Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 02 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/02-10-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/30-09-2017.htm

29-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/29-09-2017.htm

28-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/28-09-2017.htm

27-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/27-09-2017.htm

26-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/26-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

O nascer da Terra (em inglês Earthrise). Foto da Apollo 8.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Nascer_da_Terra#/media/File:NASA-Apollo8-Dec24-Earthrise.jpg

 

Imagem da Terra e da Lua.

Neil Armstrong trabalhando no Módulo Lunar.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:As11-40-5886,_uncropped.jpg

 

Neil Armstrong trabalha no LM em uma das poucas fotos tiradas dele na lua. Foto da NASA as11-40-5886.

O Sol nascendo.  Região de Pongaí, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 Bênçãos e maldições

Richard Simonetti

[email protected]

 

O ato de abençoar implica em desejar o bem de alguém.

Assim como a oração, o alcance da bênção depende de nosso envolvimento com ela, dos sentimentos que mobilizamos.

O pai que, displicentemente, abençoa o filho que vai dormir, sem desviar a atenção do programa de televisão, não vai além das palavras.

Já a mãe diligente, que leva a criança ao leito, conversa com ela, conta-lhe uma história e a beija carinhosamente, põe a própria alma ao abençoá-la, envolvendo-a em poderosas vibrações de amor, com salutar repercussão em seu sono.

Ao contrário da bênção, amaldiçoar é desejar o mal de alguém.

Que vajas bien, que te pise el tren.

O fato de desejarmos que uma pessoa seja atropelada por um trem, como sugere este chistoso ditado espanhol, não implicará, evidentemente, nesse funesto acontecimento. Não possuímos poderes para tanto, nem Deus o permitiria. Mas podemos perturbar nosso desafeto.

A maldição é um pensamento contundente, revestido de carga magnética deletéria, passível de provocar reações adversas no destinatário – nervosismo, tensão, irritabilidade, mal-estar…

Se, porém, o amaldiçoado é uma pessoa bem ajustada, moral ilibada, ideias positivas, sentimentos nobres, nada lhe acontecerá. Simplesmente não haverá receptividade para nossa vibração maldosa.

O mesmo ocorre em relação ao ato de abençoar. Os pais desejam muitas bênçãos para seus filhos. Que sigam caminhos retos; que sejam aprendizes aplicados; que se realizem profissionalmente; que cultivem moral elevado; que sejam felizes...

Ainda que se situem por poderosos estímulos, suas bênçãos pouco representarão se os filhos preferirem caminhos diferentes.

Nem por isso devem deixar de abençoá-los. Suas bênçãos inibirão os impulsos mais desajustados dos filhos, trabalharão suas consciências adormecidas e acabarão por despertar neles  impulsos de renovação, quando a vida lhes impuser suas amargas lições.

Bênçãos e maldições são como bumerangues, aqueles brinquedos australianos, em forma de arco, que retornam às nossas mãos quando os atiramos.

Se amaldiçoarmos alguém, odientos, o mal que lhe desejamos voltará, invariavelmente, para nós, precipitando-nos em perturbações e desequilíbrios. Somos vitimados por nosso próprio veneno.

Em contrapartida, aquele que abençoa alimenta-se de bênçãos, neutralizando até mesmo vibrações negativas de eventuais desafetos da Terra ou do além.

Jesus conhecia como ninguém esses princípios. Por isso, antecipando que os discípulos enfrentariam muitas hostilidades na difusão do Evangelho, recomendava-lhes:

“Quando entrardes numa casa, dizei:

A paz esteja neste lar.

Se, com efeito, a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz; se, porém, não o for, torne para vós outros a vossa paz."

Temos aqui preciosa orientação. Observando-a, ainda que, onde formos, as pessoas estejam pouco dispostas a entronizar a paz, ela não se ausentará de nosso coração.

Nem sempre os beneficiários de nossas iniciativas, quando cultuamos a vocação de servir, mostram-se reconhecidos.

Que isso jamais nos iniba. O ato de servir tem suas próprias compensações. Exercitando-o, a distribuir bênçãos de auxílio, habilitamo-nos às bênçãos de Deus.

 

 A partida de Jacó. Óleo sobre tela de  Rodolfo Amoedo. Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, RJ.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rodolfo_Amoedo_-_A_Partida_de_Jac%C3%B3_,_1884.JPG

 

Projeto: Encontro com Kardec

São Luis, MA

 

 

 

Dia 3 de outubro;

Centro Seara Espírita Deus, Cristo e Caridade - São Luís (Maranhão);

Expositor: Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB);

Tema: 160 anos de "O Livro dos Espíritos".

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 I Conferência Espírita Catarinense

São José, SC

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; CEECAL CEECAL [[email protected]])

 

Informações e programação do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP  

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no G.E. Seareiros da Boa Nova

Sorocaba, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE 0

 

 ROGÉRIO COSTA.

 DA CIDADE DE

ARAÇATUBA 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 04-10-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

Atualizações do site

Autores Espíritas Clássicos

 

Olá

 

Caros amigos....

 

Saudações Kardequianas....

 

Estamos atualizando... No setor dos grandes pesquisadores espíritas... Gustave Geley... A pequena monografia chamada Reencarnação....

 

A monografia aqui incluído sob o título de “A reencarnação” é uma longa carta que ele dirigiu ao Dr. Innocenzo Calderone, diretor-fundador da revista Filosofia della Scienza, de Palermo, Itália, quando este fez um vasto inquérito mundial sobre o assunto.

 

Que foi traduzida por FRANCISCO KLORS WERNECK...

 

Gustave Geley... Um dos maiores pesquisadores espíritas... Um gigante... Que estudou faculdades de diversos médiuns... Franek, Kluski, Guzik, Ossowiecki, Eva C.

 

Fundador do Instituto Metapsíquico de Paris... Que dirigia as pesquisas... Na busca pelo imortalidade humana...

 

Gustavo Geley desencarnou nas proximidades de Varsóvia, Polônia, no dia 14 de julho de 1924, num acidente de avião, quando regressava a Paris, após haver assistido, em Varsóvia, a várias sessões com o médium Franek Kluski. Retirado dos destroços, ainda segurava a valise que continha fragmentos de moldes em parafina obtidos nas sessões de materializações do médium Franek-Kluski------- (segue em anexo as fotos)

 

O Dr. Gustave Geley... Desafiou toda a Comunidade cientifica de sua época... E publicou trabalhos sobre o Espiritismo... Levou o Espiritismo as alturas... Juntamente com diversos sábios...

 

Segue em anexo... A obra... + Moldes em parafina obtidos nas sessões de materializações através do médium Franek-Kluski

 

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/GUSTAVE%20GELEY/Obra%203/Gustave%20Geley%20-%20A%20Reencarna%C3%A7%C3%A3o.htm

 

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O site... Esta apresentando... Um dos maiores pesquisadores do Espiritismo na atualidade... Tem diversos livros publicados... PAULO NETO.... 

 

 PAULO NETO... Entrou recentemente... Em combate contra espíritas fantasiosos... Que querem acreditar que CHICO XAVIER E REENCARNAÇÃO DE ALLAN KARDEC.... NA OBRA KARDEC/CHICO 2 MISSIONÁRIOS... Um trabalho laborioso...

 

VEJA NO VÍDEO....O COMENTÁRIO DA OBRA PUBLICADA....SENSACIONAL...

 

Palestra de Paulo Neto - Kardec e Chico  dois missionários ...

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=bg1EzmmK9dU&t=8s&index=6&list=PLbBAXq8ij9Ezw2jJlJsbsNV53OrEQCjoj

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E para finalizar... No Programa Espiritismo em Foco....O TEMA... IMENSA É A LUTA...

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=KjCzPpz5HII&index=122&list=PLbBAXq8ij9EyQ4cHCMjhYOcNp5pzhHIcI

 

A luta segue

 

Fiquem com Deus

 

Wanderlei

 

 

Programação de Palestras Públicas pela CEA

Buenos Aires, Argentina

 

viernes a las 19hs.

Visualizar en el navegador

 

Conferencias públicas de Octubre en la CEA

Los viernes a las 19 hs. 

Viernes 06/10:
"Ley de Conservación"- Daniel Pingitore

Viernes 13/10:  
"Ley de Destrucción" - Jorge Close

Viernes 20/10:
"Ley de Sociedad" - Claudio Rivero

Viernes 27/10:

Cine Debate: "El mar de árboles" 

Entrada libre y gratuita.

Te esperamos a las 19 hs. en nuestra sede:

Sánchez de Bustamante 463 - Buenos Aires

 


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail y con gusto te auxiliaremos. 
 

 

 

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 Jornada vai comemorar os 160 anos de “O Livro dos Espíritos”

Aracaju, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

São José do Rio Preto, SP

28-09-2017.

          Divaldo Franco - Conferência em São José do Rio Preto/SP - 28/09/2017

 

PSIQUIATRIA E OBSESSÃO

O Hospital Bezerra de Menezes, da cidade de São José do Rio Preto – SP franqueou seu ginásio poliesportivo para acomodar as mais de 2.500 pessoas que ali se congregaram para ouvir o tribuno Divaldo Franco iluminar as almas com o calor de seu verbo amoroso.

Divaldo inicia a conferência recuando à primavera de 1792 quando os desequilíbrios da Revolução Francesa guilhotinavam indiscriminadamente os “inimigos do povo e da Revolução”.

Enquanto na Place de La Concorde o despautério seguia descontrolado, mais além há o edifício La Salpêtriere, inicialmente construído para ser uma fábrica de pólvora, servia agora de prisão para prostitutas e manter afastados da sociedade os doentes mentais, os criminosos insanos e epilépticos.

Naquela manhã adentrava-se a La Salpêtriere  o médico  Philippe Pinel (1745-1826) notabilizado por ser o precursor do revolucionário pensamento de que os portadores de distúrbios ou transtornos  mentais eram doentes e, nessa condição, deveriam receber o mesmo  tratamento respeitoso dispensado aos doentes “normais” em geral, abandonando a violência e agressividade como usualmente  se empregava.

Anos mais tarde surge na mesma Paris Jean-Martin Charcot (1825 - 1893), médico, cientista, psiquiatra, neurologista e fundador da moderna neurologia, tendo concluído em suas investigações, ser a hipnose um procedimento apropriado no tratamento de perturbações psíquicas, em especial a histeria.

As pesquisas se sucedem e surge, então, o médico psiquiatra austríaco Julius Wagner von Jauregg (1857-1940) pioneiro na utilização do procedimento da febre induzida no  tratamento das doenças mentais.

O Dr. von Jauregg  constatou que pacientes portadores de doenças mentais apresentavam grande melhoravas após sobreviverem à febre tifoide, erisipela e tuberculose doenças geradoras de episódios de febre elevada. Com base em suas observações ele passou a induzir febre, em seus pacientes, inoculando-lhes parasitas da malária, que se comprovaram de grande eficácia. Transcorria o ano de 1917

Em 1927 surgiu por intermédio do médico austríaco Manfred Joshua Sakel (1900-1957) um tratamento que se prolongaria por várias décadas: a do choque de insulina que, aplicada em elevadas doses, produzia a anóxia (interrupção da oxigenação) cerebral e a melhora do paciente, na hipótese dele não morrer no tratamento.

Em 1934 aparece outro tratamento revolucionário trazido à comunidade científica pelo psiquiatra e neuropatologista húngaro Ladislas Joseph von Meduna (1896-1964) o choque convulsivo do Metrazol. O Dr. von Meduna constatara que o cérebro dos portadores de Esquizofrenia eram diferentes dos daqueles portadores de Epilepsia. Dessa forma, se pudessem ser provocadas convulsões, essas deveriam por um ponto final nos sintomas principais da esquizofrenia. O Metrazol foi a droga encontrada para provocar as convulsões.

Em 1937 o neurologista italiano Ugo Cerletti (1877-1963) substituiu o Metrazol por choques elétricos controlados objetivando produzir o mesmo mecanismo das convulsões para atenuar os sintomas da esquizofrenia.

Com o avanço da química medicamentosa surgem na década de 60 do Séc. XX as primeiras drogas (barbitúricos) no tratamento de um amplo leque de transtornos mentais.

Após essa verdadeira história da evolução dos tratamentos psiquiátricos, Divaldo passa a abordar as doenças mentais vinculadas à Mediunidade.

Os ataques gratuitos e desprovidos de análises mais acuradas e detalhada partiram, inicialmente, do filósofo alemão Karl Robert Eduard von Hartmann (1842-1906) com a publicação  do livro O Espiritismo obra de grande repercussão por ser o primeiro ataque dos intelectuais materialista à Doutrina Espírita  “demonstrando” que TODOS os fenômenos, nos quais o Espiritismo via manifestações de seres desencarnados, eram, na verdade, produzidos pelas faculdades normais da mente humana. (décadas mais tarde essas ideias ressurgiria com os nomes de Metapsíquica e Parapsicologia).

Para refutar as afirmativas de von Hartmann o filósofo, diplomata e pesquisador russo Alexandre Aksakof (1832-1903) publicou um dos mais importante livro da lista das obras complementares à codificação kardequiana: Animismo e Espiritismo.

Nessa obra magistral Aksakof prova que há sim fenômenos que se dão pela atuação EXCLUSIVA de um encarnado e, portanto, sem a participação de Espíritos desencarnados. A essa categoria de fenômenos ele deu o nome de Animismo (Allan Kardec aborda esse tipo de ocorrência com o nome de Emancipação da Alma – O Livro dos Espíritos, capítulo VIII).

Mas se há as ocorrências do Animismo há também aqueles outros fenômenos com a manifesta participação de Espíritos desencarnados. Para esse tipo de fenômeno ele deu o nome de Espiritismo, mais tarde substituído pela denominação Mediunismo.

Mas os ataques do materialismo persistiam e surgiu então Pierre-Marie-Félix Janet (1859-1947) psicólogo, psiquiatra e neurologista francês com importantes contribuições para o estudo moderno das desordens mentais e emocionais envolvendo ansiedade, fobias e outros comportamentos anormais foi o mais destacado entre todos que assestaram seus ataques contra a Doutrina Espírita, buscando atingir a mediunidade e, por conseguinte, invalidar todo o arcabouço dos coerentes e lógicos postulados da doutrina libertadora.

Em 1.889, Pierre Janet, publicou o livro L'automatisme psychologique: Essai de psychologie expérimentale sur les formes inférieures de l'activité humaine. (O Automatismo Psicológico - Ensaio de Psicologia Experimental sobre as Formas Inferiores da Atividade Humana)

O livro, em sua segunda parte, consagra inteiramente o Capítulo 3 para apresentar os resultados dos estudos dos diversos fenômenos espíritas (mediúnicos) chegando mesmo a elaborar capítulos sobre o Espiritismo (Resumo Histórico do Espiritismo e Hipóteses Relativas ao Espiritismo)

São, porém, nos capítulos finais que Pierre Janet busca ferir de morte a mediunidade afirmando que o fenômeno mediúnico é uma desagregação psicológica e que se explica como sendo uma dualidade cerebral (aquilo que sou versus aquilo que sonho ser).

A conclusão do eminente cientista é um golpe terrível para os médiuns e para a mediunidade: ” Os fenômenos ditos mediúnicos eram, na verdade, manifestações patológicas, doentias e se equiparavam aos distúrbios psiquiátricos como a esquizofrenia, a histeria e a epilepsia”.

Com a chancela da ciência, os médiuns passaram a ser tidos como possuidores de alienação mental.

Um rótulo amargo e terrível estava sendo colocado nos médiuns: A mediunidade é sinônimo de loucura.

O mais agravante é que Pierre Janet jamais houvera pesquisado e efetuado experiências com médiuns ou mesmo assistido a uma seção mediúnica. Seus estudos e conclusões basearam-se em trabalhos divulgados por outros pesquisadores.

Após essa digressão esclarecedora Divaldo passa a abordar as doenças mentais por um prisma que encontra – infelizmente – muita relutância por parte da Psiquiatria: A obsessão.

Divaldo inicia a abordagem citado Kardec: Entre os que são tidos por loucos, muitos há que são apenas subjugados e precisariam de um tratamento moral (Livro dos Médiuns, Cap XXIII, item 254, questão 6)

A obsessão não é loucura. Todavia pode provocá-la se sua manifestação for muito prolongada. A Psiquiatria, porém, despreza essa possibilidade como causa na medida que é refratária à ideia da existência do Espírito.

Ambas as causas geradoras – a de ordem física quanto a obsessiva – manifestam-se pela deficiência na transmissão ou expressão do pensamento.

Os transtornos mentais - excetuando-se os casos produzidos por acidentes e traumatismos cerebrais ou ainda por moléstias infecciosas (meningite, por exemplo) - têm no Espírito a causa raiz da psicopatologia. O corpo físico é somente o veículo de manifestação.

Divaldo, do alto de seu imenso conhecimento e amor nos esclarece a seguir que as psicopatologias – cuja gênese reside no Espírito – possuem procedências distintas:

A. ENDÓGENA – O Espírito ao iniciar o processo da reencarnação, imprime, nos códigos genéticos, as deficiências decorrentes da irresponsabilidade, que se apresentarão no futuro, em momento próprio, como descompensação nervosa, carência ou excesso de neurotransmissores responsáveis pelos correspondentes transtornos psicológicos ou de outra natureza. É a lei de causa e efeito em ação. 1

B. EXÓGENA – Espíritos desencarnados adversários, direcionam à mente do hospedeiro físico induções hipnóticas carregadas de pessimismo e de desconfiança, de inquietação e de mal-estar, que estabelecerão as matrizes das obsessões, classificadas por Kardec como sendo: Simples, Fascinação ou Subjugação (equivocadamente chamada de Possessão).

Em todos esses casos, vamos encontrar espíritos (encarnados) moralmente enfermos endividados perante as Leis Dininas, em processos graves de provações dolorosas ou expiações reeducativas. A cada um segundo suas obras, já nos ensinava Jesus.

Independentemente da categoria, a obsessão é enfermidade de longo curso, a exigir tratamento especializado e cujos resultados, não se fazem sentir no curto prazo.

Os tratamentos especializados (psiquiátricos e psicológicos) – indispensáveis – podem produzir melhoras no quadro. Todavia os hospedeiros desencarnados não foram afastados, persistindo nas tentativas de perseguição e vingança.

Somente quando ocorrer uma alteração do comportamento mental e moral do enfermo, direcionado para o amor, para o bem, conseguindo sensibilizar aqueles que estejam na condição de perseguidores, é que dar-se-á a recuperação recebendo no processo terapêutico o auxilio – imprescindível - dos medicamentos na reorganização da máquina cerebral.

O Espiritismo – o Consolador prometido por Jesus – mostra as causas e os objetivos dos sofrimentos – físicos e morais – os quais, então, passam a ser vistos como “crises” salutares e que garantirão a felicidade nas existências futuras – se vividos com resignação e sem revolta;

Uma vez esclarecida, a criatura tem a oportunidade de compreender que seu dofrimento é justo e não um castigo de Deus ou obra do acaso.

Neste ponto, a emoção suscitada pelas palavras carregadas de vibrações dulçorosas de Divaldo vai abrindo passagem até chegar ao âmago de nossos corações.

Esperança nos corações desalentados afloram. O mundo se nos afigura mais belo enquanto que uma voz silenciosa repete amorosamente:

“Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados e aflitos e eu vos aliviarei”

 

1 Para aqueles que desejam aprofundar conhecimentos, tomamos a liberdade de sugerir a leitura do capítulo 2 (Sexo e Reencarnação) de o livro Sexo e Consciência, Divaldo Franco, organizado por Luiz Fernando Lopes, editado pela LEAL.

 

           Texto: Djair de Souza Ribeiro;  Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 Programação da AMEEES

Vitória, ES

 

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PROGRAMAÇÃO  OUTUBRO/2017:

 

04/10/17: Palestra: A Parábola das Dez Virgens(Roberta Fafá Sily)

 

11/10/17:Reunião de Estudo: Autoconhecimento (Depto de Saúde Mental)

 

18/10/17:Palestra: Depressão (Pedro Herbert Onofre)

 

25/10/17: Reunião das Especializadas:Apontamentos Jurídicos, Sociais e Legais da Violência contra a Mulher (Dra Arminda R. S. Rodrigues)

 

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP 

 

 

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USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Curso Introdutório de Filosofia Espírita no IEEF

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Vídeo de palestra no G.F.E. José Xavier

Três Lagoas, MS

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=ClEGj4_5L-E&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

O Livro dos Espíritos “foi a obra de minha vida”

 El Libro de los Espíritus “fue la obra de mi vida”

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

 

Edição 253 - 29 de setembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Maratona Mayse Braga começa neste sábado

Apresentação teatral de obra de Chico Xavier é atração neste final de semana



Cantora Elisabete Lacerda apresentou canções espíritas na Comunhão

 

I Semana Nacional de Arte Espírita vai até o dia 8 de outubro

Seminário sobre dependência química recebeu pacientes de dois centros de recuperação

O jovem e a depressão foi tema do Fala Mocidade

 

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 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 474

TRÊS LAGOAS/MS – 1º A 9/OUTUBRO/2017

INFO PAN 474 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / CAMPO BELO / CENTRO / CHACÁRA MAFALDA / ITAIM BIBI / JABAQUARA / JAGUARÉ / JARDIM AEROPORTO / JARDIM CELESTE / JARDIM DA GLÓRIA / JARDIM HELENA / JARDIM IMPERADOR / JARDIM PREVIDÊNCIA / JARDIM SÃO JORGE / MOOCA / MORUMBI / PARQUE DO IBIRAPUERA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE SÃO LUIZ / SANTANA / TUCURUVI / VILA CARRÃO / VILA FORMOSA / VILA GUSTAVO / VILA MARIA ALTA / VILA MARIANA / VILA MATILDE / VILA PAULISTANA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARARAS / ASSIS / BAURU / BEBEDOURO / BERTIOGA / CAÇAPAVA / CAMPINAS / CRISTAIS PAULISTA / DIADEMA / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GETULINA / GUARANTÃ / GUARAREMA / GUARULHOS / INDAIATUBA / ITANHAEM / ITAPETININGA / ITATIBA / JACAREÍ / JUNDIAÍ / LINS / LORENA / MARÍLIA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PAULÍNIA / PERUÍBE / PINDAMONHANGABA / POÁ / PRAIA GRANDE / REGISTRO / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOÁO DA BOA VISTA / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE / SOROCABA / TABOÃO DA SERRA / TAUBATÉ / VALINHOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BENTO RIBEIRO / CACHAMBI / CENTRO / COLÉGIO / GRAJAU /  ILHA DE PAQUETÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / ARMAÇÃO DOS BUZIOS / ARRAIAL DO CABO /  BACAXA / CABO FRIO / DUQUE DE CAXIAS / MESQUITA / NITERÓI / NOVA IGUAÇU / RIO BONITO / RIO DAS OSTRAS / SAGUAREMA / SÃO PEDRO DA ALDEIA / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > CARIACICA / ESPIRITO SANTO / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > ASTOLFO DUTRA / BELO HORIZONTE / CARMO DO RIO CLARO / CONSELHEIRO LAFAIETE / JUIZ DE FORA / OURO BRANCO / SACRAMENTO / SANTA LUZIA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CASCAVEL / CURITIBA / FOZ DE IGUAÇU / LONDRINA / PARANAVAÍ / PONTA GROSSA

RIO GRANDE DO SUL > CACHOEIRINHA/ CAMAQUÃ / DOM FELICIANO / GRAVATAÍ / ITAQUI / NOVO HAMBURGO / PORTO ALEGRE / TORRES / TRÊS PASSOS

SANTA CATARINA > BIGUAÇU / BLUMENAU / BRUSQUE / CAMPO ALEGRE / FLORIANÓPOLIS / PALHOÇA / SÃO JOSÉ / TIMBÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / CANDANGOLÂNDIA / NÚCLEO BANDEIRANTES / TAGUATINGA SUL

GOIÁS > APARECIDA DE GOIÂNIA / GOIÂNIA / TRINDADE

MATO GROSSO > RONDONÓPOLIS E REGIÃO

MATO GROSSO DO SUL > APARECIDA DO TABOADO / CAMPO GRANDE / DOURADOS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > BAIXA GRANDE / BARRA DA ESTIVA / LAURO DE FREITAS / PORTO SEGURO / SALVADOR

PERNAMBUCO > CAMARAGIBE / GARANHUNS / JABOATÃO DOS GUARARAPES / OLINDA / PAULISTA / RECIFE / SÃO LOURENÇO DA MATA / TEOFILÂNDIA

SERGIPE > ARACAJU

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CEARÁ > FORTALEZA / MARACANAÚ

MARANHÃO > SÃO LUIZ

PARAÍBA > JOÃO PESSOA

PIAUÍ > FLORIANO / PARNAIBA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / PARNAMIRIM

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=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > MANAUS

PARÁ > ANANINDEUA / BELÉM / CASTANHAL / TAILÂNDIA / TUCURUÍ / VIGIA

RORAIMA > BOA VISTA

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=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

ESPANHA > LUGO / MADRID

ESTADOS UNIDOS > BETHESDA (MARYLAND) / DANBURY (CT) / FLORIDA /  MALDEN /  MARYLAND / MOUNT VERNON (NY) / NEWARK / SÃO FRANCISCO (CA)

PORTUGAL > LISBOA

ROMÊNIA > BUCARESTE

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O Livro dos Espíritos “foi a obra de minha vida”

El Libro de los Espíritus “fue la obra de mi vida”

Especial

Autor: Gebaldo José de Sousa

Ano 11 – Edição 537 – 8 de outubro de 2017

Año 11 – Edición 537 – 8 de octubre de 2017

 

 

O Livro dos Espíritos “foi a obra de minha vida”

El Libro de los Espíritus “fue la obra de mi vida”

“O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. ”  1

“El Espiritismo es la ciencia nueva que viene a revelar a los hombres, por              medio de pruebas irrecusables, la existencia y la naturaleza del mundo espiritual y sus relaciones con el mundo corpóreo. ”  1

 


Allan Kardec 2 estava exausto, acabrunhado, numa manhã de abril de 1860. Parcos recursos e a tarefa imensa, além de incompreensões a se multiplicarem. Nesse estado de espírito, Gabi – esposa carinhosa – traz-lhe um embrulho contendo uma carta e um “(...) exemplar de ‘O Livro dos Espíritos’ ricamente encadernado (...)”.

Allan Kardec 2 estaba exhausto, abatido, en una mañana de abril de 1860. Parcos recursos y la tarea inmensa, además de incomprensiones a multiplicarse. En ese estado de espíritu, Gabi – esposa cariñosa – le trae un paquete conteniendo una carta y un “(...) ejemplar de El Libro de los Espíritus ricamente encuadernado (...)”.

Nela o remetente manifestava-lhe gratidão: aquele livro salvara-lhe a vida. Estimulava o Codificador a “(...) prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade (...)”. E descreveu seu drama pessoal: com a morte da esposa, o desespero levara-o a planejar o suicídio nas águas do rio Sena, em Paris.          Após dias de angústias, decidiu-se por concretizar o gesto insano. Numa ponte, olhando fixamente as águas do rio, “(...) toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés”.

En ella el remitente le manifestaba gratitud: aquel libro le había salvado la vida. Estimulaba al Codificador a (...) proseguir en sus tareas de aclaración de la Humanidad (...)”. Y describió su drama personal: con la muerte de la esposa, la desesperación lo había llevado a planear el suicidio en las aguas del río Sena, en París. Después de días de angustias, se decidió por concretar el gesto insano. En un puente, mirando fijamente las aguas del río, “(...) toqué un objeto algo mojado que se desplazó de la muralla, cayéndome a los pies”.

Era ele encadernador desde a juventude. O livro o fascinara e era aquele ao qual juntara a carta. Continha um registro: “Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. – A. Laurent. ”

Era él encuadernador desde la juventud. El libro lo había fascinado y era aquel al cual había juntado a la carta. Contenía un registro: “Esta obra me salvó la vida. Léala con atención y tenga buen provecho. – A. Laurent. ”

Seguiu este conselho e mudou sua vida. E acrescentou seu próprio depoimento:

Siguió este consejo y cambió su vida. Y añadió su propia información:

“Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. – Joseph Perrier. ”

“Me salvó también. Dios bendiga las almas que cooperan en su publicación. – Joseph Perrier. ”

Encorajado por esses preciosos testemunhos, Kardec prosseguiu seu trabalho.

Envalentonado por esos preciosos testimonios, Kardec prosiguió su trabajo.

*

Allan Kardec, ao conhecer os fatos mediúnicos, por mão de um amigo, investigou-os, fazendo perguntas aos Espíritos e ordenou suas respostas, enfeixando-as didaticamente em “O Livro dos Espíritos” 3.

Allan Kardec, al conocer los hechos mediúmnicos, por mano de un amigo, los investigó, haciendo preguntas a los Espíritus y ordenó sus respuestas, juntandolas didácticamente en “El Libro de los Espíritus” 3.

Na Introdução dessa obra, capítulos III a V, analisa a “(...) série progressiva dos fenômenos que deram origem a esta Doutrina. O primeiro fato observado foi o da movimentação de objetos diversos. ”  Chamaram-nos “(...) de mesas girantes ou dança das mesas (...)”.

En la Introducción de esa obra, capítulos III a V, analiza la (...) serie progresiva de los fenómenos que dieron origen a esta Doctrina. El primer hecho observado fue el del movimiento de objetos diversos. ”  Los llamaron “(...) mesas giratorias o baile de las mesas (...)”.

O fenômeno não se limitou ao movimento de objetos materiais. Nem a movimentos uniformes (circulares, em boa parte). Eram às vezes bruscos e desordenados. Ou objetos eram violentamente sacudidos, derrubados, levados a qualquer direção, levantados, mantidos em suspensão. Mesas se levantavam e, com um dos pés, davam certo número de pancadas, respondendo sim, ou não, conforme o número de pancadas, a perguntas formuladas.

El fenómeno no se limitó al movimiento de objetos materiales. Ni a movimientos uniformes (circulares, en buena parte). Eran a veces bruscos y desordenados. U objetos eran violentamente sacudidos, derrumbados, llevados a cualquier dirección, levantados, mantenidos en suspensión. Las mesas se levantaban y, con uno de los pies, daban cierto número de golpes, respondiendo sí, o no, conforme el número de golpes, a preguntas formuladas.

O meio era limitado, mas respondia a perguntas. Partiu-se para o alfabeto. Ampliou-se o diálogo.

El medio era limitado, pero respondía a preguntas. Se pasó para el alfabeto. Se amplió el diálogo.

“Esse meio de correspondência era demorado e incômodo. O Espírito, e isto é ainda uma circunstância digna de nota, indicou outro. ”

“Ese medio de correspondencia era demorado e incómodo. El Espíritu, y esto es aun una circunstancia digna de nota, indicó otro. “

A adaptação de lápis a uma cesta, ou a outro objeto. Colocada sobre um papel, a cesta se move e “(...) o lápis traça por si mesmo caracteres formando palavras, frases e discursos inteiros de muitas páginas, tratando das mais altas questões de Filosofia, de Moral, de Metafísica, de Psicologia, etc., e com tanta rapidez como se escrevesse com a mão.”

La adaptación del lápiz a una cesta, o a otro objeto. Colocada sobre un papel, la cesta se mueve y (...) el lápiz traza por sí mismo caracteres formando palabras, frases y discursos enteros de muchas páginas, tratando de las más altas cuestiones de Filosofía, de Moral, de Metafísica, de Psicología, etc., y con tanta rapidez como si escribiese con la mano.”

“A cesta ou a prancheta só podem ser postas em movimento sob a influência de certas pessoas, dotadas, para isso , de um poder especial, as quais se designam pelo nome de médiuns (...).

“La cesta o la plancha sólo pueden ser puestas en movimiento bajo la influencia de ciertas personas, dotadas, para eso, de un poder especial, las cuales se designan por el nombre de médiums (...). ”

“Reconheceu-se mais tarde que a cesta e a prancheta não eram, realmente, mais do que um apêndice da mão; e o médium , tomando diretamente do lápis, pôs-se a escrever por um impulso involuntário e quase febril. ”

“Se reconoció más tarde que la cesta y la plancha no eran, realmente, más que un apéndice de la mano; y el médium, tomando directamente el lápiz, se puso a escribir por un impulso involuntario y casi febril. ”

*

De cinquenta cadernos reunidos por amigos e mais perguntas que formulou aos Espíritos, resultou a primeira edição de “O Livro dos Espíritos’, com 501 perguntas, em 18/4/1857.

De cincuenta cuadernos reunidos por amigos y más preguntas que formuló a los Espíritus, resultó la primera edición de El Libro de los Espíritus’, con 501 preguntas, el 18/4/1857.

Em março de 1860, passa a ser vendida a segunda edição, então definitiva, com a forma atual.  Esta edição esgotou-se em quatro meses.

En marzo de 1860, pasa a ser vendida la segunda edición, entonces definitiva, con la forma actual. Esta edición se agotó en cuatro meses.

A obra “Apresenta os fundamentos básicos do Espiritismo, objetivando compilar os esclarecimentos que esta Doutrina proporciona aos que buscam compreender a existência humana de forma mais abrangente. Divide-se em quatro partes, que se intitulam: das causas primárias; do mundo espírita ou mundo dos Espíritos; das leis morais; das esperanças e consolações.

La obra “Presenta los fundamentos básicos del Espiritismo, buscando compilar las aclaraciones que esta Doctrina proporciona a los que buscan comprender la existencia humana de forma más completa. Se divide en cuatro partes, que se titulan: de las causas primeras; del mundo espírita o mundo de los Espíritus; de las leyes Morales; de las esperanzas y consuelos.

Aborda os aspectos científico, filosófico e religioso da Doutrina Espírita, (...) através de 1019 perguntas seguidas de suas respostas (...).

Aborda los aspectos científico, filosófico y religioso de la Doctrina Espírita, (...) a través de 1019 preguntas seguidas de sus respuestas (...)

Afirma que “O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da religião” e que por meio dele “a Humanidade tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral que lhe é consequência inevitável. ”  4

Afirma que “El Espiritismo es fuerte porque se asienta sobre las próprias bases de la religión” y que por medio de el “la Humanidad tiene que entrar en una nueva fase, la del progreso moral que le es consecuencia inevitable.”  4

Em artigo na Revista Espírita de abril de 1866, por ele editada, Kardec escreveu:

En un artículo en la Revista Espírita de abril de 1866, por él editada, Kardec escribió:

“Há duas partes no Espiritismo: a dos fatos materiais e a de suas consequências morais. A primeira é necessária como prova da existência dos Espíritos; assim foi por ela que os Espíritos começaram; a segunda, que dela decorre, é a única que pode levar à transformação da humanidade pelo melhoramento individual. O melhoramento é, pois, o objetivo essencial do Espiritismo. ” – Citado por Zêus Wantuil e Francisco Thiesen5, p. 240, vol. II, na obra “Allan Kardec”.

Hay dos partes en el Espiritismo: la de los hechos materiales y la de sus consecuencias morales. La primera es necesaria como prueba de la existencia de los Espíritus; así fue por ella que los Espíritus comenzaron; la segunda, que de ella transcurre, es la única que puede llevar a la transformación de la humanidad por el mejoramiento individual. El mejoramiento es, pues, el objetivo esencial del Espiritismo. ”        – Citado por Zêus Wantuil y Francisco Thiesen5, p. 240, vol. II, en la obra “Allan Kardec”.

Na edição de setembro de 1865 da mesma Revista 6, dissera o Codificador que “O Livro dos Espíritos contém as bases fundamentais do Espiritismo; é a pedra angular do edifício; todos os princípios da doutrina aí estão expostos (...)”.

En la edición de septiembre de 1865 de la misma Revista 6, hubo dicho el Codificador que “El Libro de los Espíritus contiene las bases fundamentales del Espiritismo; es la piedra angular del edificio; todos los principios de la doctrina ahí están expuestos (...)”.

Entre estes destacamos:

Entre estos destacamos:

- a existência de Deus,

- la existencia de Dios,

- a existência dos Espíritos; sua preexistência ao corpo físico; e sua imortalidade,

- la existencia de los Espíritus; su preexistencia al cuerpo físico; y su inmortalidad,

- a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens (a comunicabilidade dos Espíritos),

- la naturaleza de los Espíritus y sus relaciones con los hombres (la comunicabilidad de los Espíritus),

- o progresso infinito dos Espíritos (Criados simples e ignorantes, constroem seu destino) – a Lei da Evolução ;

- el progreso infinito de los Espíritus (Creados simples e ignorantes, construyen su destino) – la Ley de la Evolución;

- o livre-arbítrio;

- el libre albedrío;

- a Lei de Causa e Efeito;

- la Ley de Causa y Efecto;

- as Leis Morais;

- las Leyes Morales;

- as reencarnações sucessivas (pluralidade das existências e dos mundos habitados);

- las reencarnaciones sucesivas (pluralidad de las existencias y de los mundos habitados

- o esquecimento do passado;

- el olvido del pasado;

- a fé raciocinada;

- la fe razonada;

- as leis morais - a reforma íntima;

- las leyes morales – la reforma íntima;

- a vida presente, a vida futura e o futuro da Humanidade, segundo o     ensinamento dado pelos Espíritos Superiores com a ajuda de diversos médiuns.

- la vida presente, la vida futura y el futuro de la Humanidad, según la     enseñanza dada por los Espíritus Superiores con la ayuda de diversos médiums.

*

“Os fenômenos mediúnicos sempre ocorreram no mundo, mas os homens não tinham conhecimento das leis que os regem. ” 7

“Los fenómenos mediúmnicos siempre ocurrieron en el mundo, pero los hombres no tenían conocimiento de las leyes que los rigen. ” 7

Coube a Allan Kardec compilar e ordenar as informações recebidas de Espíritos Superiores que nos levam a esse conhecimento.

Cupo a Allan Kardec compilar y ordenar las informaciones recibidas de Espíritus Superiores que nos llevan a ese conocimiento.

A repercussão havida com o lançamento de O Livro dos Espíritos o levou a refletir sobre a grandeza da obra e dos esforços que lhe cabia desenvolver:

La repercusión habida con el lanzamiento de El Libro de los Espíritus lo llevó a reflexionar sobre la grandeza de la obra y de los esfuerzos que le cabía desenvolver:

“Compreendi então a imensidade da minha tarefa e a importância do trabalho que me restava fazer para completá-la. As dificuldades e os obstáculos, longe de me atemorizarem, redobraram as minhas energias. Vi o objetivo e resolvi atingi-lo com a assistência dos Espíritos bons. Sentia que não tinha tempo a perder e não o perdi, nem em visitas inúteis nem em cerimônias estéreis; foi a obra da minha vida. Dei-lhe todo o meu tempo, sacrifiquei-lhe o meu repouso, a minha saúde, porque o futuro estava escrito diante de mim em letras irrecusáveis. ”  8 [Grifamos. ]

“Comprendí entonces la inmensidad de mi tarea y la importancia del trabajo que me restaba hacer para completarla. Las dificultades y los obstáculos, lejos de atemorizarme, replegaron mis energías. Vi el objetivo y resolví alcanzarlo con la asistencia de los Espíritus buenos. Sentía que no tenía tiempo que perder y no lo perdí, ni en visitas inútiles ni en ceremoniales estériles; fue la obra de mi vida. Le di todo mi tiempo, le sacrifiqué mi reposo, mi salud, porque el futuro estaba escrito delante de mí en letras irrecusables. ”  8 [Resaltamos en negrita. ]

Hermínio C. Miranda chama-o de ‘O Livro da Esperança’:

Hermínio C. Miranda lo llama `El Libro de la Esperanza´

Estes Espíritos (...) vinham ensinar que toda a sabedoria humana está na obediência consciente às leis divinas. Vieram advertir de que convidamos a dor sempre que tentamos teimosamente atritar-nos com a imutável sabedoria dessas leis. Vieram, enfim, trazer aos homens o livro da esperança. ”  9 [Grifamos. ]

Estos Espíritus (...) venían a enseñar que toda la sabiduría humana está en la obediencia consciente a las leyes divinas. Vinieron a advertir de que invitamos al dolor siempre que intentamos tercamente prendernos con la inmutable sabiduría de esas leyes. Vinieron, finalmente, a traer a los hombres el libro de la esperanza. ” [Resaltamos en negrita. ]

A leitura desse livro é, assim, de imenso valor para qualquer pessoa.

La lectura de ese libro es, así, de inmenso valor para cualquier persona.

E é o próprio Codificador quem o recomenda, em O Livro dos Médiuns e indica a ordem de leituras das Obras Básicas da Codificação Espírita – o chamado Pentateuco Kardequiano: “Diremos (...) a quem desejar ocupar-se seriamente da matéria, que primeiro leia O livro dos espíritos, porque contém princípios fundamentais sem os quais talvez seja difícil a compreensão de algumas partes desta obra.” 10

Y es el propio Codificador quien lo recomienda, en El Libro de los Médiums e indica la orden de lecturas de las Obras Básicas de la Codificación Espírita – el llamado Pentateuco Kardecista: “Diremos (...) a quién desee ocuparse seriamente de la materia, que primero lea El libro de los espíritus, porque contiene principios fundamentales sin los cuales tal vez sea difícil a comprensión de algunas partes de esta obra. ” 10

Eis a sequência dessas leituras, por ele recomendada:

He la secuencia de esas lecturas, por él recomendada:

- “O Livro dos Espíritos”;

- “El Libro de los Espíritus”;

- “O Livro dos Médiuns”;

- “El Libro de los Médiums”;

- “O Evangelho Segundo o Espiritismo”;

- “El Evangelio Según el Espiritismo”;

- “O Céu e o Inferno” e

- “El Cielo y el Infierno” y

- “A Gênese”.

- “La Génesis”.

Posteriormente (julho de 1859) publicou O que é o Espiritismo. Na p. 149 desse livro sugere que o leiamos, antes da ordem indicada.

Posteriormente (julio de 1859) publicó Qué es el Espiritismo. Na p. 149 de ese libro sugiere que lo leamos, antes del orden indicado.

Quantas vidas essa doutrina extraordinária tem transformado para melhor desde aquele 18 de abril de 1857, com o lançamento de O Livro dos Espíritos?!

¡¿Cuántas vidas esa doctrina extraordinaria ha transformado para mejor desde aquel 18 de abril de 1857, con el lanzamiento de El Libro de los Espíritus?!

E quantas outras serão beneficiadas, especialmente quando o preconceito e as superstições forem banidos dos corações.

Y cuantas otras serán beneficiadas, especialmente cuando el prejuicio y las supersticiones sean proscritas de los corazones.

A compreensão desses ensinos levar-nos-á, a pouco e pouco, a conhecer as Leis Divinas e a nos harmonizarmos com elas – o que favorecerá nossa evolução.

La comprensión de esas enseñanzas nos llevará, poco a poco, a conocer las Leyes Divinas y a armonizarnos con ellas – lo que favorecerá nuestra evolución.

Estudá-la, para bem compreendê-la e viver seus ensinos é a melhor forma de reverenciar Allan Kardec e o livro máximo da Codificação da Doutrina Espírita.

Estudiarla, para bien comprenderla y vivir sus enseñanzas es la mejor forma de reverenciar a Allan Kardec y el libro máximo de la Codificación de la Doctrina Espírita.

 

Referências:

1 - KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Brasília: FEB, 2013. cap. I, it. 5, p. 39.

2 - XAVIER, F. Cândido. O Espírito da Verdade, pelo Espírito Hilário Silva. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977. cap. 52.

3 - KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1.impr. Rio de Janeiro: FEB, 2011.

4 – FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA. O Livro Espírita na FEB: catálogo geral. Rio de Janeiro: FEB, 1993, p. 54/55.

5 - WANTUIL, Zêus, THIESEN, Francisco. Allan Kardec: pesquisa biobibliográfica e ensaios de interpretação. Rio de Janeiro: FEB, 1980, v. 2, p. 134.

6 – KARDEC, Allan. Revista Espírita. Trad. Evandro Noleto Bezerra. Rio de Janeiro: FEB, 2004. Ano oitavo, 1865, p. 378.

7 - REFORMADOR, ago/74, p. 249, FEB.

8 – KARDEC, Allan. Obras Póstumas. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 1. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009. pt. 2, Constituição do Espiritismo, it. X – Allan Kardec e a nova constituição do Espiritismo, p. 483.

9 – MIRANDA, C. Hermínio. Candeias na noite escura. 1. ed. Brasília: FEB, 1992. cap. 23 - O livro da esperança, 126.

10 – KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1. impr. Brasília: FEB, 2013. Introdução, p. 11.

 

 

(Texto recebido em email de tradutora Isabel Porras [[email protected]])

O Livro dos Espíritos em edição de 1860.

 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

 

Há um século

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 52. Página 125.

 

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.

Fazia frio...

Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.

A pressão aumentava...

Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.

Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gaby -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.

O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu:

“Sr. Allan kardec:

Respeitoso abraço.

Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.

Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.

Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal.

Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.

Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.

Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...

A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.

Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.

Minhas forças fugiam.

Namorava diversas vezes o Rio Sena e acabei planejando o suicídio.

“Seria fácil, não sei nadar” - pensava.

Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia.

Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a Ponte Marie.

Olhei em torno, contemplando a corrente...

E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.

Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.

Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça de poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso.

“Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito”.  A. Laurent.

Estupefato, li a obra - “O Livro dos Espíritos” - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver.

Ainda constavam da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.

O Codificador desempacotou, então, um exemplar de “O Livro dos Espíritos” ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme: - “Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier.”

Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...

Conchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.

Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...

Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.

Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...

O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima...

 

 

 (Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Ponte Marie. Paris, França. Foto Lucas Gobbo

Placa na Ponte Marie. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Estação de metrô Ponte Marie. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Plantando e colhendo

 

Conta uma fábula que, em um país distante e montanhoso, um lago e um riacho viviam lado a lado.

O lago ficava no pé da montanha e o riacho descia de um ponto mais alto.

O lago muito orgulhoso dizia ao pequeno rio: Veja como sou grande e bonito.

Sim, respondia o riacho, você deve ter muitos amigos, pois pode dar de suas águas para quem queira beber. Eu ainda sou tão pequeno!

O lago respondeu que se desse de suas águas para todos que dela necessitassem, se tornaria menor.

Um dia, um cabrito se aproximou para beber água, e o lago o expulsou.

O riacho, penalizado, chamou-o e, mesmo tendo pouca água, ofereceu-a para lhe matar a sede.

Mais tarde, um bando de andorinhas pediu água ao lago, que tornou a negá-la.

O riacho, vendo-as cansadas, ofereceu-lhes das suas águas, e elas beberam felizes.

Em um dia muito quente, um rato pediu ao lago que espalhasse suas águas para que chegassem até onde se encontrava um coelho com a pata quebrada, e que padecia muita sede.

Nada tenho com isso, disse o lago, recusando-se.

O riacho desejava ajudar mas suas águas não alcançavam o local onde se encontrava o animal ferido.

Teve então a ideia de pedir à montanha que deixasse a neve do seu topo derreter, permitindo que as águas viessem até ele para que pudesse auxiliar o coelho.

A montanha atendeu o pedido e o riacho pôde ajudar a quem desejava.

Com o calor que se fez durante muitos dias, o lago foi secando. Diminuiu tanto até se transformar em um pântano.

Por sua vez, com a neve que derretia e agora o alimentava, o riacho se tornou um grande rio, oferecendo-se a todos que se aproximassem de suas margens.

Os animais da floresta, agradecidos, lhe diziam que fora o seu desejo de ajudar aos outros que o tornara tão grande.

*   *   *

Recebemos alertas constantes para o fato de que temos que plantar para colher, temos que doar para receber.

Um cântico nos ensina que é amando que somos amados, e é dando que recebemos.

Jesus já nos advertira de que a cada um seria dado conforme suas obras.

E a Doutrina Espírita, demonstrando a lei de causa e efeito, nos convida a refletirmos sobre o Amor Divino e Sua Justiça.

Essa lei nos ensina a agir em concordância com o amor.

Como no Universo tudo se encontra intimamente interligado, todas as ações desencadeiam reações de igual intensidade.

Deus, que é Pai de Amor e Justiça, determinou que nada nos ocorreria fora de Suas sábias leis.

Por isso, somos os únicos responsáveis pelos acontecimentos que ocorrem em nossas vidas.

Sejam eles bons ou maus, fomos nós quem os criamos com nossas ações anteriores.

Se analisarmos o que nos acontece hoje, poderemos ter ideia aproximada da nossa semeadura do ontem.

Mesmo que não recordemos, de forma consciente, por ter sido efetuado em outras vidas, a colheita se faz na exata medida do nosso plantio.

É através dessa lei, que determina que cada um colhe do que semeia, que podemos compreender a razão dos nossos sofrimentos.

Deus nos concede a liberdade de escolha na hora de agir. Se a utilizarmos de forma responsável, teremos colheitas positivas a nos enriquecer a vida.

E, por ser Deus Pai de Amor e Justiça, conforme nos ensinou Jesus, cada um de nós recebe de acordo com as suas ações, com a sua semeadura.

Redação do Momento Espírita, com base
na fábula 
O lago e o riacho, de Esopo.
Em 30.9.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Cachoeira Três Quedas, Santa Ritado Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Esopo em óleo sobre tela do  pintor Diego Velázquez.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vel%C3%A1zquez_-_Esopo_(Museo_del_Prado,_1639-41).jpg

 

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