Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 01 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/01-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

31-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/31-10-2014.htm 

30-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/30-10-2014.htm

29-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/29-10-2014.htm

28-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/28-10-2014.htm

27-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/27-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 14- 17

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

O suicídio e a loucura

 

     14. A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.

     15. O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só

se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.

     16. A incredulidade, a simples dúvida sobre o futuro, as ideias materialistas, numa palavra, são os maiores incitantes ao suicídio; ocasionam a covardia moral. Quando homens de ciência, apoiados na autoridade do seu saber, se esforçam por provar aos que os ouvem ou leem que estes nada têm a esperar depois da morte, não estão de fato levando-os a deduzir que, se são desgraçados, coisa melhor não lhes resta senão se matarem? Que lhes poderiam dizer para desviá-los dessa consequência? Que compensação lhes podem oferecer? Que esperança lhes podem dar? Nenhuma, a não ser o nada. Daí se deve concluir que, se o nada é o único remédio heroico, a única perspectiva, mais vale buscá-lo imediatamente e não mais tarde, para sofrer por menos tempo.

     A  propagação das doutrinas materialistas é, pois, o veneno que inocula a ideia do suicídio na maioria dos que se suicidam, e os que se constituem apóstolos de semelhantes doutrinas assumem tremenda responsabilidade. Com o Espiritismo, tornada impossível a dúvida, muda o aspecto da vida. O crente sabe que a existência se prolonga indefinidamente para lá do túmulo, mas em condições muito diversas; donde a paciência e a resignação que o afastam muito naturalmente de pensar no suicídio; donde, em suma, a coragem moral.

     17. O Espiritismo ainda produz, sob esse aspecto, outro resultado igualmente positivo e talvez mais decisivo. Apresenta-nos os próprios suicidas a informar-nos da situação desgraçada em que se encontram e a provar que ninguém viola impunemente a Lei de Deus, que proíbe ao homem encurtar a sua vida. Entre os suicidas, alguns há cujos sofrimentos, nem por serem temporários e não eternos, não são menos terríveis e de natureza a fazer refletir os que porventura pensam em daqui sair, antes que Deus o

haja ordenado. O espírita tem, assim, vários motivos a contrapor à idéia do suicídio: a certeza de uma vida futura, em que, sabe-o ele, será tanto mais ditoso, quanto mais inditoso e resignado haja sido na Terra; a certeza de que, abreviando seus dias, chega, precisamente, a resultado oposto ao que esperava; que se liberta de um mal, para incorrer num mal pior, mais longo e mais terrível; que se engana, imaginando que, com o matar-se, vai mais depressa para o céu; que o suicídio é um obstáculo a que no outro mundo ele se reúna aos que foram objeto de suas afeições e aos quais esperava encontrar; donde a consequência de que o suicídio, só lhe trazendo decepções, é contrário aos seus próprios interesses. Por isso mesmo, considerável já é o número dos que têm sido, pelo Espiritismo, obstados de suicidar-se, podendo daí concluir-se que, quando todos os homens forem

espíritas, deixará de haver suicídios conscientes. Comparando-se, então, os resultados que as doutrinas materialistas produzem com os que decorrem da Doutrina Espírita, somente do ponto de vista do suicídio, forçoso será reconhecer que, enquanto a lógica das primeiras a ele conduz, a da outra o evita, fato que a experiência confirma..

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Cristo Redentor na entrada da cidade de Quatá, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 Há um Século

De Chico Xavier, Por Hilário Silva...... 03 DE OUTUBRO DE 1804, NASCIA EM LYON, FRANÇA: HIPPOLYTE LÉON DENIZARD RIVAIL, O QUAL FUTURAMENTE ADOTARIA O PSEUDÔNIMO DE ALLAN KARDEC.

cid:image001.png@01CEBDF8.AEF453F0

HÁ UM SÉCULO

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade.

Lição nº 52. Página 125.  

 

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.

Fazia frio.

Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.

A pressão aumentava...

Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.

Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gaby -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.

O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu:

“Sr. Allan kardec:

Respeitoso abraço.

Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.

Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.

Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal.

Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.

Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.

Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...

A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.

Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.

Minhas forças fugiam.

Namorava diversas vezes o Rio Sena e acabei planejando o suicídio.

“Seria fácil, não sei nadar” – pensava.

Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia.

Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a Ponte Marie.

Olhei em torno, contemplando a corrente...

E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.

Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.

Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça de poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso.

“Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. -  A. Laurent.”

Estupefato, li a obra - “ O Livro dos Espíritos” - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver.

Ainda constavam da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.

O Codificador desempacotou, então, um exemplar de “O Livro dos Espíritos” ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme: - “Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier.”

Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...

Conchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.

Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...

Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.

Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...

O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima...  

 

(Texto recebido em email de Antonio Sávio, divulgador de Belo Horizonte, MG)

Ponte Marie e o Rio Sena. Paris, França.  Foto Lucas Gobbo

 

 

Ósculo aos que se foram

 

(Ismael Gobbo)

 

Reverência aos mortos tradição antiga,

que o calendário assinala neste mundo, 

humanidades que se abraçam mais de perto,

em dimensões que se ombreiam, se confundem.

 

Solenes datas as do nascimento e morte,

na primeira em corpo novo o viajor retorna,

recomeçando a luta na matéria densa,

para o trabalho que enaltece e aprimora.

 

A morte, tão temida, na verdade é vida,

o recobrar da liberdade que se tinha outrora,

reencontrando as almas que se foram antes,

no vai e vem de expiações e provas.

 

Abençoa Senhor, os Teus filhos que se buscam,

de forma intensa neste dia de Finados,

em meio as flores que engalanam os jazigos,

O Teu amor por testemunho de amizade. 

 

Túmulo de Batuíra, no Cemitério da Consolação, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Dia de Finados

 

Raymundo Espelho

 

 

Dia de Finados se aproximando e nos faz lembrar que muitas pessoas ainda o relacionam à tristeza, pois se lembram dos que partiram. Porém a data não deve ser encarada com sentimento negativo, como muitos creem e divulgam.

O que é a morte senão uma ‘separação’ passageira.

O objetivo da reencarnação é progredir. Perdemos a lembrança de vidas anteriores para que, esquecidos do nosso passado, possamos recomeçar, agindo livremente e dispondo, em cada nova experiência, de mais meios para progredir. Nosso mérito ficaria comprometido se recordássemos do nosso passado e passássemos a agir por obrigação, com conhecimento de causa. 

 

Vejam  alguns dos pensamentos que nos levam a meditar a respeito.

 

 "Pela morte, o espírito sai da escravidão; pelo nascimento, entra para ela". –

                                                Allan Kardec - O livro dos espíritos. (FEB)   

 

  "Em cada nova existência, o ponto de partida, para o espírito, é o em que, na existência precedente, ele ficou".  –  Allan Kardec - O livro dos espíritos. (FEB)   

 

 

"A existência terrestre pode ser comparada a uma laboriosa viagem. O corpo é a embarcação, o pensamento é a força, a língua é o leme". –                       Emmanuel - Chico Xavier - Espírito da verdade.(FEB)

 

 "Só o espiritismo, até hoje, entre todas as doutrinas filosóficas, religiosas, e científicas, pesquisou objetivamente o fenômeno da morte e pode esclarecê-lo. (...) os que quiserem saber o que é a morte, como ela se processa  e o que represente para o homem não tem outro caminho a seguir  senão estudar o espiritismo. E isso não custa muito, pois o espiritismo nem sequer exige que os que o estudem se tornem espíritas".   J. Herculano Pires em O pensamento de Herculano Pires. (Correio Fraterno)

 

File:AscensionofChrist2.jpg

Óleo sobre tela representando a Ascensão de Cristo.  Garofalo (1520)

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:AscensionofChrist2.jpg

 

 

Oração no dia dos mortos

 

 

Reunião pública de 2/11/59

Questão nº 823 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS - Estudo da noite

 

Psicografia de Chico Xavier pelo espírito de Emmanuel : 

 

Senhor Jesus!

Enquanto nossos irmãos na Terra se consagram hoje à lembrança dos mortos-vivos que se desenfaixaram da carne, oramos também pelos vivos-mortos que ainda se ajustam à teia física...

Pelos que jazem sepultados em palácios silenciosos, fugindo ao trabalho, como quem se cadaveriza, pouco a pouco, para o sepulcro;

Pelos que se enrijeceram gradativamente na autoridade convencional, adornando a própria inutilidade com títulos preciosos, à feição de belos epitáfios inúteis;

Pelos que anestesiaram a consciência no vício, transformando as alegrias desvairadas do mundo em portões escancarados para a longa descida às trevas;

Pelos que enterraram a própria mente nos cofres da sovinice, enclausurando a existência numa cova de ouro;

Pelos que paralisaram a circulação do próprio sangue, nos excessos da mesa;

Pelos que se mumificaram no féretro da preguiça, receando as cruzes redentoras e as calúnias honrosas;

Pelos que se imobilizaram no paraíso doméstico, enquistando-se no egoísmo entorpecente, como desmemoriados, descansando no espaço estreito do esquife...

E rogamos-te ainda, Senhor, pelos mortos das penitenciárias que ouviram as sugestões do crime e clamam agora na dor do arrependimento;

Pelos mortos dos hospitais e dos manicômios, que gemem, relegados à solidão, na noite da enfermidade;

Pelos mortos de desânimo, que se renderam, na luta, às punhaladas da ingratidão;

Pelos mortos de desespero, que caíram em suicídio moral, por desertores da renúncia e da paciência;

Pelos mortos de saudade, que lamentam a falta dos seres pelos quais dariam a própria vida;

e por esses outros mortos, desconhecidos e pequeninos, que são as crianças entregues à via pública, exterminadas na vala do esquecimento...

Por todos esses nossos irmãos, não ignoramos que choras também como choraste sobre Lázaro morto...

E trazendo igualmente hoje a cada um deles a flor da esperança e o lume da oração, sabemos que o teu amor infinito clarear-nos-á o vale da morte, ensinando-nos o caminho da eterna ressurreição.

 

EMMANUEL

 

 

(Texto copiado do site https://mbasic.facebook.com/notes/geraldo-lemos-neto/cap%C3%ADtulo-77-de-religi%C3%A3o-dos-esp%C3%ADritos-chico-xavier-emmanuel-ora%C3%A7%C3%A3o-no-dia-dos-mo/212344092172606/)

Ressurreição de Lázaro por  Vincent Van Gogh

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ressurrei%C3%A7%C3%A3o_de_L%C3%A1zaro#mediaviewer/File:Vincent_Van_Gogh-_La_R%C3%A9surrection_de_Lazare_(d%E2%80%99apr%C3%A8s_Rembrandt).JPG

Turista orando no sempre florido túmulo de Allan Kardec.

Cemitério Pére Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Jardim da Tumba. O túmulo ao fundo é divulgado como sendo o de Jesus. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

Este local junto ao Jardim da Tumba é divulgado como sendo o Gólgota, ou Monte da Caveira. Jerusalém, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Dia de Finados. Distribuição de mensagens no Cemitério

Bauru, SP

 

Evento irá distribuir mais de 10.000 mensagens de consolo lembrando a imortalidade da alma dos amados que partiram

www.associacaochicoxavier.com.br

 

No próximo dia 2 de novembro, feriado de Finados, a Associação Chico Xavier para Divulgação Espírita realizará no Cemitério da Saudade, das 7h às 17h, o projeto “E a vida continua...”, divulgando aos visitantes espíritas ou não, a “Imortalidade” da alma, ressaltando assim a continuidade da vida após a morte física.

 

Serão distribuídas gratuitamente cerca de 500 obras “O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec, obra que traz relatos de espíritos após seu desencarne, 10.000 mensagens espíritas e um DVD gravado com o Prof. Nazil Canarim Jr. respondendo a importantes questões como: Os falecidos (desencarnados) se preparam para visitar os que vão orar sobre os túmulos? Como eles se mostrariam pudessem se tornar visíveis? E quanto aos espíritos esquecidos, cujos túmulos não são visitados? Como se sentem?. 

Veja o vídeo em nosso canal youtube:- www.youtube.com/watch?v=gs1BqaMxnEI



Para o coordenador geral da Associação Chico Xavier, César Moron, a ideia do projeto partiu da percepção de que a perda de um ente querido é um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer pessoa: “A Doutrina Espírita dispõe de respostas lúcidas para questões como ‘quem somos’, ‘de onde viemos’, ‘para onde vamos’, demonstrando a realidade da imortalidade da alma. E tem algo mais confortador do que saber que nosso reencontro com nossos amados que partiram é uma realidade?”, enfatiza.

 Serviço:

CEMITERIO DA SAUDADE

Rua Hermínio Pinto, 21 - Vila Brunhari – Bauru/SP

​Fátima Antunes​

 

 

 

www.facebook.com/antunes.fa

www.facebook.com/Bauru.MovimenoEspirita

www.facebook.com/associacaochicoxavier

www.facebook.com/CEVP.CentroEspiritaVicentedePaulo

 

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

Cairbar Schutel com companheiros espíritas distribuindo mensagens no cemitério de Matão, SP

Foto: O Clarim

 

 

Cesar Perri entrevistado na FEBTV programa Nosa Gente

 

 

Olá amigos,

Conheça um pouco da história do nosso ex-presidente da USE e atual presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho.

A FEBTV tem um programa denominado "Nossa gente" e entre outros, o Cesar foi entrevistado.

Acesse o link http://www.febtv.com.br/nossa-gente-antonio-cesar-perri-de-carvalho_f0265713f.html

Abraços fraternos, com votos de paz.

Julia Nezu - USE-SP

 

(Informação recebida em email de Júlia Nezu)

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em Portugal

Ilha Terceira, Açores

 

30 de outubro de 2014

 

No dia 30, rumamos à cidade de Angra do Heroísmo, capital da Ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, lá chegando após 2h10 de voo.

Acompanharam-nos amigos e membros da Federação, a fim de participarem da conferência do Divaldo, bem como das Jornadas Espíritas Terceirenses, que teriam lugar a partir do dia 1º de novembro.

Recebidos pelos diretores da Associação Espírita Terceirense, Ana e Jorge, fomos diretamente para o almoço, no seu lar, a fim de nos prepararmos para as atividades que, logo mais, seriam desenvolvidas.

Às 18h00 rumamos para a sede da Associação, que estava comemorando o seu 16º aniversário de fundação, quando ali estivemos com o nosso irmão baiano pela primeira vez e nasceu a Entidade.

Divaldo atendeu duas jornalistas da Rádio local que lhe fizeram uma entrevista de vinte minutes e participou das celebrações da nossa querida Instituição. A seguir, rumamos ao belíssimo Teatro onde sempre tem falado, e ali, ante um público de 200 pessoas, continuaram as comemorações com entrega de Títulos de Sócio Honorário à Clélia, que nos convidara a visitar a cidade há 18 anos, ao Divaldo e a nós outro. De imediato, o confrade Paulo referiu-se a espíritas locais, como os Srs. Tosta e Ignácio Bittencourt, que haviam nascido na cidade e, mais tarde, foram viver no Brasil, oferecendo grande contribuição para o desenvolvimento do movimento espírita na pátria irmã.

Houve apresentação de uma aula infantil e, a palavra foi passada ao convidado brasileiro.

Divaldo abordou o tema que lhe foi assinalado, A Psicologia da gratidão, fazendo comentários relevantes sobre esse nobre sentimento filho do amor. Narrou lindas experiências da vitória da gratidão e comentou como a mesma vem desaparecendo no seio da atual sociedade individualista e sofredora.

Após a comovedora Oração da gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues, Divaldo foi aplaudido de pé e encerrada a comemoração.

Vitor Féria

 

Abraço-Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Simpósio de Medicina e Espiritualidade de

Luxemburgo

 

Bonjour à tous,

 

Le Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg a le plaisir de vous inviter  à son SYMPOSIUM DE MÉDECINE ET SPIRITUALITÉ , voir annexe, le SAMEDI 15 NOVEMBRE 2014  au  Centre Sociétaire 29, rue des Strasbourg. L-2560 Luxembourg-Gare de 14:30 à 19:40 heures.

En espérant vous voir tous,

Fraternellement

Zelina P.

 

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Mário Fernandes Barreira

Cândido Mota, SP

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA “MÁRIO FERNANDES BARREIRA”

Rua Ângelo Pípolo, 19

CÂNDIDO MOTA (SP)

8 de novembro, sábado, às 20 horas

 

ORADOR: ROBERTO RAMOS DOMINGUES, de Ourinhos (SP)

 

Tema:  “O que os pais transmitem aos filhos”

 

Imagem inline 1    Imagem inline 2

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Festival de Música Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

 

1º Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo

 

 

 

O Conselho Espírita de São Bernardo do Campo promove o 1º Festival de Música Espírita

 

O Conselho espírita de São Bernardo do Campo realizará no dia 29 de novembro o 1º Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo. O objetivo é valorizar a arte produzida no movimento espírita, incentivando a participação e criação artística e proporcionando a descoberta de novos talentos do cenário artístico espírita. O evento também terá uma participação especial de um convidado atuante da arte espírita brasileira. O festival será realizado no Centro Espírita Emmanuel e as inscrições começam agora no dia 1º de Setembro, para São Paulo, região metropolitana e grande ABC.

 

 

 

Evento: 1º Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo

Data: 29 de novembro de 2014

Horário: 15h00hrs

Local: Centro Espírita Emmanuel, Rua Humberto de Campos, 117 – Centro – São Bernardo do Campo - SP.

 

Mais informações:

Márcio Krnacs – Coordenador do Femesbc 

Cel. 11 – 99894-9892

 

Site: www.femesbc.conesbc.org.br/femesbc

facebook.com/femesbc 

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Resenha publicada no Jornal de Estudos Espíritas

 

 

Olá,

Gostaríamos de divulgar a publicação de uma Resenha da obra "O Espiritismo, uma nova filosofia", de Maurice Lachâtre. A Resenha foi escrita por Jader dos Reis Sampaio, que descreve pontos curiosos da obra e da visão de Maurice que foi contemporâneo de Kardec. Jader menciona o quanto da visão pessoal de Maurice se insere na sua obra sobre o Espiritismo. Será que Kardec poderia ter tido outra carreira? A resposta está na Resenha acima.

Interessados podem acessar e baixar gratuitamente o texto através do link abaixo, ou navegando pelo Volume 2 do Jornal de Estudos Espíritas.
https://drive.google.com/file/d/0BwP5l2F8N4s3Y2RWZURGT1dQc00/edit?usp=sharing

 

Divulguem para amigos e outras pessoas que acredite que possa ter interesse. Peça a eles para cadastrarem o email para receber notícias de novas publicações escrevendo para [email protected]

Agradecemos a atenção
Um abraço fraternal,

Alexandre

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

(Informação recebida em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

 

I Encontro de Arte Espírita do Pará

Belém, PA

 

 

A Mocidade Espírita Legião do Bem - MELB, juntamente com o apoio da ABRARTE e a União Espírita Paraense, realizará nos dias 01 e 02 de novembro de 2014, o I Encontro de Arte Espírita do Pará.

O Encontro tem o objetivo de difundir o espiritismo através da arte, despertando o estudo da arte à luz da Doutrina Espírita.

O Encontro terá palestra com o tema: "A Arte na casa Espírita" no dia 01/11/14, às 18h, no MELB. Além de mesa redonda, no 02/11, às 9h no MELB e às 18h haverá no Theatro da Paz um Espetáculo de Arte Espírita.

Para mais informações, acesse o site www.arteespirita-melb.com.br, ou entre contato com Marize Azeredo, no telefone (91) 91346551.

 

SERVIÇOS

Dias: 01 e 02 de novembro de 2014

Local: MELB (Travessa Apinagés, 468)

Programação:

Palestra "A Arte na casa Espírita", dia 01/11 às 18h, no MELB.

Mesa Redonda, dia 02/11 às 9h, no MELB.

Espetáculo de Arte Espírita, dia 02/11, às 18h, no Theatro da Paz.

(Informação em email de Jefferson Modesto [[email protected]] e do site http://www.paraespirita.com.br/site3/index.php/component/content/article/37-para/553-i-encontro-de-arte-espirita)

 

 

USE/SP. Encontro Fraterno em

Andradina, SP

 

 

(Informação recebida em email de Aparecido A. Carvalho)

 

 

Palestra com Gerson Simões

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Eventos Espíritas com Ercília Zilli

Campo Grande, MS

 

doencas_emocionais_do_sec._xxi___07.11.14.jpg

 

programa_ercilia_campo_grande_08.11.14_ercilia_zilli.jpg

 

viver_espiritualmente_09.11.14.jpg

 (Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

37ª Edição do Jornal de Estudos Psicológicos

ACESSE AQUI:

http://www.spiritistps.org/br/jornal-de-estudos-psicologicos/

 

 

 

Noite da Pizza do Nesj

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

Acolhimento que arrebata

 

Francisco de Assis, em seu tempo, revolucionou ideias e inaugurou parâmetros de comportamento.

Tinha uma forma toda especial de tratar com os deserdados da sorte, os pobres, os equivocados.

Conta-se que, certa feita, três ladrões que viviam atormentando a cidade de Monte Casale, foram pedir comida a Frei Ângelo. Ciente de quem eram e os danos que poderiam provocar, ele os afugentou.

Tão logo se fez a oportunidade, tudo narrou a Francisco, confiante de que receberia agradecimentos pelo que fizera.

No entanto, Francisco, de imediato, não concordou com essa atitude, pois não condizia com a proposta de amor dos Evangelhos e com os exemplos do Mestre Jesus.

Chamando os frades, a todos determinou outro padrão de tratamento para com os irmãos ladrões. Disse-lhes que, caso tornassem a encontrá-los, deveriam ter para com eles um procedimento diferente do comum das pessoas.

Propôs, então, que os frades adentrassem a floresta, onde costumavam se esconder os malfeitores, levando alimento e uma toalha, oferecendo a refeição, mais ou menos nos seguintes termos:

Irmãos ladrões, venham comer. Não precisam assaltar as pessoas. E quando assaltarem, por favor, não batam nelas.

O ritual deveria ser repetido dia após dia e, finalmente, quando conseguissem as presenças dos ladrões para a refeição, deveriam aproveitar para lhes falar de outra forma:

Irmãos ladrões, não seria melhor que vocês trabalhassem em vez de roubar? Podemos ajudá-los a arrumar alguma ocupação. Que tal?

A proposta de acolhimento e regeneração, nessa aproximação gradativa e singela, feita de forma sincera e interessada, acabou por convencer alguns dos ladrões a modificarem a sua vida, aderindo à proposta de amor e fraternidade pregada e vivenciada por Francisco.

*   *   *

É possível que, nos dias atuais, com tanta violência vigorando, a criminalidade alcançando patamares inimagináveis, nenhum cidadão se sinta seguro, a qualquer hora do dia ou da noite, nas ruas, nem em sua casa ou em seu local de trabalho.

Por isso mesmo, dificilmente buscaria um diálogo com malfeitores de qualquer ordem, até mesmo por temor à sua própria vida, pela sua integridade física.

Mas o exemplo vivenciado pelos frades, sob a batuta de amor de Francisco, pode nos servir para meditarmos a respeito de novas fórmulas de tratarmos com os que qualificamos de malfeitores ou criminosos.

Uma proposta de regeneração, de reeducação, iniciando pela conquista através da pedagogia do acolhimento.

Também uma maneira de nos conduzir a reflexões sobre nossa própria forma de tratar os malfeitores da nossa paz, os que nos causam problemas, levantam calúnias, estabelecem obstáculos na harmonia das nossas vidas.

Como poderíamos interagir de forma positiva com eles?

Talvez iniciando por não estabelecer sintonia com sua maldade. Depois, vibrando de forma diversa, endereçando-lhes, como resposta a suas agressões, o desejo de que se reabilitassem, que se dessem conta do desastre que estão causando para si mesmos.

Isso porque quem semeia ventos, colhe tempestades, já sentencia o provérbio popular.

Com certeza, essa nossa mudança de comportamento nos conduziria a melhores dias, a horas mais harmônicas e produtivas.

Pensemos nisso. Tentemos a proposta franciscana.

Redação do Momento Espírita, com base
 em biografia de Francisco de Assis.
Em 31.10.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Francisco de Assis.  José Benlliure y Gil

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis#mediaviewer/File:Josep_Benlliure_Gil43.jpg

 

 

Artigo: Alkindar de Oliveira

 

 

 

(Texto em email de Alkindar de Oliveira,  repassado em email por  Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Assim falou Jesus

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 55. Página 133.

 

Disse o Mestre: "Buscai e achareis". Mesmo nos céus, você pode fixar a atenção na sombra da nuvem ou no brilho da estrela...

Afirmou o Senhor: "Cada árvore é conhecida pelos frutos". Alimentar-se com laranja ou intoxicar-se com pimenta é problema seu...

Proclamou o Cristo: "Orai e vigiai para não entrardes em tentação, porque o espírito, em verdade, está pronto, mas a carne é fraca". O espírito é o futuro e a vitória final mas a carne é o nosso próprio passado, repleto de compromissos e tentações...

Ensinou o Mentor Divino: "Não condeneis e não sereis condenados". Não critique o próximo, para que o próximo não critique a você...

Falou Jesus: "Quem se proponha conservar a própria vida, perdê-la-á". Quando o arado descansa, além do tempo justo, encontra a ferrugem que o desgasta...

Disse o Mestre: "Não vale para o homem ganhar o mundo inteiro, se perder sua alma". A criatura faminta de posses e riquezas materiais, sem trabalho e sem proveito, assemelha-se, de algum modo, a pulga que desejasse reter um cão para si só...

Afirmou o Senhor: "Não é o que entra pela boca que contamina o espírito”. A pessoa de juízo são come o razoável para rendimento da vida, mas os loucos ingerem substâncias desnecessárias para rendimento da morte...

Ensinou o Mentor Divino: "Andai enquanto tendes luz". O corpo é a máquina para a viagem do progresso e todo relaxamento corre por conta do maquinista...

Proclamou o Cristo: "Orai pelos que vos perseguem e caluniam". Interessar-se pelo material dos caluniadores é o mesmo que se adornar você, deliberadamente, com uma lata de lixo...

Falou Jesus: "A cada um será concedido segundo as próprias obras". Não se preocupe com os Outros, a não ser para ajudá-los; pois que a Lei de Deus não conhece Você pelo que você observa, mas simplesmente através daquilo que você Faz...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]