Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 03 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/03-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

02-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/02-06-2014.htm

31-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/31-05-2014.htm

30-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/30-05-2014.htm

29-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/29-05-2014.htm

28-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/28-05-2014.htm

 

 

 

 

No mundo afetivo

 

        Reprovamos a violência e clamamos contra a violência; no entanto, na vida de relação, muito raramente nos acomodamos sem ela quando se trate de nossos interesses.

         Muito comum, principalmente quando amamos alguém, exigirmos que esse alguém se nos condicione ao modo de ser.

       A Natureza é um mostruário da variedade com que a Sabedoria Divina plasmou a Criação.

       Todas as flores são flores, mas o gerânio não tem as características do cravo e nem a rosa as da violeta. Ademais, cada flor tem o seu perfume.

       Assim, também, as criaturas. Cada pessoa respira em faixa diversa de evolução.

       Justo nos detenhamos na companhia daqueles que sentem e pensam como nós, usufruindo os valores da afinidade.

       Entretanto, sempre que amarmos alguém que não comunga nossas ideias e emoções, abstenhamo-nos de lhe violentar a cabeça com os moldes em que se padroniza nossa vida espiritual.

       Deus não dá cópias. Cada um vive em determinado plano da criação, segundo as leis do Criador.


Emmanuel / Médium Chico Xavier
Livro: Ceifa de Luz (extrato) - Ed. FEB

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Flores, Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Brasília, DF

 

Brasília

 

Brasília (pron. [bɾaˈziʎɐ]) é a capital federal do Brasil e a sede do governo do Distrito Federal.7 8 A cidade está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. No censo demográficorealizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população era de 2 562 963 habitantes (3 716 996 em sua área metropolitana), sendo, então, a quarta cidade brasileira mais populosa.nota 1 3 A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia

 

 

O Estádio Nacional

 

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha 1 , também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília, Arena Mané Garrincha ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiusobrasileiro, situado na cidade de Brasília, no Distrito Federal. O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América, perdendo apenas para o Maracanã. O estádio atualmente pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Nacional_de_Bras%C3%ADlia_Man%C3%A9_Garrincha

 

 

 

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Capacidade para 72.788 pessoas.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014#mediaviewer/Ficheiro:Brasilia_aerea_estadionacional.jpg

Acessado em 02/06/2014, às 7 hs.

 

 

 

Jogos e paz

 

Antonio César Perri de Carvalho

 

O assunto predominante em nossos dias são os Jogos da Copa do Mundo.

O Brasil estará no foco da mídia mundial e como destino de muitos turistas. Haverá intensa movimentação de pessoas do país e do exterior que estarão se deslocando a várias capitais de nosso país. O povo brasileiro tem a característica da hospitalidade, de ações fraternas, e, inegavelmente, boa parte tem interesse pelo futebol, o esporte mais popular do país.

Os Jogos Mundiais representam uma oportunidade de intercâmbio, que é uma das finalidades do esporte: de estimular a fraternidade, a solidariedade e a paz.

Lamentavelmente, em alguns esportes há muitos interesses econômicos e que não favorecem o povo em geral.

No contexto atual, alguns episódios do cenário político e social geram situações que oscilam entre as preocupações, insatisfações e até decepções de parcelas do povo brasileiro.

As manifestações populares – que já tem ocorrido -, mesmo que legítimas, são aceitáveis quando se desenvolvem em ambiente de ordem, sem provocar restrições e inseguranças para a própria população, ameaça aos visitantes, nem riscos ao patrimônio público e privado.

Daí a oportunidade da mensagem espiritual já veiculada pela Federação Espírita Brasileiro em seu portal e nas redes sociais. Alguns trechos da citada mensagem são muito claros:

“A transição recomenda prudência. A Pátria do Cruzeiro, com a responsabilidade de representar a fraternidade na Terra, está diante dos olhos do Mundo que aproveitando a ocasião dos jogos redescobre o Brasil. [...] que a prudência nos conduza com equilíbrio à condução do processo das mudanças necessárias. [...] queremos pedir aos nossos companheiros o hábito da oração em favor da paz.”

O “respeito ao próximo como a si mesmo”, é fundamental nas relações interpessoais e sociais, e, favorece a paz.

Outras fontes – Links do Portal da FEB:

a)http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Degravaçao-mensagem-Jose-do-Patrocinio-GRAAPA.pdf

 b) http://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/oficios-entre-presidente-da-republica-e-feb/

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho é presidente da Federação Espírita Brasileira.

(Copiado do site Febnet)

Placa indicativa sobre a Copa do Mundo FIFA 2014 no Eixo Monumental. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Bonn, Alemanha

 

 

 

01 de junho de 2014.

 

Em 1º de junho de 2014, no segundo dia do seminário A Psicologia do Perdão e a Saúde, no salão de conferencias do Seminaris Hotel & Meeting Resorts, em Bonn/Alemanha, o clima entre os participantes transparecia ser o de uma família. As pessoas trocavam experiências em um convívio fraterno, participando deste que é, sem dúvida, um seminário terapêutico, pois que dali todos saíram renovados, após vivenciarem tão nobres conceitos, verdadeiras ferramentas para modificar a forma de pensar, de sentir e de agir, para melhor.

O obreiro de Jesus, Divaldo Franco, iniciou ressaltando a necessidade de o ser humano aprender a conviver com as diferenças. Utilizando-se de algumas figuras de linguagem, exemplificou referindo-se aos dedos das mãos, que são todos diferentes entre si, mas que ao moverem-se para pegar qualquer objeto tornam-se iguais. Graças a essas diferenças é possível realizar diversas tarefas.

Narrando fatos reais, de pessoas submetidas à violência monstruosa, daqueles que, doentes, agridem sem pensar, e dirigindo-se à atenta plateia, questionou: Você perdoaria? Citou o Dr. Dean Ornisch, autor da obra Amor & Sobrevivência, que após analisar-se, percebeu carregar mágoa em relação ao pai, apesar de aparentemente ter tudo o de que possa necessitar, sendo cirurgião e escritor famoso. Ao reencontrar-se com o pai conseguiu, através do diálogo, dar-se conta, caindo em si, que a mágoa trazida no íntimo não tinha razão de ser, pois que o pai abnegadamente dedicara-se à sua vida, ao êxito da vida do filho, por amor. Desde então o Dr. Ornisch passou a sugerir, aos seus pacientes, o perdão como terapia para a reconquista da saúde e da paz. Saúde e doença são estados espirituais da criatura, frisou o nobre expositor.

No campo dos sentimentos, das emoções e das vibrações, Divaldo alertou para que o ser humano tenha cuidado ao falar aos outros, pois que pode transmitir mensagens destrutivas. Existem várias formas de dizer o que se pensa, a vibração que se emite ao falar irá atingir, positiva ou negativamente, o outro. É necessário tomar muito cuidado na hora das conversas, certas colocações afastam as pessoas, primeiro emocionalmente, e fisicamente em seguida. Quando a criatura se sente criticada ela se fecha, este é um aspecto grave dos relacionamentos afetivos, a pessoa se fecha e se afasta, assim, irá buscar fora aquilo que não mais existe, e quando se dá conta, já não há mais aproximação.

Desculpemos aos outros, não queiramos que as pessoas pensem pela nossa cabeça, não nos atormentemos para que o outro seja o nosso modelo, aprendamos a gostar das pessoas como elas são, os caminhos devem ser percorridos com carinho, por que com censura as pessoas vão embora. Sejamos simples, vivamos com simplicidade, é muito fácil ser simples, nós é que complicamos a vida. Quando temos relativo conforto, queremos conforto absoluto, e quando temos tudo, fazemos depressão, estamos constantemente buscando fora, aquilo que não nos preenche. A simplicidade mais importante é a do coração, mergulhemos para dentro de nós, façamos uma viagem ao mundo íntimo, fazendo silencio para ouvir as estrelas e acordar para o verdadeiro sentido da vida, ensinou o nobre conferencista

A medida que expunha os belos conceitos, as pessoas iam se deixando penetrar pelo verbo amoroso, que endereçava-se diretamente aos corações como verdadeira chuva de bênçãos, proporcionando bem-estar, preenchendo espaços íntimos que a incompreensão e o vazio existencial vão criando na criatura humana. Vibrações amorosas pairavam no ar. Embalados pelas apresentações musicais, a emoção tomou conta de todos. Foi um daqueles momentos mágicos em que não se necessita nada dizer, pois o que vigora é a linguagem do amor. A lembrança auspiciosa desses momentos felizes já começava a produzir a saudade, a fazer pensar no reencontro, para o ano vindouro, se assim Deus o permitir...

                                                                      

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

 

 

                           Abraços,

                                  Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

 

Encontros com Herculano Pires.

Conferência com Herculano Ferraz Pires. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Molina [[email protected]])

 

 

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

Endereço:

Rua Vieira Portuense, 341 - Jardim Oriental, São Paulo - SP

 

DATA

EXPOSITOR

TEMA

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

 

Segunda-feira, 20h

 

02/06

Grupo Vocal Cantares

Palestra Musical

Grupo Vocal Cantares

 

Segunda-feira, 20h

 

09/06

 

Marco Antonio Maiuri

 

O Espiritismo e a reformulação dos sentimentos

 

Chaves da Luz

 

Segunda-feira, 20h

 

16/06

Mara Sucena

Amai os vossos inimigos

Itamar Santiago

 

Segunda-feira, 20h

 

23/06

Claudio Roberto Palermo

Camille Flammarion - O Cientista das estrelas

Maria e Valdir

 

Segunda-feira, 20h

 

30/06

Ademar Trindade Cruz

Missão dos Espíritas

Itamar Santiago

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Palestras programadas para o  

C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

ANDRÉ LUIZ IESI SOBREIRO, 

 

de Severínia - SP, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 04 de junho, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

*********************************

 

CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

II ENCONTRO ESPÍRITA DE JOVENS

TEMA: “ABORTO, À LUZ DO ESPIRITISMO”

Orador: Dr. Eliseu Florentino da Mota Júnior

 

Dia: 08/06/2014 - Domingo - Das 8:30 h às 12:00 h

PROGRAMAÇÃO

·       8:30 – Recepção e café fraterno

·       9:00 – Palestra: “Aborto à luz do Espiritísmo”

 

INSCRIÇÕES: [email protected]

ou pelos telefones: (17) 98167-4755 / (17) 3033-4262

Av. Alfredo Teodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado - S. José do Rio Preto – SP

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

11º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Pintura Mediúnica no C.E. Pátria do Evangelho

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Izabel Vitusso)

 

 

 

REENVIANDO POR PROBLEMAS NO ENVIO ANTERIOR

Biografia de Arthur Conan Doyle em vários textos diários

 

......Continuação

 (5)

 

Arthur Conan Doyle

 

 

 

(Texto em PDF recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

A Kingston Spiritualist Church cuja pedra fundamental foi lançada por

Arthur Conan Doyle em 23 de abril de  1927. Fotos fornecidas  por Bernadete May

 

 

 

Jesus é Deus, mas sem divindade, pois é nosso irmão e não Pai

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     Respeitemos a Doutrina Trinitária, mas ela é desconhecida dos autores bíblicos. E o próprio Jesus nada falou sobre Deus com três pessoas. Tanto é verdade isso, que os teólogos tiveram que a transformar em dogma, para que ela se firmasse como doutrina cristã.

     Essa doutrina trinitária e a da divindade de Jesus são a causa principal do grande erro teológico de Deus antropomorfo (Deus humanado), o que cheira a mitologia e tem feito alastrar-se o ateísmo. 

      Entre alguns textos de sentido figurado e interpretados literalmente pelos teólogos, destacam-se dois: “Nele habita plenamente a divindade.” (Colossenses 2: 9). Mas em nós, também, a divindade habita, só que ainda não plenamente, o que acontecerá, com a nossa evolução espiritual, quando chegarmos à estatura mediana de Cristo. (Efésios 4: 13; e Romanos 8: 9). O outro texto, erroneamente interpretado de modo literal é este: “Eu e o Pai somos um.” (João 10: 30).  Jesus e o Pai são um em sintonia. “Naquele dia vós conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós.” (João 14: 20; 17: 21). “Deus está em todos.” (Efésios 4: 6).  Se Jesus está no Pai, nós em Jesus, que está também em nós, somos todos nós um só com Jesus e o Pai, mas só em sintonia, com todos conservando sua própria identidade, sua própria característica, sua própria natureza.

     Assim, pois, como nós não nos tornamos literalmente nenhum dos dois, por entrarmos em sintonia com Eles, também nenhum  dos dois se torna um de nós, nem o Pai se torna o Filho, e menos ainda o Filho se torna o Pai.  

      O Velho Testamento fala muito na vinda do Messias, um Homem Salvador, e não o próprio Deus. Aliás, o Enviado é sempre inferior ao que envia. “O Pai é maior do que eu.” (João 14: 28).

    “Nenhum homem jamais viu a Deus”. (João 1: 18). Ora, se todas as pessoas viam Jesus, logo Ele não é Deus!

     Jesus e nós somos deuses relativos (Salmo 82: 6; e João 10: 34), mas Deus absoluto, o único Ser incontingente de são Tomás de Aquino, é só o que Jesus denominou de seu Pai e nosso Pai. “Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20: 17).

   “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (1 Timóteo 2: 5)..

  “Para nós há um só Deus, o Pai”. (1 Coríntios 8: 6).

  “Vosso Deus é Deus dos deuses.” (Daniel 2: 47).

   “Há um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4: 6).

    “Ora, a vida eterna é conhecer-te a ti que és o único Deus verdadeiro e conhecer a Jesus Cristo que tu enviaste.” (João 17: 3).

     “Minha doutrina não é minha, é daquele que me enviou.” (João 7: 16).

     Sobre o final dos tempos, disse Jesus: “Quanto a esse dia e essa hora, ninguém o sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o filho; só o Pai o sabe.” (Marcos 13: 32).

     Jesus disse às mulheres no sepulcro: “Não temais, ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galileia e lá me verão.” (Mateus 28: 10).

      Realmente, Deus Pai é o único Deus verdadeiro. Jesus, como nós, é seu Filho. Portanto, Jesus é nosso irmão, e é Deus, mas relativo, pois Deus absoluto é só o Pai.

     Mas lembremo-nos de que Jesus, apesar de não ser o Deus verdadeiro, absoluto, é o maior Filho de Deus e, pois, nosso irmão maior!

 

Ruinas arqueológicas com o Acrocorinto ao fundo. Corinto, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]