Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 06 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/06-04-2012.htm

 

 

 

 

Para quem não recebeu abaixo colocamos os links dos

 últimos 10 Notícias do Movimento Espírita

 

05-04-2012 -   

04-04-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/04-04-2012.htm

03-04-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/03-04-2012.htm

02-04-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/02-04-2012.htm

31-03-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/31-03-2012.htm

30-03-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/30-03-2012.htm

29-03-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/29-03-2012.htm 

28-03-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/28-03-2012.htm

27-03-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/27-03-2012.htm

26-03-2012 - http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/26-03-2012.htm

 

 

 

 

A solidão aparente de Chico Xavier

 

(Textos recebidos em emails de Geraldo

Lemos Neto, Belo Horizonte, MG)

SOLIDÃO APARENTE

Em meados de 1932, o "Centro Espírita Luiz Gonzaga" estava reduzido a um quadro de cinco pessoas, José Hermínio Perácio, D. Carmen Pena Perácio, José Xavier, D. Geni Pena Xavier e o Chico. Os doentes e obsidiados surgiram sempre, mas, logo depois das primeiras melhoras, desapareciam como por encanto.Perácio e senhora, contudo, precisavam transferir-se para Belo Horizonte por impositivos da vida familiar. O grupo ficou limitado a três companheiros.D. Geni, porém, a esposa de José Xavier, adoeceu e a casa passou a contar apenas com os dois irmãos.José, no entanto, era seleiro e, naquela ocasião, foi procurado por um credor que lhe vendia couros, credor esse que insistia em receber-lhe os serviços noturnos, numa oficina de arreios, em forma de pagamento.Por isso, apesar de sua boa vontade, necessitava interromper a freqüência ao grupo, pelo menos, por alguns meses.Vendo-se sozinho, o Médium também quis ausentar-se.Mas, na primeira noite, em que se achou a sós no centro, sem saber como agir, Emmanuel apareceu-lhe e disse:- Você não pode afastar-se. Prossigamos em serviço.- Continuar como? Não temos freqüentadores...- E nós? - disse o espírito amigo. - Nós também precisamos ouvir o Evangelho para reduzir nossos erros. E, além de nós, temos aqui numerosos desencarnados que precisam de esclarecimento e consolo. Abra a reunião na hora regulamentar, estudemos juntos a lição do Senhor, e não encerre a sessão antes de duas horas de trabalho.Foi assim que, por muitos meses, de 1932 a 1934, o Chico abria o pequeno salão do Centro e fazia a prece de abertura, às oito da noite em ponto. Em seguida, abria o "Evangelho Segundo o Espiritismo", ao acaso e lia essa ou aquela instrução, comentando-a em voz alta.Por essa ocasião, a vidência nele alcançou maior lucidez.Via e ouvia dezenas de almas desencarnadas e sofredoras que iam até o grupo, à procura de paz e refazimento.Escutava-lhes as perguntas e dava-lhes respostas sob a inspiração direta de Emmanuel.Para os outros, no entanto, orava, conversava e gesticulava sozinho...E essas reuniões de um Médium a sós com os desencarnados, no Centro, de portas iluminadas e abertas, se repetiam todas as noites de segundas e sextas.

Ramiro Gama (Lindos casos de Chico Xavier)

 --------------------------------

Agora passo a complementar o caso escrito por Ramiro Gama com a conclusão que o Chico me contou :

Segundo ele, a vizinha ficava incomodada de vê-lo falando sozinho, gesticulando e dando interpretações do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita à esmo, sem que ela visse qualquer frequentador ou qualquer pessoa que tivesse entrado no Centro Espírita Luiz Gonzaga, que era ao mesmo tempo também a residência da família Xavier. 

Então a vizinha começou a espalhar para toda Pedro Leopoldo que o Chico estava era doido e que precisaria ser internado num sanatório em Uberaba, à semelhança de Dona Geni Xavier sua cunhada. Começou a dizer para todo mundo que o Espiritismo era fábrica de loucos, obra do demônio, e que já tinha levado uma para o hospício e estava levando o outro pelo mesmo caminho e este outro era o Chico. 

O Chico ficou muito chateado com aquilo tudo e vendo o povo comentar que ele estava doido e apontá-lo na rua como se fosse um desequilibrado qualquer, mas Emmanuel lhe recomendava paciência e coragem para prosseguir trabalhando porque os frequentadores apareceriam em pouco tempo. 

Um belo dia Chico cansado das ironias da vizinha resolveu colocar um basta no assunto. A casa dela tinha uma grande janela que era quase contígua à casa do Chico. Ele bateu palmas até que ela aparecesse na janela e quando ele surgiu ele lhe disse : "Dona fulana ( vamos naturalmente omitir o seu nome) eu lhe chamei aqui para lhe autorizar a me internar em um sanatório de Belo Horizonte ! " A mulher teve um grande susto, ficou pálida e desconcertada, e o Chico completou a ordem : " A senhora a partir de hoje vai ter uma autorização minha, e se quiser eu a assino em papel com firma reconhecida e tudo, no sentido de me internar num hospício de sua escolha o dia em que eu deixar de cumprir os meus compromissos com o serviço, o dia em que eu deixar de cumprir as minhas obrigações de arrimo de família, o dia em que eu deixar de cuidar de meus familiares incapazes, doentes, menores ou desempregados que aqui em casa se abrigam !"

E perguntou-lhe a queima roupa : " Estamos combinados ? "

Não preciso completar que Chico rindo-se do ocorrido disse-nos que a vizinha nunca mais falou coisa alguma ...

Geraldo Lemos Neto

Chico Xavier aos 17 anos de idade

Primeira Ata do Centro Espírita Luiz Gonzaga sendo Chico Xavier o Secretário em 31/10/1928

 

 

 

11ª. Jornada da Casa Espírita no CEAFEC

Seminário com Dr. Donizete Pinheiro. Osvaldo Cruz, SP

 

 

(Informação em email de Edson Luis Silva caminheiros da luz [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Wlademir Lisso

Santo André, SP

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Registro. Muito sucesso a apresentação de Vansan na cidade de

Ituiutaba, MG

 

Foi um dos maiores acontecimento registrados em Ituiutaba nesse início de 2012, a palestra musicada do expositor e médium espírita Vansan, que prega o Evangelho Segundo o Espiritismo, e a obra de André Luiz e Emmanuel, ora cantando, ora pregando com muita eloquência os ensinamentos de Jesus, onde o tema principal foi “Terapia Musical do Amor”.
Os espíritas e simpatizantes da doutrina codificada por Alan Kardec que assistiram à palestra do médium, na segunda-feira, 26 de março de 2012, no Centro Espírita a Caminho da Luz de Ituiutaba, ficaram inebriados pela pregação iluminada feita em torno dos Mandamentos de Jesus. O que mais chamou a atenção dos presentes foi a forma simples que o pregador expôs as ideias anunciadas por Jesus há mais de dois mil anos. Tocando violão com maestria, ele interpretava com muito profissionalismo lindas canções , para abordar  temas sobre a vida e a morte, a reencarnação, o perdão, a indulgência, a esperança, o amor e a caridade, como instrumento de salvação da alma. Após sua apresentação, o que se ouvia dos presentes: “esse é um pregador diferente da doutrina dos espíritos pois, como se sabe, o espiritismo no Brasil teve até hoje grandes médiuns e agora Vansan, o pregador diferente
Sua bela voz leva aos encantos da música celeste, que é praticada nas esferas espirituais elevadas, como sendo “tudo o que de mais belo e delicado pode a imaginação espiritual conceber”. Elevando a vibração através da música.

 “Tivemos nossas alegrias renovadas, com a presença marcante do nosso confrade e os belos ensinamentos proferidos por ele”, afirmaram os dirigentes do Centro Espírita a Caminho da Luz. “Está foi à primeira vez que o médium Vansan se apresentou em nossa cidade trazendo-nos, aquele banquete de luz espiritual, para o deleite de nossas almas.Esperamos que ele volte outras vezes”, disse o estudioso da Doutrina Espírita, Hélio Dias.

 

(Informação recebidas em emails de Hélio Dias da Silva < [email protected] > e de Vansan)

 

 

 

 

Programação completa do Encontro Espírita em

Barra Bonita, SP



Dia 14 de abril - sábado das 14:00h às 20:00h, com intervalos.

 

Com Ismael Batista (MG), Jamiro dos Santos Filho (MG) e Orson Peter Carrara (SP) (participação musical de Murillo Altafine, de Regente Feijó -SP)

Local: GRUPO ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES

Rua Azilio Valentim Ereno s/n - Barra Bonita-SP

Fones para contato no dia: (14) 3642-3867 – 9768-3169

 

Programa:

14:30h - Abertura musical com MURILlO ALTAFINE
14:50h - Saudação e Prece
15:00h - Palestra de ISMAEL BATISTA, de Guaxupé (MG) - Tema: NÃO BASTA ESTAR ESPÍRITA, É PRECISO SER

Breve intervalo para pequeno café e Música de Murilo (20 minutos)

 

16,30h - JAMIRO DOS SANTOS FILHO, de Araguari-MG - Tema: ESPIRITAS, ESPERANÇA DE JESUS

17:30h - INTERVALO mais prolongado para lanche reforçado

18:40h - Música com MURILLO ALTAFINE

19:00h - Palestra de Orson Peter Carrara. Tema: DOIS GIGANTES DO ESPIRITISMO: Cairbar Schutel e Yvonne Pereira.

 

:20,00h - Encerramento com os três palestrantes, em 5 ou 10 minutos cada.

 

(Informação em email de Ismael Batista da Silva)

 

Ismael Batista

Orson P. Carrara

Jamiro Filho

 

 

 

Comunicado da “Spiritism Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

Dear friends,


I'd like to remind you that this Sunday 08/04/2012 we will NOT have our regular meeting due to Easter Celebrations and Bank Holiday.

Our next meeting will be on 15/04/2012 at 11:00 am followed by our Special Lunch with prizes, face painting and fun.

We wish to everyone a wonderful Easter and please don't eat too much chocolate!!!!

Warmest Regards,

 

_______________________________________________________________

 

Meus queridos,

 

Neste domingo 08/04/2012, nao iremos ter nossa reuniao publica por causa das celebracoes da pascoa e feriado.

 

Nossa proxima reuniao sera dia 15/04/2012 as 11:00 am, seguido de nosso Especial Almoco com sorteios, pintura e muita alegria!

 

Desejamos a todos uma otima Pascoa e nao comam muito chocolate!!!!!

 

Abracos Fraternos,
--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

 

Neste sábado prossegue o Mês Espírita de

Itapira, SP

 

Manolo Quesada

DIA 07/04-SÁBADO

LOCAL: CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA

RUA TERESA LERA PAOLETTI, Nº 348-JARDIM BELA VISTA

PALESTRANTE: MANOLO QUESADA (SÃO PAULO-SP).

TEMA: “FAMÍLIA E REENCARNAÇÃO”.

Manolo Quesada, reside na cidade de São PauloSP, Formação Acadêmica: História Unisa – 2009 (cursando), Atividades Na Seara Bendita, Rua Demóstenes, 834 – Campo Belo, Desobsessão sextas-feiras – noite. Expositor de Ensino (Educação Mediúnica) – sábado – tarde. Expositor de Evangelho – quarta – tarde. Membro do Conselho Deliberativo da Seara Bendita – Instituição EspíritaOutras atividades
Palestras em centros espíritas de São Paulo e outras cidades.
Todos os trabalhos espirituais são voluntários”.

Atividades Profissionais
ministrante de palestras profissionais nas áreas de liderança, motivação e relações profissionais e interpessoais.
www.manoloquesada.blogspot.com

 

 (Informação em email de Otávio Cunha)

 

 

 

 

Teatro: O Semeador de Estrelas

Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email da lista Abrade)

 

 

 

Programação do aniversário de 89 anos do Centro Espírita Trabalhadores de Jesus. Cabo Frio, RJ

 

 

 

(Foto recebida em emails de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Agnaldo Paviani na AEK Raio Luz

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Informações da “Spiritist Society of Baltimore”

Baltimore, EUA

 

April 7 - Spiritist Talk at SSB

 

Spiritist Talk

 

Saturday, April 7 at 6:00pm
 Spiritist Talk

 

The Family Constellation

by Vanessa Anseloni

 

SPIRITIST SOCIETY OF BALTIMORE
22 W Padonia Rd.- Padonia

Plaza Suite  B-321

Lutherville-Timonium, MD 21093 

Driving Directions

-------------------------------------------------------------------------------

Free Admission  Talk followed by Passes* 

*Passes therapy s is a Spiritist technique used

to fosters piritual balance and healing.

----------------------------------------------------------------

* For more information:

e-mail: [email protected]

www.ssbaltimore.org
Sponsored by the
Spiritist Society of Baltimore, Inc.
------------------------------------------------------------------

This event will be LIVE webcast at 6pm Eastern Time US.  A live stream will be available +/-10 min before the event starts.  To watch it, just click on the following link: 
SSB - 
www.ssbaltimore.org/webcast or TVCEI channel 2

 

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------

SSB - Weekly activities 

 Mondays
 
Fraternal Counseling, 6:15pm - 6:50pm
Spiritual Treatment, 7:00pm - 7:50pm
Mediumship Meetings (private), 8:00pm - 10:00 pm

 Thursdays
 Study Group - 7:00pm - 8:30pm

 Saturdays
 Spiritist Talks and Workshops - 6pm - 7:30pm
 

Talk followed by Passes.
 
Passes therapy s is a Spiritist technique used to fosters

piritual balance and healing.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------

Kardec Radio

LISTEN TO OUR NEXT  LIVE TALK SHOW

Saturday, April 7 @ 11 am (EST)

 

Empowered Parents, Strong Children

Dr. Randy Cale    

 

tsm 15  

To continue the efforts of the campaign I Honor My Parents, Dr. Anseloni interviews Dr. Randy Cale on how to empower parents in their missionary role of parenthood.

 

During the past 23 years, in working with hundreds of families, Dr. Cale began to realize that many parents were showing up in his office well-educated-but getting poor results. They had been to therapy, they had read the books and even attended other training programs-yet their children were still not listening, not doing homework and not cooperating. Read more 

 

April 7 - Saturdays at 11am (EST)

http://www.kardecradio.com  

 

 LISTEN TO  OUR PREVIOUS TALK SHOW!
 

 


 

Campaign

 

I Honor My Parents
 
 

Send your message on how you have

honored your parents and receive

a wristband. Click here

 

SpiritistNews

 

April 2012 

 

Children & Youth

 

 

Check Schedule

 

Contact Information

 

Spiritist Society of Baltimore

(SSB center)

22 W Padonia Road
Bdg B, Suite 321
Lutherville-Timonium, MD 21093


Website

www.ssbaltimore.org

 

 

 

 Spiritism Online (Media)

 

Find us on Facebook

 

Follow us on Twitter

 

View our videos on YouTube

 

Kardec Radio

 

Spiritist Network

 

e-Spiritism

 

 

 

 

The Spiritist Society of Baltimore Inc.

is an educational non-profit organization.

 

 

 

 

Leia o jornal “Caminheiros da Luz”

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui:

http://caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Artigo: A luta em prol da vida – Mobilize-se contra o aborto

 

Neide A. Fonseca

 

 

Este artigo um pouco longo a principio, porém justifica-se por seus objetivos que são:

 

1. A desconstrução das justificativas mais utilizadas para aprovação do Aborto, que são: A saúde da mulher; o Direito ao próprio corpo e o perfil da pessoa que aborta.

2. Conclamar a todos os Espíritas para a luta em prol da vida.

 

Além das possibilidades já previstas na lei uma manobra visando flexibilizar o aborto, com a justificativa de ampliar os Direitos Civis das mulheres, esta em curso no Brasil.

No ultimo 08 de marco, em homenagem ao dia internacional das mulheres, foi aprovado por uma Comissão de juristas nomeada pelo Senado, Anteprojeto de Lei, que amplia as possibilidades para que uma mulher possa realizar aborto sem que a prática seja considerada crime.

Esse anteprojeto já está em fase final de elaboração e devera ser entregue em maio ao presidente do Senado, José Sarney.

Muito antes disso a pretensão é de se aprovar o aborto do anencefálo, nos próximos dias.

A principal inovação na legislação é que uma gestante poderá interromper a gravidez até 12 semanas de gestação, caso um médico ou psicólogo avalie que ela não tem condições “para arcar com a maternidade”.

Os nossos juristas como se fizessem algo de extraordinário gabam-se de que a hipótese de descriminalização esta afastada e apenas buscam adequar o arcaico Código Penal Brasileiro de 1940 ao século XXI, afirmando ser necessário levar em conta a saúde da mulher.

Por obvio que esta é uma justificativa sem bases firmes.

Antes de concretizar o aborto o quadro revelador é de que há existência de situações onde ao menos uma pessoa esta em conflito, em sofrimento, dor. E após o abortamento ser efetuado o impacto na saúde da mulher é maior ainda. Senão vejamos:

 

“Segundo pesquisa publicada no British Journal of Psychiatry e realizada pela norte-americana Priscilla Coleman, da Bowling Green State University (Ohio), o risco de problemas de saúde mental é quase o dobro nas mulheres que abortaram. Além disso, 10% dos distúrbios mentais de mulheres têm origem num aborto. Calcula-se que o aborto aumenta em 34% o risco de ansiedade, em 37% o de depressão, em 110% o de alcoolismo e em 220% o da dependência de maconha. O aborto ainda aumenta em 155% o risco de suicídio (LifeSiteNews.com, 1º de setembro)”. (Fonte: Daily Mail setembro/2011).

 

Em dezembro de 2005, foi publicado na BMC Medicine, um trabalho realizado pelos Departamentos de Ciências Comportamentais e Ciências Básicas em Medicina da Universidade de Oslo, Noruega, associados ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Buskerud em Drammen, também naquele país, que trata do “curso da saúde mental após o aborto espontâneo e o aborto induzido: um estudo longitudinal de cinco anos”.

Resultado: as mulheres que provocaram o aborto, os escores de saúde mental medidos foram significativamente maiores do que as mulheres que tiveram aborto espontâneo, acusando sentimentos de negação, culpa e vergonha, principalmente nas avaliações feitas em longo prazo: dois e cinco anos, permanecendo com indicadores de saúde mental significativamente piores que a população geral. Caracterizou-se uma resposta a um evento traumático mal resolvido, gerando sequela e provocando um distúrbio emocional duradouro.

Logo, a pesquisa vem corroborar que mesmo em um país de primeiro mundo, como a Noruega, onde as mulheres norueguesas, não são submetidas a fatores sociais e/ou culturais que rejeitem a prática do aborto, o aborto provocado gera importante prejuízo à saúde mental das mulheres que o praticam.

 

A University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos em 2011, realiza pesquisa onde afirma que entre 20 e 30 por cento das mulheres que realizam aborto voluntário vêm a sofrer de problemas mentais ou psicológicos. Ansiedade, tonturas, dificuldades de concentração e em dormir.

A terapeuta americana, Dra. Terry Selby, defende que o aborto é, antes de tudo, um procedimento físico, mas que produz um choque no sistema nervoso e provoca um impacto na personalidade da mulher.

 

Nós espíritas afirmamos que o abortamento causa um impacto na estrutura perispiritual da criatura que aborta traumatizando-o de modo tal que sua recuperação será longa e trabalhosa, com diversas patologias refletindo tanto no corpo físico como no corpo espiritual.

Neste sentido, Emmanuel nos ensina: “Admitimos seja suficiente breve meditação, em torno do aborto delituoso, para reconhecermos nele um dos fornecedores das moléstias de etiologia obscura e das obsessões catalogáveis na patologia da mente, ocupando vastos departamentos de hospitais e prisões”. (Vida e Sexo, psicografado por Francisco C. Xavier, cap. 17, ed. FEB).

Para concluir essa etapa afirmamos que não podemos fugir da nossa consciência, nem pretextar ignorância das Leis Morais, pois elas aí estão impressas. (Livro dos Espíritos)

 

Derrubada essa afirmativa, deparamo-nos com outra afirmação em defesa do abortamento que é o perfil da pessoa que aborta. Alegam que são pessoas sem acesso ou com acesso precário à saúde, na maioria jovem, com poucos recursos econômicos, fora de uma união estável. Novamente as pesquisas desmentem.

Financiada pelo Ministério da Saúde, em 2008, pesquisa elaborado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), coletou informação dos últimos 20 anos, e contraria o estereótipo de que abortar é um método usado por adolescentes para interromper uma primeira gravidez fruto de uma relação passageira e inconsequente ou de pobres mulheres sem acesso a um serviço de saúde de qualidade.

 As mulheres que abortam no Brasil têm entre 20 e 29 anos, trabalham, são católicas, tem um parceiro estável e ao menos um filho.

Os abortos de adolescentes representam menos de 10% do total e, desses, quase 80% são feitos por meninas entre 17 e 19 anos. A faixa que concentra o maior número de abortos é entre 20 e 29 anos.

Entre essas mulheres, mais de 70% têm um relacionamento considerado estável ou seguro, o que afastou a hipótese de que elas recorrem ao aborto para não viver, sozinhas, o drama de uma gravidez indesejada. A questão principal para a mulher, segundo os pesquisadores da UnB e da Uerj, é lidar com um filho não planejado. (fonte: Revista Época, maio de 2008).

 

Portanto, o necessário não é investir na morte e sim na vida, visto que casos de gravidez indesejáveis podem e devem ser evitadas através da educação sexual; de planejamento familiar; de responsabilidade e de respeito ao próximo. Sim porque o feto é o próximo mais próximo desde o momento da concepção, da qual falaremos mais abaixo.

Se há uma preocupação legítima com a gestação em adolescentes, ou pessoas de baixa renda, ou com a mulher de modo geral; se a preocupação é evitar procedimentos médicos clandestinos; se a intenção é promover a saúde e o bem estar das mulheres, realmente não há outro caminho senão o da educação.

E ainda como afirma o Dr. Décio Iandoli, “seria uma boa idéia munir os postos de atendimento básico de saúde com anticoncepcionais e preservativos que, além de prevenir a gravidez, ainda fariam baixar a incidência de doenças sexualmente transmissíveis”. (Décio Iandoli é doutorado em medicina pela Universidade Federal Paulista – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Presidente da Associação Médico-Espirita de Santos).

 

O terceiro argumento é do Direito da Mulher ao próprio corpo, por isso a necessidade de descriminalizar o aborto. Essa é uma discussão antiga, conforme podemos observar.

Na Roma antiga o produto da concepção era considerado parte do corpo da mãe, e não um ser autônomo. E os estóicos na Grécia, apregoavam que a mulher podia abortar, porque dispunha de seu próprio corpo.

Sim a mulher tem o direito de escolher se quer ou não ser mãe, contudo a partir do momento em que por escolha, por descuido, ou qualquer outro motivo houve a fecundação, tem-se ai uma vida e qualquer ato contra ela é um ato de homicídio com intenção de matar.

Afirmar que o feto é uma parte do corpo da mãe que poderá dispor dele como bem entender é não conhecer ou querer ignorar a ciência, que afirma peremptoriamente ser o feto uma personalidade independente, uma pessoa, conforme o Pacto de San José da Costa Rica do qual o Brasil é signatário em seu artigo 4.º que diz: “Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente”.

 

A vida humana começa na concepção, no exato momento do contato do espermatozoide com o óvulo, conforme Karl Ernest Von Baer – o pai da embriologia comparada.

Moore e Persaud (2000, p. 2) consideram que o “desenvolvimento humano é um processo contínuo que se inicia quando o ovócito de uma mulher é fertilizado pelo espermatozoide do homem”.

O Embriologista Lewis Wolpert - pai da embriologia moderna afirma que “o momento que o ovo começa a dividir-se é o momento mais importante da nossa vida, pois é a partir daí que se define o nosso destino”.

Por isso que nosso Código Civil, em consonância com a Constituição Federal e com o Pacto de São José da Costa Rica, afirma em seu artigo 2º que: “A personalidade civil da pessoa começa com o nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro” (grifo meu). Logo, todo e qualquer ataque à vida do embrião significa um ataque, uma violação do direito à vida.

Não restam dúvidas de quando a vida tem início, toda a discussão em torno do tema é para encobertar as consciências. Poderíamos ficar páginas e páginas citando renomados cientistas que afirmar ser o embrião uma vida independente do corpo que o hospeda. Contudo, vamos avançar.

 

A Doutrina Espírita que propugna pela pluralidade das existências; afirmando que somos espíritos que habitamos temporariamente um corpo de carne e não o contrário, define claramente a ocasião em que o ser espiritual se insere na estrutura celular, iniciando a vida biológica com todas as suas consequências, conforme vemos na questão 344 de O Livro dos Espíritos:

- Allan Kardec indaga aos Espíritos Superiores: Em que momento a alma se une ao corpo?

Resposta“A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus”.

É o Livro dos Espíritos na questão 358 que traz luz à nossa convicção de que abortamento é crime contra a vida:

- "Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação”?

- “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre ao tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, porque isso impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”.

 

Há somente um único caso em que se aceita o aborto. É quando existe risco de morte iminente para a mãe. Fora isso não há como ser conivente sem tornar-se cúmplice de um crime.

Em casos de estupro não conseguindo a mãe manter ao seu lado o fruto da violência é melhor tê-lo e dá-lo em adoção do que buscar reparar um ato violento com outro.

 

Nesse momento em que a transição planetária de um mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração se intensifica, nos os Espíritas não podemos calar nossa voz, não podemos deixar enferrujar os instrumentos dos quais somos temporariamente detentores: a palavra; a escrita; a inteligência; o conhecimento. Mobilizemo-nos pela vida para que não seja aprovada a lei que estende as possibilidades de abortamento em nosso País. 

Cada Casa Espírita deve ser um front na batalha pela vida.

 

Os brasileiros são contra o aborto, é o que diz a pesquisa CCR – Ibope: para 53% dos pesquisados a legislação sobre aborto deve continuar como está, enquanto 10% dos entrevistados querem que essa legislação seja ampliada. Porém se aqueles que são contrários se calam os poucos barulhentos vencem.

Não permitamos que nosso País crie mais esse débito espiritual coletivo.

Sem qualquer cunho maniqueísta concordamos com o Livro dos Espíritos na questão 932 que: “a influência dos maus sobrepuja a dos bons por fraqueza destes”.

Portanto, avante na luta pela vida sempre. Não ao aborto!

 

Neide A. Fonseca – Especialista em Direito Constitucional e Político, é Espírita militante da Associação Espírita Kardecista Raio Luz. Participante da Equipe do EFE (Projeto Estudos Filosóficos Espíritas) e do VER (Projeto Visão Espírita da Religiosidade).

 

 

(Texto recebido em email de Neide A. Fonseca)

 

STF, Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

O Supremo Tribunal Federal julga no próximo dia 11/4/2011 sobre aborto de anencéfalos

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP