Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 09 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/09-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

07-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/07-06-2014.htm

06-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/06-06-2014.htm

05-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/05-06-2014.htm

04-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/04-06-2014.htm

03-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/03-06-2014.htm

 

 

 

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Porto Alegre, RS

 

Porto Alegre

 

Porto Alegre é um município brasileiro e a capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul.10 Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre.1 Com uma área de quase 500 km², possui uma geografia diversificada, com morros, baixadas e um grande lago, o Guaíba, distando 2027 quilômetros de Brasília, a capital nacional.2 10 11

A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos em meados do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo  também espanhóis, africanos, poloneses e libaneses. Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de 1,4 milhões de habitantes.10 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre

 

Estádio Beira Rio

 

O Estádio José Pinheiro Borda, conhecido como Gigante da Beira-Rio ou simplesmente Beira-Rio, de propriedade do Sport Club Internacional, está localizado às margens do lago Guaíba, e leva o nome como Beira-Rio por um equívoco que se fez na época, por considerar Guaíba um Rio, quando na verdade é um Lago. Situado em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Foi batizado em homenagem ao cidadão português e colorado - alcunha que designa o torcedor do clube - que presidiu a comissão de obras e comandou a construção4 , vindo a falecer pouco antes de sua conclusão.

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Beira-Rio

 

 

 

 

 

Estádio Beira Rio. Porto Alegre, RS. .

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Beira-Rio#mediaviewer/Ficheiro:Portoalegre_aerea_arenabeirario.jpg

 

 

Djalma Santos e Garrincha festejam o garoto Pelé

Foto exposta no Museu do Futebol,  no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

 

 

 

Veja como é estar dentro de campo em todos os estádios da Copa

 

Acesse:

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/05/veja-como-e-estar-no-gramado-de-todos-os-estadios-da-copa.htm

 

 

 

 

 

Entre irmãos

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Unidas. Lição nº 35. Página 112.

 

Um tipo de beneficência indispensável ao êxito nas tarefas de grupo: O Entendimento entre os Companheiros.

Não nos referimos ao entendimento de superfície, mas à compreensão de base, através da paciência recíproca, que se apresente, na esfera do trabalho, para a superação de todos os empecilhos.

Acostumamo-nos a subestimar as exigências pequeninas, como sejam a supressão de um equívoco, a reformulação de um pedido, uma frase calmante em hora difícil, o afastamento de uma queixa...

E a tisna de sombra passa a enovelar-se em outras tisnas de sombra; a breve espaço, ei-las transformadas em bola de trevas, intoxicando o ânimo da equipe com a obra ameaçada de colapso ou desequilíbrio.

Não ignoramos que um parafuso desarranjado numa roda em movimento compromete a segurança do carro; que o curto-circuito em recanto esquecido é suscetível de incendiar e destruir edifícios inteiros...

Mesmo assim, não sanamos, comumente, o mal entendido, capaz de converter-se em agente de perturbação ou desordem, arrasando largas somas de serviço, no qual se garante a paz da comunidade.

Estabelecido o descontrole no mecanismo de nossas relações uns com os outros, pausemos um minuto de meditação e prece, para observar com serenidade o desajuste em causa ou o hiato havido.

Em seguida, aceitemos a mais elevada função da palavra: a da construção do bem e saibamos esclarecer-nos, mutuamente, esculpindo o verbo em tolerância e fraternidade, a fim de que a marcha eficiente do grupo não se interrompa.

Certifiquemo-nos de que muitos corações do caminho espera unicamente um toque de gentileza para se descerrar à alegria e ao trabalho, ao apaziguamento e à renovação, lembrando certas portas de nobre e sólida estrutura que aguentam golpes e murros de violência, sem se alterarem, mas que se abrem, de imediato, sob a doce pressão de uma chave.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Rio Tietê, em Barbosa, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Zurique, Suiça

 

 

 

06 de junho de 2014

 

O dia ainda não havia mostrado a sua face, e o trabalhador de Jesus, Divaldo Pereira Franco, já se movimentava pela madrugada desta sexta-feira, 06 de junho de 2014, em direção à estação de trens de Paris, rumando à Zurique, na Suíça, lá chegando próximo ao meio-dia, quando foi recepcionado pelos amigos espíritas do país, dando-lhe as boas-vindas.

À noite realizou uma magnífica conferência no salão Volkshaus, no centro de Zurique, onde abordou o tema Psychologie der Dankbarkeit (Psicologia da Gratidão), sendo traduzido ao alemão pela querida amiga Edith Burkhard. O preâmbulo foi protagonizado pela marcante voz do barítono Mauricio Virgens, acompanhado pelo exímio pianista Flavio Benedito, que a todos encantaram.

Divaldo apresentou o perfil da criatura moderna que, conquistando as estrelas e as micropartículas, ainda não conquistou a si mesmo, pois que prossegue com os instintos selvagens, atirando-se uns contra os outros, com ou sem motivo. Citando Blaise Pascal, filósofo francês, referiu-se ao espírito de geometria e de gentileza, afirmando o filósofo ser necessário a presença de ambos na intimidade dos indivíduos, para que, avançando juntos fosse possível alcançar o espírito de amor, evitando assim, que as criaturas se entredevorassem.

A sociedade hodierna, afirmou o nobre conferencista, aparentemente rica, vive cercada de miséria por todos os lados, e os que muito possuem, encontram-se solitários. Prosseguiu narrando fatos de sua vida, de forma jovial e alegre, provocando risos na atenta plateia, pois que é este também, o riso, um recurso terapêutico. Dessa forma, o Arauto do Evangelho foi penetrando nas questões do ser, asseverando que o objetivo essencial da vida é amar, pois todo aquele que ama é maduro emocionalmente.

Chegou o momento, alertou, de os indivíduos voltarem-se aos sentimentos, desenvolvendo os aspectos afetivos, dirigindo os pensamentos, em especial, aos momentos felizes. Muitos gostam de sofrer, são conscientes de que o que é bom passa rápido. Esses, perante algo perturbador, ficam lembrando, valorizando, interiorizando aquele desar, quando poderia manter a mente naqueles momentos felizes, não valorizando o mal dos maus, alheio à agressividade, prosseguindo no rumo da paz.

A gratidão tem um sentido ético, estético, moral e, sobretudo, essencial para uma vida feliz. O Semeador de Estrelas aconselhou a que se retorne à arte de conversar, deixando de discutir e brigar, sempre armado contra o outro. Todos podem tornar a sua vida muito melhor, apagando as coisas negativas, valorizando as positivas.

Ao encerrar, Divaldo de forma simples, como simples é o amor, desejou de todo o seu coração que todos sejam felizes, que não percam a oportunidade de amar, que não valorizem o mal, - que somente existe porque se lhe atribui valor -, que possam sorrir mais, amar mais, perdoar, porque Jesus, o psicoterapeuta da humanidade, receitou o amor para todas as circunstâncias da vida.

Aplaudido de pé pela enorme plateia que lotava o salão, Divaldo foi homenageado pelos organizadores do evento. Demorando-se um pouco mais, concedeu autógrafos e recebeu aos que o buscavam para um abraço, uma palavra amiga, um sorriso.  A sexta-feira já estava se despedindo, e depois de um longo dia de trabalho no bem, ele ali ainda permanecia, porque desde o dia em que optou servir à Jesus, colocando a mão no arado, nunca mais olhou para trás, prosseguindo gentil, servindo, amando, sem cessar...

                                                                      

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

                           Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Zurique e Winterthur, Suiça

 

Em Zürich 07 junho

 

Neste sábado, 07 de junho de 2014, Divaldo Pereira Franco, mantendo a sequência ininterrupta de muitos anos, retornou à Stiftung G19 (Fundação G19), em Zurique/Suíça, para mais um seminário no período de pentecostes, atendendo ao convite dos amigos suíços. Estavam inscritas mais de uma centena de pessoas, vindas de vários países da Europa, para participarem deste encontro de estudos e reflexões. O tema desenvolvido foi Psychologie der Vergebung (Psicologia do Perdão), contando sempre com o auxílio de Edith Burkhard traduzindo-o para o alemão.  Com as apresentações dos seus filhos pelo coração, Flavio Benedito ao piano, e a voz de Mauricio Virgens, todos sensibilizaram-se com as peças apresentadas.

Fazendo um amplo relato histórico, a partir do Século XVII, sobre o pensamento e as conquistas tecnológicas, Divaldo Franco iniciou o seminário. Citando os grandes nomes da história, como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Isaac Newton, Jean-Jacques Rousseau, Napoleão Bonaparte, entre outros, bem como os seus feitos, enumerando dados e datas que impressionam pela complexidade e exatidão, apresentou uma verdadeira aula de História. Todas estas conquistas, ao longo dos séculos, colocaram o ser humano entre os caminhos da ciência e da religião, do materialismo e da fé cega. Isso resultou, em muitas oportunidades, em estopim para que os indivíduos promovessem a guerra em nome Daquele que nada tinha a ver com as religiões, pois que nenhuma religião criou. Ao contrário, fez apenas dois pedidos: que nos amássemos uns aos outros como ele nos tem amado, e que fizéssemos aos outros aquilo que gostaríamos que nos fosse feito.

Logo após o almoço, no início da tarde, foram retomadas as atividades, e o incansável seareiro de Jesus, Divaldo, prosseguiu adentrando-se na questão do perdão. Despertando para o exercício do perdão, narrou a história verídica do judeu Simon Wiesenthal, sobrevivente dos campos de concentração, que foi solicitado a perdoar aqueles que exterminaram seus pais, filhos e esposa, demonstrando a grandeza de alma que, apesar do sofrimento, superou-se e perdoou seus algozes.

Divaldo prosseguiu asseverando que o perdão incondicional, na busca da reconciliação, é o cristianismo verdadeiro. Tal qual a noite tempestuosa que é irmã da madrugada de luz, o perdão luariza as sombras do ódio. Não se perturbe com a perseguição gratuita, compreenda a recomendação de Jesus: No mundo só tereis aflições, mas lembrai-vos de mim, eu venci o mundo. Porém, destacou o nobre conferencista, a maioria dos indivíduos quer vencer NO mundo.

Encaminhando-se para o encerramento desse primeiro dia de seminário, Divaldo deixou algumas colocações para reflexões, dizendo que ninguém tem o direito de atirar pedras, afinal todos carregamos questões que nos levam a agir equivocadamente. Perdoar é não retribuir o mal, é dar ao outro o direito de ser como é, e nos empenharmos em sermos melhores a cada dia. Perdoemos para que a roda do ódio tenha o seu ciclo interrompido, pois que o ódio sempre morre no algodão do amor, afinal, quem ama perdoa, sendo, também, perdoado.

 

Em Winterthur 07 junho

Ao encerrar o primeiro dia do seminário em Zurique, o trabalhador humilde de Jesus, Divaldo Franco, rapidamente se refez, e de imediato, dirigiu-se à vizinha cidade de Winterthur, a convite do GEEAK - Grupo de Estudos Espíritas Alan Kardec. Ali falou sobre a temática: Ist es möglich glücklich zu sein? (É possível ser feliz?), para a atenta plateia que já o aguardava no amplo salão, ansiosa pelos conhecimentos que seriam repassados. Edith Burkhard, fiel intérprete, verteu a conferência ao Idioma Alemão.

Sem demonstrar fadiga nenhuma, como se sua atividade recém estivesse iniciada, Divaldo principiou descrevendo os filósofos da antiguidade e suas doutrinas. Epicuro e sua filosofia Edonista, para quem a felicidade era possuir, para que gozasse. Logo após referiu-se à Diógenes e a doutrina Cínica, onde aquele que nada tem, nada necessita temer. Apresentou em seguida o pensamento de Zenão de Cítio, com o seu postulado denominado de Estoicismo, que afirmava que a felicidade é a coragem para enfrentar a dor. Por outro lado, Sócrates e a doutrina Maiêutica, onde através da filosofia, incentivava as pessoas a mergulharem em seu mundo íntimo, colocando para fora o que trazia no mundo das ideias.

Por fim, chegou em Jesus, que afirmou: conhecereis a verdade e ela vos libertará. Destacou a perfeita sintonia do insigne codificador da Doutrina Espirita, Allan Kardec, que indagou aos nobres Espíritos, na pergunta 919 de O Livro Dos Espíritos, sobre o meio mais eficaz para alcançar a felicidade neste mundo e poder superar as más inclinações, obtendo a resposta que faz referência aos conceitos que Sócrates difundia, ou seja, conhece-te a ti mesmo.

O nobre conferencista referiu-se ainda ao Dr. Miguel Ruiz, Mexicano/Americano, que recomenda os quatro passos para o bem proceder e alcançar a felicidade, são eles: 1 - Seja impecável com sua palavra; 2 - Não leve nada para o lado pessoal; 3 - Não tire conclusões; e 4 - Sempre dê o melhor de si. Destacou Divaldo que sempre temos algo a mais para dar, uma gentileza, um toque de alegria, um sorriso, ao invés de darmos o lado negativo. Acrescentando, não é necessário o prazer do mau-humor.

Finalizando, Divaldo perguntou: É possível ser feliz? Sim, é possível! Como? Amando! Salientou que quando se ama, se é feliz psicológica e fisiologicamente. O amor estimula as glândulas suprarrenais a produzirem adrenalina, nossos olhos brilham, a vida estuante está em nós.

Seja você aquele que ama, persuadiu Divaldo, tocando profundamente aos presentes, que atentos, se sensibilizaram com o constante convite ao amor que lhes era formulado por aquele que transformou sua própria vida em um hino de amor ao próximo há muitas décadas, e seguindo os passos do Meigo Rabi, ama e serve sem cessar, sendo feliz já, aqui mesmo...                                    

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

                                   Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

Divaldo Pereira Franco em Zurique, Suiça

Divaldo Pereira Franco em Winterthur, Suiça

 

 

114º. Aniversário da CEA- Confederação Espírita Argentina

Buenos Aires, Argentina

 

(Informaçoes recebidas em email de Confederación Espiritista Argentina [[email protected]]; em nome de; Confederación Espiritista Argentina [[email protected]])

 

 

Em Defesa da Vida – Ciclo de Exposições

Florianópolis, SC

 

 

(Informações recebidas em email de Magna [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

ESPIRITISMO E FAMÍLIA: A FRUSTRAÇÃO DE NÃO SER AMADO

Na sexta-feira, dia 13 de junho de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema ESPIRITISMO E FAMÍLIA: A FRUSTRAÇÃO DE NÃO SER AMADO.

A reencarnação não é incompatível com a ideia de família? Qual é a visão espírita sobre o tema? E não ser amado é frustrante?

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

(Informação recebida em email de Francisco Reis)

 

 

Registro. Orson Peter Carrara na reinauguração da

Livraria Espírita. São João da Boa Vista, SP

 

" Quando fizemos o convite para o Orson Peter Carrara vir a nossa cidade para fazer uma palestra,

não tínhamos ainda previsto a reinauguração da Livraria Espírita. Assim, por não ter data prevista

para a realização da palestra, deixamos o assunto para 2015.

As semanas se passaram e em reunião com a USE ficou marcada a data para o evento tão esperado, dia

07 de Junho.

E qual não foi minha surpresa quando o Orson entrou em contato dizendo que estava com o dia

07 vago, uma cidade havia desmarcado por circunstancias pessoais, seria coisas do "acaso"?

Nós, os espíritas, sabemos que acasos não existem. 

A alegrias de todos foi muito grande.

A divulgação se iniciou e rapidamente em redes sociais, cartazes, faixa pela cidade e divulgação na TV local

deram inicio ao que ontem vivenciamos.

Momento ímpar, emoção e alegria em todos os corações ali presentes. 

Reinauguramos local de importância para os espíritas, mas também para a sociedade, pois sabemos que

o livro é o melhor meio de se chegar a Doutrina.

Todo o trabalho que tivemos para esse momento acontecer, desde a limpeza, recuperação dos livros que estavam ali guardados, a compra de novos livros, todos os momentos juntos de trabalho, só poderiam terminar com a presença dos espíritos que foram os iniciadores desse projeto na década de 80, Sr Enio, sr Glady, sr Ludovico Capozi e outros tantos que se empenharam quando encarnados para essa divulgação e ao desencarnarem continuaram amparando  o importante trabalho que é a Divulgação da Doutrina Espírita.

A nossa amiga e presidente da USE, Durceli Braz nossos agradecimentos pela oportunidade de trabalho, proporcionando a todos os trabalhadores e confrades esse momento ali presenciado e vivido na tarde ontem.

Ao querido Orson que nos brindou com palavras belíssimas inspiradas pelo mais Alto, nossa eterna gratidão.

Aos mentores, espíritos amigos que nos inspiraram ao trabalho, nosso eterno agradecimento, rogamos que nos

auxiliem sempre.

E finalizando com a palavra motivacional do nosso amigo Orson,

Prossigam, companheiros, prossigam!!

 

(Informações e fotos recebidos em email de Elaine Menato)

 

Dulcineia Braz, Orson e Dulceli Bras

Orson Peter Carrara em sua fala.

 

 

Feira do Livro Espírita do NEPAV

Serra Negra, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Roberto Invernizzi [[email protected]])

 

 

21º. Aniversário da Casa de Oração Missionários da Luz

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Avanhandava, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra Pública no C.E. Dr. Mariano Dias

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de ÂNGELIS

Campinas, SP

 

 

Seara Espírita Joanna de Ângelis  

Rua Dr. João Keating, 107

Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP

Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

A semente de mostarda


“Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda” ... – assim falou o Senhor.

Importante indagar porque não teria o Mestre recorrido a outros símbolos.
Jesus poderia ter destacado a grandeza da fé, buscando quadros mais sugestivos.
A beleza do Hermon ....
A poesia do lago de Genesaré ....
O esplendor do firmamento galileu ....
A riqueza do Templo de Jerusalém ....
Todos esses primores da paisagem que o circulava ofereciam temas vivos para a exaltação da sublime virtude.
Entretanto, o Benfeitor Celeste toma a semente minúscula da mostarda, como a dizer-nos que sem o reconhecimento de nossa própria pequenez à frente do Eterno Amor e da Eterna Sabedoria não conseguiremos amealhar o tesouro do entendimento e da confiança que a fé consubstancia em si mesma.
A semente microscópica desaparece, em verdade, no seio da Terra, qual se fora inútil ou desprezível, todavia, não se abandona à inércia, por sentir-se relegada ao abandono aparente.
Confia-se às leis que nos regem e, na dinâmica da obediência construtiva, desvencilha-se dos envoltórios inferiores que a encarceram, germina, vitoriosa, e cresce para produzir, não para si mesma, mas, para benefício dos outros, num eloquente espetáculo de bondade espontânea, ante a majestade da natureza..
Possa o nosso coração, no solo das experiências humanas, copiar-lhe o impulso de simplicidade e serviço e a nossa existência será testemunho insofismável da magnificência divina cuja sublimidade passaremos então a refletir.
Cessemos nossas indagações descabidas e busquemos na Criação o justo lugar que nos compete.
Nem com o brilho do diamante, nem com a cintilação do outro ... nem com a sedução da prata, nem com a aristocracia do mármore, em que tantas vezes procurado simplesmente a ilusão do poder que a morte arrebata e modifica, mas, sim com a humildade viva do grão de mostarda que, arrojado à solidão da Terra, sabe vencer, desabrochar, florir e cooperar na extensão do brilho de Deus.

(Livro: Construção Do Amor - Chico Xavier/Emmanuel)

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 Ponte romana em uma das nascentes do Rio Jordão no Monte Hermon, em Banias, Israel.
Na região ficava a cidade de Cesaréia de Felipe onde Jesus pregou. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]