Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 19 de maio de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/19-05-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

17-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/17-05-2014.htm

16-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/16-05-2014.htm

15-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/15-05-2014.htm

14-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/14-05-2014.htm

13-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/13-05-2014.htm

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Biografia de Arthur Conan Doyle em vários textos diários

 

......Continuação

 (2)

 

Arthur Conan Doyle

 

 

 

(Texto em PDF recebido em email de Elsa Rossi)

Sherlock Holmes (à direita) e Dr. Watson, por Sidney Paget.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Conan_Doyle

Acesso aos 17-05-2014, às 9 hs

 

 

 

Relembrando Arthur Conan Doyle

Assista esta interessante entrevista com legenda em português

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=XWjgt9PzYEM

 

 

(Colaboração recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Frankfurt, Alemanha

 

 

 

16 de maio de 2014

 

O período crepuscular do dia 16 de maio de 2014 já se fazia presente. Era uma sexta –feira quando Divaldo Pereira Franco retornou pela décima sexta vez à bela cidade de Frankfurt, na Alemanha, atendendo ao convite formulado pelo Freundeskreis Allan Kardec/Frankfurt, para falar sobre a Psicologia do Perdão. A intérprete para o Idioma Alemão foi a dedicada Edith Burkhard.

O lídimo seareiro do Cristo destacou inicialmente o amor, e citando Mohandas Karamchand Gandhi, que dizia que se um único homem atingisse o mais alto nível de amor, isto bastaria para que a paz se estabelecesse, sendo esse desiderato alcançado por ele. Mas antes dele, o maior filósofo da humanidade, Jesus, estabeleceu que o amor é a grande solução para todas as questões da criatura humana.

Elucidando e destacando a importância da Caridade, Divaldo citou a caminhada do apóstolo Paulo, asseverando, também, que a caridade é o amor na sua mais elevada expressão. É necessário que o indivíduo ame para atingir o estado numinoso – conforme conceito de Carl Gustav Jung -, para iluminar-se, atingindo a plenitude. Estimulando os pensamentos, visando mudar as atitudes, o Arauto do Evangelho destacou a necessidade de a criatura humana ser útil, de servir, salientando o pensamento de Gabriela Mistral, poetisa chilena, prêmio Nobel de Literatura de 1945, que asseverava que o ar serve, a água serve, a terra serve, tudo na vida é um hino de serviço.

Uma expressiva parcela das pessoas quer ser entendida e deseja que os outros sejam como ela gostaria que fossem, porém, disse Divaldo, o amor não cobra nada, aceita o outro como ele é, e procura ele mesmo ser melhor a cada dia. Ninguém pode ser feliz a sós, todos necessitam uns dos outros para ser feliz.

Mergulhando na questão do perdão, citou os renomados cientistas de Harvard, nos Estados Unidos da América, os Drs. David Bohm e Stewart Wolf, físicos quânticos. Eles afirmam que quando amamos, perdoamos, temos compaixão, o cérebro produz ondas vibratórias semelhantes aos fótons, que aglutinam as moléculas, levando o indivíduo a conquista da saúde mental e orgânica. Porém, quem guarda mágoas, ressentimentos e ódios, os neurônios cerebrais produzem ondas semelhantes aos elétrons, que desagregam as moléculas, levando à enfermidades cardíacas, respiratórias, gástricas... O corpo físico é resultado do que pensa o espírito, elucidou Divaldo Franco.

Quem perdoa é feliz, embora o perdoado não esteja livre do erro cometido, responsabilizando-se perante as Leis Divinas e pelas consequências de seus atos. Perdoar não é concordar com o erro, é não se vincular à ele, não retalhar, não devolver o mal e olhar o agressor como alguém infeliz. Aconselhou o Semeador de Estrelas: Perdoemos a nós mesmos, à exceção de Jesus, todos erram. Perdoemos indistintamente, façamos de nossa vida um hino de perdão e de alegria de viver. Todos vamos desencarnar, aproveitemos a vida para retificar nossos erros, para sermos felizes.

Ao finalizar a conferência Divaldo sugeriu que se treine o amor e o perdão, da mente para o coração. Formulando votos de paz, desejou aos presentes que a volta para suas casas seja alegre e, alegres vivam intensamente cada minuto, ressaltando que a existência passa muito rápido e se gasta muito tempo com coisas inúteis.

Tocando profundamente a cada um com sua mensagem de amor, de alegria, Divaldo foi muito aplaudido. A renovação era visível na fisionomia dos presentes. Sensibilizados, reconheceram que estavam diante de um trabalhador incansável de Jesus, dotado de um semblante de paz, de harmonia interior, próprio de quem já atingiu a plenitude, vai penetrando na alma e tocando as fibras mais profundas do coração. E o semeador saiu a semear...

         Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

                      Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Stuttgart, Alemanha

 

17 de  maio de 2014

 

O Jardineiro de Jesus, Divaldo Pereira Franco, que nos dias atuais vem revolvendo o solo dos corações aflitos e lançar as sementes da boa nova através da Doutrina Espírita, atendeu em 17 de maio de 2014 ao convite do grupo Studienkreis Allan Kardec/Stuttgart, esteve novamente na encantadora Stuttgart/Alemanha, para falar sobre o tema Wach auf! Sei glücklich! (Desperte e seja Feliz!). Contando com apresentações do músico local Ulrich Wilke, trazendo ainda mais harmonia ao ambiente.

Foi neste clima de enlevo que Divaldo iniciou sua oratória esclarecendo serem o aborto, a pena de morte, a eutanásia e o suicídio crimes hediondos, embora alguns países venham tentando legalizar o que somente a Deus compete. Narrou a emocionante história do jovem médico americano, filho de imigrantes alemães, Tadeu Merlin que por não ter tido a sua vida extinta ao nascer, por portar uma deformidade congênita, veio na posteridade descobrir e desenvolver uma vacina contra um terrível bacilo devorador de vidas, salvando a neta do médico que desejou aplicar-lhe a eutanásia por ocasião de seu nascimento. As emoções brotaram na atenta plateia.

Divaldo discorreu acerca dos filósofos gregos, citou Epicuro, Diógenes, Zenão de Cítio. Prosseguiu com Sócrates, o pai da filosofia, que criou a doutrina Maiêutica - em grego significa parto -, afirmando que viemos do mundo das ideias e a ele voltaremos, somos seres imortais. Quatro séculos depois de Sócrates, Jesus veio afirmar - o meu reino não é deste mundo – e, avançando no tempo, Divaldo abordou os conhecimentos mais recentes citando Carl Gustav Jung, o pai da psicologia profunda e analítica, que afirmou que a criatura tem o objetivo de conquistar o estado numinoso, de iluminar-se.

A felicidade não é plena na terra, afirmou o Arauto do Evangelho, pois que este é ainda um mundo de provas, contudo, se o indivíduo concentrar-se na alegria de viver, na busca por uma consciência em paz, através de uma conduta reta, prosseguirá em harmonia, conquistando a felicidade possível.

Concluindo seu brilhante trabalho, asseverou que tem pautado sua conduta com o seguinte postulado: quando sou agredido, eu aceito a agressão se quiser, pois ninguém pode, em verdade, me agredir, somente eu mesmo é que posso permitir-me ser agredido, pois tal como um presente, a agressividade alheia, o ódio, o despautério, eu aceito se quiser.

Vale a pena amar, a viagem para a conquista da felicidade é para dentro, para a intimidade do ser. Despertemos, assim, para a realidade espiritual e busquemos amar para sermos felizes.

 

         Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

                      Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Veja os informes e programações:

Acesse: http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

Registro.  Ciclo de palestras por Jussara Korngold

Suiça

Jussara Korngold terminou hoje um ciclo de palestras por várias cidades na Suíça, onde proferiu palestras e seminários em 14 centros. Jussara visitou também centros da Austria (Viena) e Liechtenstein. As palestras terminaram com um seminário de 2 dias em Berna, organizado pela UCESS, na figura de seu presidente, Rejane Hostettler, onde participaram centros visitados de toda a região.  A visita a Suíça foi organizada por Walda Stückelberger e Gorete Newton do CEEAK.  Foram dias de luz e reencontro, dedicados a disseminação de nossa grande doutrina.

Jussara agradece a todos a acolhida amorosa e cristã.

 

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

A REENCARNAÇÃO SEGUNDO O ESPIRITISMO

 

Na sexta-feira, dia 23 de maio de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema A REENCARNAÇÃO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

 

Será apresentado um documentário do duplo DVD intitulado "A reencarnação de Manika" da editora VERSÁTIL VIDEO SPIRITE, de Oceano Vieira de Melo, que tem um trabalho notável na área do audiovisual espírita e dos filmes espíritas.

 

Depois do documentário, seguir-se-á um debate com o público acerca da temática.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras no C.F.E. Dr. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

SEGUE NOSSA PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS DO MÊS DE MAIO/2014

COMPAREÇAM !!!

COLABOREM COM A DIVULGAÇÃO !!!

 

 

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/t35.0-12/10342066_703710349693722_1809505537_o.jpg?oh=364f8e89eb1188d72d7655b5a7b6b293&oe=5379A441&__gda__=1400467588_15dd512bc2f7234adced76c1f100a17c

 

 

IRENE SOARES - COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO

 

(Informação recebida em emails de Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha) [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário por André Cantarelli

São Pedro da Aldeia, RJ

 

35º CONSELHO DE UNIFICAÇÃO ESPÍRITA.

        S.PEDRO DA ALDEIA-IGUABA GRANDE.

 

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR.

END: R:CLARA NUNES,S/N-BALNEÁRIO-S.PEDRO DA ALDEIA-RJ.

 

SEMINÁRIO: A LOUCURA SOB UM NOVO PRISMA.

(LIVRO DO:DR.BEZERRA DE MENESES.)

 

FACILITADOR: ANDRÉ CANTARELLI.

 

DATA: 25/05/2014.

 

HORÁRIO:09:00 H.

 

CONTATO : DIVULGACAO35º[email protected]

 

“UMA FLOR VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS”

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

XVIII Encontro sobre a vida e a obra de Eurípedes Barsanulfo.

 Rio de Janeiro, RJ

 


XVIII Encontro sobre a vida e obra

de Eurípedes Barsanulfo

                                                               

 

 

Data: 18 de Maio de 2013
Horário: das 09h às 17h
Local: Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo
           Rua Gazeta da Tarde, n° 235 - Taquara / JPA / RJ

 

 

 

PS: Lembramos que as vagas são limitadas em 100 pessoas,

a entrada é gratuíta, as inscrições vão até 10/05 e o almoço

que distribuiremos é de graça para todos os participantes.

A ficha de inscrição encontra-se em nossa pagina.

www.ceeb.org.br

 


 

Clique nas fotos abaixo
para conhecer as atividades de cada Casa.

 

 

 

 

CEEB - Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

Rua Gazeta da Tarde, nº 235 - Taquara - Jacarepaguá   

    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=859956  ..

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

3º. Encontro de Evangelizadores

Duque de Caxias, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Kardec Rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Portal Luz Espírita

São Paulo, SP

 

Acessar aqui:

http://www.luzespirita.org.br/informe.html

 

 

 

 

Site da USE União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.usesp.org.br/site/home/index.php

 

 

 

Feijoada da Frateceb

Taboão da Serra, SP

 

 

(Informação recebida em email de "Mauro Santos" [[email protected]])

 

 

 

Almoço Fraterno da Casa de Luz e Esperança

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Se você pensar

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 73. Página 168.

 

Diz você que a palavra do companheiro é agressiva demais; no entanto, se você pensar nas frases contundentes que lhe saem da boca, nem de leve passará sobre o assunto.

Diz você que o amigo praticou erro grave; contudo, se você pensar nos delitos maiores que deixou de cometer, simplesmente por fugir-lhe a oportunidade, não encontrará motivo de acusação.

Diz você haver sofrido pesada ofensa; entretanto, se você pensar quantas vezes tem ferido os outros, olvidará, incontinenti, as falhas alheias.

Diz você que não suporta mais os trabalhos com que os familiares lhe tributam as horas, mas se você pensar nos incômodos que a sua existência tem exigido de todos eles, não terá gosto de reclamar.

Diz você que os seus sacrifícios são muito grandes, em favor do próximo; no entanto, se você pensar nas vidas que morrem diariamente, para que você tenha a mesa farta, decerto não falará mais nisso.

Diz você que as suas necessidades são invencíveis; contudo, se você pensar nas privações daqueles que seriam infinitamente felizes com as sobras de sua casa, não tropeçaria na queixa.

Diz você que não pode ajudar na beneficência, em razão de velha enxaqueca; contudo, se você pensar naqueles que jazem no leito dos hospitais, implorando um momento de alívio, não adiará seu concurso.

Diz você que não dispõe de tempo para o cultivo da caridade, mas se você pensar nos mil e quatrocentos e quarenta minutos que você possui, cada dia, para viver na Terra, não se esconderá em semelhante desculpa.

Em todo assunto de falta e perdão, não nos demoremos visando os outros. Pensemos em nós próprios e preferiremos fazer silêncio, extinguindo o mal.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

“O Pensador”, de Auguste Rodin

Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]