Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 21 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

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Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/21-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

19-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/19-04-2014.htm

18-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/18-04-2014.htm

17-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/17-04-2014.htm

16-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/16-04-2014.htm

15-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/15-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

A Ponte de Luz

 

Pelo Espírito Maria Dolores. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: A Vida Conta. Lição nº 08. Página 34.

 

Terminara Jesus a prédica no monte.

Nisso, o apóstolo Pedro se aproxima

E diz-lhe: "Senhor, existe alguma ponte

Que nos conduza ao Alto, ao Céu que brilha muito acima?

Conforme ouvi de tua própria voz,

Sei que o Reino do Amor está dentro de nós...

Mas deve haver, no Além, o País da Beleza,

Mais sublime que o Sol, em fulgor e grandeza...

Onde essa ligação, Senhor, esse divino acesso”?

 

Jesus silenciou, como entrando em recesso

Da palavra de luz que lhe fluía a jorro...

Circunvagou o olhar pelas pedras do morro

E, depois de comprida reflexão,

Falou ao companheiro: - "Ouve, Simão,

Em verdade, essa ponte que imaginas

Existe para a Vida Soberana,

Mas temos de atingi-la por estrada

Que não é bem a antiga estrada humana”.

 

- "Como será, Senhor, esse caminho”?

Tornou Simão a perguntar.

E Jesus respondeu sem hesitar:

- "Coração que a escolha, às vezes, vai sozinho,

E quase que não tem

Senão renúncia e dor, solidão e amargura...

E conquanto pratique e viva a lei do bem,

Sofre o assédio do mal que o vergasta e procura

Reduzi-lo à penúria e ao desfalecimento.

Quem busca nesta vida transitória,

Essa ponte de luz para a eterna vitória

Conhecerá, de perto, o sofrimento

E há de saber amar aos próprios inimigos,

Não contará percalços nem perigos

Para servir aos semelhantes,

Viverá para o bem a todos os instantes

E mesmo quando o mal pareça o vencedor,

Confiando-se a Deus, doará mais amor...

E ainda que a morte, Pedro, se lhe imponha,

Na injustiça ferindo-lhe a vergonha,

Aceitará pedradas sem ferir,

Desculpará injúria e humilhação

Se deseja elevar o coração

À ponte para o Reino do Porvir”...

 

Alguns dias depois, o Cristo flagelado,

Entregue à própria sorte

Encontrava na cruz o impacto da morte,

Silencioso, sozinho, desprezado...

 

Terminada que foi a gritaria

Da multidão feroz naquele dia,

Ante o Céu anunciando aguaceiro violento,

Pedro foi ao Calvário, aflito e atento,

Envergando disfarce...

Queria ver o Mestre, aproximou-se

Para sentir-lhe o extremo desconforto...

 

Simão chorou ao ver o Amigo morto.

 

E ao fitá-lo, magoado, longamente

Ele ouviu, de repente,

Uma voz a falar-lhe das Alturas:

- "Pedro, segue, não temas, crê somente!...

Recorda os pensamentos teus e meus...

Esta cruz que me arrasa e me flagela

É a ponte que sonhavas, alta e bela,

Para o Reino de Deus”.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Pintura no teto da Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados. Praça da Liberdade. São Paulo, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Nossas preces ao mártir Joaquim José da Silva Xavier

 (Tiradentes) - 16-08-1746 / 21-04-1792

A leitura da sentença de Tiradentes (óleo sobre tela de Leopoldino Faria 

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Julgainconfidentes2.jpg

Monumento à Independência, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasil.

Tiradentes foi executado nas proximidades da praça que leva o seu nome.  

É considerado  o  grande mártir da Independência do Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Homenagem ao Sesquicentenário de “L’Évangile selon le Spiritisme”

 

Enrique Eliseo Baldovino

Foz do Iguaçu, PR

 

Honra e gratidão aos 150 anos do lançamento de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec!

Enrique Eliseo Baldovino

Estudando as páginas históricas da Revista Espírita de dezembro de 1864, artigo 8º (RE dez. 1864–VIII: Comunicação espírita – A propósito da Imitação do Evangelho [Bordéus, maio de 1864; Grupo de Saint-Jean – Médium: Sr. Rul.], páginas 395-397),(1) encontramos uma comunicação notável ditada pelo Espírito de Verdade, que comentaremos a seguir, com letra cursiva e menor, transcrevendo a mensagem original e intercalando as nossas considerações, junto das lúcidas observações do Codificador Allan Kardec.

 

A PROPÓSITO DA IMITAÇÃO DO EVANGELHO

«Um novo livro acaba de aparecer. É uma luz mais brilhante que vem clarear a vossa marcha. Há dezoito séculos vim, por ordem de meu Pai, trazer a palavra de Deus aos homens de boa vontade. Essa palavra foi esquecida pela maioria, e a incredulidade, o materialismo vieram abafar o bom grão que eu tinha depositado em vossa Terra. Hoje, por ordem do Eterno, os bons Espíritos, seus mensageiros, vêm a todos os pontos da Terra fazer ouvir a trombeta retumbante. Escutai suas vozes; elas são destinadas a mostrar-vos o caminho que conduz aos pés do Pai celeste. Sede dóceis aos seus ensinamentos; os tempos preditos são chegados; todas as profecias serão cumpridas.

O mês de maio de 1864 é o contexto histórico desta profunda comunicação, isto é, poucos dias depois do notável aparecimento do livro Imitation de L’Évangile selon le Spiritisme, de Allan Kardec, lançado em Paris em abril de 1864 (1ª edição),(2) cujas merecidas comemorações o Movimento Espírita nacional e internacional estão realizando, por ocasião do Sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo (a 3ª edição, revista, corrigida e modificada é de 1866).(3) O Espírito de Verdade usa, de forma clara, uma linguagem eminentemente evangélica, recordando a passagem de Jesus, na Terra, há 18 séculos – contando desde a época da Codificação da Doutrina dos Espíritos –, e o próprio Espírito de Verdade cita, como o faz no Prefácio a L’Évangile selon le Spiritisme, que “os tempos são chegados”.

 

«Pelos frutos se conhece a árvore. Vede quais são os frutos do Espiritismo: casais onde a discórdia tinha substituído a harmonia voltaram à paz e à felicidade; homens que sucumbiam ao peso de suas aflições, despertados pelos acordes melodiosos das vozes de além-túmulo, compreenderam que seguiam por um caminho errado e, envergonhados de suas fraquezas, arrependeram-se e pediram ao Senhor a força para suportar suas provações.

Outro formoso ensino do Cristo é novamente citado pelo Espírito de Verdade: “Pelos frutos se conhece a árvore” (Mateus, 7:15-20). Os frutos opimos e saborosos da portentosa árvore do Espiritismo são as benesses que Ele espalha pelo mundo, Doutrina que continua salvando vidas através dos anos, explicando o porquê do sofrimento, identificando as causas das aflições, ensinando a perdoar, a amar sem esperar retribuição e norteando mentes e corações para o bem, cujas conquistas vivenciais devem-se sobremaneira ao elevado esclarecimento e consolo que a Doutrina Espírita proporciona à Humanidade, no seu aspecto filosófico, científico e religioso, e com as consequências ético-morais, educacionais, sociais etc., que decorrem do seu cerne doutrinário.

 

«Provas e expiações, eis a condição do homem na Terra. Expiação do passado, provas para fortalecê-lo contra a tentação; para desenvolver o Espírito pela atividade da luta; para habituá-lo a dominar a matéria e prepará-lo para os prazeres puros que o esperam no mundo dos Espíritos.

«Há muitas moradas na casa de meu Pai, disse-lhes Eu há dezoito séculos. Estas palavras, o Espiritismo veio torná-las compreensíveis. E vós, meus bem-amados, trabalhadores que suportais o calor do dia, que credes ter que vos lamentar da injustiça da sorte, bendizei vossos sofrimentos; agradecei a Deus, que vos dá meios de resgatar as dívidas do passado; orai, não com os lábios, mas com o coração melhorado, para vir ocupar melhor lugar na casa de meu Pai, porque os grandes serão humilhados, mas, como sabeis, os pequenos e os humildes serão exaltados.»

                                                                                                                                           O Espírito de Verdade

 

 

O próprio Espírito de Verdade, claramente, se identifica de novo como sendo Jesus, ao citar mais um ensinamento evangélico (“Há muitas moradas na casa de meu Pai” [João, 14:2]), e asseverando sem rodeios: «disse-lhes Eu há dezoito séculos» (grifos nossos).(4)

 

 

 

Nota do emérito Codificador

 

É agora o próprio Codificador Allan Kardec quem comenta a comunicação do Espírito de Verdade na referida Revue Spirite, tecendo sensatas considerações em forma de Nota final, que também transcrevemos a seguir. Seus comentários magistrais fazem jus à notável frase-síntese que descreve o seu bom senso, frase muito conhecida em nosso meio: Jesus, a porta. Kardec, a chave.

 

 

«Sabe-se que assumimos menos responsabilidade pelos nomes quando pertencem a seres mais elevados. Não garantimos mais essas assinaturas do que muitas outras, limitando-nos a entregar tal comunicação à apreciação de cada espírita esclarecido. Contudo, diremos que não é possível desconhecer nela a elevação do pensamento, a nobreza e a simplicidade das expressões, a sobriedade da linguagem, a ausência de superfluidade. Se ela for comparada com as que foram inseridas na Imitação do Evangelho (Prefácio e cap. III: O Cristo Consolador), e que levam a mesma assinatura, posto obtidas por médiuns diferentes e em épocas diversas, nota-se entre elas uma analogia marcante de tom, de estilo e de pensamentos, que acusa uma origem única. De nossa parte, dizemos que pode ser do Espírito de Verdade, porque é digna Dele, ao passo que temos visto muitas assinadas por este nome venerado ou o de Jesus, cuja prolixidade, verbiagem, vulgaridade, por vezes mesmo a trivialidade das ideias, traem a origem apócrifa aos olhos dos menos clarividentes. Só uma fascinação completa pode explicar a cegueira dos que se deixam apanhar, se não também o orgulho de julgar-se infalível e intérprete privilegiado dos puros Espíritos, orgulho sempre punido, mais cedo ou mais tarde, pelas decepções, pelas mistificações ridículas e por desgraças reais nesta vida. À vista desses nomes venerados, o primeiro sentimento do médium modesto é o de dúvida, porque ele não se julga digno de tal favor.»

A humildade, a prudência e a sabedoria de Allan Kardec são realmente proverbiais. O Codificador compara esta comunicação da Revista Espírita às elevadíssimas mensagens do Espírito de Verdade que constam no citado Prefácio de Imitation de L’Évangile e no capítulo: Le Christ Consolateur, sendo que estas instruções são dignas da autoria do nome venerado de Jesus. Mas Kardec, na sua grande humildade, prefere “entregar tal comunicação à apreciação de cada espírita esclarecido”.

 

Jesus e o Espírito de Verdade

A clara e mesma identificação do Espírito de Verdade com o Cristo encontra-se também no cap. XXXI de O Livro dos Médiuns,(5) na dissertação IX, que possui uma oportuna e explicativa Nota de Kardec, após a profunda mensagem assinada por Jesus de Nazaré:

“(...) Venho, como outrora, aos filhos transviados de Israel; venho trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, tem que lembrar aos materialistas que acima deles reina a imutável verdade: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar a planta e que levanta as ondas. Revelei a Doutrina Divina; como o ceifeiro, atei em feixes o bem esparso na Humanidade e disse: Vinde a mim, vós todos que sofreis! (...) Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensino: instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgais o nada, vos clamam vozes: Irmãos! nada perece; Jesus-Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade”.

Com poucas variações, a mesma mensagem encontra-se em O Evangelho segundo o Espiritismo,(6) agora assinada pelo Espírito de Verdade (Paris, 1860).

O Consolador prometido

O lúcido Codificador, por tudo isso, cita no cap. VI: O Cristo Consolador, a promessa do Consolador prometido, feita outrora por Jesus e registrada no Evangelho de João, 14:15 a 17 e 26:

«Se me amais, guardai os meus mandamentos; e Eu rogarei a meu Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito».(7)

 

A Doutrina Espírita é Jesus de volta

De forma incontestável, o Espiritismo é o Cristianismo redivivo, porque nos ensina a colocar em prática o Evangelho de Jesus, isto é, a imitá-Lo (Imitation de L’Évangile), a emular o Cristo, ora revivido pelos elevados ensinos da Doutrina Espírita, que restaura a Sua palavra e os Seus exemplos, sendo que O Evangelho segundo o Espiritismo contem a explicação das máximas morais do Cristo, sua concordância com o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida. A epígrafe do Codificador Allan Kardec é muito profunda, racional e belíssima, em todos os sentidos: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da Humanidade”.

Saiu a lume, em boa hora, a edição histórica de O Evangelho segundo o Espiritismo,(8) em comemoração aos 150 anos do lançamento dessa extraordinária Obra, com o selo da Editora FEB - Federação Espírita Brasileira, em parceria com as 27 Federativas Espíritas Estaduais, em cujo número encontra-se a nossa centenária FEP - Federação Espírita do Paraná.

A importância desse Livro é tanta, pela sua considerável influência sobre a vida prática das nações (que extraíram, extraem e extrairão dele instruções excelentes), que, durante a codificação de Imitation de L’Évangile selon le Spiritisme, Allan Kardec teve que se recolher à sua residência da Ville Ségur, conforme narra Obras Póstumas, sob o título: Imitação do Evangelho (Ségur, 9 de agosto de 1863; médium: Sr. d’A...).(9) Durante a confecção desta Obra, os Espíritos Superiores disseram a Kardec: «(...) Conta conosco e conta sobretudo com a grande alma do Mestre de todos nós, que te protege de modo muito particular. (...) Nossa ação, principalmente a do Espírito de Verdade, é constante ao teu derredor e tal que não a podes negar. (...)»

O Evangelho segundo o Espiritismo: o Livro da Esperança

Em 1964, no primeiro centenário do lançamento de L’Évangile selon le Spiritisme, o Espírito Emmanuel, pela psicografia do médium Francisco Cândido Xavier, escreveu, à época, um Prólogo comemorativo aos 100 anos da publicação de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, e intitulou esse proêmio duma forma comovedora: Livro da Esperança, o que deu também o nome ao mesmo livro.

Ditado por Emmanuel em Uberaba-MG, em 18 de abril de 1964, esse preâmbulo registrou o seguinte no seu parágrafo final:

«É por isso, leitor amigo, que em nos associando aos teus anseios de sublimação, que se nos irmanam na mesma trilha de necessidade e confiança, diante do Primeiro Centenário de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, nós te rogamos permissão para nomear este livro despretensioso de servidor reconhecido, como sendo Livro da Esperança».(10)

Obrigado, Senhor!

Então, repitamos com Emmanuel,(11) parafraseando o exórdio do citado Livro da Esperança, mas agora referindo-nos às merecidas comemorações do Sesquicentenário de Luz de L’Évangile selon le Spiritisme, com profunda gratidão ao Cristo:

«Oh! Jesus! No luminoso centenário de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, em vão tentamos articular, diante de ti, a nossa gratidão jubilosa!... Permite, pois, agradeçamos em prece a tua abnegação tutelar e, enlevados ante o Livro Sublime, que te revive a presença entre nós, deixa que te possamos repetir, humildes e reverentes:

«– Obrigado, Senhor!...»

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REFERÊNCIAS:

(1) KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. Tradução de Júlio Abreu Filho. Dezembro de 1864, pp. 395-397. EDICEL.

(2) ________. Imitation de L’Évangile selon le Spiritisme. 1re édition, com XXXVI-443 páginas. Paris, les éditeurs du Livre des Esprits (35, Quai des Augustins); Ledoyen, Dentu, Fréd. Henri, libraires, au Palais-Royal, et au bureau de la Revue Spirite. Imprimerie de P.-A. Bourdier et Cie (Paris, 30, rue Mazarine). Abril de 1864.

(3) ________. L’Évangile selon le Spiritisme. 3e édition, com XXXV-444 páginas. Paris, les éditeurs du Livre des Esprits; Dentu, Fréd. Henri, libraires, au Palais-Royal, et au bureau de la Revue Spirite, 59, rue et passage Sainte-Anne. Imprimerie de P.-A. Bourdier et Cie (Paris, 6, rue des Poitevins). 1866.

(4) MUNDO ESPÍRITA. Ano 81, nº 1550 de setembro de 2013, artigo de Enrique Eliseo Baldovino, intitulado: “Os frutos do Espiritismo”, pp. 10-11. Curitiba/PR, Federação Espírita do Paraná.

(5) KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução de Guillon Ribeiro. Cap. XXXI: Dissertações espíritas, número IX, com Nota de Kardec. 62ª edição, pp. 458-460. FEB, 1996.

(6) ________. O Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo VI: O Cristo Consolador, ítem 5 (Instruções dos Espíritos - Advento do Espírito de Verdade). Mensagem ditada pelo Espírito de Verdade em Paris, 1860, pp. 107-108. Edição histórica. FEB, 2013.

(7) ________. _____. Cap. VI: O Cristo Consolador, ítem 3 (Consolador prometido), pp. 105-106. Edição histórica. FEB, 2013.

(8) ________. _____. Edição histórica (200 mil exemplares), em comemoração aos 150 anos do lançamento de L’Évangile selon le Spiritisme. Tradução de Guillon Ribeiro. Com 410 páginas. Editora FEB, em parceria com as 27 Federações Espíritas Estaduais, 2013.

(9) ________. Obras Póstumas. Tradução de Guillon Ribeiro. Ségur, 9 de agosto de 1863 (Médium: Sr. d’A...) Imitação do Evangelho. 22ª edição, pp. 307-310. FEB, 1987.

(10) XAVIER, Francisco Cândido. Livro da Esperança. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 1ª edição. Prólogo: Livro da Esperança, p. 12. CEC, 1964.

(11) ________. _____. Pelo Espírito Emmanuel. 1ª edição. Obrigado, Senhor! Página 14. CEC, 1964.

 

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3 LEGENDAS das Ilustrações

ILUSTRAÇÃO 1 – Jesus e Kardec.

ILUSTRAÇÃO 2 – Livro da Esperança (em homenagem a “O Evangelho segundo o Espiritismo”).

ILUSTRAÇÃO 3 – “O Evangelho segundo o Espiritismo” (edição comemorativa).

 

 

 

Bispo Jean-Louis Anne Magdelaine Lefebvre de Cheverus (1768 – 1836) por  Gilbert Stuart -1823.

Cheverus participa na obra O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec,  no no cap. XVI-11,  

com  instrução sobre o emprego da riqueza.

Imagem:    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Bishop_Jean-Louis_Anne_Magdelaine_Lefebvre_de_Cheverus_by_Gilbert_Stuart_1823.jpeg

Paris, França. No centro da foto a igreja dos inválidos. Foto Ismael Gobbo.

Em Paris Allan Kardec levou avante a tarefa de Codificar o Espiritismo.

Pedra que encima o dólmen de Allan Kardec no Cemitério Pére Lachaise com a célebre legenda

reencarnacionista: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.”. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Erechim

18 de abril de 2014

A aprazível Erechim recebeu o Arauto de o Evangelho e da Paz, Divaldo Franco, com carinho e gentileza, como ocorre nas localidades aonde ele vai. Isso demonstra o quando é estimado, amado e respeitado, não só pelo seu trabalho fecundo, mas, também, pelo seu carisma e o exemplo vivo de um homem profundamente envolvido com a mensagem cristã.

A conferência foi realizada no CTG Galpão Campeiro, Rua Isidoro Castilhos, 323 - Bairro Castelo Branco. Para falar sobre a felicidade, Divaldo Franco narrou a história do Rei Creso, soberano da Lídia, uma antiga região da Ásia Menor, com base em As histórias de Heródoto, de Heródoto de Halicarnasso, que registra a invasão persa da Grécia nos princípios do século V a.C. Essa história comovedora despertou o público para os aspectos da felicidade, trabalhados durante a conferência.

Utilizou-se do pensamento de vários filósofos da antiguidade, apresentando diversas correntes que procuravam interpretar a felicidade através das doutrinas por eles preconizadas. Porém, a felicidade pode ser fruída a partir do autoconhecimento, da autoiluminação.  Jesus estabeleceu o maior código de ética para a humanidade, o Sermão da Montanha, capaz de propiciar a felicidade àqueles que pratiquem o estabelecido pelo Rabi nas bem-aventuranças.

  Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Vacaria

 

19 de abril de 2014

Incansável, sempre bem disposto, com alegria de viver, Divaldo Franco é um ícone admirado por muitos. Após uma viagem rodoviária com mais de três horas e trinta minutos, o médium e conferencista baiano chegou à Vacaria. Instalou-se no hotel e ato contínuo concedeu uma entrevista para a Rádio Medianeira, de Vacaria. Falou sobre a Doutrina Espírita, seus princípios e consequências, a consciência, o desvario em que se encontra o ser humano da atualidade. Apresentou uma mensagem de esperança, de paz, de solidariedade, a necessidade de cada um solidificar em si a prática do amor, de não revidar o mal pelo mal, esforçando-se por desenvolver a harmonia íntima para equacionar os conflitos do cotidiano.

No Ginásio da Universidade de Caxias do Sul – Campus Vacaria, Divaldo Franco, às 20h00min, proferiu uma conferência abordando a paranormalidade humana. Apresentou as manifestações veiculadas por Apolônio de Tiana; Bocaccio, filho de Dante Alighieri; Emanuel Swedenborg; e Cardeal Eugênio Pacelli, todas comprovadas, para afirmar que a mediunidade é uma faculdade que todos os indivíduos a possui, em graus diversos. Outra evidência mediúnica aconteceu com Jesus, no Monte Tabor, quando esteve com Moisés e Elias.

Apresentou os fundamentos da Doutrina Espírita, constituindo-se na terceira revelação divina, o consolador prometido. Explorou a questão do conhecimento teórico das leis divinas, e, no entanto no aspecto prático está muito distante desse conhecimento, quase em sentido oposto. Discorreu de modo rápido sobre as obsessões, a conquista da paz íntima, a felicidade, a educação, a gentileza, para dizer que a vida vale a pena ser vivida, pois que temos muito o que agradecer e pouco para pedir. Divaldo Franco, tal qual um maestro exímio, soube conduzir os corações e mentes daqueles que o escutavam. O público, muito carinhoso, como demonstração de afeto e de reconhecimento, aplaudiu de pé o notável orador.


   Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Artigo: "Fé Raciocinada: Segundo Jesus, a Maior Fé!"

 

Olá Todos,

Muita paz!

É com satisfação que divulgamos a publicação de mais um artigo no Jornal de Estudos Espíritas. Se trata de uma republicação de um artigo de autoria de Alexandre Fontes da Fonseca publicado originalmente na Revista Internacional de Espiritismo, em 2006.

Em um ano de comemoração dos 150 anos do Evangelho Segundo o Espiritismo, e um dia após o aniversário de publicação do Livro dos Espíritos, embora simples, o artigo apresenta uma contribuição interessante ao conhecimento espírita em seu aspecto religioso. A partir de uma análise da passagem conhecida como Jesus e o Centurião, o artigo mostra o apoio de Jesus à fé racionada, ensinada pelo Espiritismo. O título do artigo, portanto, é "Fé Raciocinada: Segundo Jesus, a Maior Fé!"

O link de acesso (gratuito, como sempre) é:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-2---2014/resumo---art-n-010303

Clique em pdf e na janela que se abrir, procure e clique no botão em formato de "seta para baixo" para fazer o download do artigo.

Se não desejar mais receber notícias de novas publicações, por favor, retorne essa mensagem solicitando retirada do seu email.

Boa leitura! Se gostarem, divulguem por favor. Se possível, peça a amigos e conhecidos que, caso queiram, nos envie o email solicitando cadastro para recebimento de notícias sobre novas publicações.

Um abraço fraternal,

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

A cura do servo do Centurião.  Pintura de Paolo Veronese, do Século XVI.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:JesusHealingCenturionServant.jpg

 

 

 

Encontro sobre a Vida e a Obra de Eurípedes Barsanulfo

Rio de Janeiro, RJ

 

 

[ CEEB Divulga ! ]


XVIII Encontro sobre a vida e obra

de Eurípedes Barsanulfo

                                                               

 

 

Data: 18 de Maio de 2013
Horário: das 09h às 17h
Local: Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo
           Rua Gazeta da Tarde, n° 235 - Taquara / JPA / RJ

 

 

 

PS: Lembramos que as vagas são limitadas em 100 pessoas,

a entrada é gratuíta, as inscrições vão até 10/05 e o almoço

que distribuiremos é de graça para todos os participantes.

A ficha de inscrição encontra-se em nossa pagina.

www.ceeb.org.br

 


 

Clique nas fotos abaixo
para conhecer as atividades de cada Casa.

 

 

 

 

CEEB - Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

Rua Gazeta da Tarde, nº 235 - Taquara - Jacarepaguá   

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=859956  ..

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra sobre os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Palmital, SP

 

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA“ ANTONIO  DE  PÁDUA ” 

Rua José Florêncio Dias, 240 - PALMITAL - SP

Dia 26 de abril, sábado, às 20 horas

ORADOR:  ROBERTO  RAMOS  DOMINGUES,  de Ourinhos

Tema: “150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo”

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                                                                                    Palmital - SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no “Bezerrinha”

Guarulhos, SP

 

 

 

O CENTRO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA DR.  BEZERRA DE MENEZES (BEZERRINHA)

Rua Ilha Bela, 253 – Parque das Nações – Guarulhos - SP

RECEBERÁ NESTE SÁDADO DIA 16/04 ÀS 19H30 0 QUERIDO PALESTRANTE MANOLO QUESADA

QUE NOS FALARÁ SOBRE:

PINEAL, PERISPÍRITO E MEDIUNIDADE.

Compareça traga os familiares e amigos !!!

 

COLABORE COM A DIVULGAÇÃO

 

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(Informação recebida em email de Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha) [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que a

DRA.  WILDA  NOGUEIRA  BAJO.

DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

Fará  nesta quarta-feira dia 23-04-2014

Às  20,00  horas

Tema:

"  LIVRE  "

(Informações recebidas em emails de Luiz Antonio da Silva e João Marchesi Neto)

 

 

Pintura Mediúnica no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

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(Informação recebida em email de Ombretta Sacco)

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acessar aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Site da Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

Acesse:

http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Gabriel Delanne. Um dos continuadores da obra de Allan Kardec

 

Gabriel Delanne

(Paris, França, 23-03-1857 / 15-02-1926)

 

Nasceu no dia 23 de março de 1857, exatamente no ano em que Kardec publicava a 1.ª edição de "O Livro dos Espíritos".

 

Seu pai, Alexandre Delanne, era espírita e amicíssimo de Kardec, motivo porque foi ele grandemente influenciado pela idéia. Sua mãe trabalhou como médium, cooperando com o mestre de Lyon na Codificação.

 

Delanne foi um dos maiores propagadores da sobrevivência e comunicabilidade dos Espíritos.

 

Afirma ele:

 

"A inteligência que se manifesta não emana dos operadores; ela declara ser aquele cujo nome declina. Não vemos porque se obstinaria em negar sua existência. Vamos, agora, acumular as provas da existência dos Espíritos, e elas irão se revestindo de um caráter cada vez mais forte, por forma que nenhuma denegação será capaz de combater a evidência da intervenção dos Espíritos nessas novas manifestações."

 

Publicou "O Espiritismo Perante a Ciência", "O Fenômeno Espírita", "A Evolução Anímica", "Pesquisas sobre a Mediunidade", "As Aparições Materializadas de Vivos e Mortos", além de outras obras de cunho científico.

 

Fonte: ABC do Espiritismo de Victor Ribas Carneiro


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(1857 - 1926)

 

Gabriel Delanne era filho de pais espíritas convictos e praticantes, sendo o seu pai um dos fundadores da Liga Parisiense de Ensino e afeiçoado amigo de Allan Kardec, fazendo parte com este da direção da Sociedade Espírita fundada por ambos. Sua mãe, portadora de mediunidade ostensiva, muito colaborou na codificação kardequiana com suas comunicações, transmitindo informações confiáveis filtradas do mundo espiritual através de seus dons. Nasceu portanto esse grande defensor do Espiritismo em ambiente espiritual propício a sua preparação, o que se fez nos moldes rigorosamente científicos e com estrita fidelidade ao seu codificador. Afirmando sempre que a sua crença inabalável era a espírita, e dedicando-se desde cedo à pesquisa experimental dos fatos presenciados dentro da sua própria casa, veio a receber da espiritualidade uma mensagem cujo teor o faria mais dedicado e disciplinado para com suas pesquisas. Dizia a mensagem: "Nada temas. Tem confiança. Jamais ser rico do ponto de vista material. Coisa alguma, porém, te faltar na vida".

 

Em 1883 ele fundou a revista "O Espiritismo" graças à generosidade de uma inglesa, Elisabeth D'Esperance, que lhe doou o dinheiro para as despesas. Passou então a realizar experiências com grandes médiuns. Em 1904 juntamente com Charles Richet e outros estudiosos,presenciou os prodigiosos fenômenos de materialização de Vila Cármen, em Argel. A produção literária de Delanne não se apóia em especulações imaginárias, mas em fatos por ele mesmo investigados e confirmados. Dedicando-se de maneira especial ao trabalho de demonstrar que o Espiritismo se apóia em bases científicas, escreveu essas principais obras hoje conhecidas em todo o mundo: "Pesquisas sobre a Mediunidade", "A Alma é Imortal", "O Espiritismo perante a Ciência", "O Fenômeno Espírita","A Evolução Anímica", "As Aparições Materializadas de Vivos e Mortos", "Documentos para o Estudo da Reincarnação". e finalmente "A Reencarnação".

 

Em "O Espiritismo perante a Ciência", ele traça com rara maestria um quadro completo dos dados que o psiquismo pode apresentar para merecer o respeito dos cientistas. E como demonstração da admirável segurança de sua argumentação, basta que se lance os olhos sobre suas páginas e verifique-se, que desde a época já distante em que apareceu a primeira edição desta obra, o seu autor teve a satisfação de verificar que algumas das mais importantes teorias expostas tiveram a consagração da Ciência.

 

Em sua luta para estabelecer a verdade espírita, sabedor dos males gerados pela ignorância, pelo fanatismo e pela paixão desregrada escreve: "A luta é inflamada e provavelmente ser longa, de vez que os prejuízos religiosos e científicos se mostram obstinados. Insensivelmente, porém, a evidência acaba impondo-se. Temos agora a convicção de que a certeza da imortalidade se tornar uma verdade científica, cujas conseqüências benfazejas, fazendo-se sentir no mundo inteiro, mudarão os destinos da humanidade". Homem de mentalidade politécnica, afeiçoado desde cedo aos estudos exatos, às observações frias, às deduções rigorosas, foi o chefe supremo da parte experimental do Espiritismo à qual deu o maior desenvolvimento, ainda não suplantado.

 

Delanne fez ver através de suas obras que a Física moderna, o magnetismo, o hipnotismo, a sugestão verbal ou mental, a clarividência, a telepatia e o Espiritismo, todos esses conhecimentos novos são convergentes para as fronteiras espirituais. Tornou evidente que as provas das comunicações dos espíritos, sendo tão numerosas quão variadas tornariam o Espiritismo uma demonstração científica da imortalidade. Em sua luta incessante iniciada aos 13 anos, publicou aos 68 anos de idade uma obra de incomparável valor intitulada "A Reencarnação", última de seu gênio privilegiado. Pela solidez apresentada, pelo rigor de sua lógica, pelo valor de sua argumentação, pela escolha de suas provas, pela superioridade de sua tese, e pela imparcialidade com que apresenta os fatos, essa obra a primeira da coleção delanneana.

 

Abordando todas as angulações elaboradas pela codificação, Delanne sempre respondia com humildade sobre sua prória obra: "Nada tenho dilatado. Tudo que há é de Kardec. Apenas tenho feito constatações. Mostrei-as em meus livros e demonstro-as na prática diária. Nada acrescento". Excesso de modéstia dele. Sua obra complementa e solidifica os ensinamentos de Kardec, abordando temas correlatos e aprofundando outros onde o grande codificador não dispusera de tempo para considerações maiores.

 

Delanne foi o pesquisador que de maneira incansável soube aproximar a ciência da religião, certo que ambas teriam que caminhar unidas para uma compreensão lógica do universo e dos seus habitantes, os espíritos. O insigne pesquisador dedicou toda a sua vida à propagação do Espiritismo, pelo qual se sacrificou inutilmente aos olhos daqueles que só vêem no imediatismo a verdadeira razão do viver humano e por isso não podem compreender que, por força desse desprezo pelas vaidades e ambições terrenas, ele se cobriu de glórias espirituais pelo trabalho bem conduzido, sem vacilações e fielmente executado até seu derradeiro instante da vida corpórea.

 

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GABRIEL DELANNE

 

(1857 - 1926)

 

GABRIEL DELANNE, discípulo e continuador da obra de Kardec. Reencarnou em Paris, França, no dia 23 de Março de 1857; desencarnou em 15 de fevereiro de 1926, com 69 anos de idade.

Engenheiro Eletricista (que hoje se denomina Eletrotécnico), formado pela Escola de Artes e Ofícios.

 

Seu pai, Alexandre Delanne, foi contemporâneo e companheiro de Allan Kardec e, por ocasião da desencarnação deste, foi quem falou à beira do túmulo, em nome dos espíritas dos centros distantes.

 

Alexandrina Delanne, sua mãe, segundo nos relata Canuto Abreu, foi uma das médiuns de Allan Kardec.

 

Gabriel Delanne foi, pois, espírita "de berço". E se fez o mais destacado valor da parte experimental e uma das maiores figuras da história do Espiritismo, até os dias de hoje.

 

Ninguém o suplantou.

 

O Dr. Canuto Abreu se ufanava por ter conhecido e convivido pessoalmente com Gabriel Delanne. Freqüentou sua casa, que era, diz Canuto, "também sede duma sociedade espirítica. Assisti a trabalhos por ele presididos. Ouvi suas lições práticas. Suas longas e cintilantes narrativas. Suas discussões, em que às vezes erguia a voz, exaltado pela convicção posta em dúvida, e logo a baixava, sorridente, ao perceber a porta do misticismo, que detestava como cientista."

 

"Ninguém", dia João Teixeira de Paula, "mais e melhor do que Delanne se importou com a magna questão de se saber quando um fenômeno é anímico ou estritamente espirítico. Nem Alexandre Aksakoff, cuja distinção entre um fenômeno e outro é algo confusa e contraditória, nem Ernesto Bozzano, que se limitou a mostrar que o Animismo prova o Espiritismo - estudaram, com tanta abundância de exemplos, comparações, restrições e cessões, o que é o Animismo."

 

Gabriel Delanne foi presidente da "Union Spirite Française", onde fundou, em 1884, "Le Spiritisme", e foi o seu representante no Congresso Espírita de Bruxelas, Bélgica, desse mesmo ano (1884); foi Presidente da "Société Française d´Études des Phénomènes Psychiques", onde, também, fundou, em 1897, e dirigiu, a "Tribune Psychique"; foi membro do Comitê do Instituto Metapsíquico Internacional, e membro honorário da "Société d´Études Psychiques de Nancy".

 

Em 1882, juntamente com Leymarie participou da assembléia que fundou a Federação Espírita Francesa e Belga.

 

Em 1896 fundou a "Revue Scientifique et Morale du Spiritisme", da qual foi o seu Diretor e, em 1898, apresentou, no Congresso Espiritualista de Londres, extensa "memória".

 

Em 1897, fundou "La Tribune Psychique", órgão da "Société Française d´Études des Phénomènes Psychiques".

 

O seu primeiro livro - "Le Spiritisme devant la Science", foi publicado por Librairie Dentu, de Paris, em 1883, ‘in' 18, 472 pp.; vertido para o espanhol, "El Espiritismo ante la Ciência", Barcelona, 1886, Ed. El Cortijo, e traduzido, por Carlos Imbassahy, para o português, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1ª. ed. 1939, 365 pp.

 

A seguir publicou:

 

"Le Phénomène Spirite". Testemunho dos sábios. Estudo histórico. Exposição metódica de todos os fenômenos. Discussão das hipóteses. Conselho aos médiuns. A teoria filosófica. Paris, Chamuel, 1893, ‘in' 12, 296 pp. Obra traduzida para o português pelo Marechal Francisco Raymundo Ewerton Quadros, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1951, 1ª. ed. 276 pp.

 

"L´Évolution Animique". Ensaio de psicologia fisiológica segundo o Espiritismo. Trata da força vital, do perispírito, da força nervosa psíquica, do amor conjugal, do inconsciente psíquico, do sonambulismo provocado, da obsessão e da loucura, etc. Chamuel, Paris, 1897, ‘in' 18, 368 pp. Versão castelhana, de J. Torrens, "La Evolución Anímica", Barcelona, 1899, e traduzida para o português por M. Quintão, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1938, 1ª. ed. 288 pp.

 

"Recherches sur la Mediumnité". Investigações sobre a mediunidade. Paris. 1898.

 

"L'Âme est Immortelle". Demonstração experimental. Chamuel, Paris, 1899, ‘in' 18, 468 pp. Traduzida para o português , por Guillon Ribeiro, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1901, 1ª. ed. 314 pp.

 

"Le Périsprit", Paris Chamuel, 1899.


"Documents pour servir à l´étude de La Reincarnation". Éditions de La B.P.S., Paris, 1924. - Posteriormente foi titulada "La Reincarnation" Editions de La B.P.S. , Paris, 1924., 1ª. ed. 408 pp.
Traduzida para o português - Reencarnação - por Carlos Imbassahy, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, 1940, 1ª. ed. 323 pp.

 

"Le Magnetisme Animal".

 

"Les Vies Sucessives". Memória apresentada ao Congresso Internacional de Londres. Traduzida para o espanhol por Victor Melcior y Farré, com prefácio de Quintín Lopes Gomes, Barcelona, 1898, Est. Tip. de Juan Torrens, 127 pp.

 

"Les Apparitions Matérialisées des Vivants et des Morts", Librairie Spirite - Leymarie Editeur, Paris, França, 1909, Tomo I - " Les Fantômes de Vivants", 1ª. ed. 527 pp. Tomo II, 1911.

 

Na construção das suas obras, na ordenação das suas deduções, em todas as suas exposições, ressalta o senso da precisão científica, o respeito pela verdade demonstrada, a necessidade racional de apoiar a afirmação no testemunho concreto.

 

Na notável e extensa memória que apresentou ao Congresso Espiritualista de Londres, em Junho de 1898, dizia Delanne que a Providência fizera surgir missionários em todas as nações para pregarem a moral eterna: Confúcio, Buda, Zoroastro, Jesus, são as grandes vozes que ensinaram uma doutrina idêntica sob diversos aspectos.

 

São dessa Memória as seguintes conclusões:

 

1. O ser vivo não é realmente senão uma forma em que passa a matéria.

 

2.A conservação dessa forma é devida ao princípio inteligente revestido de uma certa substancialidade.

 

3.Tanto em relação ao animal como em relação ao homem, a conservação dessa forma tem lugar depois da morte.

 

4.As modificações moleculares nesses invólucro são indestrutíveis.

 

5.A repetição dos mesmos atos, físicos, ou intelectuais, tem resultado torná-los fáceis, depois habituais, depois reflexos, isto é, automáticos e inconscientes (Não sendo os instintos senão hábitos, de milhões de anos seculares).

 

6.A série dos seres organizados é fisicamente contínua tanto atualmente como no passado.

 

7.As manifestações do instinto, depois mais tarde, da inteligência, em todos os seres vivos, são graduais em seu conjunto e intimamente ligadas ao desenvolvimento dos organismos.

 

8.O homem resume e sintetiza todas as modalidades anatômicas e intelectuais que existiram na Terra.

 

9. Os fatos de observação estabelecem a reminiscência de estados anteriores nos animais e a recordação das precedentes vidas no homem.

 

10.Finalmente, certos Espíritos predizem a sua volta a este mundo e outros afirmam as vidas sucessivas.

 

Das obras referidas, a FEB - Federação Espírita Brasileira publicou, em nosso idioma, cinco delas:

 

A alma é imortal. Tradução de Guillon Ribeiro, 1901.

 

A evolução anímica. Estudos sobre psicologia fisiológica. Tradução de Manuel Quintão - FEB, 1938. 1ª. edição, 288 pp.

 

O espiritismo perante a ciência. Tradução de Carlos Imbassahy. FEB, 1939. 1ª. edição, 365 pp.

 

Reencarnação. Tradução de Carlos Imbassahy. FEB, 1940, 1ª. edição, 323 pp.

 

O fenômeno espírita. Tradução de Francisco Ewerton Quadros, 1ª. edição, anotada pela FEB, 1951.

 

Dedicando-se integralmente ao Espiritismo, viveu dos direitos autorais dos seus livros. Sua vida foi paupérrima, sob esse aspecto. Sob o ponto de vista físico, teve grave incapacidade: paralítico e cego, porém sempre lúcido. Por tal razão seu "último trabalho, que ditou, foi lido na sessão inaugural do Congresso Espírita Internacional, realizado em Paris, no dia 7 de Setembro de 1925".

 

(Da Revista ICESP, nº 18 - autoria Dr. Paulo Toledo Machado)

 

 

(Textos copiados do site da Feparana)

Túmulo de Gabriel Delanne no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França.

No mesmo cemitério está sepultado o seu mestre  Allan Kardec.

Ambos os túmulos   sempre floridos e muito visitados . Foto Ismael Gobbo

Torre Eiffel. Paris. França.  A cidade de Paris foi o berço do Espiritismo.

Quando a torre foi construída  Gabriel Delanne vivia em Paris.  Foto Ismael Gobbo

Torre Eiffel, inaugurada em 31-03-1889. Na foto o elevador  subindo para chegar ao  último estágio do famoso monumento.  Em Paris nasceu e desencarnou Gabriel Delanne. Foi na cidade luz que Allan Kardec codificou o Espiritismo.  Foto Ismael Gobbo

Busto de Gustave Eiffel (1832- 1923)

Engenheiro que participou da construção da Torre Eiffel, em Paris, França.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

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