Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 10 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/10-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

09-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/09-06-2014.htm

07-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/07-06-2014.htm

06-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/06-06-2014.htm

05-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/05-06-2014.htm

04-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/04-06-2014.htm

 

 

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Salvador, BA

 

Salvador

 

Salvador é um município e capital do estado da Bahia, no Brasil. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Salvador e àMicrorregião de Salvador. Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos,8 foi a primeira capital do Brasil Colônia. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é amais rica do nordeste do Brasil em PIB nominal. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela suaarquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, tendo sido declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.9

Salvador possui mais de 2,8 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo mais populoso da América Latina (superado por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima,Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).10

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_(Bahia)

 

 

Arena Fonte Nova

 

O Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira (nome oficial)9 ou Itaipava Arena Fonte Nova (por questões depatrocínios de nome, sendo o nome não-oficial, embora conhecido popularmente como Arena Fonte Nova ou simplesmenteFonte Nova)10 11 12 é um estádio de futebol localizado em Salvador, Bahia, Brasil, no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira.13 No início do mês de janeiro de 2013, atingiu 90% das obras concluídas, sendo o quarto estádio mais avançado dentre os doze que sediarão a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.14 15 E em março, alcançou 99% das obras concluídas.16 17 Foi oficialmente inaugurada no dia 5 de abril, com presença da presidente Dilma Rousseff.18 19 O primeiro jogo do estádio foi o clássico Ba-Vi, ocorrido dois dias depois, onde o Vitória se sagrou vencedor por 5 a 1.6 20 21 22Renato Cajá, jogador do rubro-negro baiano, entrou para a história da Arena ao marcar o primeiro gol após a inauguração.

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_Fonte_Nova

 

 

 

 

 

Arena Fonte Nova. Salvador, BA  

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_Fonte_Nova#mediaviewer/Ficheiro:Aerea_Fontenova.jpg

 

 

Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1930 fotografada antes da derrota para os iugoslavos.

 Foto exposta no Museu do Futebol no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

 

 

 

Veja como é estar dentro de campo em todos os estádios da Copa

 

Acesse:

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/05/veja-como-e-estar-no-gramado-de-todos-os-estadios-da-copa.htm

 

 

 

 

 

Viver com simplicidade

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Uma vida simples, com prazeres singelos. Parece atraente? Para alguns, a poesia da vida simples é uma aspiração.

Não são muitos, mas aumenta a cada dia os que buscam um estilo de vida mais despojado.

Enquanto a grande massa se mostra adepta dos benefícios oferecidos pelas cidades, aos poucos o homem se mostra cada vez mais cansado da rotina urbana, enlouquecedora.

Poluição, engarrafamentos, ruídos. A floresta de edifícios a se perder no horizonte, escondendo céu e sol.

Tudo isso contribui para os estresses e angústias do homem contemporâneo.

Quando jovem, é natural que as pessoas desejem os desafios e facilidades das cidades, que oferecem objetos de desejo a cada esquina.

São as maravilhas da tecnologia, os bares da moda, as roupas de grife, os belos escritórios, as carreiras.

Tudo isso exerce tremendo fascínio. Mas, aos poucos, é possível observar que esse modelo está se esvaziando. Um certo cansaço começa a ser notado.

Uma expressão vem ganhando espaço: qualidade de vida. São cada vez mais numerosos os que desejam voltar aos ideais de uma vida simples, uma casa no campo, um contato mais estreito com a natureza.

Querem respirar ar puro, ver um pôr do sol dourado, passar noites de tranquilidade em uma rede preguiçosa, manter conversas de fim da tarde.

A sensação que se tem é que a Humanidade, afinal, começa a perceber que a vida é muito mais do que prazeres passageiros.

As razões para o esgotamento do modo de vida urbano são o consumismo desenfreado e a sensação de estar numa corrida permanente.

No trabalho, o desafio é a competitividade, que atropela o ser humano e o consome, transformando-o em peça de uma fria engrenagem.

É um processo perverso, que suga as energias, estimula ciúmes e transforma em inimigos os que deveriam trabalhar em harmonia.

E uma pergunta costuma ser feita por quem está nessa roda-viva: dá para viver com simplicidade nas grandes cidades?

É possível conciliar as exigências de uma carreira, da vida social e da família com uma rotina mais amena?

A resposta é... Sim! É possível conciliar tudo isso. Não é tarefa muito fácil, mas pode ser realizada.

Isso porque a simplicidade não é feita de demonstrações exteriores. Ela é um estado de espírito.

Não precisamos nos vestir de trapos, nem abrir mão de uma vida normal para ser pessoas simples.

A simplicidade está em viver a vida sem exigências descabidas. Quem opta pela simplicidade, descomplica o dia a dia.

Muitas vezes nos perdemos em detalhes completamente desnecessários. E, com isso, tornamos insuportável a nossa vida e a dos outros.

Observe com atenção e você perceberá: fazemos exigências demais por causa de coisas mínimas, das quais nem nos lembramos depois de algum tempo.

Por isso, a opção de viver com simplicidade é, antes de tudo, um jeito de agradecer a Deus pelo que recebemos.

Simplicidade é ter sonhos. Mas, se eles não se realizam, por alguma razão, ainda assim a vida não perde a graça. Ou seja, apesar das tempestades, o contentamento permanece inabalável.

Quer ser feliz? Seja simples. Experimente o prazer das coisas que estão ao seu redor!

Olhe para o céu, veja as nuvens tingidas de ouro no infinito azul.

Ouça o som das risadas espontâneas, sinta o frescor de um copo d’água, o sabor de uma fruta, a serenidade de uma noite bem dormida.

Veja a beleza de livros e canções. Quem disse que não há prazer nas coisas pequeninas que Deus pôs ao nosso alcance?

Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 6, ed. FEP.
Em 6.6.2014.

 

 

Milho Verde assado vendido por ambulante em rua de Maceió, AL, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Zurique, Suiça

 

 

 

08 de junho de 2014.

 

No ensolarado e quente domingo de Zurique, 08 de junho de 2014, nas instalações do G-19 - Fundação para o fomento da consciência global -, onde Divaldo Franco se apresenta pela trigésima vez, teve prosseguimento o seminário, com o tema Die Psychologie der Vergebung (A Psicologia do Perdão). O salão estava completamente lotado. Foi mais um dia de reflexões acerca deste tema fundamental para o despertar da consciência.

Citando Buda, iniciando a atividade, Divaldo Franco disse que para o iluminado, o maior inimigo do ser humano era o desejo. Para Sócrates, no entanto, este inimigo era a ignorância. E para Jesus, o maior de todos os inimigos da criatura humana é o egoísmo, e a terapêutica que Ele recomendou foi o amor. A moderna psicologia aponta como a melhor solução para o ser humano, o seu autoconhecimento, pois enquanto não lograr isto, transitará de um conflito para o outro, aprendendo fórmulas externas sem resultados internos.

O ilustre orador esclareceu que a psicologia moderna também afirma que a agressividade é positiva. Neutra por característica, pode ser empregada positiva ou negativamente, uma vez que não devemos ser mornos, ou seja, o ideal é que o indivíduo seja agressivo, no bom sentido, no sentido positivo, enfrentando os obstáculos para lograr o êxito nos ideais almejados.

As religiões, asseverou, criaram um Deus temor, como mecanismo castrador, um Deus que pune, enquanto Jesus afirmou, que se buscássemos a verdade, ela nos libertaria.  Mas de que forma? Indagou. Vivendo as pequenas verdades, fazendo o bem, não desejando o mal ao próximo, sendo gentil, trabalhando para a autoiluminação, necessitando, desta forma, da agressividade positiva, respondeu.

Utilizando-se de figuras de linguagem, sugeriu que os indivíduos se amem, pois quando amam, assemelham-se às flores, porém, quando carregam mágoas, ódios, parecem ser espinhos. A rosa e os espinhos estão na mesma haste, no entanto, a rosa perfuma, e o espinho fere. Ao final da tarde, após muitas reflexões que propiciaram aos presentes ampla catarse, pois que com facilidade, foi possível imaginar-se vivendo o papel dos personagens das verídicas histórias narradas.

Buscando fazer com que todos retornassem aos seus lares com uma mensagem marcante, enternecedora, de persistência, devotamento e abnegação, Divaldo Franco narrou a Lenda da Calhandra, ou do Rouxinol, história real vivida e atribuída a Ernestine Schumann-Heink, famosa cantora de ópera, e Elizabeth Gladich, a pequena violinista. A narrativa inspirada sensibilizou profundamente a todos, pois que é um exemplo de amor à vida, de valorização da presença de Deus em nós.  Chegará o momento em que a calhandra terá que calar-se, - referindo-se a morte -, então perdoe-se, recomece a caminhada, lembre-se de que nem todos te aplaudirão, isso não importa, o importante é cantar. Cantar as belezas da vida, cantar para agradecer a Deus. O mundo nunca necessitou tanto de calhandras como nos dias atuais.

A beleza do momento era inenarrável, pois que as lágrimas saíam vitoriosas diante dos esforços para contê-las. Todos aplaudiram de pé, por longos instantes, o trabalhador devotado do Cristo, que por dois dias conduziu todos em uma viagem para o mundo pouco conhecido dos sentimentos humanos, utilizando-se da ferramenta valiosa que é o Espiritismo, indicando o caminho para a felicidade, que é o amor...

                                                          

Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

Abraços,

Jorge Moehlecke

                                 

 

 

 

 

Palestra com André Marouço na A.E. Varas da Videira

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier com Érico Trindade

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

ÉRICO TRINDADE, 

 

de S. José do Rio Preto - SP, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 11 de junho, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066




Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Avanhandava, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de André Luiz Zanoli)

 

 

Palestras programadas para o C.E. Aurélio Agostinho

Uberaba, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Registro fotográfico do 2º. Encontro Espírita de

Presidente Prudente, SP

 

O evento aconteceu nos dias 30 de maio a 01 de junho / 2014 e foi uma realização da
U S E  - Intermunicipal de Pres. Prudente.

 

(Informações em email de [email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

Paula Zamp                                                                            Nazareno Feitosa

Pedro Bonilha

 

 

Leia o jornal Tribuna do Espiritismo

 

Acesse o jornao on line aqui:

http://issuu.com/tribunaespirita/docs/tribuna_do_espiritismo_-_junho_2014

 

 

 

 

A fonte da graça é infinita, mas nem sempre ela é bem recebida

 

Jose Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     A graça (do latim “gratia”), como a palavra já diz, é o que adquirimos gratuitamente de Deus. Paulo defendeu-a. E ela significa também ação de agradecimentos a Deus. Daí as preces e missas em ação de graças dos católicos.

    A graça procedente de Deus é infinita. E entre os teólogos, ela é inseparável da fé. Mas elas não devem ser entendidas como acontece muito, ou seja, com a ideia de se ficar na preguiça, não tendo as pessoas que fazer nada para a sua salvação ou libertação. Se fosse assim, Jesus teria vindo ao nosso mundo perder seu tempo, para  nos trazer a Boa Nova! É que a salvação ou libertação não se conseguem de modo fácil. Pelo contrário, a porta estreita do evangelho, a qual simboliza a salvação, é uma porta em que a passagem por ela é difícil. O Mestre dos mestres até disse que muitos querem passar por ela, mas não conseguem. E nós a isso acrescentamos que muitos, por enquanto, nem querem passar por ela. Porém, ainda vai chegar o dia em que eles vão querer também passar por ela, mas será que, de imediato, vão conseguir ultrapassá-la?

    São Paulo ensina que onde abundou o pecado, superabundou a graça. (Romanos 5: 20). O que quer dizer que a graça não falta nunca para ninguém. Porém, de um modo geral, nós não nos predispomos a recebê-la. Isso porque, geralmente, somos mais voltados para as coisas materiais de nosso ego. Jesus, já sabendo disso, nos aconselha a buscamos, primeiramente, as coisas do reino dos céus. Santo Agostinho, depois de Paulo, foi quem difundiu muito as doutrinas da graça e da fé, com o que não concordava o grande teólogo Pelágio, seu contemporâneo. E a Igreja, durante séculos, seguiu mais Pelágio.

     Lutero, mil anos depois, da polêmica agostiniano-pelágica, abraçou totalmente essa doutrina paulino-agostiniana. Por isso, os protestantes e evangélicos adotaram-na. Ultimamente, a Igreja a tem aceitado discretamente.

   Ainda Paulo nos ensina que somos salvos pela graça mediante a fé, e que elas não vêm de nós, pois são dons de Deus. Ele ensinou também que a salvação não vem de obras, para que ninguém se envaideça disso. (Efésios 2: 8-9). Mas é errada a interpretação tradicional que, geralmente, se dá a esse texto. Tudo bem que as ganhemos sem as merecermos. Mas nem tudo que nos vem gratuitamente é bem recebido por nós.

     Ademais, as obras a que Paulo se refere são as das leis mosaicas (no total de 613) e não as de Deus (do Decálogo). Já as prescritas pelo evangelho salvam-nos sim. 

    Vejamos o que diz o próprio Paulo: “Eu que posso ter uma fé que remove montanhas, posso falar a língua dos homens e dos anjos, mas se eu não tiver amor, eu nada seria.” (1 Coríntios: 13: 1 e 2).

   E as palavras “pistis” e “fides” grega e latina significam também fidelidade. Conforme o caso, o sentido delas é mesmo de fidelidade e não de fé ou crença. Por exemplo: Quem tem fé em Jesus Cristo se salva. Nessa frase, o significado das citadas palavras é mesmo fidelidade. E poderemos até construir a frase assim: Quem é fiel a Jesus se salva.

     A graça é como o sol. Nós podemos recebê-lo em abundância e totalmente de graça. Mas muitos só querem sombra e água fresca!

 

 

Martinho Lutero, em 1529, por Lucas Cranach.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

 

 

 

Guarde certeza

 

       O ato de rebeldia e dureza, antes de manifestar-se em maligna agitação, transforma o templo da alma em foco de lixo vibratório.

*

       A palavra precipitada e ferina, antes de ferir o ouvido alheio, entenebrece os processos mentais do seu autor, com a sombra da invigilância.

*

       A queixa, embora aparentemente justa, antes de parasitar o equilíbrio do próximo, vicia as intenções mais íntimas do seu portador.

*

       A posição estagnada e orgulhosa, antes de acabrunhar o interlocutor, cristaliza as possibilidades de atualização e aperfeiçoamento de quem a manifesta.

*

       O hábito lamentável, superficialmente comum, antes de sugerir a trilha da frustração ao vizinho, aprisiona quem o cultiva em malhas invisíveis de lodo e sombra.

*

       A repetição deliberada de um erro, antes de dilapidar a reputação do delinquente, intoxica-lhe a vontade e solapa-lhe a segurança.

*

       A grande ação delituosa, antes de exteriorizar-se para o conhecimento de todos, é precedida por pequenas ações infelizes, ocultas nos propósitos escusos daquele que a perpetra.

*

       O desculpismo improcedente, antes de ser vã tentativa de iludir os outros, constitui a realização efetiva da ilusão naquele que o promove.

*

       Antes de agirmos, mentalizamos a ação.

       Antes de atuarmos na vida exterior, atuamos em nossa vida profunda.

       Antes de sermos bons ou maus para todos, somos bons ou maus para nós mesmos.

*

       Guarde certeza dessas realidades.

       Antes de colher o sorriso da felicidade que esperamos através dos outros, é preciso vivermos o bem desinteressado  puro que fará felizes aqueles que nos farão felizes por nossa vez.

André Luiz (Waldo Vieira)

(De “Estude e Viva”, de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz)

 

Canteiro de flores. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]