Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 07 de outubro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/07-10-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/07-10-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/06-10-2015.htm

05-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/05-10-2015.htm

03-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/03-10-2015.htm

02-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/02-10-2015.htm

01-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/01-10-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Imagem/fonte: https://literaturabritanicaii.wikispaces.com/Grupo+5+-+A+teroria+da+Evolu%C3%A7%C3%A3o+de+Charles+Darwin+e+a+crise+da+f%C3%A9

 

 

Simbolos nas palavras

 

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Busca e Acharás. Lição nº 12. Página 52.

 

Em nos reportando à indulgência, recorde-se que o verbo pode ser definido em variadas comparações.

A palavra de bondade é uma semente de simpatia.

A frase de acusação é um golpe agravando a ferida que nos propomos curar.

O conceito otimista é luz no caminho.

O grito de cólera é curto-circuito na sistemática das forças em que venha a surgir.

O diálogo construtivo é terapêutica restauradora.

O comentário deprimente é pasto da obsessão.

A nota de esperança é porta de paz.

O conceito pessimista é nuvem enregelante.

A frase calmante é ingrediente de paz.

O verbo agressivo é indução à doença.

Conversando podemos criar saúde ou enfermidade, levantar ou abater, recuperar ou ferir.

A nossa palavra enfim pode ser uma pancada ou uma benção.

E o uso dessa força que equilibra ou desequilibra, obscurece ou ilumina, ergue ou abate está em nós.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Minarete com os alto falantes na Mesquita Ahmed Al Jazzar,  que irradiam as oraçoes do Muezzin Acre, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Santa Cruz do Sul, RS

 

 

 

 

Divaldo Franco em Santa Cruz do Sul – Minisseminário - 05 Out 15

 

Divaldo Franco em Santa Cruz do Sul – 05 de outubro de 2015

Minisseminário O Amor como Solução

Logo que chegou no Centro de Eventos “InSide”, em Santa Cruz do Sul, para apresentar o minisseminário O Amor como Solução, Divaldo Franco foi entrevistado pela RBSTV-Santa Cruz do Sul. Divaldo respondeu perguntas sobre a crise moral, as guerras e a violência, as migrações no Oriente/Europa, a educação e o amor como meta a ser conquistada por cada indivíduo.

O Evento foi uma promoção da Sociedade Espírita A Caminho da Luz e da Associação Espírita Francisco de Assis, com a colaboração de outras instituições leigas. Compuseram a mesa diretiva, Carlos Junges, Presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz; Francisco Ferraz Batista, da Assessoria Jurídica da Federação Espírita Brasileira; Ênio Medeiros, da Associação Espírita Francisco de Assis; e o nobre conferencista Divaldo Pereira Franco, médium espírita de Salvador/BA, exímio e devotado educador.

Dados os componentes neuronais de que se reveste o cérebro humano, e utilizando-se de uma sentença do Dr. Bernie Siegel cancerologista, que escreve sobre a relação entre o paciente e o processo de cura e como ele se manifesta ao longo da vida, Divaldo Franco abordou as questões que desencadeiam os processos de melhora da saúde ou cura de doenças com a utilização, também, da prática do amor e do autoamor. Os psiquiatras modernos asseveram que quem ama não adoece, a prática do amor é a terapêutica ideal para uma vida saudável. O Dr. Bernie Siegel é conhecido por seu best-seller, o livro: Amor, Medicina e Milagres.

A humanidade vive em crise, cuja raiz é de origem moral. A vida deve possuir um sentido ético. O homem vive no afã de ser feliz condicionando-se a determinados fatores. Utilizando-se de Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido como Mahatma Gandhi, líder da independência da Índia, que asseverava: todo aquele que conseguisse atingir o mais elevado nível de amor seria capaz de neutralizar o ódio de milhões de criaturas humanas, destacou a importância do amor na vida do ser humano. A meta da vida é o estado de paz. Já Carl Gustav Jung afirmava que a meta da vida é alcançar o estado numinoso.

A Doutrina Espírita indica a necessidade do autoconhecimento, e para atingir esse desiderato deve, o homem, proceder diariamente a uma minuciosa análise das atividades, pensamentos e sentimentos, conforme Santo Agostinho propõe em O Livro dos Espíritos. O amor é a grande solução para todos s problemas humanos. Léo Buscaglia, emérito professor de psicologia, em Nova Iorque, tornou-se pioneiro ao introduzir o estudo do amor, ensinando-o dentro da universidade. Uma de suas obras, intitulada Amor, tornou-se best-seller nos anos setenta do século XX.

Carl Gustav Jung afirmava que o amor é como Deus, ele está sempre presente em todos os lugares. João, o Evangelista, dizia que Deus é amor. É dever de cada um desenvolver-se intelecto moralmente. Nunca fazer às ocultas o que não têm coragem de fazer às claras. Quando o homem alcançar o autoamor, por extensão amará o próximo. Ame-se, e na medida em que amar será amado. Apoiando-se em John B. Watson, psicólogo, Divaldo afirmou que a primeira emoção do ser humano foi o medo; a segunda a ira; e a terceira emoção o amor. Destas três emoções básicas se derivam todas as demais.

Na atualidade o homem está superando a razão para alcançar a intuição. Afirmam os Espíritos Nobres que o homem superará as expiações, ascendendo ao mundo de regeneração. Importantes mudanças dos códigos genéticos, do DNA, estão sendo processadas para que as gerações futuras possam ficar livres de patologias como o Parkinson, o Alzheimer, etc. Já estão reencarnadas multidões de crianças geniais, como está demonstrado em inúmeros casos ao redor do Planeta, em diversas áreas do conhecimento, das artes e ofícios.

Voltando a citar o Dr. Bernie Siegel, o conferencista e educador exímio disse que o amor cura o câncer e se a pessoa se autoamar poderá reverter o câncer. Quando a criatura humana se ama será capaz de modificar suas células. Albert Einstein, em carta a sua filha, afirma que o amor é a quinta força do Universo. Todos vivemos em um mundo de ondas, de vibrações de pensamentos. As provas e expiações são processos necessários à evolução do homem. Há necessidade de o homem deixar de reagir e passar a agir.

É importante que o ser humano construa a legítima amizade, desenvolvendo o autoamor, nutrindo bons pensamentos. Cada um é o que pensa, assim como não deve valorizar o que não possui valor, deve enriquecer-se de amor, nutrindo, igualmente, o amor aos que não os amam. Quem ama goza de bem-estar, de saúde. Amar é ser útil, é fazer do amor a grande solução. Enriquecendo o momento e ampliando o entendimento, Divaldo Franco narrou um fato em que a protagonista empreendeu mudança radical, abandonando uma vida de devassidão para tornar-se cidadã honrada, mãe de dez filhos adotivos no lar construído sob a égide do amor.

As emoções já estavam a flor da pele. A harmonia e a paz permeavam o ambiente. A atividade se tornou terapêutica. Quem ama não perdoa, pois que não se ofende. A própria vida é o amor. Diante de qualquer problema, ame. É hora de tentar o amor, não é importante se o outro não corresponda, o importante é amar. Finalizando com o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo encerrou o minisseminário sob caloroso e forte aplauso, com todo de pé. Momentos emocionantes, de puro enlevo, amor, e sobretudo de grande fraternidade, unindo corações, esclarecendo mentes e em vibrações elevadas.

    Texto; Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Centro Espírita União comemora Kardec

São Paulo, SP

 

União comemora Kardec

O Centro Espírita União, bairro do Jabaquara, em São Paulo, promoveu sua tradicional homenagem a Allan Kardec, na noite do dia 5 de outubro. O palestrante convidado foi Antonio Cesar Perri de Carvalho que abordou o tema "O Cristo Consolador". Além dos dirigentes co Centro estava presente a presidente da USE-SP Júlia Nezu Oliveira. O visitante também gravou programa de TV "Além da vida", coordenado pela sra. Nena Galves, na TV Mundo Maior.

Na origem desse Centro cinquentenário, em uma das visitas a Uberaba, Chico psicografou uma mensagem de Dr Bezerra de Menezes, incentivando o casal à prática do culto no lar. Sem que Galves e Nena tivessem conhecimento prévio, o plano espiritual já preparava um novo núcleo espírita que mais tarde daria origem ao Centro Espírita União, com sede no bairro Jabaquara em São Paulo. Este Centro mantém extenso programa de atuação doutrinária e social e a Editora e Livraria CEU. No Espaço Chico Xavier, este Centro possui um museu com informações sobre eventos e com objetos relacionados com a longa convivência do casal Nena/Francisco Galves, com Chico Xavier, em Uberaba e em São Paulo.

No dia 8 de dezembro de 2014, encerrando as atividades das segundas-feiras do ano, o Centro Espírita União recebeu o então presidente da Federação Espírita Brasileira, Antonio Cesar Perri de Carvalho, para uma Noite de Autógrafos e palestra sobre  o livro Fé e vida, de Espíritos Diversos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, edição conjunta CEU/FEB.

Informações: http://www.centroespiritauniao.org/

(Recebido em email de César Perri)

 

C.E. União homenageia Kardec

C.E. União. Espaço Cultural. Os fundadores: Casal Galves.

C.E. União. Mesas de Dirigentes na palestra de César Perri.

César Perri e Célia com Chico Xavier no C.E. União.

 

 

13º. Evangelizarte

Assis, SP

 

 

Imagem inline 1

 

A Banda Terceira Estação é formada por jovens do Departamento de Mocidades da USE - 4ª Assessoria

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Blog do SEI – Serviço Espírita de Informações atinge

50 mil acessos. Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com/2015/10/blog-do-sei-50-mil-acessos.html

 

 

 

Externamos aos queridos amigos do SEI os nossos parabéns pelo maravilhoso

trabalho de divulgação do Espiritismo ao longo de 50 anos. Ismael Gobbo.

 

 

 

Programações do 41º. Mês de Kardec. Outubro/2015

Franca, SP

 


Eliseu Florentino da Mota Júnior é graduado e mestre em Direito, promotor de Justiça aposentado, advogado e professor universitário. No meio espírita é articulista, escritor e orador. Tendo viajado pelo Brasil proferindo palestras e seminários; como escritor, publicou incontáveis artigos e os livros “Pena de morte e crimes hediondos à luz do Espiritismo”, “Aborto à luz do Espiritismo” e “Que é Deus?”, estes publicados pela Casa Editora O Clarim, de Matão, SP, e “Direito autoral na obra psicografada”, publicado pela Editora A Nova Era, de Franca, SP.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

***********************************

 

 


Emanuel Cristiano é orador, médium e professor universitário, Bacharel em Filosofia e Mestre em Ética pela PUC-Campinas. Realiza palestras no Brasil e no exterior. Fundador e dirigente do Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar” em Campinas/SP, mas mantém vínculos de afeto e trabalho com o Centro Espírita “Allan Kardec” na mesma cidade. É fundador e editor da revista Fidelidade Espírita. Como médium, assinou obras de grande sucesso editorial, como o best-seller “Aconteceu na casa espírita”.

 --

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informações recebidas em emails da USE/Franca)

 

 

Informativo Semanal do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

AVISOS

 ·       Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h

·       Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

 

Palestra de hoje 06/10                                  20h – Reunião Pública

Orador: Sérgio dos Santos                                 FEESP

Tema: Livre

PRÓXIMAS PALESTRAS

07/10/2015 – Próxima Quarta                     20h – Reunião Pública

Orador: Fábio Fadel                                         

Tema: O Céu e o Inferno

 

10/10/2015 – Próximo Sábado                    15h – Reunião Pública

Orador: Antônio Carlos Valim                             Núcleo Frat. de Assistência

Tema: Ingratidão dos Filhos e Laços de Família

 

13/10/2015 – Próxima Terça                        20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                       Seara do Mestre

Tema: Indulgência

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Encontro na Associação Espírita Fonte de Luz

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra na Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Festa da Primavera 2015 - Lela

Diadema, SP

 

Festa da Primavera 2015.png

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Blog de Wilson Garcia

Recife, PE

 

Veja novos posts:

Acesse aqui:

http://www.expedienteonline.com.br/

 

 

 

 

Leia o boletim SEI- outubro/2015

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=481

 

 

 

(Com colaboração de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

Leia o jornal O Farol. Acesse a versão on line nos links

Getulina, SP

 

 

Bom dia!

 

Estamos enviando mais uma vez o nosso Facho de Luz.

Os amigos irão perceber que esse mês ele está um pouco diferente, mas o mês que vem volta ao normal!

 

Pediria que atentassem com carinho aos pedidos que foram feitos nas matérias, principalmente para a Santa Casa de Getulina.

Não mencionei no jornal, mas em 4 meses os funcionários só receberam 1 pagamento, 50% do período encontra-se sem médicos. Portanto toda ajuda será bem vinda.

 

Quem puder repassar e divulgar esse email ficaremos gratos.

 

O endereço para adquirir o jornal de outubro: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita88.pdf

 

contudo ele vai anexo também.

 

Àqueles que desejam escolher o jornal de meses passados, aqui vai o endereço com todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/

 

Se possível façam uma visitinha no blog: https://dabunjr.wordpress.com/

 

E se quiserem conhecer um pouco mais desse que vos escreve, vai o endereço do meus textos: https://dabunjr.wordpress.com/tag/inibmort/

 

Agradeço a atenção!

Abraços

 

Junior

 

(Informações recebidas em email de Reinaldo Trombini Junior [[email protected]])

 

 

Divulgação: Apresentações Gratuitas: OPERILDA NA ORQUESTRA AMAZÔNICA. São Paulo, SP

 

 

Não consegue visualizar? Acesse este link.

Divulgação

 

OPERILDA NA ORQUESTRA AMAZÔNICA VOLTA A SÃO PAULO COM APRESENTAÇÕES GRATUITAS EM TEATROS DA PREFEITURA

MUSICAL INFANTIL, GANHADOR DOS PRÊMIOS APCA E FEMSA 2013 E REALIZADO PELO PRÊMIO ZÉ RENATO, APRESENTA-SE GRATUITAMENTE DE 03 DE OUTUBRO A 22 DE NOVEMBRO EM DIVERSAS REGIÕES DA CIDADE.

 

O musical infantil “Operilda na Orquestra Amazônica”, que conta de maneira lúdica a história da música erudita brasileira, o que lhe rendeu os prêmios APCA e FEMSA 2013, retorna aos palcos paulistanos com 16 apresentações gratuitas. As sessões vão circular por quatro teatros da Prefeitura Municipal de São Paulo de diferentes regiões da cidade. A estreia está marcada para o dia 03 de outubro, às 16h no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, que será reinaugurado depois de passar por uma grande reforma. O espetáculo é realizado pelo Prêmio Zé Renato, do programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

untitled.png

 

Premiado em 2013 pelo APCA como Melhor Musical Infantil e pelo FEMSA, pela divulgação de compositores brasileiros eruditos e populares, a divertida montagem conquista a atenção dos espectadores desde o primeiro ato. Com canções ao vivo, os artistas da orquestra interagem com a plateia e com a personagem principal durante as cenas para mostrar às crianças e adultos que a música erudita não é uma arte de difícil acesso. A direção geral é de Regina Galdino, com direção musical do maestro Miguel Briamonte.

O musical conta a história de Operilda, interpretada pela atriz e autora Andréa Bassitt. Ela é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil e tem uma missão: contar a história da música erudita brasileira para as crianças, em apenas uma hora. Se conseguir, vai ganhar uma orquestra completa só para ela. Para isso, sua tia Opereta lhe dá uma camerata de seis músicos eruditos e Livrildo, um livro mágico que vai ajudá-la. Ao longo do espetáculo, Operilda passeará por diferentes ritmos musicais, estilos e compositores para conseguir cumprir a sua tarefa.

Em cena, Andréa Bassitt se apresenta ao lado dos músicos Elaine Giacomelli (piano), Clara Bastos (contrabaixo), Cássia Maria (percussão), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Joyce Peixoto (trombone). O repertório traz composições de nomes históricos da música erudita brasileira, como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, da música popular, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia e Tom Jobim, além de canções de origens folclórica, africana e indígena brasileiras. Já o cenário, assinado por Marco Lima, traz referências à Floresta Amazônica com resoluções lúdicas e encantadoras.

PERFIS

Regina Galdino (diretora) – Formada pela EAD, foi uma das criadoras da série “Aprendiz de Maestro”. Dirigiu “Os Saltimbancos”, com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a ópera “Idomeneo”, no Teatro Municipal de São Paulo, e os espetáculos “Intimidade Indecente”, “As Pontes de Madison”, “A Reserva”, “As Turca” e o premiado “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Andréa Bassitt (atriz e autora) – Formada pela EAD, escreveu e interpretou os espetáculos teatrais “As Turca”, “Filhos do Brasil” (Prêmio Shell de Melhor Música) e “As Favoritas do Rádio” (Prêmio Jornada Sesc de Teatro). Fez parte da série de concertos infantis “Aprendiz de Maestro” como atriz e autora. Criou os textos de “Mar de Gente”, de Ivaldo Bertazzo, e da ópera “Idomeneo”, dirigida por Regina Galdino.

Maestro Miguel Briamonte (diretor musical) – Faz orquestrações para a Filarmônica de Jena (Alemanha), Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Jovem de Santo André, entre outras. Foi diretor artístico dos concertos de Diana King e Milton Nascimento, com a Orquestra HSBC. Fez a direção musical de espetáculos como “Cats”, “A Bela e a Fera”, “Chicago”, “O Fantasma da Ópera”, “Sweet Charity”, “Mademoiselle Chanel”, “Hair”, “Priscilla” e “Rainha do Deserto”.

Marcos Lima (cenário) – Responsável pelos cenários e adereços do musical, que remetem à floresta brasileira. É um dos profissionais mais qualificados no mercado cultural. Seus trabalhos mais recentes são: Eu era tudo pra ela e ela me deixou, direção de Mira Haar (cenografia), Pedro e o Lobo, direção de Muriel Matalon e Jucazécaju, direção de Carla Candiotto.

FICHA TÉCNICA

Texto e pesquisa: Andréa Bassitt

Elenco: Andréa Bassitt, Elaine Giacomelli (piano), Cássia Maria (percussão), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Joyce Peixoto (trombone).

Direção Geral: Regina Galdino

Direção Musical : Miguel Briamonte

Cenário e Adereços: Marco Lima

Fotos: João Caldas Filho

Iluminação: Newton Saiki

Programação Visual: Sato - Casa da Lapa

Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda

SERVIÇO

TEATRO PAULO EIRÓ: Rua Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

De 03 a 11 de outubro, sábados e domingos, às 16h.

Tel.: 5546-0449. Lotação da sala: 460 lugares.

TEATRO ALFREDO MESQUITA: Av. Santos Dumont, 1770, Santana

De 17 a 25 de outubro, sábados e domingos, às 16h.

Tel.: 2221-3657. Estacionamento gratuito. Lotação da sala: 198 lugares.

TEATRO ZANONE FERRITE: Av. Renata, 163, Vila Formosa

De 31 de outubro a 15 de novembro, sábados e domingos, às 16h.

Tel.: 2216-1520. Lotação da sala: 204 lugares.

TEATRO CACILDA BECKER: Rua Tito, 295, Lapa

Dias 21 e 22 de novembro, sábado e domingo, às 16h.

Tel: 3864-4513. Lotação da sala: 198 lugares.

Entrada franca.

Bilheteria: retirar ingressos 1 hora antes. Duração: 60 minutos. Classificação: a partir de 4 anos. Todos os teatros têm acessibilidade para pessoas com deficiência e possuem ar condicionado.

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]]; em nome de; ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

Peça Teatral Vovô Caramelo –

Centro Espírita Aprendizes da Boa Nova.  Salvador, BA.

 

 

 

CENTRO ESPÍRITA APRENDIZES DA BOA NOVA

CEABOM

ENDEREÇO: SETOR C, CAMINHO 29, CASA 07, MUSSURUNGA 01

Salvador-BA

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Resignação e amor sem pesares

 

Adelvair David

Jales, SP

 

Existem situações na vida que pedem muito mais do que habilidades para se sair bem delas.

É preciso analisar as coisas com profundidade, deixar a superfície das conveniências e aprofundar a sonda moral para examinar como se está reagindo.

Vamos falar aqui apenas no aspecto moral, e não nas questões materiais da existência; das que envolvem as relações de homem para homem neste mundo.

Tudo que tende a rebaixa-lo “atiça-lhe” o orgulho, este tirano do espírito, que não aceita nada que o diminua, muito menos nas questões da calúnia, da difamação, da desconsideração, da mentira e do deboche.

É preciso o exercício da resignação para combatê-lo. Não se pode confundi-la com a apatia, muito menos com o ato de cruzar os braços para deixar as coisas acontecerem, mas sim de colocar a razão a serviço do coração e o coração a serviço da razão, fazendo-se o melhor para prosseguir com a própria vida sem se importar com os esbarrões perniciosos do malfeitor.

É bom lembrar que alguém pode eleger-se como inimigo de outrem, sem que este o aceite como seu inimigo no coração e, assim procedendo, ficará imune à sua maldade, protegendo o ouvido e o coração das palavras ardidas que só queimam quem lhes dá guarida.

Há os que publicam coisas jocosas desejando ferir, outros ainda que espalham boatos, buscam alguém que julgam importante para a sua causa sem causa, desconhecendo que, façam o que fizerem só conseguirão fazer mal a si mesmos, porque ao conduzir a leviandade acabam por decepcionar-se consigo mesmos, infelicitando-se.

Disse Jesus de Nazaré: “Mas se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E, na saída, sacudam o pó das suas sandálias[...]”.

Ofereceu Ele, então, o ensinamento de que ninguém deve carregar a negatividade de ninguém; ao contrário ofereça ao seu portador paciência, compreensão e perdão.

RESIGNA-TE. É DOCE A SOLIDÃO DE QUEM RECUA PARA CONTINUAR AMANDO SEM PESARES.

 

O saudoso Papa João Paulo II em seu giro público pela  Praça de São Pedro no Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

Morrer é natural

 

 

Certos assuntos, em nossas vidas, ainda são encarados com o ranço dos posicionamentos preconceituosos.

Ideias alimentadas na ignorância da Idade Média, em especial, passam pelas gerações, atemorizando as almas.

Existem pessoas que não podem ouvir falar em morte. Perturbam-se, perdem o sono. E nem conversam a respeito.

No entanto, vemos que as novas gerações não apresentam temor, ao contrário, trazem uma tranquilidade interior.

E foi o que demonstrou aquela menina, surpreendendo a todos.

Ela tinha um cachorro pequeno, Pitoco, que era toda a sua alegria. Quando ia para a escola, fazia questão de despedir-se do amiguinho, dizendo que logo voltaria.

Pois Pitoco adoeceu e os remédios, receitados pelo veterinário, aliados a cuidados adicionais recomendados, não faziam efeito algum.

Naquele dia, enquanto Lia estava na escola, o cachorro piorou e, depois de uma curta agonia, morreu.

Os pais ficaram muito apreensivos. Como contariam para a filha que Pitoco morrera? Como ela se sentiria, sobretudo por não ter estado presente à sua morte?

Indagavam-se qual seria a reação dela. E, por isso, ensaiaram a melhor maneira de contar o acontecido.

Quando Lia chegou em casa, percebeu o clima tenso, pesado. Inteligente, logo imaginou que o seu amiguinho tivesse piorado e correu para o seu cantinho.

A mãe lhe cortou o caminho, o pai a olhou preocupado. E, embora os tantos ensaios para a escolha das melhores palavras, nenhum deles conseguiu dizer nada.

Ela deduziu e perguntou: Vocês estão com este jeito estranho por que o Pitoco morreu? Meu cachorrinho se foi?

Ante o assentimento mudo dos pais, ela foi se encaminhando ao local onde estava o cadáver do seu amiguinho.

Tadinho do Pitoco. Mas, como ele estava muito doente, melhor assim. Afinal, todos morremos, não é mesmo?

Tudo morre: as plantas, as flores, as árvores. Também os bichos, as pessoas. É a vida.

Os pais se olharam, surpresos. E descobriram, naquele momento, com as expressões da filha, que ela tinha uma visão muito mais clara a respeito da vida e da morte do que eles próprios.

*   *   *

Muita gente acostumou-se a ver a morte como ponto final de tudo.

Há fantasias e crendices que penetram a mente das pessoas de tal modo que passam a lhes minar a segurança íntima, determinando pavores cruéis que maltratam as criaturas.

Bom seria se na educação da criança e do jovem, nas conversas entre adultos, e em todos os meios de comunicação, não se desprezasse a importância desse tema.

Se existe uma certeza em nossa vida, é a de que morreremos um dia.

Portanto, estarmos preparados para enfrentar essa realidade seria um grande avanço na nossa maneira de viver.

Saber que quem morre é apenas o corpo físico, que somos imortais e conservamos nossas capacidades cognitivas e emocionais, nos deixaria mais serenos.

Também saber que reencontraremos nossos amores; que poderemos refazer nossos enganos; que teremos novos recomeços.

Ter certeza de que a morte, que nos tolhe a vida física, significa simplesmente que vencemos mais uma etapa na linha do progresso.

Pensemos nisso! 

Redação do Momento Espírita, com base no capítulo 20, pt. V,
do livro 
Todos precisam de paz na alma, pelo Espírito Benedita Maria,
 psicografia de Raul Teixeira, ed. Fráter.
Em 6.10.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Cachorrinho correndo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]