Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 09 de janeiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/08-01-2018.htm

06-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/06-01-2018.htm

05-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/05-01-2018.htm

04-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/04-01-2018.htm

03-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/03-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

O beijo de Judas em ilustração de Gustave Dore.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c7/Gustave_Dor%C3%A9_-_The_Holy_Bible_-_Plate_CXLI%2C_The_Judas_Kiss.jpg

 

 

 Judas Iscariotes

 

 

 

 Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - abril/2004

Na dobra dos séculos, ele continua sendo apontado como alguém que destoou no Colégio Apostólico, exemplo de mau amigo, traidor. Ainda na atualidade, o seu nome é dado aos que traem uma causa, aos que erguem a mão contra quem os brindou com amizade.

Dentre os doze apóstolos, parece ter sido o único que não era galileu. Filho de Simão, era da cidade de Cariote ou Kerioth, "cidade do extremo sul da tribo de Judá, a uma jornada além do Hebron." (3)

Em Cafarnaum, Judas, comumente denominado, Judas Iscariotes, o que equivale a dizer, Judas, de Kerioth, sua localidade de nascimento, se consagrava ao pequeno comércio, vendendo peixes e quinquilharias.

Entendia de contabilidade, e se transformou no tesoureiro do grupo. Era quem cuidava da bolsa das ofertas. Quem lhe analise a personalidade, o qualifica como culto, eloqüente e polido. Também alegre e um homem realizado.

Destacam-se nele, igualmente, qualidades como discrição e sensatez. Com certeza, um homem prático. Sua cabeça era de um comerciante. Seu negócio era adquirir, revender e contar os lucros.

"Imediatista, considerava as pessoas e ocorrências através da óptica distorcida da realidade, pelo valor relativo, amoedado, social, transitório, não real. (...)" (2)

Foi exatamente sob essa tônica, que ele expôs o Amigo Celeste. Judas tinha ambição, fascinação pelas riquezas, preocupações com a vida material. Não conseguiu apreender o sentido da missão do Grande Amigo.

Para ele, o carpinteiro de Nazaré era o Messias, aguardado há séculos por Israel, sofrida e à época, escrava da águia romana dominadora. O poder de Jesus, Seus discursos, Sua inteligência e Seus milagres o fascinavam.

No Evangelho de João (12:6), encontramos uma referência à sua desonestidade, referindo o evangelista que "tendo a bolsa, roubava o que se lançava nela." 

Segundo as lições espirituais, Jesus o teria advertido, ao início do apostolado: "...Judas, a bolsa é pequenina; contudo, permita Deus que nunca sucumbas ao seu peso!" (6)

Sua é a voz primeira que sussurra acerca do desperdício, em casa de Simão, o ex-leproso, durante o banquete em que Maria, de Betânia, oferece ao Amor não amado, o caro perfume, ungindo-Lhe os cabelos. Servindo-se do momento para o ensino, Jesus recorda da pérola da amizade e da preciosidade da manifestação afetiva, alertando sobre a precariedade das coisas temporais.

Acompanhando o Rabi, dia após dia, registrando-Lhe a grandeza, alimenta o filho de Simão a idéia de que, dia chegará em que Ele assumirá o poder, liderando uma grande revolução, esmagando Roma. Não conseguira entender que a maior revolução que o doce Rabi propunha era contra o inimigo interior.

Após a triunfal entrada do Amigo em Jerusalém, Judas imaginou que melhor momento não haveria do que aquele para que Ele inaugurasse o Seu Reino.

No entanto, sequer sorrira Jesus, nem retribuíra com acenos ou um inflamado discurso à extraordinária recepção, que o povo lhe oferecia. Aquela maré humana entrou por um dos grandes portais da muralha do Templo e se derramou para o interior da extensa área do átrio dos gentios, ao átrio do povo e dos sacerdotes.

E quem ouvisse os brados de Hosana ao Filho de Davi! Hosana! acorria para ver quem seria a personagem que assim estaria sendo ovacionada. Quem seria alvo de tão deslumbrante manifestação?

Os fariseus ficaram indignados e mais recrudesceu o ódio contra o Galileu. Os sacerdotes devem ter tremido, temendo, mais que nunca, perder o cargo e seus privilégios. Decretava-se, ali, a urgência da sentença de morte do Filho de Nazaré.

Contudo, enquanto Judas aguarda que Ele tome uma atitude, o Mestre se retira da cidade, ao anoitecer e se dirige a Betânia, onde costumava passar a noite.

O discípulo se inquieta. Sob seu ponto de vista, Jesus não sabe aproveitar as oportunidades, nem se preocupa em conquistar a atenção dos homens mais altamente colocados na vida.

Gozando da amizade de políticos influentes em Jerusalém, Judas decide propor um acordo para apressar o triunfo do Messias. Arquiteta entregá-lO aos homens do poder temporal, "em troca de sua nomeação oficial para dirigir a atividade dos companheiros. Teria autoridade e privilégios políticos. Satisfaria às suas ambições, aparentemente justas, com o fim de organizar a vitória cristã no seio de seu povo.

Depois de atingir o alto cargo com que contava, libertaria Jesus e lhe dirigiria os dons espirituais, de modo a utilizá-los para a conversão de seus amigos e protetores prestigiosos." (7)

Quando a alvorada se fez, o discípulo imprevidente se dirigiu ao Sinédrio. Aguardou horas, mas muitas promessas lhe foram feitas. Guardou as 30 moedas, nem mesmo sabia porquê. Afinal, logo mais, ele teria as rédeas do movimento renovador. Era uma quantia pequena para o que idealizava. Nada além do preço de um escravo: trinta moedas de prata.

Com um beijo entrega o Amigo a quem amava, sem O compreender. Aterrorizado, viu seu Mestre ser conduzido à cruz, sem nenhum lamento, sem nenhuma queixa.

Dando-se conta do equívoco, busca Caifás, reclamando o cumprimento do acordo. Somente recebe dele e dos demais membros do Sinédrio sorrisos de sarcasmo. Recorre às suas relações de amizade e teve que reconhecer a fragilidade das promessas humanas.

De longe, Judas contemplou as cenas humilhantes e angustiosas do drama do Gólgota. O remorso o abraça, dilacerando-lhe a consciência.

Um pensamento o toma. Sem amigos, traidor vil que entrega o Amigo querido, da forma mais ignominiosa, ele somente pensa em desertar da vida. Naquele momento, não se recordou das exortações acerca da prece, da comunhão com o Pai, do perdão lecionado tantas vezes pelo Nazareno.

Ele somente escuta a voz tenebrosa de seu tremendo remorso e, dirigindo-se à rampa do vale de Hinom, compõe o laço em torno do pescoço e se deixa pender, vencido pela dor, ingressando no mundo espiritual, atormentado e sofredor.

Conta-se que, tendo devolvido aos sacerdotes o dinheiro vil, entenderam eles que aquele era "preço de sangue" e não seria lícito retorná-lo aos cofres do Templo. Assim, adquiriram um campo para servir de cemitério a estrangeiros e peregrinos que morressem em Jerusalém.O local ficou conhecido como "campo de sangue" e, segundo alguns, Judas teria sido o primeiro a ser ali sepultado.

Na seqüência dos anos, ele expiaria sua tenebrosa falta. Em entrevista que concede ao espírito Irmão X, assim narra a sua trajetória de redenção: "Depois de minha morte trágica, submergi-me em séculos de sofrimento expiatório da minha falta. Sofri horrores nas perseguições infligidas em Roma aos adeptos da doutrina de Jesus e as minhas provas culminaram em uma fogueira inquisitorial, onde, imitando o Mestre, fui traído, vendido e usurpado. Vítima da felonia e da traição, deixei na Terra os derradeiros resquícios do meu crime, na Europa do século XV.

Desde esse dia em que me entreguei por amor do Cristo a todos os tormentos e infâmias que me aviltavam, com resignação e piedade pelos meus verdugos, fechei o ciclo das minhas dolorosas reencarnações na Terra, sentindo na fronte o ósculo do perdão da minha própria consciência..." (8)


Bibliografia:
01.FRANCO, Divaldo Pereira. Isto é lá contigo. In:___. Há flores no caminho. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 1982. cap. 23.
 
02.______. Arrependimento tardio. In:___. Trigo de Deus. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 1993. cap. 12.
03.RENAN, Ernest. Os discípulos de Jesus. In:___. Vida de Jesus. 13. ed. São Paulo: Martin Claret, 1995. cap. 9.
04.TEIXEIRA, J. Raul. Jesus e a traição. In:___. Vida e mensagem. Pelo espírito Francisco de Paula Vitor. Niterói: FRÁTER, 1993. cap. 15.
05.VINICIUS. Reabilitação de um culpado. In:___. Na escola do mestre. 4. ed. São Paulo: FEESP, 1981. cap. 4.
06.XAVIER, Francisco Cândido. Os discípulos. In:___. Boa nova. Pelo espírito Irmão X. 8. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1963. cap. 5.
07.______. A ilusão do discípulo. Op. cit. cap. 24.
08.______. Judas Iscariotes. In:___. Crônicas de além-túmulo. Pelo espírito Humberto de Campos. 8. ed. Rio[de Janeiro]: FEB, 1975. cap. 5.

 

 

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

DSC03357

Geena, ou  Vale de Hinom, em Jerusalém, local provável  onde Judas teria se enforcado. Também  onde

o lixo era incinerado. No anfiteatro Sultan's Pool, centro da foto,  Roberto Carlos realizou show em 2011. Foto Ismael Gobbo

 

 

Judas e Maria

 

 

Depois de ter passado muito tempo sobre os quadros sombrios da crucificação no Calvário, Judas, o traidor do Cristo, agora cego no Além, estava solitário e profundamente triste...

Era triste também a paisagem, o céu se mostrava nevoento...

Cansado de remorso e sofrimento, sentou-se e as lágrimas brotaram quentes de seus olhos melancólicos...

Naquele instante, nobre mulher, vinda de planos superiores, envolta em celestes esplendores, que ele quase nem conseguia perceber, chega e afaga a cabeça do infeliz.

Em seguida, num tom de carinho profundo, quase que em oração, ela diz:

Meu filho, por que choras?

Por acaso não sabes? - Responde o interpelado, claramente transtornado. Sou um morto-vivo. Matei-me e novamente estou de pé, sem consolo, sem lar, sem amor, sem fé...

Não ouvistes falar de Judas, o traidor?

Fui eu que aniquilei a vida do Senhor...

A princípio, julguei poder fazê-lO Rei, mas apenas Lhe impus sacrifício, martírio, sangue e cruz.

E, em flagelo e aflição eis a que minha vida se reduz agora, nobre senhora...

Afasta-te de mim, deixa-me padecer neste inferno sem fim... Nada me perguntes, retira-te, pois nada sabes do remorso que me agita.

Nunca penetrarás minha infinita dor... O assunto que lastimo é unicamente meu...

No entanto, a dama calma respondeu:

Meu filho, sei que sofres, sei que lutas. Sei a dor que te causa o remorso que escutas.

Venho apenas falar-te que Deus é sempre amor em toda parte... E acrescentou serena:

A bondade do céu jamais condena. Venho como mãe, buscando um filho amado.

Sofre com paciência a dor e a prova. Terás, em breve, uma existência nova... Não te sintas sozinho ou desprezado.

Judas interrompeu-a e bradou, rude e irritado:

Mãe? Não quero ouvir falar de mãe. Depois de me enforcar num galho de figueira, para acordar na dor, sem poder fugir à verdadeira vida, fui procurar consolo nos braços de minha pobre mãe, que teve medo de meus sofrimentos e expulsou-me depressa.

Por favor, não me fales de mães, nem me fales de amor. Sou apenas um ser solitário e sofredor...

Ainda assim - disse a dama docemente - por mais que me recuses, não me altero. Eu te amo, meu filho, e quero te ver feliz.

Terás, filho, o coração banhado pelas águas do esquecimento numa nova existência de esperança.

Eu te levarei e te conduzirei ao regaço de outra mãe. Pensa nisso e descansa.

E Judas, naquele instante, como quem esquece a própria dor ou como quem se desgarra de pesadelo atroz, perguntou:

Quem és, que me falas assim, sabendo-me traidor? És divina mulher, irradiando amor ou anjo celestial envolto em luz?

No entanto, ela a olhá-lo frente a frente, respondeu simplesmente:

Meu filho, eu sou Maria, sou a mãe de Jesus.

*   *   *

Maria de Nazaré, a sublime mãe de Jesus, administra uma instituição no mundo espiritual.

O objetivo da instituição é atender aos sofredores que buscam consolo e orientação, após a morte do corpo físico.

Ela, portanto, continua a velar por nós como fez com Judas, o traidor de seu próprio filho.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Retrato de
mãe, do livro Momentos de ouro, por Espíritos diversos, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. GEEM.
Em 11.2.2014.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

DSC03178

Estátua representando  Maria no pátio da  Basílica da Anunciação em  Nazaré, Israel.  Foto: Ismael Gobbo

 

 

OUÇA AVE MARIA (Roberto Carlos)

Ao vivo – Jerusalém, Israel

 

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=flbfqKFivWI

 

 

IMG_4921

Pietá de Michelangelo. Basílica de S. Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

Dilemas

 

            Richard Simonetti

      [email protected]

 

 

1 –    Se o Espírito, ao reencarnar assume, que vai viver sozinho e depois, reencarnado, muda de ideia, estará errando?  Não poderá deixar a solidão para a próxima existência?

Não se pode confundir viver sozinho com solidão, o fechar-se em si mesmo. Por contingência existencial ou planejamento espiritual, podemos ter apenas nossa escova de dentes no banheiro. Nem por isso seremos solitários, desde que sejamos solidários. Quem vive para servir não tem tempo para a solidão. Não obstante, não é pecado casar-se quem assumiu o compromisso do celibato, até porque não sabemos a que viemos na Terra. E, como dizia o apóstolo Paulo (1Co, 7:9), é melhor casar do que abrasar.

2 – Li numa obra espírita que a população de Espíritos desencarnados é de aproximadamente vinte bilhões. Isso me preocupa. Quando desencarnar, como encontrarei meus familiares nesse mar de gente?

Pela sintonia do amor. Aqueles que nos amam não estão num assento etéreo, como sugere Camões em seu famoso poema. Eles nos acompanham, nos veem, nos ajudam e nos esperam, amparando-nos no retorno à espiritualidade, desde que, em memória deles, cultivarmos uma existência digna, pautada nos valores do Bem e da Verdade. Se assim fizermos, certamente nossos amados nos receberão de braços nos portais do Além.

3 –   Há uma pessoa em minha família que é muito ruim no seu comportamento. Oro muito por ela. Coloco seu nome em trabalhos de vibrações, mas a impressão que tenho é de que ela fica cada vez pior. O que fazer?

Continue orando. Peça, sobretudo, a Deus, que lhe ajude a enxergar qualidades nesse familiar, com a mesma facilidade com que lhe identifica os defeitos. As pessoas tendem a se comportar como as vemos. Apontar espinhos é semear um espinheiro. Identificar flores é preparar um jardim.

4 –    Há mais ou menos seis anos conheço uma pessoa com a qual tive um relacionamento. Esse relacionamento acabou, mas ficou em mim algo muito bom. Com o passar do tempo, nos reencontramos. Após um breve namoro, houve nova separação, talvez por insegurança dele. Estou angustiada. O que fazer ou pensar?

A vacilação dele evidencia que não nutre por você o mesmo sentimento. O relacionamento afetivo tem dessas nuanças. Encerre o assunto, parta para outra, sem fantasiar. Não persiga quimeras, a imaginar que está lidando com o homem de sua vida, o que, efetivamente, não é, ou você seria a mulher da vida dele.

5–     Que dizer do amor que nasceu entre mim e minha jovem amiga? Tenho setenta anos e ela tem vinte. Tenho certeza de que há uma ligação entre nós do passado.

Pode ser.  Não obstante, é preciso cuidado ao tentar justificar situações dessa natureza, atribuindo-as a amores do passado. Podem ocorrer por simples paixão, já que esta não costuma respeitar limites de idade.

6 –    Será lícito consumar essa ligação numa experiência em comum?

Se ambos são livres e desimpedidos, não há por que objetar. Forçoso reconhecer, entretanto, que dificilmente tal ligação resistirá ao desgaste do tempo, à medida que você aproximar-se da chamada senectude. Melhor sublimar agora essa relação, contendo-a nos limites da amizade, a fim de não experimentar provável decepção.

7 –    Mantenho um relacionamento sério com uma pessoa. Embora desimpedidos, não pretendemos nos casar, e não vivemos juntos. Há algum problema?

Desfrutar dos prazeres de uma relação a dois, sem assumir os compromissos que lhes são inerentes, pode parecer uma boa opção, em princípio, na base da amizade colorida, como se costuma dizer. Mas não atende à necessidade básica de acasalamento, que só ocorre em plenitude quando ambos se dispõem a viver sob o mesmo teto, assumindo os compromissos de uma existência a dois, dando legitimidade à relação. Se isso não acontece, o colorido logo desbota, gerando inquietação e insegurança.

 

Uma reflexão justa (A fair reflection). Óleo sobre tela por John William Godward

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_William_Godward#/media/File:A_fair_reflection,_by_John_William_Godward.jpg

 

Palestra programada para a

SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis. Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Artigos espíritas:

Acessar nos links abaixo

 

Prezados(as),

   Se interessar, queria compartir dois links, sendo:

a) um para dossiê sobre “espiritismos”, publicado em 22/12 numa revista científica brasileira, cujo texto de nossa autoria segue anexo, faltando nele, ao menos, a citação de alguns livros nas notas 23 e 33: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/religare/issue/view/1671

b) e o outro link para artigo em revista científica internacional, abordando o espiritismo como parte do cristianismo, cuja versão em português segue também anexa: https://link.springer.com/article/10.1007/s41603-017-0029-y?wt_mc=Internal.Event.1.SEM.ArticleAuthorOnlineFirst  

   Abraços com votos de feliz 2018,  

   André

(Repassado por Almir Del Prette, São Carlos, SP)

 

Mensagens:

Gotas de paz

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

GotasDePaz ComBr, ., ., ., ., Brazil

 

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Seminário sobre Mediunidade

São Paulo, SP

 

(Recebido em email de Regina Bachega)

 

Registro. Tolerância religiosa foi tema em Macapá

Amapá


Padre, pastor e espírita falaram sobre Tolerância Religiosa na sede da Federação Espírita do Amapá em Macapá, na noite do dia 7 de janeiro. Pelos espíritas expôs Manuel Felipe Menezes da Silva Júnior, atual vice-presidente da FEAP (http://feamapa.com.br/). Houve presença de representantes de várias religiões.

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra no Centro Espírita “Joana D’Arc”

Assis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Atividades Espíritas programadas para

Franca, SP

 

 

*********************************

 

 

 

*********************************

 

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Comemoração dos 15 anos do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

15º ANIVERSÁRIO - CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA (C. RAINHA)

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas), Caldas da Rainha, Portugal, está a comemorar o seu 15º aniversário durante o mês de Janeiro de 2018, com palestrantes convidados:

- 12 de Janeiro - Jorge Gomes (Jornalista e escritor) - "Reuniões mediúnicas: uma análise multifacetada"
- 19 de Janeiro - Reinaldo Barros (Professor) - "Uma viagem do Espírito no Tempo"
- 26 de Janeiro - Francisco Curado (Cientista) - "Inteligência e evolução no Universo"


Todas estas actividades são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)
www.cceespirita.wordpress.com 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

Câmara Municipal de Caldas da Rainha. Portugal. Foto Cidinha Michelin.

 

 12º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Washington, DC, EUA

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/a2af0060-6bc2-486d-a654-d3b25a255fa1.jpg

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/08993694-e87d-4f7c-aefb-7744e906adf2.png

 

Registration for the 12th U. S. Spiritist Symposium is open!

Please visit: spiritistsymposium.org for more information.

 

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/_compresseds/040774f7-5554-4181-8348-f9bf6db1b353.jpg

 

 

Revista Espírita (The Spiritist Magazine)

Edição em inglês - Janeiro-Março/2018

 

 

Latest issue of the Spiritist Magazine (Issue 40)

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_left.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_fb.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_twit.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_linked.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_divider.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_more.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_drw_right.png

http://img.constantcontact.com/ui/images1/shr_btn_like_sm.png

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

http://r20.rs6.net/on.jsp?a=1106449308061&r=3&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&d=1129765258642&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053&ca=0c80b6da-0203-496c-8ab3-de33a9ae8ce4&o=https://imgssl.constantcontact.com/ui/images1/s.gif

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

http://files.constantcontact.com/d99948d9101/d39e1674-c00a-406b-9a74-16b16123434e.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

http://files.constantcontact.com/d99948d9101/a9ff7fcb-e659-4e9f-ac7e-64c92b395d33.jpg

 

STAY CONNECTED:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Pinterest

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

Spiritist Magazine, 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

 

Sent by [email protected] in collaboration with

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

 

Programação no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Bom dia, Amigos do Seara do Mestre!!
Um feliz 2018 a todos!! 

 

·         Volta às aulas:

Dia 19 de Fevereiro (segunda-feira) – Curso para Trabalhadores – Livro: Diretrizes de Segurança.

Dia 17 de Fevereiro (Sábado) e Dia 21 de Fevereiro (Quarta-feira).
Cursos: Básico, O Evangelho Segundo o Espiritismo I e II, O Livro dos Médiuns I e II, O Livro dos Espíritos I, II e III.

Inscrições até Março. Curso Básico até o final de Abril.

·         Deixe suas sugestões, dúvidas, críticas e elogios.

Há uma caixinha próxima a Recepção para que possa deixá-las possibilitando assim a nossa melhora nos serviços prestados a todos vocês.

 

·         Esse ano o Departamento de Doutrina está com o projeto de Cursos de Custa Duração. O primeiro curso a ser exposto será “Capacitação do Trabalhador Espírita” – dias 17 e 24 de fevereiro e 03 de março (sábado às 12h30). Temos maiores informações nos murais ou procure a secretaria do Seara.

PALESTRAS SEMANAIS

 



--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Informações do GEPAR

Niterói, RJ

 

Acesse:

https://shoutout.wix.com/so/dM396mZh?cid=3d2110bb-3c29-4437-85d9-877d112e9827#/main

 

 

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA

            COM

LUÍS GUILHERME GALANTE MARCHESI

DA CIDADE DE PENÁPOLIS

 

 

NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 10-01-2018

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

Palestra programada para a “Casa dos Espíritas”

Lins,  SP

 

 

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

Programação de palestras na ASEB

Casimiro de Abreu, RJ

 

Atualizando os dias vagos para palestra na ASEB (Casimiro de Abreu, RJ), sempre aos domingos, 19h. Agradecemos aos amigos que solidariamente nos presenteiam com sua palestra.

 

JANEIRO - dias: 14

FEVEREIRO - dias: 4, 11, 18

MAIO - dias: 20, 27

JUNHO - 10, 17

JULHO - dias: 1, 8, 22, 29

AGOSTO - dias: 5, 12

SETEMBRO - dias: 9

OUTUBRO - dias: 7, 28

NOVEMBRO - dias: 4, 11, 18

DEZEMBRO - dias: 2, 9, 23, 30

 

Para falar diretamente com o responsável

(22) 99936.0872

Luiz Azevedo


Atenciosamente

Comunicação Social Aseb

 

https://docs.google.com/uc?export=download&id=0B2qdUHLAWbH7cGRLbVp0Szg3blU&revid=0B2qdUHLAWbH7akJYMjY2TGp3Z1Exb2NqbCtOemxEZGpITXVNPQVISITE NOSSO SITE

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Casa Espírita Aseb [[email protected]])

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niteroi, RJ


​​​Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

O Pão de Açucar, ao fundo, visto da cidade de Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

Cursos no IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/72/original_CARTAZ_2018_CursosRegulares.jpg?1515108075

 

 

(Informações recebidas em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Programação da APES- Associação Parisiense

de Estudos Espíritas. Paris, França

 

 

Chère Madame,  Cher Monsieur,

 

C'est avec un grand plaisir que l'Equipe de direction de notre centre spirite - APES vous présente son programme d'activités pour le mois de JANVIER 2018. 

 

Pour ce mois de JANVIER 2018 nous vous invitons à la conférence du vendredi - 12 janvier 2018, présentée par Wellerson dos SANTOS dont le thème est " SEXE ET CONSCIENCE. La recherche de l’équilibre psychique à la lumière de l’Esprit immortel ". Cette invitation est extensive à votre famille et à vos amis.

Wellerson Santos est un médium spirite qui pratique sa médiumnité dans le centre spirite “Fraternité Spirite Sœur Sheila” situé dans la ville de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brésil). Il a écrit et publié 25 livres spirites. Depuis 24 ans, il réalise des conférences au Brésil et à l’international.Il coordonne l’action humanitaire “Caravane de l’Education” auprès de l’ONG “Fraternité sans frontières” qui actuellement s’occupe de 9000 enfants orphelins et en situation de fragilité sociale, à Madagascar et au Mozambique.

Pour plus d'information sur la conférence consulter notre site www.apes-asso.fr

Lors de nos réunions publiques de ce mois de JANVIER 2018, les exposés qui seront présentés nous inviterons à porter un nouveau regard intime sur nous mêmes : ce regard nécessaire, et bienveillant, qui pourrait nous faire avancer sur la connaissance de notre essence spirituelle. Voici en bref le programme de ces exposés  : la loi d'Adoration, la prière : pourquoi et comment, les paroles et le sens de la prière "Notre Père", la vision spirite "espérances et consolations" et la réforme intime.

 

Le RDV du 3e samedi du mois, de 11 à 13 heures, le 20 janvier 2018 : Si vous avez des questions sur le Spiritisme et la Médiumnité, des médiums de l’APES sont à la disposition de personnes présentes pour échanger de vive voix et pour répondre à leurs interrogations. 

 

Veuillez trouver en pièce jointe le programme de l'APES pour le mois de JANVIER 2018.

 

Un grand merci, à tous ceux et celles que, d'une façon ou d'autre ont contribué, ou vont contribuer encore, que les portes de notre centre spirite restent ouvertes pour accueillir à tous tout au long de ce mois de JANVIER 2018.  

 

La direction de l’Association Parisienne d’Etudes Spirites – A.P.E.S. vous remercie de la confiance que vous lui avez accordée en 2017 et vous présente ses meilleurs vœux pour la nouvelle année 2018, sous le symbole de la paix et de l’espoir pour tous.

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publique de notre centre spirite - APES

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 Ciclo de Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Filme- Documentário

Lançamento em 14 de janeiro de 2018.

 

 

 

(Informação recebida em email de Luz Espírita [[email protected]])

 

Publicações da Editora “O Clarim”

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui.

 

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/depressao/depressao_01.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/depressao/depressao_02.jpg

http://www.oclarim.com.br/marketing/promos/depressao/assinatura.jpg

 

oclarim@oclarim.com.br

www.facebook.com/casaeditoraoclarim

 

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected].

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066/3382-1471 ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/348/openings/12492?envelope_id=144

 

 

 Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de Brasília

Brasília, DF

Edição 266 - 06 de janeiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/brasil30.jpg

Cantando a Doutrina comemora 134 anos da FEB neste sábado (6)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/voluntario.jpg

Conheça as atividades para voluntários oferecidas pela Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/inscricoesesde2018.jpg

Saiba quando se matricular para os cursos 2018 da Comunhão

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/mocidadeestudo.jpg

Venha fazer parte da Mocidade Espírita da Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/ead_2018(1).jpg

Inscrições para o Estudo do Evangelho a distancia vão até 10 de fevereiro

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/assembleia.jpg

Comunhão realiza Assembleia Geral Ordinária em março

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol77.pdf

 

 

 

Jornal “Terceiro Milênio”

Assis, SP

 

Solicite o envio por email para:

[email protected]

 

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Este dia

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Respostas da Vida. Lição nº 01. Página 20.

 

Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.

Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação permanente.

Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com segurança.

Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste.

Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado em seu pensamento, agora é o momento de começar a realizá-lo.

Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante de promovê-la.

Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.

Se alguma visita ou manifestação afetiva esperam por você chegou o tempo de atendê-las.

Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer isso.

            Este Dia é um Presente de Deus em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 Jardim das Tulherias. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Os jardins das Tulherias (francêsJardin des Tuileries) compõem um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel.

Criado no século XVI, em estilo italiano e por ordem de Catarina de Médicis para decorar o entorno do palácio das Tulheriasonde passava seus tempos livres, em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o palácio de Versalhes, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais. (Wikipedia)

 

Temor da morte

 

Determinada reportagem televisiva nos deu ciência de que, em enquete realizada junto a adolescentes de populosa capital do nosso país, 51% deles revelaram que seu maior temor é a morte.

Ao ouvirmos o resultado da pesquisa, de imediato nos pusemos a pensar acerca do quanto necessitam de orientação religiosa os nossos jovens.

Porque o que dá causa ao medo da morte é o receio da destruição total, decorrente da noção equivocada acerca da vida futura.

À proporção que o homem compreende melhor o que o espera para além da tumba, o temor da morte diminui. Arrefece, até desaparecer.

Ciente de que a vida terrena é transitória e de que o aguarda outra vida, vibrante, verdadeira, após o decesso físico, com tranquilidade enfrentará a morte.

A certeza da vida futura lhe dá outro curso às ideias. Outro objetivo ao trabalho.

Tudo o que oferece o mundo material é considerado como oportunidade de progresso, de experiência. As coisas materiais são bens de que deve se utilizar, com sabedoria, consciente de que não os levará consigo.

A certeza de que, após a morte, poderá reencontrar seus amigos, reatar relações que teve na Terra e de que o fruto do seu trabalho não se perde, confere ao ser humano calma para o momento da morte.

Afinal, ela não é uma megera que vem destruir a felicidade, ceifando a vida mais preciosa, o ser mais amado, numa sistemática de puro prazer.

É, sim, dentro da lei de destruição, lei instituída pela Divindade que opera com sabedoria a sua ação.

Reeducarmo-nos e educarmos os nossos filhos se faz urgente. Desde cedo, ensinar aos pequenos que a morte não existe, senão no tocante ao físico.

Que ninguém morre, senão na roupagem carnal. O Espírito imortal prossegue a viver, como antes de renascer, vivia na Espiritualidade e já enfrentou outras tantas vidas na carne.

Também preciso se faz que passemos a enfrentar a circunstância da morte de forma diversa.

Até os dias da atualidade, a passagem da Terra para a Espiritualidade é rodeada de cerimônias lúgubres, que verdadeiramente infundem terror.

Os emblemas da morte lembram somente a destruição do corpo, mostrando-o descarnado.

A partida dos seres para o outro mundo se faz acompanhar de lamentos dos sobreviventes, como se morrer fosse uma desgraça.

As despedidas são de adeuses eternos.

É necessário mudar toda essa panorâmica.

Em vez de recordar a destruição do corpo, mostrar a alma se desembaraçando, radiosa, dos grilhões terrestres.

No lugar das lamentações e dos adeuses, a saudação de quem sabe que logo mais também realizará a grande viagem.

E, por isso, simplesmente diz: Até breve. Até logo!

Sem dúvida, muito tempo será preciso para o homem se desfazer desses preconceitos acerca da morte.

No entanto, há que se começar a educação, pois que à medida que se conceber uma ideia mais sensata da vida espiritual, desaparecerão os temores.

 Você sabia?

 Você sabia que os homens verdadeiramente sábios não temem a morte?

Fartos exemplos encontramos em Gandhi, que se deixou imolar em nome da não violência.

De Francisco de Assis que afirmou continuar a trabalhar em seu jardim, mesmo se soubesse que algumas horas após morreria.

O maior exemplo foi o Cristo que nos ensinou a morrer com dignidade. Na hora final, suas palavras foram: Pai, em tuas mãos, entrego o meu Espírito.

Redação do Momento Espírita, com base no  cap. 2,
pt. 2,  do livro 
O céu e o inferno, de Allan Kardec,
ed. FEB.
Em 8.1.2018.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Cristo na cruz. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_Christ_on_the_Cross_-_Walters_3762_%282%29.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]