Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 07 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/07-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

06-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/06-06-2014.htm

05-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/05-06-2014.htm

04-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/04-06-2014.htm

03-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/03-06-2014.htm

02-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/02-06-2014.htm

 

 

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Fortaleza, CE

 

Fortaleza

 

Fortaleza é um município brasileiro, capital do estado do Ceará. Pertence à mesorregião Metropolitana de Fortaleza e àmicrorregião de Fortaleza. A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, no nordeste do país, a 2 285 quilômetrosde Brasília. Sua toponímia é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua segundapermanência no local entre 1649 e 1654. O lema da cidade (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".

Está localizada no litoral Atlântico, com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros e é centro de um município de313,8 km² de área e 2 551 806 habitantes8 , sendo a capital de maior densidade demográfica do país, com 7 815,7 hab/km²9. É a cidade mais populosa do Ceará, a quinta do Brasil10 e a 91ª mais populosa do mundo.11 A Região Metropolitana de Fortaleza possui 3 700 000 habitantes,10 12 sendo a sexta mais populosa do Brasil e a segunda do Nordeste. É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro.13

É a capital brasileira mais próxima da Europa, estando a 5 608 km de Lisboa21 22 , em Portugal. É também uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza

 

Arena Castelão

 

O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. O estádio foi reformulado em 2002, e totalmente reformulado novamente em 2012, visando a Copa do Mundo FIFA de 2014, para a Copa o castelão receberá seis jogos,2 entre ele dois jogos da Seleção Brasileira.3

Sua capacidade atual foi reformulada para acolher confortavelmente públicos de até 64.846 pessoas, sendo considerado ovigésimo sétimo estádio maior do mundo e o quinto maior do Brasil.4 Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza. Em 2013 foi uma das sedes da Copa das Confederações,5 em 2014 receberá jogos da Copa do Mundo,6 e em 2016, será um dos centros de treinamentos para as Olimpíadas, que acontecerá no Rio de Janeiro.7

 

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Governador_Pl%C3%A1cido_Castelo

 

 

 

 

 

 

Arena Castelão. Fortaleza, CE. Capacidade para   64846 pessoas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Governador_Pl%C3%A1cido_Castelo

 

 

Réplica da Taça Jules Rimet exposta no Museu do Futebol no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.  Foto Ismael Gobbo.

O troféu foi ganho em definitivo pelo Brasil na Copa do Mundo de 1970 por ter conquistado o campeonato pela terceira vez.

A Jules Rimet  que já havia sofrido dois roubos anteriormente desapareceu no Brasil em dezembro de 1983.

 

 

 

Veja como é estar dentro de campo em todos os estádios da Copa

 

Acesse:

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/05/veja-como-e-estar-no-gramado-de-todos-os-estadios-da-copa.htm

 

 

 

 

 

Peripatético

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Você sabe o que quer dizer peripatético? E quando você não sabe o que significa uma palavra o que faz: pergunta para quem sabe, consulta o dicionário, finge que sabe?

A maioria de nós, quase sempre, opta pela terceira forma: finge que sabe, fala como quem sabe, mas não pergunta, nem se informa.

Afinal, ninguém deseja que o outro descubra que não se sabe.

Numa reunião de treinadores voluntários em uma empresa, discutia-se a melhor fórmula de ministrar um curso para duzentos funcionários.

Depois de uma explosão de ideias, alguém propôs que se utilizasse um trecho do Sermão da Montanha como tema do evento.

Nesse instante, o professor do grupo que, até então, se mantivera calado, fez a observação:

Jesus era peripatético.

Um silêncio constrangedor, uma troca de olhares entre os participantes se fez de imediato.

Antes que alguém pudesse dizer algo, o professor foi chamado para atender um pedido do Departamento de Recursos Humanos.

Mal ele saiu da sala, as manifestações se fizeram:

Que comentário de mau gosto! – Disse um.

De absoluta falta de respeito! – Falou outro.

Alguém argumentou que talvez o professor tivesse suas razões. Talvez ele fosse ateu e não quisesse misturar religião com treinamento.

Mas devia respeitar a religiosidade dos outros! – Vociferou alguém.

Durante dez minutos, cheios de fúria, os componentes do grupo malharam o professor.

Quando ele retornou, olhares hostis o receberam. Contudo, ele estava tão bem que foi logo dizendo:

Então, acredito que tenhamos resolvido como fazer o treinamento.

Separamos os funcionários em grupos de vinte e cada um de vocês vai fazer a apresentação mais de uma vez.

Alguém ousou falar:

Professor, veja bem, esse negócio de peripatético...

É isso mesmo, completou ele. Foi daí que me veio a ideia. Jesus se locomovia para fazer pregações, como os filósofos também faziam, ao orientar seus discípulos.

Jesus foi o Mestre dos mestres, portanto a sugestão de usar o Sermão da Montanha foi muito feliz. Teríamos uma bela mensagem moral e o deslocamento físico...

Mas que cara é essa? Peripatético quer dizer "o que ensina caminhando."

Todos se entreolharam, corados de vergonha. Nenhum deles sabia o significado da palavra.

Encolhidos, se deram conta que seu orgulho era maior do que a vontade de aprender. Aprender para ensinar.

Teria sido suficiente um deles ter tido a humildade de confessar que desconhecia  a palavra. Os demais concordariam e tudo se resolveria com uma simples consulta ao dicionário.

 

Pense nisso

 

O fato de todos estarem de acordo a respeito de alguma coisa não transforma o falso em verdadeiro.

Informe-se.

Nunca se esquive do aprendizado, não tenha vergonha de perguntar, indagar, questionar.

E pesquise, leia, nunca se permita estacionar na escalada do conhecimento.

E, finalmente, lembre: a sabedoria tende a provocar discórdia, mas a ignorância é quase sempre unânime.

Pense de que lado você prefere ficar.


Redação do Momento Espírita com base em
artigo assinado por Max Gehringer.
Em 5.6.2014.

 

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Carl Bloch.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Orly, França

 

 

 

05 de  junho de 2014

                                                                      

Ao anoitecer do dia 05 de junho de 2014, quinta-feira, o trabalhador infatigável do Cristo, Divaldo Pereira Franco, esteve em Orly, arredores de Paris, encerrando sua passagem pela França nesta temporada. Atendendo ao convite dos amigos gentis da Casa da Redenção, falou sobre a temática do Amor e Jesus.

Divaldo narrou com detalhes riquíssimos a bela história transcorrida na cidade de Magdala, celebre, à época, pelo clima e pela presença de Miriam, ou Maria, que passaria para a posteridade como Madalena. Uma mulher sedutora, vendedora de perfumes e de ilusões. Descrevendo a trajetória vivida por Maria, de luxo, sedução e prazeres que as posses são capazes de proporcionar, demonstrou que a jovem vivia na busca de algo que a liberasse dos transtornos íntimos, característicos daqueles que perderam o endereço de si mesmo, até o momento em que encontrou-se com Jesus.

A partir daquele momento a sua vida nunca mais seria a mesma. A presença do Divino amigo ficaria marcada para sempre no imo do seu ser. Deparando-se com a dura realidade do passado recente, que a comprometia diante da intolerância alheia, fechando-se todas as portas para a reabilitação, ela foi despertada pelo som da matraca e o grito de lepra, para que todos se afastassem, pois ali vinham os leprosos. Maria pensou em correr, como os demais estavam fazendo, quando lembrou-se de Jesus. Permanecendo, perguntou o que queriam. Desejavam ver o Mestre, buscavam a cura.

Maria, ao narrar-lhes sobre a crucificação do Galileu amado, viu o semblante entristecer-se ainda mais naquelas mulheres, crianças e idosos tomados pela lepra devastadora. Ela então começou a falar-lhes de Jesus, e com eles seguiu por dez anos. Diariamente lhes falava sobre Meigo Rabi, até o dia em que, ao banhar-se, viu as manchas de lepra, agora em sua pele também.

Corroída agora pela lepra de fora, pois que já alterara a sua conduta, saneando a lepra interior, ela foi em busca de Maria, mãe de Jesus, em Éfeso. Caída sem forças na praia, foi socorrida por alguns cristãos que a levaram até Maria, onde ela ainda se debateu por três dias, até o instante em que sentiu-se levitar sobre o mar. Maria de Magdala, então, se viu   diante da casa de Pedro, e ao olhar o mar, viu uma figura luminosa. Desprendida do corpo inerte, correu ao mar e encontrou-se com Jesus, e ouviu: Venho-te buscar para adentrarmos no Reino dos Céus.

Esta história, asseverou Divaldo, de certa forma, é a história de todos os seres humanos. Todos ainda possuem dívidas dolorosas, e Jesus veio para dar vida a todos, e vida em abundância. O corpo envelhece e morre, mas o ser que se é sobrevive a morte, para colher o que plantou. Jesus é o exemplo que sempre amou e ainda hoje a sua compaixão nos envolve e o seu amor nos alcança, destacou o exímio conferencista.

Ao encerrar, o nobre orador orientou, ainda, dizendo: toda existência, mesmo longa, chega ao final e nós viajaremos, não com as intenções, mas com os atos que fomos capazes de realizar. Por isso, amemos e busquemos perdoar, pois que a vida é um hino de amor que nos convida a todo instante, à renovação. Seja você quem ama, vale a pena amar.

                       Texto: Ênio Medeiros

                        Fotos: Ênio Medeiros

e Manuel Cemyd  

 

 

                           Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

Túmulo de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França.

 

 

 

 

Registro. César Perri e Célia Maria lançam livros da Feb em

São Paulo, SP

 

06-06-2014.

 

Antonio César Perri de Carvalho e sua esposa Célia Maria Rey de Carvalho,  Presidente da Federação Espírita Brasileira e Diretora da FEB, respectivamente, estiveram na cidade de São Paulo na tarde desta sexta-feira para promoverem lançamento de obras editadas pela FEB. O evento aconteceu na Livraria Cultura Espírita União (CEU). César e Célia são organizadores do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo: Orientações para o estudo", lançado na ocasião ao lado de  Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo (edição história e bilíngue da 1ª versão da obra de Kardec) e o Evangelho por Emmanuel. César e Célia receberam diversos amigos, dirigentes de entidades, imprensa espírita  e público leitor que receberam autógrafos nas obras adquiridas. O casal foi entrevistado por dona Nena Galves para o programa  que dirige “Vida  Além da Vida”. (Texto e fotos Ismael Gobbo)

Os casais César e Célia e Ismael e Cidinha, conhecidos e longa data.

Célia e César entrevistados por d. Nena Galves (D)

César e Célia com a Presidente da USE de São Paulo Júlia Nezu

Ismael Gobbo e Eurípedes Higino dos Reis,  este filho adotivo de Chivo Xavier,

que prestigiou o evento com César e Célia em lançamento de livros da FEB.

 

 

 

Seminário com Gelson Luis Roberto no SERTE-CEAK

Florianópolis, SC

 

    

     SERTE – CEAK

 

SEMINÁRIO

 

    Temas:

     - O Impacto da Inteligência Espiritual e Emocional

     - Aspectos Fundamentais da Relação e as Ferramentas Que a Favorecem

 

    Expositor:  Gelson Luis Roberto

 

    

      Psicólogo e expositor espírita, de Porto Alegre  - RS

       Autor de  “Aquém e Além do Tempo

       Participação nos livros  “Refletindo a Alma”  e “Conectando Ciência,Saúde e   Espiritualidade

 

 

    Dia   26 de julho de 2014 ( sábado )

    Horário: das 10h às 18h

    Local: Salão do CEAK  (Rua Allan Kardec,142)

 

 

(Informações  recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Solenidade do 39º. Aniversário do SEAL

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

III Consedi- Congresso de Saúde e Espiritualidade de

Divinópolis, MG

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

nova frente CEAK.JPGCONVITE PARA PALESTRA.

DIA 09/06/14 – SEGUNDA-FEIRA AS 20:00 HORAS.

PALESTRANTE:- JANDIRA EGÍDIA SARMENTO BRUNHARA

                                                  

 

TEMA:- “VIDA FUTURA”

 

OBS.:- A transmissão dos passes inicia às 19:30 horas.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Evento: “Problemas com drogas dentro de casa?”

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de jaci almeida [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E.Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Rosangela Pires na U.E. Nosso Lar

Mauá, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Plinio Penteado Jr. no “Fonte Viva”

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

Matéria do jornal Folha da Região de Araçatuba

aborda a trajetória do bebê Davi portador de anencefalia

 

(Matéria recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

Fim da batalha pela vida: morre o bebê Davi

 

Veja a informação aqui:

http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=329553

 

 

 

 

 

Encontro Regional de Monitores de Grupo de Estudo

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

Filme Espírita Causa e Efeito - Carlos Campetti - Diretor da FEB comenta com muito amor

 

 

​Amorosos Amigos do Coração

 

Cliquem com muito amor na imagem abaixo para ouvir o comentário do nosso querido Carlos Campetti, Diretor da FEB (Federação Espírita Brasileira)

 

sobre o excelente filme Causa e Efeito

 

Abaixo dessa figura está o cartaz do filme com um breve comentário

 

Vamos assistir pessoal com muito Amor e Fé em Deus

 

(curtir a Fan Page e assistir o trailer é uma forma de caridade para com a Doutrina Espírita)

 

Abaixo está o amoroso comentário - Deus abençoem todos vocês com muito amor

 

 

 

 

Amigas e amigos de ideal espírita, no dia 03 de Julho, nos cinemas de todo o Brasil o filme Causa e Efeito estará em cartaz. Contamos com a presença de todos os militantes e simpatizantes da filosofia espírita. O filme é do mesmo diretor de "O Filme dos Espíritos", André Marouço. Peço aos companheiros que compartilhem esta mensagem.

Com carinho, Amigos de Chico Xavier.

Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=9jnL9fOLm7Q
Página no Facebook: 
https://www.facebook.com/CausaeEfeito?fref=ts

(Informação recebida em email de ASCOM COBEM3 [[email protected]])

 

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2014/06/manual-da-feb-de-apoio-ao-sapse.html

 

 

 

Leia: “O Espírita Fluminense”

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.br/p/downloads.html.

 

 

 

 

Almoço Fraterno

São José-Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

Cenas da rua, vivências da vida

 

Aylton Paiva (Lins, SP)

 [email protected]

 

            À porta de  uma loja de eletrodomésticos, aguardava minha esposa que conversava com o vendedor sobre as condições de compra de um objeto que ela precisava.

            Um adolescente, acompanhando os pais, que também faziam compra na loja, tomava refrigerante em um copo plástico, descartável.

            Saboreou o líquido até as últimas gotas, depois se aproximou da porta e atirou o copo em direção à rua, onde, naquele momento, passavam veículos.

            Próximo dele havia um cesto para coletar lixo.

            Passados alguns dias, vou caminhando pela calçada. Alguns passos adiante seguem duas jovens, com o característico jaleco branco de quem trabalha na área da saúde.

            As duas pararam. Uma delas abaixou-se pegou um copo de plástico, vasio, com o característico símbolo de famosa empresa multinacional de refrigerantes, que estava jogado no chão.

            Continuaram a caminhada e eu, seguindo, o meu rumo normal, atrás e observando...

            Mais alguns quarteirões e divisaram um coletor público de lixo.

            A que segurava o copo aproximou-se e depositou o entulho plástico no lugar adequado e seguiram alegremente conversando.

            Este episódio, mentalmente, ligou-me com o outro. Aquele do jovem na loja.

            No mesmo instante refleti: cenas da rua, vivências da vida.

            De uns tempos a esta parte os princípios de educação e ecologia vêm sendo divulgados pela escola, pela televisão, por revistas e jornais.

            É quase impossível que uma pessoa vivendo em um lar, freqüentando uma escola, assistindo  programas na televisão não saiba que não se deve atirar um copo plástico na rua, ainda mais em direção a veículos transitando pelo local.

            É quase absoluta a certeza de que o jovem sabia que seu ato transgredia as normas de educação e de respeito ao meio ambiente.

            Por algum motivo a formas de educação não estavam funcionando para o jovem.

            Por outro lado, as jovens profissionais, que entraram em uma clínica de fisioterapia, onde, por certo, trabalhavam, “perderam” um momento para atender ao interesse da coletividade e procuraram sanar o ato de outro deseducado que havia lançado outro copo de plástico na vida pública.

            Eram jovens educadas e conscientes do respeito ecológico pelo planeta Terra, que se reflete sim no, aparente, simples ato de recolher um lixo plástico da rua.

            Só para refletirmos nessa contaminação: copo plástico  leva de 200 a 450 anos para se desintegrar; lata de alumínio: 100 a 500 anos; garrafa de plástico: mais de 500 anos; pilhas e baterias: 100 a 500 anos, com grave contaminação no solo e na água que ele contem.

            Portanto, o amor ao próximo, o amor à vida, o amor ao planeta depende tanto de providências tão simples como a de destinar o lixo orgânico e inorgânico ao lugar certo quanto aos grandes atos de preservação ambiental desse organismo vivo que é a nossa casa planetária.

            A Doutrina Espírita, expressa em O  Livro dos Espíritos (1), em sua Terceira Parte – Das Leis Morais, nos capítulos: V -  Da Lei da Conservação e VI – Da Lei da Destruição, conceitos sobre a necessidade de atos de  preservação da vida e do planeta.

            Destarte, as cenas de rua relatadas se projetam em vivências comportamentais para a conservação ou destruição da vida e do nosso admirável e maravilhoso planeta.

            Vamos refletir:

            Estamos atirando copos plásticos na rua ou estamos colhendo os jogados e depositando-os, com amor, nos recipientes de preservação da Vida?

 

Bibliografia: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Ed. FEB

 

 

Lixeira no Parque da Independência, no Ipiranga, em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]