Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 06 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/06-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

05-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/05-11-2014.htm

04-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/04-11-2014.htm

03-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/03-11-2014.htm  

01-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/01-11-2014.htm  

31-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/31-10-2014.htm 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 21

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

 

     21. Quando a morte ceifa nas vossas famílias, arrebatando, sem restrições, os mais moços antes dos velhos, costumais dizer: Deus não é justo, pois sacrifica um que está forte e tem grande futuro e conserva os que já viveram longos anos, cheios de decepções; pois leva os que são úteis e deixa os que para nada mais servem; pois despedaça o coração de uma mãe, privando-a da inocente criatura que era toda a sua alegria.

     Humanos, é nesse ponto que precisais elevar-vos acima do terra a terra da vida, para compreenderdes que o bem, muitas vezes, está onde julgais ver o mal, a sábia previdência onde pensais divisar a cega fatalidade do destino. Por que haveis de avaliar a Justiça divina pela vossa? Podeis supor que o Senhor dos mundos se aplique, por mero capricho, a vos infligir penas cruéis? Nada se faz sem um fim inteligente e, seja o que for que aconteça, tudo tem a sua razão de ser. Se perscrutásseis melhor todas as dores que vos advêm, nelas encontraríeis sempre a razão divina, razão regeneradora, e os vossos miseráveis interesses se tornariam de tão secundária consideração, que os atiraríeis para o último plano.

     Crede-me, a morte é preferível, numa encarnação de vinte anos, a esses vergonhosos desregramentos que pungem famílias respeitáveis, dilaceram corações de mães e fazem que antes do tempo embranqueçam os cabelos dos pais. Frequentemente, a morte prematura é um grande benefício que Deus concede àquele que se vai e que assim se preserva das misérias da vida, ou das seduções que talvez lhe acarretassem a perda. Não é vítima da fatalidade aquele que morre na flor dos anos; é que Deus julga não convir

que ele permaneça por mais tempo na Terra.

     É uma horrenda desgraça, dizeis, ver cortado o fio de uma vida tão prenhe de esperanças! De que esperanças falais? Das da Terra, onde o liberto houvera podido brilhar, abrir caminho e enriquecer? Sempre essa visão estreita, incapaz de elevar-se acima da matéria. Sabeis qual teria sido a sorte dessa vida, ao vosso parecer tão cheia de esperanças? Quem vos diz que ela não seria saturada de amarguras? Desdenhais então das esperanças da vida futura, ao ponto de lhe preferirdes as da vida efêmera que arrastais na Terra?  Supondes então que mais vale uma posição elevada entre os homens, do que entre os Espíritos bem-aventurados?

     Em vez de vos queixardes, regozijai-vos quando praz a Deus retirar deste vale de misérias um de seus filhos. Não será egoístico desejardes que ele aí continuasse para sofrer convosco? Ah! essa dor se concebe naquele que carece de fé e que vê na morte uma separação eterna. Vós, espíritas, porém, sabeis que a alma vive melhor quando desembaraçada do seu invólucro corpóreo. Mães, sabei que vossos filhos bem-amados estão perto de vós; sim, estão muito perto; seus corpos fluídicos vos envolvem, seus

pensamentos vos protegem, a lembrança que deles guardais os transporta de alegria, mas também as vossas dores desarrazoadas os afligem, porque denotam falta de fé e exprimem uma revolta contra a vontade de Deus.

     Vós que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações do vosso coração a chamar esses entes bem-amados e, se pedirdes a Deus que os abençoe, em vós sentireis fortes consolações, dessas que secam as lágrimas; sentireis aspirações grandiosas que vos mostrarão o porvir que o soberano Senhor prometeu. – Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.)

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Mulher típica de Jerusalém. Obra de James Tissot

Imagem fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#mediaviewer/File:Brooklyn_Museum_-_A_Typical_Woman_of_Jerusalem_-_James_Tissot.jpg

 

 

Eutanásia

 

 

 

Eutanásia é definida como sendo a prática pela qual se abrevia, sem dor ou sofrimento, a vida de um enfermo incurável.

A sua aplicação tem sido defendida em diversos países, tais como Bélgica e Holanda, sob o argumento de que só seria realizada em casos de doenças irreversíveis, quando o doente já se encontrasse em condições muito precárias de sobrevivência.

Alguns alegam tratar-se de um ato piedoso, porque estaria sendo abreviado o sofrimento de um ser.

Outros, ainda, afirmam que muito dinheiro estaria sendo economizado, já que qualquer recurso despendido para manter aquela vida seria inútil e, por consequência, um desperdício.

Há aqueles, também, que afirmam ser tal conduta uma forma de alívio também para a família do doente que estaria demasiadamente onerada por tal situação.

Tais posicionamentos, porém, demonstram de forma inequívoca a predominância do conceito materialista e total ignorância das realidades espirituais.

Não cabe ao homem, em circunstância alguma, ou sob qualquer pretexto, o direito de escolher e deliberar sobre a vida ou a morte de seu próximo.

Afinal, doenças tidas ontem como incuráveis podem ser resolvidas pela medicina moderna.

E a ninguém é dado precisar o tempo de vida de um paciente, pois sabemos que esse tipo de prognóstico é muito duvidoso e, por vezes, equivocado.

A ciência humana erra.

Deus não erra nunca.

Há muitas histórias de pessoas tidas como doentes terminais que sobrevivem à crise e superam a própria enfermidade, vivendo por muito tempo além do que lhe havia sido previsto.

Além disso, essa falsa piedade atrapalha a terapêutica Divina, nos processos redentores da reabilitação.

A agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a moléstia incurável pode ser, em verdade, um bem.

Os desígnios de Deus são insondáveis e a ciência humana por demais precária para poder decidir a respeito de problemas transcendentes das necessidades do Espírito.

Cada minuto, em qualquer vida, é muito precioso para o Espírito em resgate abençoado.

Quantas resoluções nobres e decisões felizes ocorrem em um relance momentâneo?

Desconhecemos as reflexões que o Espírito pode fazer nas convulsões da agonia e quantos tormentos lhe podem ser poupados em um relâmpago de arrependimento.

A eutanásia, portanto, interrompe o processo de depuração em que se encontra o Espírito encarnado, através da enfermidade, impondo-lhe sérias dificuldades, inclusive no retorno ao plano espiritual.

Ademais, alguns familiares que buscam tal recurso, na realidade, encontram-se apenas e indevidamente ansiosos por libertar-se do comprometimento e da responsabilidade de ajudar, sustentar e amar ainda mais.

E no que diz respeito aos custos decorrentes dos longos tratamentos a que se submetem doentes terminais, resta-nos analisar o fato de que muito dinheiro é gasto de forma irresponsável, sustentando-se os mais variados vícios.

Como então alegar que é desperdício gastar-se com remédios e procedimentos que podem, de alguma forma, buscar o restabelecimento de alguém que sofre?

*   *   *

A postura do verdadeiro cristão deve ser sempre em favor da manutenção da vida e de respeito em relação aos desígnios de Deus.

Compete-nos buscar não só minorar os sofrimentos de nossos irmãos, mas também, confiar na justiça e na bondade Divinas.

 

Redação do Momento Espírita com base no cap. 14 do livro Após a
tempestade, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo
Pereira Franco, ed. Leal; na pergunta nº 70 do livro 
O consolador, pelo
Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb;
no item 28 do cap. V do livro 
O Evangelho segundo o Espiritismo, de
Allan Kardec, ed. Feb e no cap. 
Solução infeliz, do livro Quem tem
medo da morte?, de Richard Simonetti, ed Gráfica São João.
Em 13.2.2013.

 

 

(Copiado do site Feparana em http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=975&stat=0)

Jesus curando dez leprosos. Obra de James Tissot

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_curando_dez_leprosos#mediaviewer/File:Brooklyn_Museum_-_The_Healing_of_Ten_Lepers_(Gu%C3%A9rison_de_dix_l%C3%A9preux)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

Evento: Medicina e Espiritualidade

Bruxelas, Bélgica

 

 

 

 

BRUXELLES: Colloque de Médecine et Spiritualité (Le jeudi 13 novembre 2014 à 19H30)

 

Bonjour,

voici quelques informations concernant le colloque de Médecine et Spiritualité le jeudi 13 Novembre.

 

Inscriptions avant le jour - 15€

Le jour sur place - 20€

1er thème:  UN NOUVEAU PARADIGME POUR LA SANTÉ

 

La spiritualité a-t-elle un effet bénéfique sur notre santé ?

La méditation et la prière ont-elles un effet positif sur les maladies ?

Les pensées (positives ou négatives) ont-elles un impact sur notre santé ?

Quel est le vrai concept de guérison dans ce nouveau paradigme ?

 

Sur base des recherches de plusieurs chercheurs, ces questions et bien d'autres seront abordées lors de cette conférence.

 

 

2ème thème:  LA SCHIZOPHRÉNIE À LA LUMIÈRE D'UN NOUVEAU PARADIGME

 

Quel est le concept d'états altérés de conscience ?

Comment aborder la schizophrénie dans le nouveau paradigme Médecine et Spiritualité ?

 

Ces questions et bien d'autres seront abordées lors de cette conférence.

Quelques études de cas réels seront présentées / analysées à la lumière de ce nouveau paradigme.

 

http://www.spirite.be/images/stories/events/20141113_Colloque_Medecine_Spiritualite.jpg

 

--

Anabela Reinata

CESAK, asbl
 

Le Christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous fassions de grands sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

 

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be


 

(Informação recebida em email de Almir Del Prette)

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rubens Toledo)

 

 

Seminário com Ana Jaicy Guimarães

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Adriano Barroso [[email protected]] e de Ademir Mendes)

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Quintão, RS

 

 

 

04 de Novembro de 2014

 

Suely Caldas Schubert - Quintão – 04 de novembro

Em Quintão, um balneário de Palmares do Sul, a Sociedade Espírita Fraternidade, através de sua diretoria e demais colaboradores, recepcionou Suely de forma magistral. A alegria e o calor humano foi uma constante. A conferencista e escritora de reconhecido saber apresentou o tema: Vivência Cristã em Sociedade. Nos dias hodiernos, disse ela, a sociedade se depara com um desafio muito preocupante, com dificuldades de toda ordem, com necessidades de ordem moral, ética, espiritual. Essa atual experiência na Terra se constitui em um momento decisivo.

Apresentando a mensagem de Jesus, exarada em Mateus 5:13-16, a expositora destacou a responsabilidade que cada cristão possui com vistas a dar a sua cota de colaboração, participando da construção de uma sociedade mais justa, fraterna, pacífica, amorosa. Outro destaque foi a mensagem de Gamaliel a Paulo de Tarso, estampada no livro Paulo e Estêvão, pag. 301: Nas minhas reflexões solitárias, cheguei à conclusão de que a Terra Prometida para as divinas resoluções é o Evangelho do Cristo Jesus. (...) Adaptarmo-nos ao Evangelho é descobrir outro país, cuja grandeza se perde no infinito da alma.

Com textos da Benfeitora Joanna de Ângelis, exarados no livro Liberta-te do Mal, psicografado por Divaldo Franco, Suely destacou a necessidade e o anseio por dias melhores, porém, ainda aferrado ao passado, o homem se demora na condição de protagonista do ódio e da crueldade, experimentando o vazio existencial, a drogadição, o tabagismo, a agressividade em que se desgasta e sucumbe.

Somente o amor é a solução para equacionar a desconfiança, a ansiedade, o medo. As criaturas ainda se armam umas contra as outras, quando deveriam amar umas as outras. Com mensagens de Bezerra de Menezes e de Emmanuel exortando o ser humano a se tornar melhor no campo da ética, da moral, a conferencista de memória privilegiada foi formando um arcabouço de ideias, permitindo aos que a escutavam atentos, o ensejo de uma reflexão sobre si mesmos e suas potencialidades em contribuir para uma vivência cristã na sociedade em que se encontra, amando, perdoando, empenhado em ampliar a luz própria.

É de suma importância pensar no Espiritismo e pensar como espírita. Encerrada a atividade, Suely foi calorosamente aplaudida, cumprimentada. Após atender a inúmeras pessoas, foi conduzida para um saboroso e farto lanche, quando teve oportunidade de confraternizar com os convidados, permutando conhecimentos.

 

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Pintura Mediúnica com Maria Gertrudes

Rio Grande do Sul

 

 

(Informação recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

Evento de lançamento com Dra. Marlene Nobre

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos e de Denizard Rossi Severino [[email protected]])

 

 

Cursos no Centro Espírita Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

 

Olá, amigos.

 

 

Encaminho em anexo o convite para dois cursos que acontecerão no dia 15 de novembro, sábado, na parte da manhã, no salão do CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO, Rua Itapeva 131, Bela Vista, São Paulo.

 

Aguardamos vocês.

 

Abraços.

ethome

 

 

C U R S O

 

PAULO E ESTEVÃO À LUZ DO ESPIRITISMO

 

Dia: 15 de novembro (sábado)

Duração: das 09h00 às 10h30

Professor: Dr. Benedito Figueiredo

 

 

Público Alvo: Curso livre, dirigido à todos os interessados em conhecer a história, os feitos e a caminhada de PAULO e ESTEVÃO.

 

*****************************

 

 

CURSO

 

EDUCAÇÃO À LUZ DO EVANGELHO

 

Dia: 15 de novembro (sábado)

Duração: 2 horas, das 11h00 às 13h00

Professora: Eduarda Toscano

 

Público Alvo: Trabalhadores da Casa do Caminho, professores e alunos que se interessam em estudar os acontecimentos atuais à luz de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

 

 (Informação recebida em email de Eliana Thomé)

 

 

USE. 3º. Curso de formação de monitores do ESDE

São José do Rio Preto, SP

 

 

Boa tarde, meus caros.

 

A USE intermunicipal de São José do Rio Preto, promoverá no dia 22 de novembro de 2014 o 3º Curso de formação de monitores do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), curso que também é voltado para aqueles que desejam conhecer melhor esse programa de estudos. As inscrições podem ser feitas preenchendo a ficha, em anexo, e enviando para esse e-mail. A inscrição tem o valor de R$ 10,00, com o almoço incluso. Segue, abaixo, a programação:

 

08:00 – Recepção

08:45 – Abertura

09:30 – Apresentação e atividade

10:15 – Intervalo

10:30 – Aula prática

12:00 – Almoço

13:30 – Apresentação do material didático

14:00 – Apresentação do material de secretaria

14:30 – Como implantar o ESDE na sua Casa Espírita.

15:30 – Avaliação

16:00 - Encerramento

 

Abraços

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

 

 

ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

 

 

 

 

 

 

Curso de formação de monitores

Ficha de Inscrição

 

Nome:

Data de nascimento:         /       /

Sexo:

Estado Civil:

Profissão:

Endereço:

Cidade:

UF:

CEP:

Email:

Telefone residencial:

Telefone celular:

Casa espírita:

Endereço:

Cidade:

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Informações do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 


AVISOS

·       A JUVENTUDE ZILDA GAMA já começou! Domingos as 10h. Maiores informações com o Roni.

 

·       Camisetas do CE Zilda Gama a venda por apenas R$ 25,00. Garanta logo a sua.

 

Necessitamos de colaboradores para a equipe de Educação Infantil aos sábados.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

08/11/2014 – Sábado                           15hs – Reunião Pública

Orador: Eduardo Aparecido                       Aglaezinha

Tema: Conheça a verdade e ela vos libertará

 

12/11/2014 – Quarta                            20hs – Reunião Pública

Orador: Cleide Andrade                          Semeador

Tema: Livre

 

Palestra de hoje                                    20hs – Reunião Pública

Orador: Aurélio Crispim                       Seara do Mestre

Tema: Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia

São José do Rio Preto, SP

 

 


--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email da Use Franca)

 

 

Ame MG na Bienal do Livro de Minas

Belo Horizonte, MG

 

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

 

 

 

(Informação recebida em emails de Associação Médico-Espírita de Minas Gerais [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

Kardec filosofo?

 

Matéria publicada originalmente no jornal

Correio Fraterno, edição 459 setembro/outubro de 2014

Allan Kardec

 

Astrid Sayegh

 

Kardec estruturou a Terceira Revelação partindo dos fatos, dos fenômenos mediúnicos, os quais revelavam uma causa inteligente. Ao ocupar-se das causas dos fenômenos, estruturou a filosofia espírita, que buscava desvelar a causa oculta ou invisível. Desta forma, O livro dos espíritos é uma obra filosófica que parte das causas primeiras, à semelhança de Descartes, que descreveu as três substâncias. Tal raciocínio lógico revela-se na codificação como sui generis, uma vez que a exigência dos fatos constituiu toda uma teoria.

Os homens de sua época exigiram de Kardec que sua palavra fosse clara e concisa, por isso a simplicidade da obra. Não apenas como codificador, mas como coadjuvante de uma obra, estudioso e metódico, Kardec revelou grande sabedoria ao escrever a teoria dos Espíritos, formulando axiomas e corolários que lhes eram revelados pela pátria espiritual. Dedicou-se assim à filosofia espírita, bastante debatida, dada a controvérsia dos partidários de axiomas científicos que ficariam inalterados.

Henri Sausse, em 31 de março de 1896, por ocasião do 27° aniversário do decesso de Allan Kardec, nos traz o seguinte perfil do sábio educador:

             “Pensador arrojado e metódico, esse filósofo sábio, clarividente e profundo, trabalhador obstinado cujo labor sacudiu o edifício religioso do Velho Mundo, preparou os fundamentos que serviriam de base à evolução e à renovação de nossa sociedade caduca, impelindo-a para um ideal mais são, mais elevado, para um adiantamento intelectual e moral seguros.”

            Efetivamente, Sausse cita Kardec como filósofo, e não como codificador apenas, o qual preparou as bases que dariam início a um processo de transformação da humanidade.

            Seu Espírito protetor, Z, deu-lhe, por um médium, uma comunicação toda pessoal, na qual lhe dizia tê-lo conhecido em uma precedente existência, quando, ao tempo dos druidas, viviam juntos nas Gálias. Kardec tinha afinidade pessoal com os Espíritos que se comunicaram na codificação. Isto demonstra sua autoridade moral e intelectual, não podendo ser assim considerado apenas como revelador passivo da doutrina dos Espíritos. O fato de ser druida, também, não significa somente que pertencia à sociedade celta, mas que era reconhecido por seus conhecimentos filosóficos e, portanto, dotado de sabedoria.           Teve convivência com a filosofia de sua época, traduzindo para o alemão as obras de Fénelon, filósofo francês do século 17, e um dos autores de mensagens de O evangelho segundo o espiritismo. Escreveu na Revista Espírita uma crítica a Hegel, filósofo alemão do século 19, o que não seria possível sem a compreensão de seu pensamento, considerado como um dos mais complexos da história da filosofia.

            Kardec exaltou ainda o positivismo, embora o superasse em direção ao racionalismo, também tendência filosófica do iluminismo. Por positivismo entende-se doutrina filosófica segundo a qual o conhecimento autêntico é apenas o de natureza observável, e Kardec respeitou essa tendência, partindo rigorosamente dos fatos para então compor a teoria. Pelo racionalismo, por sua vez, o verdadeiro conhecimento se dá a priori, a partir de princípios lógicos. Kardec respeitou ambas as concepções, partindo de uma realidade empírica, compondo a ciência espírita, a qual abalizou a filosofia espírita, pautada toda sobre a lógica, o grande critério dado pelos Espíritos. Não poderia fazê-lo sem conhecimento de gnosiologia, ou seja, a parte da filosofia que se ocupa com a estruturação e os métodos da ciência.

             Estudou e conheceu lógica para dar aulas de gramática e matemática; tanto conhecia que seus textos têm um encadeamento, desenvolvendo-se em uma cadeia dedutiva – como também O livro dos espíritos – método filosófico por excelência. Para tanto, supõe-se que tenha estudado Aristóteles.

                        Escreveu A gênese – e não apenas revelou – a partir de raciocínios a priori, portanto lógicos, sem apoio no método experimental. A gênese constitui, pois, uma obra essencialmente filosófica, dada a natureza da sua temática, assim como o método dedutivo aplicado, próprio da filosofia. Eis o Kardec filósofo, intuitivo e lógico, e não apenas observador passivo dos fenômenos exteriores. Reabilita assim a metafísica e não só a reflexão teológica, como na escolástica.

            O fato de Kardec partir de A gênese, ou seja, da parte metafísica, já é um ponto de partida para explicar de forma lógica O livro dos espíritos, que se inicia com as causas primeiras. Ele escreveu A gênese por si mesmo e nisto se revela sua verve filosófica. Participou dos textos da codificação e, portanto, não foi apenas um codificador, mas um Espírito de luz, como disse o irmão Z, e que viria secundá-lo. Portanto, não resta dúvida sobre a personalidade de Kardec, que se não é filósofo acadêmico, sua visão sim é filosófica. Coisas diferentes, mas que diferem na alma e não no título acadêmico.

Esta é a visão de Kardec nas próximas décadas, quando perceberem-no como filósofo em magnitude e não por títulos do mundo. Ele foi um homem singular de elevado senso ético, amplos e diversos saberes que soube utilizar o novo conhecimento que se estruturava para aplicá-lo no aperfeiçoamento moral das pessoas e contribuir para uma vida melhor em nosso mundo.

 

 Filósofa e coordenadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos, em São Paulo.

 

SITE DO CORREIO FRATERNO

Acesse: www.correiofraterno.com.br

 

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-