Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/11-01-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/10-01-2018.htm

09-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018.htm

08-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/08-01-2018.htm

06-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/06-01-2018.htm

05-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/05-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

]

Benoit Jules Mure. (Lião, França, 15/05/1809 – Cairo, Egito, 04/03/1858)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Beno%C3%AEt_Jules_Mure.jpg

 

 

Benoît Jules Mure (Lyon15 de maio de 1809 - Cairo4 de março de 1858) é considerado um dos introdutores e grande incentivador da homeopatia no Brasil, onde também é referido como Bento Mure.

Filho de ricos comerciantes de seda de Lyon, em 1833, Benoît Mure foi acometido de tuberculose, e salvo pelo médico homeopata Conde Sebastien Gaeten Salvador Maxime Des Guidi (1769 – 1863), discípulo de Samuel Hahnemann, o primeiro homeopata da França e introdutor da homeopatia em Lyon.[1] Após a cura, dedicou-se ao estudo da homeopatia, formando-se em Montpellier, uma escola de medicina de tradição vitalista. Teve contato com Hahnemann em Paris e com ele manteve correspondência. [2]

Mure trabalhou intensamente na difusão da homeopatia na Europa. Em Paris, fundou um dispensário, onde, com seus colaboradores, chegou a atender mais de mil pacientes por semana.

Aderiu ao movimento fourierista.[3] e decidiu vir para o Brasil a fim de implantar um projeto de colonização de acordo com o ideário de Fourier. (Wikipedia)

Marcellin Jobard

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#/media/File:Portrait_JBAM_Jobard.jpg

 

Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard (17 de maio de 1792 - 27 de outubro de 1861) foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Fundador do primeiro estabelecimento litográfico belga significativo, primeiro fotógrafo na Bélgica, em 16 de setembro de 1839, diretor do Museu da Indústria de Bruxelas (Museu da Indústria de Bruxelas) de 1841 a 1861. (Wikipedia)

 

Gnomo.

Gnomo com jornal e tubo de tabaco, um caracol acima dele e uma rã de árvore no copo.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/Heinrich_Schlitt_Gnom_mit_Zeitung_und_Tabakspfeife.jpg

 

 

Um gnomo / n oʊ m / [1] é um espírito diminuto na magia e alquimia do Renascimento , introduzido pela primeira vez por Paracelso no século 16 e posteriormente adotado por autores mais recentes, incluindo os da literatura de fantasia moderna. Suas características foram reinterpretadas para atender às necessidades de vários contadores de histórias, mas normalmente é dito ser um humanoide pequeno que vive no subsolo. [2]  (Wikipedia)

 

Samuel Hahnemann

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Hahnemann#/media/File:Hahnemann.jpg

 

Christian Friedrich Samuel Hahnemann (Meissen, Saxônia10 de Abril de 1755 - Paris2 de julho de 1843) foi o fundador da homeopatia em 1779.   (Wikipedia)

Homeopatia Olha os horrores da alopatia , uma pintura de 1857 de Alexander Beydeman , mostrando

 figuras históricas e personificações da homeopatia observando a brutalidade da medicina do século XIX.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Homeopathy#/media/File:Beydeman_Gomeopatiya_vzir.jpg

 

150 anos de A Gênese: divulgação e estudo

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

 

Com A Gênese completa-se o quinto volume das chamadas Obras Básicas da Codificação, que foi lançada no dia 6 de janeiro de 1868, em Paris, conforme anúncio da Revista Espírita de janeiro de 1868.1

Allan Kardec destaca no subtítulo: “A Doutrina Espírita é o resultado do ensino coletivo e concordante dos espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese segundo as leis da Natureza. Deus prova sua grandeza e seu poder pela imutabilidade de suas leis, e não pela sua suspensão. Para Deus, o passado e o futuro são o presente.” Os temas são desenvolvidos em três partes - A gênese segundo o Espiritismo; Os milagres segundo o Espiritismo; As predições segundo o Espiritismo -, desdobrando-os em dezoito capítulos.

Entre esses temas destacamos no capítulo “Fundamentos da Revelação Espírita” considerações amplas e lúcidas sobre a questão da revelação e faz significativa colocação:

"[...] o que caracteriza a revelação espírita é que a sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos espíritos e que a elaboração é o fruto do trabalho do homem.”2

Trata-se de clara afirmação sobre a responsabilidade dos encarnados – detentores do livre arbítrio -, notadamente nas condições de liderança, gestão nas instituições e as ações do movimento espírita. O Mundo Espiritual orienta, mas as decisões dependem de nossas escolhas, o que é um incentivo à reflexão, à conscientização e à ativa participação dos encarnados.

Nesse capítulo é analisada a relação entre Espiritismo e Ciência:

 “[...] o Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; que a Ciência, sem o Espiritismo, acha-se impossibilitada de explicar certos fenômenos somente pelas leis da matéria, e que é por haver ignorado o princípio espiritual que ela se deteve no meio de tão numerosos impasses; que sem a Ciência, faltaria apoio e comprovação ao Espiritismo e ele poderia iludir-se. Se o Espiritismo tivesse vindo antes das descobertas científicas, teria sido uma obra abortada, como tudo o que surge antes do seu tempo.”2

Eis marcante ponderação, em época em que as religiões tradicionais eram dogmáticas e não valorizavam a ciência:

“Caminhando com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem que está errado em um determinado ponto, ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita.”2

O Codificador teve a autonomia intelectual para analisar o desenvolvimento do planeta e da civilização procedendo a uma analogia dos chamados dias bíblicos com os períodos geológicos e de maneira totalmente diferenciada das religiões tradicionais.

O assunto perispírito é tratado em vários capítulos do livro, ficando mais clara a compreensão dos fenômenos:

“O perispírito é o traço de união entre a vida corporal e a vida espiritual: é por ele que o espírito encarnado está em contínuo contato com os desencarnados; é por ele, enfim, que ocorrem, com o homem, fenômenos especiais que não têm sua origem na matéria tangível, e que, por essa razão, parecem sobrenaturais.”2

Os chamados “milagres” e as aparições de Jesus são analisados descortinando-se o mundo espiritual e o conhecimento sobre as propriedades do perispírito:

“As aparições de Jesus após a sua morte são narradas por todos os evangelistas com detalhes circunstanciados que não permitem que se duvide da realidade do fato. [...] perfeitamente explicadas pelas leis fluídicas e pelas propriedades do perispírito, e não apresentam nada de anormal com os fenômenos do mesmo gênero, dos quais a história antiga e contemporânea oferece numerosos exemplos, sem deles excetuar a tangibilidade.”2

A polêmica sobre o desaparecimento do corpo do Cristo é tratada no Cap. XV da 1a edição:

“A que se reduziu o corpo carnal? Este é um problema cuja solução não se pode deduzir, até nova ordem, exceto por hipóteses, pela falta de elementos suficientes para firmar uma convicção. Essa solução, aliás, é de uma importância secundária e não acrescentaria nada aos méritos do Cristo, nem aos fatos que atestam, de uma maneira bem peremptória, sua superioridade e sua missão divina. Não pode, pois, haver mais que opiniões pessoais sobre a forma como esse desaparecimento se realizou, opiniões que só teriam valor se fossem sancionadas por uma lógica rigorosa, e pelo ensino geral dos espíritos; ora, até o presente, nenhuma das que foram formuladas recebeu a sanção desse duplo controle. Se os espíritos ainda não resolveram a questão pela unanimidade dos seus ensinamentos, é porque certamente ainda não chegou o momento de fazê-lo, ou porque ainda faltam conhecimentos com a ajuda dos quais se poderá resolvê-la pessoalmente. Entretanto, se a hipótese de um roubo clandestino for afastada, poder-se-ia encontrar, por analogia, uma explicação provável na teoria do duplo fenômeno dos transportes e da invisibilidade. (O Livro dos Médiuns, caps. IV e V.).”2

Por outro lado, o tema da atualidade – transição planetária –, é apreciado nos capítulos de “As predições segundo o Espiritismo” e “Os tempos são chegados”:

“Ouvimos em todas as partes: São chegados os tempos marcados por Deus, em que grandes acontecimentos ocorrerão para a regeneração da Humanidade. Em que sentido nós devemos entender essas palavras proféticas? [...] Para a maioria dos fieis, elas apresentam qualquer coisa de místico e de sobrenatural, parecendo-lhes prenunciadoras da subversão das leis da Natureza. [...] porque tais palavras não anunciam a perturbação das leis da Natureza, mas sim o cumprimento dessas leis.”2

As situações de transformações têm parcelas de responsabilidade do ser humano no contexto social e no cenário físico, haja vista os atuais conhecimentos sobre o meio ambiente. A grande transformação há de ser ética e moral:

 “Até o presente, a humanidade tem realizado progressos incontestáveis. Os homens, com a sua inteligência, chegaram a resultados que jamais haviam sido alcançados, sob o ponto de vista das ciências, das artes e do bem-estar material. Ainda lhes falta um imenso progresso a realizar: o de fazerem reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade, para assegurar o bem-estar moral.”2

Nesse contexto, a ideia sobre a nova geração não ficaria circunscrita ao ambiente espírita, havendo a relação entre transição e nova geração:

“Trata-se, pois, muito menos de uma nova geração corpórea do que de uma nova geração de espíritos. Assim, aqueles que esperam ver a transformação ocorrer através de efeitos sobrenaturais e maravilhosos, ficarão decepcionados.”2

Em nossos dias, é necessário o estudo desses temas para se evitar interpretações superficiais e até estranhas para o período em que vivemos.

Interessante síntese sobre A Gênese, logo após seu lançamento, surge em apreciação do espírito São Luís, na Revista Espírita, de fevereiro de 1868:

“A religião, antagonista da Ciência, respondia pelo mistério a todas as questões da filosofia céptica. Ela violava as leis da Natureza e as adaptava à sua fantasia, para daí extrair uma explicação incoerente de seus ensinamentos. Vós, ao contrário, vos sacrificais à Ciência; aceitais todos os seus ensinamentos sem exceção e lhe abris horizontes que ela supunha intransponíveis. [...] Um livro escrito sobre esta matéria deve, em consequência, interessar a todos os espíritos sérios.”1

Independentemente da polêmica sobre alterações na 5a edição francesa dessa obra e das traduções feitas a partir da mesma, destacamos que ao ensejo do sesquicentenário do lançamento de A Gênese torna-se muito necessário a divulgação e o estudo do mesmo na seara espírita.3

Kardec, intelectual experimente e inspirado, elaborou A Gênese com apreciações sobre os fundamentos da revelação espírita e as relações com a Ciência. Analisa a evolução do planeta e do homem, os chamados milagres de Jesus e os conceitos sobre “sinais dos tempos”. São temas oportunos para a atualidade. Nesse contexto e ao ensejo da oportuna Campanha “Comece pelo Começo”, os 150 anos de A Gênese deve ser uma motivação para se implementar seu estudo, divulgação e valorização na seara espírita.

Referências:

1)      Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. Revista Espírita. Ano XI. No. 1. 1868. Rio de Janeiro: FEB.

2)      Kardec, Allan. Trad. Sêco, Albertina Escudeiro. A gênese. 3.ed. Cap. I, itens 13, 16 e 55; Cap. XIV, item 22; Cap. XV, Itens 61, 67-68; Cap. XVIII, itens 6 e 26. Rio de Janeiro: Ed. CELD. 2010.

3)      Artigo: http://grupochicoxavier.com.br/a-genese-150-anos-valor-da-obra-e-suas-primeiras-edicoes-francesas/ (Acesso em 07/01/2018).

(Adaptação do artigo: http://www.oconsolador.com.br/ano11/548/especial.html)

 (Ex-presidente da FEB e da USE-SP)

 

 

 

Palestra no Grupo Espírita Batuíra

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

 

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

10/jan.

Quarta

20h

Roni Couto

CE Zilda Gama

Esperança

13/jan.

Sábado

15h

André Luís Carvalho

CE Zilda Gama

A arte de ouvir e a sabedoria de falar

 

16/jan.

Terça

9h

Cecília Leite

CE Seara de Jesus

Os Três Revelações

20h

Elisabeth Mendonça

CE Irmãos da Nova Era

Tema Livre

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestra programada para o C.E. Allan Kardec

Holambra, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

8ªs. Jornadas Espíritas do Mediterrâneo

Benidorm- Alicante, Espanha

 

 

(Informação recebida em email de Solveig Nordstrom [[email protected]])

Benidorm, Espanha.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Benidormskyline.JPG

 

36º. Conrespi- Confraternização Regional da Famíla Espírita

Orlândia, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

Boletim de Notícias da SEF – Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

Acesse:

 http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=54&key=Oui0afEd&subid=5424-EaZlum0qSTXsKn&tmpl=component

 

 

 

 

Palestra programada para a

SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis. Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Seminário sobre Mediunidade

São Paulo, SP

 

(Recebido em email de Regina Bachega)

 

Palestra no Centro Espírita “Joana D’Arc”

Assis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Atividades Espíritas programadas para

Franca, SP

 

 

 

 

*********************************

 

 

*********************************

 

 

 

*********************************

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Comemoração dos 15 anos do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

15º ANIVERSÁRIO - CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA (C. RAINHA)

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas), Caldas da Rainha, Portugal, está a comemorar o seu 15º aniversário durante o mês de Janeiro de 2018, com palestrantes convidados:

- 12 de Janeiro - Jorge Gomes (Jornalista e escritor) - "Reuniões mediúnicas: uma análise multifacetada"
- 19 de Janeiro - Reinaldo Barros (Professor) - "Uma viagem do Espírito no Tempo"
- 26 de Janeiro - Francisco Curado (Cientista) - "Inteligência e evolução no Universo"


Todas estas actividades são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)
www.cceespirita.wordpress.com 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Informações do GEPAR

Niterói, RJ

 

Acesse:

https://shoutout.wix.com/so/dM396mZh?cid=3d2110bb-3c29-4437-85d9-877d112e9827#/main

 

 

 

 

Palestra programada para a “Casa dos Espíritas”

Lins,  SP

 

 

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Filme- Documentário

Lançamento em 14 de janeiro de 2018.

 

 

 

(Informação recebida em email de Luz Espírita [[email protected]])

 

 Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de Brasília

Brasília, DF

Edição 266 - 06 de janeiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/brasil30.jpg

Cantando a Doutrina comemora 134 anos da FEB neste sábado (6)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/voluntario.jpg

Conheça as atividades para voluntários oferecidas pela Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/inscricoesesde2018.jpg

Saiba quando se matricular para os cursos 2018 da Comunhão

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/mocidadeestudo.jpg

Venha fazer parte da Mocidade Espírita da Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/ead_2018(1).jpg

Inscrições para o Estudo do Evangelho a distancia vão até 10 de fevereiro

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151524824949882200/assembleia.jpg

Comunhão realiza Assembleia Geral Ordinária em março

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Mensagens: Gotas de paz.

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Colaboração recebida de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Tempo e serviço

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 91 Página 253.

 

Terminando as tarefas de cada dia, podes, perfeitamente, efetuar o balanço das próprias horas.

Tempo de higiene. Conheceste os mais finos produtos da assepsia necessária ao teu conforto.

Tempo de lanche. Conheceste o café mais saboroso ou o leite mais puro.

Tempo de dever. Conheceste os melhores cálculos e as técnicas mais justas, valorizando o próprio interesse ou mecanizando as próprias atividades.

Tempo de refeição. Conheceste os acepipes mais agradáveis ao paladar.

Tempo de conversa. Conheceste pessoas e problemas, assuntos e comentários, convites e propostas que, ainda agora, te batem mentalmente às portas do espírito.

Tempo de distração. Conheceste passeios e entretenimentos diversos.

Tempo de leitura. Conheceste noticiários e livros, escolhendo reportagens e autores que mais te alimentem as emoções.

Tempo de repouso. Conheceste os mais adequados processos de descansar, preferindo leitos ou poltronas, redes generosas ou bancos acolhedores ao ar livre.

Conheceste, assim, algo de tudo o que representa conforto e segurança, rotina e convenção no caminho diário.

Entretanto, fazendo o inventário de teus impulsos e palavras, movimentos e ações, recorda que a Lei Divina te conhece igualmente.

Não por teu nome, nem pelo espaço que ocupas. Não por teu título, nem pelos direitos que te competem. Não por tua crença religiosa, nem pelo consolo que ela te dá. Não pela extensão dos teus dias, nem por teu grupo doméstico.

Na Esfera Superior és visto pelo que fazes.

O auxílio que prestas ao bem dos outros é nota de crédito em tua ficha.

E como a Divina Bondade te deixa livre para fazer o bem como queiras, onde queiras e quando queiras, depende de ti limitar o repouso, olvidar o que seja inútil e evitar o que prejudica, a fim de atenderes, em regime de ação constante, ao serviço do bem, e seres assim mais amplamente conhecido e naturalmente credenciado diante da Lei de Deus.   

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Uma dama aristocracia indiana dando esmola á saída do Templo. Óleo sobre tela por Raja Ravi Varma.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ravi_Varma-Lady_Giving_Alms_at_the_Temple.jpg

 

Pureza

 

A pureza é uma virtude muito difícil de compreender.

Segundo o dicionário, puro é o que é limpo, intocado, sem manchas ou máculas.

Nesse sentido, pureza seria o estado de quem nunca foi tocado pelo mal, em qualquer de suas formas.

A pureza teria de ser preservada desde a origem, pois qualquer mácula implicaria a sua perda.

Em termos humanos, todos nasceriam puros e assim permaneceriam até que cometessem a primeira falta.

Em tal acepção, o estado de pureza estaria para sempre perdido e fora do alcance da imensa maioria dos homens.

Entretanto, Jesus afirmou a bem-aventurança dos puros de coração.

Não é possível que a felicidade dos bem-aventurados seja restrita a uma ínfima minoria, pois o Cristo também disse que nenhuma de suas ovelhas se perderia.

Assim, o sentido da palavra pureza não pode se restringir à condição de alguém que nunca foi tocado pelo mal.

*  *  *

O Espiritismo esclarece que todos os Espíritos são criados por Deus, simples e ignorantes.

Gradualmente, à custa de suas experiências, eles desenvolvem os tesouros intelectuais e morais cujo princípio trazem no íntimo.

São dotados de livre-arbítrio, a fim de que optem pelos caminhos que lhes pareçam os melhores.

Por vezes erram, em sua ignorância, mas os erros são apenas tropeços momentâneos na caminhada para a angelitude.

Por conta da lei de harmonia e justiça que rege o Universo, todo equívoco deve ser reparado.

Tem-se aí a liberdade com sua natural contraparte, a responsabilidade.

O erro é inerente ao processo de aprendizado.

A perfeição é atributo dos anjos.

Após incontáveis encarnações, os Espíritos desenvolvem todos os seus potenciais e se tornam infinitamente sábios e amorosos.

É quando se tornam puros, pois livres de todos os vícios, não mais sujeitos a erros e intrinsecamente bondosos.

*  *  *

A perfeita pureza não é algo com que se nasce e pode ser perdido ao menor deslize.

Trata-se de um estado de consciência a ser construído ao longo de muitas experiências.

Puro não é o ignorante da realidade da vida, mas o que muito conhece e opta pelo bem, pelo belo, pelo justo.

A pessoa impura vê o mal em toda parte e tem prazer nele.

Como exemplo é o caso de quem observa a conduta alheia sempre disposto a ver e alardear corrupção e leviandade.

O severo censor do próximo muitas vezes apenas afeta uma pureza que não possui.

Intensamente desejoso de fazer algumas coisas que reputa indignas, critica com violência quem as realiza.

A luta por vencer os próprios vícios é dura e meritória.

Ninguém advogará que a criatura viva o que considera errado.

Apenas é necessário dar um passo além e se desvencilhar emocionalmente do equívoco, para não mais gastar tempo na crítica gratuita à conduta alheia.

Como não é ignorante, a pessoa pura identifica o mal onde realmente existe.

Ela percebe e lamenta a desonestidade, o egoísmo, a perversão e a crueldade, mas não os valoriza.

A pureza é algo a ser conquistado.

Viver puramente é uma opção que se faz.

Essa vivência implica luta e esforço, pois pressupõe abandonar maus hábitos e vencer paixões.

Maria de Magdala é oportuno exemplo de pureza conquistada.

Embora os grandes equívocos de seu passado, após conhecer Jesus passou a cultivar a pureza em sua vida.

Trata-se de um eloquente símbolo da vitória da razão e da vontade sobre a paixão e os vícios.

Assim, tornar-se puro é possível, basta querer.

Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 10.1.2018.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Maria Madalena. Óleo no painel por Jan van Scorel.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Maria_Magdalena_Rijksmuseum_SK-A-372.jpeg

As Três Marinhas no túmulo de Peter Paul Rubens , com Maria Madalena em vermelho.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Holy_Women_at_the_Sepulchre_by_Peter_Paul_Rubens.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]