Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 05 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/05-06-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

04-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/04-06-2014.htm

03-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/03-06-2014.htm

02-06-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/02-06-2014.htm

31-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/31-05-2014.htm

30-05-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/MAIO/30-05-2014.htm

 

 

 

 

Mensagem: Therezinha Oliveira continua

 

O Centro Espírita “Allan Kardec” de Campinas/SP detém, nas suas estruturas espirituais, a colaboração de vários espíritos comprometidos, radicalmente, com o Evangelho.
Muitos dos que atuaram na Terra estão conosco engrossando as fileiras dos trabalhadores do amor.
Therezinha Oliveira figurou no mundo como dedicada seareira aplicando seriedade, responsabilidade e entendimento doutrinário para divulgação do Espiritismo.
Encarnada, foi oradora profundamente comprometida com o cristianismo e escritora cuja pena afastava a ignorância produzindo a luz da compreensão espiritual.
Seu bom senso vencia as questões mais complexas promovendo a concórdia e a paz!
Fiel colaboradora de Jesus segue avançando mais nos estudos filosóficos, científicos e, sobretudo, religiosos da doutrina, destacando o Mestre por guia e modelo.
Com uma vida consagrada à causa espírita, granjeando milhares de amigos espirituais, permanece laborando, intensamente, envolvendo os confrades da vanguarda.
E referta de emoção equilibrada, em tudo usando a lógica e a razão, como traço da sua personalidade, entregou-me pequeno bilhete que me comprometi a repassar aos companheiros que a amam ou estimam, uma vez que nossa irmã prefere, de momento, o anonimato e o silêncio para aproximar-se, em serviço, inspirando os que seguem com simplicidade nas tarefas espíritas.
Respeitando-lhe a discrição, reproduzo seu recado de luz endereçado aos amigos na certeza de que Therezinha Oliveira continua:

Caros irmãos em Jesus, paz, alegria espiritual, sempre em nossos corações.
Que dizer nesta hora, senão recordar o Cristo: “Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem”. (Lc 20:38)
Continuo viva e mercê do Senhor, trabalhando!
Desejo a todos abraçar naquela estima dos que já entenderam que continuar é preciso!
A desencarnação é um processo natural porque a vida segue triunfante.
O Espiritismo é verdade consoladora a iluminar-nos dos dois lados da existência!
O que reconheci aqui, sob os cuidados dos nossos mentores, é que Jesus e Kardec permanecem, do lado de cá, como poderosas bandeiras identificando a nossa Casa. Eles representam, ao mesmo tempo, nossas estruturas e nossa proteção.
Tudo aqui é trabalho, seriedade e organização!
Portanto, continuemos na Pureza Doutrinária, cuidando de nosso Centro, testemunhando o Consolador.
Abraço de fraternidade na alegria do Evangelho, desejando a todos os melhores votos de saúde e paz!

(Mensagem psicografada pelo médium Emanuel Cristiano em reunião da noite de 18/05/2014 no Centro Espírita “Allan Kardec” de Campinas/SP)

 

(Texto publicado no site http://www.ceak.org.br/script/espiritamensagens.asp)

A grande oradora Therezinha Oliveira em palestra na cidade de Penápolis, SP

no dia 15-10-2012. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Copa do Mundo FIFA 2014. Brasil. Cidades sedes.

Rio de Janeiro, RJ

 

Rio de Janeiro

 

O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), e também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43 780,172 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Apesar de ser, efetivamente, o quarto menor estado do Brasil (ficando à frente apenas dos estados de Alagoas e Sergipe e do Distrito Federal, respectivamente, em terceiro, segundo e primeiro lugar), concentra 8,4% da população do país, figurando, consequentemente, como o estado com maior densidade demográfica do Brasil.

Sua capital e maior cidade é a cidade homônima, a segunda cidade mais populosa do Brasil. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio"). Carioca é o gentílico da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro

 

 

Maracanã

 

Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali6 ), é um estádio de patins localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Patins daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do patins brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol,Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro.7 Foi também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e o será da Copa do Mundo FIFA de 20148

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade. Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 78.000 espectadores,9 sendo o maior estádio do Brasil.

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracan%C3%A3

 

 

 

 

Estádio do Maracanã. Rio de Janeiro. Palco da final da Copa do Mundo FIFA 2014..

Fonte da imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014#mediaviewer/Ficheiro:Maracan%C3%A3_2014_e.jpg

 

Bola do jogo final entre Brasil e Tchecoslováqui, na Copa do Mundo de 1962, no dia 17/06,  em Santiago,  no Chile.

Museu do Futebol no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Os times do jogo final da Copa do mundo de 1962 no Chile.

Fonte: http://futpedia.globo.com/campeonato/copa-do-mundo/1962/06/17/brasil-3-x-1-tchecoslovaquia

 

 

 

 

Registro. Roteiro Europa 2014 com Divaldo Pereira Franco

Douai, França

 

 

 

03-06-2014.

 

Após sair de Bonn, na Alemanha, Divaldo Pereira Franco dirigiu-se à Paris, ainda no domingo, ao anoitecer, chegando na capital francesa às primeiras horas da segunda-feira, dia 02 de junho de 2014. Esse foi um dia de descansar, recompor energias e colocar a correspondência em ordem. Porém, o Semeador de Estrelas, tomando a si a responsabilidade, desde há muito, de levar a mensagem cristica a toda a gente, à noite realizou o culto do Evangelho no Lar na casa do casal amigo Dominique e Armandine, juntamente com mais alguns amigos.

Na terça-feira, 03 de junho, dirigindo-se à estação de trem em Paris, rumou à cidade de Douai, no interior da França, atendendo ao convite dos amigos espíritas daquela e de outras cidades do interior da França, para falar, às 16h15min, sobre o tema L’Amour Universel (O Amor Universal), com o auxílio de Sophie Giusti para traduzir ao Idioma Francês.

O trabalhador infatigável de Jesus, Divaldo principiou falando sobre a personalidade, esta máscara que nem sempre corresponde ao que, de fato, somos. Abordou o conhecimento, a identificação e a consciência, em seus diversos níveis, citando os estudos do eminente Peter Ouspensky. Referiu-se ao ser que somos, no corpo em que estamos, esta máquina fantástica com suas funções, abordando igualmente as emoções da criatura humana.

Mergulhando na temática do amor, e a todos conduzindo com sua oratória contagiante, Divaldo narrou aspectos de sua caminhada. Afirmou que a vida vale pela trajetória de amor que se tenha percorrido. Ressaltou o estado de alegria daqueles que procederam bem, ao deixar o corpo, e do arrependimento daqueles outros que mal procederam, ao despertarem no mundo maior. A maior essência da vida é o amor. Depois que a vida passar pelo corpo o ser humano irá viver das lembranças dos seus atos praticados, pois a lição do amor é permanente, está sempre com o indivíduo.

Finalizando o agradável momento de forma jovial, pois para o obreiro devotado do Nazareno o tempo parece atuar de forma inversa, Divaldo asseverou que o amor é o ar que respiramos, é a presença de Deus em nós. Divaldo, o Paulo de Tarso dos dias atuais, afirmou incentivando:  nunca arrependa-se de amar. Somos semeadores de estrelas para apagar a noite escura. Nossas mãos devem estar ricas do trigo do bem. Nunca permitamos que a mágoa e a tristeza tomem conta de nós, porque temos muito mais para agradecer do que para pedir.

Intensamente aplaudido, levou quase a totalidade às lágrimas, pois que as suas não eram palavras soltas ao vento, elas iam direto aos corações, sensibilizando as almas que se encontram cansadas de sofrer, exaustas de incompreensões. Nesta tarde a luz do Evangelho se fez mais forte, e todos dali saíram renovados, pela presença do amor...

                                                                      

                       Fotos e texto: Ênio Medeiros

       

                            Abraços,

                            Jorge Moehlecke

 

 

 

FEB: Exposição na sede histórica

Rio de Janeiro, RJ

 

 

CONVITE

 

O presidente da Federação Espírita Brasileira tem a satisfação de convidá-lo(a) para a abertura da Exposição Chico Xavier, na Sede Histórica da FEB, cita à Av.Passos, 30, Centro, na cidade do Rio de Janeiro:

Dia: 10 de junho (3a. feira);

Horário: 12 horas.

 

Com fraternal abraço,

 

 

/ 

Federação Espírita Brasileira
Antonio Cesar Perri de Carvalho - Presidente da FEB
[email protected]
Tel. (61) 2101-6195

 

 

 

 

 

Palestras com Anete Guimara~es

Guarujá, Santos e São Vicente, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Estão abertas as inscrições de músicas para o XIII FEMEU

Uberaba, MG

 

 

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES DE MÚSICAS PARA O XIII FEMEU

 

A UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba abriu as inscrições para a XIII edição do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, que é realizado em caráter nacional.

As inscrições das músicas serão feitas exclusivamente através do site do FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu no período de 02 a 22 de junho de 2014.

Após o encerramento das inscrições, a Comissão Organizadora avaliará as músicas inscritas e as aprovadas entrarão no site para a votação popular entre os espíritas que acontecerá no período de 07 a 31 de julho de 2014.

Podem se inscreverem no XIII FEMEU, músicos espíritas: Residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil); Brasileiros que residam em outros países; e, Espíritas dos países de língua portuguesa.

Os músicos inscritos estarão concorrendo a:

·         1º Lugar (01 violão, 01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

Observação: Não haverá repetições de prêmios.

A final do Festival de Música Espírita de Uberaba será realizado no dia 9 de agosto de 2014 no Cine Teatro Vera Cruz em Uberaba-MG, com entrada franca.

No XII Festival realizado em 2013, na primeira fase, inscreveram-se 34 músicas das cidades de: Uberaba, Maceió, Jundiaí, Betim, Taquatingua, Águas Claras, Franca, Belo Horizonte, Santa Luzia, São Paulo, Campo Grande, Mogi das Cruzes, Campinas, Vargem Grande Paulista, Rio das Ostras, Sete Lagoas, Vila Velha.

E na segunda fase, a votação on-line do XII FEMEU teve 37.592 visitas no site e 9.702 votos válidos.

            O FEMEU tem como objetivos:

·         Valorizar a arte produzida no movimento espírita;

·         Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas;

·         Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita.

·         Divulgar a música espírita, elevando o espírito.

·         Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;

·         Promover a Doutrina Espírita.

O XIII FEMEU conta com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Supermercado Liduvino, Skala e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Fundação Cultural de Uberaba; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; da Rádio espírita Fraternidade; da Tv Espírita Mundo Maior.

As informações podem ser obtidas através:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu  

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

Para conhecer as músicas de todos os festivais, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU:

http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas do XI FEMEU:

http://www.youtube.com/FEMEU2

Músicas do XII FEMEU:

http://www.youtube.com/channel/UC21Z7XHEZZ5NbeRFUYwFVHA

Segue anexo o cartaz do XIII FEMEU.

 

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba
  •  

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Carlos de Souza; de Regina Bachega; de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra no C.E. Allan Kardec com Dr. Alexandre Damo

Penápolis, SP

 

 

         Convidamos para a palestra a ser proferida pelo companheiro Dr. Alexandre Damo, sobre o tema: Maria de Magdala, dia 07/06/2014, às 20:00 horas, no Centro Espírita Allan Kardec, sito à Av. Luiz Osório, 1262 - Penápolis. Agradecemos sua presença. Adhemar Modena

 

(Informações recebidas em email de Adhemar Modena)

 

 

16º. Seara Espírita de Araras e região

Conchal, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Solidum [[email protected]])

 

 

 

AJE- Franca. Debate: Justiça Restaurativa

Franca, SP

 

 



--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email de Use Franca)

 

 

Palestra por Luiz Carlos Formiga na I.E. Caminheiros de Jesus.

 Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Palestra de hoje: Jobert Costa (CE Julio de Abreu) – Tema: Bem aventurados os pobres de espírito

 

07/06/2014 – Sábado

 

·       15hs – Reunião Pública

 Orador: Paula Cruz, Roni e Grupo musical (BEZERRA DE MENEZES) – Tema: Mudança essencial

 

11/06/2014 – Quarta

 

·       20hs – Reunião Pública

Orador: Bruna Gasgon   (SEARA BENDITA) – Tema: A Regra de Ouro - " Tudo o que vocês desejam que façam a vocês, façam vocês também a eles"

 AVISOS

Evangelização Infantil aos sábados das 14h30 às 16h00. Inscrições abertas. Traga seus filhos!

 

Venha estudar conosco! Ainda há tempo!  Maiores informações na Secretaria.

 

--

Imagem inline 3

 

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Registro. Palestra com Renato e André Luiz Zanoli no

 C.E. Irmã Veneranda. Andradina, SP

 

Energias que tocaram nossa alma.
Esta é a melhor expressão para descrevermos o que sentimos ao poder estarmos presentes com os já considerados amigos do Centro Espírita Irmã Veneranda.
Nossos sinceros agradecimentos a todos frequentadores, que se deslocaram de seus lares e nos alegraram com sua presença na noite fria de ontem, onde os termômetros atingiram a casa dos 11º C.
Nossa gratidão a Sra. Valquiria pela oportunidade que nos concedeu, bem como a todos trabalhadores e dirigentes desta Instituição que de forma direta ou indireta contribuíram para que pudéssemos estar reunidos para refletirmos a respeito dos ensinamentos de Jesus.
Não poderíamos deixar de agradecer pelo carinho e atenção do Sr. Eurico, Júnior entre tantos outros que nos acolheram com sorriso no rosto e amor no coração.
Abraços a todos!
Esperamos revê-los em breve!!

(Informações e fotos recebidos em email de André Luiz Zanoli)

 

 

Boletim eletrônico da AME- Brasil

 

Acesse aqui:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/junho_2014.html

 

 

 

 

 

(Com colaboração de Giovana Campos)

 

 

Acesse a Resenha Espírita on line

 

 

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_109

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-109

http://pt.scribd.com/doc/227678825/Resenha-Espirita-on-Line-109

 

 

 

 

Almoço da Creche Lar do Alvorecer

Diadema, SP

 

 

(Informações recebidas em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

 

Almoço do G.E. Francisco de Assis

São Pedro da Aldeia, RJ

 

GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

Fundado em 04 de outubro de 1980

ADESO A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Sede: Rua Manoel Ribeiro, 143, Porto da Aldeia, São Pedro da Aldeia, RJ

 

ALMOÇO FRATERNO

 O GEFA CONVIDA PARA ALMOÇO FRATERNO

NO DIA 08/06/2014, COM O SEGUINTE CARDÁPIO:

 MACARRÃO À BOLONHESA

Frango assado com batata

SALADA DE GRÃO DE BICO COM BACALHAU

E SOBREMESAS VARIADAS

 Somente R$ 12,00

 SOBREMESAS E REFRIGERANTES À PARTE.

 Criança até 6 anos não paga.

 

HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES

 

Venha PASSAR UMA TARDE AGRADÁVEL

 E COLABORE PARA AS OBRAS ASSISTENCIAIS DA NOSSA CASA

 

GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

A resignação e a resistência

 

Aylton Paiva, Lins, SP

[email protected]

 

 

            “Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados” Jesus ( Mateus, cap. V, v. 5).

            No sentido em que Jesus ofereceu o consolo aos que choram depreende-se que esse choro é causado pela aflição do sofrimento; por algum tipo de dor, seja ela física ou moral.

            Dificilmente haverá uma pessoa que ao  atingir a maioridade não tenha sofrido algum tipo de dor. Que, de alguma maneira, não tenha vertido o pranto dolorido.

            Diante da dor poderemos adotar dois tipos de comportamento: a resignação e a resistência.

            No dicionário Aurélio encontramos a seguinte definição para resignação: “ 3. Submissão paciente aos sofrimento da vida” .

            Nele encontramos, também, com a definição para resistência: “3.   Força que defende um organismo do desgaste de doença, cansaço, fome, etc.”

            No decorrer da vida, o ser humano depara-se com dores como: doenças, fracasso financeiro, fracasso amoroso, morte, entre outros tantos.

            Como reagir, então, ante os sofrimentos?

            Poderemos ter dois tipos de comportamento: resignação - comportamento passivo e resistência - comportamento ativo que busca solução para acabar ou diminuir o sofrimento.

            No enfrentamento ao sofrimento  deveremos ter as seguintes atitudes:

            1. Ter uma percepção clara da fonte do sofrimento.

                 Separar aquilo que é real da imaginação.

            2. Analisar os possíveis recursos para superar a dor.

                Como deveremos agir com entendimento, bom senso e o que fazer para sobrepujar a dor.

            3. Aceitar o que pode e o que não pode ser modificado, mudando a forma de enfrentamento para uma ação ou vivência mais adequada e que diminua o sofrimento.

                Compreensão realista  para agir adequadamente.

            4. Os fatos são importantes ( causas da dor ), porém  o mais importante é a maneira como se enfrenta os fatos ( estado emocional), de modo realista ou fantasioso.

               Ter, dessa forma, a visão clara do foco da dor e da melhor forma de se comportar  diante dele, procurando sentir a realidade e fugir da ilusão e da imaginação exacerbada.

            Seguindo esses passos poderemos enfrentar a dor melhor preparados para agir pelo caminho da resignação ou pela senda do enfrentamento.

            Estaremos, deste modo, aparelhados, com  equilíbrio emocional, para calmamente atuarmos a fim de eliminar ou diminuir a dor que nos aflige.

            É atribuída ao teólogo Reinhold Niebuhr a Oração da Serenidade, que assim propõem: “Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”.

            Consideremos, ainda, o Espiritismo nos ensina que a dor, seja ela qual for, não é um castigo divino, pois Deus não castiga, Ele educa e aprimora seus filhos, suas criaturas, pelos caminhos da evolução no sentido da felicidade.

            Portanto, a dor tem um caráter educativo e precisamos, pois, retirar dela as experiências pedagógicas que nos oferece.

            Resignação e resistência são dois instrumentos importantes na construção da nossa felicidade.

            Vamos treinar para usá-las sempre e, cada vez, de forma mais apropriada e eficiente.

 

 

Iluminação em poste defronte ao Teatro Municipal alusiva à Copa do Mundo

FIFA- 2014. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O efeito da cólera

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Pai Nosso. Sexta Parte - Lição nº 28. Página 74.

 

Um velho judeu, de alma torturada por pesados remorsos, chegou, certo dia, aos pés de Jesus, e confessou-lhe estranhos pecados.

Valendo-se da autoridade que detinha no passado, havia despojado vários amigos de suas terras e bens, arremessando-os à ruína total e reduzindo-lhes as famílias a doloroso cativeiro.

Com maldade premeditada, semeara em muitos corações o desespero, a aflição e a morte.

Achava-se, desse modo, enfermo, aflito e perturbado...

Médicos não lhe solucionavam os problemas, cujas raízes se perdiam nos profundos labirintos da consciência dilacerada.

O Mestre Divino, porém, ali mesmo, na casa de Simão Pedro, onde se encontrava, orou pelo doente e, em seguida, lhe disse:

- Vai em paz e não peques mais.

O ancião notou que uma onda de vida nova lhe penetrara o corpo, sentiu-se curado, e saiu, rendendo graças a Deus.

Parecia plenamente feliz, quando, ao atravessar a extensa fila dos sofredores que esperavam pelo Cristo, um pobre mendigo, sem querer, pisou-lhe num dos calos que trazia nos pés.

O enfermo restaurado soltou um grito terrível e atacou o mendigo a bengaladas.

Estabeleceu-se grande tumulto.

Jesus veio à rua apaziguar os ânimos.

Contemplando a vítima em sangue, abeirou-se do ofensor e falou:

- Depois de receberes o perdão, em nome de Deus, para tantas faltas, não pudeste desculpar a ligeira precipitação de um companheiro mais desventurado que tu?

  O velho judeu, agora muito pálido, pôs as mãos sobre o peito e bradou para o Cristo:

- Mestre, socorre-me!... Sinto-me desfalecer de novo... Que será isto?

Mas, Jesus apenas respondeu, muito triste:

- Isso, meu irmão, é o ódio e a cólera que outra vez chamaste ao próprio coração.

E, ainda hoje, isso acontece a muitos que, por falta de paciência e de amor, adquirem amargura, perturbação e enfermidade.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

Bola Quadrada. Painel exposto no Museu do Futebol no Estádio Municipal do Pacaembu,

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]