Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 05 de novembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/05-11-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

04-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/04-11-2014.htm

03-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/03-11-2014.htm  

01-11-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/01-11-2014.htm  

31-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/31-10-2014.htm 

30-10-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/OUTUBRO/30-10-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. V, 20

Bem-aventurados os aflitos

 

 

 

A felicidade não é deste mundo

 

     20. Não sou feliz! A felicidade não foi feita para mim! — exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isso, meus caros filhos, prova, melhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: “A felicidade não é deste mundo.” Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude são condições essenciais à felicidade. Digo mais: nem mesmo reunidas essas três condições tão desejadas, porquanto incessantemente se ouvem, no seio das classes

mais privilegiadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente

da situação em que se encontram.

     Diante de tal fato, é inconcebível que as classes laboriosas e militantes invejem com tanta ânsia a posição das que parecem favorecidas da fortuna. Neste mundo, por mais que faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, donde facilmente se chega à conclusão de que a Terra é lugar de provas e de expiações.

     Assim, pois, os que pregam que ela é a única morada do homem e que somente nela e numa só existência é que lhe cumpre alcançar o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam os que os escutam, visto que demonstrado está, por experiência arquissecular, que só excepcionalmente este globo apresenta as condições

necessárias à completa felicidade do indivíduo.

     Em tese geral pode afirmar-se que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais lograrem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

     O em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não tem a guiá-lo a ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos venturosos da Terra, dos que são invejados pela multidão.

     Conseguintemente, se à morada terrena são peculiares as provas e a expiação, forçoso é se admita que, algures, moradas há mais favorecidas, onde o Espírito, conquanto aprisionado ainda numa carne material, possui em toda a plenitude os gozos inerentes à vida humana. Tal a razão por que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando vos achardes suficientemente purificados e aperfeiçoados.

     Todavia, não deduzais das minhas palavras que a Terra esteja destinada para sempre a ser uma penitenciária. Não, certamente! Dos progressos já realizados, podeis facilmente deduzir os progressos futuros e, dos melhoramentos sociais conseguidos, novos e mais fecundos melhoramentos. Essa a tarefa imensa cuja execução cabe à nova doutrina que os

Espíritos vos revelaram.

     Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e que cada um de vós se despoje do homem velho. Deveis todos consagrar-vos à propagação desse Espiritismo que já deu começo à vossa própria regeneração. Corre-vos o dever de fazer que os vossos irmãos participem dos raios da sagrada luz. Mãos, portanto, à obra, meus muito queridos filhos! Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse

grandioso objetivo de preparar para as gerações porvindouras um mundo no qual já não seja vã a palavra felicidade. – François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

François-Nicolas-Madeleine Cardeal Morlot  (Langres, 1795 – Paris, 1862)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Nicholas_Madeleine_Morlot#mediaviewer/File:Fran%C3%A7ois-Nicolas-Madeleine_Morlot_-_Erzbischof_von_Paris.jpg

 

Cultivando paciência

 

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 03. Página 17.

 

Se você foi vítima de preterição em serviço, reconhecerá que isso aconteceu, em favor da sua elevação de nível.

Se perdeu o emprego, ante a perseguição de alguém que lhe cobiçou o lugar, creia que alcançará outro muito melhor.

Se um companheiro lhe atravessou o caminho, atrapalhando-lhe um negócio, transações mais lucrativas aparecerão, amanhã, em seu benefício.

Se determinada criatura lhe tomou a residência, manejando processos inconfessáveis, em futuro próximo, terá você moradia muito mais confortável.

Se um amigo lhe prejudica os interesses, subtraindo-lhe oportunidades de progresso e ajustamento econômico, guarde a certeza de que outras portas se lhe descerrarão mais amplas aos anseios de paz e prosperidade.

Se pessoas queridas lhe menosprezam a confiança, outras afeições muito mais sólidas e mais estimáveis surgirão a caminho, garantindo-lhe a segurança e a felicidade.

Mas Nunca pretiras, não persigas, não atrapalhes, não desconsideres, não menosprezes e nem prejudiques a ninguém, porque Sofrer é muito diferente de Fazer Sofrer e a Dívida é sempre uma carga dolorosa para quem a Contrai.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

O Paciente Jó. Obra de  Gerard Seghers

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_J%C3%B3#mediaviewer/File:Gerard_Seghers_-_The_Patient_Job_-_WGA21132.jpg

 

 

Registro. Suely Caldas Schubert em

Capão da Canoa, RS

 

03 de Novembro de 2014

 

A sede da Sociedade Espírita Allan Kardec, em Capão da Canoa/RS, estava engalanada. Sua direção e seus colaboradores desdobraram-se para bem recepcionar Suely Caldas Schubert, não medindo esforços para bem atende-la. O tema, bastante técnico, foi Transtornos Mentais e Obsessão. A incidência dos transtornos mentais é bastante grande na humanidade, onde muitos experimentam os transtornos obsessivos-compulsivos – TOC –; a esquizofrenia, a ansiedade, as obsessões.

Suely detalhou os transtornos mentais, os de ansiedade, os obsessivos-compulsivos, os psicóticos, a esquizofrenia, e por fim as obsessões. A abordagem destes desequilíbrios foi fundamentada em estudos produzidos por Carl Gustav Jung e Jorge Andrea, pelos Espíritos Joanna de Ângelis e Manoel Philomeno de Miranda, e nas obras da codificação espírita, notadamente em O Livro dos Médiuns e em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Finalizando seu profícuo trabalho, após mais de uma hora e trinta minutos de exposição contínua, Suely apresentou a mensagem intitulada Ternura, ditada pelo Espírito Eros a Divaldo Franco. Cativante e eloquente, a digna conferencista de Juiz de Fora/MG prendeu a atenção do público que superlotou o amplo salão da instituição anfitriã. Após ser aplaudida de pé, demoradamente, ainda atendeu a inúmeras pessoas que foram ter com ela para ouvir um conselho, para um autógrafo e para cumprimenta-la. Sob chuva torrencial, com relâmpagos fortes, Suely retornou para o hotel onde está hospedada na cidade de Tramandaí, acompanhada de dois amigos que a auxiliam em suas atividades no Rio Grande do Sul.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Evangelho em Recife

 

Palestras no Grupo Espírita Francisco de Assis e o 8o. PAZEAR (seria um verbo, paz), foram eventos realizados em Recife nos dias 1 e 2 de novembro. A diretora da FEB Célia Maria Rey de Carvalho, a coordenadora da Área de estudo do CFN Sonia Arruda e Mércia Carvalho (RN) foram convidadas. O evento foi coordenado por Sonia Gonçalves. Célia atuou nos dois eventos abordando o estudo e a difusão do Evangelho, com base na experiência do NEPE da FEB. Informações: [email protected]

 

Grupo GEFA

Pazear em Recife. Mesa Seminário

Pazear, em Recife. Palestra Célia

 

 

Encontro com Jesus 2014.  Reunião de Fraternidade

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Programação da Associação Médico Espírita do Paraná

Curitiba, PR

 

 

--

Equipe AME PARANÁ
www.ameparana.org

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

II Workshop Espírita “Ponto de Luz”

Jambeiro, SP

 

Publicação do jornal Diário de Taubaté na Coluna Espírita

 

(Matéria recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Unifesp. Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade

 São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Palestra com Emanuel Cristiano

Paulínia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Bete Nosso Lar [[email protected]])

 

 

UEP. Seminário: Comunicação Social Espírita

Belém, PA

 

Clique AQUI e faça a sua inscrição!


(Informação recebida em email de Eventos UEP . [[email protected]])

 

 

IV Humanizar

Promissão, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Maria José de Almeida e de  Regina Bachega)

 

 

Programação de palestra no

C.E. Dr. Mariano Dias. Penápolis, SP

 

CENTRO ESPÍRITA DR. MARIANOS DIAS

palestrante.gif             Av. Dr. Antonio Define, 1106 – Penápolis-SP.

                         PALESTRAS
NOVEMBRO/2014

                                                                                                         

 

    DIA 03 – Antonio Carlos Rodrigues – (Araçatuba)      ANTONIO CARLOS RODRIGUES-ATA.jpg    

      DIA 10 – Mércia Batista Neves – (Birigui)         MÉRCIA BATISTA NEVES.jpg   

        DIA17– Dr. Valderi Calllili – (Penápolis)          DR. VALDERI CALLILI.jpg  

  DIA 24 – Paulo Henrique Sant’ana – (Penápolis)   PAULO HENRIQUE SANT'ANA.jpg 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra musicada com Paula Zamp e Gabriel Rocha

São Caetano do Sul, SP

 

Imagem inline 1



(Informação recebida em emails de IVONE FONSECA [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

Palestra na Associação Centro Espírita Seara de Jesus

Osasco, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

Teatro do Ator: “Há dois mil anos”

São Paulo, SP

 

 

 

 

 

 

Esta é a nova versão para o Teatro,  deste clássico da literatura espírita mundial, publicado em quase todo o mundo,  que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos.

Inspirada numa das existências do espírito de Emmanuel, vivida na Roma Imperial e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus (Wendel Pinheiro) e de sua esposa Lívia (Tatiana Montagnolli),que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga. 

Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, vêem toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.

A nova montagem do PROJETO ADONAI – Teatro com Mensagem,  remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período. São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens históricas.

Os efeitos especiais, sempre presentes nas montagens do PROJETO ADONAI, dão o destaque singular ao trabalho, aliado a uma trilha sonora exclusiva e original, composta para o espetáculo e cantada ao vivo.

É uma história de amor que merece ser assistida, num espetáculo para todas as idades, e para o público em geral, sem restrições, onde o principal ponto de convergência é o grande amor, que supera nossas falhas, no caminho da evolução permanente.

Endereço

Praça Franklin Roosevelt, 172
Compre pelo telefone (11) 2122-4070

Temporada

Domingo 19h

10 de Agosto a 14 de Dezembro de 2014

Ingressos

R$ 40,00

Promoção Itaucard

50% de desconto para clientes Itaucard.
Promoção pessoal e intransferível para o titular do cartão na compra de um ingresso inteiro. Válido somente para 1 apresentação do espetáculo, mediante pagamento com cartões participantes da promoção.

Descontos

50% para pessoas de idade igual ou superior a 60 anos. 
50% para estudantes.

Preço

R$ 40,00 inteira
R$ 20,00 meia

Classificação Etária 12 anos

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

Novembro/2014

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/novembro_2014.html

 

 

 

Leia a Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse a 58ª. edição aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol58.pdf

 

Veja nesta edição:

 

51ª COMMETRIM - Ibiá/MG

XIII SEMEAR - Semana Espírita de Araxá

Cólera

Da comunhão de pensamentos (por Kardec)

Em favor dos desencarnados

Da inveja nos médiuns

e muito mais.

 

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

www.espiritacaixeta.org.br

 

 

 

 

Boletim informativo da Use Intermunicipal de

Bebedouro, SP

 

Solicitar para:

Patrícia Prado

[email protected]

 

 

(Com colaboração de João Marchesi Neto)

 

 

Chá Beneficente ao Centro Espírita "Cairbar Schutel"

Assis, SP

 

 

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Cobem - Festival de Tortas - 13/12/2014

Salvador, BA

 

Vamos Participar - Deliciar o Corpo e a Alma Salvador-BA

 

 

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

Informações: (71) 33560256

Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Visitem o site da Cobem com muito amor

www.cobem.org.br

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 3 [[email protected]]; de  Rose Moliterno e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Noite da Pizza CEIJO

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Visita Fraterna

Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

Dia: 16 de novembro de 2014 (3º domingo)

Local: "Hospital Pedro de Alcântara"-"Associação Espírita Obreiros do Bem"

Endereço:  Rua Santa Alexandrina, 667/695 – Rio Comprido.

Horário de Saí­da do CEACE: Sairemos mais tarde pois a visita
é próxima ao CEACE: 14:00 horas

 

INFORMAÇÕES

 

Instituição que abriga 60 pacientes femininas, de 18 a 80 anos, com transtornos mentais e comportamentais.

 

O que mais necessitam no momento:

 

  • Desodorante spray, Sabonete

LANCHE:
Montaremos kitis de lanche com: Salgadinhos, doces , biscoitos,
refrigerantes (gelados).

RECREAÇÃO:
Levaremos nossos instrumentos musicais para cantarmos juntos com elas e as bijuterias que tanto as encantam.

 

 

 

“A bondade cresce por meio do exercício, tornando-se um hábito de vida ou desaparecendo por falta de ação”

(Joanna de Ângelis)

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Um Curso Básico de Vida

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Conta-se que Licurgo foi convidado a falar sobre a educação. O grande legislador de Esparta aceitou, mas pediu um ano para preparar o material que iria apresentar. Por que um homem tão sábio ocuparia tanto tempo para compor simples exposição de ideias?

Exigência aceita, prazo cumprido, ei-lo diante da multidão que compareceu para ouvir-lhe os conceitos. Trazia duas gaiolas. Numa estavam dois cães; duas lebres na outra.

Sem nada dizer, tirou um animal de cada gaiola, soltando-os. Em instantes o cão estraçalhou a lebre. Libertou em seguida os restantes. O público estremeceu, antevendo nova cena de sangue.

Surpresa: o cão aproximou-se da lebre e brincou com ela. Esta correspondeu, sem nenhum temor, às suas iniciativas.

− Aí está senhores − esclareceu Licurgo − por que pedi prazo tão extenso, preparando esses animais. O melhor discurso é o exemplo. O que mostrei exemplifica o que pode a educação, que opera até mesmo o prodígio de promover a confraternização de dois seres visceral e instintivamente inimigos.

Harmonizar o cão e a lebre para uma convivência pacífica demandou doze meses. Quanto tempo levará o espírito humano para harmonizar-se com a Vida? Milênios, sem dúvida, mesmo porque o homem terrestre vive o estágio do sonambulismo existencial, alheio às questões fundamentais: quem é? De onde veio? O que faz no Mundo? Para onde vai?

Enredado na rotina, acomoda-se em perturbador imobilismo, gerando frequentes impasses evolutivos − um estacionamento na indiferença, prisioneiro de suas mazelas.

Isso ocorre particularmente no Plano Espiritual em regiões umbralinas, onde estagiam multidões inconsequentes e indisciplinadas, sem outra motivação que a de satisfazer seus impulsos egocêntricos. Por isso a reencarnação é tão importante.

A bênção do recomeço, sem lembranças do passado, ajudando o Espírito a eliminar paixões e fixações que precipitaram seus desvios.

Esse aprendizado é marcado por uma fase sabiamente programada por Deus − a infância, período em que o reencarnante situa-se receptivo aos estímulos que recebe, passíveis de influenciá-lo em favor da própria renovação.

Os pais assustam-se ao tomarem conhecimento do assunto. Afinal, eles próprios trazem suas perplexidades e limitações. Consideremos, entretanto, que o Criador não confiaria a paternidade a pessoas inabilitadas. Seu exercício implica muito mais em consciência do que competência.

Licurgo exemplificou com competência o que pode a educação.

Pais educam seus filhos com a simples consciência de que é preciso exemplificar. Tudo o que é virtuoso, bom, justo, honesto, verdadeiro, podemos ensinar-lhes com o simples empenho de guardar comportamento compatível.

Nesse contexto assusta saber que há multidões de crianças sob os cuidados de pessoas que não têm a mínima condição para dar-lhes educação adequada, por falta de recursos e, sobretudo, porque elas próprias são deseducadas.

Pior − há crianças que vivem nas ruas, sem família, sem amparo, sem orientação, à margem da sociedade.

Que benefício colhe o Espírito que transita pela infância em tal situação, colhendo, não raro, péssimas influências?

Não estaria melhor na espiritualidade?

Não seria conveniente aguardar um berço amigo?

Podemos responder lembrando que há ótimas escolas, bem equipadas, professores competentes, instalações excelentes... E há escolas que funcionam precariamente, com escassos recursos, corpo docente sem experiência...

Talvez fosse conveniente fechar estas últimas...

Ninguém dotado de bom senso cogitaria de semelhante iniciativa. Uma escola fraca é sempre melhor do que a ausência dela.

Assim, no educandário terrestre, ainda que o ambiente não seja o ideal, que os professores sejam falhos, que as condições deixem a desejar, o Espírito estará sendo submetido ao aprendizado da dor, aos estímulos impostos pelas necessidades físicas, às depurações da enfermidade e às limitações disciplinadoras da carne. Tudo isso faz da reencarnação, em qualquer circunstância, um curso básico de vida que lhe agitará a consciência, preparando-o para o despertar da responsabilidade.

 

Licurgo demonstra os benefícios da educação. Óleo sobre tela de Caesar van Everdingen

Imagem-Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Everdingen_lycurgus.jpg

 

 

O que dirão os outros?

 

 

Você se preocupa com a opinião alheia? Você é daquelas pessoas que sempre está cogitando a respeito do que os outros pensarão a seu respeito ou de sua família?

Se você viveu ou vive essas circunstâncias, ouça com atenção a experiência de uma mãe.

Era domingo de Páscoa e todos se preparavam para comparecer a um jantar de família. Quando a mãe olhou para os seus gêmeos adolescentes, teve vontade de chorar.

Estava na hora de sair e eles se apresentavam vestidos de forma inconveniente. Ele estava de calças bufantes, cabelo cor de laranja e brincos.

Ela, estava com uma argola no nariz, tatuagem temporária e unhas pintadas das cores mais estranhas.

O que é que os tios e tias, os avós iriam dizer? A mãe pareceu ver os olhares de desaprovação, ouvir os comentários.

Se eles tivessem apenas nove anos, ela teria iniciado uma discussão ali, na porta. Teria ameaçado os dois e se recusado a sair, a não ser que trocassem de roupa.

Mas, era dia de Páscoa. Jantar de família. Eles eram adolescentes e, conforme suas cabeças, estavam perfeitamente adequados. Por isso, ela se calou e foram todos ao jantar.

A mãe estava ansiosa, preocupada. Aguardava os olhares estranhos. Mas eles não vieram.

Seus filhos se sentaram à mesa de vinte lugares, bem ao lado de seus primos impecavelmente arrumados.

Ela aguardou os comentários maldosos, que não foram feitos. Olhou para os filhos e os viu participar da conversa com os tios, da oração.

Sua filha se prontificou a ajudar a trocar os pratos na hora da sobremesa. Eles riram, brincaram e ajudaram a servir o café para os mais velhos.

Sentada em frente a eles, ela os observava. Seus filhos eram bonitos e simpáticos. Estavam se relacionando com a família de uma forma amorosa. Estavam respeitando as atitudes dos mais velhos, as tradições que ali se comemoravam.

Então aquela mãe começou a pensar. Os cabelos, as roupas e as tatuagens eram afirmação de adolescente. Isso mudaria com o tempo.

Mas a participação deles na oração na hora do jantar, a união da família permaneceria para sempre em seus corações. Mesmo quando eles fossem mais velhos, isso nunca iria mudar.

Ela sentiu que eles estavam alegres e em paz. Teve vontade de abraçá-los e lhes dizer como eram incríveis.

E foi o que fez, quando chegou em casa. Sozinha com eles, ela lhes disse o que representara terem ido à festa da família e como eles eram sensacionais para o seu coração.

Mais do que tudo, ela disse o quanto os amava.

*   *   *

No processo educativo, procura ressaltar sempre as virtudes de que teus filhos são portadores. Observa-lhes o comportamento e apara as arestas que lhes poderão deformar o caráter.

Mais do que o exterior, ausculta a alma dos teus filhos e nela semeia o respeito, o bem, o amor.

Não te permitas a visão estreita dos preconceitos. Preocupa-te com o que é imortal: o Espírito, e ali realiza a ampla semeadura que te confere a missão da maternidade e da paternidade responsáveis.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Jantar de família, 
de Shari Cohen, do livro
 Histórias para aquecer o coração das mães, 
de Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jennifer Read Hawthorne 
e Marci Shimoff, ed. Sextante.
Em 4.11.2014.

 

Mãe e filhos. Guaratuba, PR. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-