando a Jesus. Obra de James Tissot.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_Question_Jesus_(Les_pharisiens_questionnent_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

Episódio bíblico de Jonas sendo vomitado pela Baleia. Ilustração por Gustave Dore.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dore_jonah_whale.jpg

 

O profeta Jonas pregando em Nínive. Ilustração de Gustave Dore.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dore_jonah.jpg

 

O relógio do Apocalipse

Almir Del Prette - São Carlos/SEOB

 

Em 1947, um grupo de cientistas reunidos na Universidade de Chicago tomou a decisão de criar uma estratégia para avisar a humanidade sobre o risco de uma guerra nuclear com resultados nefastos para toda a humanidade. Alguns desses cientistas haviam participado do Manhattan Project. Uma espécie de força tarefa incumbida de desenvolver as primeiras armas nucleares, ainda durante a segunda guerra mundial. Todos os cientistas, os chefes militares e uma boa parcela da humanidade sabiam que os artefatos bélicos, recém-desenvolvidos iriam, pouco a pouco, se espalhar por várias nações. O domínio do átomo estava, pelo menos teoricamente, disponível e a construção de artefatos explosivos de grande poder destrutivo era previsível para breve.

A primeira questão que esse grupo se colocou, foi a de que uma estratégia de alerta quanto aos riscos de uma guerra nuclear deveria ser anunciada com urgência. Após muitas reuniões e trocas de informações, o grupo se decidiu pelo uso de uma alegoria, que pudesse funcionar como um aviso, um recurso de alerta da nefasta previsão: o relógio. O relógio há muito tempo é conhecido e usado pela humanidade e poderia ser essa alegoria, tomando-se como ponto central de referência, a “meia noite”, que representa a ausência da claridade do sol. O ponteiro maior seria um indicador de “valor para a meia noite”. O deslocamento (aproximação ou distanciamento), da meia noite, depende dos esforços de amor à paz ou à guerra que os povos cultivam.

Acontecimentos envolvendo nações com posse de armamentos nucleares sinalizam, para o grupo de cientistas, um aumento na probabilidade de conflito de grandes proporções. Quais acontecimentos seriam estes? Podemos supor alguns, por exemplo, um acidente marítimo entre embarcações militares de dois países não alinhados; discurso de algum governante que possa ser considerado ameaçador por outra nação; exercícios militares entendidos como provocação, testes de foguetes destinados a carregar ogivas nucleares etc. Diante desses e outros acontecimentos, o grupo analisa as probabilidades de desdobramentos e faz uma estimativa, movendo o ponteiro em direção à meia noite. Esse esquema não se movimenta com base na certeza, porém faz estimativas probabilísticas, com base nas histórias dos países envolvidos, na concentração do poder em poucas lideranças e na personalidade dos líderes.

Esse relógio, idealizado na década de 1950, recebeu diferentes denominações, tais como: “Apocalipse”, “Juízo final”, “Relógio do fim dos tempos”. Entretanto, ele deve ser entendido em um sentido metafórico que registra um alerta às Nações Unidas e a humanidade. Qual o efeito desse alerta? É difícil de avaliar, contudo aqueles que se empenham nesse empreendimento, o fazem de maneira séria e merecem nosso respeito.

Os momentos em que o ponteiro foi posicionado mais próximo da meia noite podem, agora, ser avaliados, como um risco real? Sim! A primeira vez que isso aconteceu foi em 1953, quando Estados Unidos e a União Soviética fizeram testes em seus países com bombas de hidrogênio. Nessa ocasião, os testes eram seguidos de bravatas de ambos os lados e os ponteiros passaram para 23h58m. Depois disso, ocorreu a chamada distensão e tivemos o relógio marcando 23h43, ou seja, a 17 minutos do ponto crucial.

Considerando guerras atuais periféricas, que distanciam alguns aliados de outros e, considerando, de um lado a presença militar ostensiva de  uma nação com extraordinária capacidade bélica no pacífico e, por outro,  uma espécie de delírio de poder, de uma nação que vem fazendo experiências com ogivas nucleares, a linha do tempo parece indicar aproximação da meia noite. Tal situação chama a atenção da ONU e de lideranças pacifistas, que se esforçam em busca da paz. O que cada pessoa pode fazer? Pouco, considerando nosso poder individual limitado. Bastante, enquanto membros de uma enorme parcela da humanidade que deseja a paz e crê em Deus.

Entre diversas estratégias da ONU, uma delas volta-se para a disseminação da paz entre todos, por meio de lideranças populares autênticas. Essas lideranças não são membros de partidos ou grupos políticos. Elas têm uma comunicação direta com o povo, trabalhando pela paz, sem buscar retorno político direto ou indireto. Essas pessoas foram denominadas de embaixadores da paz. São pacificadores de verdade, como por exemplo, Divaldo Pereira Franco. O embaixador da paz que se esforça no desenvolvimento do amor é aquele que Jesus denominou pacificador. Nem todo indivíduo pacífico é um pacificador. Contudo, todo pacificador é um amante da paz.

Jesus, o governador da nossa humanidade, há cerca de 2000 anos expôs que a paz não será obtida de maneira permanente por meio de tratados e demonstração de força, com a geração do medo.  Disse o Mestre: “Minha paz vos dou, mas não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”(Jo, 14:27. E, no Sermão das Bem-Aventuranças, novamente se refere à paz, especificando bem-aventurança aos pacificadores (Mt, 5:9) que serão chamados filhos de Deus.

Relógio e sino da Basílica de São Pedro. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Ara Pacis. Roma, Itália.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Ara_Pacis#/media/File:Ara_Pacis_Rom.jpg

 

Ara Pacis é um altar dedicado pelo imperador romano Augusto em 30 de janeiro de 9 a.C. à

deusa Pax (Paz), para celebrar o período da Pax Romana.

 

Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

(Informações recebidas em email de João Batista [[email protected]])

 

Seminário: A Mediunidade e o Paradigma Quântico

Lisboa, Portugal

 

Adicione o email [email protected] à sua lista de contactos.

Veja este email na web

Seminário A Mediunidade e
o Paradigma Quântico

 

28 de outubro de 2017 | Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa



A NÃO PERDER!

A Verdade e Luz – Editora tem o prazer de vos anunciar que vai realizar um seminário, no dia 28 de outubro deste ano, subordinado ao tema acima mencionado.

Como sempre, iremos ter a nossa livraria com mais de 1600 títulos espíritas e espiritualistas e com preços muito aliciantes.


Contamos consigo! Não falte!

Preço: 12,50 euros/pessoa

 

Inscrições abertas.

 

 

INSCRIÇÕES LIMITADAS E LUGARES MARCADOS*

*Os lugares serão marcados por ordem de inscrição. No caso de ir acompanhado, as inscrições têm que ser feitas em simultâneo.

 

Para mais informações, contacte:
Email: [email protected]
Telefone:  [+351] 21 412 1062
Telemóvel:  [+351] 21 412 3337 / [+351] 91 694 3625 / [+351] 96 905 5762
Fax: [+351] 21 412 3338

Copyright © 2017 Verdade e Luz - Editora e Distribuidora Espírita, Todos os direitos reservados

Verdade e Luz - Editora e Distribuidora Espírita

Largo Almirante Pedroso 9, Algés, Portugal

(Estrada das Romeiras, à altura do nº 14)

Algés 1495-101

Portugal


Cancelar a sua subscrição    Atualizar os seus dados

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Passeata Setembro Amarelo em

São Paulo

 

No dia mundial de prevenção ao suicídio -  manhã de 10 de setembro - houve uma passeata na Av. Paulista em São Paulo, com apoio do Centro de Valorização da Vida-CVV e do Lions Club-Tatuapé/SP. Em momentos de parada, eram feitos esclarecimentos e distribuição de folhetos sobre prevenção ao suicídio com o tema "Não se cale, fale - viver é bom!". Cesar Perri (ex-presidente da USE-SP e da FEB) compareceu, e que foi um participantes da fundação há mais de 10 anos do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, em Brasília, juntamente com o então deputado Bassuma, Jaime Ferreira Lopes, Nestor João Masotti e Marlene Nobre.

Acesse:

http://www.setembroamarelo.org.br/;

http://grupochicoxavier.com.br/defesa-da-vida-e-brasil-sem-aborto-10-anos/;

 

Folheto distribuído

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

HENRIQUE DIAS,

 

do C. E. F. C. X., nesta quarta-feira, 13 de Setembro, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

****************************************

 

 

 

****************************************

 

 

****************************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Ciclo de palestras sobre saúde e espiritualidade NUSE/UNIFESP

São Paulo, SP

 

Universidade Federal de São Paulo

DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE

E ESPIRITUALIDADE

[email protected]

 http://www2.unifesp.br/centros/nuse

CICLO DE PALESTRAS SOBRE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

Profa. Dra. Irvênia  Prada

Professora Emérita da Faculdade de Medicina e Veterinária da Universidade de São Paulo

"Cérebo Triúno"

20 de setembro de 2017 das 18:30 às 20:00 h

Anfiteatro Clóvis Salgado

Térreo / Edifício  de Ciências Biomédicas 

Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino  

Campus São Paulo

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

Artigo: Há sempre um amanhã. No setembro amarelo...

 

Acesse:

https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/09/11/ha-sempre-um-amanha-no-setembro-amarelo-um-artigo-de-luiz-carlos-formiga-e-sua-filha-livia-b-formiga/

HÁ SEMPRE UM AMANHÃ. NO SETEMBRO AMARELO UM ARTIGO DE LUIZ CARLOS FORMIGA E SUA FILHA LÍVIA B. FORMIGA

blogdobrunotavares.wordpress.com

. . . Em 1994 surgiu o “Programa de Prevenção de Suicídio Fita Amarela”. Entre os pacientes, 50,9 % eram portadores de transtorno mental e usuários de substâncias de abuso. Nessa época, a maior par…

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 Registro. Suely Caldas Schubert em

Porto Alegre, RS

 

Porto Alegre, 09 de setembro de 2017

Sociedade Espírita Luz, Paz e Caridade

Pensar o Espiritismo e pensar como espírita. (Suely C. Schubert)

Dona de uma memória privilegiada e estudiosa aplicada do Espiritismo, Suely Caldas Schubert, escritora espírita e médium, residente em juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, desenvolveu um excelente trabalho doutrinário na Sociedade Espírita Luz, Paz e Caridade abordando o tema: O Evangelho e a Mediunidade.

Dai gratuitamente o que de graça recebeste. (Jesus)

Preparando o público, a dedicada conferencista apresentou o registro de Mateus 10:1: “E chamando seus doze discípulos, deu-lhes o poder sobre os espíritos impuros para expulsarem e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.” E no versículo 8 do mesmo capítulo se pode ler: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: De graça recebestes, de graça dai.”

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, na Introdução, Suely pinçou a seguinte expressão de Allan Kardec, destacando as circunstâncias da vida privada e pública exaradas no código divino: “Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É terreno onde todos os cultos podem reunir-se, estandarte sob o qual podem todos colocar-se, qualquer que sejam suas crenças, porquanto jamais ele constituiu matéria das disputas religiosas, que sempre e por toda a parte se originaram Das questões dogmáticas.” Esse código divino é o princípio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça, acrescenta o insigne codificador. É um código de moral universal, sem distinção de culto. A Justiça Divina é equânime, afirma Suely.

Do capítulo XXIV, item 12, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, a eloquente oradora destaca as judiciosas observações de Allan Kardec: “Digamos, antes de tudo, que a mediunidade é inerente a uma disposição orgânica, de que qualquer homem pode ser dotado, como a de ver, de ouvir, de falar. (...) A mediunidade é conferida sem distinção, a fim de que os Espíritos possam trazer a luz a todas as camadas, a todas as classes da sociedade, ao pobre como ao rico; aos retos, para os fortificar no bem, aos viciosos para os corrigir. Não são estes últimos os doentes que necessitam de médico? (...) A mediunidade não implica, necessariamente, relações habituais com os Espíritos superiores. É apenas uma aptidão para servir de instrumento mais ou menos dócil aos Espíritos em geral. O bom médium, pois, não é aquele que comunica facilmente, mas aquele que é simpático aos bons Espíritos e somente deles tem assistência”

Visando incentivar, passando da teoria à prática, dando o exemplo de Francisco Cândido Xavier, Suely salientou que a missão mediúnica do médium de Uberaba foi sempre mantida visando a iluminação espiritual da humanidade. Essa sintonia superior requer não apenas o conhecimento, mas também constante a vivência do amor ao próximo, tal como Jesus ensinou e exemplificou. As características mediúnicas de Chico Xavier foram debatidas, demonstrando a preciosidade do seu instrumental, destacando que essas mesmas características, também possui Divaldo Franco.

O legado de Chico Xavier, o apóstolo da mediunidade, é o do exercício da mediunidade com Jesus, orientada pela Doutrina Espírita, com fidelidade a Jesus e Kardec. Seus exemplos são corroborados pelas lições de amor e humildade; pela vivência da caridade legítima; pela comprovação da mediunidade; pela perseverança e disciplina, pela capacidade de autodoação; pelo desprendimento dos bens terrenos, poder e fama.

Sobre a disciplina, orientação dada por Emmanuel no início do mandato mediúnico de Chico Xavier, assim analisa a médium escritora mineira: o primeiro vértice da disciplina apregoada é o estágio da assiduidade e da pontualidade; o segundo é o estudo sério do espiritismo; e o terceiro, a transformação moral.

Com relação a missão dos médiuns, fazendo uma séria advertência, o destaque foi sobre o capítulo XXVIII, item 9, de o Evangelho Segundo o Espiritismo, onde se lê “Os médiuns são os intérpretes incumbidos de transmitir aos homens os ensinos dos Espíritos, (...). Santa é a missão que desempenham, visto ter por fim rasgar os horizontes da vida eterna.” Segue Kardec: “Como intérpretes do ensino dos Espíritos, têm os médiuns de desempenhar importante papel na transformação moral que se opera. Os serviços que podem prestar guardam proporção com a boa diretriz que imprimam às suas faculdades, porquanto os que enveredam por mau caminho são mais nocivos do que úteis à causa do Espiritismo. Pela má impressão que produzem, mais de uma conversão retardam. Terão, por isso mesmo, de dar contas do uso que hajam feito de um dom que lhes foi concedido para o bem de seus semelhantes.”

Em Jesus e Vida, de Joanna de Ângelis e psicografado por Divaldo Franco, no capítulo Mandato Mediúnico, encontra-se a seguinte sentença: “Jamais esquecer-se de que a mediunidade deve ser considerada como um instrumento santo e que santamente deve ser utilizada.”

Finalizando, e deixando um roteiro seguro aos que desejam trabalhar na seara mediúnica com Jesus, Suely Schubert destacou as informações contidas em o Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo XXVIII, itens 8 a 10. Como habitualmente faz, a oradora de escol leu, desta vez, a Mensagem do Coração, ínsito em o livro Momentos de Felicidade, de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco, consolidando o magnífico trabalho que avidamente foi absorvido pelos presentes, sensibilizando corações e mentes.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

1 - PALESTRA: TUDO MUDA QUANDO DECIDO MUDAR

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Tudo muda quando decido mudar” que se realiza no dia 15 de Setembro de 2017, pelas 21h00.

 

Este evento, com entrada livre e gratuita, terá lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

 

 

2 - INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, informa que se encontram abertas as inscrições para as novas activiaddes que terão lugar a partir de 23 de Setembro de 2017:

 

- Curso Básico de Espiritismo (Sábados, 16h / 17h30)

- Educação Espírita Juvenil (Sábados, 15h / 16h30)

- Estudando Kardec (4ª feira, 20h / 21h)

 

As inscrições poderão ser efectuadas na sede do CCE ou via e-mail para [email protected]

Estes eventos, com entrada livre e gratuita, terão lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)

 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Site do CEERJ- Conselho Espírita do Estado do

Rio de Janeiro

 

Acesse:

http://www.ceerj.org.br/portal/

 

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] que muito se agradecerá.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Foreblu

Blumenau, SC

 

 

Acesse:

https://shoutout.wix.com/so/7LviIDNj?cid=5be35d06-aea5-4039-81bd-5279947eadba#/main

 

 

 

É essa semana!

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia, Blumenau - SC, Brasil

(47)33362204/997298311

Compartilhar

Mais informações e inscrições

 

 

 

Ciclo de palestras da AME-Serra Gaúcha

Gramado, Canela, Novo Hamburgo, RS

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Encontro de Cine-Debate

Poá,  RS

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

XVIII Jornada de Saúde e Espiritualidade do GEME

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giiovana Campos)

 

Comemoração de 70 anos. Programação da

Comunidade Espírita Cairbar Schutel. Matão, SP

 

(Informação recebida de Astolfo Olegário Oliveira Filho)

 

Teatro: Maria de Nazaré

São Paulo, SP

 

 



Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

(Informação recebida em emails  de Ademir Mendes e de Norberto Fátima [[email protected]] )

 

Teatro Espírita

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 471

TRÊS LAGOAS/MS – 11 A 18/SETEMBRO/2017

INFO PAN 471 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

AGUA RASA (palestra: Deusa Samu)......... BELA VISTA (palestra: Amanda Acosta, Lima Duarte / Maria de Nazaré Marques / musical: Coral e Orquestra Carlos Gomes) / (Seminário: Setembro Amarelo) / (13ª Festa Kardec)............CENTRO (Caminhada Noturna pela Valorização da Vida)..........CHÁCARA MAFALDA (palestra: Fabio Simões) /  (2ª Feira do Livro Espírita).........IBIRAPUERA (Seminário: Setembro Amarelo)..........IPIRANGA (palestra: Neide Guerra) / (palestra: Manolo Quesada)..........ITAQUERA (palestra: Neide Guerra).........JABAQUARA (pintura mediúnica: Claudia Rosa…..palestra: Adriano Calsone….harmonização: Rogério Temporim) /  (apresentação: Canal Amigos da Luz)...........JAÇANÃ (palestra: Hélio Zampoli / Juvêncio M. Carvalho / Neje A. Hueb)..........JARDIM BRASÍLIA (palestra: Manolo Quesada)........... LAPA (palestra: Deusa Samu)...........LIBERDADE (palestra: Cleuza Paranhos)............MANDAQUI (apresentação: Lolita Deamo & Robson Monteiro)............MORUMBI (palestra: Luciana Rocha / Camila Pedroso / Fabio Levi) ...........PARADA INGLESA (palestra: Edmar Galves /  Eulina Santos).........PARQUE EDU CHAVES (palestra: Leontina Ferreira) / (III Encontro da Família)...........PARQUE VITÓRIA (palestra: Adriana Fukuda) / (palestra: Gislene Pogetti / Valdeniza Sire /  Leontina Ferreira)........SANTANA (palestra: Reinaldo Papeshi) / (Encontro Estadual do APSE: Assistência e Promoção Social Espírita)..........SAÚDE (palestra: Neide Guerra) / (palestra: Jairo de Paula / Juselma Coelho / harmonização: Maria & Valdir)...........SÉ (expositor: Tadeu de Araxá)...........VILA AURORA (palestra: Neje A. Hueb / Cosme Ferreira)............VILA CONSTANÇA (palestra: Antonio Freire).......... VILA DO CASTELO (palestra: Manolo Quesada)..........VILA FORMOSA (palestra: Neide Guerra) /   (Noite da Pizza Amiga) / (palestra: Plínio Penteado Junior).............VILA GUSTAVO (palestra: Neje A. Hueb / Antonio Freire).........VILA MARIANA (palestra: Deusa Samu)........... VILA MATILDE (palestra: cantada: Ricardo e Eduardo /  Fabio Fadel /  harmonização musical: Pedro Gonzalez / cantada: Nelson e Vilma / José Alberto Pongeluppe /  harmonização musical: Ronaldo da Silva / Cia 3º Elenco – “Lunares” / pintura mediúnica: Gaeta / harmonização musical: Grupo Reencontro) ...........VILA PRIMAVERA (palestra: Manolo Quesada)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARARAQUARA (EMEARA 2017) / (Seminário: Léa Waldivia Canutti Fazan)..........                                                               ARIRANHA (palestra: Francisco Ortolan).........ASSIS (40ª Jornada de Confraternização Espírita de Assis) / (Reunião Bimestral / palestra: Renato e André Zanoli).........AVANHANDAVA (palestra: Dra. Wilda Nogueira Bajo)........BAURU (palestras) .......BARIRI (palestra: Dilson Azevedo Lima)........ BOITUVA (palestra: Cássio Branco de Araújo)........ CACONDE (palestra: Manolo Quesada)...... CAMPINAS (Diálogos com o Espirito) / (10º Festival do Livro Espírita) ..........CARDOSO (mini seminário: Francisco Ortolan)..........CASTILHO (4º Yakissoba)..........COTIA (seminário: Dra. Adriana Mavalli Freitas).........DIADEMA (19ª Semana Espírita).......EMBÚ DAS ARTES (palestra: Manolo Quesada)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS (palestra: Francisco Ortolan).........FLOREAL (palestra: Francisco Ortolan).........FRANCA (Palestra: Dr. Mário Martinez).........GETULINA (palestra: Leudimila Rodrigues Tempeste / Grace Queli Santos Oliveira /  Reinaldo Trombini Junior) .............GUARARAPES (palestra: Ivana Nobre Modena).........GUARULHOS (palestra: Luis Gouveia / Fabio Fadel) / (apresentação: Lolita Deamo & Robson Monteiro) / (palestra: Neide Guerra)  /  (44ª Semana Espírita de Guarulhos e região)........... ITAPIRA (palestra: Manolo Quesada)...........ITATIBA (palestra: Rodrigo Miranda /  André Luiz Rosa)......... ITUVERAVA (seminário: André Sobreiro)..........JABOTICABAL (2º mini curso: André Sobreiro)........... JACAREÍ (Médium Edson Barbosa de Souza / harmonização: Ed Moreno)..........JALES (palestra: Jane Maiolo / Luiz Antonio / Sergio Thiesen / Antonio Carlos Navarro)...........JAU (seminário: Roosevelt A. Tiago)..........JOSÉ BONIFÁCIO (palestra: Francisco Ortolan).........JUNQUEIRÓPOLIS (palestra: Dario Bonfim / André e Renato Zanoli / Altino de Souza).............LINS (Ciclo de Palestras).........LUCÉLIA (palestra: Dr. Valci Silva)..........MATÃO (palestra: Sonia Pavanelli / Grupo Teatral André Luiz / Serginho Grande / Dr. Tácito Elias Sgorlon)..........MENDONÇA (palestra: Francisco Ortolan)...........MOGI DAS CRUZES (palestra: Dra. Flavia Cavalcante)......... MONGAGUÁ (palestra: Walteno Silva)..........NIPOÃ (palestra: Francisco Ortolan)............NOVA ODESSA (palestra: Dermeval Carinhana)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSVALDO CRUZ (expositoras: Simone Braga e Rosângela Aguiar).........PALMITAL (palestra: Alessandro Viana Vieira de Paula).......... PEDREIRA (palestra: Manolo Quesada)........... PENÁPOLIS (palestra: Jandira Egídio Sarmento Brunhara / Victor Silva Crossati / Wilda Bajo Chacon / Sandra Aparecida P. Oberg) / (palestra: Christian Mori)/ (Atendimento Cirurgias Espirituais)............PIRACICABA (VI Jornada de Saúde e Espiritualidade)..........PIRATININGA (apresentação: Banda Back)......... POÁ (Palestras)..........PROMISSÃO (palestra: Margarete Áquila)........SANTA ADÉLIA (palestra: Francisco Ortolan).........SANTA FÉ DO SUL (palestra: Francisco Ortolan / Luciana Correa / Aldevair David / Ticko / Paulo Ricardo Santana)..........SANTO ANDRÉ (palestras….Dia 12 – Antonio Coelho Ronaldo Oliveiros Rita De Cássia Eduardo) / (Edson de Jesus Sardano / Feira do Livro Usado) ..........SANTOS (palestra: Luiz Alberto Rodrigues / Luiz Carlos Pereira)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Palestra: Eduardo Marigo Marques) /  (Projeto Voar: O Amor a si mesmo – Vigiar, Orar, Amparar, Resistir) .......... SÃO CAETANO DO SUL (palestra: Manolo Quesada) /   (musicoterapia: Jim Ihara) ......... SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (psicografia: Ed Marcio Reys e Danieli  Santos)...........SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (palestra: Francisco Ortolan)..........SÃO MANUEL (palestra: Sidney Fernandes) ............SÃO VICENTE (palestra: Plínio Penteado Junior) /  (palestra: Manolo Quesada)........... SOROCABA (apresentação de bandas espíritas) / (III Festival de Pizzas) / (palestras: Dr. Ricardo Alcolea / Dra. Jane Bassi) / (COMESO)..........TAPIRATIBA (palestras: Eurípedes / André Guilherme / Tadeu / Eveline / Vania / Arlete)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

ANDARAÍ (palestras: Maria Fernanda Barbosa / Denise Duarte / Eduardo Henrique Barros Silva / Jayme Lobato / Arlindo Ribeiro / Alberto leitão Rosa).............BOTAFOGO (palestras: Waldemar Magnavita / Ângela Sales / Telma Brilhante / Fernando Albuquerque / Alexandre Burburan) ..........BRÁS DE PINA (Ciclo de Palestra: Clotilde Wergles / Gilberto Lepenisck / Paulo Ramos / Mozart Leite).......... CAMPO GRANDE (3º Seminário Evangelização de Espíritos).........CENTRO (Escola de Lideranças)..........COLÉGIO (palestra: Roberto Almeida)..........DEL CASTILHO (palestra)........ ILHA DE PAQUETÁ (palestra: Tereza Quintas) .........JACAREPAGUÁ (palestra: Gilberto Bordallo / Eliane Brandão / Gilnei Martinez / Anna Paula Oliveira / Elza Salek / Lucia Maria Barbosa / Paulo Henrique Figueiredo / Deusa Rufino / Eduardo Henrique) /  (palestra: Wagner Assis)............MADUREIRA (MOVE: Encontro das Mocidades Espíritas 14º CEU)........MARACANÃ (Médium Nilton Cesar Stuqui)..........MEIER (seminário: Alexandre Bulhões)...........PECHINCHA (lançamento/filme: “A Menina Índigo”)..........PENHA CIRCULAR (2º Seminário Espírita sobre as obras de Manoel Philomeno de Miranda).......... RIO DE JANEIRO (palestra: Deusa Samu)........TIJUCA (palestra: Fabio Dionisi) /  (peça: “Irmã Scheilla – a enfermeira do alto”)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

   ARARUAMA (palestra: Luis Celso) / (palestra:  Hélio Tinoco) / (palestra: Ademar Faria Junior / Eulália Bueno)........BELFORD ROXO (palestra: Gilberto Barbosa / Coral Vozes de Assis / Eduardo Henrique / arte: Marta) .........ITAGUAÍ (palestra: Gilberto Barbosa / Benizard Custódio / Alfredo Luiz / Alan Souza / Gutemberg Paschoal) /  (apresentação: Anatasha Mackenna)........... MESQUITA (palestra: Julio Furtado / Maria Isabel Valte / Josué Santos de Souza / Mauricio Mancini)......... NITERÓI (expositora: Lucia Moyses).........NOVA FRIBURGO (Palestra: Dr. José Henrique Rubim de Carvalho)........... NOVA IGUAÇU (palestra: Ana Rosa Airão) /  (palestra: Ronaldo Frazão / Thiago Brito)............PETRÓPOLIS (palestra: Mauro Henrique).........SEPETIBA (apresentações: Banda Dom Maior, do Cores, Valda Domingues, Grupo Teatro FAME).........TERESÓPOLIS (Palestra: Dr. Fernando Lopes)..........VALENÇA (Ciclo de Palestra: Neldalia Fort / Roni Ricardo / Rogerio Fort).............VOLTA REDONDA (Palestra: Dr. Sergio Lopes) /  (palestra: André Sobreiro / Roda de Conversa: Ary Dourado, André Sobreiro, José Antonio da Cruz, Roni Ricardo)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO

PIÚMA (2º Viradão Espírita)..........VILA VELHA (Almoço Primavera)....... VITÓRIA (palestra: Maria Rufina)

MINAS GERAIS

 ARAXÁ (XIV EMEAR: Encontro de Mocidade Espíritas de Araxá).......... BELO HORIZONTE (Semana de Amor à vida) /  (Mini cursos: Roberto Lucio / Jaider Rodrigues de Paula)...........DIVINÓPOLIS (IV SETESP: Seminário de Ética e Espiritualidade)........ GUARANÉSIA (palestra: Manolo Quesada)........... GUAXUPÉ (palestra: Manolo Quesada) / (1º Encontro Regional de Mocidades Espíritas) / (Oficina: Guilherme Fraenkel)...........PAPAGAIOS (palestra: Raquel Bahia / Sergito de Souza Cavalcanti)..........SACRAMENTO (Projeto Educação, Saúde e Acolhimento)........UBERLÂNDIA (2º Cantando entre amigos)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BELA VISTA DO PARAÍSO (palestra: Oceano Vieira de Melo)......... CAMBÉ (palestra: Antônio Saviani / Oceano Vieira de Melo)...........CAMPO MOURÃO (palestra: Maria Rabel, Vitor Hugo Freitas de Almeida, Wilson Reis, Osvaldo Monteiro, Danilo Arruda da Luz, Sérgio Castelão Pinheiro, Ana Flávia Sipoli Cól, Adriano Lino Greca e Zenaide Simões – Grupo Encanto) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)........... CIANORTE (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).........CURITIBA  (Reunião com as Especializadas / Palestra: Edson Gomes Tristão)  / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Área da Mediunidade)........ FÊNIX (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)........GOIOERÊ (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)..........IBIPORÃ (palestra: Oceano Vieira de Melo)........JACAREZINHO (palestra: José Lázaro Boberg / Aparecido Paulo Simões / Marcos Coelho / Marco Aurélio Bento / José Aparecido Sanches) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)...........JAGUAPITÃ (palestra: Dorotéia Ziel Silveira).........LONDRINA (palestra: Maria Neuza Migliorini) / (Chá com Livros – “Os Mensageiros”) / (palestra: Oceano Vieira de Melo)......... PALOTINA (Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita da Mediunidade)...........PEABIRU (palestra: Wandrey Mundin Ferreira) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita).........TERRA BOA (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)............ UBIRATÃ (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).........UMUARAMA (Seminário: Miriam Feuerharmel)..........UNIÃO DA VITÓRIA (Seminário: Maria Helena Marcon)

RIO GRANDE DO SUL

(pintura mediúnica: Orlando Padovan – BENTO GONÇALVES / GARIBALDI / MONTENERGRO) / (Palestra: Samira Turconi - CANELA / GIRUÁ / GRAMADO / NOVO HAMBURGO)  ........PELOTAS (palestra: Dr. Sergio Lopes)............ PORTO ALEGRE (Bate-papo: Dr. Carlos Durgante)/  (palestra: Guilherme Del Valle) /  (palestrantes: Roberto Lucio Vieira de Souza, Sergio Lopes, Paulo Batistuta Novaes, Alexandre Anefalos, Edson Luis Cardoso)...........SANTO ÂNGELO (palestra: Ilce Hentoux / Zenir Hentges / Tânia Rocha)

SANTA CATARINA

BLUMENAU (5º Foreblu)............FLORIANÓPOLIS (seminário: Sidney Lourenço)........PENHA (palestra: Elcio Kulcheski / Roque Foresti) / (seminário: Oduvaldo Mansani de Mello / Edson Gomes Tristão)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA (Dra. Denise Brito / Dra. Denise Franco / Dra. Katia Carrijo / Dra. Fabíola Zanetti) / (palestra: Dra. Marcia Leon/ . Miriam Leal) / (Capacitação dos trabalhadores da área da Mediunidade) .............CEILÂNDIA NORTE (Projeto plenitude – visitas domiciliares)........(Palestra: Nazareno Feitosa CEILÂNDIA / CRUZEIRO / GUARÁ) ..........CEILÂNDIA SUL (Dra. Antônia Marilene da Silva)

GOIÁS

GOIÂNIA (Estudo: Dr. André Pena) /  (8ª Olímpiadas Mocizade)

MATO GROSSO DO SUL

APARECIDA DO TABOADO (palestra: André Gandolfo / Francisco Ortolan / Agnaldo Paviani / Elerson Gaetti / Antonio Carlos Navarro ............DOURADOS (XIV CONJURE) / (Campanha de Prevenção ao Suicídio Camilo Castelo Branco)............MARACAJU (Feira do Livro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

LAURO DE FREITAS (Dra. Eleonora Peixinho)...........SALVADOR (Palestra: Dra. Tânia Regis) / (II Encontro O Autismo e a Família)

PERNAMBUCO

JABOATÃO DOS GUARARAPES (Alisson Guedes) / (Grupo de Estudos em Medicina Veterinária e Espiritualidade) / (seminário: Rinaldo Soares)..........OLINDA (palestra: Iracema Lins / Alexandre Torres) / (Curso de Magnetismo) / (seminário: Fabio Barros)............ PAULISTA (palestra: Glauco Guedes /  musical: faraó Filho, Edwaldo e Wanderleia / poesia: Edimilson Azevedo  / palestra: Sonia Damasceno / atração: Michel (voz e violão) / Faraó Filho. Packamo / palestra: Frederico / Silvia Fidelis)........... RECIFE (palestra cantada: Santtos Edson / palestra: Anderson Santiago / Luiz Lira / Sergio Ramos / Ana Carolina / palestra: Inaldo Nery /  VIII EFNN: Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste / palestra: Salomão Ismael Filho / Humberto Vasconcelos Junior / Stanley Marx / Roberto Albuquerque  / Estudos: Eduardo Gomes – “Perispírito” / Jantar Beneficente Musical)

SERGIPE

ARACAJU (palestra: Carlos Alberto / Rener Cunha (MG) e Vânia Reis (PI) .........CAMPO DE BRITO (6ª Edição Campo de Brito Espirita)...........ITABAIANA (palestra: Rener Cunha e Vânia Reis (PI)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

 

CEARÁ

FORTALEZA (expositores: Francisco Cajazeiras (CE),  Heloisa Pira (SP), Luciano Klein, Orson Peter Carrara) ........... MARACANAÚ (Raimundo Neto / Nilton Sousa)

MARANHÃO

 SÃO LUIS (Em Defesa da Vida – um debate sobre o suicídio)

PARAÍBA

CAMPINA GRANDE (IX JAMEC: Jornada Médico Espírita Campinense)............JOÃO PESSOA (palestra: Eulália Bueno / Ivana Raisky / Grupo Viana de Carvalho / Marilurdes Queiroz / Rosemere Kiss  / Giseuda Carneiro)

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORÓ (Neurofisiologia da Mediunidade)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ

BELÉM (palestra: Fabio Araújo)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

BUENOS AIRES (palestra: Fabián Lazzaro)........ RAFAELA (SANTA FÉ) (4º Encuentro de Cepa en Argentina)

DINAMARCA

COPENHAGEN (seminar: Roberto Barbosa)

ESTADOS UNIDOS

ASTORIA (Andrei Moreira /  Rosana Lashley / Vanessa Godoy)...........ATLANTA (Suzana Simões / Kirsten de Melo / Julio Carvalho / Marcia Trajano / Korngold) ..............ESTADOS UNIDOS (Dr. Andrei Moreira)........MOUNT VERNON (NY) (Fernando Flores / Yone Chagas).........POMPANO BEACH (FL) (Oficina do Sentimento)

PORTUGAL

Palestra: Aloisio Silva ÁGUEDA / AVEIRO / COIMBRA /  ÍLHAVO / LEIRIA ..........LEIRIA (XXIV Fórum Nacional de Ciência Espírita)..........SANTARÉM (Projeto Geo)

SUIÇA

KLOTEN (Divaldo Pereira Franco, Alberto Almeida, Sandra Borba, Raul Teixeira, Jorge Godinho, Charles Kempf)........... ZURIQUE (Divaldo Franco, Jorge Godinho, Alberto Almeida, Sandra Borba e Charles Kempf e artistas)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Revista semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Religião

 

Todas as reuniões religiosas, seja qual for o culto a que pertençam, são fundadas na comunhão de pensamentos.

É aí que podem e devem exercer a sua força, porque o objetivo deve ser a libertação do pensamento das amarras da matéria.

Infelizmente, a maioria se afasta deste princípio à medida que a religião se torna uma questão de forma. Disto resulta que cada um, fazendo seu dever consistir na realização da forma, se julga quite com Deus e com os homens, desde que praticou uma fórmula.

Resulta ainda que cada um vai aos lugares de reuniões religiosas com um pensamento pessoal, por sua própria conta e, na maioria das vezes, sem nenhum sentimento de confraternidade em relação aos outros assistentes.

Fica isolado em meio à multidão e só pensa no céu para si mesmo.

Por certo não era assim que entendia Jesus, ao dizer: “Quando duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, aí estarei entre elas.”

Reunidos em Meu nome, isto é, com um pensamento comum; mas não se pode estar reunido em nome de Jesus sem assimilar os Seus princípios, Sua doutrina.

Qual é o princípio fundamental da doutrina de Jesus? A caridade em pensamentos, palavras e ações. Mentem os egoístas e os orgulhosos, quando se dizem reunidos em nome de Jesus, porque Jesus não os conhece por Seus discípulos.

O isolamento religioso, assim como o isolamento social, conduz ao egoísmo.

Que alguns homens sejam bastante fortes por si mesmos, largamente dotados pelo coração, para que sua fé e caridade não necessitem ser revigoradas num foco comum, é possível.

Mas não é assim com as massas, por lhes faltar um estimulante, sem o qual poderiam se deixar levar pela indiferença.

Dissemos que o verdadeiro objetivo das assembleias religiosas deve ser a comunhão de pensamentos. É que a palavra religião quer dizer “laço”.

Uma religião, em sua acepção larga e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunhão de sentimentos, de princípios e de crenças.

*   *   *

Esta é parte do discurso de Allan Kardec, em 1o de novembro de 1868, face à comemoração do Dia dos Mortos.

Ele assim orientava porque é importante que as pessoas se reúnam em assembleias para unirem os pensamentos, para vibrarem em uníssono pelos amores que já partiram.

Aproveita também para lhes falar de como a doutrina dos Espíritos entende a palavra religião.

Não como culto, com hierarquias, dogmas e cerimônias externas mas, como laço que nos une em fraternidade, em comunhão de pensamento e que precisa ter sua base na mais pura caridade.

Que possamos verificar em nossa vida se a religião não se tornou apenas uma casca, uma conveniência social.

Independente da crença que tenhamos, procuremos fazê-la nossa ligação com o Criador, com as questões mais graves da existência.

Que ela possa ser nossa libertação das amarras da matéria.

Nossa alma necessita de transcendência para sobreviver, para não sucumbir ao desânimo, à depressão, à falta de sentido existencial.

Encontremos esse laço na religiosidade e na religião verdadeira. Uma ligação com a consciência cósmica, com o Pai. Ligação perene, constante, que não depende de local ou situação.

 Redação do Momento Espírita, com base no Discurso de Abertura
– O Espiritismo é uma religião?, da Revista Espírita, de Allan Kardec,
v. 11, de dezembro 1868, ed. FEB.
Em 11.9.2017.

 

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Nuraghe de Santa Sabina. Silanus (Nuoro), Sardenha, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Não há consenso sobre a função dos nuraghes: poderiam ter sido residências dos governantes, fortalezas militares, salas de reunião, templos religiosos, moradias comuns ou uma combinação dos primeiros.  (Wikipedia)

Busto de Jano Bifronte cuja culto foi  instituido por Numa Pompilio em Roma. Museus Vaticano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Janus-Vatican.JPG

 

Na antiga religião romana e mito , Janus ( / dʒ eɪ n ə s / ; Latina : Ianus , pronunciado  [jaː.nus] ) é o deus dos começos, portões, transições, tempo, dualidade, portas, [1] passagens, e terminações. Ele geralmente é retratado como tendo dois rostos, já que ele olha para o futuro e para o passado. É convencionalmente pensado que o mês de janeiro é nomeado para Janus ( Ianuarius ), [2], mas de acordo com os antigos almanaques dos agricultores romanosJuno era a divindade tutelar do mês. [3]

(Wikipedia)

O Papa João Paulo II na praça de São Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo

01-Pinhais-18-03

Foto da XIX  Conferência Estadual Espírita – 2017 e divugação da XX em  2018. Pinhais, PR.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=JtPwqhPl7lM

 

Renovemo-nos dia a dia

 

Livro “Fonte viva”, Editora FEB

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier.

 

“...Transformai­-vos  pela  renovação  de  vossa  mente,  para que proveis qual  é  a boa, 

agradável e perfeita vontade de  Deus.”   Paulo (Romanos, 12:2) 

 

Não adianta a transformação aparente da nossa personalidade na feição  exterior.

Mais títulos, mais recursos financeiros, mais possibilidades de conforto e maiores considerações sociais podem ser simples agravo de responsabilidade.

Renovemo-­nos por dentro.

É preciso avançar no conhecimento superior, ainda mesmo que a marcha nos custe suor e lágrimas.

Aceitar os problemas do mundo e superá-­los, à força de nosso trabalho e de nossa serenidade, é a fórmula justa de aquisição do discernimento.

Dor e sacrifício, aflição e amargura, são processos de sublimação que o  Mundo Maior nos oferece, a fim de que a nossa visão espiritual seja acrescentada.

Facilidades materiais costumam estagnar­nos a mente, quando não sabemos vencer os perigos fascinantes das vantagens terrestres.

Renovemos nossa alma, dia a dia, estudando as lições dos vanguardeiros do  progresso e vivendo a nossa existência sob a inspiração do serviço incessante.

Apliquemo-­nos à construção da vida equilibrada, onde estivermos, mas não  nos esqueçamos de que somente pela execução de nossos deveres, na concretização  do bem, alcançaremos a compreensão da vida, e, com ela, o conhecimento da "perfeita vontade de Deus", a nosso respeito

 

Obras de misericórdia. Óleo sobre tela por Pierre Montallier.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Works_of_mercy#/media/File:Pierre_Montallier_001.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]