Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/14-09-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/13-09-2018.htm

12-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/12-09-2018.htm

11-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/11-09-2018.htm

10-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/10-09-2018.htm

08-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

........................................

...........................

.....................

 

Continuação da postagem anterior

 

 

 

 

.....................................

..........................

..................

 

 

(Conclui na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

Jean de La Fontaine. Óleo sobre tela por Hyacinthe Rigaud

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean_de_La_Fontaine.PNG

Jean de La Fontaine.

Página de Fables choisies, mises en vers (vol. 1)

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Jean_de_La_Fontaine%2C_Fables_choises%2C_1755-59_at_Waddesdon_Manor.jpg

 

Os três crivos

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Aulas da Vida. Lição nº 28. Página 90.

 

Diz você meu amigo, no trecho final de sua carta:

“Que fazer Irmão X, para desmanchar a trama de intrigas que nos sufoca a instituição? Dia a dia, cresce o diz que diz. E, enquanto isso ocorre, a treva da obsessão, em nossas bandas, parece tiririca em terra largada. É perturbação trazendo perturbação. Que medida nos aconselha, que idéia renovadora você nos dá?”

Conselhos, meu caro, não os tenho.

Os princípios salvadores que abraçamos, no Evangelho de Jesus, falam por si e, de tal modo, que seria temeridade articular diretrizes no intento de ultrapassá-los.

Se posso no entanto, formular referência ligeira, peço permissão para reportar-me a antiga lição que vários escritores atribuem a Sócrates. Certa feita, um homem esbaforido achegou-se ao grande filósofo Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos:

- Escuta, Sócrates... Na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te, em particular...

- Espera!... - ajuntou o sábio prudente.

- Já passaste o que me vais dizer pelos três crivos?

- Três crivos?! – perguntou o visitante, espantado.

- Sim, meu caro amigo, três crivos.

Observemos se a tua confidência passou por eles.

O primeiro é o crivo da verdade. Guardas absoluta certeza, quanto àquilo que me pretendes comunicar? - Bem, ponderou o interlocutor, - assegurar, mesmo, não posso... Mas ouvi dizer e... então...

- Exato.

Decerto peneiraste o assunto pelo segundo crivo, o crivo da bondade. Ainda que não seja real o que julgas saber, será pelo menos bom o que me queres contar?

Hesitando, o homem replicou:

- Isso não!... Muito pelo contrário...

- Ah! - tornou o sábio - então recorramos ao terceiro crivo: o da utilidade, e notemos o proveito do que tanto te aflige. - Útil?!... - aduziu o visitante ainda mais agitado - Útil não é...

- Bem - rematou o filósofo num sorriso, - se o que me tens a confiar não é verdadeiro, nem é bom e nem é útil, esqueçamos o problema e não te preocupes com ele, já que nada valem casos sem qualquer edificação para nós...

Aí está, meu amigo, a Lição de Sócrates, em questões de maledicência...

Se pudermos aplicá-la, creio que teremos ganho tempo e recursos preciosos para rearticular o serviço, refazer a paz, realizar o melhor e seguir para a frente.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Sócrates. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

A Escola de Atenas. Afresco por Rafael Sanzio.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_School_of_Athens#/media/File:Sanzio_01.jpg

 

 Eventos Espíritas em

Marília, SP

 

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Livros e Família na Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

O Grupo Espírita Casa do Caminho, de Vila Clementino em São Paulo, promove sua 20ª Feira do Livro Espírita, com vários expositores e autores de livros, apresentações musicais e grande quantidade de livros. No dia 12 de setembro, Antonio Cesar Perri de Carvalho proferiu palestras nas duas reuniões públicas, no período da tarde e da noite, versando sobre o tema “A família, o espírito e o tempo”. Em seguida autografou seus livros. Entre os frequentadores, Perri e a esposa Célia se encontraram com antiga amiga da família, filha de um dos pioneiros espíritas de Araçatuba, a profa. Áurea Pires do Rio Penteado. O evento prossegue até o dia 16. Informações: https://www.casadocaminho.com.br/eventos.html

 

 

 

(Cesar Perri palestrando e na mesa o presidente Régis Lang e colaboradores; autógrafos por Cesar Perri tendo ao lado a esposa Célia e dona Aurea Pires do Rio Penteado, antiga amiga da família; César autografando para uma das dirigentes, Áurea Santos)

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Divaldo Franco no Paraná

Medianeira

 

12 de setembro de 2018

Conferência Pública

O LAR Centro de Eventos de Medianeira, uma instituição da Cooperativa Agroindustrial, recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas para assistirem o renomado conferencista e médium espírita Divaldo Franco. O orador por excelência conduziu o público para a identificação da felicidade e de como se pode frui-la. Apresentando diversos pensamentos sobre a felicidade, Divaldo foi conduzindo o público por uma revivescência dos conceitos emitidos por diversos pensadores e filósofos, desde os mais recuados no tempo. Então, o pensamento filosófico incompleto a respeito da felicidade, ganhou maior e expressiva direção a partir do pensamento socrático com o velho axioma do conhecer-se a si mesmo.

A Humanidade passou a conhecer, e até certo ponto, dominar os aspectos do micro e do macrocosmo, porém, ainda não conseguiu olhar para dentro de si e percorrer o caminho do autoconhecimento, libertando-se da ansiedade. Jesus, o Homem Incomparável, derramou as suas luzes sobre a sociedade humana, informando que a solução para todos e qualquer problema é o amor.

Amar é a solução e o sentido da vida é abandonar o instinto e adotar o amor. Mais do que nunca é necessário que o homem volte-se para dentro de si mesmo e descubra o sentido para a sua vida. As criaturas humanas estão na Terra para se amarem, amarem-se umas as outras, e a Deus. Quando desenvolver o autoamor, o homem encontrará o sentido para a vida, encontrará a beleza. Através do amor o indivíduo se realiza, e o perdão, então, o libertará, exercitando a caridade.

Ilustrando a sua excelente abordagem, Divaldo narrou duas comoventes histórias, onde o perdão e o amor incondicional libertaram aqueles personagens que possuindo fé e desejo de alcançar a felicidade, passaram a amarem-se, amando ao próximo, mesmo sendo este, inimigo, colocando em prática a incorruptível lição de Jesus, o Mensageiro de Deus. Procurando levar o público à reflexão mais profunda e tomando por base a narrativa e introjetando-a, Divaldo questionou: - Você perdoaria? - Já conseguiu desenvolver o autoamor? Quais são as vossas atitudes perante os pais? – Perante os mestres?

A Verdadeira felicidade consiste em dar, ditoso é aquele que doa, como procedeu Jesus. A psicologia do perdão é o momento elevado em que a criatura faz as pazes consigo mesmo, sem culpa, porém arrependido. Viver com alegria é exercitar o autoperdão, porque aquele que ama não se ofende e, portanto, por amar, não tem a necessidade de perdoar, ama, e isso basta. O amor tem o doce sentido de se ver a beleza.

Por amor, a Humanidade recebeu Moisés, Jesus, e, mais tarde, a Doutrina Espírita. Os profetas vieram para assinalar o caminho da felicidade, que nunca está fora, ou sob condições, mas na intimidade da criatura humana. A felicidade é um estado de consciência.

Assim, perdoe indistintamente, faça o sacrifício, perdoe-se, também, o sentido da vida é amar, e esse amar é perdoar. O Espiritismo é uma ciência que leva aquele que o pratica a sentir a vida com alegria, orando e perdoando, e a morte, então, já não interrompe a vida, transfere o indivíduo para outra dimensão. A vida é constituída de momentos de tristeza, de dores, mas, também é de alegria, de amor, de perdão. Os que se entregam à doce canção do amor e da esperança, descobrem que a vida vale a pena ser vivida, amando, seja qual for a circunstância, perdoando sempre. O amor edifica e dulcifica o ser humano que, com ternura, se aproxima das demais criaturas. O Espiritismo, destacando o amor, estimula as criaturas a desenvolverem a ternura e o sentimento do perdão.

Com o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo encerrou a excelente abordagem sobre a felicidade e o perdão, recebendo, em gratidão, um caloroso e demorado sentimento exteriorizado pelos vibrantes aplausos.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Ariel Molinas e Santiago Lezcano 

Divaldo Franco e os diletos amigos Enrique Eliseo Baldovino e a esposa Regina. Medianeira, PR.

 

(Recebido em email der Jorge Moehlecke)

 

 Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

A oradora colabora na programação da Rádio Rio de Janeiro, preside o Instituto Maria de Lourdes, associação que há mais de 30 anos acolhe crianças, adolescentes, famílias e comunidade em situação de risco social nos municípios de Guapimirim e Magé, e participa da diretoria do Centro Espírita Altivo Pamphiro, em Guapimirim. 

 

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação no Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestras programadas para a cidade do

Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

2º. EMESP

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

Palestra programada para o Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Lançamento

Na Luz da Vitória

 

**************************************

 

 

**************************************

 

 

 

(Informação recebida em email de Ricardo [Candeia | InterVidas] [[email protected]])

 

Leia o Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

NEU- Palestra

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

União Espírita do Perú. Ciclo de Conferências

Lima, Peru

 

La Unión Espirita del Perú, anuncia el  ciclo de conferencias que ofrecerán, en la ciudad de Lima,  los Hnos. Jorge Berrío Bustillo y Hugo Guzmán, del CEE Juana de Angelis de Cartagena-Colombia; del 13 al 17 de Octubre de 2018. 

El día sábado se impartirá un taller dirigido exclusivamente a trabajadores de las casas espíritas. Para las conferencias siguientes, el ingreso será libre y gratuito.

Los invitamos a compartir esta fiesta espiritual.

Con Dios, Jesús y Kardec siempre!

 

 

 

(Informações recebidas em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

4º. Simpósio Saúde e Espiritualidade

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de jane maiolo [[email protected]])

 

Programação na Casa do Caminho Irmã Sheila

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no C.E. Casa de Eemanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de   João Batista [[email protected]])

 

 20ª. Semana Espírita de

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

45ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

V Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

**************************************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

Livro dos Espíritos ( Audio Book) Narrado por

 Carlos Vereza e Larissa Vereza.

 

http://theconsolerpromised.blogspot.com/2016/06/livro-dos-espiritos-narrado-por-carlos.html

 

 

 

Procurando opções para pessoas com necessidades visuais, devido a um caso familiar, me deparei com as magnificas obras narradas.

Uma verdadeira benção aos que hoje contam com dificuldades para estudar e conhecer as obras bases de nossa doutrina.

Os links levam a downloads para baixar os audios.

A obra é narrada por Carlos Vareza , dramaturgo , ator intérprete do filme que conta a história de nosso querido Bezerra de Menezes e Larissa Vareza sua filha, também atriz.

 

 

O_Livro_dos_Espiritos_Parte1.zip

 

O_Livro_dos_Espiritos_Parte2.zip

 

O_Livro_dos_Espiritos_Parte3.zip

 

O_Livro_dos_Espiritos_Parte4.zip

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Você é nosso convidado para prestigiar mais um evento social no Batuíra neste domingo, dia 16 de setembro das 15 as 17 horas.

 

Traga sua família. Convide seus amigos. Divulgue o evento para seus contatos. A meta é chegarmos a 300 visitantes.

 

Estamos precisando de 17 padrinhos e madrinhas para os potes de sorvete.

Cada pote custa R$ 50,00.

 

Convites individuais ao preço de R$ 7,00 podem ser adquiridos na recepção.

 

Contas bancárias para ajudar:

 

Banco do Brasil, Agência 1242-4 Conta Corrente 115747-7 Caixa Econômica Federal, Agência 1575 Operação 003 Conta Corrente

75600-2

 

CNPJ: 01.653.450/0001-46

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*

 

Batuíra convida para seu Festival de Sorvete neste domingo, dia 16 de setembro

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental convida toda a sociedade para mais um evento beneficente em prol da Entidade.

 

Traga a sua família e venha degustar mais um delicioso sorvete e ainda colaborar com o Batuíra.

 

Será neste domingo, dia 16 de setembro, das 15 horas às 17 horas nas dependências da Entidade.

 

O músico e cantor Roberto Moreira estará animando o evento.

 

No mesmo local e horário acontecerá mais um bazar beneficente com itens a partir de R$ 2,00.

 

Marque na sua agenda:

 

Dia: 16 de setembro das 15 h às 17 h

Local: Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental

Endereço: Avenida Eurico Viana, Quadra 44, Setor Jardim Goiás, próximo ao Flamboyant Shopping Center Convite no local: R$ 7,00

 

Informações: www.batuira.org.br ou 3281 0655 ou twitter: @BatuiraGO

 

Prestigie e colabore com mais essa importante iniciativa. A renda será revertida para a reforma das enfermarias masculinas.

 

Com R$ 50,00 você pode colaborar apadrinhando potes de sorvete.

 

Contas bancárias para ajudar:

 

Banco do Brasil, Agência 1242-4 Conta Corrente 115747-7 Caixa Econômica Federal, Agência 1575 Conta Corrente 75600-2

 

CNPJ: 01.653.450/0001-46

 

*-*-*-*-*

 

 

 

 Novo lançamento em E-BOOK: O Martírio dos Suicidas

FEB

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/483/17266/1f837

 

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/o-martirio-dos-suicidas-feb-editora.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/emkt-o-martirio-dos-suicidas_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/emkt-o-martirio-dos-suicidas_amazon.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/ibookstore.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/emkt-o-martirio-dos-suicidas_google-play.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/emkt-o-martirio-dos-suicidas_06.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/setembro-amarelo.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim_editora/2018-9-12/images/feb-editora.png

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 Publicação do Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

 

Olá! Bom dia!

Tudo bem?

 

Espero que esteja gostando das aulas sobre como prevenir o suicídio. Afinal, você já deve ter percebido que isso é possível com informação.

Hoje trago o terceiro vídeo do jornalista André Trigueiro sobre prevenção do suicídio: www.correiofraterno.com.br/viver/aula3

 

Nesta aula de hoje, ele relata que muitas vezes, por sofrerem preconceito, várias pessoas pensam realmente em desistir da vida. Mostra que há situações que se colocam como grandes fatores de risco para o suicídio e que poderiam ser evitadas, se prestássemos mais atenção na importância de se promover o bem-estar com a vida.

Você vai entender por que a cultura machista e a desigualdade entre os sexos podem provocar uma situação de desconforto, de desespero perante a vida. Sabia que o índice de suicídio entre homossexuais, por exemplo, pode estar associado à sensação de falta de pertencimento?

“Fatores sociais, culturais, estigmatizam as pessoas e não as ajudam a se sentirem confortáveis com a vida”, explica o jornalista André Trigueiro, que cita ainda as dificuldades vividas por mulheres, índios, agricultores e idosos. “É preciso romper com os preconceitos, essa visão arcaica e embolorada de que o idoso não tem mais direito de ser feliz”, ele comenta.

Como mudar essa visão e perceber que viver sempre vale a pena? Como podemos ajudar quem se sente à parte da vida?

www.correiofraterno.com.br/viver/aula3

 

Amanhã enviarei o quarto vídeo, que também trará aspectos tão interessantes quanto esses que você já conheceu.

Até lá, estamos todos empolgados com esse aprendizado!

Um abraço,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

 Publicação da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Evento beneficente da USE

Araraquara, SP

 

 

(Com informações de Sandra Fiore)

 

Muita felicidade

 

Corria o ano de 1942. A Rádio Tupi do Rio de Janeiro resolveu fazer um concurso de quadrinhas para substituir a letra em inglês da famosa música americana Happy birthday to you.

Na versão estrangeira original o título da canção era repetido quatro vezes, sendo que na terceira, era acrescido da palavra dear (querido ou querida) e mais o nome do aniversariante.

Foram cerca de cinco mil inscritos. O júri foi composto por imortais da Academia Brasileira de Letras. E os versinhos vencedores foram da paulista Bertha Celeste Homem de Mello.

Os jurados escolheram sua obra principalmente por trazer versos diferentes para cada linha, ao invés de se repetirem como na versão americana, fórmula que fora seguida pela grande maioria dos candidatos.

Bertha, até sua desencarnação em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra da exata maneira que escrevera:

Parabéns a você. Nesta data querida. Muita felicidade. Muitos anos de vida.

Há dois detalhes importantes a serem destacados. Primeiro: a autora, até a sua despedida, em todas as entrevistas que dava, frisava que a letra original dizia: a você e não pra você.

pra você foi se popularizando através dos anos em algumas regiões do país. Não deixa de estar correto, mas não é fiel à letra original.

Segundo, e aqui está o item mais interessante: Bertha, em uma de suas últimas manifestações, afirmou: Canta-se errado. Não é “muitas felicidades”, é “muita felicidade”, pois felicidade é uma só.

*   *   *

Quem sabe, durante este tempo todo de nossa História como Humanidade, tenhamos buscado apenas colecionar muitas felicidades.

E então, aquela tão sonhada ventura plena, aquela que julgamos estar no final de tudo, lá estaria, montada com a soma de todas essas felicidades colhidas pelo caminho.

Pensemos um pouco sobre isso. Não parece uma visão muito pequena? Será que a nossa felicidade íntima é feita apenas dos bons momentos que vivemos?

Momentos felizes são importantes, é certo. Eles nos animam, nos dão energia, vontade de viver.

Momentos inesquecíveis ao lado de quem se ama nos dão forças para seguir, nos dão identidade, nos dão raízes.

Momentos de vitórias, de conquistas, realizações, fazem parte da construção segura da felicidade completa da alma.

Ser feliz, porém, é um passo além de ter, no caminho, muitas felicidades.

Há quem diga que é possível, inclusive, ser feliz sem tê-las sempre. Ser feliz até na dor.

Os momentos de luta árdua, de prova dolorida, de sofrimento atroz, também edificam a felicidade verdadeira.

A felicidade é um edifício que se constrói em meio aos momentos felizes e infelizes das vidas, pois ela está no que se aprende com eles.

As belas telas são feitas de luz e sombra. As esculturas que nos encantam os olhos foram moldadas não apenas pelo carinho de mãos dedicadas, mas, principalmente, pelo cinzel insistente e seguro.

Todos estamos sendo moldados, formados, esculpidos pelo planeta para construirmos aqui parte da nossa felicidade, com muitas felicidades ou sem elas.

 Redação do Momento Espírita.
Em 13.9.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

Comemoração de aniversário. 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]