Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 08 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/08-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/06-05-2015.htm

05-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/05-05-2015.htm

04-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/04-05-2015.htm

01-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015.htm

30-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/30-04-2015.htm

 

 

    

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  20-21

Coletânea de preces espíritas

 

 

Para pedir a força de resistir a uma tentação

 

     20. Prefácio. Duas origens pode ter qualquer pensamento mau: a própria imperfeição de nossa alma, ou uma funesta influência que sobre ela se exerça. Neste último caso, há sempre indício de uma fraqueza que nos sujeita a receber essa influência; há, por conseguinte, indício de uma alma imperfeita. De sorte que aquele que venha a falir não poderá invocar por escusa a influência de um Espírito estranho, visto que esse Espírito não o teria arrastado ao mal, se o considerasse inacessível à sedução.

     Quando surge em nós um mau pensamento, podemos, pois, imaginar um Espírito maléfico a nos atrair para o mal, mas a cuja atração podemos ceder ou resistir, como se se tratara das solicitações de uma pessoa viva. Devemos, ao mesmo tempo, imaginar que, por seu lado, o nosso anjo guardião, ou Espírito protetor, combate em nós a má influência e espera com ansiedade a decisão que tomemos. A nossa hesitação em praticar o mal é a voz do Espírito bom, a se fazer ouvir pela nossa consciência.

     Reconhece-se que um pensamento é mau, quando se afasta da caridade, que constitui a base da verdadeira moral, quando tem por princípio o orgulho, a vaidade, ou o egoísmo; quando a sua realização pode causar qualquer prejuízo a outrem; quando, enfim, nos induz a fazer aos outros o que não quereríamos que nos fizessem. (Cap. XXVIII, item 15; cap. XV,

item 10.)

     21. Prece. – Deus Todo-Poderoso, não me deixes sucumbir à tentação que me impele a falir. Espíritos benfazejos, que me protegeis, afastai de mim este mau pensamento e dai-me a força de resistir à sugestão do mal. Se eu sucumbir, merecerei expiar a minha falta nesta vida e na outra, porque tenho a liberdade de escolher.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

 

Santo Antão do Deserto e São Paulo de Tebas. Óleo sobre tela de Diego Velázquez.

Imagem/fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Diego_Vel%C3%A1zquez_010.jpg

 

 

Desencarna, em Campinas, a

ex-presidente do Centro Espírita Allan Kardec

 

 Daisy Jurgensen Machado se tornou um dos pilares da Instituição

d. Daisy Jurgensen Machado

 

Aos 91 anos de idade e 73 anos de intensa dedicação ao trabalho voluntário junto ao Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) e suas obras sociais, Daisy Jurgensen Machado retornou à pátria espiritual nesta quarta-feira, 6 de maio.

D. Daisy, como era conhecida pelos frequentadores, chegou ao CEAK ainda jovem, com apenas 18 anos, e se tornou um dos pilares da Casa. Entre tantas atividades que realizou, trabalhou na livraria, deu aulas, cuidou de crianças, atendeu doentes, dirigiu a mocidade, coordenou obras, presidiu o CEAK por décadas e aprendeu como poucos a arte de conversar com os espíritos.

Sua vida se confunde com a própria história da instituição. Fortemente movida pelo ideal, vivenciando o Espiritismo em toda a sua plenitude, D. Daisy representa um manancial de conhecimento teórico e prático da Doutrina. Entre suas obras publicadas estão “Léon Denis e o Congresso Espírita de 1925” e “Acolhimento Fraterno na Casa Espirita”, ambas da Editora Allan Kardec, sendo esta última, fruto de grande experiência no atendimento àqueles que chegam à Casa Espírita.

D. Daisy leva consigo uma bagagem repleta de realizações no bem, a gratidão e o carinho de todos os frequentadores e amigos do CEAK. 

 

(Texto elaborado pela USE/Campinas e enviado por Ana Maria Checchinato [[email protected]])

 

 

Especialmente à mulher

 

Emmanuel – Chico Xavier

          Homem e mulher guardam idênticos direitos perante as Leis da Vida.

          E ambos, análogas características de imortalidade; os mesmos atributos do espírito eterno.

          Entretanto, a Sabedoria da Criação entregou à mulher as chaves da vida. Com ela, a repetição do berço, nos prodígios do renascimento.

          O homem dominará a natureza, erguerá impérios, influenciará povos ou marcará época; no entanto a humanização de tudo isso pertence à mulher que o embala nos vínculos de sua própria renovação.

          Por muito poderosos hajam sido os conquistadores da Terra, no passado e no presente, e por mais cultos os filósofos que traçam as diretrizes da cultura humana, de nenhum deles a vida suprimiu a necessidade das entranhas femininas para que se lhes gerasse a existência; e ainda agora, quando a ciência do mundo se dispõe a intervir nos processos da reencarnação, procurando nova nidação dos recursos genéticos, a favor da gestação em proveta criadora, nenhum sistema de sublimação espiritual pode substituir a assistência materna, no trabalho do renascimento físico, porque unicamente o amor é a luz da civilização, conduzindo-a para a integração com Deus.

          Se te encontras na experiência feminina, ante os impositivos da evolução, é natural te compreendas, no mesmo nível do homem relativamente à cultura e à inteligência, com a mesma segurança de competência. Mas para a demonstração disso, não busques os pontos de vivência em que a maioria dos homens falhou tantas vezes.

          Para te mostrares tão eficiente quanto os melhores companheiros da Terra, não é necessário desças aos precipícios a que tantos se arrojaram na própria imprevidência.

          Recorda que podes ombrear com todos eles em matéria de trabalho e habilitação, entendimento e responsabilidade, mas é preciso pensar que Deus não confiou aos homens os dons que te concedeu na perpetuação da vida e no sustento do amor.

 

Livro: Caminhos de Volta – Emmanuel – Chico Xavier

 

(Texto recebido em email de Seara Espirita [[email protected]])

 

d. Daisy Jurgensen Machado

Ex-presidente do CEAK – Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas desencarnada aos 6 de maio de 2015.

Vide a informação na noticia anterior.

 

 

X Semana Espírita de

Foz do Iguaçu e região, PR

 

                Caros amigos:

                Muita Paz!

 

            Fazendo parte das comemorações dos 150 Anos do lançamento do notável livro: “O Céu e o Inferno” (1865-2015), de Allan Kardec, a 13ª URE - União Regional Espírita, que é a união de onze Centros Espíritas (CE) federados, que estão na região de Sta. Terezinha de Itaipu (1 CE), Foz do Iguaçu (7), São Miguel do Iguaçu (1), Medianeira (1) e Sta. Helena (1), promoverá a X edição da Semana Espírita de Foz/PR e região.

 

            O magno evento começará no próximo domingo, 10 de maio (Dia das Mães), às 20 horas, continuará durante toda a semana (em Foz e em STI) e concluirá no sábado, 16 de maio de 2015, também às 20h, conforme a programação detalhada no CARTAZ ANEXO.

 

Tristeza, depressão e suicídio à luz do Espiritismo

A conferência de encerramento do dia 16/05 será nas instalações do Teatro Elias Hauagge - Centro Universitário UDC (Rua Castelo Branco, 349 - Centro de Foz do Iguaçu), com entrada franca, e estará a cargo do psicólogo, professor e escritor espírita Marlon Reikdal, com o importantíssimo tema: Tristeza, Depressão e Suicídio, três das mais graves doenças do nosso século.

O psicólogo Marlon Reikdal é palestrante e colaborador da FEP - Federação Espírita do Paraná e da Associação Médico-Espírita do Paraná. Espírita desde a infância, Marlon é palestrante desde os 13 anos de idade. É o atual vice-presidente da União Regional Espírita Metropolitana Oeste e coordenador de estudos e atividades mediúnicas na Sociedade Espírita Cláudio Reis, de Curitiba/PR.

           Marlon Reikdal é membro do Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis, vinculado à Mansão do Caminho (de Salvador/BA), Entidade espírita de benemerência dirigida pelo tribuno, educador e médium Divaldo Pereira Franco. Juntamente com o orador espiritista Divaldo Franco, com o Espírito Joanna de Ângelis (Guia espiritual do médium baiano) e demais membros do referido Núcleo, Marlon publicou dois livros sobre o tema psicológico-espírita: “Refletindo a Alma” (2011) e “Espelhos da Alma” (2014).

 

Entrada livre e gratuita

Todas as palestras espíritas da X Semana Espírita estão abertas ao grande público e têm entrada livre e gratuita.

Em cada uma delas serão vendidos, a preços módicos, livros espiritistas dos autores mais renomados do Espiritismo: Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Yvonne do Amaral Pereira, Gabriel Delanne, Léon Denis, Camille Flammarion, Ernesto Bozzano, Zêus Wantuil, Martins Peralva etc.

As demais palestras da Semana Espírita encontram-se também detalhadas no cartaz anexo, onde podem ser consultados os respectivos temas, locais, dias, horários e palestrantes, evento anual que vale a pena conferir e prestigiar.

 

Em STI: palestra na segunda-feira, 11 de maio

 

Em Sta. Terezinha de Itaipu - STI, e fazendo também parte da X Semana Espírita, acontecerá, na segunda-feira, 11 de maio, às 20h30, a palestra de Márcia Edith de Souza Pinto (membro do CEPAC), quem abordará o interessante assunto: “Exemplos da situação da alma depois da morte”, com base na 2ª Parte da Obra homenageada O Céu e o Inferno, do emérito Codificador Allan Kardec (1804-1869), que trata dos diversos casos e exemplos de Espíritos que se comunicaram com o Codificador da Doutrina Espírita, após a morte física, contando o seu estado espiritual após a desencarnação. O resumo da palestra é o seguinte:

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC – Tema: EXEMPLOS DA SITUAÇÃO DA ALMA DEPOIS DA MORTE.

 

Expositora: Márcia Edith de Souza Pinto. Data: 11/05/2015 (segunda-feira), às 20h30.

           

            Rua: Padre Bernardo, 1444 - Centro – STI (ao lado do Bosque dos Pioneiros).

 

 

           Sejam todos muito bem-vindos à X Semana Espírita de Foz e região, um dos eventos anuais mais importantes do Movimento Espírita regional, promovido pela 13ª URE e com apoio da FEP.

 

 

Enrique Eliseo Baldovino

 Deptº. Difusão do CEAK

 

 

 

(Informação em email de Enrique Eliseo Baldovino)

 

 

Seminário com Roosevelt Andolphato Tiago em

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

Palestra no Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

Fraternidade Convida - Palestra "Tempo e Nós"

 

 

Fraternidade Terceiro Milênio convida: 

Palestra : Tempo e nós

Tempo realidade eterna ou criação da mente encarnada?

Sentimo-nos correndo, o tempo todo, mas atrás exatamente do que?

 

Palestrante: Antenor de Morais

 

Data: 22/05/2015, ás 20:00 horas

Local: Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101, Jabaquara  (próximo estação do metrô terminal Jabaquara) - SP. Tel.: 5012-5837

 

Colaboração:  Molho de tomate.

 

Convide amigos e familiares.

 

Até lá.

 

 

(Informação recebida em emails de Josy Almeida [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Grupo Espírita Amor e Caridade

José Bonifácio, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

Transmissão ao vivo pelo site da FEBTV, canal Pré Fecep 2015

Franca, SP

 

 


​Pré-Fecef - Festival de Música Espírita para Franca e região.

Dia 09 de maio de 2015, sábado, 20h.

R$ 5,00.

Teatro Judas Iscariotes.

Rua José Marques Garcia, 395.

Franca-SP.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

"5º Festival de Cinema Transcendental''

Brasília, DF

 

Última semana para se inscrever na Mostra Competitiva de Curtas

Ingressos para as sessões do 5º Festival de Cinema Transcendental já podem ser trocados nos locais que apoiam a iniciativa. Alimentos arrecadados serão doados.

 

As inscrições para Mostra Competitiva de Curtas do 5º Festival de Cinema Transcendental vão até o dia 10 de Maio. Os filmes serão exibidos durante o festival, entre os dias 20 e 23 de Maio, no Cine Brasília. A lista de curtas-metragens escolhidos será divulgada no dia 15.

Esta semana também começa a troca de alimentos não perecíveis por ingressos, nas lojas que apoiam o festival (cada entrada é trocada por dois quilos). Os mantimentos serão doados a instituições de caridade. Nas últimas edições do evento foram arrecadadas cerca de 8 toneladas, este ano os organizadores pretendem bater o recorde, conseguindo 2,5t de uma vez.

 

O evento

Coordenado pelo produtor audiovisual Lucas de Pádua, o Festival tem o objetivo de contrapor a temática pesada e muitas vezes negativa do cinema tradicional com obras da sétima arte focadas em mensagens de paz e união, independente de religião, todas elas têm espaço dentro da programação. “Queremos atingir a todos, independentemente do credo”, afirma Lucas. Segundo Lucas, um dos principais motivadores para realização do Festival é justamente viabilizar uma experiência mais positiva no cinema, levando mensagens de reflexão e paz. 

Uma extensão deste processo é o trabalho social: os ingressos não são vendidos, são trocados por alimentos, posteriormente doados a instituições de caridade. “Somando as quatro edições já foram arrecadadas mais de oito toneladas de alimentos, para a quinta edição temos a meta de 2,5 toneladas, para este total queremos colocar uma média de 500 pessoas por filme”, explica o produtor.

 

Mostra Competitiva de Curta Metragem

Para a Mostra Competitiva de Curta Metragem serão aceitos vídeos finalizados a qualquer data, com até 25min de duração, nas categorias Ficção e Documentário e, realizados nos formatos digital ou 35mm, exigindo-se, de cada realizador, cópia em DVD que será enviada à coordenação do evento para a pré-seleção até o dia 10 de Maio de 2015. Da Mostra Competitiva de Curta Metragem poderão participar realizadores nascidos no Brasil, naturalizados ou residentes no país há mais de 02 anos em situação legal. Cada diretor poderá inscrever até 3 (três) vídeos para a Pré-Seleção da Mostra Competitiva de Curta Metragem, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. Os trabalhos inscritos deverão estar acompanhados de fotos, release, cartazes, currículo do realizador, roteiro e outros dados importantes para a formatação do catálogo do Festival e para a divulgação dos mesmos na imprensa. Cada concorrente deverá enviar, juntamente com o(s) trabalho(s), a ficha de inscrição preenchida, que poderá ser encontrada no site http://www.cinematranscendental.com.br.

Os vídeos e dados de Identificação deverão ser enviados até o dia 10 de Maio de 2015 (data de postagem) para:
Lar dos Velhinhos Maria Madalena - Aos cuidados de Claiton de Freitas (diretoria) -  SMPW, Quadra 03 AE 1 e 2 Park Way - Cep: 71.735-090 - Brasília - DF

As cópias em DVD inscritas estão automaticamente autorizadas a serem veiculadas, em no máximo 1/3 de sua duração, em campanhas de divulgação do evento. A Comissão Organizadora indicará os membros que comporão o Júri de Pré-Seleção (Comissão de Seleção) e o Júri Oficial (Comissão Julgadora) da Mostra Competitiva de Curta Metragem, os quais serão escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no campo audiovisual, envolvidas principalmente com vídeo e cinema. Os premiados, escolhidos pelo Júri Oficial e Júri Popular, receberão o TROFÉU LUZ. A premiação, que acontecerá no dia 23 de Maio de 2015sábado, em Brasília, se dará nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Direção, Melhor Roteiro. Os espectadores presentes ao evento escolherão o Melhor Curta do Júri Popular, dentro da Mostra Competitiva.

 

Sinopses e informações sobre os filmes da programação oficial

Nos passos do Mestre (documentário, 2014), de André Marouço: Um documentário que vai te fazer compreender toda a sabedoria do maior pedagogo, médico, filósofo e pacifista do mundo: Jesus Cristo!

https://www.facebook.com/DocNosPassosDoMestre

 

Frei Galvão, o Arquiteto da Luz (documentário, 2013, 70 min.)roteiro e direção de Malcolm Forest: documentário sobre o primeiro santo brasileiro. Um filme sobre a história, os milagres e a obra de Santo Frei Galvão.

http://arquitetodaluz.com.br/

 

Happy, the movie (documentário, 2011, USA, 73 min.), escrito e dirigido por Roko Belic: Dinheiro faz você feliz? Crianças e família, fazem? E Seu trabalho? Você vive em um mundo que valoriza e promove a felicidade e bem-estar? Estamos no meio de uma revolução da felicidade? Roko Belic, diretor do filme "Genghis Blues", nomeado ao Oscar®, traz-nos um filme que se propõe a responder a estas perguntas e muito mais.

http://www.thehappymovie.com/

 

Povo dourado somos todos nós (documentário, Brasil, 63min), dirigido por Cecilia Engels, Daniela Perente e Felipe Kurc: experiência multicultural que teve como ponte um Mito Tupi-Guarani. Além da curiosidade de saber como um mito indígena brasileiro seria representado por uma cultura alemã, queríamos compreender como seria a interação entre os jovens de cultura tão distintas.

http://opovodourado.wix.com/opovodourado#!sobre-nos/c1sux

 

Data Limite Segundo Chico Xavier (documentário, 2014, 63 min.), direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fabio Medeiros: Baseado nas revelações do médium mineiro no Programa Pinga Fogo, da TV Tupi; posteriormente reafirmadas à seu amigo Geraldo Lemos. http://datalimite.com/

 

 Locais para troca por ingressos:

 

Cine Brasília
EQS 106/107 (Asa Sul)

Fone: 061 3244-1660
http://www.cultura.df.gov.br/

Cult Vídeo
Loja 215 Sul - CLS 215 BL. B Loja 03 - Asa Sul
Fone: 061 3346 0222
http://www.cultvideo.com.br

Comunhão Espírita de Brasília
Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27 (11h ás 22h)
Fone: 061 3225 2505
http://www.comunhaoespirita.org.br/

Legião da Boa Vontade
Templo da Boa Vontade
SGAS 915 - Lotes 75 e 76
Fone: 061 - 3114 1070
http://www.lbv.org/

 

Livraria Paulinas

SCS - Q.05 Bloco C - Lojas 18/22 - Centro 
Fone: 061 3225-9595
Horário de funcionamento: 
Segunda à Sexta: das 9:00 às 18:00
Sábado das 9:00 às 12:30

https://www.paulinas.org.br/brasilia/

  

Programação

 

20 DE MAIO - QUARTA-FEIRA - 19H ABERTURA - Nos Passos do Mestre - 100 min - Dirigido por André Marouço

 

21 DE MAIO - QUINTA-FEIRA - 19H - Frei Galvão, o Arquiteto da Luz - 70 min - Roteiro e Direção de Malcolm Forest;

 

22 DE MAIO - SEXTA-FEIRA - 19H – Happy, the movie - 73 min - Escrito e Dirigido por Roko Belice,

 

23 DE MAIO - SÁBADO - 15H - Povo dourado somos todos nós - 1h03 - dirigido por Cecilia Engels, Daniela Perente e Felipe Kurc.

 

23 DE MAIO - SÁBADO - 19H ENCERRAMENTO - Data limite segundo Chico Xavier - 63 min - Direção de Rebeca Casagrande, Juliano Pozati e Fabio Medeiros;

 

Serviço:
5º Festival de Cinema Transcendental 
Brasília (DF) - De 20 a 23 de Maio de 2015.
Local: Cine Brasília EQS 106/107 (Asa Sul)

 

Horário: 19h (exceto sábado 25/5, que serão duas sessões – 15h e 19h)

 

Ingresso: 2kg de alimento não perecível

 

Informações ao público: (61) 8288-2725 (Claiton de Freitas) –

 

Censura Livre


 
www.cinematranscendental.com.br

 

Assessoria de Imprensa:

Marcos Linhares – 61 8405-8290

Vítor Fernz – 61 9200-7710

Gustavo Cordeiro – 61 8146-2676

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Atenção

Novo evento Homenagem a Divaldo Franco

Londres, Reino Unido

 

Prezado Ismael

A BUSS cancelou o aluguel do local para 600 pessoas no Centro de Londres. BUSS manterá um evento dia 20 de Maio, em Londres, no salão para 250 pessoas, no mesmo endereço: 235, Shaftesbury Avenue, WC2H 8EP - London. (quase na New Oxford Street, entre Holborn Station e Tottenham Court Road Station) (acompanhem a novidade pelo website: www.buss.org.uk   ou  facebook:  https://www.facebook.com/UK.BUSS

Aproveitaremos a ocasião do dia 20 de Maio, para nos unirmos e orarmos para amenizar as dores no mundo, por Divaldo Franco, sua pronta recuperação que será em breve. Na programação, estamos pensando em termos música ao piano; parte do filme legendado com Inglês - DIVALDO FRANCO HUMANISTA de Oceano Vieira de Melo produzido pela DVD Versatil-Video Spirite, palestra com Anne Sinclair - Divaldo Franco - 30 anos de visitas ao Reino Unido; (Anne Sinclair é a interprete de Divaldo em língua inglesa), palestra de Janet Duncan, etc. Montaremos uma banca de livros da LEAL Editora-Divaldo Franco, a preços super-super-super promocionais neste dia (acabamos de receber da Mansão do Caminho)...serão momentos de luz, de alegria pela VIDA. Manteremos a mesma programação cancelada, para a futura visita a UK, de nosso Divaldo Franco.

Façamos de nossos dias, horas de vivencias com amor, renúncia e consideração. A nossa parte é hoje - amanhã a Deus pertence. 
Ismael, em poucos dias enviarei o cartaz do novo evento. Sempre grata pela divulgação. Elsa Rossi



​.

Kind Regards

Elsa Rossi

BUSS Chairperson

"Let us approach and understand each other, thus becoming united." - Bezerra de Menezes.

This is a message from the British Union of Spiritist Societies:  If you received this in error, please contact the sender immediately and delete the material from any computer.

 

BUSS is a Registered Charity in England and Wales No. 1136512

Subscription to BUSS News & Events:  http://bit.ly/BUSSmail

https://twitter.com/ukbuss

Image result for facebookhttps://www.facebook.com/UK.BUSS

 

(Informações recebidas em email de BUSS British Union of Spiritist Societies [[email protected]])

 

 

 

 

Prossegue a programação de palestras com Adriano Marques no

Japão

 

(Informação recebida em email de Cláudio Palermo)

 

 

Informações da Coluna Espírita do

Diário de Taubaté

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Leia o jornal Espírita de Uberaba e veja o cartaz da

Reunião Lítero Musical. Uberaba, MG

 

Você pode ler o Jornal nos sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba.

Segue também anexo o cartaz da Reunião Lítero Musical Doutrinária da UMEU do mês de maio.

Pedimos ainda que nos ajudem na divulgação.

 

Luiz Carlos de Souza

Telefone: (34) 9969-7191

E-mail: [email protected]

Sites: www.jornalespiritadeuberaba.com.br ou www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba I e Jornal Espírita de Uberaba II

 

 

********************************

 

 

 

 

 

Leia o jornal Caminheiros da Luz. Acesse no link abaixo

Osvaldo Cruz, SP

 

 

Amigos,

 

nosso boletim do mês de maio-2015 já está disponível

 

Enviamos em anexo.

 

Também se pode baixar em nosso blog:

 

http://caminheirosdaluz.wordpress.com

 

divulgem.

 

Edson Luis

Osvaldo Cruz-SP

 

 

 

 

Leia o jornal “Mensageiro Estrela” on line clicando nos links abaixo

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Maio de 2015 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do OneDrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

 

Jornal Terceiro Milênio da USE-ASSIS

 

Solicite via email para:

[email protected]

ou

[email protected]

 

 

 

 

Quando fala o amor

 

 

Meg não chorou quando o médico lhe disse que sua filha Kristi era portadora de uma deficiência mental.

Não chorou naquele momento, nem nos meses que se seguiram.

Quando Kristi tinha idade para ir à escola, Meg a matriculou no jardim de infância do colégio do seu bairro.

Ela estava com sete anos.

Meg ficou na escola, naquele primeiro dia, vendo sua Kristi numa sala cheia de crianças de cinco anos de idade.

E viu sua filha passar horas e horas brincando sozinha, uma criança diferente entre outras vinte.

Mas nenhuma lágrima saiu de seus olhos.

Com o tempo, algumas coisas positivas começaram a acontecer entre Kristi e seus colegas de escola.

Quando eles se vangloriavam de suas proezas, sempre tinham o cuidado de também a elogiar.

Kristi escreveu todas as palavras certas, hoje. – Diziam.

Os avanços de Kristi eram registrados pela turma, com entusiasmo.

Foi no segundo ano na escola que Kristi precisou enfrentar sua experiência mais desafiante. O grande evento do final do ano era uma competição em atividades de educação física.

Kristi estava muito atrás da turma em coordenação motora. No dia do evento, ela fingiu estar doente.

Meg quase teve vontade de deixá-la em casa. Mas, consciente da importância da filha vencer o medo, a colocou no ônibus da escola.

Depois, foi assistir a competição. Sentada no meio dos outros pais, sentia seu coração bater forte.

Quando chegou a vez de Kristi, Meg entendeu o que a preocupava. A classe estava dividida em times de revezamento. Com suas reações lentas e hesitantes, Kristi iria, com certeza, prejudicar o seu time.

A apresentação foi correndo bem, até chegar a hora da corrida de sacos. Cada criança tinha que entrar em um saco na linha de partida, pular até a linha de chegada, fazer o caminho de volta e sair do saco.

Meg observou a filha de pé, perto do fim da sua fila. Estava visivelmente assustada.

Entretanto, quando se aproximou o momento dela participar da corrida, algo inesperado aconteceu. Uma troca de lugares, em seu time.

O menino mais alto da fila foi para trás de Kristi e a segurou pela cintura. Dois outros meninos ficaram um pouco à frente.

Quando chegou a vez dela, aqueles dois meninos pegaram o saco vazio e o abriram. O menino mais alto suspendeu Kristi e a colocou suavemente dentro do saco.

Uma menina à frente de Kristi a pegou pela mão e a sustentou brevemente, até perceber que ela recuperara o equilíbrio.

E, então, lá se foi ela, pulando, sorridente e orgulhosa.

Em meio às aclamações dos professores, os gritos dos colegas e pais dos alunos, Meg se afastou lentamente.

Agradeceu a Deus por aquelas pessoas calorosas e compreensivas que tinham tornado possível para sua filha deficiente agir como os seus semelhantes.

E, de emoção, pura emoção, Meg finalmente chorou.

*   *   *

O amor não se deixa impressionar pela aparência física ou pelos atributos pessoais de outrem.

Desdobra-se na convivência com as pessoas, jamais diminuindo de intensidade, multiplicando-se largamente em todas as direções.

A chama do amor nunca se apaga, porque nunca se consome. Ela se autossustenta com o combustível da alegria em que se expressa.

Envolvente, é suave como um amanhecer e poderoso como a força da própria vida.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O dia em que eu chorei, de Meg Hill, do livroHistórias para aquecer o coração das mulheres, de Jack Canfield, Mark Victor Hamnsen, Jennifer Read Hawthorne e Marci Shimoff, ed. Sextante e no cap. 4 do livro Garimpo de amor, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 7.5.2015.

 

(Copiado do site Feparana)

Crianças brincando. Casa da Caridade. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Respingos Históricos

 

 

 

I

A  história da Palestina é, antes de tudo, a história de um povo sofredor em luta angustiante pela sobrevivência e a paz.

Escravo por longos séculos de egípcios, babilônios e outros povos, mais de uma vez, após esforços ingentes e sanguinolentos, conseguiu a reorganização comunitária em regime teocrático, experimentando quase sempre aflições inomináveis para perder a liberdade logo depois.

Fazendo da defesa da fé espiritual a sua política e da religião o alicerce da vida nacional, viveu sempre em comunidade fechada sob a inspiração do monoteísmo, qual ilha num convulso oceano politeísta.

Aproximadamente no ano 143 a.C., experimentando o jugo do império selêucida (1), que se encontrava, então, em lutas desenfreadas com partos, romanos, egípcios e outros povos. Simão Macabeu libertou a Judéia, fazendo-se eleger, de imediato, em assembléia popular, general e Sumo-Sacerdote, função esta que ficaria retida por hereditariedade na sua família: os asmoneus. (2)

Mais tarde, em 78 a.C., foram conquistadas e adicionadas à Judéia, a Samaria, a Galiléia, a Iduméia, a Transjordânia e outras terras, recuperando a Palestina os seus primitivos limites.

À medida, porém, que aumentavam as dimensões territoriais, diminuía o fervor religioso, enquanto o progresso grego era absorvido pela Casa Asmoniana que, então, passou a sofrer a mais severa restrição e desprezo da classe dos fariseus.

Em 63 a.C., como Pompeu se encontrasse com as legiões no Oriente, vitoriosamente às portas de Damasco, foi convidado pelos Israelitas para um arbitramento entre Hircano II e Aristóbulo II, (3) que disputavam a coroa. O arbitramento foi favorável a Hircano II. Esse fato deu origem à célebre campanha do apaixonado triúnviro contra Aristóbulo II que, inconformado com o resultado do arbitramento, o enfrentou. Perdendo a batalha na Cidade Baixa, refugiou-se o rebelde no Templo, na parte Alta de Jerusalém onde, 3 meses depois, foi vencido.

A vitória de Pompeu custou 12.000 judeus sacrificados e todas as terras dos macabeus, que passaram a pertencer ao Império Romano.

Depois da morte de Crasso, que saqueara a cidade em 54 a.C., novo levante foi afogado em sangue por Longino, que lhe sucedeu no governo da Síria, deportando cerca de 30.000 judeus, que ficaram reduzidos a hilotas (43 a.C). Com a morte de Antipáter, os partos vitoriosos invadiram Jerusalém e fizeram seu títere a Antígono, o último dos macabeus.

Ao mesmo tempo, em Roma, o 2º. Triunvirato se estabelecia, e Marco Antonio e Otávio, tendo nas mãos os destinos do Império, nomearam Herodes, filho de Antipáter, para cingir, então, a coroa de Davi (40 a.C.).

Herodes, com mão de ferro, expulsou os partos, aprisionou Antígono e o entregou a Antônio para ser executado. Logo depois, para fazer-se temido e respeitado, mandou matar todos os judeus que haviam apoiado os invasores.

O esplendor helenista atingiu, em Israel, o período áureo, com Herodes.

Surgiram cidades deslumbrantes; a escultura encontrou guarida em toda parte; Jerusalém se enriqueceu de monumentos e edifícios pomposos; foram erguidos teatros e circo. Introduziram-se as competições de atletismo, os concursos musicais e as lutas de gladiadores.

Em Cesaréia foi construído um porto de mar e valiosas doações foram feitas a Biblo, Rodes, Esparta, Atenas...

Considerando o Templo de Jerusalém construído por Zerubabel, sem o esplendor digno de Israel, mandou Herodes derrubá-lo e no seu lugar fez erguer outro maior e mais imponente.

Dissoluto e ambicioso quanto inclemente, mandou matar quantos projetavam sua sombra sobre a coroa, não poupando a Aristóbulo (acidentalmente morto num banho, e herdeiro legal do trono), nem Mariamne, sua segunda esposa e neta de Hircano II, irmã, portanto, de Aristóbulo. Alguns dos próprios filhos, como Alexandre, pereceram nas mãos dos seus sicários, sendo que a Antipáter, considerado suspeito de conspiração, mandou prender indefinidamente.

Afogou em sangue quantas conspirações foram ensaiadas e o cerco de espiões se fez tão severo que, certo dia, disfarçado, no meio do povo, teria inquirido a um homem sobre o que pensava de Herodes, ao que este respondera: - “Em Jerusalém até os corvos são da polícia”. 

 

II

 

No ano 4 da nossa era, vitimado por hidropisia, febres e úlcera, desencarnou Herodes, ficando a Casa de Israel, por testamento, dividida entre os 3 filhos: Herodes-Filipe II, Herodes-Ântipas e Arquelau.

Antes mesmo que se consumassem as exéquias fúnebres, no Herodium, já Arquelau, moço ambicioso, com 18 anos apenas, subjugava uma sedição, procurando, logo depois, em Roma, o apoio de Augusto, para um governo soberano.

Ântipas, após algumas providências, igualmente viajou à Itália.

Herodes-Filipe II demandou a região norte e ali se estabeleceu com segurança.

Roma, como sempre, através do Imperador, escolheu a melhor política de que se utilizava entre os povos conquistados: as próprias disputas e lutas intestinas que os enfraqueciam. Arquelau foi feito Etnarca da Judéia, Herodes-Ântipas e Herodes-Filipe II, Tetrarcas, cabendo ao primeiro as cidades da Gaulanítida, Traconítida, Batanéia e Panéias, e, ao segundo, a Galiléia, a Peréia, onde ficavam as cidades de Nazaré, Esdrela...

Herodes-Filipe I, o primogênito, neto do Sumo-Sacerdote pelo lado materno, fora radical e definitivamente deserdado. Tentou conseguir a “Mitra branca” e o “peitoral sagrado”, demorando-se, no entanto, como simples sacerdote, enquanto a função ficou retida entre os seus tios-avós.

 

**********

 

O lago de Genesaré era nomeado pelos rabinos como o lugar que “Elohim reservou para a sua exclusiva satisfação”, graças aos encantos de suas margens e às aragens frescas que espalhava. Era natural, pois, que os dois Tetrarcas aí disputassem a primazia para a cidade-capital dos seus domínios. Mais poderoso em armas e dinheiro do que o seu irmão, Ântipas ai mandou levantar a célebre Tiberíades, em homenagem ao Imperador, num sítio onde existira anteriormente um cemitério, o que granjeou dos judeus a animosidade, que a tachavam de “impura”.

Filipe transformou, da mesma forma, a antiga Pânias, aformoseando-a e enriquecendo-a, e denominou-a de “Cesaréia de Filipe”, situada na foz do Jordão com o lago, quase debruçada sobre as águas.

Em Roma, depois de entrevistar-se com o Imperador, Arquelau conseguiu a Samaria, a Iduméia e a Judéia, tendo Jerusalém como capital dos seus domínios, ficando melhormente aquinhoado. Como semelhasse ao genitor em crueldade e astúcia, aumentou os impostos, reconstruiu cidades com o suor e as lágrimas dos súditos. Não atendendo às reiteradas solicitações do povo para que diminuísse a opressão, arrebentou uma insurreição que foi afogada em sangue, crescendo o movimento interno, que passou a objetivar a dominação romana. Notificado o Imperador por uma comissão de judeus prestigiosos, em Roma, da situação calamitosa, em Jerusalém, caiu Arquelau em desgraça, sendo deposto por Augusto, que o obrigou a transferir residência para as Gálias (em Viena) sem ordem de afastar-se dali (ano 6 da nossa era).

Para Jerusalém, foi nomeado, então, um procurador romano.

Como, porém, continuasse a rebelião, os romanos agiram com impiedade, mandando crucificar 2.000 judeus, como coroamento das vitórias alcançadas.

 

**********

Jesus viveu a sua infância como súdito de Herodes-Ântipas.

Ao inicio do seu ministério público, a Palestina se encontrava sob a fiscalização da Síria, cujo legado era Pompônio Flaco e o procurador da Judéia era Pôncio Pilatos, o quinto na série de sucessão.

Do seu palácio em Cesaréia Marítima, o procurador tudo dominava desde “Don a Bethsabé”. (4)

Sob a opressão, Israel apresentava três classes sociais distintas, que se diferenciavam social, política e religiosamente, admitindo diversas seitas outras, entre as quais distinguiu-se pela austeridade dos costumes dos seus membros, cordura e  fraternidade, a dos essênios, que tinha por norma o preceito: “o que é meu é teu”.

Governado pelo Conselho de Anciãos que, constituído por 72 membros, entre os quais o Sumo-Sacerdote, legislava sobre a vida e a morte dos súditos.

Os saduceus (zadokim – nome derivado de Zadok, seu líder e fundador da classe), constituíam a aristocracia feudal, encarregada dos ministérios religiosos, e zelosos observadores da aplicação rigorosa dos códigos da Torah ou Lei,. Invariavelmente ricos, fruíam de consideração e destaque.

Os fariseus  (perushim- separados) eram considerados independentes economicamente, constituindo a classe média; criam-se mais “judeus que os judeus”, sendo os continuadores da severa exigência ortodoxa, na prática religiosa, inicialmente instituída pelos macabeus.

O povo, (Am Há-aretz – “pessoas da terra”) resultado da fusão entre mendigos, tecelões, trabalhadores braçais, artesãos de todas as procedências e pequenos agricultores, reduzidos à extrema miséria pelos impostos exagerados, constituía o denominado “proletariado” (Como em Roma eram chamados os proletários). Este, o povo, era odiado pelas outras classes, sendo que o Am Ha-aretz, detestado, era mesmo perseguido e desdenhado.

Sem qualquer direito, estigmatizado pelo ódio generalizado, os Am Ha-aretz que enchiam os campos e as cidades (Jerusalém rivalizava com Roma, no que diz respeito aos sem trabalho, com a agravante de que em Roma estes recebiam o pão e circo propiciados pelo Imperador, que assim os entretinha e alimentava), se uniram num partido: o dos fanáticos, que mais tarde se dividiu em zelotes e sicários que, insurretos perseguiam os próprios judeus simpatizantes dos romanos, aos quais apunhalavam, ás vezes, na praça pública. Espalhando o terror, conclamavam à rebelião, destruindo, em conseqüência, aldeias e povoados que se negavam segui-los.

Os fariseus, por comodidade, procuravam unir-se aparentemente aos romanos, embora os detestassem, e, por sua vez, fossem detestados.

Roma, através dos seus diversos procuradores, insistia em colocar no Templo de Jerusalém os símbolos do seu poder: a águia dominadora ou a estátua do Imperador, motivando reações sangrentas.

Nesse ínterim, as lutas perderam a aparência política e assumiram caráter religioso, quando Teudas, um misto de Messias e libertador, conduziu o povo ao Jordão e procurou repetir a façanha de Moisés, no Mar Vermelho, gerando uma chacina violenta por parte dos opressores que, inclusive, mataram o pseudo Messias...

Em 66 d.C., irrompeu nova onde de libertação, com poucos resultados, para os judeus. Novamente batidos e derrotados, a paz foi comprada pelo rabino fariseu Jochanan ben Sakkai, ensejando a muitos ricos a salvação. Os pequenos comerciantes, artesãos e “homens da Terra”, porém, inconformados, refugiaram-se no palácio real, que foi saqueado, e lutaram até a destruição total do Templo, em 70, quando Tito mandou matar mais de 600.000 rebeldes em toda a Palestina.

Pelos fins de 132 da nossa era, sob o comando de Simeão Bar Cocheba, que se dizia o Redentor, os judeus tentaram novo levante e foram definitivamente destruídos, morrendo Cocheba, em Bithar. Os romanos mataram mais de 500.000 judeus, destruindo mais de 900 aldeias, descendo o “preço de um israelita, como escravo, a menos do valor de um cavalo”.

Adriano, em todo o Império, proibiu qualquer ato religioso ou civil judeu, e o “povo eleito” sofreu a dispersão dolorosa, passando séculos sem poder recuperar-se do desastre de Bar Cocheba.

Nos sítios de Jerusalém, foi levantada a cidade pagã de Aélia Capitolina, onde predominavam os hábitos e costumes romanos...

Jamais um povo sofreu tão longo e cruel exílio!

 

**********

Nesse clima de ódios de toda a espécie, entre os sofrimentos mais diversos, Jesus disseminou o amor, a liberdade, a paz, conclamando ao Reino de Deus e pregando a “não-violência” até o próprio sacrifício. Sintetizando os objetivos da vida no “amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, fez esse legado de amor, em torrentes luminosas e soberanas.

 

(1) A dinastia dos Selêucidas foi fundada por Seleuco I, na Pérsia, em 312 a.C. Por volta do ano 200 a.C., os selêucidas conquistaram a Síria e os povos circunjacentes quando, então, a Palestina lhe caiu sob o domínio. (Nota da Autora Espiritual)

(2) Esse período foi denominado de 2ª. República Judaica que abrange de 142 a.C. a 70 da nossa era.

(3) Filhos de Salomé Alexandra, que restabeleceu a paz com os fariseus. Mesmo antes da sua morte, seus filhos Hircano II e Aristóbulo II se puseram em renhidas disputas pela sucessão. (Nota da Autora Espiritual)

(4) Para governar esse povo de 2.000.000 de habitantes à época (calculava-se que em Jerusalém viviam 100.000 judeus), Roma mantinha 3.000 homens divididos em 3 coortes de infantaria, 1 ala de cavalaria e auxiliares diversos recrutados entre sírios, samaritanos, gregos e árabes. (Nota da Autora Espiritual)

 

 

Moisés salvo das águas. Óleo sobre tela de Nicolas Antoine Taunay: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nicolas-Antoine_Taunay_03.jpg . Moisés lideraria o êxodo do Egito onde os hebreus foram escravizados por quatro séculos. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Domo da Rocha ou Mesquita de Omar, que fica no quarteirão Muçulmano na Cidade Velha de Jerusalém.

 No local estava fincado o Templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

 

Estátua do imperador  César Augusto. Reinava quando Jesus nasceu na Palestina, uma província romana.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Extensão do Império Romano à época de Jesus. http://mapasbiblicos.blogspot.com.br/2011/03/imperio-romano.html

 

Herodes, O Grande, em pintura de James Tissot.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Paintings_of_Herod_the_Great#/media/File:Herod_tissot.jpg

 

A cidade de Jerusalém vista do Monte das Oliveiras. Foto Ismael Gobbo

Lago de Tiberíades, também conhecido como Mar da Galiléia. É um reservatório de água doce servido pelo

Rio Jordão. Foto Ismael Gobbo

O Salvador encontrado entre os doutores. Obra de William Holman Hunt

Imagem fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Finding_in_the_Temple#mediaviewer/File:William_Holman_Hunt_-_The_Finding_of_the_Saviour_in_the_Temple.jpg

File:Annibale Carracci - The Samaritan Woman at the Well - WGA4446.jpg

Jesus e a mulher samaritana no Poço de Jacó. Óleo sobre tela de Annibale Carracci.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Annibale_Carracci_-_The_Samaritan_Woman_at_the_Well_-_WGA4446.jpg

Cabeça do imperador Tibério César (42 aC – 37 dC).  Sucessor de Augusto governou Roma de  14 a 37 dC.

Durante seu reinado Jesus foi julgado e crucificado em Jerusalém, à época sob  domínio romano.

Museu Britânio, Londres. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]