Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 25 de outubro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/25-10-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

24-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/24-10-2014.htm

23-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/23-10-2014.htm

22-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/22-10-2014.htm

21-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/21-10-2014.htm

20-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/20-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. IV, 24

Ninguém poderá ver o Reino

de Deus se não nascer de novo

 

 

 

Instruções dos Espíritos

Limites da encarnação

 

     24. Quais os limites da encarnação?

A bem dizer, a encarnação carece de limites precisamente traçados, se tivermos em vista apenas o envoltório que constitui o corpo do Espírito, dado que a materialidade desse envoltório diminui à proporção que o Espírito se purifica. Em certos mundos mais adiantados do que a Terra, já ele é menos compacto, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeito a vicissitudes. Em grau mais elevado, é diáfano e quase fluídico. Vai desmaterializando-se de grau em grau e acaba por se confundir com o perispírito. Conforme o mundo em que é levado a viver, o Espírito reveste o invólucro apropriado à natureza desse mundo.

     O próprio perispírito passa por transformações sucessivas. Torna-se cada vez mais etéreo, até a depuração completa, que é a condição dos puros Espíritos. Se mundos especiais são destinados a Espíritos de grande adiantamento, estes últimos não lhes ficam presos, como nos mundos inferiores. O estado de desprendimento em que se encontram lhes permite ir a toda parte onde os chamem as missões que lhes estejam confiadas.

     Se se considerar do ponto de vista material a encarnação, tal como se verifica na Terra, poder-se-á dizer que ela se limita aos mundos inferiores. Depende, portanto, de o Espírito libertar-se dela mais ou menos rapidamente, trabalhando pela sua purificação.

     Deve também considerar-se que no estado de desencarnado, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito guarda relação com a natureza do mundo a que o liga o grau do seu adiantamento. Assim, na erraticidade, é ele mais ou menos ditoso, livre e esclarecido, conforme está mais ou menos desmaterializado. – São Luís. (Paris, 1859.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Cena do filme Nosso Lar.

Fonte da imagem: http://www.nossolarofilme.com.br/

 

 

Artigo de Divaldo Pereira Franco:

“Voto Consciente”

 

Na coluna “Opinião” do jornal A Tarde em 23-10-2014

 

 

Afirma um brocardo popular que “cada povo tem o governo que merece”. Nos países democráticos, o povo tem governo que elege, considerando-se a liberdade de escolha que é deferida aos seus cidadãos. Dessa forma, o voto é um instrumento de grande significado e de alta responsabilidade para o processo de desenvolvimento da sociedade, para a construção da dignidade social e política, para a conquista ético-moral dos valores humanos. Deve ser usado de maneira consciente, escolhendo-se o indivíduo que possua os recursos valiosos para a desincumbência da função para a qual será eleito.

 

Infelizmente, o nosso povo não é conscientemente politizado, sendo vítima de circunstâncias desfavoráveis ao discernimento, facilmente enganado com promessas mirabolantes, que despertam os interesses egoístas e induzem muitos eleitores não esclarecidos a venderem-no ou trocarem-no por quinquilharias que ambicionam. Sob outras condições, pessoas contrariadas com os maus administradores e os corruptos, procuram vingar-se votando em animais ou em cidadãos totalmente incapazes de conduzir a própria existência, muito menos, a comunidade, e que são facilmente corruptíveis. O que parece um desforço, uma zombaria, termina como fenômeno infeliz para a sociedade, que pagará o tributo do sofrimento, amargando as consequências inditosas desse ato com a ausência dos recursos que dignificam a comunidade.

 

Inconscientes quão perversos, esses administradores não se desincumbem dos deveres que lhes cabem e enriquecem ilicitamente, enquanto o povo padece as injunções da miséria, do abandono, e até mesmo do escárnio. No próximo domingo, após avaliarmos as apresentações dos senhores candidatos ao segundo turno, especialmente para a presidência da república, demos o nosso voto com dignidade e consciência, não levando em conta os debates em torno de calúnias e ameaças, mas em relação aos programas de governo, a fim de podermos desfrutar de um período de desenvolvimento e de plenitude.

 

Divaldo P. Franco


Divaldo Franco escreve na quinta-feira, quinzenalmente.


Achou interessante? passe um e-mail ou ligue para os  nºs  abaixo e comente, isso é muito importante para a permanência da coluna no referido jornal.

Central Telefônica: (71) 3340 - 8500 -            

Redação:   (71) 3340 - 8800

Email - [email protected]

(Recebido em email de Lucas Milagre)

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Coimbra, Portugal

 

23 de outubro de  2014

Em a noite de 23, quinta-feira, Divaldo esteve em Coimbra, Portugal, participando do 3º Movimento Você e a paz, de sua autoria, sob os auspícios do Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec, dirigido por Fernando e Leonor Lobo, dessa cidade.

Iniciou-se uma caminhada pela paz às 18h saindo da sede da Câmara de Vereadores com destino ao Grupo, distante 3 quilômetros.

Na abertura houve uma parte cultural e artística, na qual se apresentou uma criança violinista que, desde os 3 anos de idade, sem mestres, começou a tocar maravilhosamente. Agora com 7 anos e estudando, apresentou duas peças, uma das quais, um trecho (Primavera) das Quatro Estações, de Vivaldi.

Estimulados por uma banda dos Bombeiros, quando todos chegaram ao Grupo, Divaldo e o Presidente da Federação Espírita Portuguesa Engº Vitor Féria, aguardavam. Houve exibição da banda e, de imediato, todos se adentraram na sede da Instituição que comportou quase 400 pessoas.

Às 21h30 houve a parte artística em que o pequenino Fernando apresentou-se mais uma vez, logo seguido por excelente cantor e violonista apresentando música de Coimbra, Fernando Lobo explicou o de que se tratava o Movimento e o seu autor, passando-lhe a palavra.

Divaldo abordou o tema da paz por 50 minutos, explicando a razão do título da campanha, por fundamentar-se essencialmente na transformação moral para melhor do indivíduo, ampliando-se em direção ao mundo. Narrou momentos culminantes nas vidas de Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, apresentando experiências pessoais e encerrou o evento, aplaudido de pé pelo público demoradamente.

Concluída a atividade houve um jantar e os nossos Divaldo e Vitor retornaram ao Hotel às 12h30 da madrugada do dia 24.

 

Vitor Mora Féria

Abraços, Jorge Moehlecke

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Seminário Depressão e obsessão - As duas faces do problema - Inst. Fabiano de Cristo. Salvador, BA

 


(Recebido em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

62ª. Semana Espírita de

Santos, SP

 




Imagem inline 1 Imagem inline 11

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Seminário com Anete Guimarães

Viena, Áustria

Caros Irmãos e Irmãs, Muita Paz!

 

O cartaz estava com 1 numero de cel. errado, consertei e já estou lhe enviando ok?

 

Queridos Amigos e Amigas,

 

Nossa Querida Anete Guimarães estará em Viena na Galeria de Arte NUU para um seminário nesse Domingo dia 26.10.2014 as 14 horas com tradução para o Alemão, Abordando o Tema : ALIANÇA ENTRE CIÊNCIA E RELIGIAO e

Temos um contribuição de 10 euros INCLUSIVE BUFFET, lembrando que os que não puderem contribuir entre em contato conosco ok?  na segunda feira dia 27 as 19 horas na nossa Sede Lustkandlgasse  52/5 1090 Estação U6 Nussdorferstrasse, ENTRADA GRATIS!!!! teremos uma palestra somente COM TEMA LIVRE em Português para atender aos Brasileiros e Portugueses,divulgaremos o tema na semana que vem.

Esse evento conta com a participação e ajuda de todas as casas espíritas da Áustria, são elas: VAK, Seeja Wien, John Huss e Geeak Voralberg - Áustria.

Gostaríamos muito de contar com a sua presença e participação na divulgação,

Aos que vierem de outros países favor nos contactar antecipadamente para uma possível hospedagem a la brasileira :-)

Desde já  muita Paz!

PEÇO QUE DIVULGUEM!

 

Daniela Thorwartl
Spiritistische Lehre Emmanuel

Lustkdlgasse,52/5

1090 - Vienna - Áustria

 

 

(Informação recebida em email de Grupo Emmanuel [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

 

XVII Encontro Estadual de Espiritismo

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Palestra Mensal no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

25/10/2014 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "CUIDAR DO CORPO E DA ALMA"

PALESTRANTE: "DRª. ANNA HELENA ALTIERI NOGUEIRA COBRA"

PARTE MUSICAL: "SIMPLESMENTE ALMAS"

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

http://lelaetcc.wordpress.com

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Palestra com Alda Maria

Jundiaí, SP

 

Site:

http://www.cejoaobatista.org.br/index.html

 

 

(Informação recebida em emails de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]] e  de mackario [[email protected]])

 

 

Confederação Espírita Colombiana no

Facebook

 

https://www.facebook.com/pages/Confederación-Espírita-Colombiana/136264746405910

 

 

 

 

 

Conferências espíritas disponíveis nos sites abaixo

 

Bonsoir,

 

Plusieurs conférences sont disponibles  sur le site suivant :

 

http://vimeo.com/regardspirite

 

Il y a aussi la radio Kardec, où vous pouvez télécharger aussi des conférences pour écouter quand vous avez le temps.

 

http://radiokardec.lmsf.org/

 

Bonne écoute

 

--
Anabela Reinata

CESAK, asbl

 

 

*************

 

 

 

boa noite,

 

 

Várias conferências estão disponíveis no seguinte site:

 

 

http://vimeo.com/regardspirite 

 

 

Há também a rádio Kardec, onde você também pode fazer download de palestras para ouvir quando você tiver tempo.

 

 

http://radiokardec.lmsf.org/ 

 

 

escuta feliz

 

 

 

-

Anabela Reinata

 

Cesak, vzw

 

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]], Bruxelas, Bélgica)

 

 

Artigo: Vamos aumentar essa marolinha?

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

Devido a vários fatores, inclusive a polarização eleitoral entre dois partidos majoritariamente preferidos pela população, tomamos ciência de uma enorme onda de ódio envolvendo quase que completamente a nação brasileira. Essa onda, que chegou a causar surpresa no exterior, com alguns jornalistas dedicando-se ao assunto, quase se transformou em um tsunami.

Quais os fatores que estão na base desse fenômeno? Podemos elencar um possível conjunto de fatores, mas claro, somente uma análise sociológica aprofundada pode dar conta de explicar esse acontecimento. A mídia engajada com determinadas ideologias, desejosa de ver “o circo pegar fogo”, ações orquestrada de alguns políticos na ânsia de aumentar suas bancadas compromissadas com o fundamentalismo político-religioso e, além disso, muita gente se permitindo a reproduzir o ódio, inclusive entre os próprios familiares, são a face visível desse iceberg.

Felizmente parte da rede social, alguns jornalistas demonstrando maior equilíbrio emocional, pessoas anônimas e, talvez, quem sabe, Ismael e toda sua equipe, entraram em ação remediativa. Textos bem elaborados brotaram repentinamente apaziguando, esclarecendo e mostrando que a discussão é inerente da democracia, porém não o e, a pecha de que aquele que pensa diferente é menos inteligente, está mal intencionado ou é incapaz de fazer escolhas. Recebi vários textos com teor semelhante ao que estou dizendo aqui. Repassei quase todos para amigos e conhecidos. De alguns recebi retorno agradecendo porque “estavam se escondendo”, tiveram problemas com familiares e se sentiam desorientados.

Claro que a onda de ódio ainda não foi aplacada, mas a marolinha de paz pode ser aumentada. Há três dias, as duas lojas de esportes, do Palmeiras e do Corinthians, colocaram em suas placas que o outro time não é inimigo, mas apenas um adversário durante o jogo. Na mesma ocasião, um grupo de jovens se organizou para limpar a cidade dos “santinhos”, em benefício de todos. Com esses acontecimentos me dei conta da marolinha de paz. Nós, espíritas, podemos fazer nossa parte ingressando nesse trabalho de apaziguamento, evitando o proselitismo político junto às pessoas que se definiram em suas escolhas e não demonstram abertura para conversar sobre esse tema. Não podemos nos esquecer da oração e do cultivo da esperança, lembrando que ódio e amor se opõem. Portanto, se a marolinha de paz aumentar, a onda de ódio irá arrefecendo.

 

Pássaros ao sol no leito do Rio Adige, Verona, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Ciúme destruidor

 

 

A vida de Ana se tornara muito ruim, desde o momento em que começara a desconfiar que Artur, seu marido, tinha outra mulher.

Ana olhava para ele e se sentia traída. Toda vez que Artur chegava atrasado do trabalho, mesmo que dissesse que fora o trânsito complicado ou uma reunião de última hora, ela pensava: Demorou por causa da outra. Devem ter se encontrado hoje. Por isso se atrasou.

A paz do lar ficou comprometida. Ele chegava cansado, ela estava mal-humorada e procurava todos os motivos para reclamar.

Por vezes, ela surpreendia Artur dispersivo. O pensamento distante. Era o suficiente para pensar consigo mesma: Olhe só como está pensativo! Aposto que está pensando nela.

Finalmente, um dia, ela resolveu seguir o marido para o surpreender.

Esperou-o na saída do trabalho. Ele pegou o carro, andou algumas quadras e parou na floricultura. Ela viu quando ele escolheu as maravilhosas flores e saiu carregando-as com carinho.

Mau caráter, pensou ela. Gastando com outra.

Aquilo a deixou de tal forma desconcertada, que começou a chorar. Foi para casa e se jogou na cama.

Chorou muito.

Pouco depois, ela ouviu a porta abrir e seu marido chegar. Escutou os passos dele na escada, subindo até o quarto do casal, onde ela estava.

Mal o viu adentrar o quarto, ela se sentou na cama, os olhos vermelhos de chorar, os cabelos em desalinho e desabafou:

Eu vi tudo. Você não pode negar. Comprou flores para ela. Rosas vermelhas maravilhosas. Você me traiu. Traiu o nosso amor.

Alterada, ela se levantou e avançou na direção dele. Para sua surpresa, verificou que ele trazia nas mãos o lindo ramalhete de rosas vermelhas.

Um pouco chateado, estendendo o ramalhete para ela, ele falou:

Ana, hoje é dia do nosso aniversário de casamento. Você não lembrou?

*   *   *

O ciúme cria quadros exagerados, fomentando desconfiança. Atestado de insegurança, destrói o relacionamento pelo clima de tensão que cria a todo momento.

Cultivador da infelicidade, o ciúme altera a correta visão dos fatos, aumentando a importância de pequenos atrasos, desejos não atendidos, esquecimentos de datas e compromissos a dois.

Criando azedume, envenena a alma e desassossega o pensamento.

Colocando óculos escuros na visão mental, tudo faz parecer sombrio, devastador.

Uma distração é tida à conta de desinteresse. O atraso para um encontro é considerado desrespeito.

Fora da realidade sempre, o ciúme provoca cenas desastrosas e desgastantes, em situações onde uma leve indagação ou uma conversa a dois, com toda a certeza, resolveria.

*   *   *

Nunca deixemos que o ciúme nos atormente. Ele é o responsável pela devastação de corações e de lares.

Se nos sentimos inseguros, fortifiquemos a relação a dois com diálogos mais profundos, com saídas para um passeio ao luar ou um final de semana a sós.

Se o outro estiver, verdadeiramente, permitindo que a relação esfrie, que o amor amorne, providenciemos o melhor para o estreitamento dos laços afetivos, guardando a certeza de que é nos pequenos gestos que a relação se fortalece.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 48, 
do livro 
Para que minha vida se transforme, v. 1, de 
Maria Salete e Wilma Ruggeri, ed. Verus.
Em 24.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Floricultura em via pública na cidade do  Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]