Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 30 de abril de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/30-04-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

29-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/29-04-2014.htm

28-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/28-04-2014.htm

26-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/26-04-2014.htm

25-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/25-04-2014.htm

24-04-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/24-04-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

O Evangelho segundo o Espiritismo daqui a 150 anos

Simoni Privato Goidanich

Montevidéu, Uruguai

 

 

Estamos celebrando em 2014, específicamente no mês de abril, os 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, publicado originalmente como Imitation de l´Évangile selon le Spiritisme.

O Evangelho segundo o Espiritismo chegou até nós e se mantém nestes 150 anos devido evidentemente a seu conteúdo incomparável, que resgata o Cristianismo Primitivo explicando, de maneira clara, os ensinamentos morais do Mestre Jesus a fim de que possam ser cada vez mais aplicados em nossa conduta.

No entanto, há outro fator fundamental para a transmissão fiel dessa obra de geração em geração nestes 150 anos: o exemplo de vivência cristã dos espíritas pioneiros, começando pelo próprio autor, que aplicou os ensinamentos de O Evangelho segundo o Espiritismo em sua própria vida. Também poderíamos recordar o exemplo de verdadeiro espírita do primeiro tradutor para o idioma espanhol, José María Fernández Colavida, e de tantos outros espíritas pioneiros, que, como os cristãos primitivos, foram fiéis até o fim legando-nos, desse modo, os ensinamentos do Mestre Jesus.

Portanto, que a celebração destes 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo possa servir para que reflitamos sobre o papel de cada um de nós na transmissão fiel dessa obra às futuras gerações.

Podemos – e devemos – continuar imprimindo suas páginas luminosas, traduzi-las mais vezes, difundi-las amplamente aproveitando as novas oportunidades tecnológicas, como os formatos digitais, especialmente os gratuitos. Entretanto, jamais devemos esquecer que será o nosso exemplo diário o que as fará chegar, de maneira mais efetiva, aos corações alheios a fim de que estes procurem conhecer, estudar e aplicar em suas vidas os ensinamentos de O Evangelho segundo o Espiritismo.

Recordemos, a propósito, as recomendações da benfeitora Joanna de Ângelis na “Carta aos Cristãos Modernos”, transcrita na obra Entrega-te a Deus:

“Cabe aos cristãos novos proceder de maneira compatível com os ensinamentos do Mestre de Nazaré, revividos e atualizados pelos embaixadores espirituais (…).

Mais do que nunca, o senhor necessita de mulheres e homens dispostos a dar-lhe, se necessário, a vida, em holocausto de amor e de silencioso sacrificio.

Nao mais existem os circos, as praças para as execuções dos hereges e infiéis, as fogueiras e os cárceres sombríos para aqueles que são dedicados a Jesus. Pelo menos na forma, no entanto permanecem no conteúdo, pela maneira como são vistos e considerados os seus servidores auténticos, sorvendo os amargos frutos da intriga e da insensatez, da perseguição por inveja e das tribulações morais…

É indispensável viver o evangelho em toda a sua magnitude”.

Que valorizemos o exemplo dos espíritas pioneiros para que hoje, 150 anos depois, possamos   herdar O Evangelho segundo o Espiritismo, em sua pureza, e que, inspirados por essa obra e essas vidas,  assumamos a responsabilidade que corresponde a cada um de nós de ter O Evangelho segundo o Espiritismo presente em nossas ações diárias para que possamos, por nossa vez, o transmitir fielmente às futuras gerações.

 

 

Representação de Allan Kardec e sua esposa Amélie Gabrielle Boudet.

Kardec foi o codificador do Espiritismo.

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3d/A._Kardec_et_A._Boudet.jpg

Capa de edição histórica de  O Evangelho Segundo o Espiritismo comemorativa de 150 anos.

 

José Maria Fernandes Colavida. O Kardec espanhol . 1819 - 1888

Imagem: http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/Jose%20Maria%20Fernandez%20Colavida/Jos%C3%A9%20Maria%20Fernandez%20Colavida.htm

 

 

Vídeo com Simoni Privato Goidanich abordando a vida e a obra de José Maria Fernandes Colavida

Acesse:  http://vimeo.com/80454154

Ópera de Paris. Foto Ismael Gobbo

Paris é a cidade berço do Espiritismo codificado por Allan Kardec

 

 

 

Jovens – gravidez indesejada

Richard Simonetti

[email protected]

 

1 – Sou solteira, estudante, 17 anos. Estou grávida. Por que Deus fez isso comigo?

Se você sai na chuva e se molha ou põe a mão no fogo e se queima, pode culpar Deus? Qualquer adolescente sabe que a relação sexual envolve a possibilidade de concepção.

 

2 – Mas não é tudo programado pelos Espíritos prepostos de Deus?

Não confunda os programas de Deus com os programas dos homens. Deus sustenta a vida, mas sua manifestação, condição e qualidade dependem de nossas iniciativas.

 

    3 – Se não é pela vontade de Deus que fiquei grávida, então posso abortar e livrar-me do problema?

Deus nos consente fazer o que desejamos, embora nem sempre façamos o que Ele deseja. Transar indiscriminadamente, por exemplo. O mal está em fazer o que Ele não deseja nem consente. Aqui se situa o aborto. No primeiro caso temos uma experiência que acabará nos ensinando que o sexo não deve ser inconsequente. No segundo temos um lamentável gesto de rebeldia e crueldade para com o filho asilado em seu ventre.

 

4 – Vai complicar. Meus pais querem que eu aborte.

Os problemas que enfrentará com seus pais são insignificantes, diante dos que resultam do aborto.

 

5 – E se eu procurar um bom médico?

Nenhum médico a livrará das consequências funestas do aborto, que é crime diante das leis divinas.

 

6 – Isso não importa agora. Quero resolver o presente. Do futuro cuidarei depois.

    Se você quebrar a perna e precisar engessá-­la, preferirá a amputação? Um filho, você saberá um dia, é muitas vezes um engessamento existencial, impondo-nos proveitosas disciplinas. O aborto é lamentável amputação moral que lhe reservará muitos dissabores.

 

7 – O casamento seria uma solução, mas meu namorado não quer. Devo pressioná-lo?

No passado fazia-se isso para salvar a reputação da jovem e a honra da família. Não importava se o casamento forçado inviabilizaria uma convivência feliz. Hoje sabemos que o único nome pelo qual devemos zelar é o de filhos de Deus, procurando cumprir suas leis, a partir do inconfundível não matarás contido no decálogo moisaico.

 

8 – Não me sinto preparada para a maternidade.

Raras mulheres sentem-se. A maternidade é sempre um desafio, mas um bom desafio que você vencerá tranquilamente, se confiar em Deus e dedicar-se ao filho.

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

 

 

 

Educação  & Atividades Espíritas

 

Em prosseguimento, houve mais um seminário na sede da FEB, em Brasília: Dia 25 de abril (6ª. feira), das 20 às 22 horas. O tema central “Educação & Atividades Espíritas”., foi desenvolvido pelos convidados: Helder Boska (SC): “Espaço de Convivência”; Marco Leite (FEB): “Limites na Educação”; coordenação: Maria de Lourdes Pereira de Oliveira (vice-presidente da FEB). Helder Boska é um dos organizadores do livro “Conviver para amar e servir” (FEB Editora). Informações: [email protected]

Seminário Educação e Atividades Espíritas-Apresentação de Marco Leite

Seminário Educação e Atividades Espíritas-Apresentação Helder Boska

Seminário Educação e Atividades Espíritas-Mesa diretora

Seminário Educação e Atividades Espíritas-Parte público

 

 

Encontros com Herculano Pires. Palestra por Marco Milani

São Paulo, SP

 

 

 

 

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva

Maio/2014

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário “Homossexualidade e Espiritismo”

no Lar da Família Cristã. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails  de Claudio Palermo e de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

Registro. Espíritas doam ovos de Páscoa e amor, na palestra com tema: Oração de São Francisco de Assis. Três Lagoas, MS

 

O Grupo da Fraternidade Espirita José Grosso e Maria João de Deus  promoveu   sexta-feira,  18 de abril,  às 19 horas, palestra espírita com o convidado  Coronel Castro, da cidade de Campo Grande (MS). Ele abordou o tema:  Oração de São Francisco de Assis.

Após a palestra, teve distribuição de dezenas de ovos de Páscoa; a esposa do palestrante, Valquíria Marques Bernardes, coordenou toda a distribuição; o Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, responsável pela Casa Espírita, distribuiu dezenas de ovos  nos dias 19 e 20, sábado e domingo de Páscoa, em diversos bairros,  às crianças e famílias carentes; há mais de 20 anos, todos os anos,  Luizinho e Elzi  fazem doações de ovos de Páscoa, como também no    Dia das Crianças e no Natal. Este ano, eles  contaram  com a colaboração dos advogados Drs. Luiz Carlos Areco, Jefferson Santana de Mello, Supermercados ABEVÊ,   Gerente Geral Agadir, do Banco do Brasil, e outros.

O  palestrante  José Augusto  Bernardes (Coronel Castro),  é natural de Aparecida do Taboado (MS),  nascido em  3 de agosto de 1964.  Atualmente é Assessor Militar do Tribunal de Contas.

 Espírita desde 1986,  trabalhador da Casa  Espírita Maria Modesto Cravo,  realiza palestras por todo o Brasil,   principalmente na capital sul-mato-grossense.  É médium de passe e também   dialoga com  Espíritos nas sessões mediúnicas.

 Bastante motivado por vir a Três Lagoas, Coronel Castro  fala  que tem um amor muito grande pela Casa onde  vai proferir a palestra e que trabalhou na instituição  de 1995 a  1998.  Como sempre faz em seus pronunciamentos, ele vai   falar com todo  amor da Oração de São Francisco de Assis. Coronel Castro foi um dos fundadores  da Casa,  convidado na época pelo saudoso advogado Dr. João Santana de Mello Filho. Castro lembra-se  da Casa Maria João de Deus,  da vibração iluminada e  da assistência social e  espiritual que sempre imperou nos trabalhos realizados nela.

 Morando em Três Lagoas de 1995 a 1996, foi comandante da Policia Militar Ambiental, e de 1996 a 1998 foi sub-comandante da Policia Militar de Três Lagoas.

(Da Redação)

(Texto e fotos recebidos em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]])

Distribuição de Ovos de Páscoa no Grupo da Fraternidade Espirita José Grosso e Maria João de Deus 

Distribuição de Ovos de Páscoa no Grupo da Fraternidade Espirita José Grosso e Maria João de Deus 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acessar aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/consultasobreamor2014.html?acm=301_50

 

 

 

 

 

Show Seresteiro do Evangelho

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

Jornal “O Arauto” da Use de Piracicaba

 

Acesse aqui:

http://usepiracicaba.com.br/images/arauto/2014/o-arauto-mai-jun-2014.html

 

 

 

 

Programa Roteiro- O Mochileiro Espírita

RBN

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

Sesquicentenário de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

04-1864 / 04-2014

                          Allan Kardec Codificador do Espiritismo  e  Edição francesa de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Artigo especial

 

 Evangelho – Caminho de Libertação

Carlos Campetti

Brasília, DF

 

 

Na essência, nenhum dos grandes reveladores registrados pela história teve o propósito de criar seitas e religiões que dividissem as pessoas e as colocassem umas contra as outras. Evidente que surgiram e têm surgido falsos profetas, mas preferimos nos referir aos enviados para o estabelecimento, nos diversos povos, das bases da fraternidade e do amor que transcendem as fronteiras de raça, cultura, condição social ou intelectual.

Jesus foi o maior de todos eles, pois, governador do Planeta, com uma plêiade imensa de colaboradores, é o Espírito puro que sustenta a Terra e guia os destinos de seus habitantes, Espíritos em processo de evolução, irmãos menores, destinados à felicidade que é conquista individual pelo esforço próprio.

Na tentativa de registrar o ensinamento de Jesus, cada um dos quatro Evangelhos, escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João, contém ensinamentos para o autoconhecimento, a harmonia com a Lei Divina e a plena integração nos propósitos da criação. Em outras palavras, são caminhos de libertação das peias da ignorância para que o ser alcance o Reino de Deus, que, conforme orienta Jesus, está dentro de cada um de nós, e, portanto, somente pode ser encontrado pela jornada interior que promove a concretização de todas as potencialidades depositadas pelo Criador na criatura.

Em muitos pontos os evangelistas coincidem, mas há evidentes diferenças que indicam haver muitas maneiras de alcançar a meta. Ao identificar e descrever o “caminho” é comum que, homens falíveis e sujeitos aos costumes, cultura e preconceitos de sua época, se deixassem influenciar na forma de descrever as vias para o grande encontro, a “festa das bodas” descrita na conhecida parábola de Jesus.

Impossível ignorar também as interpolações e acréscimos que o texto “original” ganhou ao longo do tempo, constituindo auxílios ou ruídos para o entendimento do grande processo do autodescobrimento e da realização plena do “amor pelo próximo”.

Evidente ainda o surgimento das diversas religiões, fruto das interpretações que pessoas e grupos fizeram dos ensinamentos dos grandes reveladores, promovendo as divisões e cultivando os preconceitos alimentados pelo egoísmo que considera a “sua” a “melhor religião” em detrimento de todas as “outras”, consideradas inimigas e merecedoras de combate “em nome de Deus” ou “de Jesus”, todas elas baseadas em um ponto comum: a imposição de dogmas pela fé cega que findou por gerar uma onda imensa de ateísmo nas camadas mais ilustradas da sociedade do tempo de Allan Kardec e que já alcançava a população menos favorecida no campo socioeconômico e da cultura.

Não há registro de que Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869) fizesse opção por uma ou outra religião. Naturalmente as conhecia como homem culto que era e pelo fato de pertencer a uma família católica por tradição e por ter sido educado em um colégio de orientação protestante – o de Yverdon (1805-1825), administrado por Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827). Seus escritos evidenciam que era consciente da dificuldade de sua época antes de conhecer o fenômeno da comunicação dos Espíritos. Aliás, esse fato surgiu para ele como uma resposta às suas preocupações e inquietações referentes ao grande crescimento do materialismo em sua época. Como educador sabia das consequências da ausência de uma base moral apoiada em uma fé consciente que pudesse guiar os passos da criatura na realização de sua potencialidade de filha de Deus.

Iniciou o trabalho com a mesma dedicação que sempre aplicou a todas as suas atividades. Não tinha ideia, inicialmente, do tamanho da obra. Mas ela foi-se desenhando progressivamente à medida que publicava O livro dos espíritos, O livro dos médiuns... até o momento em que ele se deparou com a necessidade de reapresentar o caminho de libertação para seus irmãos em humanidade, livre dos preconceitos que prevaleciam sobre a essência do ensino cristão.

Isolou-se e concentrou seus esforços na organização da obra monumental que resume a essência dos quatro evangelhos e de todo o Antigo e o Novo Testamentos, revelando a verdadeira Lei de Deus que é o amor; a certeza na vida futura como eixo fundamental do ensino de Jesus; as muitas moradas da casa do Pai; a reencarnação como evidência da justiça divina e da lei de evolução que preside nossos destinos; as bem-aventuranças tendo como fonte o discurso mais completo de Jesus, o sermão da montanha, verdadeiro roteiro para o Reino de Deus, começando pelo “bem aventurados os aflitos” e seguindo com os pobres de espírito, os puros de coração, os pacificadores, os misericordiosos, o amor ao próximo e aos inimigos, honrar pai e mãe. Merece destaque especial o Cristo Consolador, o retorno do Mestre com seus ensinos apresentados na mesma simplicidade e profundidade da origem. O papel da riqueza é examinado com maestria pelo Codificador com o auxílio da espiritualidade superior. Ainda podem ser destacados, entre muitos outros, a caridade como condição única da salvação; o convite para sermos perfeitos como perfeito é nosso Pai celestial; a importância da fé raciocinada, da crença em Deus, mas sabendo por quê; os trabalhadores da última hora; o cuidado com os falsos profetas; não separar o que Deus juntou e a estranha moral; a lâmpada que precisa brilhar. E finalmente, encaminhando o candidato para a culminância de sua preparação, a importância de cumprir a parte que lhe cabe no “ajuda-te que o céu te ajudará”; o dar de graça...; o significado da oração e o exercício da conversa com o Criador como corolário de todo o processo do autoconhecimento e integração na obra divina para o cumprimento do seu papel de filho do Pai.

O evangelho segundo o espiritismo é o caminho de libertação da ignorância e do egoísmo que nos leva a viajar para dentro de nós mesmos no processo do autodescobrimento, passando pelo conhecimento da Lei Divina; pela conscientização de nosso papel na vida; da fraternidade que nos deve unir a todos, irmãos que somos, pois filhos do mesmo Pai; de como exercitar o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos e de tudo o que necessitamos para sermos discípulos seus: que nos amemos uns aos outros como Ele nos tem amado.

Finalmente, O evangelho segundo o espiritismo, coerente com a proposta de todos os grandes reveladores registrados pela história, muito especialmente o Cristo, nos liberta do preconceito religioso que divide os filhos do mesmo Pai, pois propõe e orienta para o exercício da fraternidade e da caridade de uns em relação aos outros.

 

Estátuas dos quatro Evangelistas na Catedral de Brasília

Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

Ópera de Lião, França. Foto Ismael Gobbo

Em Lião,  Allan Kardec, codificador do Espiritismo,  nasceu aos 3 de outubro de 1804.

Ficheiro:Blaise Pascal 2.jpg

Blaise Pascal (1623- 1662)  Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal

Pascal esta presente em O Evangelho Segundo o  Espiritismo nos capítulos

 XI -12 (O egoísmo)   e  XVI- 09 (A verdadeira propriedade)

Allan Kardec, codificador do Espiritismo. Imagem internet

Jesus. Pintura em parede na Casa da Caridade, por Maria Tereza Braga, Araçatuba, SP

 

 

 

Existência de Deus

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Idéias e Ilustrações. Lição nº 37. Página 138.

 

Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou:

- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?

O crente fiel respondeu:

- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.

- Como assim? - indagou o chefe, admirado.

O servo humilde explicou-se:

- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

- Pela letra.

- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?

- Pela marca do ourives.

O empregado sorriu e acrescentou:

- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabes, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?

- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido.

Então, o velho crente convidou-o para ir fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:

- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!

Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cachorrinha Sofia

Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]