Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 04 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/04-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

03-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/03-06-2014.htm

02-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/02-06-2014.htm

31-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/31-05-2014.htm

30-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/30-05-2014.htm

29-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/29-05-2014.htm

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

São Paulo, SP

 

São Paulo

 

São Paulo (pronuncia-se AFI[sɐ̃w̃ ˈpawlu] link=. ouça) é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principalcentro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.12 É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americanoe de todo o hemisfério sul,6 e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta,12 recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).13 O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".14

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)

 

Arena São Paulo

 

Arena de São Paulo,6 cujo nome provisório é Arena Corinthians7 8 e que também é popularmente conhecida comoItaquerão,6 é um estádio de futebol localizado no distrito de Itaquera, na zona leste do município de São Paulo, Brasil. A arena é de propriedade do Sport Club Corinthians Paulista.

Com capacidade para 48 234 lugares, é o quinto maior estádio da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol e o 11º maior do Brasil.2 Durante a Copa do Mundo e pelo menos até o final de 2014, poderá receber até 69 160 espectadores.nota 1

Construído pela Odebrecht entre 2011 e 2014, tinha previsão de custo inicial em 820 milhões de reais13 , mas seu preço final atingiu 1,2 bilhão de reais.3 Será palco da cerimônia de abertura e de seis jogos da Copa do Mundo de 2014, incluindo o de abertura.14

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arena_de_S%C3%A3o_Paulo

 

 

 

 

Arena Corinthinas em Itaquera.

Palco de abertura da Copa do Mundo FIFA 2014. São Paulo Brasil.

Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

Futebol

Richard Simonetti

[email protected]

 

1 – O acontecimento mais importante do esporte, a Copa do Mundo de Futebol, que empolga todos os povos, atrai também a atenção dos Espíritos?

Depende. Espíritos Superiores, dedicados aos serviços do Bem, em permanente aperfeiçoamento espiritual, sobrepõem-se a esses eventos. Espíritos ainda ligados à existência física empolgam-se com eles.

 

2 –     Torcem por seus países? Comparecem aos estádios?

Considerando que podem viajar de graça e entrar nos estádios sem pagar ingresso, é bem provável que engrossem as respectivas torcidas, assistindo com emoção aos jogos.

 

3 –     Como está na questão 459, de O Livro dos Espíritos, é grande a influência que recebemos da espiritualidade. É possível, assim considerando, que os Espíritos possam influenciar no resultado de uma partida?

Um treinador de futebol dizia que se essa ação espiritual tivesse alguma influência no resultado, todos os jogos terminariam empatados na Bahia, porquanto é prática comum, envolvendo as torcidas, rituais e despachos, evocando a proteção de entidades espirituais.

 

4 – Nas cinco copas vencidas pelo Brasil houve uma repercussão benéfica, um clima de euforia que favoreceu a própria economia. Não haveria aí a ação da Espiritualidade Maior, em benefício do país?

Se assim fosse, seria mais justo e sensato que os Espíritos Superiores favorecessem países africanos paupérrimos, que têm participado da competição sem jamais chegar sequer às finais.

 

5 –     Não podem Espíritos presentes no campo aproximar-se dos jogadores, ajudando-os, por exemplo, a marcar “aquele” gol, tão impossível que se fala em “gol espírita”?

A ação numa partida de futebol é muito rápida. Não dá para um Espírito influenciar o jogador para que faça determinada jogada, que o goleiro execute determinada ação, que o atacante chute de determinada forma ou execute determinado drible.

 

6 –     A torcida é o chamado décimo segundo jogador, pelos estímulos que oferece aos jogadores. Não podem os Espíritos, talvez com maior propriedade, organizar-se para vibrar em favor de determinado time?

É até possível que aconteça, não no sentido de determinar o resultado da partida, mas de favorecer os jogadores para que se sintam mais animados e eficientes e possam disputar uma boa partida, sem complicações, sem contusões. Isto, naturalmente, vai depender do fator sintonia. Digamos que o jogador habituado à oração receberá melhor esses estímulos, o que o favorecerá, principalmente em relação à sua integridade física.

 

7 –     A que você atribui o sucesso do Brasil nas copas do mundo?

A um processo de seleção natural. O futebol é o esporte mais popular do país, praticado por milhões de brasileiros. Quanto mais gente dedicada a determinada atividade esportiva, maior a quantidade de jogadores competentes. É a mesma razão pela qual os americanos são imbatíveis no basquete, e os russos são imbatíveis no xadrez.

 

8 –     Ganharemos a Copa?

Vamos torcer! Mas há um campeonato infinitamente mais importante, em que devemos nos empenhar para que nosso país faça boa figura. O campeonato da qualidade de vida, com mobilização de recursos que permitam à população viver em padrões de dignidade humana, atendidas as necessidades básicas de saúde, habitação e educação, numa sociedade organizada em termos de honestidade e justiça. Aqui ainda perdemos feio!

        

Toalha de papel da empresa aérea Panair com assinaturas de jogadores brasileiros após a conquista do título de 1958.

Museu do Futebol. Estádio do Pacaembu, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Volta Olímpica dos campeões do mundo em 1958.

Foto exposta  no Museu do Futebol, no Estádio Municipal do Pacaembu.  São Paulo

Pomba no gramado do Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Espiritismo, política e bom senso *

 

 

Marco Milani

 

Frequentemente, colegas espíritas opinam sobre a relação entre espiritismo e política. Os mais entusiastas chegam a estimular o apoio a candidatos a cargos públicos daqueles que se declaram espíritas ou mesmo cogitam a possibilidade de se criar um partido formado só por espíritas e simpatizantes.

Dois pontos são fundamentais para tratarmos essa situação. Primeiro, o fato de alguém se declarar espírita não o torna uma pessoa melhor que outra nem significa que ele não cometa erros ou que não faça escolhas erradas. Segundo, o espiritismo colabora para a melhoria da sociedade por meio do aprimoramento moral e intelectual dos indivíduos, não por meio do partidarismo político ou pelo apoio a determinados modelos de organização social e econômica.

O rótulo religioso não é garantia de integridade na vida pública. Se assim fosse, diversas siglas partidárias que se declaram cristãs nunca estariam envolvidas em escândalos ou atos de improbidade. E não vale dizer que o espírita é melhor que as demais denominações. O fato de termos mais conhecimento sobre o mundo espiritual e sobre o que deveríamos fazer para evoluirmos implica em responsabilidade, mas a conduta ilibada depende de cada um. Ainda estamos nos aperfeiçoando e lutando contra as más tendências que trazemos do passado. Se já tivéssemos atingido a perfeição não estaríamos reencarnados aqui.

“Ahhh... mas é melhor ter um político espírita do que um materialista!”, afirmam alguns. Vamos refletir sobre isso... Se tivéssemos que passar por um procedimento cirúrgico e pudéssemos escolher o médico, a primeira coisa que iríamos nos preocupar seria a crença religiosa do médico ou sua competência e experiência na função? Muita gente, inclusive eu, procuraria alguém competente e experiente. Se ele fosse espírita, católico ou ateu, seria uma questão secundária.

“Ahhh... mas político é diferente, pois ele precisa ser honesto!”, replicam os entusiastas. Certamente a idoneidade é esperada por todos, assim como ele deve ter competência e defender propostas adequadas para a função que ele desempenhará. Mas o que pensar de políticos que se declaram espíritas, mas se engajam em lutas para a legalização do aborto, defendem a revolução armada ou, ainda, que apoiem regimes autoritários acostumados a prender ou assassinar seus inimigos? Pois é... Quando consideramos um cenário mais realista e menos ingênuo, passamos a refletir sobre bases que nos exigem maior aprofundamento político, econômico e social. Tratam-se de questões polêmicas que não se resumem na simples declaração de alguém ser ou não adepto do espiritismo, mas de propostas que variarão de pessoa para pessoa e deixam a denominação religiosa em segundo plano.

O espiritismo, sem dúvida, apresenta uma das mais poderosas propostas para o desenvolvimento humano já vistas, baseada no conhecimento da realidade espiritual e que justifica e motiva a construção de uma sociedade harmônica como reflexo do aprimoramento individual. Conforme aponta Kardec, no livro Obras Póstumas, se quisermos que “os homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral; é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal: o orgulho e o egoísmo” e a educação é o mais poderoso caminho para isso. Sinteticamente, sob a perspectiva espírita, a melhoria das condições sociais decorre, essencialmente, do aperfeiçoamento do indivíduo e não o oposto, como pretendem os partidários de ideologias totalitárias, nas quais sonha-se com uma sociedade “ideal” e obriga-se o indivíduo a comportar-se dessa ou daquela maneira. O ambiente em que nos encontramos constitui-se em oportunidade evolutiva e não será por decretos que a liberdade, igualdade e fraternidade serão obtidas, pois antes se faz necessário “mudar o coração dos homens”.

Responsáveis por nossos próprios atos e escolhas, cabe a nós defender aquilo que considerarmos o mais correto e adequado, além de buscarmos vencer as nossas próprias deficiências. Temos o livre-arbítrio para nos posicionarmos politicamente na sociedade em que vivemos e, portanto, devemos escolher, antes de tudo, a linha de atuação política e econômica para depois identificarmos os melhores candidatos que se alinhem com nossas propostas, sem nos iludir com aqueles que tentam usar o nome do espiritismo para angariar votos e defender ideologias que podemos não concordar.

 

* Texto publicado no jornal Correio Fraterno, nº 456 mar/abr 2014, p. 11

 

 

Praça dos Três Poderes e Palácio do Planalto. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota da Presidente da  USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

 

 

Prezados diretores da executiva, departamentos, secretários e assessores da USE:

Conforme e-mail abaixo da presidência da FEB  no projeto referido foram arrolados DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES já desencarnados ou não, profitentes da Doutrina Espírita.

Se alguém tiver as biografias dos parlamentares abaixo nominados peço-lhes para encaminhar-me para complementar as que enviaremos em nome da USE.

Abraços, com votos de muita paz.

Julia

 

From: CFN FEB

Sent: Tuesday, June 03, 2014 10:30 AM

To:  [email protected] ; Julia Nezu ;

Cc: [email protected]

Subject: Circular sobre a Exposição: “150 anos da presença espírita no Parlamento Brasileiro”

 

Ofício Circular nº 11/2014 CFN-FEB                Brasília, 3 de junho de 2014

 

 

 

Circular sobre a Exposição: “150 anos da presença espírita no Parlamento Brasileiro”

 

 

  

Prezados companheiros,

 

 

Com o objetivo de elaboração de Projeto, em 1º de outubro de 2013, enviamos Circular às Entidades Federativas Estaduais solicitando informações sobre parlamentares federais do Estado que tiveram atuação espírita.

Recebemos apenas uma resposta. O Projeto foi elaborado por equipe ligada à presidência da FEB, e atendendo ao Edital 2013/2014 do Centro Cultural Câmara dos Deputados, foi inscrito e selecionado.

Assim, no período de 3 a 17 de novembro, coincidente com a Reunião do CFN, teremos a em funcionamento no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, a Exposição: “150 anos da presença espírita no Parlamento Brasileiro”.

No Projeto foram arrolados os deputados federais e senadores: Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, Antônio Pinheiro Guedes, Aristides Spínola, Romeu de Campos Vergal, Francisco Carlos de Castro Neves, José de Freitas Nobre, Fernando Coutinho Jorge, Raquel Figueiredi Alessandri Teixeira e Luiz Carlos Bassuma.

Logo mais, será iniciada a elaboração da Exposição. Para evitar a omissão de nomes de deputados federais e senadores dos Estados (desencarnados ou já sem mandatos), solicitamos que nos enviem eventuais dados de ex-parlamentares de seus Estados até no máximo o dia 31 de julho.

Antecipadamente agradecemos a colaboração.

 

Com fraternal abraço,

 

/ 

Federação Espírita Brasileira
Antonio Cesar Perri de Carvalho - Presidente da FEB
[email protected]
Tel. (61) 2101-6195

 

 

(Informação recebida em email de Júlia Nezu)

 

 

FEB lotada recebe Haroldo Dutra

Rio de Janeiro, RJ

 

A Sede Histórica da FEB, na cidade do Rio de Janeiro, esteve superlotada, com um recorde de público: cerca de 663 pessoas, estiveram presentes no evento de sábado - dia 31/05 -, com Haroldo Dutra Dias. Para acomodar a todos, 497 pessoas lotaram o auditório e mais 166 pessoas no térreo, acompanhando com telão. Haroldo Dutra Dias é o tradutor de "O Novo Testamento" e um dos autores de "O Evangelho Segundo o Espiritismo. Orientações para o Estudo", ambos publicados pela FEB Editora, e também coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho, da FEB. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Reuniões Públicas

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

03/06/14

ter

20h

 

Pedro Nunes

 

A fé que transporta Montanhas

 

 

 

 

 

 

 

06/06/14

sex

20h

 

Valter Afonso

 

Conhecendo a si mesmo

 

07/06/14

sab

9h

 

Aurélio Crispim

 

Bem aventurados os puros de coração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07/06/14

sab

15h

 

Daniela

 

Amai os vossos inimigos

 

10/06/14

ter

20h

 

Gláucio Cordeiro (F.E.E.S.P)

 

Bem aventurados os aflitos

--
--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre)

 

 

Palestra com Cezar Carneiro no C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria/Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

Seminário por  Hilda Doreto no G.E. Serenidade

São Bernardo do Campo, SP

 

SEMINÁRIO G.E. SERENIDADE

O G.E. SERENIDADE realizará seu primeiro seminário no dia 07/06/2014 tendo como tema “Nosso papel na Transição Planetária”, com exposição de Hilda Doreto.

Horário: 14h às 18h

Endereço: Rua Almerina Semoline Rebulci, 119, Pauliceia - rua paralela à Rua Francisco Alves, travessa da Rua MMDC

Inscrições: INDAIA CHRISTIANO, 4337-5822 e 99199-7034, e-mail: [email protected]

JOÃO THEODORO VAZ, 7838-3029, e-mail: [email protected]

 

 

VAMOS PRESTIGIAR!

 

 

LOGO-ATUALIZADO-CONSELHO-COM-SITE--21--08--2012.pngAdriana Fernandes

Secretária do Conselho Espírita de São Bernardo do Campo

www.conesbc.org.br ; www.facebook.com/conselhoespiritasbc

 

(Informações em email de [email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Vera Lúcia Tavares no C.E.E. Escolinha do Chico

Santo André, SP

 

CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITA ESCOLINHA DO CHICO

CONVIDA PARA A PALESTRA

CONVERSANDO COM OS ESPÍRITOS II

(ANÁLISE DE CASOS)

PALESTRANTE: VERA LÚCIA TAVARES

DIA: 28/06/2014 ÀS 15HS

RUA LAURA 480, FUNDOS, SANTO ANDRÉ

MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE: 44278279 COM MARILIA

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Reabertura de Livraria com presença de Orson Peter Carrara

São João da Boa Vista, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Elaine Menato)

 

 

Palestra com Plinio Penteado Jr. na Casa do Caminho Meimei

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanolli

Adamantina, SP

 

 

(Informações recebidas em email de André Luiz Zanoli)

 

 

 

Casa Espírita solicita doação de livros

São Luis, MA

 

PREZADOS COMPANHEIROS, GOSTARIA QUE ME AJUDASEM NA DIVULGAÇÃO DESTA DOUTRINA DE AMOR QUE JESUS NOS DEIXOU, SOU O CARLOS TRABALHADOR DE UMA CASA ESPIRITA EM SAÕ LUIS MA, CEAB(CENTRO ESPIRITA AMIGOS DO BEM), FAZEMOS VARIOS TRABALHOS FRATERNOS E ESTUDOS, MAS NOS ENCONTRAMOS NA NECESSIDADES DE LIVROS JORNAIS FOLHETOS EXPLICATIVO PARA O COMPLEMENTO DE NOSSA DIVULGAÇÃO E ESTUDO, GOSTARIA DE SOLICITAR ALGUNS LIVROS DA DOUTRINA BASICA, LIVROS DE ROMANCE E ALGUNS MATERIAIS PARA AJUDAR NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA DE JESUS, SE PUDEREM AJUDAR FICARIAMOS FELIZES, PEÇO QUE DEM UMA OLHADA NO NOSSO SITE.  https://www.facebook.com/centroespiritaamigosdobem?fref=ts

 

CEAB

CENTRO ESPIRITA AMIGOS DO BEM

ENDEREÇO: RUA 21 DE ABRIL, N 56, BAIRRO: VILA PASSOS

CEP:65025-830 SÃO LUIS -MA

FONE; (98) 3254-0412

IM: 0006834100-0

CNPJ: 06.760224/0001-88

PRESIDENTE: SÉRGIO LEITE FERNANDES

 

LEMBRANDO QUE NOSSA CASA FUNCIONA DE SEGUNDA A DOMINGO A PARTIR DAS 19:00HORAS, SOMENTE AOS SABADOS AS 16;00 HORAS, SE PUDEREM ENVIAR OS MATERIAIS PARA O ENDEREÇO ABAIXO, POIS NÃO FICA TRABALHADOR ANTES DO HORARIO DE FUNCIONAMENTO.

 

RUA NOSSA SENHORA APARECIDA, N 02, Q 74, BAIRRO: AREINHA 

CEP: 65032-540 SÃO LUIS - MA ( AOS CUIDADOS DE CARLOS DE JESUS OLIVEIRA ARAUJO

FONE: 98 8810-9524 / 98 3221-7833

 

https://www.facebook.com/groups/264221330266523/?fref=ts

--

-- 
Att..

 

Carlos Araujo

 

Tel.: (98) 3221-7833  Cel.: (98) 8810-9524

 

(Informação recebida em email de Claudio Antonio Bouguson Filho [[email protected]], de Araçatuba, SP)

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

Site NEU- UERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://neu-uerj.zip.net/

 

 

 

 

Jornal Olhar Espírita/USE Bauru

Bauru, SP

 

Jornal Olhar Espírita/USE BAURU

 

Olá amigos do Movimento Espírita,

 

Segue em anexo o JOE - Junho/2014.

Disponível na versão online:-

http://www.calameo.com/read/0003045110666a68c8966

http://jornalolharespirita.blogspot.com.br/

 

Uma boa leitura!!!

 

Att.,

 

Fátima Antunes

 

 

Festa Junina do Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

Cuidando das pequenas coisas

 

 

Ela foi, sem dúvida, uma das mulheres mais notáveis que o mundo já conheceu.

Nasceu normal mas, aos dezoito meses, teve uma febre infecciosa, provavelmente escarlatina e ficou cega, surda e muda.

No entanto, graças a uma professora, Anne Sullivan, ela se tornou escritora, filósofa, conferencista.

Anne apareceu na vida de Helen Keller quando Helen tinha seis anos.

Ensinou-lhe o alfabeto dos mudos, que soletrava na mão da menina. Ensinou-a ler e escrever em Braille.

Aos dez anos, Helen aprendeu a falar. Cursou a Universidade e formou-se em filosofia, com louvor.

Foi a primeira deficiente visual e auditiva a completar um curso universitário.

Sua professora a acompanhou por cinquenta anos. Na Universidade, soletrava em sua mão as palavras.

Aos vinte anos, Helen escreveu sua obra mais famosa, A história de minha vida, traduzida para cinquenta idiomas e para o Braille.

Dominou os idiomas francês, latim e alemão. Aos vinte e sete anos, fez sua primeira aparição em público, como oradora.

Dedicou-se à defesa dos direitos de mulheres pobres e deficientes.

Nas conferências, ela falava sobre a situação dos cegos, surdos-mudos, chamando a isso um dos pequenos problemas da Humanidade. Havia outros mais graves.

Respondia a perguntas e fazia os ouvintes rirem, descontraídos, com seu senso de humor e suas respostas inesperadas.

Pois esta mulher excepcional, que fez viagens internacionais, proferindo conferências em trinta e cinco países, tinha atenção para coisas pequenas.

Coisas que alguns de nós, talvez, acreditemos que não têm muita importância.

Quando sua professora se casou, levou Helen para morar com ela.

Por muitos anos, não tiveram criada alguma, por falta de recursos.

Helen aprendeu a fazer tudo o que podia, para ajudar a sua professora.

Enquanto Anne levava o marido de carro à estação, para que ele tomasse o trem para o seu trabalho, Helen tirava a mesa.

Depois, lavava a louça, arrumava os quartos.

Mesmo que montanhas de cartas, livros e artigos para escrever a aguardassem, a casa era a casa.

Alguém tinha de fazer as camas, colher flores, catar lenha, pôr o moinho de vento a andar e pará-lo quando a caixa d´água estivesse cheia.

Enfim, tinha em mente essas coisas imperceptíveis que fazem a felicidade da família.

Afirmava ela: Quem gosta de trabalhar sabe como é agradável a gente estar ajudando as pessoas a quem estimamos, nas tarefas diárias de casa.

*   *   *

Quando tantos nos eximimos de tarefas simples, procurando destaque; quando outros alegamos que não podemos perder tempo com coisas pequenas, Helen nos dá o exemplo.

Ela era aplaudida, recebia condecorações, era homenageada, mas, era preciso ajudar nas tarefas do lar.

Com certeza, ela aprendera muito bem a lição evangélica de que quem é fiel nas coisas pequenas, o será sempre nas coisas grandes.

E tudo fazia com alegria e prazer, afirmando: Não peçamos tarefas iguais às nossas forças. Mas forças iguais às nossas tarefas.

 

Você sabia?

 

Você sabia que o Lions Club Internacional declarou, em 1971, que o dia 1º de junho passaria a ser lembrado como o dia de Helen Keller?

E que, nesse dia, os leões do mundo inteiro implementam projetos de serviços relativos à visão?

Tudo em nome de uma menina deficiente visual e auditiva, que cuidava das coisas simples com o mesmo carinho que dedicava às grandes causas que defendia.

 

Redação do Momento Espírita, com base na
biografia de Helen Keller, publicada por 
The
International Association of Lions Clubs.
Em 2.6.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Helen Adams Keller

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Helen_Keller

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]