Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 12 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/12-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

11-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/11-06-2014.htm

10-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/10-06-2014.htm

09-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/09-06-2014.htm

07-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/07-06-2014.htm

06-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/06-06-2014.htm

 

 

 

 

 

 

Hoje começa a Copa do Mundo FIFA 2014

Parabéns Brasil!

 

 

Itaquerão, em São Paulo. O local da abertura. Foto Ismael Gobbo

 

 

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/2014_FIFA_World_Cup

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Cuiabá, MT

 

Cuiabá

 

Cuiabá é a capital e o mais populoso município do estado de Mato Grosso, no Brasil. Situa-se na margem esquerda do riode mesmo nome e forma uma conurbação com o município vizinho, Várzea Grande. Segundo estimativas de 2013 feitas peloInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Cuiabá é de 569 830 habitantes, enquanto que a população da conurbação se aproxima de 820 000; já sua região metropolitana possui 863 509 habitantes e o colar metropolitano quase 1 milhão; sua mesorregião possui 1 100 512 habitantes, o que faz de Cuiabá uma pequena metrópole no centro da América do Sul. A cidade é umas das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, representando o Pantanal (a cidade se situa a cerca de 100 quilômetros da região pantaneira).

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cuiab%C3%A1

 

Arena Pantanal

 

A Arena Pantanal é um estádio de futebol construído na cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso para abrigar quatro jogos da Copa do Mundo FIFA de Futebol Brasil 2014. A nova arena de futebol tem a missão de substituir o antigo Estádio Governador José Fragelli, conhecido popularmente como "Estádio Verdão", demolido para dar lugar ao novo estádio.

O novo estádio, construído de acordo com todas as exigências da FIFA, sediará 4 partidas da Copa do Mundo FIFA 2014, abrigando as seleções da Austrália, Coréia do Sul, Chile, Bósnia, Nigéria, Japão, Colômbia e Rússia.

Sua capacidade de público está estimada em 42.968 pessoas, com possibilidade de redução em 18.000 lugares. Para a Copa 2014, a Arena Pantanal abrigará 39.000 pessoas, obedecendo à uma margem de segurança estipulada pela FIFA.

O investimento total na construção da obra foi orçada em R$ 518,9 milhões, incluindo já a parte de tecnologia de informação, assentos e obras do entorno do estádio. Porém, as atuais medições por parte dos governos estadual e federal já chega à casa dos 570 milhões.2

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_Pantanal

 

 

 

 

 

Arena Pantanal. Cuiabá, MT  

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_Pantanal#mediaviewer/Ficheiro:Cuiaba_Arena.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja como é estar dentro de campo em todos os estádios da Copa

 

Acesse:

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/05/veja-como-e-estar-no-gramado-de-todos-os-estadios-da-copa.htm

 

 

 

 

 

Transmissão da Final da Copa de 1958 é montada décadas depois

 

 Demorou 56 anos mas, desde a última sexta-feira, o torcedor brasileiro já pode ver, na íntegra e com narração em português, o primeiro título Mundial de sua história no futebol.

O responsável pelo resgate histórico foi o engenheiro Carlos Augusto Marconi, 64 anos, um especialista em telecinagem que montou um verdadeiro quebra-cabeças durante anos até concluir o trabalho em 2008. Só nesta semana, no entanto, por ocasião de uma reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", o material foi disponibilizado no Youtube.

Para construir a transmissão da vitória brasileira por 5 a 2 diante dos donos da casa, a Suécia, o engenheiro utilizou áudio ambiente retirado de uma película inglesa,

com imagens obtidas em 2006 e narradas em russo. Ele as usou como base em vídeo e cobriu as imagens com áudios de rádios brasileiras.

O trabalho com o som foi ainda mais difícil. Além do áudio ambiente, ele queria usar narrações brasileiras da época. Mas os arquivos que obteve da Rádio Bandeirantes e da Rádio Nacional não tinham a narração completa. Cada um omitia uma parte do jogo. Por isso, ele resolveu juntar as duas. Como naquela época havia um narrador para cada lado do campo, a versão final ficou com quatro narradores. Faltou apenas um minuto do jogo para cobrir com o áudio, que ficou apenas com o som ambiente da partida.

 CLIQUE AQUI:

https://www.youtube.com/embed/qd4TklxFOm8?rel=0

(Colaboração recebida em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

Camisa  usada pelo jogador Didi na final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia.

Exposição no Museu do Futebol, no Estádio Municipal do Pacaembu, São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo  

 

 

 

Desenvolvimento Social

Aylton Paiva (Lins, SP)

 [email protected]

 

            As reivindicações de direitos nas áreas da saúde, da educação, da dignidade dos homens públicos, da aplicação dos recursos financeiros públicos de forma  honesta e transparente, melhores condições do transporte público eclodem em manifestações populares  que atingem as capitais, grandes cidades e, também, nas pequenas.

            O povo parece acordar e tomar consciência dos seus direitos. Todos eles devidamente sacramentos nos direitos humanos e contemplados na Constituição da República Federativa do Brasil.

            Sonhou-se durante séculos e milênios por uma sociedade justa, solidária e fraterna.

            A evolução social clama por esse objetivo.

            As ciências sociais e jurídicas para ele apontam.

            E qual seria a visão social sobre essa questão fundamental.

            O Espiritismo, através da Lei do Progresso, contida na 3ª Parte de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, nos permite as seguintes reflexões.

            Uma sociedade justa se reconhece por seu desenvolvimento moral.

O progresso social não se mede apenas pelas invenções da ciência ou pelas comodidades materiais oferecidas em termos de vestuário e habitação, mas pelo desaparecimento dos vícios, da exploração do homem pelo homem, do egoísmo e do orgulho.

            Ao analisar o progresso de suas nações, Allan Kardec  assinala algumas características entre uma e outra a fim de conceituá-las como civilizadas.

 Para ele, civilizada é aquela onde exista menos egoísmo, menos cobiça e menos orgulho. Onde os hábitos intelectuais e  morais sobrepujam os materiais.

Nessa nação haverá mais liberdade de inteligência, mais bondade, boa fé,  benevolência e  generosidade entre seus cidadãos. Consequentemente, nela existirá menos preconceitos de casta,  de nascimento e outros.

 As leis nenhum privilégio consagram. A justiça não será exercida com parcialidade. O  Fraco encontrará o amparo do forte.

            A vida do homem, suas crenças  e as sua opiniões serão devidamente respeitadas

Então, pequeno será o número dos desgraçados e todo homem de boa vontade sabe que não lhe faltará o necessário.

            É evidente que os  valores anteriores expostos se constituem em verdadeiros desafios para a sua  implantação em mossa atual sociedade.

            São metas do verdadeiro progresso que devem ser alcançadas pelas forças do bem.

            Ao apontar a fraternidade e a solidariedade entre os homens o Espiritismo faz com que os horizontes do entendimento humano se ampliem para muito além do egoísmo e do orgulho.

            Estamos vivendo momento muito significativo, seja pelo aspecto da vida material, seja pelo  aspecto da vida espiritual.

 

 

 

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Zurique, Suiça

 

09  de junho de 2014

 

Na manhã primaveril da segunda-feira, dia 09 de junho de 2014, nas instalações da Fundação para o fomento da consciência global G-19, em Zurique/Suíça, e tendo sido proposto o tema Begegnung mit dem Bewusstsein (Encontro com a Consciência), Divaldo Franco, traduzido por Edith Burkhard para o alemão, iniciou destacando que, na área da psicologia, a consciência tem sido um grande enigma. Nos anos cinquenta, Carl Gustav Jung publicou o livro intitulado Resposta à Jó, que estuda, à luz da psicologia, o mito bíblico da figura de Jó.

O autor refere-se na obra, ao momento da consciência, quando o Self toma conhecimento dos conteúdos psíquicos e os transfere ao Ego, ou seja, é o momento quando o ser adquire o discernimento para conhecer o bem e o mal, discernir o que pode fazer quando deve fazer, e o que deve fazer quando pode fazer, pois que nem tudo o que se pode, deve ser feito. Alan Kardec, elucidou o nobre conferencista, denominou isso de princípio ético, em que o discernimento do indivíduo preserva os valores morais.

Citando e detalhando as cinco características básicas enumeradas pelo psicólogo espanhol Mira y Lopes, que, em seus estudos, classificou o ser humano como sendo: 1 – Personalidade; 2 – Conhecimento; 3 – Identificação; 4 – Consciência; e 5 - Individualidade. Referindo-se a Peter Ouspensky, quem melhor definiu a consciência, estabeleceu que essa se encontra dividida em quatro níveis. Consciência de Sono; Consciência Desperta; Consciência Transcendental; e Consciência Cósmica.

Aprofundando o entendimento para o encontro com a consciência, Divaldo discorreu sobre as primeiras emoções da criatura humana, quando no princípio era apenas o instinto, sensação. Surge, então, o Medo. Foi a primeira emoção da criatura. Antes ela não pensava, era um animal bípede, comia carne crua. A seguir surgiu a segunda emoção, a Ira, que foi despertada pelo medo. E apenas há cem mil anos nasceu no homem o sentimento do amor.

Citando a psicanalista alemã Melanie Klein, que afirmava que o primeiro trauma do ser humano ocorre no momento do nascimento, quando o bebê vem ao mundo. Nesse momento ele experimenta o trauma provocado pela passagem vaginal, pois que até então ele se encontrava no aconchego do útero materno, dispondo de tudo quanto necessitava. A partir daí o desconforto, e as mudanças drásticas. A ignorância, até há poucos anos, fazia o médico dar uma palmada no recém-nascido. Nesse ato ele, o bebê, decodificava que o mundo já estava lhe agredindo, sendo maltratado. Felizmente as conquistas da psicologia e da medicina se encarregaram de alterar estes quadros de ignorância.

O Espiritismo, afirmou Divaldo, é a grande terapia. Allan Kardec perguntou aos Espíritos onde está escrita a lei de Deus, e os imortais lhe responderam que a Lei Divina se encontra escrita na consciência. Esta doutrina convida o ser humano a desenvolver a consciência através da lei de amor. Pelas reencarnações sucessivas, o Espírito imortal caminha para o nível de consciência cósmica.

Estamos na terra para sermos felizes, esta felicidade depende somente de nós, e que a buscaremos através da reencarnação. Aquele que tem consciência de si, doa a sua vida à caridade, que é o amor na sua mais elevada concepção, este, já é feliz desde agora, disse Divaldo, encerrando o magnífico trabalho.

Um breve relato do roteiro europeu

No dia 09 de junho de 2014 foi encerrada uma longa jornada de divulgação da Doutrina Espirita no Continente Europeu, realizada por Divaldo Pereira Franco já há várias décadas de forma ininterrupta. O início dessa iluminativa tarefa evangélica começou no dia 06 de maio, quando o Arauto do Evangelho viajou para Dublin/Irlanda, e se estendeu por trinta e cinco dias. Foram percorridos treze países, vinte e três cidades. Divaldo Franco, acompanhado do casal Ênio e Jaqueline Medeiros, do Rio Grande do Sul, realizou vinte conferências, apresentou dois seminários de dois dias, dois seminários de quatro horas, além de alguns encontros com pessoas visando fomentar e/ou estreitar laços doutrinários, e concedendo várias entrevistas.

Sempre jovial e solícito, jamais deixou de atender a quem o buscasse. A boa vontade, a palavra amiga, um gesto de carinho sempre estiveram presentes nos encontros promovidos, planejados ou fortuitos. É o Embaixador da Paz levando a palavra libertadora do Cristo, semeando amor e conhecimento, despertando consciências, apresentando o amor como medida única para a plenitude. Por hora a semeadura está pronta, os frutos sazonados já aparecem. Cumpre àqueles que escutaram o ímpar divulgador, a adubar com o amor a sementeira de seus próprios corações, passando a produzir, então, frutos perenes. E, o incansável semeador prossegue...

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

                                   Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. FEB promoveu mais um Seminário sobre Educação

Brasília, DF

 

Na noite do dia 10 de junho ocorreu na sede da FEB, em Brasília, o 3o. Seminário Educação & Atividades Espíritas. Desta vez, com o tema "Ensino para adultos na atualidade", com Sheila da Costa Oliveira (colaboradora da FEB e docente da UCB), tendo como coordenadora da mesa a vice-presidente Edna Fabro e prece feita pelo diretor Hélio Blume. Ao final, o presidente da FEB fez uma síntese dos dois seminários anteriores e com os presentes, definiu-se um encaminhamento para se produzir um documento sobre os Seminários e a adequação às atividades espíritas. Informações: [email protected]

 

Seminário FEB. Apresentação Sheila

Seminário FEB. Parte do Público.

 

 

Registro. Exposição sobre Chico Xavier na FEB-Rio

Rio de Janeiro, RJ

 

No dia 10 de junho foi aberta a exposição Chico Xavier, no Espaço Cultural da Sede Histórica da Federação Espírita Brasileira de sua na cidade do Rio de Janeiro, localizada à Av. Passos 30. A abertura da exposição foi realizada com descerramento da fita simbólica pelo presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, vice-presidente Maria de Lourdes Pereira de Oliveira, diretores Affonso Soares, Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues e Tânia de Souza Lopes. A prece foi proferida pela vice-presidente e o presidente da FEB fez a saudação, comentários alusivos ao momento e homenageou a ex-funcionária Rúbia da Costa Guimarães, que interagiu com ex-presidentes da FEB e Chico Xavier. Compareceram companheiros da Rádio Rio de Janeiro, CEERJ, Cruzada dos Militares Espíritas, Boletim Informativo do SEI, de outras instituições da cidade, Walter Ferrari do Museu Espírita de São Paulo, de outras instituições da cidade, Walter Ferrari do Museu Espírita de São Paulo, colaboradores, funcionários e frequentadores da FEB, Boletim Informativo do SEI e programa de TV “Despertar Espírita” com Yasmin Madeira.

A exposição reúne 35 telas a óleo do artista plástico Napoleão Figueiredo sobre personagens e fatos marcantes da vida do médium mineiro Francisco Cândido Xavier (1910-2002), desde sua infância em Pedro Leopoldo (MG) até suas históricas participações no programa jornalístico Pinga-Fogo da extinta TV Tupi em 1971, que serviram de base para o filme biográfico sobre o médium dirigido por Daniel Filho em 2010. Paralelamente à exposição Chico Xavier, o Instituto Canuto Abreu, em parceria com a FEB, expõe no mesmo espaço uma série de documentos históricos reunidos pelo intelectual espírita Silvino Canuto Abreu (1892-1980), incluindo uma réplica de uma carta de Allan Kardec (1804-1869), o Codificador da Doutrina Espírita, solicita permissão ao Prefeito de Paris para fundar a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, o primeiro centro espírita do mundo, e mensagens do espírito Emmanuel psicografadas por Chico Xavier em 1948, 1952 e 1958. Oceano Vieira de Melo e a diretora Regina Lúcia de Souza Barbosa Rodrigues são, respectivamente, o curador e a responsável pela Exposição. Com entrada gratuita, as duas exposições ocorrem de 10 de junho a 10 de setembro de 2014, de segunda à sexta-feira, das 10h00 às 16h00. Informações: [email protected]; fone 021-3078-4747.

 

Legendas das fotos: Exposição FCX-Rio-EntradaFEB; ExposiçãoFCX-Presidentes,Diretores Affonso e Tânia, ex-funcionária Rúbia; ExposiçãoFCX-DiretoresAffonso e Regina; Abertura; público; telas;

 

 

 

Nota da Revista O Médium

Juiz de Fora, MG

 

Bom dia!

Com grande alegria e muito empenho, trazemos uma ótima notícia para você: a Revista O Médium voltará a ser impressa.

Tradicional na riqueza do seu conteúdo e moderna em sua apresentação, o periódico, que completa 82 anos, sempre mereceu de todos o esforço e o trabalho para que continuasse a ser editado. Em 2012, contudo, por questões estritamente financeiras, a revista migrou para o universo digital, reduzindo vertiginosamente os seus custos, com os quais já não podíamos arcar. Agora, porém, a Aliança Municipal Espírita (AME-JF), apoiando a iniciativa e os esforços do seu Departamento de Comunicação Social Espírita (DCSE), traz para seus milhares de leitores a esperada boa notícia: a de seu retorno ao papel.

Para o pleno êxito, convidamos você para colaborar, ou sua empresa, para patrocinar este importante e acalentado empreendimento. Juntos, com forças renovadas e muita esperança, traremos a Revista novamente para junto de todos, espalhando as edições pelos consultórios, salas de espera, auditórios, mesas, ônibus, bancos, grupos de estudo, por todo lugar.

Contamos muito com você, com o apoio que puder dar ao projeto. Havendo interesse em patrocinar (com propaganda) ou colaborar, entre em contato com o DCSE ([email protected]) ou AME-JF (3212-5418), para se informar quanto aos procedimentos. Teremos imensa alegria em recebê-lo!

Desde já, agradecemos, confiantes no sucesso desta investida porque confiantes no recebimento da necessária ajuda financeira que viabilize a impressão e a circulação gratuita da Revista O Médium por toda a nossa cidade e sub-região, por Minas Gerais e por tantos outros locais, para onde ela costumava viajar desde sua fundação.

Que Deus nos ampare na execução de propósitos tão bons!

Fraternalmente, representando o DCSE,

Ana Paula Bartholomeu

 

 

(Informação recebida em email de Ana Paula Soares Bartholomeu [[email protected]])

 

 

 

Boletim Caminheiros da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse:

http://caminheirosdaluz.wordpress.com

 

 

 

Uma declaração de amor

 

 Orson Peter Carrara

 

   Você conhece Tales e Nelly? Ele, 76 anos; ela, 74. Um amor construído ao longo de larga convivência, com os filhos e netos que vieram, e que nasceu durante o velório dos pais de Tales, mortos em acidente automobilístico. Os pais eram sócios durante a infância dos filhos, se desentenderam, ficando um clima difícil entre as famílias e especialmente na pequena cidade onde todos se conheciam. Tales e Nelly tiveram pouco relacionamento durante a infância e a adolescência, mas o reencontro na troca de olhares durante o triste episódio da partida dos pais do rapaz, desencadeou uma série de novos encontros que culminaram com o casamento e especialmente com a paz entre as duas famílias.

   Mas Nelly morreu primeiro. Um AVC levou a esposa de Tales que, sem revolta, mas com imensa tristeza, continuou sua vida de homem bom – sempre voltado às causas de servir o próximo. Dessa postura cristã surgem os desdobramentos que lhe permitiram colher resultados felizes mesmo na ausência da esposa querida, com emoções que vão surpreender o leitor.

   Sim, refiro-me ao romance Uma declaração de amor, do notável amigo e escritor Wilson Frungilo Jr., de Araras-SP, um especialista em textos que não deixam a gente parar de ler, tamanho o envolvimento que vai criando em nossa mente, na expectativa de saber o que vem pelas próximas páginas e nos capítulos seguintes.

   Ocorre que os personagens não enganaram a morte, apenas acreditaram na vida. Utilizando-se da possibilidade da emancipação da alma durante o sono do corpo, Tales passou a encontrar-se com Nelly. Embora não se recordasse dos diálogos que mantinham, quando acordava no dia seguinte, tais encontros aliviavam a saudade de ambos e traziam conforto especialmente ao viúvo que continuava sua vida com os afazeres normais do cotidiano.

   Com um final emocionante, inimaginável conforme se segue a leitura – mas perfeitamente possível e explicado pelas já conhecidas leis de comunicação entre os dois planos de vida – o belo romance é um refrigério para a alma humana nesses tempos bicudos de preocupações, tal a emoção que traz ao coração nos suaves contornos da esperança e no poderoso estímulo para a conduta honesta e volta para o bem de si mesmo e do próximo.

   Não resisti ao desejo de sugerir o romance ao leitor. É um livro que todo mundo deve ler. Seu conteúdo muito sensibiliza, traz inúmeras explicações sobre a velha e dolorida questão da separação de entes queridos pelo fenômeno biológico da morte e reacende de forma expressiva as esperanças de quem está saudoso e sofrido pela partida do ente querido.

   Não deixe de ler leitor. Você mesmo vai me dizer posteriormente. Você pode adquiri-lo pelo fone 0800 707 1206 ou pelo site www.candeia.com . Basta citar o nome do livro, do autor, acima referidos. A editora é o IDE.

 

 

 

Noticias do site “Vinha de Luz”

Belo Horizonte, MG

 

Amigo(a),

 

O site da Vinha de Luz Editora foi atualizado >> MENSAGEM DA SEMANA >> NOTÍCIAS.

 

Leia agora:

 

VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra será realizado nos dias 13 e 14 de setembro em Aracaju

11/06/2014

Confira aqui a programação!!!

 

Leepp lança "Chico - O super médium do amor", de Mário Alexandre Abud

11/06/2014

 

 

Jornal Momento Espírita divulga "Obras da fé" e "Depois da travessia", lançamentos da Vinha de Luz Editora, da lavra de Chico Xavier

11/06/2014

Momento Espírita | Junho, 2014 | p. 12-13

 

"Fazer o bem" – Allan Kardec

11/06/2014

 

 

"Causa e efeito", do renomado diretor André Marouço (O Filme dos Espíritos), tem estreia programada para dia 3 de julho

11/06/2014

 

 

Editora IDE lança "Vivendo o Evangelho" do espírito André Luiz por Antônio Baduy Filho

11/06/2014

 

 

Abs,

 

Célia Maria

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

Pampulha, Belo Horizonte, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Festa Junina na I.B. “A Luz Divina”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Festa Junina do “Bezerrinha”

Guarulhos, SP

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t35.0-12/10435165_717414558323301_563729954_o.jpg?oh=a7404ff7c17cea75c8464c61f5742326&oe=5394C65C&__gda__=1402243267_f154d334402e88429689cd9562eb8f75

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Amor precioso

 

 

Célia namorava Richard há quase um ano. Ele era viúvo e tinha dois filhos. Desde que o encontrara, sentira que uma nova razão de viver a invadira.

Durante algum tempo ela vivera na sombra da solidão, amargando a separação do primeiro marido. Atendia os seus filhos, os deveres do lar, a profissão, mas sentia como se algo dentro dela se tivesse quebrado, partido, de forma irremediável.

Quando Richard apareceu em sua vida, tudo se modificou. A história dele também era um pouco triste. Ele enviuvara, depois de uma longa e penosa enfermidade da esposa.

Ele e os filhos haviam presenciado a esposa e mãe partir, derrotada na sua luta contra o câncer.

Foi então que, numa manhã de sol de primavera, a tormenta bateu outra vez à porta do coração de Célia. Ela descobriu um caroço no seio. O diagnóstico médico a surpreendeu: o caroço era maligno.

Seu primeiro pensamento foi para Richard e os filhos dele. Fazia pouco tempo que eles tinham enfrentado um grande sofrimento por causa dessa mesma doença.

Como ela poderia trazer de novo para suas vidas esse terrível problema? E tomou uma decisão: romperia o relacionamento com Richard, libertando-o da carga que ela sentia ser.

Telefonou-lhe e, sem qualquer explicação, pôs fim ao namoro. Durante várias semanas ela se recusou a atender os seus telefonemas e devolveu todas as suas cartas.

Mas Richard não desistiu e continuou a persegui-la, implorando para vê-la.

Finalmente, ela cedeu ao cerco e marcou um encontro. Preparou cada palavra meticulosamente. O encontro deveria ser um adeus e ponto final.

Richard parecia extremamente tenso e abatido. Gentilmente, ele perguntou por que Célia tinha terminado o namoro. E ela, de repente, esqueceu o discurso preparado, as desculpas alinhavadas e, quase em lágrimas, falou a verdade. Contou sobre o tumor no seio.

Disse que tinha se submetido a uma cirurgia há alguns dias e estava se preparando para iniciar as sessões de quimioterapia, na semana seguinte.

Você e seus filhos já passaram por isso uma vez, falou ela. Não vou colocá-los de novo nessa situação.

Os olhos de Richard a contemplavam, surpresos. Ele mal conseguiu perguntar:

Você tem câncer?

A pergunta pareceu soar como uma acusação. Sem dizer uma palavra, ela balançou a cabeça. Agora, as lágrimas desciam pelo seu rosto, como uma suave cascata deslizante.

Richard a envolveu com carinho em um doce abraço. Encostou a sua na cabeça dela e a estreitou junto ao próprio peito. Com a voz tomada pela emoção, murmurou:

Célia, podemos lidar com o câncer. Sabemos como lidar com isso. Pensei que você não me amava... O meu amor fará você lutar com maior vigor.

*   *   *

Algumas vezes, nossa vida é fortalecida pela descoberta de que os outros precisam de nós.

Outras, quando descobrimos, sem sombra de dúvida, que nosso amor é importante para alguém, de uma forma que não imaginávamos, ou que alguém nos ama exatamente como somos.

Talvez só sejamos capazes de servir verdadeiramente aqueles que desejamos tocar, não com nossas mãos, mas com nossos corações e até com nossas almas.

Amar, no sentido mais profundo, é fortalecer-se um no outro para o enfrentamento das dores e a busca da vitória.

 

Redação do Momento Espírita, com base no capítulo Linha
vital, do livro As bênçãos do meu avô, de Rachel Naomi Remen,
ed. Sextante.
Em 11.6.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Instituto do Câncer. Av. Dr. Arnaldo, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]