Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 22 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/22-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

21-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/21-04-2014.htm

19-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/19-04-2014.htm

18-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/18-04-2014.htm

17-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/17-04-2014.htm

16-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/16-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

O Evangelho ante os tempos novos

Sérgio Thiesen

Rio de Janeiro, RJ

[email protected]

 

 

            "A missão dos espíritas, no Brasil, é divulgar o Evangelho em espírito e verdade." Ismael

 

"Reunidos em nome de Ismael, não tendes outros deveres

senão estudar os Evangelhos à luz da Santa Doutrina." Allan Kardec

 

"A cada povo a sua tarefa. A vossa, a maior, é o Evangelho:

tendes de educar os corações." Urias

 

(Da biografia de Bezerra de Menezes, no livro de Zêus Wantuil "Grandes Espíritas do Brasil", págs. 234/5, ed. FEB.)

 

            É imensa responsabilidade dos espíritas, no campo da evangelização dos Espíritos, por termos ingressado livremente na Doutrina do Consolador Prometido.

 

            Essa responsabilidade não é estática, mas dinâmica, crescente na medida do aprofundamento conceptual de cada um no espírito do Evangelho, na essência cristã contida na multifária e progressiva Revelação do Espírito da Verdade, cujas mensagens de luz fluem em catadupas, cristalinas e puras, iluminando as consciências de quantos, no carreiro da experiência, demandam as regiões da neblina.

 

            Em "O Consolador"[1], Emmanuel nos esclarece que:

 

            "para a iluminação do íntimo, só tendes no mundo o Evangelho do Senhor, que nenhum roteiro doutrinário poderá ultrapassar";

 

            "o Espiritismo em seus valores cristãos não possui finalidade maior que a de restaurar a verdade evangélica para os corações desesperados e descrentes do mundo";

 

            "a obra definitiva do Espiritismo é a da edificação da consciência profunda no Evangelho de Jesus Cristo";

 

            "só o trabalho de auto evangelização é firme e imperecível, só o esforço individual no Evangelho de Jesus pode iluminar, engrandecer e redimir o Espírito, porquanto, depois de vossa edificação com o exemplo do Mestre, alcançareis aquela verdade que vos fará livres".

 

            Na obra "Missionários da Luz"[2], André Luiz declara que "o Espiritismo evangélico é também o grande restaurador das antigas igrejas apostólicas, amorosas e trabalhadoras. Seus intérpretes fiéis serão auxiliares preciosos na transformação dos parlamentos teológicos em academias de espiritualidade, das catedrais de pedra em lares acolhedores de Jesus".

 

            Aliás, em "Paulo e Estêvão", - de Emmanuel[3], surpreendemos o generoso iluminado de Damasco clareando ao Procônsul Sérgio Paulo, em Nea-Pafos, o objetivo da mensagem do Cristo, em cuja revivescência está empenhada a Doutrina dos Espíritos, na atualidade:

 

             "O Salvador fundou a religião do amor e da verdade, instituição invisível e universal, onde se acolham todos os homens de boa vontade. Nosso fim é dar feição visível à obra divina, estabelecendo templos que se irmanem nos mesmos princípios, em seu nome.

 

            Avaliamos a delicadeza de semelhante tentame e estamos crentes de que as maiores dificuldades vão surgir em nosso caminho. É quase impossível encontrar o cabedal humano indispensável ao cometimento; mas é forçoso movimentar o plano. Quando falhem os elementos da instituição visível, esperaremos na igreja infinita, onde, nas luzes da universalidade, Jesus será o chefe supremo de todas as forças que se consagrem ao bem."

 

            O venerável Espírito Bittencourt Sampaio, autor, quando na vida física, no século passado, de "A Divina Epopéia", em mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier ("Reformador", jul. 1946), enfatizando a missão evangelizadora da Federação Espírita Brasileira, disse:

 

            "A bandeira de luz, desfraldada por Ismael, no Brasil, não convocou, em vão os servos do Cristo ao trabalho da concórdia e do amor."

 

             "Ao influxo de Ismael, compreendemos mais cedo, no Brasil, que a Doutrina Consoladora não se reduz a simples órgão de experimentação científica ou de reajustamento filosófico, nos quadros do conhecimento humano."

 

            "Daí, o característico religioso dos nossos trabalhos, a substância sublime do nosso depósito espiritual."

 

[1] p.123 – “O Consolador”, de Emmanuel, por Francisco C. Xavier. 5ª Ed..

[2] p. 84  –“ Missionários da Luz” de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier. 8ª Ed..

[3] p. 340 – “Paulo e Estevão”, de Emmanuel, por Francisco Cândido Xavier, 9ª Ed..

 

Estátua representando o Apóstolo Paulo. Praça da Sé, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Ficheiro:V&A - Raphael, The Conversion of the Proconsul (1515).jpg

A Conversão do Proconsul. Tempera no papel, montado sobre tela de Rafael Sanzio.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:V%26A_-_Raphael,_The_Conversion_of_the_Proconsul_(1515).jpg

Emmanuel. Do arquivo de Geraldo Lemos Neto. Belo Horizonte, MG

Quadro retratando Dr. Bezerra de Menezes pela artista Nair Camargo, de São Paulo, SP.

Foto Ismael Gobbo

O Rio Sena e o Jardim das Plantas. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

Em Paris Allan Kardec codificou o Espiritismo em 18 de abril de 1857 com o

lançamento de O Livro dos Espíritos.

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Flores da Cunha

 

20 de abril de 2014

 

Encerrando um profícuo roteiro em terras Gaúchas, na bela cidade de Flores da Cunha – Terra do Galo -, com sua cultura predominantemente italiana, o Professor Divaldo Franco apresentou a conferência Rejubila-te em Deus, no Parque da Vindima Eloy Kunz, às 17h00min. Apresentou o pensamento humano relativo a existência de Deus, nas áreas científicas e religiosas, a partir do Século XVII, até os dias atuais, passando pela Revolução Francesa, o reinado de Napoleão, o advento do Espiritismo, trazido a lume por Allan Kardec, e os grandes cientistas e pensadores desse período.

O eminente orador discorreu sobre as sete razões para se crer em Deus, professor Abraham Cressy Morrison, da Academia de Ciências de Nova York. São elas: 1ª – O próprio universo, com toda a sua complexidade e características; 2ª – A vida na superfície terrestre, que só acontece pelo perfeito dimensionamento da atmosfera; 3ª – O instinto dos animais, irretocável e irreparável, pois através do instinto eles não erram, preservando a suas vidas; 4ª – Os Genes e Cromossomos, toda a vida é revelada na fenomenal maravilha dos genes; 5ª – A imaginação, o poder da razão, e através dela o homem pode entender Deus; 6ª – A ecologia, através de uma lei de equilíbrio que existe na natureza; e 7ª – A capacidade de conceber a ideia de Deus.

Finalizando, o mestre da oratória, narrou a comovente história de Leland Stanford Jr., filho Amasa Leland e Jane Stanford. Em homenagem ao filho morto muito jovem em Florença/Itália, os Stanford fundaram a Universidade Stanford, como memorial para o filho. Todos, muito emocionados com a comovedora história, se puseram de pé para aplaudir o notável orador, agradecendo-lhe, por esse gesto, a magnífica conferência.

  Texto: Paulo Salerno

  Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Comemoração do 4º. Aniversário do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

O mês de abril é, por tradição, representativo para o Movimento Espírita brasileiro, em especial pelas expressivas comemorações do natalício do inesquecível apóstolo da mediunidade Francisco Cândido Xavier.

 

Inaugurado em abril de 2010 em Niterói, o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), justa homenagem ao seu querido patrono, promove em abril evento comemorativo pelo quarto aniversário de fundação. Nos congraçamentos anteriores, contamos com as presenças amigas dos ativos participantes do cenário espírita, entre eles Geraldo Lemos Neto (MG), Izabel Mazucatti (SP) e Júlio Cezar da Silva (MG). Desta vez, a data será celebrada com a participação da expositora e musicista Anatasha Meckenna (RJ), Eurípedes Higino dos Reis e Neuza de Assis, ambos de Uberaba, MG.

 

Graduada em Regência e graduanda em Bacharelado de Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ANATASHA MECKENNA é cantora lírica, arranjadora, compositora e multi-instrumentista. Lançou recentemente no Centro Cultural Veneza seu CD "O BEM", com diversas composições próprias e arranjos de sua autoria para peças célebres de domínio público, como "Ave Maria", de Gounod, baseada no Prelúdio Nº 1 de Bach, da Coleção "O Cravo Bem Temperado”. 

É autora de diversas obras musicais, entre elas a ópera "Ardemis Bach - E quando o gênio retorna?", o musical popular "Canção do Mar" e as composições "Missa para Instrumentos" e " Sinfonias e Fantasias". 

Apresenta-se regularmente em diversos espaços musicais como a Sala de Concertos Cecília Meireles, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Municipal João Caetano, Auditório BNDES - RJ, Teatro da Academia Brasileira de Letras, Auditório BNDES - RJ, Teatro da Academia Brasileira de Letras, Teatro Macaé, Cine Teatro da UFF, Teatro Municipal de Niterói, Palácio de Cristal - Petrópolis, Estádio do Mineirinho - BH, entre outros.

De rara e notável precocidade musical, aos três anos grava sua primeira obra intitulada "Lendárias de uma Sinfonia", em que aborda, prematuramente, as mais variadas nuances presentes no estilo sinfônico musical. Aos seis, produz o musical "Lembranças da Minha Infância", grafada em pauta.

 

O odontólogo EURÍPEDES HIGINO DOS REIS, filho do coração de Chico Xavier, 

continuador da obra assistencial de seu amado pai, é presidente do Grupo Espírita da Prece e diretor da Casa de Memórias Chico Xavier, em Uberaba. Há muito, faz parte da própria história do NECX e tem estado presente em todas as suas comemorações. 

 

A médium NEUZA DE ASSIS conviveu durante anos com o apóstolo do espiritismo, em aprendizado ininterrupto na vivência da pureza do Evangelho, e desempenha relevante trabalho doutrinário-social junto a carentes de seu bairro.

 

O NECX desenvolve suas atividades e estudos em Piratininga, região oceânica de Niterói, RJ. O braço assistencial, Obra do Berço Cidália Batista, objetiva a promoção social da comunidade local através da distribuição regular de enxovais e orientação psicológica das gestantes. 

 

*** ENTRADA FRANCA *** 

 

A comemoração será realizada no próximo 26 DE ABRIL, SÁBADO, ÀS 17H, NA QUADRA ESPORTIVA DO COLÉGIO FUNDAMENTAL, Rua Rubens Risemberg 114, Piratininga, em espaço gentilmente cedido por sua diretora, Icléa Vaz.

 

A arrecadação com as vendas do bazar, da cantina e dos livros será destinada a manutenção das atividades da Obra do Berço.

 

Maiores informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

 

 

 

Registro. Jovens de São Paulo com FEB e USE/SP

na Comenoesp-2014.  Avaré, SP

 

O presidente da FEB Cesar Perri, a presidente da USE-SP Júlia Nezu, foram convidados do Departamento de Mocidades da USE-SP, para atuação na 50a. COMENOESP, em Avaré, nos dias da chamada "semana santa". O visitante foi homenageado pelos jovens pois teve sua atuação neste movimento da região Noroeste de São Paulo, nos anos 1960-70, e até foi o coordenador da 16ª. COMENOESP. Visitaram também a Colônia Espírita Fraternidade, na mesma cidade. Informações: www.usesp.org.br; www.febnet.org.br

Comenoesp 2014, Avaré. Presidentes da FEB e da USE/SP, jovens e Departamento de Mocidades da USE

Colônia Espírita Fraternidade. Avaré, SP

50ª. Comenoesp- Avaré, SP. Apresentação do Presidente da FEB

50ª. Comenoesp, Avaré, SP. Homenagem ao Presidente da FEB

 

 

Registro. XI Semana Espírita da FEPAR

Assunção, Paraguai

 

XI SEMANA ESPÍRITA

“O Evangelho segundo o Espiritismo, 150 anos de esclarecimento y consolação”

Desde o dia 12 até o dia 20 de abril, realizou-se a XI Semana Espírita -organizada pela Federação Espírita Paraguaia (FEPAR)- sob o lema “O Evangelho segundo o Espiritismo, 150 anos de esclarecimento y consolação”, em homenagem ao trabalho inigualável do insigne Allan Kardec e à terceira obra da Codificação, “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

Cabe destacar que neste ano contamos com a presença de dois oradores internacionais, os irmãos Simoni Privato e Carlos Campetti, quem brindaram conferencias e seminários conduzindo à análise e à reflexão a todos os presentes em torno dos ensinamentos do Evangelho de Jesus compreendidos desde a ótica da Doutrina Espírita, y da sua importância em nossas vidas.

A programação da Semana foi a seguinte:

No dia sábado, 12 de abril, no Centro Espírita Paraguaio “Joanna de Ângelis”, realizou- se a conferencia de apertura “Os 150 anos da publicação de O Evangelho segundo o Espiritismo e os 25 anos da Série Psicológica de Joanna de Ângelis” desenvolvida pela irmã Simoni Privato.

No dia domingo 13, as atividades continuaram no Centro de Filosofia Espiritista Paraguaio - Lar Espírita Gregorio Anzoategui, com o seminário "Oratória Espírita", a cargo da oradora Simoni Privato. 

Na terça-feira 15, no Centro Espírita do Este "Joanna de Ângelis", com os oradores Mercedes Lezcano e Ricardo Molinas, foi desenvolvido o tema "Jesus, Guia e Modelo da Humanidade".

No dia quarta-feira 16, no Centro de Filosofia Espiritista Paraguaio, desenvolveu-se o tema "Os obreiros da última hora", com a oradora Gloria Ávalos de Ynsfrán.

No dia 17, no Centro Espírita Paraguaio "Joanna de Ângelis" - Filial Villa Elisa, realizou-se a conferencia "Jesus e a Reencarnação", desenvolvida pelo irmão Milciades Lezcano.

Na sexta-feira 18, começou a série de conferencias com o irmão Carlos Campetti no Centro Espírita Paraguaio “Joanna de Ângelis”, com o tema "Jesus ensinava por parábolas".

No sábado, se realizou, no Centro de Filosofia Espiritista Paraguaio, o seminário "Dai gratuitamente o que gratuitamente recebestes", desenvolvido por Carlos Campetti.

E, no domingo 20, realizou-se a conferencia de encerramento "Desafios para a vivência do Evangelho" com o orador Carlos Campetti, no Centro Espírita Paraguaio "Joanna de Ângelis" - Filial Costa Fleitas, Areguá.

Todas as atividades contaram com a participação ativa de um grande número de público, assim como das apresentações musicais do Coral de crianças e jovens da Federação Espírita Paraguaia, o Conjunto de Arpas “Esperança” e a Orquestra de câmara “Redenção”, quem sensibilizaram a todos os presentes com doces melodias.

Desta forma, um ano a mais, a Semana Espírita culminou plena de êxitos espirituais, deixando nos corações de todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar, pegadas de alegria, esperança, paz e esclarecimentos em torno dos nossos compromissos e responsabilidades ante as leis divinas.

 

 

 

 

Seminário com Nair Angélica e Ricardo Cordeiro

no Joanna de Ãngelis. Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Programação de palestras espíritas no

Porto, Portugal

 

Data - 05 de maio de 2014

Tema da Palestra – Projeto Vitoria – Programa auto ré educativo.

Local - CENTRO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS

Rua Padre Costa, n.º 348, 1.º - Sala 12

4465 – 105 S. Mamede de Infesta - PORTO - PT

Tel: 229 712 661; 229 721 880

Horário - 21h30

 

Data - 06 de maio de 2014

Tema da Palestra – SAÚDE E EVANGELHO

Local - CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DA LUZ (Federado e um dos maiores do Porto)

Rua Pedro Hispano, n.º 968

4250 - 364 PORTO - PT

Tel / Fax: 228 315 391

(Informações recebidas em email de Associacao Medica do Sao Francisco Fraternidade [[email protected]])

Foz do Rio Douro no Oceano Atlântico. Porto, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 25 de Abril de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Irá decorrer um debate onde os presentes poderão colocar questões sobre vários temas à luz do espiritismo.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

A Cúpula do Edifício

 

Dermeval Carinhana Júnior

Campinas, SP

 

 

 

Em uma comunicação particular, recebida por Kardec em 1863 e que se encontra registrada em “Obras Póstumas”, os espíritos se referiram a seu novo livro, que ainda estava em fase de elaboração, como sendo a cúpula do edifício espírita, o local de maior destaque e sob o qual todos os demais foram construídos. E foi com essa expectativa que a obra foi publicada em abril de 1864 com o título original de “Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo”, alterada para “O Evangelho Segundo o Espiritismo” nas edições posteriores. Não foi sem motivo, pois, que Kardec tenha lhe atribuído um caráter geral, expresso aqui pelo trecho seguinte extraído da apresentação da obra:

“Esta obra é para o uso de todo o mundo; cada um pode nela haurir os meios de conformar a sua conduta à moral do Cristo. Os Espíritas nela encontrarão outras aplicações que lhes concernem mais especialmente. Graças às comunicações estabelecidas de agora em diante de maneira permanente entre os homens e o mundo invisível, a lei evangélica ensinada em todas as nações pelos próprios Espíritos, não será mais uma letra morta, porque cada um a compreenderá, e será incessantemente solicitado a pô-la em prática, pelos conselhos de seus guias espirituais”. (Objetivo desta Obra, Introdução, O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Mas, como seria possível alguém colher ensinamentos em um livro ditado diretamente pelos espíritos sem ser espírita? A resposta para tal questão já havia sido dada por Kardec anos antes, na Conclusão de “O Livro dos Espíritos”: 

O Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu autor porque ele é tão antigo quanto a Criação; encontra-se por toda parte, em todas as Religiões e mais ainda na Religião Católica, com mais autoridade do que em todas as outras porque nela se encontram os princípios de todas as manifestações: os Espíritos de todos os graus, suas relações ocultas ou patentes com os homens, os anjos guardiães, a reencarnação, a emancipação da alma durante a vida, a dupla vista, as visões, as manifestações de todo gênero, as aparições tangíveis. No tocante aos demônios, não são mais do que os Espíritos maus (....). (Conclusão, O Livro dos Espíritos).

A explicação de Kardec é bastante simples e completa: o Espiritismo está na natureza. Foi Deus quem criou o Universo material e espiritual, por assim dizer, que existem e se relacionam, do ponto de vista humano, desde a mais alta Antiguidade. É natural, pois, e não poderia ser diferente, que os espíritos e suas manifestações houvessem sido registrados ao longo da História de acordo com o conhecimento e interpretação de cada época. Ao contrário das iniciativas que o precederam, no entanto, caberia ao Espiritismo abrir um novo caminho no esclarecimento da humanidade, deixando de lado crenças e superstições, ambas originadas, em maior ou menor grau, do encontro da ignorância e da imposição de interesses pessoais sobre o coletivo.

Engana-se, porém, quem supõe que esse processo de renovação de ideias se dê por expressões externas. Ao contrário, as verdadeiras batalhas se dão na intimidade da consciência de cada um, razão pela qual o Espiritismo nunca se ocupou das manifestações das crenças de cada indivíduo. Sobre isso, Kardec costumava dizer que:

O Espiritismo, sendo independente de qualquer forma de culto, não prescrevendo nenhum deles, não se ocupando de dogmas particulares, não é uma religião especial, pois não tem nem seus padres nem seus templos. Aos que indagam se fazem bem em seguir esta ou aquela prática, ele responde: se sua consciência pede para fazê-lo, faça-o; Deus sempre leva em conta a intenção. Em resumo, ele não se impõe a ninguém; não se destina àqueles que têm fé ou àqueles a quem essa fé basta, mas à numerosa categoria dos inseguros e dos incrédulos; ele não os tira da Igreja, visto que eles se separaram dela moralmente em tudo, ou em parte; ele os faz percorrer os três quartos do caminho para entrar nela; cabe a ela fazer o resto. (O Espiritismo em sua expressão mais simples).

Não há, assim, quaisquer embaraços ao Espiritismo se um, dois, ou mais de seus princípios permaneçam distantes da aceitação íntima de cada um, da mesma forma que a Astronomia pouco, ou nada se ressente de existirem pessoas que acreditam que a Terra ainda ocupe o centro do Universo conhecido. O objetivo do Espiritismo consiste em esclarecer a humanidade sobre sua natureza espiritual. Se, ao longo desse caminho, ele fortalecer a fé de alguns em crenças existentes, dando motivos palpáveis para crer, ou contribuir para que outros tenham suas consciências iluminadas para a simplicidade da Criação, isso caberá unicamente a cada indivíduo que dele se ocupe.

A publicação de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” consistiu em um novo marco na compreensão das Leis do Criador. Ao apresentá-las da forma mais próxima possível tal como foram ensinadas e exemplificadas por Jesus de Nazaré, os bons espíritos, por meio do incansável trabalho de Allan Kardec, mostraram que o Universo é um lugar maravilhoso, criado unicamente com um propósito: fazer com que pelo desenvolvimento de suas faculdades, a Criatura perceba, contemple e, finalmente, aproxime-se de seu Criador.

Dermeval Carinhana Jr.

Instituto de Estudos “Wilson Ferreira de Mello”

 

Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo (03-10-1804 / 31-03-1869).

. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

As cinco obras básicas da Doutrina Espírita assinadas por Allan Kardec

Praça da Concórdia. Paris, França.  Foi na cidade de Paris que Allan Kardec realizou o

grandioso trabalho de codificar o Espiritismo. Foto Ismael Gobbo

Amélie Gabrielle Boudet. Esposa e grande colaboradora de Allan Kardec.

Imagem trabalhada em computador a partir de outra conhecida por Marisa Cajado (Guarujá, SP )

Arco do Triunfo, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]