Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/22-08-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/20-08-2018.htm

18-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/18-08-2018.htm

17-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/17-08-2018.htm

16-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/16-08-2018.htm

15-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/15-08-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

História de Joana DÁrc. Capa do Livro.

Imagem/fonte:

https://books.google.com.br/books?id=q4vlbpcysZAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false

File:George Oberteuffer - Luxembourg Gardens - Google Art Project.jpg

Jardins de Luxemburgo. Paris, França. Pintura óleo sobre papelão por George Oberteuffer.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:George_Oberteuffer_-_Luxembourg_Gardens_-_Google_Art_Project.jpg

Hagar e o Anjo. Óleo sobre tela por Carel Fabritius.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carel_Fabritius_-_Hagar_and_the_Angel_-_WGA07722.jpg?uselang=nl

 

 

Agradar

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Harmonização. Lição nº 15. Página 80.

 

"Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificações". Paulo - Romanos: 15:2.

 

O choque desnecessário, por motivos de fé religiosa, é dos fenômenos mais desagradáveis no caminho dos seres espiritualizados.

O fanatismo dogmático sempre ordena atitudes rígidas de intransigência, determinando doutrinações insípidas, onde o amor renova com leveza e bondade.

Enquanto o primeiro condena asperamente, o segundo conta uma experiência educativa sem ferir a ninguém.

Os discípulos precisam evitar semelhantes perigos.

Há companheiros agastados, quando a conversação da maioria tende à política, a distrações justas, ao esporte.

Porque não comentar, igualmente, revelando as possibilidades edificantes dos encargos públicos, enriquecendo o sentido das distrações e recreios, destacando a obra de melhoria física e confraternização que os esportes devem suscitar?

Em geral, imenso número dos aprendizes deseja mimos e aprovações, mas não quer agradar a pessoa alguma.

Dizem-se enfadados do mundo, reclamam-se dispostos às atitudes sacrificiais nos trabalhos de grande envergadura.

Entretanto, se ainda não sabem tolerar certas disposições algo infantis dos companheiros, como suportarão as atitudes no oceano revolto da humanidade em geral?

O próximo, às vezes, deseja conhecer Jesus...

Aproxima-se com a bagagem que possui.

Exibe-a aos nossos olhos.

Nem sempre já adquiriu certos materiais idênticos àquele que a Misericórdia Divina colocou em nossas mãos.

E, ao invés de lhe receber a bagagem simples, amorosamente, restituindo-a com algo novo que lhe sirva à edificação individual, começamos por atirá-lo ao deserto do desânimo, entre atitudes de superioridade falsa, condenando-o criminosamente.

Essa posição é muito grave, porque se o discípulo fiel não deve estimular o mal ou agravá-lo, em qualquer circunstância da vida, não há tarefa ou assunto em que o irmão mais velho deixe de encontrar recursos de animar o irmão mais novo.

Em tudo, pode-se subtrair a influência do mal por destacar as possibilidades do Bem.

Nunca desejes a posição de perturbador, nem por minutos apenas.

Aprende a agradar ao próximo no que seja útil à edificação.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

 

 Determinismo

Richard Simonetti

 

Qualquer pessoa medianamente informada conhece o complexo de Édipo, consagrado por Sigmund Freud (1856-1939), como a tendência de se ligarem os filhos às suas mães, em oposição aos pais.

        Freud inspirou-se numa tragédia grega: Édipo Rei, de Sófocles (495-406 a.C.). Édipo, segundo os oráculos, mataria seu pai e se casaria com a mãe, o que efetivamente aconteceu, numa fantasia recheada de lances dramáticos e mirabolantes, bem ao gosto da mitologia grega.

        A tese de Freud, porém, não resiste aos fatos. Há filhos “vidrados” na figura paterna. Além disso, a afinidade ou animosidade entre pais e filhos decorre muito mais de ligações harmônicas ou conflituosas de vidas anteriores.

Se alguém reencontra no pai um rival do passado, quando disputavam o amor de uma mulher, hoje possivelmente ligada a ambos como mãe e esposa, enfrentará conflitos em seu relacionamento. Em contrapartida, dar-se-á muito bem com o genitor que foi amigo ou familiar ligado ao seu coração.

E há que se considerar o comportamento. Se não cultivarmos valores elementares de convivência civilizada – compreensão, atenção, respeito, tolerância, cooperação, solidariedade… –, os melhores amigos do pretérito nos parecerão figadais inimigos a nos aborrecerem no ambiente doméstico. 

        O aspecto mais interessante da famosa obra teatral de Sófocles diz respeito à fatalidade. É possível alguém nascer com a trágica sina de matar o pai e casar com a mãe ou destinado a cometer atrocidades? Negativo. Não há o determinismo para o mal. Ninguém reencarna para ser suicida, alcoólatra, fumante, toxicômano, adúltero, traficante, ladrão, assassino, terrorista…

        Comportamentos dessa natureza configuram um desatino. Jamais um destino!

  Dirá o leitor amigo que o oráculo não teria acertado o sinistro vaticínio, se não fosse esse o fado de Édipo. Oportuno não esquecer, porém, que estamos diante de uma ficção, uma história da carochinha para adultos.

Questionará você: e quanto aos oráculos de hoje, representados por médiuns, pais de santo, cartomantes, quiromantes, astrólogos e quejandos? Não antecipam,  efetivamente, o futuro?

Consideremos, em princípio, que eles falam de generalidades. Assim fica fácil. Se eu fizer dez previsões superficiais sobre seu futuro, envolvendo saúde, negócios, vida afetiva, família, viagens, pelo menos metade se cumprirá. Você ficará admirado de meus poderes premonitórios, tão entusiasmado com os acertos que não reparará nos desacertos.

E há um detalhe: se o “oráculo” revela que terei um dia muito difícil, cheio de contratempos, e acredito firmemente nisso, assim tenderá a acontecer. Estarei predisposto a encontrar “chifre em cabeça de cavalo”.

Obviamente, há indivíduos dotados de grande sensibilidade que podem “ler” em nosso psiquismo algo do que nos espera.

Nele podem estar registrados alguns compromissos que teríamos assumido ao reencarnar, conjugando família, profissão, trabalho, ideal… Mesmo assim, não poderá fazer afirmações taxativas, porquanto nem sempre cumprimos na Terra o que nos propusemos a realizar, no Além.

Há, também, desajustes no perispírito, nosso corpo espiritual, decorrentes de faltas desta existência ou precedente, tendentes a se refletirem no corpo físico, dando origem a males variados. Um sensitivo poderá identificá-los e nos falar a respeito. Não obstante, esses males não são inevitáveis. É possível, com o empenho de renovação e a prática do Bem, “depurar” o perispírito, favorecendo uma existência saudável.

O ideal é viver o hoje, procurando fazer o melhor, sem nos preocuparmos com o que virá. O futuro não está escrito. Há apenas esboços. O “texto definitivo” está sendo grafado por nossas ações.

Jesus sabiamente ensina, no Sermão da Montanha, que a cada dia basta o seu labor. Cuidemos de buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, com o empenho do Bem, e tudo o mais, acentua o Senhor, virá por acréscimo da misericórdia divina.

 

 

Sófocles.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sophokles.jpg

Édipo se separando de Jocasta. Pintura por Alexandre Cabanel.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cabanel_Oedipus_Separating_from_Jocasta.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 Palestra programada para o IDE

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Divaldo Franco no Rio Grande do Sul

Pelotas

 

19 de agosto de 2018

Conferência Pública

Sob os auspícios da Liga Espírita Pelotense, Divaldo Franco retornou à Pelotas, a Princesa do Sul, para proferir mais uma conferência no histórico Theatro Guarany, discorrendo sobre as oportunidades, o sentido da vida, a busca da plenitude, o encontro com a felicidade e o anseio pela autorrealização, entre outros pontos palpitantes. Recebido calorosamente pelos dirigentes espíritas do Rio Grande do Sul e da Região, Divaldo Franco apresentou, com sua própria emoção, uma bela história real, impactando o público que lotou o venerando teatro.

Os fatos se desenrolaram em Londres, no Reino Unido. O personagem foi Archibald Joseph Cronin (1896-1981), um escritor escocês. Era formado em Medicina, que a exerceu por algum tempo. Como escritor publicou romances idealistas de crítica social, traduzidos em vários idiomas, e alguns deles adaptados ao cinema e à televisão, como Noite sem Estrelas, A Família Espanhola, e outras obras de grande sucesso. Ilustrando a solidariedade como caminho que leva os indivíduos ao amor, Divaldo narrou a história desse médico e escritor conhecida como o Anjo da Noite.

No início do século XX, em começo de carreira, o Dr. Cronin foi chamado para atender menina vítima de difteria, em uma casa Pia. Ante a menina enferma, Dr, Cronin se lembrou de Deus, pois havia se afastado Dele, optara pelo materialismo. Deparando-se com o grave caso daquela criança de aproximadamente 5 anos, ele que tinha a missão de salvá-la, então, rogou a Deus que o ajudasse. “Se Tu quiser, salva-a!” Orou o Pai Nosso e foi proceder a cirurgia.

Durante o procedimento, que exigiu traqueostomia, ele contou com o trabalho de jovem enfermeira iniciante na profissão, e da Madre que desempenhou a função de anestesista. Feita a incisão, logo a criança começou a restabelecer a cor da pele, a respirar aliviada. Removida para um leito, ali mesmo naquele quarto, Dr. Cronin orientou a enfermeira que a vigiasse permanentemente, advertindo-a contra as armadilhas do sono. Ele temia que durante a noite a menina retirasse o aparelho de borracha, mesmo involuntariamente, instintivamente. O sono, disse ele, é visitante assíduo na madrugada. O doutor retirou-se para um quarto ao lado, estava muito cansado pelos diversos afazeres diários que exigiam vigorosos esforços.

Quando dormia profundamente, foi despertado. Era a enfermeira trazendo a notícia de que a criança havia morrido. Levantou-se apressadamente e foi examinar sua paciente e percebeu que o tubo estava faltando, encontrou-o caído no chão. A enfermeira, no entanto, mesmo zelosa, não resistiu ao sono, dizendo-lhe que havia dormido. Dr. Cronin disse que ela era uma criminosa e que iria denunciá-la ao Conselho Médico Londrino.

Ela sofre com a falha, e o Dr. Cronin, então, elaborou um relatório para enviar à Associação Médica. A enfermeira pede uma oportunidade, pois também estava iniciando profissionalmente. Fatalmente teria o registro cassado com base no relato daquela ocorrência. Formulado o documento, ela o subscreve, concordando com os fatos ali relatados. Dr. Cronin se dirige até a agência do Correio para envio, contudo, ao invés de postar, reluta e desiste.

No dia seguinte, novamente vai até o Correio mas suspende a remessa. Após a terceira tentativa, opta por destruir o relatório. Algumas décadas depois, num hall de hotel, enquanto aguardava a cerimônia na qual seria premiado, o agora jornalista e escritor consagrado Cronin, apanha uma publicação e passa a ler a reportagem intitulada “O anjo da noite”. Ele acompanha a história de uma mulher que, numa região miserável do País de Gales, acolhe e cuida de crianças desamparadas. Ela conta que havia se comprometido com moradores de local no qual não havia assistência médica. Em sua história, o peso por não ter resistido ao cansaço, o que ocasionou a morte de enferma, trouxe-lhe consequências graves.

Na publicação, a mulher diz que aguardou pela punição da Associação Médica, porém, nunca foi notificada. Então concluiu que teve uma segunda oportunidade. Com essa chance, passou a percorrer lugares pobres. Ela havia ficado conhecida pela abnegação e sacrifício que dedicava aos órfãos da guerra em uma pequena cidade. Seu empenho foi tão grande que ela jamais dormia cuidando das crianças traumatizadas e doentes A reportagem registrava que até aquele momento, quatro mil vidas já haviam sido salvas das garras da morte.

Boa parte dessas crianças foi adotada por famílias dos EUA, Suécia e Noruega. O “Anjo da Noite”, como foi intitulada a reportagem, referia-se à peculiaridade da mulher que, não conseguindo dormir à noite, mantinha-se atenta. Somente à tarde é que repousava durante duas horas. Perguntada sobre o nome do médico que proporcionou a nova chance, afirmou que não poderia dizer. Primeiro por não saber o nome daquele doutor, e em segundo, se o dissesse, estaria denunciando-o por não agir conforme seu dever, que seria o de entregar o relatório, traindo-o portanto. Ela dedicou ao médico que lhe havia perdoado a negligência do passado, todo o reconhecimento e o amor pela nova oportunidade.

Asseverou Divaldo que geralmente não se guarda o nome do bem, porém, o mal nunca é esquecido.

Cronin, ao ler a reportagem e ver a foto naquele jornal, teve seu pensamento atraído, voltando àquela sala. Lembrou-se que estava em oposição a Deus pela segunda vez e lembrou que naquela ocasião havia pedido ajuda a Deus e nem mesmo agradeceu. Havia, portanto, uma dívida de gratidão.

Assim, Divaldo Franco, o intimorato divulgador do Espiritismo, recordou-se que tem uma dívida de gratidão com Lauro Enderle, que o trouxe à Pelotas pela primeira vez, acolhendo-o fraternalmente em seu lar, ensejando a atividade doutrinária no Rio Grande do Sul. Lembrando as mensagens do Consolador Prometido, isto é, de recordar o que havia sido esquecido e de revelar lições novas que a humanidade não poderia compreender no passado, Divaldo Franco realizou uma bela e emocionante narrativa de fatos históricos do cristianismo primitivo e seu encaminhamento posterior, distorcido e corrompido.

Deu ênfase ao trabalho que vem sendo realizado pelo dedicado Papa Francisco, destacando-o como missionário, bem como suas ações em prol do amor aos seus semelhantes, e sua ternura aos homens em sofrimento, tratando-os como irmãos.

O Consolador Prometido, que chegou ao conhecimento da Humanidade pelo corajoso e hábil trabalho realizado por Allan Kardec, apregoa a doçura, a mansuetude a afabilidade, o perdão, a esperança, o conhecimento que liberta, o amor que une os seres, e produz o amparo aos que sofrem e que são, também, aliviados. O Espiritismo veio restaurar a vida.

A evolução científica, em seus vários campos, deve aliar-se com o amor, contribuindo para a plenificação dos indivíduos. Jesus preencheu uma lacuna, o Espiritismo descrucificou-O. A violência urbana vem demonstrando que o homem perdeu o significado da vida, e a opção pelo aborto delituoso levará os indivíduos ao embrutecimento de seus sentimentos. Chegará um dia em que matarão os idosos, porque estes, também, podem se tornar importunos, incômodos, como os em gestação, afirmou Divaldo Franco, o Trator de Deus, nas palavras de Chico Xavier.

As Leis Cósmicas são incoercíveis. Elas são inexoráveis e delas ninguém pode fugir, pois que todos são imortais. A Doutrina Espírita apresenta as provas da imortalidade. O Espiritismo, disse Divaldo Franco, advertindo, discorre sobre o socialismo cristão e não sobre o comunismo de Karl Marx, Engels e Lenin. A missão do Espiritismo é dar ao homem vida em abundância, libertando a criatura humana de seus atavismos, elegendo o autoamor, o amor ao próximo e a Deus.

Rogando bênçãos para todos e para si, Divaldo Franco encerrou sua brilhante conferência, que com a ação dos benfeitores atendeu a economia espiritual de todos os assistentes, nos dois planos da vida. O público, ávido de esperança, e repletado de energias revigorantes, alegrou-se mais e mais, concedendo ao expositor de escol uma salva de palmas vigorosa e de pé reverenciou-o, gratificado.

Marcando e destacando a visita do Semeador de Estrelas, o movimento espírita da região prestou-lhe significativa homenagem, concedendo-lhe uma placa alusiva aos seus 71 anos de oratória e de atividades espíritas; como é um Cidadão Pelotense, foi-lhe ofertado uma série de produtos produzidos na cidade. Outra homenagem assinalou a data de 06 de junho de 1957, quando esteve pela primeira vez em Pelotas, a Princesa do Sul, trazendo a mensagem consoladora da Doutrina Espírita. Materializando essa data e o seu significado foi-lhe presenteado uma caneca com as fotografias daquele histórico dia.

Divaldo confessou-se supresso e reconheceu não merecer o destaque, transferindo-o aos espíritas pelotenses daquela primeira hora, aceitando, contudo, o carinho como um estímulo, principalmente nesta quadra da vida em que se encontra. Extensa fila se formou em busca de um autógrafo, de um aperto de mão, de um cumprimento. A noite fria convidava os presentes a demandarem aos lares em busca de conforto término e do amor familial.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 Revista Espírita

http://r20.rs6.net/on.jsp?ca=6b625ab8-6aff-4876-9fb2-61e40a0d547a&a=1106449308061&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

13ª. Feira de Livros Espíritas do GEBEM

Guarulhos, SP  

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Palestra no C.E. José Herculano Pires

 Jundiaí, SP

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP  

 

RUA TIBIRIÇÁ, 522

 

 

(Com informações de Erondina Moura)

 

 Programação do N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

 

**********************************

 

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Mortes prematuras, e depois?

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Mortes prematuras, e depois?".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 24 de Agosto de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita    

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Ciclo de palestras com Ditinha Calixto

Estado do Rio de Janeiro

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

Ciclo de Palestras com Severino Celestino

Estado do Rio de Janeiro

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

Visão Espírita TV

 

UMA FEIRA QUE ESPALHA LUZES!!!

Prezado(a) Amigo(a),

                                                          O programa VISÃO ESPÍRITA TV, a partir de 19/08,  trás uma matéria  com informações e depoimentos sobre uma das FEIRAS DO LIVRO ESPÍRITA que, a quase MEIO SÉCULO, vem espalhando luzes de conhecimentos àqueles que dela se servem. Trata-se da FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE S.JOSÉ DOS CAMPOS -SP, que , funcionando em pleno centro da cidade, no LARGO SÃO BENE DITO, está aberta de 17 a 26 de Agosto de 2018. Também, em anexo funciona a FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA INFANTIL. Não deixe de visitar.

----------------------------------------------------
 

Em pouco mais de 4 minutos, você pode conhecer a gratidão que expressa um profissional do mundo editorial espírita, RICARDO PINFILDI, pelo fato de divulgar a literatura espírita. Está no link: 
https://youtu.be/lyonS8rElbw  

----------------------------------------------------
 

VISÃO ESPÍRITA TV - NA TELEVISÃO E NA INTERNET
DIAS E HORÁRIOS NA TELEVISÃO COM PROGRAMAS DE 30 MINUTOS
pelo CanaL 04 (Digital)  - Rede  TV NET - TVCIDADEJACAREÍ
para São José dos Campos,  Jacareí, Sta. Branca e Caçapava.
  
DIAS E HORÁRIOS : 
DOMINGO: 10H  , 17h e 20h --
 SEGUNDA : 19H  -      TERÇA  e    QUARTA: 17H
                           QUINTA: 22H ---  SEXTA: 19H  e SÁBADO: 20


NA INTERNET:
VÁRIOS QUADROS E PROGRAMAS ANTERIORES PELOS LINKS:  

CANAL YOUTUBE : https://www.youtube.com/user/visaoespirita/videos
e

FACEBOOK:  Visão Espírita

 

ABRAÇOS FRATERNOS

EQUIPE VISÃO ESPÍRITA TV

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação no C.E. Vovô Nestor

Campinas, SP

Faça a sua inscrição:  https://goo.gl/forms/26HUHsOSsvWyT1mI2 

 

 

 

(Informação recebida em email de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

Brasileiros Espíritas na Austrália

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/1208922355789777/permalink/2338638556151479/

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para o e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

Programação no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Muito bom dia!!!!

Convidamos a todos a participarem no dia 15 de Setembro

do nosso SARAU CULTURAL.

Horário: Das 17h às 20h.

*Entrada 1 kg de alimento não perecível.

VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR:

Cantando ou dançando uma bela canção, declamando um poema, narrando uma história, encenando uma peça teatral.

 

Inscrições na Secretaria do C.E. Seara do Mestre

 

 

 

 

Seminário sobre “Atendimento Fraterno”

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Teatro Transcendental – 16ª. Edição

 Fortaleza, CE

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

Programação no GEBEM

Guarulhos, SP

 

Palestras desta semana no GEBEM 🙏

Tema: Lei de Conservação (Livro dos Espíritos, capítulo V)

Terça às 19h e às 20h30

Quarta - às 14h50

Quinta às 19h e às 20h30

Sábado às 16h com Nando Garcia - Tema: Evangelho no Lar
e às 18h com Flávio Monteze

 O Departamento de Infância e Juventude informa:
Galerinha sábado, das 16h às 17h, tema: Me digas quem és...e direi com quem andas

GALERA sábado, das 17h30 às 19h tema: Diga quem és...e direi com quem andas

 A Equipe da Assistência Familiar, convida todos para comemorarem os 3 anos de atendimento no GEBEM! Palestra Especial com Telma de Moura Reis - Tema: O Tom da Família-Vida - 5ª feira 16 de Agosto, às 20h no Salão 2

O GEBEM convida à todos os voluntários e tarefeiros da casa para o Evangelho Geral com Harmonização Musical de Wilson Pinheiro. Sexta-feira, 17 de Agosto, das 20h às 20h40

Vem ai a 13ª Feira de Livros Espíritas do GEBEM 

De 21 a 25 de Agosto de 2018
Venda de livros, cd's e dvd's com descontos especiais.
Confira a programação completa em nosso evento! 
https://www.facebook.com/events/365196840680506/

📌 Curso para a capacitação de Tarefeiros para o Atendimento Fraterno. 

Inscrições até 22 de Agosto na Secretaria do GEBEM. 
Público Alvo: alunos do COEM II e do MEPII e tarefeiros da casa que já tenham concluído todos os cursos.

 

 

https://www.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/permalink/2158909380992118/

 

VI Simpósio de Filosofia Espírita

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/81/original_Cartaz-Simposio2018-A3.jpg?1534433369

 

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Musical: Paulo e Estêvão

São Pedro da Aldeia, RJ  

 

 

 

(Com informações de Nelio Luzze)

 

Revista Espírita Joseph Gleber

Vila Velha, ES

 

Nesta edição, a Revista Espírita Joseph Gleber traz entrevistas com trabalhadores da Fraternidade Espírita Cristã Joseph Gleber (FEJOG) que dedicam seu tempo ao trabalho do atendimento fraterno que, muitas vezes, é a porta de entrada aos necessitados que chegam à casa espírita todos os dias. 

 

Vamos também mostrar as diferentes ordens de espíritos baseadas nos estudos de Allan Kardec, na Revista Espírita de fevereiro de 1858. 

 

No Minuto com Joanna de Ângelis, confira como nossos pensamentos influenciam de maneira vital em nossa saúde. Por falar em pensamentos, vamos desfrutar das encantadoras palavras da colaboradora Juliana Santos no nosso Iluminando Horizontes. O colaborador Maximiliano da Cunha Neubauer também fala sobre "Ser ou não ser? Eis a questão."

 

Já em clima de caridade, que tal desfrutarmos das palavras do presidente da FEJOG, Geraldo Teixeira que discorre a respeito do verdadeiro significado da palavra ‘acolhimento’? Na prece final, uma prévia das lindíssimas palavras codificadas por Kardec no Evangelho Segundo Espiritismo.

 

Somente pela prática plena da Caridade, vivenciando a Fraternidade, poderá o homem conquistar sua libertação do círculo vicioso da dor, do sofrimento e da violência. “Fora da caridade não há salvação”, proclamam os Espíritos Superiores.

 

Vale a pena conferir. Acesse: Revista JG 3° edição

 

-----

 


Equipe da Revista Espírita Joseph Gleber

 

Visite-nos em:

 

https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWQnpmd1MxNDJlY0U&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWN256OGhXbVRzbjA&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWdm14SVl4ZWw5OG8&export=download

 

 

(Informação recebida de Revista Espírita Joseph Gleber [[email protected]])

 

 Kardec Play

 

🚩Estude KARDEC em vídeo. ASSISTA JÁ.

Visualizar como página web

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1532008505/$vn2nyo0gam

 

 

Quer entender como agem os Bons e Maus Espíritos na coletividade? Veja como se dá a proteção dos "Anjos Guardiões" na sociedade!

Esse lançamento é a continuação dos estudos já iniciados sobre Anjos Guardiães, Espíritos protetores, familiares ou simpáticos. Nesta videoaula Cosme Massi explicará, em aproximadamente 50 minutos, como agem os Anjos Guardiães nas famílias, comunidades, cidades, países...

Saiba a resposta para os principais questionamentos sobre o assunto:

  1. Os Espíritos tem missão?
  2. Existem bons e maus Espíritos?
  3. Os Espíritos se ligam às famílias para protegê-las?
  4. Há Espíritos protetores de sociedades?
  5. Os Espíritos protetores são mais evoluídos na coletividade?

 

Assista gratuitamente um trecho:

 

Destaque

 

 

 

Gostou do vídeo?

Acesse o KARDEC ︎ Play e veja esse e outros 100 vídeos exclusivos. Contamos com você para divulgar os pensamentos de Allan Kardec.

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1532008505/$d6mot9z4ezh

Assinatura por apenas R$14,99 por mês

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1532008505/$qw47ic6wh5f

+ de 100 vídeos das obras de Allan Kardec

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1532008505/$h61cpaqzrfq

Estude 24h/dia onde e quando quiser

 

 

Assinando o KARDEC Play você contribuirá diretamente com os projetos do Instituto IDEAK (Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec).

 

Todos os nossos produtos são criados para estudiosos da Filosofia Espírita e baseiam-se nas obras e pensamento de Allan Kardec.

*Todos os valores são destinados ao IDEAK - Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec. O KARDEC Play é um projeto do IDEAK - Associação sem fins lucrativos, que destina toda a renda para Divulgação do Espiritismo no Brasil e no mundo.

Enviado por IDEAK - Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec Associação sem fins lucrativos Mantenedor dos projetos: KARDECPEDIA e KARDEC Play

www.ideak.com.br | www.kardecpedia.com | www.kardecplay.com

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

 

 Entendendo a ressurreição e a reencarnação segundo a Bíblia


Publicado originalmente em coluna

De O Tempo, BH, MG, em 20/08/18.

 

Muitos dizem que a palavra reencarnação não está na Bíblia Terminaram de escrever a Bíblia, mais ou menos, no ano 90, com o Apocalipse. E a palavra reencarnação só foi criada, aproximadamente, em 1850, por Kardec. Como ela poderia constar da Bíblia? Mas ela aparece sim na Bíblia, através de alguns de seus sinônimos, como, por exemplo, ‘palingenesia’ (“palin”, de novo, do grego, e “gêneses”, também do grego, geração). Veja-se ‘palingenesia’ em dicionários de português e grego. E, na Bíblia há também expressões que lembram a reencarnação.

Durante dois mil anos, no Evangelho de João 3:3 e 4, a palavra grega “anothen” foi traduzida por ‘de novo’, na fala de Jesus com Nicodemos: Para se chegar ao reino de Deus, é necessário nascer ‘de novo’ da água (líquido amniótico ou matéria) e do espírito (moralmente). E como a crença na reencarnação, nos últimos anos, cresceu muito no Brasil, com o espiritismo, a ideia da reencarnação ou palingenesia presente no texto citado tornou-se muito clara. Então, porque “anothen” em grego, além ‘de novo’, admite também a significação de ‘do alto’, os tradutores do Novo Testamento contrários à reencarnação se apressaram em trocar logo a afirmação de Jesus de que é necessário nascer ‘de novo’ pela de é necessário nascer ‘do alto’. O objetivo dessa alteração é um dos exemplos mais escandalosos de alteração dos textos bíblicos para ocultar neles as ideias do espiritismo. E nascer de novo pode significar também mudança de vida no sentido de para melhor espiritual e moralmente. Mas Nicodemos demonstrou que entendeu esse ensino de Jesus no sentido de nascer como nasce uma criança. Daí que Jesus explicou que o que é nascido do espírito é espírito, e o que é nascido da carne é carne. E lendo-se o texto na integra, vê-se que a água falada nele nada tem a ver com a água do Batismo. E nascer de novo da carne é reencarnação. 

Respeito a afirmação do dogma do Credo Cristão citado nas missas: ‘Creio na Ressurreição da Carne’. Mas, pela Bíblia, a ressurreição é do espírito e não do corpo. É o que nos ensina são Paulo sobre a ressurreição. “Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.” (1 Coríntios 15: 43). “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (1 Coríntios 15: 44). O que é semeado em fraqueza é o corpo que se decompõe na terra. E o corpo espiritual é o espírito que ressuscita em poder, por ser imortal e, pois, incorruptível. 

Hoje, o Credo citado em algumas dioceses, trocou a expressão ‘creio na ressurreição da carne’ por esta: ‘creio na ressurreição dos mortos’, não dizendo, pois, o que ressuscita dos mortos, o que é um grande avanço. E como vimos, para são Paulo, a ressurreição é do espírito. E vejamos o que diz também são Pedro sobre a ressurreição de Jesus: “...morto sim na carne, mas ressurreto em Espírito.” (1 Pedro 3: 18).

E diz a Bíblia sobre o homem: “Tu és pó e ao pó retornarás.” (Gêneses 3: 19); e não diz que o pó (o corpo) ressuscitará; e “O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.” (Eclesiastes 12: 7). Para saber mais, meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, Megalivros, SP, lançado também em Inglês nos Estados Unidos. 

Na verdade, a reencarnação é uma verdadeira ressurreição, pois o espírito ressurge ou ressuscita num novo corpo criado para ele. 
E, então, melhor se diria: Creio na ressurreição ‘na’ carne!
 

 

Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

É preciso saber viver  

 

Dois grandes vultos da música brasileira, certa vez, compuseram os seguintes versos:

Toda pedra do caminho você pode retirar. Numa flor que tem espinho, você pode se arranhar. Se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver.

A canção expressa uma grande verdade. A vida é feita de escolhas.

Todos nós, diariamente, nos deparamos com pessoas, com situações e fatos que nos instigam, exigindo-nos um posicionamento.

Não há quem transite pelas estradas do mundo sem pedras em seu caminho.

Nenhum de nós pode alimentar a ilusão de que não haverá espinhos que nos poderão ferir, mesmo que levemente.

O que nos cabe é escolher como encarar tais situações, como lidar com pedras e espinhos.

Alguns de nós acreditamos que a melhor forma de enfrentar essas situações é tendo como lema o olho por olho, dente por dente, conforme os registros do Antigo Testamento.

Em outras palavras, se alguém nos dificulta a vida, fazermos o mesmo, tanto quanto possível.

Se somos vítimas de maledicência, traição, calúnia, arquitetarmos situações para retribuir da mesma forma.

Se é a grosseria, a má educação, a falta de civilidade que alguém nos impõe, imediatamente adotarmos a mesma postura, repetindo aquilo de que fomos alvo.

No entanto, nos esquecemos de que, conforme cantam os poetas, se o mal e o bem existem, podemos fazer nossa opção.

Se somos vítimas do mal, se alguma situação inconveniente nos alcança, quer sejam coisas corriqueiras ou graves, vale a pena refletir.

É importante parar e analisar a ocorrência. É valioso ponderar antes de agir.

Muitas vezes, nos sentimos provocados por situações desagradáveis, reagimos por impulso para, no momento seguinte, nos arrependermos pelas consequências que nos alcançam.

Sem a reflexão, a ponderação, sobram-nos os instintos e os comportamentos menos nobres, que ainda trazemos como padrões de atitude e de ação.

Portanto, o que nos cabe, como sugere a canção, é saber viver.

Entre tantas possibilidades de agir, é necessário saber escolher.

Se nos deixamos levar pelo atropelo das circunstâncias, pelas limitações e dificuldades dos outros, não teremos outro resultado que não sejam dificuldades e problemas.

Saber viver talvez possa ser simplesmente mudar nossa postura perante a vida.

Perante a calúnia, nos mantermos dignos, agindo corretamente, apoiados na consciência tranquila.

Frente à grosseria e à descompostura de alguém, oferecermos a paciência que aguarda, a gentileza ou o silêncio, que desarmam as pessoas.

Diante da traição, da covardia e do erro, oferecermos a compreensão, que alivia; trabalharmos o perdão, que dulcifica; aguardarmos o tempo, que oferece ponderação.

Recordemos as palavras sábias do Amigo Jesus: Já ouvistes: amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.

Tudo isso, conclui o Mestre da Galileia, para que nos tornemos filhos de nosso Pai.

Em síntese, vivamos bem para vivermos mais tranquilos e mais felizes.

Redação do Momento Espírita.
Em 21.8.2018.
 

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

OUÇA TITÃS

É PRECISO SABER VIVER

https://www.youtube.com/watch?v=LpYj_sI79v8

 

Entrada triunfal em Jerusalem. Óleo sobre tela de Enrique Simonet.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Entrada_triunfal_em_Jerusal%C3%A9m#/media/File:Enrique_Simonet_-_Flevit_super_illam_1892.jpg

 

 

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (Amélia Rodrigues)
1861-1926

amelia_rodrigues_thumb%255B2%255D

Amélia Rodrigues

Imagem da Internet

 

Mais conhecida como Amélia Rodrigues, foi, quando encarnada, notável poetisa, professora emérita, escritora consagrada, teatróloga, legítimo expoente cultural das Letras na Bahia.

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues nasceu na Fazenda Campos, freguesia de Oliveira dos Campinhos, Município de Santo Amaro da Purificação, no Estado da Bahia, em 26 de maio de 1861. Era filha de Felix Rodrigues e D. Maria Raquelina Rodrigues.

Qualquer de seus conterrâneos, por mais jovem que seja, conhece a vida dessa extraordinária mulher, de seu esforço a fim de chegar aos seus ideais. Estudou com o Cônego Alexandrino do Prado, em seguida foi aluna dos Professores Antônio de Araújo Gomes de Sá e Manuel Rodrigues M. de Almeida. Sua vocação para o magistério era inata. A par disso matriculou-se no Colégio mantido pela professora Cândida Álvares dos Santos e começou a lecionar no Arraial da Lapa.

Alguns anos depois, enfrentou um concurso, disputando uma vaga para lecionar em Santo Amaro da Purificação. Sendo aprovada, lecionou ali por oito anos consecutivos.

Em 1891, pelo seu amor à causa do ensino, conquistou mais uma vitória. Diante de sua capacidade ímpar na tarefa de ensinar, pelo grande conceito na comunidade, foi transferida para Salvador, sendo lotada na Escola Central do bairro Santo Antonio.

Um de seus alunos, adolescente ainda, em 1905, foi selecionado para lecionar inglês pelo sistema do filósofo Spencer. Amélia Rodrigues não só o ajudou a compreender o pensamento daquele filósofo, como complementou o seu aprendizado. Disse a ele:

"O jovem precisa de educação moral que é o princípio fundamental da disciplina social; sem apelar para o coração, educar é formar no homem as mais duradouras forças da ordem social."

O pensamento de Amélia Rodrigues se identifica com o pensamento de Fénelon, contido em "O Evangelho segundo o Espiritismo", que solicita a certa altura: "Educar é formar homens de Bem, e não apenas instruí-los."

No Plano Espiritual continuou seu trabalho esclarecedor e educativo, baseada principalmente no Evangelho de Jesus, fonte inspiradora, quando encarnada, para muitos dos seus trabalhos.Desencarnada, encontrou na Espiritualidade - seara infinita da imortalidade - maior expansão para seu Espírito sequioso de conhecimento e faminto de amor, dando vazão aos anseios mais nobres, aprofundando-se na Mensagem de Jesus, e, na atualidade, participando da falange de Joanna de Ângelis, mentora de Divaldo Pereira Franco. Pela psicografia do abnegado medianeiro, vem trazendo páginas de beleza intraduzível, abordando os mais variados assuntos sobre o Evangelho, tema predileto, extraindo lições edificantes para aqueles que estão cansados e sobrecarregados, consolando e instruindo os seus leitores, tendo brindado o Movimento Espírita com as seguintes obras:

 

Até o fim dos tempos
Há flores no caminho
Luz do mundo
O Semeador (infantil)
Pelos caminhos de Jesus
Primícias do reino
Quando voltar a primavera
Trigo de Deus

 

Quando de sua aposentadoria, foi difícil ficar repousando. O seu ideal de ensinar continuava vivo. Recuperadas as suas energias, retornou ao Magistério, de forma ainda mais marcante. Nessa oportunidade foi responsável pela fundação do Instituto Maternal "Maria Auxiliadora", que mais tarde transformou-se na "Ação dos Expostos".

Aproveitando o tempo disponível, dedicou-se à literatura e ao jornalismo, colaborando em publicações religiosas, entre as quais: "O Mensageiro da Fé". Depois, na revista " A Paladina" e, mais tarde, em " A Voz".

Escreveu algumas peças teatrais, entre as quais "Fausta" e "A Natividade". Colaborou ainda com poesias: "Religiosa Clarisse" e "Bem me Queres". Escreveu ainda obras para literatura infantil, didáticas e romances.

Amélia Rodrigues desencarnou em Salvador, com 65 anos de idade, em 22 de agosto de 1926, deixando a sua marca de trabalho inigualável, tanto na Educação como na Literatura e na Assistência Social.

 

Fonte: Até o fim dos tempos, ed. Leal, 2000

 

(Texto copiado do site http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=26)

 

 

POEMA DE GRATIDÃO

Amélia Rodrigues/Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

imagem

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]