Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 19 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/19-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

18-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/18-10-2013.htm  

17-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/17-10-2013.htm  

16-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/16-10-2013.htm  

15-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/15-10-2013.htm  

14-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/14-10-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Desgosto

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 51. Página 113.

 Referimo-nos habitualmente aos desgostos da vida como se nada mais tivéssemos que pensar.

Tal ocorrência sobrevém, de vez que, em nossas atuais condições evolutivas, somos ainda propensos a fixar o coração nos fenômenos do mal, extremamente desmemoriados quanto ao bem, à feição de pessoa que preferisse morar dentro de uma nuvem, à frente do sol.

Ligeiro mal-estar obscurece-nos a harmonia interior e adotamos regime de aflição que acaba por atrair-nos moléstia grave... Isso porque apagamos da lembrança os milhares de horas felizes que lhe antecederam o aparecimento, sem perceber que o incômodo diminuto é aviso da natureza a que retomemos posição de equilíbrio.

Breve desajuste no lar interrompe-nos a alegria e desvairamo-nos em revolta, instalando, às vezes, perigosos quistos de malquerença, no organismo familiar... Isso porque quase nunca relacionamos os tesouros de estabilidade e euforia com que somos favorecidos em casa, longe de observar que o problema imprevisto expressa bendita oportunidade de consolidarmos o amor e a tranquilidade no instituto doméstico.

Um companheiro nos deixa a convivência e deitamos longas teorias, acerca da ingratidão, estabelecendo complicações de profundidade... Isso porque olvidamos as afeições preciosas que nos enriquecem os dias, incompetentes que nos achamos para concluir que o amigo, tangido pelas forças espirituais com que se afina, terá buscado o tipo de experiência mais adequada aos próprios impulsos com vantagem para ele e proveito nosso.

Insignificante desentendimento reponta na esfera profissional e exageramos o acontecido, lançando perturbação ou incrementando a desordem... Isso porque muito dificilmente ligamos justa importância aos dotes inúmeros que recolhemos do nosso campo de trabalho, inábeis para reconhecer que o destempero havido é o ensejo de proteger e prestigiar a organização a que fomos chamados, em favor de nós mesmos.

Desgosto está efetivamente para o coração, como a poda para a árvore.

Se dissabores nos visitam, recordemos que a vida está cortando o prejudicial e o supérfluo, em nossas plantas de ideal e realização, a fim de que possamos nos renovar e melhor produzir.

(Texto recebido em email de divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Árvores artisticamente podadas no Parque do Retiro,  em Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Na Rede Amigo Espírita PPS com participação de Divaldo Pereira Franco no 7º. Congresso Espírita do  Rio Grande do Sul

 

Acesse aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/espiritismoemfoco/forum/topics/7o-congresso-espirita-do-rio-grande-do-sul-promovido-pela-fergs-b

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal

 

17 outubro do 2013

 

Concluído com êxito ímpar a jornada intitulada Encontro Fraterno com Divaldo Franco, no Hotel Iberostar em Salvador, Bahia (dias 10 a 13 passados), nosso irmão e amigo, já se encontra em Portugal, iniciando no dia de hoje (17 de outubro) uma nova temporada de conferências e de seminários.

Divaldo visita Portugal desde o mês de agosto de 1967, quando se encontrava no poder o célebre ditador Salazar, que havia fechado a Federação Espírita Portuguesa e todas as instituições que praticavam a doutrina dos Espíritos no país. A velha ditadura de frutos amargos e de cruéis perseguições era temida e detestada, ameaçando de cárcere espíritas, maçons e comunistas...

No ano referido, convidado por amigos para pronunciar uma série de conferências no país, o então jovem orador aceitou o desafio e realizou um périplo incomum, falando às escondidas em verdadeiras catacumbas, revivendo os dias apostólicos no mundo romano do passado.

Às ocultas, teve públicos expressivos, (re)iniciando o movimento espírita que, a partir daquele ano renasceu e hoje é o mais expressivo da Europa, qual ocorreu também na Espanha franquista, no mesmo período.

A conferência programada foi proferida na sede da Federação Espírita Portuguesa, na grande Lisboa, na cidade de Amadora, onde um expressivo público irá deleitar-se com a palavra vibrante e espírita do nosso querido irmão.

Serão lançados os livros Ilumina-te e Rejubila-te em Deus, ditados pelo Espírito Joanna de Ângelis e um outro escrito pelo ex-sacerdote católico Dr. José Pereira Sendão, documentário, que se intitula DIVALDO FRANCO E O ESPIRITISMO EM ÁFRICA, narrando as primeiras viagens realizadas pelo corajoso orador à África, nas décadas de 1970/80, minudenciando a extraordinária saga de implantação do Espiritismo, no sul do continente.

Na conferência de abertura com as dependências da Federação totalmente repletas, Divaldo abordou o tema da Psicologia do Perdão, de fundamental importância para todas as criaturas.

A reunião dirigida por Vitor Mora Féria, Presidente da FEP contou com mais de 250 pessoas e o tema abordado foi a Psicologia do perdão, por 80 minutos.

Ao ser encerrado o ato  Divaldo foi aplaudido de pé demoradamento havendo concedido autógrafos antes e depois do Evento.

Texto: Delcio Carvalho

Fotos: Vitor Mora Féria

 

 

 

 

Seminário para Trabalhadores da Mediunidade

Três Lagoas, MS

 

SEMINÁRIO PARA TRABALHADORES DA MEDIUNIDADE

Três Lagoas, 19 e 20 de outubro de 2013

Local: Grupo Assistencial Espírita A Candeia

R. Manoel Pedro de Campos, 253 N.Sra. Aparecida

 

Objetivo: Proporcionar a capacitação e compartilhamento de experiências entre os Diretores do Departamento de Atividade Mediúnica (DAM) da FEMS com os trabalhadores das Casas Espíritas da União Regional Espírita de Três Lagoas.

 

Equipe FEMS/DAM: Gerson, Pedro e Henrique

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 19 de outubro

13h30 - Acolhida, abertura e prece - URE de Três Lagoas

13h40 – Seminário “Etapas da Reunião Mediúnica”

15h30 - Intervalo

15h45 - Seminário “Etapas da Reunião Mediúnica” (continuação)

16h - Trabalho em grupo: Simulação de uma Reunião Mediúnica

17h - Esclarecendo Dúvidas

17h30 - Encerramento

 

 

 


19h30 – Palestra “O Sermão da Montanha

Palestrante: Gerson Queiroz da Silva

Diretor FEMS/DAM

 

 

Domingo, 20 de outubro

8h30 - Prece

8h40 – Seminário “Diálogo com os Espíritos”

 9h45 – Intervalo

10h – Trabalho em grupo: O trabalho dos Benfeitores Espirituais

11h30 - Esclarecendo Dúvidas

12h – Encerramento / Avaliação

 

(Informação recebida em email de Flávio Soares)

 

 

5º. Ciclo de palestras sobre Espiritualidade e Saúde

Praga, República Tcheca

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

1ª. Feira do Livro Espírita do G.E. Nosso Lar

São Pedro da Aldeia, RJ

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra: “Mal de Alzheimer, doença física ou espiritual?,

no Centro Espírita Jesus. Salto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

XXV Feira do Livro Espírita “A Luz Divina”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de A luz Divina [[email protected]])

 

 

 

 

35ª Feira do Livro Espírita

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Rubiácea, SP

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Augusto Macedo)

 

 

 

Programação comemorativa do 2º. Aniversário da AJE-MG

Tiradentes, MG

 

2º Aniversário da AJE-MG, em TIRADENTES

            Convidamos você e sua família para a comemoração do 2º aniversário da Associação Jurídico-Espírita do Estado de Minas Gerais, que ocorrerá no dia 09.11.2013, no Grupo Fraternidade Espírita Caminho da Luz, Rua Alberto Paolucci, nº 67, Centro, município de Tiradentes-MG, de 14 às 18 horas, com a seguinte programação:

 

14h –             Abertura e prece;

 

14h10 –        Estudo “Direito Penal e a Lei do Amor combinam?” com Augusto Fonseca;

 

15h –             O projeto do novo Código Penal sob a ótica do Espiritismo (Núcleos Regionais);

16h –             Intervalo – Café com prosa;

16h30 –        Debates

17h30 –        Informes e planejamento 2014;

18h –             Encerramento.

            Esperamos vocês!!!                                                                                                                                                            A  DIRETORIA

(Informações enviadas em email por Luciano Alencar, membro da AJE-MG, via e-mail e repassadas por Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centrto Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

IV Emcontro Espírita

Tabapuã, SP

 

 

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

Lançamento do livro “Divulgacion Del Espiritismo”

Montevidéu, Uruguai

 

Les enviamos las informaciones sobre el lanzamiento, en el CE Redención de Montevideo, Uruguay, del libro Divulgación del Espiritismo: Enseñanzas del Ejemplo de José María Fernández Colavida.

Abrazo fraterno a todos,

Simoni 

 

(Informação recebida em email de Simoni Goidanich)

 

 

 

Neste domingo. Palestra com Cristina Sarraf 

na A.E. Vicente de Paulo. Espírito Santo do Pinhal, SP

 

(Informação recebida em email de MARY DE FATIMA FERNANDES [[email protected]])

 

 

 

Prece de Cáritas

 

Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.

Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.

Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.

Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores espalharem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

Um só coração, um só pensamento subirá até vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.

Deus! Daí-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; daí-nos a caridade pura, daí-nos a fé e a razão; daí-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.

 

 

 

 

Cópia da Estátua de Michelangelo executada  em bronze pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Exposta na Galeria Prestes Maia,  São Paulo, Brasil.. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP