Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 04 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/04-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

03-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/03-11-2014.htm  

01-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/01-11-2014.htm  

31-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/31-10-2014.htm 

30-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/30-10-2014.htm

29-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/29-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 19

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

O mal e o remédio

 

     19. Será a Terra um lugar de gozo, um paraíso de delícias? Já não ressoa mais aos vossos ouvidos a voz do profeta? Não proclamou Ele que haveria prantos e ranger de dentes para os que nascessem nesse vale de dores? Esperai, pois, todos vós que aí viveis, causticantes lágrimas e amargo sofrer e, por mais agudas e profundas sejam as vossas dores, volvei o olhar para o Céu e bendizei o Senhor por ter querido experimentar-vos... Ó homens! dar-se-á não reconheçais o poder do vosso Senhor, senão quando Ele vos haja curado as chagas do corpo e coroado de beatitude e ventura os vossos dias? Dar-se-á não reconheçais o seu amor, senão quando vos tenha adornado o corpo de todas as glórias e lhe haja restituído o brilho e a brancura?  Imitai aquele que vos foi dado para exemplo. Tendo chegado ao último grau da abjeção e da miséria, deitado sobre uma estrumeira, disse ele [Jó] a Deus: “Senhor, conheci todos os deleites da opulência e me reduzistes à

mais absoluta miséria; obrigado, obrigado, meu Deus, por haverdes querido experimentar o vosso servo!” Até quando os vossos olhares se deterão nos horizontes que a morte limita? Quando, afinal, vossa alma se decidirá a lançar-se para além dos limites de um túmulo? Houvésseis de chorar e sofrer a vida inteira, que seria isso, a par da eterna glória reservada ao que tenha sofrido a prova com fé, amor e resignação? Buscai consolações para os vossos males no porvir que Deus vos prepara e procurai-lhe a causa no passado. E vós, que mais sofreis, considerai-vos os afortunados da Terra.

     Como desencarnados, quando pairáveis no Espaço, escolhestes as vossas provas, julgando-vos bastante fortes para as suportar. Por que agora murmurar? Vós, que pedistes a riqueza e a glória, queríeis sustentar luta com a tentação e vencê-la. Vós, que pedistes para lutar de corpo e espírito contra o mal moral e físico, sabíeis que quanto mais forte fosse a prova, tanto mais gloriosa a vitória e que, se triunfásseis, embora devesse o vosso

corpo parar numa estrumeira, dele, ao morrer, se desprenderia uma alma de rutilante alvura e purificada pelo batismo da expiação e do sofrimento.

     Que remédio, então, prescrever aos atacados de obsessões cruéis e de cruciantes males? Só um é infalível: a fé, o apelo ao Céu. Se, na maior acerbidade dos vossos sofrimentos, entoardes hinos ao Senhor, o anjo, à vossa cabeceira, com a mão vos apontará o sinal da salvação e o lugar que um dia ocupareis... A fé é o remédio seguro do sofrimento; mostra sempre os horizontes do infinito diante dos quais se esvaem os poucos dias brumosos do presente. Não nos pergunteis, portanto, qual o remédio para curar tal úlcera ou tal chaga, para tal tentação ou tal prova. Lembrai-vos de que aquele que crê é forte pelo remédio da fé e que aquele que duvida um instante da sua eficácia é  mediatamente punido, porque logo sente as pungitivas angústias da aflição.

     O Senhor apôs o seu selo em todos os que nele creem. O Cristo vos disse que com a fé se transportam montanhas e eu vos digo que aquele que sofre e tem a fé por amparo ficará sob a sua égide e não mais sofrerá. Os momentos das mais fortes dores lhe serão as primeiras notas alegres da eternidade. Sua alma se desprenderá de tal maneira do corpo que, enquanto ele se estorcer em convulsões, ela planará nas regiões celestes, entoando, com os anjos, hinos de reconhecimento e de glória ao Senhor.

     Ditosos os que sofrem e choram! Alegres estejam suas almas, porque Deus as cumulará de bem-aventuranças. – Santo Agostinho. (Paris, 1863.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

O Paciente Jó. Obra de  Gerard Seghers 

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_J%C3%B3#mediaviewer/File:Gerard_Seghers_-_The_Patient_Job_-_WGA21132.jpg

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Amadora, Portugal

 

02 de novembro  de 2014

 

No dia 2 pela manhã, na sede da Federação Espírita Portuguesa, na cidade de Amadora, teve lugar o Encontro de Evangelizadores Espíritas da Infância e da Juventude, contando com a presença de mais de 70 provindos de diferentes regiões do país, incluindo-se a Ilha da Madeira.

As atividades transcorreram ricas de experiências e entre as 12h e 13h nosso irmão Divaldo abordou o tema sobre a Educação como base para a plenitude, o que foi realizado com eficiência.

Divaldo analisou a proposta da educação desde Jan Comenius, passando por Pestalozzi, Maria Montessori, Piaget e pelo excelente trabalho do Projeto Jacques Dellors, por solicitação da UNESCO, na proposta em favor de novas diretrizes para a educação durante o 3° Milênio. Também referiu-se ao labor de Edgar Morin, e os sete saberes, passando ao estudo do Evangelho, no qual, os jovens fascinavam-se com o Mestre. Tomou como exemplo o convite de Jesus às criancinhas, a companhia de João, o Evangelista, depois referiu-se a Paulo e o seu devotamento a Timóteo, culminando com as médiuns muito jovens de Hydesville e da Codificação, oferecendo uma linda mensagem de entusiasmo aos evangelizadores espíritas.

Despediu-se de todos com agradecimentos comovidos e ficou encerrada mais uma sua jornada a Portugal.

             

Vitor Féria                                 

  

Abraço-Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Osório, RS

 

02-11-2014

 

A Sociedade Espírita Círculo da Luz, de Osório/RS, através de seus dirigentes e demais colaboradores recebeu carinhosamente a escritora, médium e conferencista espírita Suely Caldas Schubert que abordou o tema: Nas Fronteiras da Nova Era. Esse tema é o título de seu livro, lançado em setembro de 2013, com comentários sobre duas obras do Espírito Manoel Philomeno de Miranda e psicografadas por Divaldo Pereira Franco: Transição Planetária e Amanhecer de uma Nova Era. A obra Nas Fronteiras da Nova Era é uma viagem que remete o pensamento às fronteiras da Nova Era, segundo palavras da autora.

A conferencista destacou a afirmativa estampada em Prolegômenos, em O Livro dos Espíritos, onde Allan Kardec, através da seguinte sentença, já anunciava a chegada de novos tempos para a Humanidade terrena: Os Espíritos anunciam que chegaram os tempos marcados pela Providência para uma manifestação universal e que, sendo eles os ministros de Deus e os agentes de sua vontade, sua missão é instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade.

 

Possuidora de privilegiada memória, e com base em os ensinamentos de Jesus, narrados pelos evangelistas, Suely destacou os potenciais que cada um possui para transformar o planeta, as diversas moradas no Reino de Deus, a Lei de Progresso e a instalação do reino do bem.   Apresentou, igualmente, diversas passagens contidas em A Gênese, em O Livro dos Espíritos, entre outras obras, sobre o anúncio da transformação do planeta, ascendendo a uma categoria mais elevada.

Após o intervalo, quando foi servido saboroso e farto lanche, Suely respondeu a várias perguntas, destacando particularidades, aprofundando o conhecimento. Finalizado seu trabalho, o público, sempre muito atento, colocou-se de pé para aplaudi-la, agradecendo o trabalho ali desenvolvido. Muitos cumprimentos, autógrafos, fotos e comentários de caráter particular, sempre cercados de muito carinho compuseram o encerramento da atividade.

 

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

3º. Encontro SEMU de Evangelização da Família

São Paulo, SP

 

 

(Informação em email de DORA PONTES <[email protected]>  repassado por Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita vai abordar o

tema Reencarnação. Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 07 de novembro de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema REENCARNAÇÃO.

Será feita uma abordagem, com pesquisas científicas, trazendo evidências desta lei divina de justiça e bondade, e um apelo à reflexão, para que possamos perceber, pelo entendimento da mesma, como nos posicionarmos neste ciclo de existências sucessivas por forma a operar as transformações necessárias à nossa evolução.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

HENRIQUE DIAS

 

do e no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 05 de novembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Palestra alusiva aos

“150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Palestra no G.A.S.F. Eurípedes Barsanulfo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Rancharia, SP

 

PALESTRA  NO 

CENTRO  ESPÍRITA  “JOANA  D’ARC”

Rua Allan Kardec, 828 – Rancharia

 

 8 de novembro, sábado, às 20 horas

 

Oradora: Benedita Elena Calixto (Ditinha),

de José Bonifácio – SP

 

Tema: “Comemoração dos 150 anos do

Evangelho Segundo o Espiritismo”

Imagem inline 1

Ditinha Calixto

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra espírita no C.E. Joana D’Arc

Assis,  SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Agenda de palestras com a  oradora Deusa Samú

Novembro/2014

 

(Informações recebidas em email de Beto [[email protected]])

 

 

Palestra na Casa Espírita Allan Kardec

Botucatu, SP

 


(Informações recebidas em email de Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Palestras com Alkindar de Oliveira

Franca, SP

 



Em Franca-SP

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informações recebidas em email da USE Franca)

 

 

Convite: II Fórum CEECAL

Florianópolis, SC

 

II Fórum CEECAL - Saúde do Espírito - A cura Pela Fé

Data de Realização 08 de Novembro de 2014 das 14h às 20h 

Local de realização: Hotel Cambirela

Av. Marinheiro Max Schramm, 2199 -  Estreito – Florianópolis/SC 

 

Informações:(48) 3348-9267 / 9991-6075 ou 9969-0386 Carlos Schmitz

 

Faça sua inscrição antecipadamente e confirme sua presença neste fórum.

Inscrições: www.ceecal.com/eventos ou [email protected]

Valor Inscrição - R$ 20,00

Abertura e Expositores:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CEECAL "Divulgando a Doutrina Espírita com Arte"

 

 

Ceecal agradece a todos pela confiança

ao trabalho na divulgação da Doutrina Espírita.

Doações para que este trabalho continue:
Banco do Brasil 
Ag - 3420-7 Conta - 215457-9


Caixa E. Federal
Ag - 409 Op 03 Conta - 444-6

 www.ceecal.com  

muita paz e luz a todos

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Ceecal [[email protected]])

 

 

Festa da Primavera em prol da TCC

Diadema, SP

FESTA DA PRIMAVERA 2014

09 DE NOVEMBRO DE 2014 (DOMINGO)

DAS 12 ATÉ AS 20 HORAS

CENTRO CULTURAL OKINAWA

AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 1670, DIADEMA

CONTRIBUIÇÃO SOLIDÁRIA: R$ 10,00

CONVITE DÁ DIREITO A CONCORRER

AO SORTEIO DE: 01 TV 42" DE LED, 01 SMARTPHONE E 01 PANELA ELÉTRICA

MÚSICA AO VIVO - COMIDAS DIVERSAS - DOCES

APRESENTAÇÃO DE DANÇA - FRUTAS COM CHOCOLATE

BAZAR DE ARTESANATO - ATRAÇÕES DIVERSAS

EM PROL DAS OBRAS ASSISTENCIAIS DA

TRANSITÓRIA CASA DO CAMINHO - ALBERGUE - DIADEMA

DIVULGAÇÃO LELA E TCC

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

http://lelaetcc.wordpress.com

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra de Alda Maria no CEMFS

Jundiaí, SP

 

Queridos(as) Amigos(as) do CE João Batista,

 

Envio-lhes as fotos da maravilhosa e esclarecedora exposição de nossa "irmã" Alda Maria, proveniente de Belo Horizonte, com o tema "A Visão Espírita sobre os Desafios em Família", ocorrida no último sábado dia 01 de novembro às 15:00h.

 

Agradecemos de coração, a presença especial de todos que prestigiaram este nosso fraterno encontro, assim como aos "irmãos-músicos" que tornaram este momento agradabilíssimo, e também ao pessoal da cozinha, que preparou com muito amor e carinho os pastéis para o alimento de nosso corpo.

 

Indico abaixo o endereço do site do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago (CEMFS) de Belo Horizonte, a qual nossa estimada irmã Alda Maria trabalha regularmente e edita seus livros psicografados:

www.cemfs.org.br/

 

Gentileza reenviar as fotos aos queridos irmãos que não disponho o email.

 

Grande abraço a todos,

Walter Frischeisen


(Informações recebidas em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Leia o jornal “Mensareiro Estrela”

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Acesse nos links:

 

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do OneDrive (Nuvem de Hospedagem)

 

 

Links de noticias divulgados pela

Use de São José dos Campos, SP

 

Confira as notícias nos links abaixo:

 

Sexta feira começa o ciclo de palestras do Projeto Cura-TE. 11 anos valorizando a vida! A palestra de abertura estará a cargo de Carlos Augusto Abranches e será realizada na Câmara Municipal de São José dos Campos às 20h. As demais palestras serão realizadas nos dias 22 e 29 de novembro e em breve traremos mais informações!

 

O Centro Espírita Seara de Luz nos traz mais uma ótima oportunidade de estudos. Começou na última quinta feira os estudos da série psicológica de Joanna de Ângelis com a coordenação de Eduardo Borges. Os estudos são relalizados às 20h e todos estão convidados.

 

Reunião de monitores do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). Que tal trocar experiências com companheiros que atuam na área de ensino e estudo da Doutrina Espírita e falar sobre metodologia e técnica de ensino? Dia 09 de novembro, domingo, das 9h às 12h.

 

Clube do livro: confira os livros do mês de NOVEMBRO e fique sócio!

 

-----
Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

(Informações recebidas em email da USE Taubaté)

 

 

Bazar do Prato Pronto em Benefício da AADEFA

Araçatuba, SP

 

 

Descrição: cid:image001.jpg@01CFF756.0D16A630

 

Atenciosamente,

Leonardo Pereira

Gerente de Comunicação

AADEFA

(18) 3117-7430

 

(Informação recebida em email de AADEFA Imprensa (GMail) [[email protected]])

 

 

Muitos descobrem verdades religiosas, mas preferem ignorá-las

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   Existe a moral positiva, que é a criada pelos homens e que é somada às leis divinas ou naturais. A moral positiva humana varia muito, devido ao inevitável avanço e amadurecimento da cultura e da Ciência que todos nós, constantemente, vamos adquirindo em nossa visão de Deus e de todas as coisas.

    E as próprias leis naturais ou divinas, que são imutáveis, já que são perfeitas, sofrem também alterações pelo modo de serem interpretadas. 

    As questões religiosas morais positivas são as que mais necessitam de mudanças, pois é justamente com relação a elas  que mais notamos que o que sabemos hoje é realmente mais do que o que sabíamos ontem. E o que saberemos amanhã será de fato mais do que o que sabemos hoje. Mas são exatamente as religiões que mais resistem às inovações e às mudanças de ideias.

   É que nosso ego e orgulho são muito poderosos. E só, pois,  com  muita humildade e muito esforço de vontade, podemos superar as dificuldades que nos cegam diante do surgimento das novas verdades. E a maioria das pessoas, que aceita as novas verdades, tem também dificuldades em reconhecê-las de público, ficando elas guardadas em sua mente, como se diz, a sete chaves. E, assim, frequentemente, só depois de um bom tempo que já as aceitamos é que vamos admiti-las publicamente.

      Há uma tese bíblica sobre o Espírito Santo não dogmática, que não é só minha e do espiritismo, mas de muitos filósofos e teólogos, entre eles o Jesuíta Huberto Rohden, autor de “Sabedoria Cósmica do Evangelho”, Ed. Martin Claret, e Carlos Pastorino, autor de “Minutos de Sabedoria”, Ed. Vozes, e “Sabedoria do Evangelho” (8 volumes). Não se trata de negar a existência do Espírito Santo, que respeito muito, mas de apenas interpretá-Lo com base na Bíblia e não no dogma criado pelos teólogos. E tenho demonstrado muito que, nos textos bíblicos originais, se diz “um” Espírito Santo e não “o” Espírito Santo, como se fosse um único Espírito, ou seja, o  da Terceira Pessoa trinitária

    Os carismáticos católicos e os pentecostais evangélicos creem  que, para os espíritas, manifestam-se só os espíritos maus, e que, para eles, as manifestações são apenas do Espírito Santo trinitário dogmático (que inocente e ingênua presunção!), quando pela Bíblia são muitos os espíritos manifestantes, que podem ser bons, santos e maus (atrasados), e que são mesmo demônios sim, mas essa palavra bíblica demônios (“daimones” em grego) significa almas ou espíritos. “...examinai os espíritos para saberdes se são bons ou maus”, ensina-nos João (1 João 4: 1). E diz Paulo: “Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria, que o revele a vós e faça conhecer verdadeiramente.” (Efésios 1: 17, da Bíblia “TEB”, das Paulinas e da Loyola).

   Como se vê nos dois casos, de modo inquestionável, as manifestações do (de um) Espírito Santo, na verdade, são de espíritos bons, santos e também maus.

   Eu entendi o que é realmente o Espírito Santo bíblico, e O divulgo. Mas há muitos que já O descobriram também e, no entanto, continuam em silêncio, comportando-se como as pessoas que ainda não O conhecem!

 

Óleo sobre tela de Rembrandt: Um anjo impede o sacrifício de Isaac por Abraão.

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac#mediaviewer/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_035.jpg

 

 

 Imita na grandeza a Terra em que nasceste!

 

 

Aproximava-se o final de semana, acrescido de feriado municipal na segunda-feira. Com impaciência, o feriado era aguardado pela estudante, pois planejava visitar a família, que morava em outra cidade.

Domingo era a comemoração do dia da Independência do Brasil. Ela, que chefia um grupo escoteiro, aos sábados, preparou, com carinho, uma programação com a História da Independência.

E, porque iria viajar ao encontro da sua família, naquele final de semana, entregou o trabalho para que outra companheira aplicasse o conteúdo com sua matilha de lobinhos.

Mas, para aquela jovem, algo não ficou muito bem. E tomou uma resolução, que comunicou por e-mail:

Oi, gente, eu ia para aí, esta noite. Mas, amanhã tem reunião com o grupo escoteiro. Domingo é dia da Independência e eu fiz uma programação especial a respeito do Brasil.

Não estou conseguindo administrar a ideia de que outra pessoa aplique essa atividade.

Quero estar com os lobinhos amanhã, quero ensinar a eles o que quer dizer o tal “brado retumbante e o sol da liberdade.”

Quem sabe eles possam aprender, desde pequenos, “o sonho intenso e o raio vívido”, e assim cheguemos finalmente a ser, de verdade, a pátria amada e idolatrada?

Alguém insistiu que ela deveria ir para casa. Firme, ela respondeu:

Não posso viajar hoje. Lembra o que diz nosso Hino Nacional: “Um filho seu não foge à luta e nem teme quem te adora a própria morte.”

E concluiu, parafraseando Dom Pedro I: “Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!” Viajarei para aí, amanhã, depois da atividade. Ficarei menos tempo com vocês, mas ficarei feliz. Terei cumprido meu dever de filha deste Brasil.

*   *   *

Em tempos em que tantos se esquecem de serem gratos à terra que os abriga, à nação que lhes permite o estudo, o trabalho, o progresso; em tempos em que parecem esquecidos muitos valores cívicos, a atitude da jovem merece aplausos demorados.

Como faz falta, em nosso país, o culto à pátria! Como faz falta se falar mais a respeito deste valoroso país em que nos movemos, crescemos.

Como faz falta o culto aos símbolos nacionais. A bandeira nacional, quase sempre, é recordada em momentos de grandes eventos.

Mas a deveríamos portar, todos, na intimidade do coração, para sentir e viver as suas cores, o que ela representa.

Como seria bom que o Hino Nacional fosse respeitado conforme determina a lei, e cantado muitas e muitas vezes, para lembrar a todos nós, brasileiros, as bênçãos da mãe gentil.

Como seria oportuno lembrar os versos de Olavo Bilac em sua exortação:

Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!

Criança! Não verás nenhum país como este!

Olha que céu! Que mar! Que rios! Que floresta!

A natureza, aqui, perpetuamente em festa,

É um seio de mãe a transbordar carinhos.

 

Vê que vida há no chão!

Vê que vida há nos ninhos,

Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!

Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!

Vê que grande extensão de matas,

Onde impera fecunda e luminosa, a eterna primavera!

 

Boa terra! Jamais negou a quem trabalha

O pão que mata a fome, o teto que agasalha…

Quem com o seu suor a fecunda e umedece,

Vê pago o seu esforço, e é feliz, e enriquece!

 

Criança! Não verás país nenhum como este:

Imita na grandeza a terra em que nasceste!

 

Redação do Momento Espírita, com base em fato e 
transcrição do poema 
A Pátria, de Olavo Bilac.
Em 3.11.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Monumento alusivo  à Independência do Brasil às margens do Riacho do Ipiranga, em  São Paulo, Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-