Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 30 de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/30-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/29-09-2017.htm

28-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/28-09-2017.htm

27-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/27-09-2017.htm

26-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/26-09-2017.htm

25-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/25-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Paul Auguez

Imagem/fonte: http://www.frasescelebres.com/frase-626

Imagem/fonte: https://archive.org/details/elusdelavenirou00aguegoog

 

Publicação do jornal “Verdade e Luz”- 10/2017

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Recebido em email de Merhy Seba)

 

 Mensagem: Amor

 

 

(Publicação do jornal Momento Espírita, Bauru, SP.  Recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

https://issuu.com/ceac/docs/jme_-_outubro_-_2017

 

 

 

Programação de Palestras Públicas pela CEA

Buenos Aires, Argentina

 

viernes a las 19hs.

Visualizar en el navegador

 

Conferencias públicas de Octubre en la CEA

Los viernes a las 19 hs. 

Viernes 06/10:
"Ley de Conservación"- Daniel Pingitore

Viernes 13/10:  
"Ley de Destrucción" - Jorge Close

Viernes 20/10:
"Ley de Sociedad" - Claudio Rivero

Viernes 27/10:

Cine Debate: "El mar de árboles" 

Entrada libre y gratuita.

Te esperamos a las 19 hs. en nuestra sede:

Sánchez de Bustamante 463 - Buenos Aires

 


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail y con gusto te auxiliaremos. 
 

 

 

Copyright © 2017 CEA, All rights reserved.
Estás inscripto en nuestra newsletter

Our mailing address is:

CEA

Sánchez de Bustamante 463

Ciudad Autónoma de Buenos Aires, - 1173

Argentina


Add us to your address book




preferencias o cancelar mails

Email Marketing Powered by MailChimp

 

A Plaza de Mayo e Cabildo vistos a partir da Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina.

Exposta no Cabildo. Reprodução por Ismael Gobbo.

 

 Jornada vai comemorar os 160 anos de “O Livro dos Espíritos”

Aracaju, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Buritama, SP

27-09-2017.

O Recinto de Exposições Odilon Ferreira de Almeida na cidade de Buritama – SP congregou, na noite de 27 de setembro de 2.017,  mais de 2.500 pessoas para ouvir a conferência de Divaldo Franco. Nessa ocasião o vereador Antonio Romildo dos Santos entregou em nome da Câmara Municipal de Buritama o título de cidadão Buritamense a Divaldo Franco que agradeceu a ilustre homenagem, transferindo-a, contudo, a Allan Kardec o lídimo merecedor de todos os tributos, por nos permitir uma nova visão da vida e de seus sublimes propósitos.

Assumindo a tribuna Divaldo inicia a conferência transmitindo – do alto de sua experiência - uma constatação inequívoca e que forneceu aos expectantes presentes a direção do tema da noite:

— Todos nós buscamos planejar nossa vida e encaminhar um futuro repleto de felicidade e esperança, porém, por maior que seja a nossa dedicação aos planos delineados, a vida se nos defronta com ocorrências inesperadas e imprevistas que conspiram e subvertem nossos planos. Muitas vezes somos surpreendidos por ocorrências desagradáveis, quando tudo indicava que seriam colhidos resultados muito positivos. Outras vezes, quando os indícios nos induziam a projetar insucessos e sofrimentos, eis que o êxito inesperado toma-nos a casa emocional por agradável surpresa.

Ilustrando essa consideração, Divaldo citou o exemplo de vida de Viktor E. Frankl, autor dos livros Em Busca de Sentido e Um Sentido para a Vida. Sobrevivente dos campos de extermínios nazista adotou o firme propósito – transformado em objetivo existencial – de sobreviver para poder denunciar ao mundo as atrocidades sofridas durante aquele período. Sintetizando sua forma de encarar a vida o célebre psiquiatra afirma: “Se percebemos que a vida realmente tem um sentido, percebemos também que somos úteis uns aos outros. Ser um ser humano, é trabalhar por algo além de si mesmo. A vida para ser digna tem que ter um objetivo; Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como”.

A vida não pode transcorrer impulsionada exclusivamente pelos instintos básicos – alimentação, abrigo e reprodução – ou ainda motivada pelos objetivos materialistas imediatistas exacerbando o individualismo, o consumismo e o sexualismo. A criatura humana não pode continuar sendo um ser cuja preocupação básica é a de satisfazer impulsos e atender aos instintos. Assim pensando e agindo chegamos a um estranho paradoxo onde cada vez mais, as pessoas têm os meios para viver, mas não têm uma razão pela qual viver.

Uma vida para ser plena demanda aspirações mais completas a nos impulsionar no campo do aprimoramento intelectual, da estesia e da conquista de valores éticos e morais superiores, conforme nos ensinou Jesus – Modelo, Guia e Mestre de todos nós – quando nos concitou: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:19-20.

Deixando nos perturbar com as preocupações às quais damos exagerada importância como a opinião dos outros, aparência, conquista das coisas externas, convívio social e disputas insignificantes, a criatura descuida-se de si mesma e permanece ignorante da sua realidade profunda

Na mesma linha o Pai da Psicanálise Analítica Carl Gustav Jung assevera “O indivíduo não realiza o sentido da sua vida se não conseguir colocar o seu Eu a serviço de uma ordem Espiritual. Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Temos, em relação à vida, o propósito de nos elevarmos intelectual e moralmente, bastando nossos esforços para atingirmos esse desiderato. Allan Kardec, ciente disso indaga aos Espíritos Superiores por intermédio da questão 909: Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? E a resposta dos Tarefeiros do Amor do Cristo não deixa a menor sombra de dúvida: “Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”

Para emoldurar o conteúdo moral dessa proposta doutrinária, Divaldo passa a narrar os fatos que levaram o Bispo James Albert Pike (1913-1969), da Igreja Episcopal Americana pertencente à Comunhão Internacional da Religião Anglicana, a colocar a prova as suas convicções e fé sobre a vida espiritual e o destino daqueles que passaram a viver no mundo dos espíritos.

O Bispo Pike, conquistou reconhecido respeito por suas opiniões francas envolvendo inúmeras questões teológicas e sociais. Entretanto, um telegrama deu início a uma reviravolta em sua forma de entender e ver a vida, abalando suas convicções teológicas e sua fé em Deus e na Sua Justiça.

Esse telegrama trazia-lhe a infausta notícia do inusitado suicídio de seu filho Jim Pike e cujo corpo fora encontrado em um hotel em Nova York.

O impacto emocional desse desditoso acontecimento fez surgir muitas dúvidas teológicas obrigando-o a repensar suas convicções sobre o destino das almas após a morte do corpo físico.

Essas reflexões receberam um auxílio inesperado de uma médium inglesa – a Sra. Ella Twigg (1914 – 1984) - por cuja mediunidade psicofônica (“incorporação”) manifestou-se o filho desencarnado revelando-lhe de que sua morte não fora por suicídio. Na verdade ele morrera após ingerir, inadvertidamente, uma grande dose de remédios e calmantes para poder vencer a insônia e diante da ineficácia da medicação passou – em um gesto automático – a tomar vários até que sobreveio a desencarnação. Ele era sim um Suicida indireto por ter sido um toxicômano.

O depoimento do filho amado que se fez acompanhar pela comunicação de um amigo de infância, também já falecido, deram-lhe as provas da imortalidade da alma e da comunicabilidade dos Espíritos. Diante dessas evidências incontestáveis o Bispo Pike readquiriu a fé, agora iluminada pela Razão, levando-o narrar todos os pormenores dessa redescoberta em suas conferências, sermões e entrevistas pela Mídia, além de publicar o livro “The Other Side” (O Outro Lado).

Alicerçando os fatos que envolveram a experiência existencial do Bispo Pike, Divaldo reitera o pensamento Espírita de que somos Espírito – temporariamente – ocupando um corpo físico e não o oposto como muitos são – erroneamente – levados a acreditar.

As aflições sem tamanho que a Sociedade moderna defronta advém da adoção de objetivos imediatistas em detrimento de aspirações mais sublimes para a existência reforçando, assim,  a necessidade urgente de elegermos um objetivo existencial ético e moral condizente com as Leis Divinas, leis de amor que se encontram refletidas no Espiritismo, que responde as inquietantes e antigas questões que acompanham a humanidade por milênios: Quem somos? De onde viemos? Qual o propósito da vida? Qual a origem e a razão do sofrimento? Doutrina prometida por Jesus e que logrou matar a morte revelando um Mundo Espiritual pujante e dinâmico em substituição ao silêncio dos túmulos e às beatitudes imobilizantes de um Paraíso destinado aos Eleitos de um Deus personalista e vingativo.

Uma Doutrina que traz Jesus de volta por estar desataviada de mitos incompreensíveis por incompatíveis com a bondade absoluta de Deus – Nosso PAI.

A solução para essas crises e o retorno ao estado de equilíbrio, individual e social, estariam na vivência da proposta terapêutica do Evangelho de Jesus, na sua pureza, conforme aclarado pelo Espiritismo.

 

“É fundamental, à criatura humana, em sua vilegiatura carnal, encontrar o sentido existencial. A perda desse objetivo condu-la ao desespero ou à indiferença por tudo quanto lhe acontece, empurrando-a pela via da morte emocional, sem que tenha estímulos para as lutas que se apresentam, convidando-a ao crescimento e à felicidade”. Joanna de Ângelis

 

 

           Texto: Djair de Souza Ribeiro;  Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

 

 

 Palestra e música na U.E. Allan Kardec

Tupã, SP

 

 

(Informação recebida em email de IRMÃOS ZANOLI [[email protected]])

 

 Jornadas 2017 de Saúde e Espiritualidade

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 6º. Congresso de Medicina e Espiritualidade

Londres, Reino Unido

 

 

Dear Friends,

6th Congress on Medicine and Spirituality is approaching and we would like to remind you that we still have places that can be booked at the link below.

https://medspiritcongress2017.eventbrite.co.uk

 

Please, watch the video below and we will have a good idea what has been prepared to you.

 

 

This is a unique opportunity that cannot be missed and will carried out by renamed researches from UK, US and Brazil such as Peter Fenwick, Andrew Powell, Jim Tucker and much more.

For more information please, see our website or email us at: [email protected]

 

 

There’s also a especial price for groups, students, pensioners etc.
Hope you can make it.

 

 

 

Copyright © 2017 British Union of Spiritist Societies, All rights reserved.
Email list for the 6th Congress on Medicine and Spirituality 2017

Our mailing address is:

British Union of Spiritist Societies

Room 4, 1st floor, Oxford House

Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG

London, E2 6HG

United Kingdom


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

(Informação recebida em email de BUSS - British Union of Spiritist Societies [[email protected]]; em nome de; BUSS - British Union of Spiritist Societies [[email protected]])

 

 Programações Espíritas em

Cabo Frio, RJ

 

 

***************************

 

 

 

***************************

 

 

 

***************************

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 Programação da AMEEES

Vitória, ES

 

*****************************************

 

PROGRAMAÇÃO  OUTUBRO/2017:

 

04/10/17: Palestra: A Parábola das Dez Virgens(Roberta Fafá Sily)

 

11/10/17:Reunião de Estudo: Autoconhecimento (Depto de Saúde Mental)

 

18/10/17:Palestra: Depressão (Pedro Herbert Onofre)

 

25/10/17: Reunião das Especializadas:Apontamentos Jurídicos, Sociais e Legais da Violência contra a Mulher (Dra Arminda R. S. Rodrigues)

 

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP 

 

 

 

***************************************

 

 

***************************************

 

 

 

***************************************

 

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Curso Introdutório de Filosofia Espírita no IEEF

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 Palestras programadas para o Grupo Espírita Casa do Caminho

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Clovis Lima)

 

Comemoração na U.E. João de Camargo

Marília, SP  

 

Olá, amigos.

 

Segue cartaz divulgando ciclo de palestras pelo aniversário

da União Espírita João de Camargo.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 



www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 Lançamento de obras de

Amélia RodriguesxDivaldo Pereira Franco. Salvador, BA

 

 

        Estimados amigos:

        Jesus sempre conosco!

 

    a) A Editora LEAL (Livraria Espírita Alvorada) lançou, em 7 de Setembro deste ano de 2017, no Centro Espírita Caminho de Redenção (Salvador, Bahia), os 2 volumes das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" (https://www.livrarialeal.com.br/), com mais de 1.100 páginas.

 

    O Espírito AMÉLIA RODRIGUES ditou, através da psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, até esta data, 10 Livros de excelente conteúdo evangélico, doutrinário, poético e histórico, desde 1967, isto é, há 50 ANOS, data do Prólogo da Obra Primícias do Reino.

 

    b) Apartir dessa data, novos livros desse Espírito de escol foram ditados ao prestigioso médium, orador e educador Divaldo Franco, a saber (toda a Série tem quase 2.000 páginas):

 

    1) Primícias do Reino (1969) - PDR.

    2) Luz do Mundo (1971) - LDM.

    3) Quando voltar a Primavera (1977) - QVAP.

    4) Há flores no Caminho (1982) - HFNC.

    5) Pelos caminhos de Jesus (1987) - PCDJ.

    6) Trigo de Deus (1993) - TDD.

    7) Dias venturosos (1997) - DV.

    8) ...Até o fim dos Tempos (2000) - AOFDT.

    9) A Mensagem do Amor Imortal (2008) - AMAI.

    10) Vivendo com Jesus (2012) - VCJ.

 

   

    Ambos os volumes das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" foram organizados por Regina Baldovino e Enrique Baldovino, destacando, por ordem alfabética, mais de 1.000 palavras-chaves (MIL), em forma de entradas principais, indicando vocábulos histórico-geográficos citados na comovente Série, nomes próprios da época evangélica e do contexto anterior e posterior à vinda do CRISTO, termos doutrinários, personagens e lições do EVANGELHO e de todos os tempos etc.

 

    c) As entradas secundárias somam mais de 4.600 remissões complementares, extraídas das 10 Obras da portentosa Série Amélia Rodrigues, Livros que formam como um Colar de Pérolas em torno das magníficas lições de JESUS, à guisa de um Quinto Evangelho.

 

    d) Além do dicionário alfabético, a obra conta com uma ampla Biografia Inédita de Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (26/05/1861 - 22/08/1926), em homenagem aos 50 ANOS do lançamento da Série Evangélica e como tributo à Vida e Obra de Dona Amélia Rodrigues, nas suas inúmeras e esquecidas facetas de:

 

    mestra, literata polígrafa, tradutora, abolicionista, pesquisadora, humanista, conferencista, católica militante, romancista, teatróloga, poetisa, educadora, articulista, pensadora, jornalista, estudiosa, ensaísta, dados precedidos por uma mini-biografia de Divaldo Pereira Franco, em homenagem também a este notável médium e conferencista, que acaba de cumprir 90 anos de idade e 70 anos de mediunidade com Jesus (mediunato ou mediumato).

 

    e) Finalmente, acreditamos, minha esposa Regina e eu, que com esta compilação homenageamos os 50 ANOS da referida Coleção, à que chamaremos SEMEAR, siglas da "Série Evangélica AliA Rodrigues", sigla-verbo com a qual destacamos carinhosamente a ação profícua desse Espírito, fiel a Jesus há tantos séculos, cujas pérolas colocamos à disposição de todo o público, a fim de facilitar a localização e a busca dessas pérolas-ensinos, fornecendo com facilidade o número do capítulo, da página e o nome do Livro citado da Série.

 

    Com o afeto de sempre,

 

     Enrique e Regina Baldovino.

    Foz do Iguaçu/PR - 24/09/2017

 

 

 

(Os volumes  1 e 2; foto rara de Amélia Rodrigues; Enrique e Regina Baldovino  com Divaldo Pereira Franco )

 

 Jornal Espírita de Uberaba

Leia nos links

 

Estimados irmãos,

Estamos enviado anexo o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA – Edição nº 132 – Setembro de 2017.

Se puder, nos indique e-mail's para o recebimento do nosso Jornal Espírita de Uberaba.

Saudações fraternas.

 

Luiz Carlos de Souza

Whatsapp: (34) 9 9969-7191

E-mail: [email protected]

Site: www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba

 

 

 2º. Encontro Regional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra. Torres, RS

 

 

Assista o vídeo com programação:

https://www.youtube.com/watch?v=K2Nf4D83WF0&list=PLPIhIU8ZrAb4O58pZQTfSi76RXA0AaYSn

 


http://www.amigosdechicoxavier.org

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image070.jpg


Imagem inline 1

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image072.jpg

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 Teatro: Uma história de vidas passadas

São Paulo, SP

 

VOCÊ ACREDITA EM VIDAS PASSADAS?

VENHA CONHECER O ESPETÁCULO QUE ESTA CONQUISTANDO SÃO PAULO. 

UMA HISTÓRIA DE VIDAS PASSADAS NO TEATRO DO ATOR 

PRAÇA ROOSEVELT, 172 - CENTRO - PROXIMO AO METRO REPÚBLICA (AO LADO DA IGREJA DA CONSOLAÇÃO)

 

Clique no Link do Sampa Ingressos e garanta o seu 

http://www.sampaingressos.com.br/uma+historia+de+vidas+passadas+teatro+do+ator.php

 

Ou apresente esta imagem na Bilheteria do Teatro e Pague apenas R$ 15,00 por Pessoa (Válido para até 06 Pessoas)

 

(Informação repassada por [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Info Pan Espírita Especial

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei” (Allan Kardec)

INFO PAN ESPÍRITA ESPECIAL

30/SETEMBRO A 8/OUTUBRO/2017

2ª SEMANA NACIONAL DE ARTE ESPÍRITA

PROMOÇÃO: ABRARTE

 

EVENTOS DA SEMANA E FUTURO VEJA EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

ENVIE EVENTOS: [email protected]

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

Bela Vista / Itaim Bibi / Jaguaré / Jardim Aeroporto / Jardim Celeste / Parque Edu Chaves / Santana / Vila Gustavo / Vila Paulistana

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

INTERIOR

Americana / Caçapava / Campinas

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Guararema / Indaiatuba / Itanhaém / Jundiaí / Mongaguá

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Pindamonhangaba / Praia Grande / Ribeirão Preto

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São José dos Campos / São Vicente / Taubaté

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

RIO DE JANEIRO

CAPITAL > Cachambi

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Araruama / Mesquita / Nova Iguaçu

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

MINAS GERAIS > Conselheiro Lafaiete / Ouro Branco

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANÁ > Curitiba / Foz de Iguaçu

RIO GRANDE DO SUL > Cachoeirinha / Camaquã / Dom Feliciano / Gravataí / Itaqui / Porto Alegre

SANTA CATARINA > Biguaçu / Blumenau / Brusque / Florianópolis / Palhoça / São José / Timbó

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília / Taguatinga Sul

GOIÁS > Aparecida de Goiânia / Goiânia / Trindade

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande / Sidrolândia

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > Baixa Grande / Lauro de Freitas / Salvador / Serrinha

PERNAMBUCO > Paulista / Recife

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > Fortaleza / Maracanaú

MARANHÃO > São Luiz

RIO GRANDE DO NORTE > João Pessoa

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > Manaus

PARA > Ananindeua / Belém / Castanhal / Tailândia / Tucuruí / Vigia

RORAIMA > Boa Vista

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/  

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Viver Kardec

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina e Vida. Lição nº 07. Página 45.

 

Allan Kardec,

Nos estudos,

Nas cogitações,

Nas atividades,

Nas obras.

A fim de que a nossa fé não se faça hipnose, pela qual o domínio da sombra se estabelece sobre as mentes mais frágeis, acorrentando-as a séculos de ilusão e sofrimento.

Seja Allan Kardec:

Não apenas crido ou sentido,

Apregoado ou manifestado à nossa bandeira de fé.

Mas, suficientemente:

Vivido

Sofrido

Chorado

e realizado em nossas próprias vidas.

Sem essa base é difícil forjar o caráter espírita-cristão que o mundo espera de nós através de nossa própria unidade. 
 

 

 (Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

O que te faz melhor

 

Narra-se que Leonardo Boff, num intervalo de uma conversa de mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, perguntou ao Dalai Lama:

Santidade, qual a melhor religião?

O teólogo confessa que esperava que ele dissesse: É o budismo tibetano. Ou São as religiões orientais, muito mais antigas que o Cristianismo.

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, olhou seu inquiridor bem nos olhos, desconcertando-o um pouco, como se soubesse da certa dose de malícia na pergunta, e afirmou:

A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor.

Para quem sabe sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, Boff voltou a perguntar: O que me faz melhor?

Aquilo que te faz mais compassivo; aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...

A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião...

Boff confessa que calou, maravilhado, e até os dias de hoje ainda rumina a resposta recebida, sábia e irrefutável.

O Dalai Lama foi ao cerne da questão: a religião deve nos ser útil para a vida, como promotora de melhorias em nossa alma.

Não haverá religião mais certa, mais errada, mas sim aquela que é mais adequada para as necessidades deste ou daquele povo, desta ou daquela pessoa.

Se ela estiver promovendo o Espírito, impulsionando-o à evolução moral e estabelecendo este laço fundamental da criatura com o Criador –independente do nome que este leve ela será uma ótima religião.

Ao contrário, se ela prega o sectarismo, a intolerância e a violência, é óbvio que ainda não cumpre adequadamente sua missão como religião.

O eminente Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, quando analisou esta questão, recebeu a seguinte resposta dos Espíritos de luz:

Toda crença é respeitável quando sincera, e conduz à prática do bem. As crenças censuráveis são as que conduzem ao mal.

Dessa forma, fica claro mais uma vez que a religião, por buscar nos aproximar de Deus, deve, da mesma forma, nos aproximar do bem, e da sua prática cotidiana.

Nenhum ritual, sacrifício, nenhuma prática externa será proveitosa, se não nos fizer melhores.

Deveríamos empreender nossos esforços na vida para nos tornarmos melhores.

Investir em tudo aquilo que nos faz mais compreensivos, mais sensíveis, mais amorosos, mais responsáveis.

A melhor doutrina é a que melhor satisfaz ao coração e à razão, e que mais elementos tem para conduzir o homem ao bem.

*   *   *

Gandhi afirmava que uma vida sem religião é como um barco sem leme.

Certamente todos precisamos de um instrumento que nos dirija. Assim, procuremos aquela religião que nos fale à alma, que nos console e que nos promova como Espíritos imortais que somos.

Transmitamos às nossas crianças, desde cedo, esta importância de manter contato com o Criador, e de praticar o bem, acima de tudo.

Redação do Momento Espírita, com base nos itens 302 e 838, de
O livro dos Espíritos, ambos de Allan Kardec, ed. FEB e no livro
Espiritualidade, um caminho de transformação, de Leonardo Boff,
ed. Sextante.
Em 29.9.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Gendun Drup, 1º. Dalai Lama.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1st_Dalai_Lama.jpg

Dalai Lama.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dalailama1_20121014_4639.jpg

 

Mahatma Gandhi, pensador, político, educador e vivenciador da paz.

Estátua de Gandhi oferecida pelo governo da India para a cidade de São Paulo.

Espaço Gandhi, defronte do Parque do Ibirapuera, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]