Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 23 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/23-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

22-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/22-04-2014.htm

21-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/21-04-2014.htm

19-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/19-04-2014.htm

18-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/18-04-2014.htm

17-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/17-04-2014.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

150 Anos de “O Evangelho segundo o Espiritismo” (1864- 2014)

 

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

 

 

-“ Comece pela leitura do “Evangelho Segundo o Espiritismo...”

      Ela falou-me com voz maternal, porém com tal gravidade que desestimulou qualquer brecha para o meu jeito turrão de argumentar. A pessoa a quem me refiro chamava-se Dona Vitalina e sua recomendação aconteceu por volta de 1958, quando eu tinha 17 para 18 anos e me iniciava na Doutrina Espírita. Ela, médium de excelentes recursos tinha razão, eu precisava começar pelo Evangelho Segundo o Espiritismo. Alguns dias depois, verificando meu progresso na leitura, disse-me condescendente, que poderia também ler os demais livros de Kardec.

. . . . . . . . .

      Neste mês de abril de 2014, espíritas do mundo inteiro comemoram um século e meio da publicação do Evangelho Segundo o Espiritismo, cuja primeira edição ocorreu em Paris. Em que essa obra difere das conhecidas edições dos evangelhos? Qual a importância de uma versão “segundo o Espiritismo”? À primeira pergunta, pode-se responder esclarecendo que Allan Kardec selecionou, para essa versão, o que é mais importante da mensagem de Jesus: a moral evangélica. Além disso, o autor contextualiza os evangelhos informando sobre os vários grupos e seitas predominantes na época e relaciona a doutrina espírita aos princípios filosóficos de Sócrates e Platão.

      Isso já justificaria o livro, contudo Kardec, por orientação dos espíritos, incluiu, do primeiro ao vigésimo primeiro capítulo, as “Orientações dos Espíritos”, significativamente relacionadas aos ensinamentos de Jesus. Para alcançar esse objetivo, usou o método da concordância universal do ensino dos Espíritos, por ele desenvolvido. Na parte introdutória dessa obra, há um esclarecimento que não pode passar despercebido. Allan Kardec relata ter examinado comunicações de aproximadamente mil centros espíritas de diferentes partes do mundo. Aqueles que atualmente realizam pesquisas usando mineração de textos, mesmo com todos os recursos tecnológicos disponíveis, sabem do imenso trabalho na composição de corpus textuais e podem ter uma ideia mais aproximada desse tipo de tarefa. Adicionalmente, imagine o leitor o trabalho de classificar cada conteúdo das mensagens em critérios de universalidade e não universalidade, cotejando-as com os ensinos de Jesus para agrupá-las de acordo com a temática de cada capítulo.

. . . . . . . . .

      Há muito a compreender sobre os ensinamentos de Jesus e, mais ainda, sobre como colocá-los em prática. Faço coro à recomendação de Dona Vitalina: Comece pela leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo. Mantenha a prática de leitura regular dessa obra, pois ela constitui valioso processo terapêutico, muito importante nessa atual fase de transição do planeta.     

   

Palays Royal, Paris, França. No interior  do edifício doe século XVII, ficava a Galeria D’Orleans, onde, nas

livraria de E. Dentu,  foi lançado O Livro dos Espíritos, assinado por Allan Kardec, aos 18 de abril de 1857.

Foto Ismael Gobbo

Galerie d’Orleans , no Palays Royal, em Paris,  no ano de 1829.

Na livraria de E. Dentu foi lançado O Livro dos Espíritos, no dia 18 de abril de 1857.

Imagem: http://lounge.obviousmag.org/arquitetura_do_sagrado/2014/02/100-anos-que-mudaram-o-mundo-a-arquitetura-de-1850-a-1950.html

O Rio Sena, a Ponte de Sully em primeiro plano e a Catedral de Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Consciência reencarnatória

 

 

Richard Siometti

[email protected] 

 

            Avançam as pesquisas sobre a reencarnação. Há incontáveis livros publicados, particularmente na Europa e nos Estados Unidos. Envolvem aspectos variados, com destaque para as reminiscências espontâneas.

            É significativo o número de pessoas que se recordam de vidas passadas. Algo ponderável, principalmente por envolver, geralmente, crianças sem nenhum interesse ou capacidade para forjar histórias fantásticas. Por outro lado, a Terapia das Vivências Passadas (TVP) coloca médicos e psicólogos em contato com vidas anteriores dos pacientes, acumulando evidências e farto material para pesquisa.

            Dizia-nos um psicólogo:

– Já não tenho dúvidas sobre a Reencarnação. Eu a vejo, clara, inconfundível, nas reminiscências induzidas, em que meus pacientes descobrem, surpresos, acontecimentos de ontem que estão repercutindo hoje em seu psiquismo, originando males variados. Eles superam muitos problemas a partir dessas experiências. Passam a lidar melhor com fobias e desajustes diretamente relacionados.

Não há como negar o peso da reencarnação na balança de nossa economia psíquica. Freud estava no caminho certo quando concebeu que nossos males guardam relação com experiências traumáticas do passado. Infelizmente, por não aceitar a reencarnação, resvalou para a fantasia em suas conclusões.

            Para nós, espíritas, o avanço das pesquisas sobre a reencarnação constitui motivo de satisfação. Gratificante ver nossa crença disseminada, nossos princípios evidenciados, influenciando os profissionais de saúde, a caminho de uma medicina psicossomática, interessada em desvendar os mistérios do Espírito imortal para resolver os problemas do homem perecível.

            Consideremos, entretanto: Não basta constatar uma realidade. Imperioso que repercuta em nossa vida. Não basta admitir ideias. É preciso cultivar ideais.

            A reencarnação não é apenas um princípio lógico e racional, que explica as diferenças humanas. Fundamental ver nela um precioso estímulo, ajudando-nos a superar nossas próprias limitações.

            Para tanto, é preciso formar uma consciência reencarnatória, a convicção de que estamos em trânsito pela Terra, numa viagem que se iniciou há milênios antes do berço, e se estenderá rumo ao infinito, além-túmulo.

            Não podemos nos limitar aos interesses materiais, à satisfação de nossos desejos em relação ao imediatismo terrestre, visando sucesso, conforto, riqueza, prazer… Acima de tudo, cogitemos da edificação de nossas almas, o empenho em superar imperfeições, valorizando o ensejo de aprendizado da jornada humana.

            Oportuno indagar, diariamente, a nós mesmos:

            O que cultivo – iniciativas, desejos, interesses, atividades – diz respeito a minha condição de Espírito imortal?

Estou crescendo em conhecimento, responsabilidade e discernimento? Ou tenho privilegiado o homem perecível, a perseguir ilusões?

Fundamental essa análise introspectiva. Há algo de vital importância em jogo: O nosso futuro!

 

Ficheiro:Sigmund freud um 1905.jpg

Sigmund Freud em 1905.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sigmund_freud_um_1905.jpg

 

 

 

IV Jornada da AME- ABC

Santo André, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

3º. Encontro Espírita da AFA e G.E. Irmão Gabriel

Pirassununga, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto; de Regina Bachega)

 

 

 

Programação trimestral da Casa do Caminho Meimei

São Paulo, SP

 

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS DOUTRINÁRIAS

TRIMESTRE ABRIL – JUNHO DE 2014 6ª. FEIRA – 20HS

ABRIL

DIA

TEMA

EXPOSITOR

4

Euripedes Barsanulfo

Aluisio A. Filho

11

Cairbar Schutel

M. Lucia

18

Judas Iscariotes

Neide Guerra

25

TEMA LIVRE

Jamiro Santos Filho

 

MAIO

DIA

TEMA

EXPOSITOR

2

Nova Era

Ery Lopes e João Lucius

9

Evangelho: Advetências e Consolações

Sander

16

Muito será pedido a quem muito foi dado

Aluisio A. Filho

23

GRUPO CANTO E LUX – CORAL RINALDO

30

O jugo Leve

Odamir Feitosa

31

SÁB  18 HS

CORAL VOZES DO CAMINHO

 

JUNHO – 24º ANIVERSÁRIO DA CASA DO CAMINHO MEIMEI

DIA

TEMA

EXPOSITOR

4

4ª FEIRA – 9 hs-

Errar é Humano

Manolo Quesada

6

TEMA LIVRE

Plinio Penteado

13

Palestra Musical

Paula Zamp

20

Lei de Amor, Justiça e Caridade

Manolo Quesada

30

TEMA  LVRE

Maria Saboleski

 

(Informação recebida em emails de [email protected]> e de  Regina Bachega)

 

 

 

III Seminário CEECAL

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra pública com Plinio Penteado Jr. no CEJOO

São Paulo, SP

 

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(Informações recebidas em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

Programação do G.E. Joanna de Cuza

São Paulo, SP

 

Circular: GEJC-004/2014

 

 

                                        São  Paulo,  21  de  Abril de  2014

 

 

                  O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA, convida os confrades e simpatizantes do espiritismo, a assistirem no dia 27 próximo (domingo), às 16:00 horas,  a palestra espírita musicada em torno do tema: a Valorização da Vida à Luz da Doutrina Reveladora, com WANYR CACCIA (ver no Google).

                              Esclarecemos que a palestra é gratuita e no entanto haverá vendas de CD do palestrante com preços módicos aos interessados, objetivando-se uma compensação dos gastos empregados na confecção do CD.

                         O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA – ([email protected]), está sediado na Rua Antônio Comenale 159, CEP: 04850-010, Parque Cocaia/GRAJAÚ.

 

                                                                                                     (a) Jaime  Vianna

                                                                                                    JAIME   VIANNA

                                                                                            Presidente – 982.50.5820-Tim

 

 

(Informações recebidas em email de "G. E. Joanna de Cuza" [[email protected]])

 

 

 

Conferência no Encontros com Herculano Pires

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Wilson Garcia)

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

MARINI PANTALEÃO, de Mirassol - SP,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 23 de abril, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Palestra no Maria Dolores com Richard Simonetti

Jales, SP

 

CAROS IRMÃOS, rogamos a gentileza da vossa divulgação.

obrigado

Convidamos a todos para estarem conosco neste domingo, dia 27 de abril, para uma palestra 

com o orador e escritor espírita, 

RICHARD SIMONETTI.

Horário: 19h30min.

Endereço: Rua 19, nº 769, Bairro São Judas Tadeu, Jales, SP.

informações: 17- 3632.5095 (David) ou pelo e-mail: [email protected]

SEJAM TODOS BEM VINDOS AOS NOSSOS CORAÇOES.

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

Congresso médico-espírita 2014

Belo Horizonte, MG

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

 

Para uns a reencarnação é maldita, mas na verdade ela é bendita

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

    O Fundamento de toda religião é a crença em Deus e na imortalidade do espírito. E, na vida prática do religioso, é essencial a vivência do amor a Deus e ao próximo.

    O pecado é uma ofensa ao próximo, e uma desobediência das leis divinas. Mas a ofensa ao próximo não atinge Deus, pois Ele é como que vacinado contra ofensas e males. “Ao Todo-Poderoso não podemos alcançar.” (Jó 37:23).  Aliás, se Deus sofresse com os pecados da Humanidade, Ele seria o ser mais infeliz! Mas isso não acontece, exatamente porque Deus, além de Todo-Poderoso, é também imutável. Já nós, sim, somos prejudicados quando deixamos de amar a Ele e ao nosso próximo. E o nosso amor a Deus passa pelo amor ao nosso semelhante. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar o seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4: 20).  

      A crença na imortalidade do espírito, como já dissemos, é uma das questões essenciais das religiões. Mas essa imortalidade é vista de vários modos. Sabemos que o espírito de cada um de nós habita o nosso corpo aqui na vida terrena. Mas o espírito habita também fora deste nosso mundo físico, ou seja, no mundo espiritual. Ele caminha sempre em sua jornada evolutiva sempiterna, pois ela tem começo, mas não tem fim. E assim, os espíritos humanos vão se tornando, cada vez mais, mais perfeitos e, pois, mais semelhantes a Deus, mas sem jamais serem perfeitos iguais a Ele, cuja perfeição é infinita.

    Essa crença de que o espírito, ora está num corpo humano aqui Terra, ora no mundo espiritual, depois da crença em Deus e na imortalidade do espírito, é a mais aceita por todos os religiosos do mundo, independente de sua religião. Ela é o que se chama reencarnação, que não é criação do espiritismo como muitos pensam. E, segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, em 212 países, no ano de 2.000, cerca de ¾ da população mundial creem na reencarnação, que é bíblica e é, hoje, comprovada por vários segmentos da Ciência.

     E ela é maldita para os materialistas e para os líderes religiosos fundamentalistas, que não conhecem bem a Bíblia, ou que a conhecem, mas querem manter os seus fiéis amedrontados com a falsa e mitológica existência real do inferno de Dante Alighiere na “Divina Comédia”, quando esse inferno é figurado na Bíblia. Aliás, esse mesmo maior poeta europeu medieval demonstra reservadamente que ele era reencarnacionista. (Mais detalhes em meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, 8ª edição, Ed. EBM, SP, e que está sendo lançado também em inglês nos Estados Unidos pela Editora “Outskirts Press Inc”).

      A reencarnação continua maldita para uma minoria da Humanidade, mas como foi mostrado, é bendita para a grande maioria da população do mundo. É que ela nos dá a certeza da imortalidade e de que todos nós estamos mesmo caminhando, uma minoria mais rapidamente e a maioria mais devagar, de acordo com o livre-arbítrio de cada um, para nos encontrarmos, um dia, com Deus, que não quer a perda de nenhuma de suas almas amadas infinitamente por Ele. (João 6: 39).

     E terminamos dizendo que, sem a teoria da reencarnação, seria uma mentira a doutrina teológica da misericórdia infinita de Deus!

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Jesus e Nicodemus. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Crijn_Hendricksz.jpeg

Jesus falou sobre reencarnação com Nicodemos.

 

 

 

Pierre-Gaëtan Leymarie,

um dos continuadores da obra de Allan Kardec

Pierre-Gaëtan Leymarie

(02-05-1827 / 10-04-1901

 

Nasceu em Tulle, França, em 02 de maio de 1827.

 

Pierre-Gaëtan Leymarie foi um dos mais destacados continuadores da obra de Allan Kardec. Foi um homem notável, que sempre se interessou pelos ideais nobres.

 

Integrado às fileiras espíritas, empolgou-se com seus nobilitantes ideais e, quando Allan Kardec iniciou a publicação da Revue Spirite e das obras fundamentais do espiritismo, dando início às sessões de estudos e experimentações, contou com o incondicional apoio de Leymarie, o qual se tornou um dos seus mais assíduos assessores.

 

Pouco antes da sua desencarnação, Allan Kardec lançou as bases de uma Sociedade Anônima, à qual legaria os seus bens, com objetivo de assegurar a difusão do Espiritismo. Leymarie foi um dos primeiros a integrar-se na Sociedade, da qual se tornou administrador. Também passou a exercer os corgos de redator-chefe e diretor da Revue Spirite.

 

Durante trinta anos, no atribulado período que se seguiu ao decesso de Kardec, quando o Espiritismo era encarado com reservas, sendo alvo de zombarias e inconcebíveis ataques, Leymarie manteve-se em luta constante, proclamando bem alto os nobres ideais da Terceira Revelação, através das páginas da Revue Spirite e da palavra falada.

 

A Revue Spirite se tornou órgão de divulgação de todos os ideais nobres de cunho humanitário, moral e espiritualista. Os trabalhos encetados na Inglaterra por William Crookes tiveram na revista a melhor acolhida e o próprio Leymarie fez experiências com um médium fotógrafo, obtendo uma série de fotos que foi publicada em suas páginas.

 

Nessa época foi vítima de detratores do Espiritismo, quando o fotógrafo Buguet, fazendo uso dos meios fraudulentos na obtenção de fotografias de Espíritos, é processado pelo Ministério Público. Em 16 de junho de 1875, Leymarie e Firman foram também envolvidos no processo, em vista dos laços de amizade que mantinham com Buguet, e desta forma, julgados coniventes na fraude. Devido a depoimentos inverídicos de Buguet, os três foram condenados. Buguet e Firman conseguiram a liberdade. Leymarie não. Elaborou notável Memória à Corte Suprema, atestando, perante sua consciência e de seus filhos, a sua inocência, mostrando-se confiante na decisão final daquele tribunal. Com sentimento de remorso, Buguet escreve ao Ministro da Justiça dando testemunho sobre a inocência de Leymarie, acrescentando que, embora muitas das fotos fossem verdadeiras, devido ao desconhecimento que tinha da Doutrina Espírita, praticava a fraude, quando não as conseguia com sua mediunidade. Em sua carta ele afirmou: "Lastimo, pois, haver dito, na minha fraqueza, o contrário da pura verdade, renunciando eu à minha mediunidade e pedindo perdão a Deus por esse ato que deploro, pois, que ele serviu para incriminar um homem probo, cuja boa fé se tornou suspeita em face das minhas afirmações."

 

Amèlie Boudet, viúva de Allan Kardec, apesar de sua avançada idade, atuou no processo como testemunha. Cartas de solidariedade de todo o mundo foram enviadas a Leymarie. A "Sociedade para Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec" recebeu manifestações de simpatia de vários países, inclusive do Brasil, partindo elas tanto dos encarnados como dos desencarnados.

 

Apesar de todo o empenho e de tantas declarações e testemunhos abonadores, Leymarie foi condenado a um ano de prisão celular. Um pouco mais tarde, anulada a sentença condenatória, o infatigável discípulo de Kardec voltou às atividades, retomando a direção da Sociedade e da Revue Spirite.

 

Graças à ação de Leymarie as obras de Allan Kardec foram traduzidas para vários indiomas. Também realizou vária viagens à Bélgica, Espanha e Itália, difundindo os consoladores ensinamentos da Doutrina dos Espíritos.

 

Participou como delegado do I Congresso de Bruxelas. Em 1888 foi eleito a ocupar uma das presidências do Congresso Espírita de Barcelona. Nessa ocasião, foi lida a comovente moção de gratidão enviada da prisão de Tarragona, por um por um grupo de condenados a trabalhos forçados, convertidos à fé espírita.

 

Em 1889 Leymarie organizou o I Congresso Espírita da França.

 

Leymarie foi assim, fervoroso propagandista da Doutrina. Orador e escritor, conseguiu, pela firmeza de seus ideais, atrair a simpatia e a admiração de muitos pensadores da época. Foi homem sensível e profundamente honesto.

 

Sua esposa, Marina, deu-lhe sempre a máxima cooperação. Quando Leymarie foi processado, ela escreveu a admirável memória "Procés des Spirites", que se tornou precioso documento para a história do Espiritismo.

 

Leymarie desencarnou no dia 10 de abril de 1901, na cidade de Paris.

 

Fonte: Livro Personagens do Espiritismo, de Antônio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy - Edições FEESP

 

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PIERRE-GAËTAN LEYMARIE
(1827-1901)

 

LEYMARIE reencarnou em Tulle, França, em 2 de Maio de 1827, e desencarnou, em Paris, em 10 de Abril de 1901.

 

Leymarie foi, juntamente com Camille Flammarion e Victorien Sardou, um dos mais ardentes discípulos de Kardec e se tornou uma das mais relevantes figuras do Espiritismo.

 

Leymarie foi Diretor da "Revue Spirite", de Paris, de 1870 a 1901, e gerente da "Librairie Spirite", de 1870 a 1897.

 

Descendia de distinta família. Cedo, porém, para não sobrecarregar as despesas, já numerosas, da família, interrompeu seus estudos e procurou uma colocação em Paris, contando com seu próprio trabalho e seus esforços.

 

Apaixonado por todas as idéias generosas, fez-se ardente republicano, e foi, à época do golpe de Estado de 1851, arrolado entre os adversários irredutíveis do Cesarismo e constrangido ao exílio.

 

Ele teve, porém, nesse exílio, a sorte em contatar-se com a elite do partido proscrito, o que, de certa forma, contribuiu para desenvolver seu espírito de combatividade e ao mesmo tempo o de proselitismo.

 

Proclamada a anistia, retornou à França, casou-se e assumiu a direção de uma casa comercial, até 1871. E uma autoridade, referindo-se a ele, disse que, se seus negócios não alcançaram prosperidade, sua probidade foi escrupulosa e que nenhuma reprovação jamais lhe foi feita.

 

Ele tinha paixão dos livros, e, quer eles tratassem de questões políticas, sociais, científicas, religiosas ou literárias, todos aqueles que lhe caíssem às mãos, ele os lia e se esforçava em assimilá-los.

 

Os fenômenos espíritas e a doutrina

 

Espiritista, não poderiam encontrá-lo indiferente. Foi um dos primeiros a se interessar, vivamente, por essas inquietantes questões; e, quando Allan Kardec começou a publicação da "Revue Spirite" e de suas obras, e quando inicia as suas sessões de estudos e de experimentações, ele não tardou em contar com Leymarie no número de seus mais ardentes discípulos.

 

Sob a direção do Mestre os médiuns se desenvolvem e, em dada ocasião, da qual a história do Espiritismo registrará e conservará fielmente a lembrança, três jovens, ainda obscuros e desconhecidos, três médiuns sentados à mesma mesa e voltados - fato estranho e novo que dera causa a zombarias - para essas experiências, contudo tão antigas, da telegrafia misteriosa entre dois mundos, o mundos dos Espíritos e o nosso. Estes três experimentadores, cujos destinos seriam diversos, mas iguais no devotamento, na fidelidade e nos serviços prestados à Doutrina, eram Camille Flammarion, Victorien Sardou e Pierre-Gaëtan Leymarie.

 

Antes de desencarnar, Allan Kardec, para assegurar o desenvolvimento regular e contínuo do Espiritismo havia fundado uma sociedade anônima e de capital variável à qual destinou os seus bens; Monsieur Leymarie tornou-se um dos primeiros membros, e dois anos após a morte do Mestre, foi nomeado administrador ao mesmo tempo em que passou a redator-chefe e diretor da "Revue Spirite".

 

Durante trinta anos, o que quer dizer durante o longo e difícil período em que o Espiritismo foi quase continuamente alvo de todas zombarias, e de todos ataques, Leymarie esteve presente, batalhando sem cessar através da palavra e da pena, oferecendo na "Revue" um terreno livre aos batalhadores de todas as nuanças, para que defendessem uma causa espiritualista ou de ordem essencialmente humanitária e moral, expondo-se, assim, às críticas acirradas de uns, às reprovações ou ao descontentamento de outros. Todavia, Leymarie, jamais perdeu de vista a divisa do mestre: "Hors la charité pas de salut" (Fora da caridade não há salvação), e baniu de todas as discussões as ofensas pessoais e todas as questões irritantes.

 

No começo, Leymarie considera que, para a difusão desta luz que é o Espiritismo, é necessário preparar os espíritas, instruí-los e esclarecê-los.

 

E quando seu amigo, Jean Macé, expõe o projeto de fundar a liga de ensino, Leymarie se oferece, com entusiasmo, secundá-lo, e, com Mme Marina Duclos Leymarie, sua devotada esposa, companheira e colaboradora, contribui, para essa criação, não somente com o seu concurso ativo e pessoal mas também, com a sua casa da rua Vivienne, de sorte que se pode, justamente, dizer que a casa de Monsieur Leymarie foi o berço da "Liga de Ensino", da qual o espírita Emmanuel Vauchez seria, no futuro, o Secretário Geral.

 

As questões de ensino se sucedem, nas preocupações de Leymarie, às questões sociais.

 

Assim, nas páginas da "Revue", como nas numerosas e eloqüentes conferências, ele se aplica em revelar a existência e o funcionamento deste estabelecimento, conhecido no estrangeiro, mas quase ignorado em França - le Familistére de Guise, no qual são praticados, por seu ilustre fundador, J.B. Godin, de uma maneira feliz e larga, os princípios da associação do Capital e do Trabalho. Leymarie se associa com o Sr. Godin, e, enquanto lhe propaga os escritos, não negligencia os interesses propriamente ditos da doutrina.

 

Divulga as experiências de William Crookes e assinala os primeiros ensaios da fotografia espírita. Ele mesmo faz experiências com um médium-fotógrafo e obtém uma série de manifestações reais as quais publica na "Revue". Mas chega um momento em que foi iludido na sua boa-fé.

 

O fotógrafo Édouard Buguet, fazendo uso de meios fraudulentos na obtenção de fotografias de Espíritos, é processado pelo Ministério Público.

 

Os inimigos do Espiritismo, à espreita de tudo que pudesse entravar o movimento ascendente da Doutrina, aproveitam-se, com empenho, da ocasião de um processo, para dar, ao Espiritismo, um grande golpe e acabá-lo com a possante arma do ridículo. E de fato, foi menos um processo contra as fotografias que mesmo contra os espíritas.

 

A 15 de junho de 1875, Leymarie e Alfred E. Firman foram também envolvidos no processo, em virtude dos laços de amizade que mantinham com Édouard Buguet, e, assim, julgados coniventes na fraude.

 

Depoimentos falsos, inclusive do próprio Édouard Buguet, originaram a condenação dos três. Recorrendo-se, então, para instâncias superiores, Édouard Buguet e Alfred E. Firman conseguiram a liberdade. O primeiro passando para a Bélgica, e o segundo graças a influências de altas autoridades. Leymarie, por sua vez, preparou notável "Memória" à Corte Suprema, protestando, perante sua consciência e seus filhos, sua inocência e mostrando-se confiante nas decisões daquele alto tribunal.

 

Édouard Buguet traído pelo remorso escreve ao Ministro da Justiça que Leymarie é inteiramente inocente. Que, embora muitas das fotografias fossem reais, devido ao desconhecimento que tinha da Doutrina Espírita, praticava a fraude quando não as conseguia com a sua mediunidade. Na carta ele assevera:"Lastimo, pois, haver dito, na minha fraqueza, o contrário da pura verdade, renunciando eu a minha mediunidade, peço perdão a Deus por este ato que deploro, pois que ele serviu para incriminar um homem estimável, cuja boa fé se tornou suspeita com minhas afirmações."

 

Apesar das cartas de solidariedade vindas das mais diferentes partes do mundo, inclusive do Brasil, Leymarie foi condenado a um ano de prisão celular.

 

Um pouco mais tarde, anulada a sentença condenatória, o incansável discípulo de Kardec retomava a administração e direção da "Societé" e da "Revue Spirite".

 

Leymarie retorna à luta

 

Em 1878, Leymarie organiza também a "Sociedade Científica de Estudos Psicológicos", congregando, em torno dela, homens respeitáveis, para o estudo e experimentações em torno da mediunidade e do magnetismo animal, e análise das obras de Cahagnet, da doutrina de Swedenborg e outras pertinentes a outras idéias.

 

As obras de Kardec são traduzidas, por iniciativa de Leymarie, para todas as línguas do mundo civilizado; conferências são programadas; Leymarie visita outros países, e percorre cidades da Bélgica, da Itália e da Espanha, propagando os postulados doutrinários do Espiritismo.

 

Leymarie esteve presente no I Congresso Espírita de Bruxelas; em 1888 participou do Congresso Espírita de Barcelona, tendo sido escolhido para uma das presidências. No decurso deste Congresso foi lida uma belíssima moção de gratidão enviada da prisão de Tarragona, por um grupo de condenados a trabalhos forçados, convertidos à fé espírita.

 

Em 1889, Leymarie organizou o I Congresso Espírita na França, esquivando-se de cargos, mas, por insistência, acaba aceitando o de uma das vice-presidências.

 

Librairie Leymarie

 

Em 1897, Leymarie funda a "Librairie Leymarie Edite-URS", estabelecida no 42, rue Saint-Jacques, Paris, e a dirigiu até 1901, e, com sua desencarnação, por sua esposa Madame Marina Duclos Leymarie, e, posteriormente, por seu filho, Paul Leymarie.

 

Com a liquidação da "Librairie Spirite", continuou a editoração das obras de Allan Kardec, fazendo do prédio da "Librairie Leymarie" sede da redação da "Revue Spirite", até a fundação da "Maison des Spirites", por Jean Meyer, inaugurada em 25 de Novembro de 1923.

 

Uma das suas primeiras publicações foi "Au pays de l' ombre", de Madame D' Esperance.

 

Não obstante tantas provas, Leymarie não se abate. Ele prossegue a sua luta, em meio aos maiores aborrecimentos, e torna conhecidos os trabalhos e as obras principais de escritores espíritas, com os quais, em sua maior parte, ele se acha em constante contato, tais como, na França, com Eugene Nus, Léon Denis, Ernesto Bosc, Encause (Papus), Gibier, Baraduc, Comandantre Cournes, Sras. Noeggerath e Annie Besant, Gabriel Delanne, Strada e outros; na Inglaterra, com Wallace; na Rússia, com Aksakof; na América, com Van der Nailen; na Itália, com Chiaia e Falcomer.

 

São de sua autoria:

 

"Histoire du Spiritisme et biographie d' Allan Kardec". Trabalho apresentado nos Congressos Espíritas de 1888 e 1889.

 

"Oeuvres Posthumes d'Allan Kardec". Paris, 1890, Librairie Spirite. Obra por ele compilada, com documentos inéditos deixados por Allan Kardec.

 

"L´Évolution et la Révélation". Trabalho por ele compilado e enviado, em 1898, ao Congresso Internacional Espiritualista, em Londres.

 

(Revista ICESP - autoria Dr. Paulo Toledo Machado)

 

(Texto copiado do site Feparana)

Túmulo de Pierre-Gaetan Leymarie, no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França.

Na mesma necrópole estão sepultados o mestre Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, e   Gabriel Delanne, outro destacado continuador da obra de Kardec. Os três túmulos estão sempre  ornados com  flores frescas. Foto Ismael Gobbo

Revista Espírita fundada por Allan Kardec.

Imagem internet.

Reunião na APRES- Associação Parisiense de Estudos Espíritas, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

Setor Medieval no Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Paris, a cidade luz,   foi o berço do Espiritismo.

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

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