Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 24 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/24-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

23-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/23-04-2014.htm

22-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/22-04-2014.htm

21-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/21-04-2014.htm

19-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/19-04-2014.htm

18-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/18-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

150 anos de O evangelho. Os bastidores da obra

 

ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO

JORNAL CORREIO FRATERNO.

 

Silvio Divino de Oliveira *

 

 

Nosso objetivo com este texto, fruto de  pesquisa em torno dos registros que marcaram a publicação de O evangelho segundo o espiritismo, em abril de 1864, na cidade de Paris, é destacar a marcante assistência espiritual junto a Allan Kardec, inspirando-o na concepção do plano e na organização da terceira obra básica da doutrina, cujo sesquicentenário comemoramos em 2014.

Data de 1863 os poucos relatos existentes em documentos, relacionados à redação e publicação da obra Imitação do evangelho. O codificador diz ter guardado segredo sobre o trabalho realizado, inclusive fazendo sigilo absoluto sobre o título do livro, a tal ponto que o próprio editor, sr. Didier, só veio a conhecê-lo no momento da impressão.

Esse título, como sabemos, foi posteriormente modificado, conforme Kardec descreve: "Mais tarde, por efeito de reiteradas observações do mesmo sr. Didier e de algumas outras pessoas, mudei-o para O evangelho segundo o espiritismo,"1 fato que demonstra o caráter aberto de Allan Kardec diante das sugestões procedentes.

Sem dúvida, o título que passou a vigorar e chegou aos nossos dias é bem mais significativo e adequado. O termo ‘imitação’ fora usado naturalmente com o sentido de semelhante ou de concordante com os ensinos evangélicos. Todavia, a palavra poderia ser entendida, também, no sentido pejorativo como falsificação.

Em 9 de agosto de 1863, em Ségur,2 o ilustre professor dirigiu perguntas a um espírito amigo, que se manifestou através do sr. d'A..., arguindo-o sobre a nova obra em que trabalhava. Lembremos que ele guardava discrição sobre o seu conteúdo e o médium nada sabia. A resposta­ – que segue em parte abaixo –, portanto, não podia ser fruto de ideias preconcebidas do medianeiro:

 

"Esse livro de doutrina terá considerável influência, pois que explanas questões capitais, e não só o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, como também a vida prática das nações haurirá dele instruções excelentes."

Mais à frente, o manifestante amigo previne o codificador sobre a reação do clero:

"O clero gritará – heresia, porque verá que atacas decisivamente as penas eternas e outros pontos sobre os quais ele baseia a sua influência e o seu crédito. (...) O anátema secreto se tornará oficial e os espíritas serão repelidos, como o foram os judeus e os pagãos, pela Igreja Romana."

Sobre esta última previsão, relacionada à reação da Igreja Romana, ela realmente não se fez esperar. Tendo sido O evangelho publicado em abril de 1864, já no mês seguinte, em 1º de maio, os livros doutrinários foram colocados no famoso Index Librorum Prohibitorum (índice dos livros proibidos). Kardec comenta o fato na Revista Espírita de junho de 1864, dizendo que já era esperado e prevendo os bons efeitos daí advindos para a propaganda do espiritismo.

Da mensagem obtida em Ségur também vale destacar a última frase do generoso benfeitor. Para Allan Kardec deve ter sido muito confortadora e, para nós espíritas, realmente  significativa:

"Conta conosco e conta sobretudo com a grande alma do Mestre de todos nós, que te protege de modo muito particular." Trata-se de alusão clara a Jesus, que protegia particularmente o nobre missionário na gigantesca tarefa de trazer ao mundo a Terceira Revelação.

Ainda em Obras póstumas encontramos uma nota de Kardec, datada de 14 de setembro de 1863, em que ele informa:

"Eu solicitara para mim uma comunicação sobre um assunto qualquer e pedira que ela me fosse enviada para o meu retiro de Sainte-Adresse."3

Eis alguns trechos desse importantíssimo documento:

"Quero falar-te de Paris, embora isso não me pareça de manifesta utilidade, uma vez que as minhas vozes íntimas se fazem ouvir em torno de ti e que teu cérebro percebe as nossas inspirações, com uma facilidade de que nem tu mesmo suspeitas. Nossa ação, principalmente a do Espírito de Verdade, é constante ao teu derredor e tal que não a podes negar."

Na sequência do comunicado, o espírito informa que, segundo os seus conselhos ocultos, o plano da obra fora modificado ampla e completamente e comenta a situação de isolamento a que Kardec fora certamente aconselhado a buscar pelas venerandas entidades que o assistiam:

"Compreendes agora por que precisávamos ter-te sob as mãos, livre de toda preocupação outra, que não a da doutrina. Uma obra como a que elaboramos de comum acordo necessita de recolhimento e de insulamento sagrado."

Kardec descreve, em observação colocada ao final da mensagem, que de fato o plano da obra fora modificado, particularidade que o médium não poderia saber, uma vez que se encontrava em Paris e Kardec em Sainte-Adresse.

Importante comentário sobre a influência que o livro teria na vida prática das pessoas também é feito pela espiritualidade:

"Tenho vivo interesse pelo teu trabalho, que é um passo considerável para frente e abre, afinal, ao espiritismo a estrada larga das aplicações proveitosas, a bem da sociedade."

Ainda dessa mesma mensagem, relacionamos, para finalizar, este pensamento do comunicante, antevendo o futuro:

"Com esta obra, o edifício começa a libertar-se dos andaimes e já se lhe pode ver a cúpula a desenhar-se no horizonte. Continua, pois, sem impaciência e sem fadiga; o monumento estará pronto na hora determinada."

A palavra ‘monumento’ é uma referência indiscutível à dimensão da obra da codificação, a cujo término o mestre lionês dedicaria o resto de sua vida, concluindo a edificação como trabalhador plenamente aprovado.

No apêndice, inserido pela FEB ao final de Obras póstumas, foi reproduzido documento redigido por Allan Kardec com data de 20 de outubro de 1863, e que só muito tempo depois foi publicado na Revista Espírita de 1º de novembro de 1904, em que o nobre missionário faz menção a um fenômeno de clarividência, envolvendo diretamente os bastidores da elaboração de O evangelho.

Nessa página, o codificador registra que a senhorita V..., natural de Lyon, era dotada de uma notável segunda vista. Estando de passagem por Paris, procurou-o na sua residência, na Rua Sainte-Anne, onde apenas pôde avistar-se com sua esposa, uma vez que ele, após ter retornado de Sainte-Adresse havia se retirado para Ségur, a fim de dar continuidade ao trabalho da sua obra. Não podendo concretizar-se o encontro esperado, foi sugerido pela esposa Amélie Boudet que ela tentasse ver-lhe o marido, usando os seus dons, o que de fato ocorreu. Após recolher-se por um instante, a senhorita fez a seguinte descrição:

"– Sim, vejo-o; acha-se num aposento muito iluminado, no pavimento térreo; há ali três janelas... Oh!... e como tudo é alegre! A casa é circundada por jardins... por toda parte árvores e flores... Tudo respira calma e tranquilidade... Ele está sentado, próximo a uma janela, trabalhando... Está cercado por uma multidão de espíritos que lhe conservam a boa saúde... alguns há que parecem muito elevados, e o inspiram; um deles especialmente parece ser superior a todos os demais, sendo-lhes objeto de deferências."

Após esta descrição pormenorizada, Amélie perguntou-lhe se podia perceber a natureza do trabalho de que o seu marido se ocupava. A resposta não se fez esperar:

"– Um momento... Vejo um espírito que segura um livro de grandes proporções... abre-o e mostra-me o que se acha escrito... leio-o: Evangelho."

Kardec redige uma observação ao documento, confirmando a exatidão das descrições quanto ao ambiente físico em que ele trabalhava, enfatizando o acerto sobre a revelação da natureza do trabalho, ou seja, O evangelho, uma vez que não o revelara a ninguém. E termina dizendo:

"Tal fato constitui-se, para mim, numa prova do interesse que os espíritos tinham por esse trabalho, bem como da assistência que a mim dispensam e a minhas atividades."

Finalizo, reiterando a importância de O evangelho segundo o espiritismo para a codificação, obra primorosa em que fica evidenciado o aspecto da religiosidade da doutrina e a fidelidade de Kardec a Jesus, o espírito mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para servir-lhe como guia e modelo, conforme revelado na pergunta 625 de O livro dos espíritos. Toda a assistência e cuidados espirituais que cercaram a sua elaboração atestam-lhe a relevância e demonstram que os Espíritos do Senhor são verdadeiramente as virtudes dos Céus que vêm iluminar os caminhos e abrir os nossos olhos.

 

Trabalhador do C. E. Joana d'Arc, na cidade de Uberlândia, MG.

 

 

--------------------------------

1- Todas as citações foram extraídas de Obras póstumas, coletânea de escritos de Allan Kardec, elaborada e editada em Paris, no ano de 1890, por Pierre-Gaëtan Leymarie, edição em língua portuguesa da Federação Espírita Brasileira, 36ª edição, tradução de Guillon Ribeiro.

 

2- Ségur: local em Paris onde Kardec possuía uma propriedade que lhe oferecia maior tranquilidade para o trabalho. Na Rua Sainte-Anne localizava-se sua residência oficial, onde o codificador  frequentemente era  procurado.

 

3-Sainte-Adresse: comuna francesa na região administrativa da Alta-Normandia, no departamento Seine-Maritime. (dados obtidos na Internet). Deduzimos que Allan Kardec se refugiara nesta região litorânea, por algum tempo, atendendo a orientação espiritual, para elaborar o plano da sua obra sobre os Evangelhos.

 

(Publicação recebida em email do Correio Fraterno)

 

Correio Fraterno

www.correiofraterno.com.br

 

Rio Sena e o Museu D’ Orsay. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Em Paris surgiu o Espiritismo Codificado por   Allan Kardec

Busto de Allan Kardec confeccionado pelo escultor D. Angel Texeira Brasero, em Mérida, Espanha.

O Espiritismo surgiu com O Livro dos Espíritos, assinado por Allan Kardec, e lançado aos 18 de abril de 1857.

 

 

 

Curiosidades da Codificação

 

"Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso... "

 

UMA CARTA PARA O SR. ALLAN KARDEC - Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.
Fazia frio.
Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.
A pressão aumentava...
Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.
Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gabi -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.
O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu.
"Sr. Allan Kardec:
Respeitoso abraço.
Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.
Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.
Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal. Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.
Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.
Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...
A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.
Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.
Minhas forças fugiam.
Namorara diversas vezes o Sena e acabei planeando o suicídio. "Seria fácil, não sei nadar"- pensava.
Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia. Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a ponte Marie.
Olhei em torno, contemplando a corrente... E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.
Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.
Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça do poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso:
"Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. - A. Laurent."
Estupefato, li a obra - "O Livro dos Espíritos" - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver."
Ainda constava da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.
O Codificador desempacotou, então, um exemplar de "O Livro dos Espíritos" ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme:
"Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier."
Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...
Aconchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.
Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...
Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.
Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...
O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima..."

(Hilário Silva - O Espírito da Verdade, 52, FEB)

 

(Texto copiado do site Rede Amigo Espírita)

Ponte Marie, Paris, França. Foto Lucas Gobbo

 

 

 

Grupo Espírita Allan Kardec vai receber Divaldo Pereira Franco

Luxembourg

 

 

(Informação recebida em emails de nascimento zelina [[email protected]]  e de Giovana Campos)

 

 

 

Aniversário de 87 anos de Divaldo Pereira Franco

 

 

(Colaboração recebida de Maria Reyna, Lima Peru)

 

 

 

Encontro Cultura Espírita’14

Portugal

Caros Companheiros,

 

O Departamento Cultural da Federação Espírita Portuguesa (FEP) vem, pelo segundo ano consecutivo, convid

ar os seus Associados, simpatizantes e amigos para

 o Encontro Cultural Espírita 2014, desta vez, subordinado ao tema "Amar a Vida", que se irá realizar no dia 4 de maio pelas 14h30 na sua sede, situada no Alto da Damaia, na Amadora.

 

Com entrada livre, as inscrições poderão ser feitas de duas formas:

·  Formulário de Inscrição on-line

·  Formulário de Inscrição em pdf.  

Caso opte pela última opção, pedimos que digitalize e nos envie a sua inscrição para o seguinte e-mail: [email protected]

 

O díptico do Programa do evento poderá ser impresso e disponibilizado para todos os que queiram juntar-se a nós. Convide os seus familiares e amigos, pois serão todos muito bem-vindos.

 

Clique aqui para ver o vídeo publicitário do ECE 2014.


Para quaisquer dúvidas ou caso necessite de esclarecimento adicional, não hesite em contactar-nos para o e-mail: 
[email protected] ou para o número 914 652 721.

 

 

Com um abraço fraterno,

 

Departamento Cultural FEP

 

(Informações em email de FEP Informa [mailto:[email protected]]  repassado por netcabo [[email protected]])

 

 

 

Exposição e Debates sobre Conflitos Existenciais – Raiva

Marilia, SP

 

Olá, amigos.

 

Repassamos cartaz divulgando curso na União Espírita João de Camargo

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 


(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Notícias do movimento espírita de

Uberaba, MG

 

***JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA***

 

Leia o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA, edição nº 91 de Abril/2014 no site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br

 

Você pode receber mensalmente e gratuitamente o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA.

Cadastre seu e-mail através do nosso e-mail: [email protected]

 

 

PALESTRAS DA UMEU – UNIÃO DA MOCIDADE ESPÍRITA DE UBERABA

Assista todas as palestras da Reunião Lítero Musical Doutrinária da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba no blog: www.amorcristaouberaba.blogspot.com.

Vale a pena conferir!

 

 

***INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS EM UBERABA PARA VISITAÇÕES***

 

 

LAR ESPÍRITA PEDRO E PAULO

Av. Padre Eddie Bernardes da Silva nº 775 – Bairro de Lourdes.

Telefone para informações: (34) 3312-0804.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo no período vespertino.

 

LAR DA CARIDADE – HOSPITAL DO FOGO SELVAGEM (HOSPITAL DO PÊNFIGO)

Rua João Alfredo, 437 – Bairro Abadia.

Telefone para informações: (34) 3318-2900.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo em horário administrativo. Pede-se fazer agendamento.

 

SANATÓRIO ESPÍRITA DE UBERABA

Rua José Clemente Pereira nº 250 – Bairro Estados Unidos.

Telefone para informações: (34) 3312-1869.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo. Visitas com agendamento.

 

CASA DE MEMÓRIAS E LEMBRANÇAS CHICO XAVIER

Rua Dom Pedro I nº 165 – Bairro Parque das Américas.

Telefone para informações: (34) 3336-5967.

Horário de visitações: De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h30min. Aos sábados das 8h às 12.

 

COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ – LAR ANDRÉ LUIZ

Rua Prof. Eurípedes Barsanulfo nº 157 / 185 – Bairro Parque das Américas.

Telefones para informações: (34) 3336-4234 ou (34) 3336-4121.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo. Visitas com agendamento.

 

CASA DO CAMINHO

Av. Padre Eddie Bernardes da Silva nº 759 – Bairro de Lourdes.

Telefone para informações: (34) 2103-0700 com Regina ou Danival.

Horário de visitações: Aos sábados no período vespertino, mediante agendamento.

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Carlos de Souza; de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]]; de Regina Bachega, de Claudio Palermo)

 

 

 

Curso Educação à luz do Evangelho no

Centro Espírita Casa do Caminho. São Paulo, SP

 

Dia: 17 de maio (sábado)

Duração: 2 horas, das 11h00 às 13h00

Professora: Eduarda Toscano

 

Público Alvo: Trabalhadores da Casa do Caminho, professores e alunos que se interessam em estudar os acontecimentos atuais à luz de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

Rua Itapeva 131, Bela Vista, São Paulo.

 

 

(Informação em email de Eliana Thomé)

 

 

 

II Encontro Espírita de Jovens

São José do Rio Preto, SP

 

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

II ENCONTRO ESPÍRITA DE JOVENS

TEMA: “ABORTO, À LUZ DO ESPIRITISMO

Dia: 08/06/2014 - Domingo

Das 8:30h às 12:00h

PROGRAMAÇÃO

  • 8:30 – Recepção e café fraterno
  • 9:00 – Palestra: “Aborto à luz do

           Espiritísmo”

Dr. Eliseu Florentino da Mota Júnior

INSCRIÇÕES: [email protected]

ou pelos telefones: (17) 98167-4755 / (17) 3033-4262

 

"Tudo tem seu apogeu e seu declínio...

É natural que seja assim, todavia, quando tudo

parece convergir para o que supomos o 'nada',

eis que a vida ressurge, triunfante e bela!

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço!"

Chico Xavier

 

Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado

S. José do Rio Preto – SP

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

25/04/14

sex

20h

 

Antenor

 

O Consolador prometido

 

26/04/14

sab

9h

 

Marly

 

A fé que transporta montanhas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26/04/14

sab

15h

 

Aurélio José

 

Trabalhadores da última hora

 

29/04/14

ter

20h

 

Alexandra

 

Não separar o que Deus juntou



--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

XI Seminário Revivendo Kardec

Itaperuna, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Caminho da Luz com Jhon Harley

Vespasiano, MG

 

 

(Palestra recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

Projeto Evolução em Dois Mundos da AME

Juíz de Fora, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Ana Paula Soares Bartholomeu [[email protected]])

 

 

 

Cine Abrape gratuito:  “O Lado Bom da Vida”

São Paulo, SP

 

 

Não consegue visualizar? Acesse este link.

 

 

cine_o_lado_bom_da_vida.jpg

 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

Cine Debate- Os Órfãos  na Cobem

Salvador, BA

 

Faixa Etária a partir de 14 anos - Sábado agora

 

Imagem inline 1

 

 Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 (Informação recebida em email de ASCOM COBEM3 [[email protected]])

 

 

 

6º. ECOS- Encontro de Comunicação Social Espírita

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Relacionamento ADE-SP [[email protected]]; de Claudio Palermo)

 

 

 

XIII Femeu- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Carlos de Souza; de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]]; de Regina Bachega, de Claudio Palermo)

 

 

 

32ª. Feira Beneficente do Itaporã

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

GEAC- Grupo Espírita Amor e Caridade

Angra dos Reis, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Jantar Beneficente do Maria Dolores

Jales, SP

 

belíssima fonte na casa de Madô

JANTAR BENEFICENTE

CAROS AMIGOS E IRMÃOS

Vamos realizar mais um um jantar na CASA DE MADÔ.

Será neste sábado, dia 26 de abril de 2014.

Horário: das 20 as 22 horas.

 

Pratos: Alcatra ao molho de champignon, Arroz Branco, Creme de milho, Escondidinho de Calabresa, Salada refrescante, Musseline de batata doce e mandioca, Salada de abobrinha e farofa de  banana.

Local: Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, sito à Rua 19 , nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP.

Ingressos à venda com os trabalhadores da casa ou pelo fone 17- 3632.5095 (David) ou ainda reserve pelo e-mail: [email protected] e retire no local na hora do jantar.

SEJAM BEM VINDOS A NOSSA CASA E AOS NOSSOS CORAÇÕES. 

e desde já, Muitíssimo obrigado por colaborar conosco.

 

(Informação recebida em email de Adelvari David)

 

 

 

Espiritinhas

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Evangelho Segundo o Espiritismo- 150 anos

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP

 

 

 

  O francês Hippolyte Léon Denizard Rivail,  que reencarnou em Lyon no dia 3 de outubro de 1804 e desencarnou em 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, interessou-se pelas comunicações das mesas girantes, muito comuns na sociedade francesa.   Passou a pesquisá-las profundamente com muito interesse e viu que se tratava de comunicações de espíritos, ou seja, comunicações com o mundo invisível. 

   Tomou o cognome de Allan Kardec, nome que tivera em encarnação anterior junto aos druidas, para realizar seus  estudos e análises científicas. Pedagogo da  equipe de Pestalozzi,  seu antigo mestre, obtivera  sucesso não só como intermediador dos espíritos, mas como profundo estudioso, capaz de contribuir com seu senso crítico e bagagem  espiritual e fazer ressoar pelos quatro cantos do mundo as importantes obras  da codificação.  

 O evangelho segundo o espiritismo, contendo as máximas morais do Cristo e sua concordância com o espiritismo, foi lançado em 29 de abril de 1864, tratando-se da terceira obra da codificação, pois já circulavam O livro dos espíritos,  O livro dos médiuns, formando-se assim a tríade que tanto interesse desperta em quem as  lê sem preconceitos religiosos. Após estes foram editados O céu e o inferno, A gênese e Obras póstumas

Grandes intelectuais, filósofos, sociólogos e cientistas deram sua importante contribuição para o fortalecimento das ideias espíritas na sociedade ainda tão materialista, como: Victor Hugo, Gabriel Delanne, Gustavo Geley, Camille  Flammarion,  William Crookes, César Lombroso, Artur Canon Doyle, Willian James, Alfred Russel Wallace e tantos outros.   

 

 Muito mais que uma data a ser comemorada, os 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo nos remete à avaliação da importância da obra. Emmanuel, por intermédio de Chico Xavier, avalia que “o Evangelho é luz e renovação nos campos do espírito", o livro da esperança  que  vivifica um a um os ensinos morais do mestre, um roteiro a ser praticado por todos nós na construção de um futuro de paz e luz.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo lançado por Allan Kardec em abril de 1864.

Livro da Esperança ditado pelo espírito Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier.

Foi lançado quando da comemoração do Centenário de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Museu Rodin e Igreja dos Inválidos, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Em Paris surgiu a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec;

 

Maquete (estudo) de monumento a Victor Hugo por Rodin. Museu Rodin, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]