Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 25 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/25-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

24-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/24-04-2014.htm

23-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/23-04-2014.htm

22-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/22-04-2014.htm

21-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/21-04-2014.htm

19-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/19-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

Evangelho e lucidez

“O Evangelho Segundo Espiritismo”

Roosevelt Andolphato Tiago

www.roosevelt.net.br

 

 

No livro Obras Póstumas, que é o resultado de vários documentos e demais textos escritos por Allan Kardec e encontrados depois de sua desencarnação em seu escritório, temos uma breve observação sobre a origem de O Evangelho Segundo o Espiritismo, onde teve como título original na primeira edição, Imitação do Evangelho.

            Somente na sequencia da primeira impressão, por influência de seu editor, o Sr. Didier entre outras pessoas, passou ao nome que temos hoje.

            Na expressão Imitação do Evangelho, vemos o desejo do Codificador em evidenciar que o original estaria preservado e que não era de seu interesse provocar alterações nele.

 

Existe uma nota na obra citada, onde Allan Kardec aponta para o fato de que o novo trabalho ao qual se dedicava (O Evangelho Segundo o Espiritismo) não era de conhecimento de ninguém. A nota diz: “— Eu não havia dito a ninguém o assunto do livro no qual eu trabalhava; conservava o título tão secretamente, que o editor, Sr. Didier, só o conheceu quando da impressão”. 

 

            Ainda com relação ao nascimento da notável obra, temos um diálogo entre os Espíritos e Allan Kardec, onde falando da obra (até então secreta), ele questiona:

— O que pensais da nova obra em que trabalho neste momento?

 

A resposta mostra que o projeto da obra, para os Espíritos, nada tinha de secreto:  — Este livro de doutrina terá uma influência considerável; aí abordas questões capitais, e, não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, mas a vida prática das nações nele haurirá excelentes instruções. Fizeste bem em abordar as questões de alta moral prática, do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos. A dúvida deve ser destruída; a Terra e suas populações civilizadas estão prontas; já há bastante tempo que os amigos de além-túmulo a arrotearam, lança, pois, a semente que te confiamos, porque já é tempo que a Terra gravite na ordem irradiante das esferas, e que saia, enfim, da penumbra e dos nevoeiros intelectuais. Termina tua obra, e conta com a proteção do teu guia, o guia de todos nós, e com o auxílio devotado de teus mais fiéis espíritos, em cujo número queira sempre incluir-me”.

 

Antes de seguirmos com o diálogo, o texto acima descreve a finalidade e a grandeza de O Evangelho Segundo o Espiritismo, tanto para a vida religiosa, quanto ou principalmente, para a condução da vida prática.

Quanto mais se estuda essa obra, mais lhe identifica a grandeza e a atualidade do seu conteúdo, porém, cento e cinquenta anos para medirmos o adiantamento dos mundos e das civilizações é irrisório e numericamente insignificante, o que evidencia que essa obra muito ainda tem a fazer.

 

            Allan Kardec, diante do que já havia experimentado com O Livro dos Espíritos e reconhecendo a dominação religiosa da época, volta a perguntar aos Espíritos:

— Que dirá o clero?

 

— O clero gritará: heresia, porque verá que nele atacas decididamente as penas eternas e outros pontos sobre os quais ele apoia sua influência e seu crédito. Ele gritará tanto mais, quanto se sentirá muito mais ferido do que pela publicação de O Livro dos Espíritos, do qual, a rigor, podia aceitar os dados principais; mas, agora, vais entrar num novo caminho em que ele não poderá seguir-te.” “(...) Por outro lado, os Espíritas verão seu número aumentar em razão dessa espécie de perseguição, sobretudo vendo os padres acusarem de obra absolutamente demoníaca uma doutrina cuja moralidade brilhará como um raio de sol, pela publicação mesma do teu livro, e daqueles que se seguirão. (...)

 

Na sequencia da resposta, encontramos o anúncio da proposta da obra em tirar o véu dos ensinamentos de Jesus: “Eis que se aproxima a hora em que te será necessário declarar abertamente o Espiritismo tal como ele é, e mostrar a todos onde se encontra a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo; aproxima-se a hora em que, à face do céu e da Terra, deverás proclamar o Espiritismo como a única tradição realmente cristã, a única instituição verdadeiramente divina e humana”.

 

Após a beleza da resposta, que coloca a obra no altar do bom senso, ele traça o perfil que fez com que Allan Kardec fosse o eleito para a tarefa: “Escolhendo-te, os Espíritos sabiam da solidez das tuas convicções, e que a tua fé, como um muro de aço, resistiria a todos os ataques”.

 

E o perfil do Codificador segue sendo desenhado pelo Espírito comunicante: “(...) eis que a hora das dificuldades chegou. Sim, caro Mestre, a grande batalha se prepara; o fanatismo e a intolerância, sustentados pelo êxito de tua propaganda, vão atacar-te, e aos teus, com armas envenenadas. (Kardec é chamado de mestre pelo Espírito, lembrando que a única autoridade respeitada por eles é a moral). E finalizando a resposta a conclusão destaca os cuidados de Jesus com Allan Kardec: “Prepara-te para a luta. Tenho, porém, fé em ti, como tens fé em nós, e porque tua fé é daquelas que transportam montanhas e fazem caminhar sobre as águas. Coragem, pois, e que tua obra se complete. Conta conosco, e conta sobretudo com a grande alma do Mestre de todos nós, que te protege de uma maneira muito particular”.

 

Desde esse início, O Evangelho Segundo o Espiritismo, segue cumprindo seu papel de esclarecimento e libertação, mesmo que ainda possamos lhe considerar um desconhecido, pois que muitos creem que sua simples leitura seja suficiente para absorver-lhe a profundidade e plenitude.

Convenhamos que uma obra que nasce destinada a fornecer as diretrizes para a edificação da alma humana, e consequentemente promover o adiantamento do mundo, possui verdades que se revelam na medida em que crescemos em espírito, moralidade e intelectualidade.

Diferente de uma obra que pode ser lida simplesmente, O Evangelho Segundo o Espiritismo, deve caminhar ao lado do Espírita, corrigindo sua conduta e iluminando sua vida, independente dos outros livros ele esteja lendo...

 

Busto de Allan Kardec em seu túmulo no Cemitério Père Lachaise,  em Paris, França.

A Doutrina Espírita foi fundada por Kardec com a publicação de O Livro dos

Espíritos, no dia 18 de abril de 1857.   Foto Ismael Gobbo

Teatro Romano na Colina de Fourviére, Lião, França.  Ao lado do Teatro se situa o belo e rico Museu Galo-Romano.

Na cidade de Lião,   Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec),  nasceu aos 3 de outubro de 1804.

Flores a venda em estabelecimento de  Lião, França. Foto Ismael Gobbo

Rio Sena, Ponte Charles de Gaulle e Gare de Austerlitz. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Na cidade de Paris surgiu o Espiritismo codificado por Allan Kardec.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, lançado em abril de 1864,

Na cidade de Paris, França, por Allan Kardec.

 

 

 

 

Relembrando um pouco da vida e da obra de

Dr. Hernani Guimarães Andrade.

 

Por Suzuko Hashizume

 

Araguari, MG 31-05-1913/ Bauru, SP25-04-2003

           

 

Neste 25 de abril de 2014 completam-se  11 anos da partida para o Plano Espiritual, do nosso saudoso amigo, mestre e companheiro Hernani Guimarães Andrade, reconhecido cientista espírita brasileiro no campo da pesquisa dos fenômenos paranormais, assim considerados pela Parapsicologia, Psicobiofísica e Psicotrônica.

 

         Tornou-se espírita aos 16 anos de idade, atraído pela racionalidade e pela coerência dos postulados kardecistas. Após estudar exaustivamente as obras clássicas da Doutrina (Delanne, Denis, Bozzano, Flammarion, Crookes, Aksakoff, Richet, Crawford, Lombroso, de Rochas e tantos outros) examinou os experimentos e teorias dos metapsiquistas e dos parapsicólogos na busca da realidade e da essencialidade do espírito.

 

         Sua modéstia, integridade moral, austeridade intelectual, prudência e sabedoria e, principalmente, sua generosidade era incomparável.

        

         Com o objetivo de evitar o preconceito existente nos meios da ciência acadêmica em relação ao Espiritismo, deu o nome de “Psicobiofísica à disciplina científica cujo objeto é o estudo dos fenômenos psíquicos, biológicos e físicos em todas as suas manifestações, com ênfase nas de caráter paranormal.”.

 

         Segundo Hernani, “a Psicobiofísica parte dos seguintes princípios, cuja realidade é sobejamente apoiada pelas evidências observacionais e experimentais”:

                       1)A existência do Espírito como realidade positiva e demonstrável... ainda que não aceita pelo “establishment” científico oficial;

                       2) A existência dos fenômenos paranormais;

                          3) A classificação desses fenômenos segundo as categorias psíquica, biológica e física e a tentativa de explicá-los e a descoberta de suas leis;

                       4) Ao contrário da moderna Parapsicologia, aceita, a priori, a existência, a sobrevivência do Espírito e a reencarnação,... e admite a interação entre as matérias física e espiritual.

        

         Fundou, em 13 de dezembro de 1963, juntamente com outros estudiosos do aspecto científico da Doutrina, o IBPP – Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, com sede em São Paulo. Durante muitos anos efetuou investigações sobre o fenômeno “psi”, segundo os cânones adotados pelo norte-americano J. B. Rhine; sobre reencarnação pelo método criado por Hemendra Nath Banerjee e Ian Stevenson, sobre Poltergeist pelo processo por ele criado, sobre Transcomunicação Instrumental (TCI) segundo os paradigmas adotados pelos estudiosos europeus. Foi o primeiro brasileiro a projetar e construir uma câmara de Kirlian para estudos da aura humana.

        

         Há cerca de quarenta anos, Hernani Guimarães Andrade encetou a pesquisa do hipotético campo de forças que, supostamente, estaria implicado na ligação entre o Espírito (como substância) e a matéria, no fenômeno da vida.  A abordagem desse enigmático tema iniciou-se de forma teórica com a publicação de dois livros: A Teoria Corpuscular do Espírito (1958) e Novos Rumos à Experimentação Espirítica (1960). Ambos os livros estão reeditados pela Casa Editora Espírita “Pierre-Paul Didier” de Votuporanga, SP.

 

         A seguir, em outubro de 1961, Andrade encetou a construção do primeiro aparelho destinado a verificar o acerto ou a falácia de sua teoria, teoria esta que possuía os seus próprios recursos para contradizê-la ou aprová-la por meios experimentais.

 

O CAMPO BIOMAGNÉTICO – (CBM) e os T.E.E.M. e T.E.M.

 

                    Para a concepção de um aparelho capaz de produzir o campo biomagnético – CBM, Andrade partiu de duas hipóteses de trabalho:

 

1) Supondo-se que o CBM seja o campo que liga o Espírito à matéria orgânica a fim de vivificá-la, deverá existir também um CBM na própria matéria física. A pesquisa teórica acerca desta hipótese acha-se relatada na obra de Andrade intitulada Psi Quântico (Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Idéia do Espírito). (Andrade, 1986, capítulos VI e VII). A esse respeito ele postulou que o CBM, na matéria, é gerado pelo movimento dos elétrons nas camadas orbitais dos átomos (opus cit. pp. 122 e 123). Neste caso o CBM não seria registrável em nosso espaço físico. Por outro lado, ele se propagaria para fora do nosso espaço, em direção ao hiperespaço.

Explicando tal hipótese com um pouco mais de precisão diremos que, em um modelo geométrico, teríamos de referir-nos a um sistema de quatro eixos referenciais (x, y, z, h)) todos perpendiculares entre si, definindo um espaço de quatro dimensões (4D). Três desses eixos (x, y, z) correspondentes ao nosso espaço físico (3D). O quarto eixo (h) indicaria a direção seguida pelo campo biomagnético – CBM – gerado pelos elétrons em suas camadas orbitais nos átomos físicos.

Andrade chegou à conclusão de que, nas condições de movimento dos elétrons, raciocinando-se com o auxílio de um modelo de Bohr para o átomo, as órbitas eletrônicas funcionariam como “solenóides”. O movimento dos elétrons nesses “solenóides” equivaleria a correntes elétricas. Logo, as órbitas eletrônicas seriam sedes de intenso campo magnético. Assim, por exemplo, o campo magnético gerado pelo único elétron na órbita fundamental (primeira órbita) de um átomo de hidrogênio não excitado seria, aproximadamente, da ordem de cento e vinte e cinco mil Oersted! Como este campo magnético não aparece nos átomos, pois o ferro magnetismo é devido ao “spin” dos elétrons, Andrade concluiu que ele está “compensado”. Esta compensação teria como resultado uma espécie de tensão mecânica do espaço vazio do mesmo tipo que se obteria contrapondo-se os dois pólos de mesmo nome de dois ímãs. Uma bobina esférica poderia imitar as condições dos átomos em seu interior, quando se fizesse circular uma corrente elétrica contínua pela bobina esférica.

Portanto, se criarmos, em uma dada região do nosso espaço, um tensionamento por meio de dois ou mais ímãs ou eletroímãs contraposto por seus pólos de mesmo nome, poderemos produzir um campo semelhante ao campo biomagnético.

 

2) A segunda hipótese seria criarem-se, também, condições idênticas à do tensionamento do espaço vazio (repulsão) contrapondo-se, da mesma forma, pólos idênticos de ímãs ou eletroímãs. Neste caso, procura-se simplesmente criar um efeito contrário ao de ímãs dispostos com os pólos de nomes contrários frente a frente (atração).

Ambos os raciocínios (1) e (2) anteriores se equivalem. O segundo é mais simples e inteligível. Com efeito, se a região entre os pólos de nomes contrários dos ímãs ou eletroímãs, em atração, é capaz de inibir o desenvolvimento de alguns processos biológicos, a região onde ocorre a repulsão entre pólos de mesmo nome poderia favorecer o desenvolvimento daqueles mesmos processos biológicos.

Andrade postulou que, na região onde se dá a repulsão entre os pólos magnéticos de mesmo nome, deveria criar-se um outro campo com propriedades biológicas, resultante da alteração das condições físicas do espaço-tempo. Ao provocar a repulsão magnética entre pólos iguais, tem-se uma reação semelhante à de um fluido elástico ao ser tensionado por compressão. Daí o nome adotado para designar o aparelho destinado a produzir o referido efeito no espaço entre pólos semelhantes: Tensionador Espacial Eletromagnético – T.E.E.M., quando se usam magnetos ativados por corrente elétrica contínua.

 

Quando são empregados imãs de alto poder coercitivo usa-se a designação Tensionador Espacial Magnético – TEM. Este sistema é mais funcional e prático. Por esta razão, Hernani abandonou o sistema T.E.E.M. e passou a empregar o T.E.M. que foi desenvolvido pelo Engenheiro Ricardo de G. Andrade.

 

Fizemos um rápido retrospecto da vida deste cientista que completará 9 anos de sua volta à Pátria Espiritual e que teve a genialidade de sugerir esta teoria revolucionária para investigar o problema da natureza espiritual do Homem.

 

Esperamos que novos estudiosos do espírito possam analisar e investigar sua teoria através da pesquisa em laboratório e dar prosseguimento aos seus trabalhos. Para isso, sugerimos inicialmente a leitura de seus livros:

1) A Teoria Corpuscular do Espírito;

2) Novos Rumos a Experimentação Espirítica.

3) Psi Quântico.

 

Dra. Marlene Nobre e Dr. Hernani Guimarães Andrade

no IBPP em Bauru, SP

Dr. Banerjee e esposa (E) visitam o IBPP recebidos por

Suzuko Hashizume e Dr. Hernani Guimarães Andrade

Da esq/direita: Prof. e Dr. Carlos Appoloni (Londrina) Prof. Luiz Otávio e esposa, Hernani e Suzuko, em Bauru.

Da esquerda p/direita: Dr. Valdir Rodrigues (Prof. de física da UNICAMP), físico americano Jack Sarfatti, físico americano, a tradutora,  Fred Allan Wolf, Hernani, Ney P. Peres, Dra. Maria Júlia (médica) e Suzuko.

 

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade (C) participando do I Congresso de Terapia de Vida Passada, nos dias 

8 a 11 de julho de 1998 no Hotel Vila Rica, em Campinas, SP

 

 

Da esquerda para a direita: Andrée Samuel (psicóloga), Tyrraine Grawford (pedagoga dos E.U.A.), Carmen Marinho (médium), Dr. Glaucius Oliva (atual presidente do CNPQ), Hernani G. Andrade, Dra. Julika Kiskos (psicóloga) e Eng. Jarbas Marinho.

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade (E) recebe o

 escritor Wallace Leal V. Rodrigues (C)  no IBPP

 

 

 

 

Seja voluntário

 

Pelo Espírito Cairbar Schutel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 58. Página 140.

 

Seja voluntário na evangelização infantil. Não aguarde convite para contribuir em favor da Boa Nova no coração das crianças. Auxilie a plantação do futuro.

Seja voluntário no Culto do Evangelho. Não espere a participação de todos os companheiros do lar para iniciá-lo. Se preciso, faça-o sozinho.

Seja voluntário no templo espírita. Não aguarde ser eleito diretor para cooperar. Colabore sem impor condições, em algum setor, hoje mesmo.

Seja voluntário no estudo edificante. Não espere que os outros lhe chamem a atenção. Estude por conta própria.

Seja voluntário na mediunidade. Não aguarde o desenvolvimento mediúnico, sistematicamente sentado à mesa de sessões. Procure a convivência dos Espíritos Superiores, amparando os infelizes.

Seja voluntário na assistência social. Não espere que lhe venham puxar o paletó, rogando auxílio. Busque os irmãos necessitados e ajude como puder.

Seja voluntário na propaganda libertadora. Não aguarde riqueza para divulgar os princípios da fé. Dissemine, desde já, livros e publicações doutrinárias.

Seja voluntário na imprensa espírita. Não espere de braços cruzados a cobrança da assinatura. Envie o seu concurso, ainda que modesto, dentro das suas possibilidades.

Sim, meu amigo. Não se sinta realizado.

Cultive espontaneidade nas tarefas do bem.

“A sementeira, é grande e os trabalhadores são poucos.”

Vivemos os tempos da renovação fundamental.

Atravessemos, portanto, em serviço, o limiar da Era do Espírito!

Ressoam os clarins da convocação geral para as fileiras do Espiritismo.

Há mobilização de todos.

Cada qual pode servir a seu modo.

Aliste-se enquanto você se encontra válido.

Assuma iniciativa própria.

Apresente-se em alguma frente de atividade renovadora e sirva sem descansar.

Quase sempre, espírita sem serviço é alma a caminho de tenebrosos labirintos do umbral.

Seja voluntário na Seara de Jesus, Nosso Mestre e Senhor!

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Foto com evangelizandos e evangelizadores diante do prédio da Aliança Espírita “Varas da Videira”,

 em Araçatuba, SP,  no início da década de 1950. Acervo AEVV.

 

 

 

Agenda do conferencista Divaldo Pereira Franco

maio- junho- 2014.

 

MAIO DE 2014

· 01/05/2014
Fde. Esp. do Est. de São Paulo às 9h

· 04/05/2014
Seminário em Salvador 

· 06/05/2014
Início de viagem à Europa 

· 07 E 08/05/2014
Dublin (Irlanda) 

· 09 A 11/05/2014
Londres (Inglaterra) 

· 12/05/2014

Bruxelas (Bélgica) 

· 13/05/2014

Luxemburgo (Principado de Luxemburgo) 

· 14/05/2014

Munique 

· 15/05/2014

Mannheim 

· 16/05/2014

Frankfurt 

· 17/05/2014

Stuttgart (Alemanha) 

· 18 E 19/05/2014

Copenhague(Dinamarca) 

· 20/05/2014

Amsterdã (Holanda) 

· 21/05/2014

Praga 

· 22/05/2014

Brno (República Checa) 

· 23/05/2014

Lintz 

· 25/05/2014

Viena (Austria) 

· 26 e 27/05/2014

Roma 

· 28/05/2014

Milão (Itália) 

· 29/05/2014

Viagem a Bonn, palestra em Colônia 

· 30/05/2014

(Culto do Evangelho) 

· 31 a 01/06/2014

Bonn-Seminário (Alemanha) 


JUNHO DE 2014


· 02, 03 e 05/06/2014

Paris 

· 04/06/2014
Douet (França)

· 07 e 09/06/2014
Zurique (Suíça)

· 24/06/2014
Bogotá (Colômbia) 

· 25 e 26/06/2014
Lima (Peru) 

· 27 a 29/06/2014
Congresso na Bolívia 

(Fonte: site da Mansão do Caminho)

 

 

Programação da Casa do Caminho Meimei

São Paulo, SP

 

R. Luis Pucci, 153 -V. Ema

03278-090     São Paulo - SP

(011)2216-7519 ou (011)2154-9192

www.casadocaminhomeimei.com

[email protected]

 

logoCCM-timbre.jpglogoCCM-timbre.jpg

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS DOUTRINÁRIAS

TRIMESTRE ABRIL – JUNHO DE 2014 6ª. FEIRA – 20HS

ABRIL

DIA

TEMA

EXPOSITOR

4

Euripedes Barsanulfo

Aluisio A. Filho

11

Cairbar Schutel

M. Lucia

18

Judas Iscariotes

Neide Guerra

25

TEMA LIVRE

Jamiro Santos Filho

 

MAIO

DIA

TEMA

EXPOSITOR

2

Nova Era

Ery Lopes e João Lucius

9

Evangelho: Advetências e Consolações

Sander

16

Muito será pedido a quem muito foi dado

Aluisio A. Filho

23

GRUPO CANTO E LUX – CORAL RINALDO

30

O jugo Leve

Odamir Feitosa

31

SÁB  18 HS

CORAL VOZES DO CAMINHO

 

JUNHO – 24º ANIVERSÁRIO DA CASA DO CAMINHO MEIMEI

DIA

TEMA

EXPOSITOR

4

4ª FEIRA – 9 hs-

Errar é Humano

Manolo Quesada

6

TEMA LIVRE

Plinio Penteado

13

Palestra Musical

Paula Zamp

20

Lei de Amor, Justiça e Caridade

Manolo Quesada

30

TEMA  LVRE

Maria Saboleski

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Ame-PB -  Associação Médico Espírita- Ciclo de Debates

João Pessoa, PB

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Allan Vilches em especial do Dia das Mães no GELC

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de  [email protected] e de Regina Bachega)

 

 

 

Workshop Abrape: Trabalhando os sonhos criativamente

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email da Abrape)

 

 

 

7º. Entremédiuns Noroeste Paulista

Votuporanga, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Rose Moliterno)

 

 

 

Pintura Mediúnica no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

Inline image 1

(Informação recebida em email de Ombretta Sacco)

 

 

 

Palestras programadas para o G.F.E. João Ramalho

São Bernardo do Campo, SP

 

 

ENDEREÇO:

RUA CARLOS MIELE, 154, CENTRO

SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra Espírita com Rodrigo Bonilha da Silva

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Festa Junina em prol da TCC

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Exemplificação

Adelvair David

Jales, SP

 

 

A educação no seu aspecto de transferência de conhecimentos geralmente é oferecida pela escola ou por outra instituição apropriada para este fim, porém, existe uma que não pode ser transferida, ensinada, embora seja comum ouvir-se dizer o contrário, é a chamada educação moral.

Este tipo de educação é bastante controversa e não há um só país onde elas se concordem plenamente, atendendo a costumes milenarmente transferidos de homem a homem.

Se, no que se refere à aquisição de conhecimentos todos podem de alguma forma ensinar, a educação moral não se concretiza apenas com o passar de informações. É fácil observar-se na sociedade pais bons terem filhos maus e pais ruins terem filhos bons, numa clara demonstração, no nosso entendimento, que há no ser humano uma bagagem que extrapola a vida presente tendo raízes no passado. Os pais ou responsáveis, apenas auxiliam, conduzindo para que o espírito modifique suas tendências negativas e melhore as positivas, promovendo assim o progresso do “ser” sob a sua guarda temporária.

Mas, se não concordam na forma, no fundo um só meio há de auxiliar-se alguém a adquirir valores morais, é a exemplificação. Como a humanidade goza de uma característica comum, que é a imperfeição, as palavras acabam por não surtir efeito positivo naquilo que se objetiva, pois conclui-se, a princípio, que seres imperfeitos não poderiam ensinar conceitos perfeitos, portanto a educação moral seria sempre falha. Entendemos ainda que o homem faz leitura de alma do seu igual, e muitas vezes as palavras ficam então sem crédito. Desnudando os fariseus disse Jesus: vocês são como sepulcros caiados, belos fora e por dentro estão cheios de podridão.

A exemplificação é forma eficaz de oferecer o que se deseja que o outro receba. Os bons homens da humanidade ensinaram muito mais exemplificando do que falando. Mesmo imperfeito, se o homem estiver procurando viver vida digna, não necessitará dizer muito, sensibilizará o coração com quem convive, motivando-o a mudar a maneira de pensar, de agir e de proceder, para melhor.

Falar de amor é fácil, os poetas inebriados pelo luar prateado cantaram trovas de belíssimas construções, mas, somente Ele, o generoso Senhor luarizou as noites escuras das almas sofredoras dando-lhes vida, e vida plena, como o faz até os nossos dias.

EXEMPLIFICA O BEM E O AMOR NASCERÁ EM TODA PARTE.

 

Rosas em sepultura do cemitério de Paranapiacaba, distrito de Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]