Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 04 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/04-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/03-10-2017.htm

02-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/02-10-2017.htm

30-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/30-09-2017.htm

29-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/29-09-2017.htm

28-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/28-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Luis XI. Rei da França. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Philippe-de-Commynes-sieur-d%27Argenton-et-al-M%C3%A9moires-de-messire-Philippe-de-Comines_MG_1109.tif

Teatro romano em Lilebona.  Normandia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TheatreLillebonne.jpg

Vista panorâmica de Tours, França. Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d7/Demachy_-_vue_panoramique_de_Tours.jpg/1024px-Demachy_-_vue_panoramique_de_Tours.jpg

 

Elucubrações sobre o Espírito Santo, com o devido respeito

 

Publicado originalmente em coluna

De O Tempo, BH, MG, 02/10/17.

 

José Reis Chaves

 

Diz o evangelho que quem blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão neste mundo nem no porvir (Mateus 13: 12). Dizendo de outro modo, quem pecar contra o Espírito Santo não tem perdão nesta vida atual nem em outra futura. Segundo o Seminário de Jesus, uma organização norte-americana de padres e pastores independentes e cientistas bíblicos, apenas 18% do que a Bíblia diz que Jesus disse é verdade. E o ensino sobre a Santíssima Trindade e, principalmente, sobre o Espírito Santo não estariam fora desses 18 %?

O Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária é um dos assuntos mais polêmicos que os teólogos criaram, pois ele é tido também como sendo Deus tal qual o da Primeira Pessoa Trinitária, o Espírito Santo ou o Santo Espírito de Deus Pai. E aqui perguntamos, qual dos dois espíritos santos é o mais poderoso? E por que será que o Espírito Santo dogmático da Terceira Pessoa Trinitária é o mais falado e no qual mais se pensa, quando se fala em Espírito Santo entre os cristãos? Por que isso, quando se sabe que o mais importante é o Espírito Santo bíblico da Primeira Pessoa Trinitária? Será que se criou esse destaque para ele, com a intenção de garantir a sua existência fragilizada por ele não ser bíblico e não ser aceito por muitos teólogos? E seria também por isso que ele virou dogma? Os teólogos misturaram os dois espíritos santos da Primeira Pessoa Trinitária (bíblico e verdadeiro) com o da Terceira Pessoa Trinitária (dogmático). Na verdade, o Espírito Santo ou Terceira Pessoa Trinitária, pela Bíblia, é a alma de cada um de nós, denominada também de centelha divina, pois é uma espécie de extensão de Deus até nós. De fato, em Gêneses 2:7, figuradamente, a Bíblia diz que Deus soprou nas narinas de Adão dando-lhe uma alma, isto é, um espírito santo. E, também, em 1 Coríntios 6:19, lemos: “Nosso corpo é santuário de ‘um’ (dum) espírito santo e não de ‘o’ (do) Espírito Santo” – tradução errada, pois no grego, a língua em que foi escrito o Novo Testamento, é “de um” (dum) e não “de o” (do) Espírito Santo como se fosse somente o Espírito Santo dogmático da Terceira Pessoa Trinitária. Os padres e pastores professores de Bíblia e que conhecem a língua grega entendem muito bem o que estamos dizendo aqui nesta matéria, mas eles vêm ocultando essa verdade aos seus fiéis, obedecendo ao dogma que instituiu o Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária, que afirma que ele é Deus igual ao Deus Pai da Primeira Pessoa e o da Segunda Pessoa Trinitárias (Jesus Cristo). Mas ousamos dizer, com base na Bíblia como já mostramos, que esse Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária (Gêneses 2:7; e 1 Coríntios 6:19) é como se fosse uma espécie de um substantivo coletivo designando todos os espíritos humanos. E se perguntarmos a um padre ou pastor como se pode esclarecer melhor esse assunto, eles respondem com o famoso argumento de que se trata de um mistério de Deus, quando esse mistério foi criado pelos próprios teólogos!

Com o devido respeito, a Santíssima Trindade com seus dogmas do Espírito Santo e da divinização de Jesus é uma das causas principais da divisão entre os próprios cristãos e do milenar desentendimento entre o cristianismo e o judaísmo.

E não teriam certa razão os islâmicos, que tanto crescem em número no mundo, e cujo Alcorão possui também questões bíblicas, quando eles nos acusam a nós cristãos de sermos politeístas?

 

Plaza San Martin com Catedral e Cabildo. Córdoba, Argentina. Foto Ismael Gobbo.

 

Seminário sobre “Saúde Mental” na FEESP

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de AME SÃO PAULO [secretaria@amesaopaulo.org.br])

 

Palestra no G.E. Legionários do Bem

Nova Friburgo, RJ

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

Palestra no C.E. Caridade e Amor

Osasco, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

10º. Festival do Livro do C.E. Allan Kardec

Campinas, SP

 

 

Campinas sedia 10º Festival do Livro do Centro Espírita Allan Kardec

 

Livros, CDs e DVDs terão descontos de até 60%, com mais de 1.800 títulos à venda

 

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, promove, no dia 7 de outubro, o tradicional Festival do Livro Espírita. Em sua décima edição e com o tema “Ler para conhecer, estudar para transformar”, o evento traz mais de 1.800 títulos divididos entre livros, CDs e DVDs com até 60% de desconto.

A grande atração dessa edição é a banca de saldão com promoções bem atrativas, e as oficinas com grandes nomes já confirmados, como Régis de Morais, que vai abordar o tema Sexo e Sexualidade na Visão Espírita, Orson Peter Carrara, com o tema Preparando-se para uma Vida de Paz, Lincoln Vieira Tavares, que vai falar sobre a Casa Espírita e muitos outros. Serão no total oito oficinas que acontecerão ao longo do dia.

Entre os objetivos do festival estão a divulgação da doutrina espírita, promoção do encontro entre trabalhadores e frequentadores do CEAK e de outras casas espíritas, visando fortalecer o movimento espírita, além de incentivar o trabalho voluntário e, assim, desenvolver o espírito de equipe e de solidariedade.

Haverá programação especial para as crianças, sorteios de brindes, praça de alimentação e o espaço “Café Literário”, destinado para uma pausa e encontros com os amigos.

Os resultados obtidos com a venda dos produtos serão destinados às obras assistenciais do CEAK e seus departamentos. O evento é bienal, sua última edição aconteceu em 2015, atraiu mais de 3 mil pessoas e atingiu a marca de 8 mil exemplares vendidos.

A décima edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes, anexo à Panificadora Bambini, no bairro Vila Nova. A entrada é franca e haverá estacionamento gratuito no local.

 

Mais Informações: (19) 2514-8763 ou www.ceak.org.br/festivaldolivro

 

SOBRE O CEAK

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), instituição fundada em 1938, em Campinas, e filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC), tem por finalidade o estudo e a prática do espiritismo. Possui três núcleos de trabalhos assistenciais e de estudos: Alvorada de Cristo, no Jardim Proença, Vila Nova, no bairro Vila Nova e o Núcleo Sousas, no mesmo Distrito. É responsável pelas creches Mãe Luiza, no Educandário Eurípedes e Gustavo Marcondes, em Sousas; pelo Instituto Popular Humberto de Campos, que oferece, desde a sua fundação, escolaridade básica a crianças e jovens, além de todo atendimento socioeducativo; e também pela Casa de Apoio à Vida, uma das entidades vencedoras do 4º ODM Brasil (Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio), em reconhecimento ao seu trabalho de atendimento às adolescentes grávidas.

Também faz parte da instituição a Panificadora Bambini, fundada em 1975, com a finalidade de fornecer parte dos recursos necessários para a manutenção das obras sociais. E para realizar a divulgação da doutrina espírita, através de obras selecionadas, em 1999, foram iniciadas as atividades da Editora Allan Kardec.

 

Como o CEAK se mantém?

Através da panificadora Bambini, sua maior mantenedora, da editora, com a venda de livros, doações, receitas provenientes de bazares beneficentes, artesanatos produzidos exclusivamente por voluntárias, eventos e campanhas, transferências de recursos de órgão públicos e também da contribuição mensal dos seus associados.

 

Trabalhos realizados pelo Centro Espírita Allan Kardec e seus Núcleos, em números!

·                     270 gestantes/ano (adolescentes e adultas) recebendo orientações de uma equipe multidisciplinar sobre parto, pós-parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, métodos contraceptivos, noções de cidadania, além de oficinas para geração de renda;

 

·                     490 crianças/ano, em período integral, com atendimento psicossocial, pedagógico, médico e odontológico e alimentação balanceada com acompanhamento nutricional;

 

·                     400 adolescentes que contam com orientação psicossocial e educadores sociais. São orientados ainda em oficinas de cidadania, preparação de pães, doces e salgados, elétrica e introdução à robótica, trabalho, força e autonomia, esporte, cultura e lazer e comunicação digital. Além disso, são encaminhados ao mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional – “Jovem Aprendiz”;

·                     200 alunos adultos em cursos de qualificação profissional, prioritariamente aos membros das famílias dos assistidos: panificação e pizzaiolo; NR10 (Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho); eletricista e instalador.

 

Conheça essas e outras atividades realizadas pelo CEAK e seus Núcleos. Faça-nos uma visita. Esperamos por você!

 

www.ceak.org.br

    /CEAKCampinas

 

(Informações recebidas em email de

 

Etramesc 2017- Encontro dos Trabalhadores da Mediunidade de SC. Campo Alegre, SC

 

De: Ana Paula Flores <anapflores86@gmail.com>

Data: 3 de outubro de 2017 15:20
Assunto: Divulgação Encontro da Mediunidade 2017

 

“Mediunidade – Obsessões e transtornos mentais”. Esse é o tema do Etramesc 2017!

O encontro acontece neste sábado, dia 07, em Campo Alegre. O objetivo do evento é congregar os espíritas de SC que atuam na área da Mediunidade. O encontro contará com a presença dos seguintes painelistas: Marta Antunes (FEB), Marcia Léon (AME-DF) e Jacobson Santana (FEB). 


A programação completa e o link para se inscrever estão disponíveis em:
http://www.fec.org.br/index.php/cars/item/931-etramesc-2017

 

 


(Informação repassada em email por espiritas-local-2012@googlegroups.com; em nome de; Jefferson Jornalista [colunaonline@gmail.com])

 

Programação comemorativa do C.E. Flora Luz

Americana, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [claytonprado1@gmail.com])

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco em

Americana, SP

 

O Parque de Eventos do Clube dos Cavaleiros de Americana – SP foi escolhido para poder receber com conforto as mais de 3.500 pessoas que ali se congregaram na noite de 30.09.2017 para poder ouvir a conferência espírita de Divaldo Franco.

Divaldo inicia a conferência fazendo referência às recentes estatísticas da OMS que projeta para o ano de 2025 que os óbitos provocados por problemas cardíacos, que hoje lideram o ranking de causa mortis, será ultrapassado pela Depressão em função dos suicídios.

Historiando o transtorno da depressão, Divaldo cita o Dr. Emil Kraepelin (1856-1926) psiquiatra alemão tido como o criador da moderna psiquiatria, por ter desenvolvido um novo sistema para diagnosticar as doenças mentais, contrariando a abordagem psicanalista de Freud que atribuía a fatores psicológicos a origem das doenças psiquiátricas, enquanto que o Dr. Kraepelin considerava-as como sendo uma decorrência de problemas orgânicos do cérebro.

Com base nesse novo pensamento o Dr. Kraepelin logrou diferenciar a Esquizofrenia do Transtorno Afetivo Bipolar, que até então era considerada uma única doença.

Os seguidos progressos da psiquiatria lograram identificar os Neurotransmissores substâncias químicas produzidas pelos células nervosas (Neurônios), com a função de enviar informações para outras células estimulando e impulsionando nossas reações. Essas substâncias – cerca de 64 (adrenalina, noradrenalina, dopamina, endorfina etc) – têm funções muito específicas. Algumas excitam, enquanto que outras são inibidoras.

Os Transtornos Mentais têm origem – no campo físico – pela carência ou excesso na produção dos Neurotransmissores.

A Psiquiatria materialista, que enxerga – por enquanto – o ser humano como sendo exclusivamente o corpo físico, atribui esses desequilíbrios na produção dos Neurotransmissores a fatores genéticos.

O Espiritismo considera a criatura humana como sendo um ser Bioespiritual (Espírito e corpo físico) gerador dos fatores básicos para os desarranjos estruturais do organismo biológico. O Espírito ao reencarnar atrai (impulsionado automaticamente pela Lei de Ação e Reação) as células sexuais - masculina e feminina - que melhor atenderão às suas necessidades evolutivas redentoras.

A cada um segundo suas obras, nos alerta Jesus.

Divaldo silencia por alguns segundos, dando aos ouvintes a chance de assimilar esses complexos conceitos, porém tornados simples pelo poder do conhecimento e pelo domínio das técnicas de esclarecimentos do conferencista.

Agora, Divaldo envereda por uma nova vertente das Psicopatologias: Obsessão.

Divaldo inicia a abordagem citando a questão 459 de O Livro dos Espíritos quando Kardec indaga aos Bons Espíritos: Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos? Ao que os Espíritos de Bondade respondem: Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário (a ponto de que), são eles que vos dirigem.

Em que pese o fato da relutância e refratariedade por parte da Psiquiatria, essa já admite a possibilidade da  existência de espíritos catalogando no Código Internacional de Doenças – CID 10, item F 44.3 – o estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio ambiente. Essa situação é considerada doença quando a pessoa não tem controle.

Divaldo volta a citar Allan Kardec: Entre os que são tidos por loucos, muitos há que são apenas subjugados e precisariam de um tratamento moral (Livro dos Médiuns, Cap XXIII, item 254, questão 6)

Obsessão não é loucura, mas pode provoca-la, caso a ação prejudicial de um Espírito sobre outro for pertinaz e não tratada a seu devido tempo. Nesse caso, é preciso compreender que a ação persistente pode produzir lesões físicas, muitas vezes irreversíveis.

Espíritos desencarnados adversários, direcionam à mente do hospedeiro físico induções hipnóticas carregadas de pessimismo e de desconfiança, de inquietação e de mal-estar, que estabelecerão as matrizes das obsessões, classificadas por Kardec como sendo: Simples, Fascinação ou Subjugação (equivocadamente chamada de Possessão).

A obsessão - transmissão mental de cérebro a cérebro – se expressa inicialmente como inspiração discreta para mais tarde fazer-se interferência da mente obsessora na mente encarnada, com vigor que alcança o seu apogeu na deplorável subjugação.

Os tratamentos acadêmicos, seja o psiquiátrico como o psicológico configuram-se indispensáveis produzindo melhoras no quadro. Todavia se os hospedeiros desencarnados não forem afastados, os mesmos permanecerão com a perseguição e vingança.

Somente quando ocorrer uma alteração do comportamento mental e moral do enfermo, direcionado para o amor, para o bem, conseguindo sensibilizar aqueles que estejam na condição de perseguidores, é que dar-se-á a recuperação recebendo no processo terapêutico o auxilio – imprescindível - dos medicamentos na reorganização da máquina cerebral.

Com o precípuo objetivo de enfatizar a necessidade da transformação moral e o amor como terapias indispensáveis no trato das obsessões, Divaldo transportando as recomendações de O Livro dos Médiuns para a prática narra a todos o caso da perseguição que sofreu por 40 anos de um espírito que era identificado por Divaldo como O Máscara de Ferro e que finalmente o perdoou pelas ações do passado quando Divaldo tomou em seus braços uma criança recém nascida abandonada às portas da Mansão e passou a dedicar-lhe total atenção, carinho e amor.

Emocionado o espírito que o perseguira por todos aqueles anos pousou gentilmente a mão em seu ombro e falou-lhe:

— Divaldo, até agora tu não me convenceste. Venceste-me pela paciência. Contudo hoje já não tenho mais como te odiar. Essa criança que aninhas com tanto carinho entre teus braços abriga o espírito de minha mãe que retorna ao plano físico.

Abençoada Doutrina que nos esclarece ensejando-nos a oportunidade de libertação, não só da obsessão como também das doenças, pois o Espiritismo nos informa de que todas as enfermidades de qualquer procedência encontram no Espírito as causas que as provocam no corpo.

O Espírito - ser real - é sempre o responsável por quaisquer ocorrências na existência física.

Enquanto houver no ser humano a predominância dos impulsos de violência e de ressentimento, de ciúme e de ódio, de amargura e de mentiras, maledicências e calúnias, a problemática da enfermidade nele predominará.

Quando a mente elabora conflitos, ressentimentos, ódios que se prolongam, os dardos reagentes disparados desatrelam as células dos seus automatismos, que degeneram, dando origem a tumores de vários tipos, especialmente cancerígenos, em razão da carga mortífera de energia que as agride.

A recíproca nos ensina a Doutrina Libertadora dos Espíritos, é igualmente verdadeira o pensamento salutar e edificante flui pela corrente sanguínea como tônus revigorante das células, passando por todas elas e mantendo-as em harmonia no ritmo das finalidades que lhes dizem respeito.

Compete-nos – exclusivamente a nós – fazermos desse conhecimento libertador o instrumento com o qual construiremos a nossa evolução moral e espiritual.

Não há, portanto, razão para nos deixarmos envolver pelo manto de pessimismo que os dias atuais vêm cercando a sociedade.

Em que pese os dias tumultuosos da atualidade onde as aflições, ódios, intolerâncias, sofrimentos e violências, dias em que as pessoas – ao invés de se amarem umas às outras como preconizado por Jesus – elegem se armarem umas contra as outras – no âmbito material e emocional -  urge aceitar e viver a proposta de Jesus, amando mais, tornando-nos, assim, mais gentis, tolerantes, pacíficos e  mansos de conformidade com os ensinamentos registrados no Sermão da Montanha,  permitindo a formação de uma humanidade mais justa e feliz.

Embalando a todos nas suaves estrofes do Poema da Gratidão, Divaldo encerra a conferência, permitindo-nos sentir a presença do amor incondicional de Jesus a nos envolver.

 

           Texto: Djair de Souza Ribeiro;  Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi:,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

 

SETEMBRO AMARELO

Acompanhe nossas postagens no Facebook, curta e compartilhe com as hashtags #setembroamarelonozg e #abraceavida

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

03/out

Terça

20h

Otávio Cabral Marques

CE Maria de Nazaré

Tema Evangélico

04/out

Quarta

20h

Adilson Ferreira

Radio Boa Nova

Caminhando com Jesus na Judéia e atualidade

07/out

Sábado

15

Paulo Bomfim

CE Seara do Mestre

Tema Livre

10/out

Terça

9h

José Júlio Gonçalves

CE Irmãos da Nova Era

Há Várias Moradas na Casa de meu Pai

20h

Fabiana Tófoli

CE Seara de Jesus

Tema Evangélico

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

contato@zildagama.org.br

www.zildagama.org.br

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [contato@zildagama.org.br])

 

Palestra e Música na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP 

 

 

(Informação recebida em email deFrancisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com] )

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse aqui:

http://mailchi.mp/5d6dcf6679a3/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Unifesp/Nuse. Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de sandra claro [claro.unifesp@gmail.com])

 

Agenda de Palestras com Manolo Quesada

Outubro/2017

 

(Informação recebida em email em Décio Bressanin)

 

Congresso de Medicina e Espiritualidade

Bruxelas, Bélgica

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

INVITATION 
 

« La médecine évolue sans cesse. Chaque année nous découvrons de nouveaux traitements, de nouveaux médicaments, de nouvelles techniques chirurgicales, de nouveaux vaccins... . Tout est basé sur la guérison des maladies ou des troubles d’origines diverses.

Les causes d’un grand nombre de maladies existantes sont déjà connues, d’autres sont encore à découvrir.  Nous connaissons le rôle de l’alimentation, du stress et des aspects environnementaux sur notre santé.  Mais la médecine ne prend pas  encore en compte un aspect très important, parfois même nié, de la cause des maladies,  l’aspect spirituel de l’être humain… »


Voir la suite et plus d’infos sur
 https://congres.lmsf.org/
 

 

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

 

 

 I Conferência Espírita Catarinense

São José, SC

 

 

 

(Informação recebida em email de espiritas-local-2012@googlegroups.com; em nome de; CEECAL CEECAL [contato.ceecal@gmail.com])

 

Programação de palestras no Maria Dolores

Jales, SP

 

É com alegria que anunciamos os

 

 

 

 

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Localização:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Quer mudar a forma que recebe estes e-mails?
Você pode 
atualizar suas preferências ou sair desta lista

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE 0

 

 ROGÉRIO COSTA.

 DA CIDADE DE

ARAÇATUBA 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 04-10-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva [luizsilva.ava@hotmail.com])

 

Palestras no C.E. Cairbar Schutel

Guarulhos, SP

C.E. CAIRBAR SCHUTEL - PALESTRAS: OUTUBRO DE 2017

Horário: Dom, às 19h00, Seg, às 20h00 e Qua, às 15h30min.

Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 360, V. Augusta, Fone: 2422.2043

                                                           PARTICIPEM!

DIA

PALESTRANTE

TEMA

01 – DOM

NEIDE GUERRA

O QUE BUSCAMOS NA CASA ESPÍRITA?

02 – SEG

TARCISIO BAZILIO

TEMA LIVRE

04 – QUA

SILVIO  CAMARGO

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

08 – DOM

MANOLO QUESADA

OUVISTES O QUE FOI DITO

09 – SEG

CLAUDIO PALERMO

DEUS E A CRIAÇÃO

11 – QUA

PATRICIA AP. CAVALCANTI

A ESPERANÇA

15 – DOM

CELINA SOBRAL (PARTICIPAÇÃO MUSICAL: RAÍ)

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?

16 – SEG

NIVA

BEM-AVENTURADOS OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA

18 – QUA

GLORIA EGYDIO

RESPEITO E SOLIDARIEDADE

22 – DOM

AMARILIS DE OLIVEIRA

DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS

23 – SEG

MARA SUCENA

TEMA LIVRE

25 – QUA

PALESTRANTE DA USE

TEMA LIVRE

29 – DOM

DEUSA SAMU

TEMA LIVRE

30 – SEG

PATRICIA AP. CAVALCANTI

TEMA LIVRE

Curta FaceBook do C.E. Cairbar Schutel - www.facebook.com/cecairbar

 

Visite o site: http://cecairbar.org.br

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: ALLANKARDECPENAPOLIS@GMAIL.COM , pois muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapolis@gmail.com

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 Jornada vai comemorar os 160 anos de “O Livro dos Espíritos”

Aracaju, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com])

 

43º. Mês de Kardec 2017

Franca, SP 

 

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

 

Evento programado para o Cobem

Salvador, BA

 

 

Imperdível!!! A Cobem convida você para Os Anos Dourados - 60 - 70 - 80

 

Data:08/10/2017 – Domingo – 17h

 

Banda: Delmário Ribeiro

 

Local: Quartel de Amaralina – Salvador-BA

 

TRAJE OPCIONAL – ANOS 60 – 70 - 80

 

Ingresso: R$ 20,00

 

Os ingressos vão estar disponíveis na Livraria da Cobem!!!

 

Cobem – Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas – Salvador-BA

 

Telefone da Recepção da Cobem: (71) 3356-0256

 

Vamos participar desse maravilhoso evento, anos dourados, uma confraternização de muita energia divina abençoada por Deus!!!

 


(Informação recebida em email de Edward Nunes [edwardnunesjr@ocaminhoejesus.com])

 

Esses outros seres

Os animais são seres que muito colaboram com o homem. A História registra o valor excepcional dessas criaturas, ombreando com o ser humano, no desbravar das terras, no cultivo das searas, no aconchego das cavernas, nas primeiras cabanas.

Desde alguns anos, cientistas passaram a estudar as relações e interações entre animais e humanos, que existem desde sempre.

Baseados nesses estudos, que pontuaram os benefícios que os animais trazem para o bem-estar e a saúde dos homens, foi criada a zooterapia.

Também conhecida como terapia assistida por animais, é uma técnica de reabilitação e reeducação física, psíquica, social e sensorial, na qual os animais são usados como assistentes.

Essa terapia, tanto pode tratar problemas psicológicos quanto físicos.

O cavalo, por exemplo, por seus movimentos para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás, similares aos padrões do movimento humano, auxilia no desenvolvimento psicossocial de crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais.

Entre eles, deficientes físicos ou portadores de atraso mental e autismo.

É no nosso dia a dia, entretanto, que alguns animais revelam suas qualidades mais surpreendentes.

O cão, por exemplo, considerado o melhor amigo do homem, fiel até após a morte do seu dono.

É comum os observarmos, ao lado dos humanos, de tal forma interagindo, que não se sabe bem quem pertence a quem.

E, homens e mulheres que não falariam com estranhos, de forma alguma, no parque, na praça, no pet shop, observando um o cão do outro, rapidamente se aproximam, conversam, trocam impressões.

Elogiam o pelo do animal, indagam a respeito de produtos utilizados, a ração mais adequada, a época das vacinas e por aí afora.

Por sua vez, crianças habitualmente tímidas, de imediato, interagem com o animal que lhes atrai a atenção. Aproximam-se, acariciam, abraçam como se fosse um reencontro.

E, para surpresa dos próprios pais, descrevem, a quem desejar ouvir, em total descontração, o comportamento do seu animalzinho, do que ele gosta ou não gosta.

*   *   *

A Divindade tem múltiplas formas de auxiliar o ser humano.

Criou a lei de sociedade, levando-nos a essa convivência, a fim de nos auxiliarmos mutuamente, para que cresçamos juntos.

Proporciona ainda a presença desses outros seres, que têm a capacidade de acabar com a tristeza embutida, apenas com o seu alegre abanar da cauda, com as lambidas que nos afagam o rosto e as mãos, com o roçar dengoso em nossas pernas e o abraço inesperado num salto ágil em nossos braços.

Quem pode resistir a tanta insistência? Nós, os humanos, quando somos rechaçados, nos ressentimos e nos fechamos.

Mas, o cão, ao qual dizemos para se afastar, para ir para longe, volta logo mais e torna a oferecer a sua alegria, de todas as formas possíveis.

Deveríamos aprender com esse ser irracional. Pensemos nisso e, responsáveis por qualquer animal, lembremos de, além de lhe providenciar o essencial, lhe termos respeito, zelando pelo seu bem-estar.

 Redação do Momento Espírita.
Em 3.10.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Estátua de cão no Parque Sarmiento. Cordoba, Argentina. Foto Ismael Gobbo. 26-09-2017.

 

Perante Allan Kardec

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Irmãos Unidos. Lição nº 18. Página 95.

 

Disse o Cristo: “Há muitas moradas na casa do Pai”. Sem Allan Kardec não perceberíamos que o Mestre relaciona os mundos que enxameiam na imensidade cósmica, a valerem por escolas de experiência, nos objetivos da ascensão espiritual.

Disse o Cristo: “Necessário é nascer de novo”. Sem Allan Kardec, não saberíamos que o Sublime Instrutor não se refere à mudança íntima da criatura, nos grandes momentos da curta existência física, e sim à lei da reencarnação.

Disse o Cristo: “Se a tua mão te escandaliza corta-a; ser-te-á melhor entrar na vida aleijado que, tendo duas mãos, ires para o inferno”. Sem Allan Kardec, não concluiríamos que o Excelso Orientador se reporta às grandes resoluções da alma culpada, antes do renascimento no berço humano, com vistas à regeneração necessária, de modo a não tombar no sofrimento maior, em regiões inferiores ao planeta terrestre.

Disse o Cristo: “Quem vier a mim e não deixar pai e mãe, filhos e irmãos, não pode ser meu discípulo”. Sem Allan Kardec, não reconheceríamos que o Divino Benfeitor não nos solicita a deserção dos compromissos para com os entes amados e sim nos convida a renunciar ao prazer de sermos entendidos e seguidos por eles, de imediato, sustentando, ainda, a obrigação de compreendê-los e servi-los por nossa vez.

Disse o Cristo: “Perdoai não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes”. Sem Allan Kardec, não aprenderíamos que o Mestre não nos inclina à falsa superioridade daqueles que anelam o reino dos céus tão somente para si próprios, e sim nos faz sentir que o perdão é dever puro e simples, a fim de não cairmos indefinidamente nas grilhetas do mal.

Disse o Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres”. Sem Allan Kardec, desconheceríamos que o raciocínio não pode ser alienado em assuntos da fé e que a religião deve ser sentida e praticada, estudada e pesquisada, para que não venhamos a converter o Evangelho em museu de fanatismo e superstição.

Cristo revela...

Kardec descortina...

           Diante, assim, do 3 de outubro que nos recorda o natalício do Codificador, enderecemos a Ele, onde estiver, o nosso preito de reconhecimento e de amor, porquanto todos encontramos em Allan Kardec o inolvidável paladino de nossa libertação.  

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Allan Kardec (1804- 1869) Codificador do Espiritismo. Gravura cedida por Charles Kempf, França.

 

Publicação do jornal “Verdade e Luz”

Ribeirão Preto, SP

 

(Recebido em email de Merhy Seba)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br