Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 06 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/06-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

05-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/05-06-2014.htm

04-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/04-06-2014.htm

03-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/03-06-2014.htm

02-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/02-06-2014.htm

31-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/31-05-2014.htm

 

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Belo Horizonte, MG

 

Belo Horizonte

 

Belo Horizonte (pron. [bɛloɾiˈzõtʃi]9 ) é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte. Com uma área de aproximadamente 330 km², possui uma geografia diversificada, com morros e baixadas, distando 716 quilômetros de Brasília, a capital nacional.10

Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado mineiro sob influência das ideias do positivismo, num momento de forte apelo daideologia republicana no país.11 Sofreu um inesperado acelerado crescimento populacional, chegando a mais de 1 milhão de habitantes com quase 70 anos de fundação. Entre as décadas de 1930 e 1940, houve também o avanço da industrialização, além de muitas construções de inspiração modernista, notadamente as casas do bairro Cidade Jardim, que ajudaram a definir a fisionomia da cidade.

De acordo com a mais recente estimativa realizada pelo IBGE em 2013, sua população é de 2 479 175 habitantes,4 sendo omais populoso município de Minas Gerais, o terceiro da Região Sudeste, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, e o sexto mais populoso do Brasil. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo.12 Hoje a cidade tem o quinto maior PIB entre os municípios brasileiros,13 representando 1,33% do total das riquezas produzidas no país.7 Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é a classificação da revista América Economía, na qual Belo Horizonte aparece como uma das 10 melhores cidades para fazer negócios da América Latina em 2009, segunda do Brasil e à frente de cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.14

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_Horizonte

 

Mineirão

 

O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é um estádio de futebol localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Inaugurado em 1965, é o quinto maior estádio do Brasil, já tendo sediado cinco finais da Copa Libertadores e uma Copa Intercontinental, e escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O Cruzeiro Esporte Clube manda os seus jogos no estádio. Em 2003, foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Governador_Magalh%C3%A3es_Pinto

 

 

 

 

 

Estádio Governador Magalhães Pinto, também conhecido como “Mineirão”,  em maio de 2013. Capacidade: 62.000 pessoas

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Governador_Magalh%C3%A3es_Pinto

 

 

Seleção brasileira na Itália, 1934.

O time do Brasil, antes de sua única partida nessa copa, contra a Espanha. Leônidas da Silva é o terceiro

da direita para a esquerda. Foto exposta no Museu do Futebol no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo

 

O Técnico Luiz Vinhaes convocou para a Copa de 1934 os seguintes jogadores:

 

 

Jogador

Posição

Clube

Ariel

Meio-campo

Botafogo

Armandinho

Atacante

São Paulo da Floresta

Átila

Atacante

Botafogo

Canalli

Meio-campo

Botafogo

Carvalho Leite

Atacante

Botafogo

Germano

Goleiro

Flamengo

Leônidas da Silva

Atacante

Vasco da Gama

Luiz Luz

Zagueiro

Americano

Luizinho

Atacante

São Paulo da Floresta

Martim Silveira

Meio-campo

Botafogo

Octacílio

Zagueiro

Botafogo

Patesko

Atacante

Nacional de Montevidéu

Pedrosa

Goleiro

Botafogo

Sílvio

Zagueiro

São Paulo da Floresta

Tinoco

Meio-campo

Vasco da Gama

Waldemar de Brito

Atacante

São Paulo da Floresta

Waldir

Meio-campo

Botafogo

 

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_na_Copa_do_Mundo_FIFA_de_1934

 

 

 

 

Corrijamos agora

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Família. Lição nº 26. Página 158.

 

Em plena vida espiritual, além do caminho estreito da carne, sempre realizamos o inventário de nossas aquisições no mundo.

Em semelhantes ocasiões, invariavelmente nos escandalizamos à frente de nós mesmos e rogamos, então, à Divina Providência a graça do retorno à matéria mais densa, sem as vantagens terrestres que nos serviram de perda.

É por isso que renascemos no mundo com singulares inibições congeniais.

Aqui é um cego que pediu a medicação da sombra para curar antigos desvarios da visão.

Ali, é um surdo que solicitou o silêncio nos ouvidos, como benção de reajuste da própria alma.

Mais além, somos defrontados pelo leproso que implorou do Céu a vestimenta de feridas e aflições como remédio purificador da personalidade transviada do verdadeiro bem.

Mais adiante, encontramos o aleijado de nascença, que suplicou a mutilação natural por serviço valioso de autocorrigenda.

Doenças e amarguras, dificuldades e dores são meios de que nos valemos para a justa reparação de nossa vida, em nós ou fora de nós.

Atendamos ao aviso do Evangelho, no passo em que nos adverte o Senhor: - “Caminhai, enquanto tendes luz”.

Enquanto se vos concede no mundo a felicidade da permanência no corpo físico - templo de formação das nossas asas espirituais para a vida eterna - não procureis o escândalo, a distância de vosso círculo individual!

Escandalizemo-nos conosco, quando a nossa conduta estiver contrária aos princípios superiores que abraçamos.

Estranhemos nossos pensamentos, nossas palavras e nossos atos, quando não se afinem com o Mestre da Cruz, cujo modelo procuramos, e, assim, amanhã não teremos a lamentar maiores faltas, alcançando a vitória sobre nós mesmos, em paz com a nossa própria consciência, em plena Vida Imperecível que nos espera ante o Mestre Senhor.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Pedra Grande. Atibaia, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Chamado de Davi, bebê anencéfalo supera a morte em Araçatuba

 

 

Acesse a matéria publicada no jornal Folha da Região:

http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=329411

 

 

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Paris, França

 

 

04 de junho de 2014

 

Na noite de quarta-feira, 04 de junho de 2014, nas instalações do FIAP- JEAN MONNET, como nos anos anteriores, na bela Paris, Divaldo Pereira Franco, com o auxílio da eficiente Sophie Giusti traduzindo-o para o Francês, expôs à atenta plateia, que lotou a grande sala, o tema A Psicologia do Perdão. Os espíritas de Paris e arredores, demonstrando amor, carinho e reconhecimento, prestaram uma bela e emocionante homenagem à Nilson de Souza Pereira, - Tio Nilson -, desencarnado no final de 2013, reverenciando o grande amor que ele nutria por todos.

Inicialmente, o Seareiro do Cristo falou das inúmeras conquistas tecnológicas e cientificas que vem logrando a criatura humana, que se apresenta na atualidade cercada de muito conforto, encontrando-se, no entanto, aturdida e não raro, deprimida e infeliz.

Citando e explicando a incidência dos três principais fatores que levam a depressão, - a solidão, a ansiedade e o medo -, esclareceu que esses são fenômenos psicológicos naturais. Porém, quando o indivíduo permite que eles dominem a sua conduta, ficando excessivamente nervoso, com sudorese, com medos imaginários, passa a ser, então, patológico. O homem da atualidade é vítima de fatores sociológicos que afetam a vida psicológica, conduzindo-o aos distúrbios emocionais. Ele vive tenso, esqueceu a arte de sorrir, frisou o Arauto do Evangelho.

Asseverou Divaldo que a criatura humana deve aprender a ver as belezas da vida, a sorrir, mesmo quando visitada pelas enfermidades, pois que fazem parte do cardápio existencial. Muitos sofrimentos, especialmente os de aspecto emocional, são criados pelo próprio indivíduo. Jesus, que não fundou religião nenhuma, o mais perfeito ser que Deus nos ofereceu, quando cantou o sermão da montanha estabeleceu como norma que deveríamos amar aos inimigos e a eles fazer todo o bem possível. Todo aquele que persegue é infeliz, está de mal consigo mesmo, é ciumento e invejoso.

Afinal, disse, todos possuímos inimigos, que na maioria das vezes nos sorriem, elogiam, porém nos traem, e às escondidas nos crucificam. Estes, porém, são muito infelizes e não temos o direito de descer até eles, igualando-se. Quem está no mal se alimenta de veneno. Ensinou que se deve perdoar pelo seu próprio bem, não retalhar o outro, não criar embaraços, para não ter remorsos depois.

Todos devem ter compaixão, - esse sentimento de amor diante da miséria do outro -, pois viver não é apenas respirar, é ter alegria, é colocar um sol dentro da alma e agradecer a Deus o dom da vida. Não pense que aqueles que sorriem não têm problemas, pois que todos os têm naturalmente, a reencarnação explica e ajuda a compreender melhor a vida.

Encerrando a conferência, este que semeia a boa semente, conclamou: liberte-se das mágoas, corte o vínculo, seja livre e coloque no coração a oportunidade de ser feliz. Sorria das coisas negativas e elas perderão o significado. Aprenda a sorrir e tire de si todas as mágoas. Cada um terá que se submeter aos impositivos da vida, que são os resultados dos atos praticados na vida passada.

A alegria e o otimismo estavam estampados nas faces dos presentes. Muitos foram cumprimentar e abraçar este, que na longa existência dedicada integralmente à vivência e divulgação do Evangelho, tem sempre uma palavra de conforto, um sorriso amigo, um abraço carinhoso, espalhando amor e alegria, e por onde passa vai deixando o perfume do bem...

                                                                      

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

 

                           Abraços,

                           Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Programações do Centro Espírita “Fé e Caridade”.

São Manuel, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Teles de Ataide [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Adamantina, SP

 

04/06/2014

É sempre uma grande alegria podermos retornar em locais onde já passamos, ainda mais quando podemos rever nossos amigos:
Jocely Rossette Guerreiro, Alice Bettio, Maria Adelaida Tarnoschi, Pedro Pinheiro entre tantos outros.
Obrigado pela acolhida sempre feita com muito atenção e carinho por todos vocês.
Gostaríamos de agradecer a presença de todos os frequentadores que puderam estar presentes na noite de ontem.
Nossa gratidão a presidente do
Ave Cristo Adt Jocely pelo convite que nos foi reiterado. É sempre um prazer retornar a esta casa.
Parabéns pelo belo trabalho que desenvolve junto a seus colaboradores nesta Instituição.
Grande abraço a todos!!
Esperamos revê-los em breve!

 

 

(Informações e fotos recebidos em email de André Luiz Zanoli)

 

 

 

 

Programação de palestras no C.F.E. Dr. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t35.0-12/10415733_716638785067545_313525236_o.jpg?oh=a9b0dbda5c37b507cda4e0b6d4b8f440&oe=539205F8&__gda__=1402061093_bb1bd9794bea56f792c3a73696f2027a

 IRENE SOARES-COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO

(Informação recebida em emails de Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha) [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

Ciclo de Exposições “Em Defesa da Vida”

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Dauto dos Reis Pires [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Michele Ribeiro de Melo na Comunidade Eurípedes Barsanulfo. Marília, SP

 

Olá, amigos.

 

Divulgamos palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo, com Michele Ribeiro de Melo,

advogada, da cidade de Tupã.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Leia o Suplemento da USE Intermunicipal de Franca do

 jornal A Nova Era, do mês de junho de 2014

 

..

Acesse:http://www.idefran.com.br/site_novo/pdf_arquivos/81Suplemento.pdf

​Ou leia o jornal A Nova Era da cidade de Franca-SP.

Acesse:  http://www.idefran.com.br/site_novo/pdf_arquivos/82Jornal.pdf

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de Use Franca)

 

 

 

Lasanha Beneficente em prol do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Prezados companheiros e irmãos em Cristo

 

Estamos enviando o cartaz do  próximo evento, em prol da nossa Casa Espírita. Pedimos a colaboração na aquisição do vale-lasanha, bem como, o auxílio na venda dos mesmos.

Os postos de vendas são: USE (endereço no cartaz), no Centro Allan Kardec e com diversos companheiros.

O valor arrecadado, servirá para a manutenção, bem como, para futuros investimentos em prol da divulgação e de atividades espíritas em nossa Casa.

A união, fortalece os nosso propósitos de formarmos pessoas de bem!

 

Departamento de Comunicação do Centro Espírita Allan Kardec de Penápolis

Antonio Tadeu Minghin

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Feijoada no Lar do alvorecer com Dra Marlene Nobre

Diadema, SP

 

Dia 08 de junho- domingo

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Festa Anos 80 7 Jantar de Massas. 4º. Encontro Fraterno da Casa Espírita Raio de Sol. Biguaçu, SC

 

Está chegando a hora. É neste sábado dia 07 de junho. Venha se divertir ouvindo a boa música dos anos 80.

 


Venha nos prestigiar com sua presença e de sua família nesta maravilhosa festa
" FESTA ANOS 80 & JANTAR DE MASSAS - 4º ENCONTRO FRATERNO DA CASA ESPÍRITA RAIO DE SOL"

Maravilhosa noite de massas com música dos anos 80, na companhia de familiares e amigos.

Samburá Esporte e Lazer

Rua Júlio Teodoro Martins, 1250 - Fundos - Biguacu/sc

07 de junho, a partir das 20:00h. 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; c.e.raiodesol [[email protected]])

 

 

 

Festa Junina “João Ramalho”

São Bernardo do Campo, SP

 

FETA JUNINA.jpg

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Festa Junina do  C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

De felicidade e de milionários

(Copiado do site Feparana)

 

 

Dinheiro não traz felicidade, diz o provérbio popular. E os ambiciosos imediatamente completam:Não traz felicidade mas ajuda um bocado.

Será mesmo? Vamos ouvir uma pequena história sobre isso.

Marcelo vivia sonhando com a fortuna. Todas as semanas separava o dinheiro e passava na lotérica para fazer um jogo.

À noite, no barraco pobre, fazia planos para quando se tornasse milionário.

Ah – pensava ele – serei um dos felizes da Terra. Imaginava mansões, carros, roupas elegantes, amigos risonhos. Enfim, uma vida de conforto e alegria.

Pela manhã, encaminhava-se para o trabalho, com o bilhete no bolso da calça surrada. O coração palpitava e as mãos tremiam levemente, antes de checar o resultado.

Negativo! Conferia mais duas ou três vezes e, enfim, descartava o papel, desconsolado. E, nessa hora, sempre lembrava de Anette.

Amava Anette há muito tempo. A moça gostava dele, mas não queria se casar com um pobretão.

Os dias passaram. Numa tarde calorenta, um carro caríssimo estacionou diante da casa de Anette.

Um homem elegante desceu. Dirigiu-se à moça e entregou-lhe um pequeno pacote. Ela abriu. A joia a deixou sem fala.

Olhou para o homem. Era Marcelo. Havia acertado os números da loteria. Estava rico.

Casaram-se. E foram felizes nos primeiros tempos.

Décadas depois, Marcelo trazia a alma em frangalhos. Anette tornara-se gastadora, fútil. Nada detinha sua ânsia por perfumes, festas, roupas, bolsas, viagens, sapatos.

Os filhos criaram-se educados por babás e professores. Agora adolescentes, passavam noites em boates, consumindo bebidas e drogas, rodeados de amigos irresponsáveis.

Mimados, não respeitavam ninguém, zombavam de tudo, riam-se das coisas sagradas.

A casa tinha cercas elétricas, alarmes, câmeras, cães ferozes e vigias. Os carros eram blindados. Quanta solidão!

Os dias se passavam frios, sem objetivos nobres. Não. Definitivamente, Marcelo não era feliz. Observava a esposa e os filhos desfrutando a riqueza, mas levando uma vida vazia.

A história de Marcelo é mais comum do que se imagina. Quantas vezes colocamos a razão de nossa felicidade em valores como dinheiro e bens materiais!

O dinheiro é bom quando bem utilizado, quando direcionado para coisas úteis, para o bem ou para a solidariedade.

Do contrário, ele apenas serve para uma vida repleta de prazeres, mas sem qualquer significado mais profundo.

Observe o que nos revela a vida dos milionários. Será apenas o que aparece nas revistas de celebridades? Será uma existência feita apenas de alegrias? Certamente que não.

Um olhar mais atento ao noticiário desvela a dor que visita os ricos. A morte também chega para eles e para seus parentes...

Divórcios, escândalos, abandonos, miséria moral, depressão e infelicidade estão presentes em toda parte.

Isso sem falar nos que vivem aprisionados em suas casas, reféns do dinheiro, com medo de assaltos.

Será isso uma vida boa? Vale a pena trocar a tranquilidade de uma vida simples pelo conforto que custa a paz íntima?

E o que dizer dos que perderam a própria vida por causa de dinheiro? Os que foram mortos pelos próprios filhos ou parceiros por causa de heranças? Ou os que foram enganados pelos amigos em quem confiavam?

Será esse o nosso ideal de vida? Valerá a pena?

Certamente que não.

Não há riqueza que possa pagar por sentimentos reais, pelas pequenas alegrias da família.

Não. A felicidade, definitivamente, não está no dinheiro. Ela está, gloriosa, na consciência tranquila, nos pequenos prazeres que são fruto do amor, numa vida feita de trabalho e de sonhos. Pense nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 4.6.2014.

 

 

 

 

Vida no campo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

A Copa do Mundo da FIFA é o maior evento do futebol

 

 

Cartaz exposto em estação de metrô em Paris noticiando a Copa do Mundo FIFA 1998

Foto Ismael Gobbo

Brasil. Vice-campeão do mundo na França. 1998.

Foto exposta no Museu do Futebol no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]