Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 17 de setembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/17-09-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/16-09-2019.htm

14-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/14-09-2019.htm

13-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/13-09-2019.htm

12-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/12-09-2019.htm

11-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/11-09-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Jornal “Le Siècle” de 23-03-1862

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k727596r/f1.item

A Pluralidade dos Mundos Habitados. Camille Flammarion.

Acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5698785x/f11.image.texteImage

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/03-06-2019_arquivos/image050.jpg

 O astrônomo francês Camille Flammarion (1842-1925), em pé, e o compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), sentado no estudo de Flammarion em 1921.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Camille_Flammarion,_Camille_Saint-Sa%C3%ABns,_1921.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/28-03-2016_arquivos/image017.jpg

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Moderno_espiritualismo#/media/File:Spirit_rappings_coverpage_to_sheet_music_1853.jpg

Por volta de 1853, quando a canção popular Spirit Rappings (batidas de espíritos) foi publicada, o moderno espiritualismo era alvo de intensa curiosidade. Uma observação atenta permite ver que algumas das pessoas presentes na sessão que aparece na capa da partitura musical parecem estar-se divertindo.

 

Salão parisiense com pessoas praticando três variações das mesas girantes com um anel, uma mesa e um chapéu.[1] (L'Illustration, 1853)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesas_girantes#/media/Ficheiro:Tables_tournantes_1853.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/15-03-2019_arquivos/image010.jpg

O Livro dos Espíritos, lançado por Allan Karde aos 18 de abril de 1857.

 

Sempre é tempo de ajudar

 

É bastante comum o comportamento da maioria das pessoas que viajam de avião.

Mal adentram a aeronave, procuram o seu assento, de forma rápida cumprimentam os ocupantes vizinhos e logo colocam os fones de ouvido, tomam de um jornal, revista ou livro e passam o resto da viagem ignorando a presença de todos.

A última coisa que desejam é dividir o espaço com alguém tagarela que tente invadir a sua privacidade.

Esse comportamento pode, no entanto, nos privar da oportunidade de manter contatos profissionais, de fazer novos amigos ou mesmo perder algo muito valioso como uma vida humana.

Allen Van Meter, um homem simpático e alegre, com sua facilidade de fazer amigos, não era do tipo de ficar mudo ao lado de alguém.

Foi assim que, ao sentar-se, ele olhou para quem ocupava o assento ao seu lado, naquele dia.

De imediato, perguntou: Sem querer incomodar, mas que papel é esse em suas mãos?

Janet não se fez de rogada. Explicou que aquele era o diagrama de um rim. Disse que sua irmã fizera um transplante, mas seu corpo rejeitara o órgão, exigindo que ela passasse a tomar diversos remédios.

O problema é que esses medicamentos estavam danificando ambos os rins.

Ela precisava com urgência de substituição do órgão ou poderia morrer a qualquer momento.

Allen ouviu com tristeza. Ele viajava, naquele dia, por problemas familiares. Seu sobrinho, de apenas vinte e cinco anos, sofrera dano cerebral irreversível.

A família desejava doar os órgãos. Ele tomou a decisão. Pediu para utilizar o telefone do avião, contatou o hospital onde se encontrava o corpo do seu sobrinho para a remoção dos aparelhos e retirada dos órgãos.

Desejava saber da possibilidade de uma doação direta, ou seja, a família indicar a pessoa para receber o órgão.

Foram muitos telefonemas, para um e outro hospital. Os passageiros do avião ficaram sabendo, aos poucos, o que estava acontecendo e passaram a prestar atenção ao que ocorria.

Não houve quem não vibrasse por um desfecho exitoso.

As equipes dos dois hospitais começaram a se falar, para descobrir o tipo de sangue de ambos, doador e receptora. Depois, foi providenciado o transporte da irmã de Janet para o outro hospital.

Naquela mesma noite, ela recebeu o transplante. Durante a cirurgia, os médicos descobriram que a artéria principal que alimentava seu rim estava quase totalmente bloqueada.

Caso não tivesse recebido com urgência o novo órgão, poderia ter morrido.

*   *   *

Quem poderia imaginar que uma simples indagação pudesse levar a um desfecho tão excelente?

Por vezes, o que nos basta é olharmos para o lado para descobrir o quanto bem se pode proporcionar.

E, reflexionarmos a respeito dos estranhos caminhos da Providência Divina.

Quiçá, algum dia, descubramos as tantas fórmulas de atendimento de Deus aos Seus filhos.

Um jovem partiu. Outra pessoa, graças ao desprendimento de uma família, teve a sua vida prolongada.

Coisas de Deus. Coisas do amor.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap. 7,
do livro 
Milagres em família, de Yitta Halberstam e
Judith Leventhal,  ed. Butterfly.
Em 16.9.2019.

 

 

 (Texto copiado do site Feparana)

Em Vôo. Foto Ismael Gobbo.

 

Artigo:

O filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz”

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Lançado nos cinemas no dia 12 de setembro, o filme "Divaldo - O Mensageiro da Paz” focaliza as primeiras décadas da trajetória do médium e orador Divaldo Pereira Franco. O filme foi produzido pela Estação da Luz e dirigido por Clóvis Mello.

Três atores – uma criança, um jovem e um adulto jovem – fizeram o papel de Divaldo desde sua infância em Feira de Santana até aproximadamente o final dos anos 1960. Focaliza o início do fenômeno mediúnico ainda na infância, o apoio que recebeu de uma médium de Salvador e, na sua adolescência, ele se muda para Salvador, é levado a um Centro Espírita onde aprende a lidar com sua mediunidade.

A partir daí surge a fundação do Centro Espírita Caminho da Redenção, no bairro da Calçada. O filme destaca o início das atividades de oratória e exibe as ações filantrópicas junto a comunidades carentes e a implantação da ação educacional na criação de crianças abandonadas e órfãs. Em função disso foi criada a Mansão do Caminho, ainda anexa ao Centro.

O filme encerra após a desencarnação de sua genitora dona Ana Franco, momentos em que Divaldo já havia iniciado a publicação de livros psicográficos, a partir da obra “Messe de Amor”.

Esse filme desenvolve oportunas considerações doutrinárias e dá foco no papel da orientadora espiritual Joanna de Ângelis.

Após cumprirmos roteiro de viagens para palestras, juntamente com a esposa e casal amigo, conseguimos assistir ao filme neste final de semana, justamente para prestigiar os primeiros dias exibição.

Apreciamos o enredo e a filmagem e nos recordamos de muitas informações da época retratada. Conhecemos Divaldo Pereira Franco num evento jovem interestadual – a COMBESP -, sediado em nossa terra natal, Araçatuba (SP), em abril de 1962.

A partir do encontro inicial tivemos seguidos contatos pessoais e por correspondência com Divaldo.

Durante 30 anos Divaldo se hospedou em Araçatuba na residência de nossa genitora e no nosso lar. Acompanhamos o surgimento dos livros desde o inicial – “Messe de Amor” (1964).

Visitamos suas obras em Salvador em várias oportunidades. Na primeira delas, em 1972, o Centro Espírita Caminho da Redenção funcionava no bairro da Calçada, próximo ao centro da cidade. A Mansão do Caminho era muito menor do que a atual e ainda existiam as casas com as crianças e as tias.

Em função desses momentos, acompanhamos as notícias sobre os últimos anos da existência física de sua genitora.

Em parceria com Divaldo elaboramos uma obra com frases – em ordem alfabética – do espírito Joanna de Ângelis – “Repositório de Sabedoria”, em dois volumes – e também “Em Louvor à Vida”, com mensagens de um tio nosso e recentemente reeditado pela Editora LEAL. Como presidente da USE-SP participamos da organização do livro editado por esta Entidade: “Diálogo com Dirigentes e Trabalhadores Espíritas”; na condição de diretor da FEB, atuamos como um dos organizadores do livro “Em Nome do Amor. A Mediunidade com Jesus”, editado pela FEB.

Depois desses períodos, estivemos com Divaldo em inúmeros eventos no Brasil e no exterior, culminando com as homenagens que ele recebeu na Câmara dos Deputados, inclusive com o lançamento do movimento “Você e a Paz” naquele recinto e na sede da FEB, inauguração de exposição sobre Divaldo na FEB, em momento em que éramos o presidente da Federação Espírita Brasileira, em novembro de 2014.

O filme sobre Divaldo deve ser prestigiado pelo movimento espírita.

(*) Ex-presidente da USE-SP e da FEB.

 

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/o-filme-divaldo-o-mensageiro-da-paz/

 

 

(O filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz”; os casais: Cesar e Célia e Pedro Nakano e Mirna)

 

Simpósio : Conversando com os Espíritos

São Bernardo co Campo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Izabel Vitusso)

 

18o. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

 

(Informação recebida de Júlia Nezu)

 

Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse :

https://www.febnet.org.br/

 

 

13o. Seminário Dependência Química

Brasília, DF

 

No dia 29 de setembro ocorrerá na Comunhão Espírita de Brasília a 13ª edição do Seminário Dependência Química com o tema central “Viver, sofrer, entender, escolher…É possível?”, das 8h às 17h30 com Anete Guimarães. Mais informações: www.comunhaoespirita.org.br

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/13o-seminario-dependencia-quimica/)

 

67a. Semana Espírita de

Santos, SP

 

A USE Intermunicipal de Santos realizará a 67ª edição da Semana Espírita com nova configuração de calendário, as palestras serão nos dias 14/9 com Alberto Almeida desenvolvendo o tema “Cuidando da sua criança interior ferida”, 28/9 com Divaldo Franco e 5/10 com Décio Iandoli sobre “Transe mediúnico”. Todas as palestras serão gratuitas e o ingresso será livre, inclusive no Mendes Convention Center.
Mais informações: 
https://bit.ly/2lKOU6L

 

 

(Informação em https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/67a-semana-espirita-de-santos/)

 

Palestra Lítero-Musical no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Encontro Paulista de Atendimento Espiritual no Centro Espírita

Praia Grande, SP  

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

24a. Semana Espírita de

Barbacena, SP  

 

(Informação recebida em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 IEEF - Seminário : Exaltação a Léon Denis

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/106/original_Cartaz_-_Seminario_-_LeonDenis_-_2019-min.jpg?1568346794

 

(Com informações recebidas de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 Programação do CEAK –Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 Seminário : Necessária Reforma

Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 Sessão Solene em homenagem a Allan Kardec

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 572

TRÊS LAGOAS/MS – 16 A 23/SETEMBRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

 

CAPITAL

Bela Vista / Belém / Belenzinho / Carandiru / Casa Verde / Jabaquara /

Jaçanã / JD Brasil / JD Santa Fé / Lapa / PQ Edu Chaves / PQ Vitória / Pinheiros /

Santana / São Miguel Paulista / Tatuapé / VL Buenos Aires / VL Carrão /

VL Clementino / VL Mariana / VL Medeiros

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Américo Brasiliense / Amparo / Araçatuba / Araraquara / Arujá / Assis /

Auriflama / Avanhandava / Avaré / Bauru / Bilac / Birigui / Boituva / Campinas /

Cândido Mota / Clementina / Cotia / Cubatão/ Echaporã

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Getulina / Guarujá / Guarulhos / Indaiatuba / Itapira /

Jales / Jundiaí / Lins / Marília / Matão / Mauá / Mendonça

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Olímpia / Palmeira do Oeste / Palmital / Pedreira / Penápolis / Piracicaba / Poloni /

Praia Grande / Presidente Prudente / Ribeirão Pires / Ribeirão Preto / Rio Claro /

Santo Anastácio / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São José do Rio Preto / São Manuel / São Pedro /

São Vicente / Sorocaba / Votuporanga

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Bento Ribeiro / Colégio / Humaitá / Meier / Piedade /

Riachuelo

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Araruama / Belford Roxo / Cabo Frio / Niterói /

Nova Iguaçu / São Gonçalo / Valença / Volta Redonda

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Castelo / Vila Velha / Vitória

 

MINAS GERAIS > Astolfo Dutra / Barbacena / Barroso / Carmo do Cajuru /

Frutal / Guaxupé / Ibirite / Indianópolis / Janaúba / Limeira do Oeste /

Monte Carmelo / Poços de Caldas / Sete Lagoas / Uberlândia

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Bela Vista do Paraíso / Cambé / Curitiba / Londrina /

Maringá

 

RIO GRANDE DO SUL > Bento Gonçalves

 

SANTA CATARINA > Biguaçu / Palhoça / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília  

 

GOIÁS > Paranaiguara / Quirinópolis / Três Ranchos  

 

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande

 

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

 

BAHIA > Feira de Santana / Mata de São João / Salvador / Teixeira de Freitas

 

PERNAMBUCO > Caruaru / Garanhuns / Paulista / Recife

 

SERGIPE > Aracaju / Campo de Brito / São Cristovão

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Eusébio

 

PARAÍBA > João Pessoa

 

PIAUÍ > Teresina

 

RIO GRANDE DO NORTE > Mossoró / Natal / Parnamirim

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > Macapá

 

PARÁ > Belém

 

RONDÔNIA > Porto Velho

 

TOCANTINS > Palmas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > Buenos Aires

 

DINAMARCA > Copenhague

 

ESTADOS UNIDOS > Baltimore / Dallas / Miami / Mount Vernon/

New York

 

INGLATERRA > Londres

 

JAPÃO > Joso – shi

 

PORTUGAL > Leça da Palmeira / Porto / Póvoa de Varzim /

São João de Ver

 

SUÉCIA > Malmo

 

SUIÇA > Zurique

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Grupo Semeando Estrelas

Mensagens Espíritas

 

 

Que a paz de Jesus permeie nossas vidas hoje e sempre!

O Grupo Semeando Estrelas é um Grupo de mensagens Espírita e reflexiva.

 

Novidade:

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/7z9z3L8qfaDLLqV5iBbMWI

Você receberá um mensagem por dia. Abraços.

 

Para receber mensagens via email (2 mensagens semanais.), envie uma mensagem para:

[email protected]

 

Visite e curta nossa página no Facebook:

 

 Semeando Estrelas

Curtam o nosso canal no Youtube:

  Semeando Estrelas

Nosso site:

 http://semeandoestrelassite.wordpress.com

(Com informações de [email protected])

 

Boletim O Mensageiro da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 344 - 13 de setembroo de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/conversandocommayse_tardedemaisparaesquecer.jpg

Conversando com Mayse: Tarde demais para esquecer

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/dependnciaquimica2.jpg

Comunhão promove seminário de dependência no domingo, 29 de setembro

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/papoespirita2.jpg

Papo Espírita: É possível ser feliz agora? 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156842228087834400/fimdesemananacomunhoe1566404426999.jpeg

Fim de semana dedicado à Auta de Souza e a eventos culturais

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse os links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Rádio Palermo

Olá!

Uma rádio com conteúdo cultural, esportivo , com boas informações de saúde e cotidiano. 

Conheça nossos planos de anúncio e venha para a Rádio Palermo - Desperte o que há de melhor em vc!!!

 

A web rádio de Guarulhos e Alto Tiête

 

 

 

www.radiopalermo.com.br

 

 

--

Palermo News Eventos -  (11) 9 9115.8304

Claudio Palermo - Angélica Palermo

 

Ouça a Rádio Palermo! www.radiopalermo.com.br

 

 

(Com informações de Claudio Palermo)

 

Comitê Betinho pede ajuda -

Cisternas para os sertanejos

Estamos quase lá. Com seu apoio atingimos a meta de 1266 cisternas. Contamos com você para chegarmos a 1280 até novembro/2019! Contamos com o seu apoio para levar água e dignidade aos sertanejos. Reúna amigos e familiares e faça uma doação em qualquer uma das contas indicadas neste link http://comitebetinho.org.br/deposito-bancario. Você sabe da seriedade do nosso trabalho, que toda a diretoria atua voluntariamente, que as contas do Comitê são auditadas e todos os recursos serão integralmente investidos na construção de cisternas. Seja solidário. Seja diferente!!! Doe água!

 

--

COMITÊ BETINHO

Cisternas: Água e dignidade para o(a) sertanejo(a)

Contribua: http://comitebetinho.org.br/deposito-bancario

(11) 3115-2518

 

 

Obsessores

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Seara dos Médiuns. Lição nº 23. Página 79.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec.

Questão nº 249.

Reunião pública de 21/03/1960

 

Obsessor, em sinonímia correta, quer dizer “aquele que importuna”. E “aquele que importuna” é, quase sempre, alguém que nos participou a convivência profunda, no caminho do erro, a voltar-se contra nós, quando estejamos procurando a retificação necessária.

No procedimento de semelhante criatura, a antipatia com que nos segue é semelhante ao vinho do aplauso convertido no vinagre da crítica.

Daí, a necessidade de paciência constante para que se lhe regenerem as atitudes.

Considerando, desse modo, que o presente continua o pretérito, encontramos obsessores reencarnados, na experiência mais íntima. Muitas vezes, estão rotulados com belos nomes. Vestem roupa carnal e chamam-se pai ou mãe, esposo ou esposa, filhos ou companheiros familiares na lareira doméstica.

Em algumas ocasiões, surgem para os outros na apresentação de santos, sendo para nós benemerentes verdugos.

Sorriem e ajudam na presença de estranhos e, a sós conosco, dilaceram e pisam, atendendo, sem perceberem, ao nosso burilamento.

E, na mesma pauta, surpreendemos desafetos desencarnados que nos partilham a faixa mental, induzindo-nos à criminalidade em que ainda persistem. Espreitam-nos a estrada, à feição de cúmplices do mal, inconformados com o nosso anseio de reajuste, recompondo, de mil modos diferentes, as ciladas de sombra em que venhamos a cair, para reabsorver-lhes a ilusão ou a loucura.

Recebe, pois, os irmãos do desalinho moral de ontem com espírito de paz e de entendimento.

Acusá-los seria o mesmo que alargar-lhes a ulceração com novos golpes.

Crivá-los de reprimendas expressaria indução lamentável a que se desmereçam ainda mais.

Revidar-lhes a crueldade significaria comprometer-nos em culpas maiores.

Condená-los é o mesmo que amaldiçoar a nós mesmos, de vez que nos acompanham os passos, atraídos pelas nossas imperfeições.

Aceita-lhes injúria e remoque, violência e desprezo, de ânimo sereno, silenciando e servindo. Nem brasa de censura, nem fel de reprovação.

Obsessores visíveis e invisíveis são nossas próprias obras, espinheiros plantados por nossas mãos.

Endereça-lhes, assim, a boa palavra ou o bom pensamento, sempre que preciso, mas não lhes negues paciência e trabalho, amor e sacrifício, porque só a força do exemplo nobre levanta e reedifica, ante o Sol do futuro.

 

 

(Recebido do divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

O Filho Pródigo. Óleo sobre tela de John Macallan Swan

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Macallan_Swan_-_The_Prodigal_Son,_1888.jpg

Judas recebendo trinta moedas de prata por trair Jesus. Mattia Preti. 1640.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mattia_Preti_-_Tribute_Money_-_WGA18400.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/09-01-2018_arquivos/image008.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Izabel Vitusso)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]