Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

             

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/17-11-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/16-11-2021.htm

15-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/15-11-2021.htm  

13-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/13-11-2021.htm

12-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/12-11-2021.htm

11-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/11-11-2021.htm

 

 

               

Obrigado, Senhor!...

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Senda para Deus. Lição nº 19. Página 67.

 

Há um século, convidaste Allan Kardec, o apóstolo de teus princípios, à revisão dos ensinamentos e das promessas que dirigiste ao povo, no Sermão da Montanha, e deste-nos "O Evangelho segundo o Espiritismo".

Desejavas que o teu verbo, como outrora, se convertesse em pão de alegria para os filhos da Terra e chamaste-nos à caridade e à fé, para que se nos purificassem as esperanças nas fontes vivas do sentimento!

Mensagens de paz e renovação clarearam o mundo.

Diante das tuas verdades, que se desentranharam da letra, abandonamos os redutos da sombra a que nos recolhíamos, magnetizados por nossas próprias ilusões, e ouvimos-te de novo, a palavra solar de Vida Eterna!...

Agradecemos-te esse livro, em que nos induzes à fraternidade e ao trabalho, à compreensão e à tolerância, arrebatando-nos à influência das trevas, pela certeza de tuas perenes consolações...

Obrigado, Senhor, não somente por nós, que devemos a essas páginas as mais belas aspirações nas tarefas do Cristianismo Redivivo, mas também por aqueles que as transfiguram em bússola salvadora, nos labirintos da obsessão e da delinquência; pelos que as abraçaram, quais âncoras de apoio, em caliginosas noites de tentação e desespero; por aqueles que as consultaram, nos dias de aflição e desalento, aceitando-lhes as diretrizes seguras nas veredas da provação regenerativa; pelos que as transformaram em bálsamo de conforto e paciência, nos momentos de angústia; pelos que ouviram, junto delas, o teu pedido de oração e de amor a bem dos inimigos, esquecendo as afrontas que lhes retalharam os corações; pelos que as apertaram, de encontro ao peito, para não tombarem asfixiados pelo pranto da saudade e da desolação, à frente da morte; e por todos aqueles outros que aprenderam com elas a viver e confiar, servir e desencarnar, bendizendo-te o nome!...

Oh! Jesus! No luminoso centenário de "O Evangelho segundo o Espiritismo", em vão tentamos articular, diante de ti, a nossa gratidão jubilosa!...

Permite, pois, agradeçamos em prece a tua abnegação tutelar e, enlevados ante o Livro Sublime; que te revive a presença entre nós, deixa que te possamos repetir, humildes e reverentes:

- Obrigado, Senhor!...

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Selo alusivo ao Centenário  de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Brasil 1964.

Fonte: https://www.acervodeselos.com.br/2018/01/allan-kardec.html

LEIA NO LINK

 

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo (em língua francesa L'Évangile Selon le Spiritisme) é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec e dos espíritos, foi publicado em Paris em 15 de abril de 1864. É uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano.

Nela são abordados os Evangelhos canônicos sob a óptica da Doutrina Espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.

A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida". (365ª edição da tradução brasileira).

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo

 

Fotografia de Allan Kardec. Acervo  BNF Gallica

Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

 

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (francês: [ʁivɑj]; Lyon, 3 de outubro de 1804Paris, 31 de março de 1869) foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec (francês: [kaʁdɛk]),[1] notabilizou-se como o codificador[nota 1] do espiritismo (neologismo por ele criado).

Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos cuja investigação costumava ser considerada inadequada.[2][3][4]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/28-06-2019_arquivos/image017.jpg

Lião, França, terra natal de Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Foto: Ismael Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/28-06-2019_arquivos/image024.jpg

Teatro romano de Fourvière. Colina de Fourvière. Lião, França. Foto: Ismael Gobbo.

 

 

antigo teatro de Fourvière ( francês : Théâtre antique de Lyon ) é um teatro romano em Lyon , França. Foi construído na colina de Fourvière , que está localizado no centro da cidade romana.

Cronologia

O teatro foi construído em duas etapas: por volta de 15 aC, um teatro com 90 m de diâmetro foi construído ao lado da colina. No início do século 2, a construção final acrescentou um último lugar para o público. O diâmetro é de 108 m e havia assentos para 10.000 pessoas.

Hoje, o teatro é principalmente um local turístico, mas ainda é usado como local cultural. Todos os anos, o festival Nuits de Fourvièreacontece no teatro.

(Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Theatre_of_Fourvi%C3%A8re)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/06-05-2019_arquivos/image014.jpg

Arco do Triunfo. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

DSC07832_0.tmp

No ano de 1855, a convite de Pâtier, Rivail assiste a algumas experiências na casa da Sra. Plainemaison, sita à Rue Grange-Batelière, 18. Rivail, no centro,  impressiona-se com os fenômenos  e começa a estudá-los  a fundo.

Peça teatral: Allan Kardec, o homem universal, dirigida por Ofélia Candill.

 

 

Novos rumos para o Museu Espírita de São Paulo?

 

Em complementação ao conteúdo do artigo "O sonho do Museu Espírita de São Paulo", publicado no GEECX (http://grupochicoxavier.com.br/o-sonho-do-museu-de-sao-paulo/) e no Boletim de Notícias Espíritas (https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/15-11-2021.htm), há fatos novos.

Na manhã do dia 15 de novembro houve a Assembléia Geral Extraordinária da FEB (virtual), tendo na pauta a alienação dos imóveis do Museu Espírita de São Paulo.

Como consta no artigo acima citado, houve a doação deste para a FEB em decorrência do propósito do fundador Paulo Toledo Machado e das negociações com os ex-presidentes da FEB Nestor e Perri, concluindo-se com este último.

Na Assembleia da FEB não foi aceita a proposta assinada por Antonio Cesar Perri de Carvalho com os sócios Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho e anuência de Júlia Nezu, para tirar de pauta a alienação dos imóveis do Museu e negociarem com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo (CCDPE) a transferência do acervo. A proposta não foi aceita e justificaram que manterão o acervo e a Assembleia autorizou para a FEB negociar com construtora a alienação dos três terrenos do Museu, para uma empresa construir um edifício, com direito a futuras salas. Várias nuances foram questionadas por sócios, inclusive pelos signatários da proposta acima citada. No final, apenas votos contrários de Perri, Célia e Flávio. Dirigente da FEB se comprometeu a dialogar com instituições espíritas paulistas.

A proposta de reestudo com anuência do CCDPE foi registrada na Ata, bem como a declaração de voto de Cesar Perri:

"Nessa AGE, no presente cenário apresentado sobre os três imóveis ligados ao Museu Espírita de São Paulo, o meu voto é contrário, porque não foram efetuados diálogos com instituições e lideranças espíritas de São Paulo que estiveram vinculados à criação e funcionamento do Museu e não foi previamente divulgado junto ao mesmo movimento sobre o destino do valioso acervo. Por isso, trouxemos proposta do Centro de Cultura. Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, para assumir tal acervo".

De: http://grupochicoxavier.com.br/novos-rumos-para-o-museu-espirita-de-sao-paulo/

 

 

 

(Informação recebida de Cesar Perri

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Fachada do Museu Espírita de São Paulo

http://grupochicoxavier.com.br/novos-rumos-para-o-museu-espirita-de-sao-paulo/

 

Museu Espírita de São Paulo. Abril, 2013.

http://grupochicoxavier.com.br/novos-rumos-para-o-museu-espirita-de-sao-paulo/

 

 

“Para o alvo” em Vitória da Conquista

 

O tema “Para o alvo” foi desenvolvido em palestra virtual por Antonio Cesar Perri de Carvalho (São Paulo) para o Centro Espírita Francisco de Assis, de Vitória da Conquista (Bahia). O tema se refere a versículo da Epístola aos Filipenses, de Paulo de Tarso. A reunião foi coordenada por Carlos Henrique e Iasmin.

https://www.youtube.com/watch?v=Unu-EDqMhFI

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

 Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Jesus e as “esmolas”:

como doar, a discrição e o valor espiritual real

 

No programa do dia 10 de novembro transmitido pela webTV Rádio Brasil Espírita, de Maceió (Al), Cesar Perri prosseguiu na análise do Sermão da Montanha, focalizando o versículo de Mateus sobre as orientações de Jesus sobre as esmolas, como doar, a discrição e o valor espiritual real. A série “O Evangelho em sua simplicidade” é levada ao ar todas as 4as feiras às 19 horas.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=YWoX2_IgZOY

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

 Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 19 de Novembro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Os que partem... e os que ficam" com a profª Amélia Reis. .Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

RBN Rádio Boa Nova. Podcast Papo Literário

Apresentação de José Damião

 

Acesse:

https://radioboanova.com.br/podcast-papo-literario/

 

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Amor Infinito

Sintonize com a calma

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

 

Clique:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html 

 

 

 

Revista eletrônica semanal  O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Cinema em Casa

Divaldo, o mensageiro da paz

 

                                                                                      

Cinema  em  Casa

 

 

Caso opte, neste fim de semana, pela permanência em casa, então, como laser, sugerimos assistir ao filme abaixo na sessão:

 

 

Cinema em Casa

 

 

Filme:   DIVALDO, O MENSAGEIRO DA PAZ

 

https://youtu.be/CGGu28xBg3w

 

 

Sinopse:                                                                                                                                 

 

Homenagem a Divaldo Pereira Franco,

 

nascido em Feira de Santana - Bahia, aos 05 de maio de 1927 ..............

 

Divaldo Pereira Franco, o mensageiro da paz | Ary Ramos

 

 

Divaldo Pereira Franco – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

Site Progresso espiritual

Acesse no link

 

Prezado companheiro de ideal espírita, paz e contentamento. 

 

FOI CRIADO um site multilíngue para difundir mais intensamente, mundo afora, conhecimentos básicos do Espiritismo como, reencarnação, causa e efeito, vida além da morte, comunicabilidade dos espíritos e muitos outros, apresentando dezenas de pesquisas científicas (inclusive com tecnologias de ponta), fatos comprovados etc.

Esse site é a base da “Campanha dos Porquês”.

Essa Campanha se realiza pela difusão nas redes sociais, de cartazes como o anexo (que contêm a indicação do site).

Para isso, estamos pedindo aos espíritas para difundirem esses cartazes em suas redes sociais o quanto puderem, pois a humanidade está carente desses conhecimentos.

Estaremos criando novos cartazes, com questionamentos os mais diversos, que estarão disponíveis no site, na pág. “Por Quê?”

SITE: https://progressoespiritual.com/

OBS. Se alguém quiser desses cartazes em qualquer outro idioma (em alfabeto latino) basta nos enviar o pedido e os textos traduzidos para: [email protected]

 

Nosso abraço fraterno, com pedido para colaborar com essa Campanha, divulgando-a.

 

Saara Nousiainen

Maininkitie 8 A 1 – Espoo-Finlândia

 

 

 

(Informação recebida em email de Saara Nousiainen [[email protected]])

 

 

Remanso Fraterno

Campanha do Alimento

 

https://bit.ly/campanhadoalimento

http://sef.org.br/sef/images/2021/CAMPANHAS/Novembro-2021.jpg

https://bit.ly/campanhadoalimento

 

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_remanso_314x120.png

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

 

E-mail: [email protected]

 

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/

 

 

Você e a Paz com Divaldo Pereira Franco

2021

 

(Copiado do grupo Amigos del Espiritismo)

 

 

Palestra por Prof. Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza.

Unifesp/Nuse

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Confirmado o 18º. Congresso Estadual de Espiritismo

View this email in your browser

Logo

Está confirmado o 18º Congresso Estadual de Espiritismo

https://dim.mcusercontent.com/cs/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/a7661bfa-0afc-2f91-7f58-8567532f7daf.jpeg?w=564&dpr=2

Convite

Com imensa alegria informamos a realização do 18º Congresso Estadual de Espiritismo promovido pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de Junho de 2022.

Teremos palestras e rodas de conversa extremamente interessantes, com temas espíritas atuais, abrangendo aspectos filosóficos, científicos e ético-morais.

Estão abertas as inscrições para participação no Congresso com preço especial de reabertura (R$ 290,00) + hospedagem opcional direto no hotel oficial.

Facebook icon

Instagram icon

Website icon

Email icon

YouTube icon

Logo

Copyright (C) 2021 União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. All rights reserved.
You are receiving this email because you opted in via our website.

Our mailing address is:

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Rua Doutor Gabriel Piza, 433

Sao Paulo, Sp 02036001

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe

Email Marketing Powered by Mailchimp

https://usesp.us20.list-manage.com/track/open.php?u=d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6&id=b03d1d0bff&e=1603d111a7

(Recebido em email de Congresso 2020 [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Jornal Folha Espírita

Novembro -2021

 

 

A edição de novembro da Folha Espírita está para lá de especial. Totalmente focada na Cop 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, que acontece até 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia, traz uma série de artigos e entrevistas para que possamos refletir sobre a importância deste momento. Confira a edição no link da bio!

#espiritismo #meioambiente #clima #cop26

 

 

As pessoas têm consciência sobre o impacto que o que consomem trazem ao planeta? Quais caminhos temos de seguir para alcançar um modelo no qual o consumo não seja um agente de destruição e devastação do meio ambiente? Consumir de forma consciente é uma questão de sobrevivência? O que é preciso fazer para mudar o cenário sombrio que vivemos?  Confira essas e outras respostas no podcast que gravamos com o jornalista André Trigueiro dias antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26. Ouça no Spotify, Google Podcast, Apple Podcast, Anchor e principais plataformas de podcast.

 

 

 

(Informações recebidas da jornalista Claudia Santos)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Teatro:  Comédia: “Antes só que Mal-assombrado”

São Paulo, SP

 

A comédia espiritual “Antes Só Que Mal-Assombrado” estreia no novo espaço cultural do Tatuapé no mês de novembro.

 A“Mansão Teatro” oferece um espaço aconchegante com uma nova experiência para a família.

 

 

O enredo se passa na década de 70 e Gilberto, esposo folgado, depara-se com o pedido de separação de Gilda, sua esposa dedicada. Diante de tal notícia, Gilberto exige que Deus resolva sua situação e seu pedido é atendido. Seu primo Afrânio, desencarnado, vem com missão de ajudá-lo a recuperar a esposa, porém, esse espírito traz informações dos avanços tecnológicos, onde Gilberto desconhece. Em meio a muita confusão, Bianca, amiga de Gilda, pressente a presença de Afrânio, seu antigo namorado, deixando em perigo a missão do nobre espírito. Amor ao próximo, ética, cumplicidade, respeito e amor-próprio serão abordados nesse espetáculo com uma dose de muito humor.

 

FICHA TÉCNICA

“ANTES SÓ QUE MAL-ASSOMBRADO”

De Lurimar Vianna

 

APRESENTANDO:

Debora Munhiz

Valdir Ramos

Katita Robattini

Alexandre Luz

 

SOM

Gilberto Giacomucci

 

LUZ E FIGURINO

Lucienne Cunha

 

DIREÇÃO

Rogério Fabiano

 

DIVULGAÇÃO:

Magali Bischoff

 

APRESENTAÇÕES

14,21 E 28/11/21

Domingo: 18H30

 

GÊNERO :

Romance

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 06 anos

DURAÇÃO: 65minutos

 

 

SERVIÇO:

 

Mansão Teatro Tatuapé – Metrô Carrão

Rua Araci, 62 – Tatuapé - SP (à 5 quadras do Metrô Carrão / Atrás da FATEC Radial)

Lotação: 310 lugares

Redes Sociais: facebook/mansaoteatro - instagran/mansaoteatro

Atendimento via Whatsapp (11) 94848-8546

Funcionamento da Bilheteria:

De Quarta a Sexta das 14h às 19h

Sábados e Domingos das 9H até o último espetáculo

 

Link para compra do ingresso

https://www.bilheteriaexpress.com.br/antes-so-que-mal-assombrado-mansao-teatro-tatuape-sao-paulo.html

 

 

Realização: Rama Kriya Produções

11- 2081.3622

11- 9-9503.4838

 

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff [[email protected]])

 

 

Informações do Movimento Espírita recebidas em email de

Wanderlei Santos

Olá 

 

Caros amigos 

 

Saudações Kardequianas 

 

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com força total. 

 

PRIMEIRAMENTE: 

 

UMA BOMBA!!! 

 

Esta semana os bastidores do Movimento Espírita estão movimentados. A FEB decide nesta terça-feira em assembleia a venda da sede do Museu Espírita. O acervo incluía obras raras de primeiras edições de Kardec, um grande acervo bibliográfico com mais de 3.000 títulos, incluindo anais, boletins, anuários, jornais e revistas; também obras de arte. 

 

Fica uma pergunta no ar??? O que vai ser feito??? Dos patrimônios dos espíritas??? Vão se perder???  

 

ACOMPANHEM: 

 

01 link: 

GEECX - Grupo de Estudo Espiríta Chico Xavier 

O sonho do Museu de São Paulo 

Acessem o link: 

http://grupochicoxavier.com.br/o-sonho-do-museu-de-sao-paulo/ 

 

02 link: 

BLOG – Wilson Garcia 

FEB decide nesta terça-feira em assembleia a venda da sede do Museu Espírita 

Acessem o link: 

https://www.expedienteonline.com.br/feb-decide-nesta-terca-feira-em-assembleia-a-venda-da-sede-do-museu-espirita/#more-4695 

 

*** 

 

RELANÇAMENTOS DO SITE AEC 

 

Agradecendo ao tradutor Wellington Alves a tradução em 2011 de duas pérolas. E agradecendo ao Alexandre R. Distefano e o Ery Lopes. Sem eles não teríamos este trabalho. 

 

Estamos presenteando aos amigos 02 novas obras raras traduzidas do passado que são 02 grandes clássicos Novo Espiritualismo vindos da Inglaterra. Através da pena William Stainton Moses. Materiais da poeira dos túmulos que vem somar no edifício espírita. São materiais históricos que vieram junto ao Espiritismo. 

 

Kardec afirmou somos todos espiritualistas. Mais nem todo espiritualista e ESPÍRITA.  

 

O Novo Espiritualismo que foi um movimento que correu em pararelo com Espiritismo desde a época de Kardec nos EUA e na Inglaterra principalmente. E teve dezenas de jornais e instituições. E dezenas de laboratórios que estudaram as diversas mediunidades. Sempre foram discordantes da Codificação Espírita desenvolvida por Allan kardec. Na questão da reencarnação e nos ensinos morais ditados pelos espíritos. 

 

As 02 obras são documentos históricos. Na dúvida fiquemos com as obras da Codificação Espírita.  O mestre de Lyon foi o grande desbravador do mundo invisível.  

 

O AUTOR 

 

William Stainton Moses: O Reverendo vindo da Inglaterra é um dos principais lideres Novo Espiritualismo. Estudou diversos médiuns nas quais se destacam Dr. Slade. E no estudo de mediunidades raras que também foram objetos de estudo de Allan Kardec. 

A – Pneumatografia (do gr. pneuma, ar, sopro, vento, espírito, e grafo, eu escrevo) – escrita direta dos Espíritos sem auxílio da mão do médium) 

B - Rape(s) [do inglês rapping - rap] - 1. Golpe seco, batida rápida. 2. Pancadas, batidas feitas por Espírito desencarnado para chamar a atenção ou tentar comunicação com encarnado. 



Stainton Moses ocupou-se assiduamente da formação de sociedades com o fim de estudar o Espiritualismo. Contribuiu para a fundação da Associação Nacional Britânica dos Espiritualistas, em 1873, da Sociedade Psicológica da Grã Bretanha, em abril de 1875, da qual foi um dos primeiros membros do conselho; da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, em 1882 e finalmente da Aliança Espiritualista de Londres, da qual foi o primeiro presidente, cargo que exerceu até a sua desencarnação. 

 

AS OBRAS 

 

William Stainton Moses – Psicografia (1878) (Inglaterra) 

As seguintes páginas dizem respeito ao que tem sido chamado de Escrita Independente, Direta ou Espiritual. Eu me aventuro a chamá-la de PSICOGRAFIA, um termo inteligível por si mesmo, moldado em palavras já existentes, e expressa o que estranhas perífrases tentaram vagamente conceber. 

Eu tinha a impressão, quando primeiramente apliquei o termo, que era tão novo ao assunto quanto certamente o era para mim. Descobri, no entanto, que eu estava usando uma palavra que já havia sido utilizada anteriormente; e não me sinto culpado em dar apenas um uso maior ao termo, que é obviamente aplicável e correto. 

Meu objetivo foi o de apresentar dentro do espaço conveniente um registro de fatos consistentes e influentes sobre uma única forma do fenômeno psíquico. Para esse fim, eu descartei da minha coleção tudo que não tivesse surgido do fenômeno agora sob os holofotes. 

Acesse o link: 

http://autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Stainton%20Moses/Stainton%20Moses%202/William%20Stainton%20Moses%20-%20Psicografia.HTM 

 

William Stainton Moses - Identificação dos Espíritos (1879) (Inglaterra) 

Este livro difere do meu anterior, PSICOGRAFIA, no seguinte aspecto: escrevo agora àqueles que estudaram e se familiarizaram com o fenômeno espiritual; lá, eu escrevi para um mundo inculto que não tinha conhecimento do assunto além do que se poderia obter em uma conversa casual ou em um parágrafo enganador de algum jornal. 

Então, eu era cuidadoso em empregar certos termos reservados, em não afirmar uma teoria a ser aceita e refrear genericamente o uso de qualquer linguagem que poderia servir para aumentar o preconceito com que novas verdades são sempre vistas. Aqui, ao contrário, falo com a mente esotérica e proponho evidências da perpetuação da vida e da individualidade após a morte corporal. Estou deixando primeiramente os princípios e lidando com mistérios profundos. Ao fazer isso, devo admitir, pela parte daqueles que me lêem, uma considerável familiaridade com os fenômenos do Espiritualismo e com alguns exercícios prévios de elucubrações quanto à causa que lhes são subjacentes. 

Acesse o link: 

http://autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Stainton%20Moses/Stainton%20Moses%203/William%20Stainton%20Moses%20Identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Esp%C3%ADritos01.htm 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

Estamos trazendo esta semana. Grandes palestras do que existe de melhor dentro do Espiritismo: César Sátiro - Sherbrooke – Canadá, Milton Rubens Medran Moreira (Live Abrade), Bruno Tavares (Jorge Hessen e Adair Ribeiro), Charles Kempf, CEPA (Palestras Diversas) 

 

CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

Frutos do Espiritismo 

Quais as consequências do conhecimento sobre nossas vidas? 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=hAziHtipLQg 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

Aceitação e Mudança 

Palestra pública em 11 de novembro de 2021, onde enfocamos algumas relações entre aceitação e mudança. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=t3nL7LXTxfE 

 

MILTON RUBENS MEDRAN MOREIRA 

 

UMA VISÃO LAICA DO ESPIRITISMO 

Live da ABRADE no dia 09/11/2021 - 20h. 

 

Para abordar esse tema de grande importância, o nosso convidado nesta Live é Milton Rubens Medran Moreira, advogado, jornalista, diretor do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, ex-presidente da CEPA, editor do jornal Opinião, do CCEPA. Autor de vários livros, entre os quais "Direito e Justiça, um Olhar Espirita" e 'Se Todos Fossem Iguais". Coautor do livro "Espiritismo na Perspectiva Laica e Livre-Pensadora", junto com Salomão Jacob Benchaya. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RzbUcADS0hc 

 

JORGE HESSEN 

 

Centro Espírita Divino Mestre 

A enfermidade em nossas vidas (Jorge Hessen) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=oNcJmftllP4 

 

BRUNO TAVARES 

 

André Luiz Confirma A Nossa Imortalidade - Bruno Tavares Entrevista Jorge Hessen 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=KpX6ksX7mEQ 

 

O Acervo Forestier - Bruno Tavares Entrevista Charles kempf 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=bZ6qJ0J0VlM 

 

FONTES PRIMÁRIAS 

 

As Revisões das Obras de Allan Kardec - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #15 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0sxN2sCVQg4 

 

Amélie Boudet e o Espiritismo 2ª Parte - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #14 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=JicJxmU5OmE 

 

Amélie Boudet & O Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #13 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=YW0RL8JqHUQ 

 

"Making Of" da Codificação - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #12 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=5saOerXHOoc 

 

CHARLES KEMPF 

 

O programa "Espiritismo com Kardec e seus pioneiros" vai ao ar toda quarta-feira às 7h30, ao vivo (em direto) com apresentação de Charles Kempf, André Luis Chiarini Villar e Sérgio Villar. 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 02.5.21 

Tema do programa de hoje: Léon Denis, o apóstolo do Espiritismo 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=wL0DJoZa5wE&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=23 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 12.5.21 

Tema do programa de hoje: Prolegômenos e a Pandemia na Codificação. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=9ilLX52gT7Q&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=26 

 

Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 19.5.21 

Tema do programa de hoje: Materialismo e Espiritualismo. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=UG6fbJS-NxE&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=25 

 Espiritismo com Kardec e seus pioneiros | Charles Kempf, André Luis Villar e Sérgio Villar | 26.5.21 

Tema do programa de hoje: Os Fluidos. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=1MxxV_kupqc&list=PL1BsJgah6AwkdUUWHICx9Ppb7reA2bA8o&index=24 

 

CEPA 

 

"Reencarnação: caminho para a liberdade" com Milton Medran 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=JXCmUvUt7ng 

 

Palestra de Milton Medran em São Luís – MA 

Conferência do ex-presidente da CEPA e atual presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, Milton Medran Moreira, marcou homenagem solene a Allan Kardec, prestada pela Assembléia Legislativa do Estado brasileiro do Maranhão, em sessão solene, no último dia 1º de outubro de 2015. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=EWHmjy2VmZw 

 

Perda de entes queridos com Milton Medran 

Palestra "Perda de entes queridos" proferida por Milton Medran Moreira na Sociedade Espírita Amor e Caridade, Osório/RS, em comemoração dos 50 anos da entidade. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=jEB5zuY8JwA 

 

La Ética Espírita com Milton Medran 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=Y0bY-SEdSIo 

 

------ PORTAL CEPA BRASIL: 

Acesse o link: 

https://www.cepabrasil.org.br/portal/index.php 

 

A LUTA SEGUE 

 

WANDERLEI 

 

(Informação recebida em email de WANDERLEI SANTOS [[email protected]])

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

3a semana de Novembro de 2021

 

 

O sonho do Museu de São Paulo; Casa do Caminho com palestra presencial-virtual e reuniões preparatórias; Igreja, umbanda e espiritismo nas entrevistas de Chico Xavier; Limites da encarnação em palestra para Tocantins; Ribeirão Preto – livros e destaques a autores espíritas; Homenagem a família de pioneiro e seus operosos descendentes; Ceará focaliza Benedita e a superação pela caridade; Morte – visita a cemitérios e finados; Esmolas – como doar, a discrição e o valor espiritual; Pai Nosso em Kardec, espírito Meimei e poema pela psicografia de Chico Xavier; Para o alvo

 

Artigos – O sonho do Museu de São Paulo:

http://grupochicoxavier.com.br/o-sonho-do-museu-de-sao-paulo/

 

Notícias:

- Casa do Caminho com palestra presencial-virtual e reuniões preparatórias:

http://grupochicoxavier.com.br/casa-do-caminho-com-palestra-presencial-virtual-e-reunioes-preparatorias/

 

- Igreja, umbanda e espiritismo nas entrevistas de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/igreja-umbanda-e-espiritismo-nas-entrevistas-de-chico-xavier/

 

- Limites da encarnação em palestra para Tocantins:

http://grupochicoxavier.com.br/limites-da-encarnacao-em-palestra-para-tocantins/

 

Vídeos:

- Ribeirão Preto – livros e destaques a autores espíritas:

http://grupochicoxavier.com.br/ribeirao-preto-livros-e-destaques-a-autores-espiritas/

 

- Homenagem a família de pioneiro e seus operosos descendentes:

http://grupochicoxavier.com.br/homenagem-a-familia-de-pioneiro-e-seus-operosos-descendentes/

 

- Ceará focaliza Benedita e a superação pela caridade:

http://grupochicoxavier.com.br/ceara-focaliza-benedita-e-a-superacao-pela-caridade/

 

- Morte – visita a cemitérios e finados:

http://grupochicoxavier.com.br/morte-visita-a-cemiterios-e-finados/

 

Estudo do Evangelho:

- Esmolas – como doar, a discrição e o valor espiritual:

http://grupochicoxavier.com.br/esmolas-como-doar-a-discricao-e-o-valor-espiritual-real/

 

- Pai Nosso em Kardec, espírito Meimei e poema pela psicografia de Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/o-pai-nosso-em-kardec-espirito-meimei-e-poema-pela-psicografia-de-chico-xavier/

 

Mensagem – Para o alvo:

http://grupochicoxavier.com.br/para-o-alvo/

 

o0o

 

Cada registro falado traz consigo o impacto da ação. Contudo, a reação mora em ti mesmo, solucionando os problemas ou agravando-lhes a estrutura” - Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 52. Uberaba: CEC)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

A Ciência e Deus

 

 

Ele era um enamorado das estrelas. Por isso, chegou a ser denominado, por um historiador, o Poeta dos céus.

Desde os onze anos, sua paixão foi a astronomia. Seu espírito sensível parecia dotado de uma imensa saudade de algum mundo feliz, de onde ele viera e que parecia querer reencontrar nos mapas dos céus.

Antes de completar vinte anos, Camille Flammarion publicou o livro Pluralidade dos mundos habitados.

A edição se esgotou em pouco tempo. Foi reeditado e traduzido para treze idiomas. Virou moda na corte de Napoleão III.

Esse sábio, que recebeu prêmio da Academia de França e a Comenda da Legião de Honra, por seu livro Astronomia popular, lamentava a divergência entre a Ciência e a religião.

Ele dizia que duas verdades não podiam ser opostas uma da outra.

Dizia ele: Deus é a força inteligente, universal e invisível, que constrói, sem cessar, a obra da natureza.

Sombras noturnas que flutuais pela encosta das montanhas, perfumes que baixais das florestas; flores pendidas que cerrais os lábios, surdos rumores oceânicos que nunca vos calais; calmarias profundas das noites estreladas, tendes-me falado de Deus, com eloquência mais íntima e mais empolgante que todos os livros humanos!

A natureza é um ser vivo e animado. Mais ainda, um ser amigo.

Deus nos fala pelas suas cores, pelos seus sons e pelos seus movimentos.

Tem sorrisos para as nossas alegrias, gemidos para as nossas tristezas, simpatia para todas as nossas aspirações.

É nas leis da natureza que se revela uma inteligência ordenadora. São leis constantes, concordantes e inteligíveis.

E completa o sábio astrônomo: A ignorância havia humanizado Deus. A Ciência O diviniza.

Longe de destruir a velha ideia da existência de Deus, a desenvolve e a torna gradualmente menos indigna da Sua majestade.

Dilatando a esfera de nossa contemplação e espalhando uma luz mais instrutiva sobre a composição geral do Universo, a Ciência nos aclara o senso íntimo da Divindade.

Deus nos aparece sob a ideia de um Espírito permanente e residente no âmago das coisas.

Não habita um paraíso povoado de anjos e de eleitos.

Habita a amplidão infinita, repleta da Sua presença, em cada ponto do espaço, em cada instante do tempo.

A ordem universal reinante na natureza, a inteligência revelada na construção dos seres, a sabedoria espalhada em todo o conjunto; sobretudo, a universidade do plano geral, nos apresenta a Onipotência Divina como sustentáculo invisível da natureza.

Lei organizadora, força essencial.

Deus é um pensamento, residente na essência mesma das coisas, sustentando, organizando, Ele mesmo, desde as mais humildes criaturas aos mais vastos sistemas solares.

Deus é o pensamento do qual as leis diretivas do mundo representam uma forma de atividade.

Então, unamo-nos ao pensamento do sábio astrônomo e reconheçamos essa Força que nos criou, nos mantém a vida e tudo governa.

Deus, bom Deus. Tu que dás a beleza e o perfume à flor, que dás voz ao oceano, recebe a gratidão de um filho reconhecido da Tua grandeza e do Teu amor.

Redação do Momento Espírita, com base em dados
 biográficos de Camille Flammarion e no tomo V do
livro 
Deus na natureza, de Camille Flammarion,
 ed. FEB.
Em 16.11.2021.

 

Escute o áudio deste texto

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6605&stat=0

 

 (Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/03-06-2016_arquivos/image040.jpg

 

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/22-04-2021_arquivos/image012.jpg

Pluralidade dos mundos habitados.Camille Flammarion

Acesse a edição em francês aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k246240/f5.image.texteImage

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/26-11-2020_arquivos/image009.jpg

 

[Camille Flammarion] / Dagron Dagron, Prudent René-Patrice (1819-1900). Photographe

Imagem copiada de: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8452934z.item

 

 

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/26-11-2020_arquivos/image016.jpg

 

Arco Íris. L´arc-en-ciel

Ilustração do livro: L´Atmosphère: météorologie populaire de Camille Flammarion

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k408619m/f220.item.texteImage

página 212

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/26-11-2020_arquivos/image017.png

Paisagem de verão.

Ilustração do livro: L´Atmosphère: météorologie populaire de Camille Flammarion

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k408619m/f390.item.texteImage.zoom

Página 378

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/26-11-2020_arquivos/image018.png

Paisagem de Inverno

 Ilustração do livro: L´Atmosphère: météorologie populaire de Camille Flammarion

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k408619m/f419.item.texteImage.zoom

Página 406

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/NOVEMBRO/26-11-2020_arquivos/image019.jpg

O Ciclone.

Ilustração do livro: L´Atmosphère: météorologie populaire de Camille Flammarion

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k408619m/f585.item.texteImage

Página 570

Universum

 

Universum: representação do Universo elaborada e usada pelo astrônomo na obra

“L’ atmosphère: météorologie populaire”. (Paris, 1888). Coloração de Heikenwaelder Hugo, Viena 1998)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Universum.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/03-06-2016_arquivos/image041.jpg

Sessão espírita na casa de Camille Flammarion (França, 25-11-1898)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Eusapia-Palladino-levitation--table.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/02-03-2020_arquivos/image024.jpg

Jornal L´Echo de Paris do dia 05-06-1925 de Paris  anuncia a morte de Camille Flammarion ocorrida em 03-06-1925.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k811819c.item

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/02-03-2020_arquivos/image025.jpg

Funeral de Camille Flammarion (26-02-1842 / 03-06-1925)

6/6/25, observatório Juvisy, funeral de Camille Flammarion: [foto da imprensa] / [Agence Rol]

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53147823b.item

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

A  Adoração dos Magos. Óleo sobre tela de Luca Giordano.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Adoration_of_the_Magi,_oil_on_canvas_painting_by_Luca_Giordano,_called_Fa_Presto.jpg

File:Gioacchino Assereto - Christ healing the blind man.jpg

 

Cristo Cura o Homem Cego. Óleo sobre tela de Gioacchino Assereto.  Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gioacchino_Assereto_-_Christ_healing_the_blind_man.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image076.jpg

O paciente Jó. Óleo sobre tela de Gerard Seghers.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gerard_Seghers_-_The_Patient_Job_-_WGA21132.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image010.jpg

Moisés vendo a terra prometida. Óleo em papelão por Frederic Edwin Church.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moses_Viewing_the_Promised_Land_Frederic_Edwin_Church.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/25-01-2020_arquivos/image052.jpg

Paz e Concórdia. Óleo sobre tela de Pedro Américo. Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedro_Am%C3%A9rico_-_Paz_e_Conc%C3%B3rdia,_1902.jpg

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]